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Leia o texto a seguir sobre um banco de células-tronco tipicamente brasileiras.
Uma coleção de células-tronco pluripotentes capaz de refletir a mistura genética da população brasileira foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vinculados ao Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE). […]
“Além do uso em terapias, essas células-tronco poderão ser úteis no desenvolvimento de novos medicamentos – complementando ou até mesmo substituindo testes em animais e aumentando a segurança dos ensaios em humanos. Também poderão auxiliar no estudo de doenças comuns em nossa população”, disse Lygia da Veiga Pereira, coordenadora do LaNCE, em entrevista à Agência FAPESP.
A equipe de Pereira já vinha cultivando há alguns anos linhagens de células-tronco embrionárias derivadas de embriões congelados durante procedimentos de fertilização in vitro. No entanto, segundo a pesquisadora, análises genômicas revelaram que essas linhagens não eram representativas da população brasileira, pois apresentavam mais de 90% de ancestralidade europeia.
“Esses embriões vinham de clínicas privadas, às quais apenas uma pequena parcela da população tem acesso. Os serviços públicos não congelam os embriões excedentes por uma questão de custo. Decidimos então firmar parceria com o grupo do ELSA-Brasil [Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto].”
[…] Ao todo, são acompanhados [pelo ELSA] 15.105 homens e mulheres entre 35 e 74 anos, sendo 5 mil deles no Hospital Universitário (HU) da USP, sob coordenação de Paulo Lotufo, professor da Faculdade de Medicina.
Os voluntários passam por exames periódicos com o objetivo de se identificar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. De acordo com Lotufo, no primeiro exame foram colhidas e guardadas amostras biológicas, que posteriormente serviram de base para a criação da nova biblioteca de células-tronco.
A equipe do LaNCE fez uso de uma técnica premiada com o Nobel de Medicina em 2012 e descrita em 2006 por Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, no Japão. O método consiste em inserir na célula adulta – nesse caso, células do sangue periférico dos voluntários do ELSA – certas proteínas capazes de reprogramar o genoma celular. […]
“Criamos uma biblioteca inicial com 23 linhagens celulares apenas como prova de conceito. Mas temos amostras de 1.872 indivíduos e podemos criar novas linhagens de acordo com a demanda da comunidade científica ou de laboratórios farmacêuticos”, afirmou Pereira.
Segundo os dados descritos na Scientific Reports, as células que integram a nova coleção apresentam entre 14,2% e 95% de ancestralidade europeia; entre 1,6% e 55% de ancestralidade africana; e entre 7% e 56% de características indígenas – sendo consideradas representativas da mistura genética que caracteriza a população do país.
Outra grande vantagem da parceria com a equipe do ELSA-Brasil, segundo Pereira, é que as amostras biológicas estão acompanhadas de um vasto banco de dados clínicos, abrindo a possibilidade de aplicação do material em diversos tipos de estudo.
“Posso selecionar no banco de dados do ELSA apenas amostras de voluntários com hipertensão, ou diabetes, ou depressão ou asma e gerar uma coleção de linhagens adequada para cada estudo. […]”, explicou Pereira.
Outra questão importante, na avaliação da pesquisadora, é a resposta variável das pessoas a diferentes medicamentos aprovados, que podem não funcionar ou causar efeitos adversos para vários pacientes.
“Na Inglaterra, um em cada 15 casos de admissões hospitalares deve-se a reações adversas a medicamentos, enquanto nos Estados Unidos 2 milhões de pacientes por ano apresentam reações adversas graves e 100 mil morrem. […] é economicamente inviável testar um novo medicamento em vários países antes de ele ser comercializado, acrescentou a pesquisadora. […]
TOLEDO, K. Grupo da USP cria coleção de células-tronco com características genéticas brasileiras. Agência Fapesp. Disponível em: . Acesso em: 13. jul. 2018.
Responda:
a) O que significa a reprogramação do genoma celular mencionada no texto? Qual a relação com as iPS (células-tronco pluripotentes induzidas)?
b) Em estudos publicados no Brasil, os dados do ELSA indicaram que a incidência de hipertensão é de 30% e que cerca de 10% dos hipertensos não respondem ao tratamento. Como as células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) reprogramadas a partir de células dos voluntários do ELSA podem ajudar no entendimento da resistência à terapia em hipertensos?
c) Sabendo-se que a resposta das pessoas aos fármacos podem estar relacionadas com seus genes e que os fármacos podem ter respostas diferentes de acordo com a população testada devido à grande diversidade genética observada, como o uso de células-tronco iPS poderia ajudar na questão da resposta variável das pessoas a novos medicamentos? Que benefícios estariam associados à utilização de células-tronco?
d) (Uerj) As células-tronco se caracterizam por sua capacidade de autorrenovação e diferenciação em múltiplas linhagens celulares. Podem ser classificadas, quanto à origem, em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As adultas são encontradas nos tecidos dos organismos após o nascimento, sendo capazes de promover a diferenciação celular específica apenas do tecido de que fazem parte.
Nomeie a estrutura do blastocisto na qual se encontram as células-tronco embrionárias. Identifique, também, no caso de uma lesão tecidual, a vantagem da existência de células-tronco adultas nos tecidos.
a) A reprogramação celular consiste em desdiferenciar um tipo de célula especializada e determinada geneticamente (como um fibroblasto ou células do sangue) de volta ao estágio de pluripotência. Os chamados fatores de transcrição são proteínas capazes de ativar e desativar genes relacionados ao estágio embrionário da célula. A reprogramação celular é fundamental para originar as linhagens celulares das células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) que podem se transformar em outras células pelo controle de certos genes e, com o devido estímulo, se diferenciar nos diversos tecidos do corpo humano.
b) As células-tronco iPS desses voluntários do ELSA poderiam ser utilizadas em experimentos para tentar entender a resistência ao tratamento, sem a necessidade de se fazer ensaios diretos em humanos.
c) Tendo em vista que o teste de novos medicamentos em pacientes de vários países antes de serem comercializados é economicamente inviável, poderiam ser usadas células-tronco iPS com as características genéticas que representam a diversidade dessas populações para realizar tais testes. Esse procedimento poderia reduzir custos, aumentar a segurança do uso do medicamento para os pacientes e acelerar o processo de desenvolvimento de fármacos.
d) A estrutura ou região do blastocisto na qual se encontram as células-tronco embrionárias é o embrioblasto, no qual se desenvolverá o embrião propriamente dito. Essas células constituem os tipos celulares pluripotentes, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular do organismo embrionário ou adulto; por isso, são a principal célula escolhida para emprego na terapia com células-tronco. Quando um tecido adulto é lesionado, as células-tronco adultas presentes nesse tecido são capazes de se proliferar, originando novas células e substituindo total ou parcialmente aquelas perdidas após uma lesão.
(PUC-RJ) No triângulo ABC temos AB = 5, BC = 9 e AC = 10. Se P é o ponto médio de e Q é o ponto médio de , então o comprimento é:
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Observe a fotografia abaixo. Em seguida, responda à questão.
A temperatura indicada no termômetro refere-se ao tempo ou ao clima do local? Explique.
Ao tempo, porque indica a temperatura de um lugar em um dado momento.
Leia com atenção o trecho da letra da canção abaixo:
Paisagem da janela
Da janela lateral do quarto de dormir Vejo uma igreja um sinal de glória Vejo um muro branco e no voo um pássaro Vejo uma grade e um velho sinal [...]
BORGES, Lô; BRANT, Fernando. Paisagem da janela. Clube da esquina. EMI, 1972.
O que é uma paisagem para você?
Os alunos poderão dizer tudo o que pensam sobre paisagem (é algo bonito, é tudo o que vemos, etc.). Deixe que se expressem livremente.
Observe as imagens a seguir. Qual das duas crianças está sentada corretamente? Você sabe o que pode acontecer com a criança que está sentada com a postura errada?
Espera-se que os alunos percebam que a criança A está sentada com uma postura inadequada, o que pode ocasionar dores, distensões musculares, problemas de coluna e outras questões de saúde.
O cérebro é importante para que o corpo perceba o ambiente? Por quê?
Sim. O cérebro recebe e interpreta as informações que os órgãos dos sentidos captam do ambiente.
Não. O cérebro é um órgão somente relacionado à memória e não percebe o ambiente.
Não. O cérebro está dentro da cabeça e, por isso, não interage com o ambiente externo.
Sim. O cérebro recebe informações diretamente do ambiente e envia essas informações aos órgãos dos sentidos.
Que estruturas do corpo a mulher está usando para se movimentar dentro da água?
A mulher está usando o corpo todo, principalmente os ossos e os músculos.
Jamie Oliver “shocked” by Government’s childhood obesity strategy
Oliver posted on his Facebook account saying he is in “shock” and that the long-awaited strategy from Theresa May’s new Government is “far from robust”, questioning why it was shared during the recess. “It contains a few nice ideas, but so much is missing,” he said.
“It was set to be one of the most important health initiatives of our time, but look at the words used – ‘should, might, we encourage’ – too much of it is voluntary, suggestive. Where are the mandatory points?
“Where are the actions on the irresponsible advertising targeted at our children, and the restrictions on junk food promotions?
“The sugary drinks tax seems to be the only clear part of this strategy, and with funds going directly to schools that’s great, but in isolation it’s not enough.”
Available at: .
(PUC-PR) Com relação à opinião de Jamie Oliver sobre as estratégias de combate à obesidade propostas pelo governo, podemos afirmar que:
I. Trata-se de uma estratégia robusta, que restringe amplamente a ingestão de alimentos industrializados.
II. É direcionada somente às crianças e deveria envolver toda a sociedade.
III. A mídia deveria ter seus comerciais direcionados às crianças restritos.
IV. As ações apresentadas ainda não são suficientes para combater a obesidade.
V. Por considerar iniciativas voluntárias, envolver as escolas e as crianças, é suficiente para funcionar.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas a alternativa III não foi mencionada no texto.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I e V estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Muitas formas de escrever
Os estudiosos acreditam que as primeiras formas de escrita tenham surgido por volta de 3300 a.C., criadas pelos sumérios, que habitavam a região da Mesopotâmia (atual Iraque, no Oriente Médio). Entretanto, não podemos afirmar com certeza que os sumérios foram os primeiros a desenvolver a escrita, pois, provavelmente, distintas formas de escrita podem ter surgido mais ou menos ao mesmo tempo em diferentes lugares do mundo.
A escrita criada pelos sumérios era chamada de cuneiforme porque a ferramenta utilizada para produzi-la era a cunha, responsável pelo entalhe dos símbolos nas placas de argila.
Pouco tempo depois os egípcios, no norte da África, desenvolveram a escrita hieroglífica (que em grego significa escrita sagrada), utilizada principalmente nas pirâmides e nos túmulos. No Egito, utilizavam-se ainda mais dois tipos de escrita, a hierática e a demótica, mais conhecidas pela população. Entretanto, a tarefa de escrever era uma atividade praticamente restrita aos escribas, funcionários do governo egípcio que tinham a tarefa de registrar fatos e informações importantes para o exercício do poder. Na Antiguidade poucas pessoas sabiam ler e escrever.
A escrita dos sumérios e dos egípcios tinha muitos símbolos, já que cada um deles representava uma palavra ou uma ideia. Por isso era difícil que muitas pessoas soubessem ler e escrever, dada a quantidade de símbolos que eram necessários saber para tal tarefa.
No continente americano, civilizações como os maias e os astecas também utilizaram sistemas de escrita, porém pouco se sabe sobre eles porque a maior parte dos registros foi destruída na época da ocupação espanhola, no século XVI.
Que semelhanças você consegue perceber entre os tipos de escrita apresentados? E diferenças? Discuta com os colegas e o professor.
Respostas pessoais.
QUANTAS CRIANÇAS VOCÊ VÊ NESSA IMAGEM?
Quatro.
No espaço abaixo, represente duas retas.
Exemplo de representação:
AS MORADIAS SÃO DIFERENTES
EXISTEM MUITOS TIPOS DE MORADIA NO MUNDO. ELAS SÃO CONSTRUÍDAS COM MATERIAIS DIFERENTES, DE ACORDO COM O MODO DE VIDA E OS COSTUMES DAS PESSOAS, A SITUAÇÃO ECONÔMICA DELAS, AS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO AMBIENTE E O MATERIAL DISPONÍVEL.
OBSERVE AS IMAGENS. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS MORADIAS?
Espera-se que os alunos mencionem o material utilizado, as cores, as formas e o ambiente onde cada moradia foi construída e a influência dos aspectos culturais.
Matheus está decidindo com qual roupa ele vai à festa de aniversário de Juliana. Como opções, ele tem 2 modelos de bermuda (jeans e lisa) e 3 cores de camiseta (azul, verde e amarela).
• Utilizando a árvore de possibilidades, faça a representação de todas as combinações possíveis que Matheus tem para ir à festa usando um modelo de bermuda e uma camiseta.
QUE ATIVIDADES VOCÊ COSTUMA DESENVOLVER EM SUA CASA?
Resposta pessoal.
Leve os alunos a citar experiências do cotidiano. Espera-se que eles abordem atividades como estudar, ler, ouvir música, ver televisão, entre outras. Pergunte quais atitudes eles praticam em casa para a boa convivência.
(UFG-GO) Analise os gráficos a seguir.
De acordo com os gráficos apresentados o número de pessoas que
sabem ler e escrever no Brasil é maior que no Japão.
sabem ler e escrever no Peru é maior que no Brasil.
não sabem ler e escrever no Japão é maior que no Peru.
não sabem ler e escrever no Japão é maior que no Brasil.
não sabem ler e escrever no Peru é maior que no Brasil.
(Uece) Em uma aula de zoologia, o professor perguntou qual seria a correspondência possível entre os órgãos de animais superiores e as organelas nos protistas. A resposta correta foi:
vacúolo digestivo corresponde ao estômago; citóstoma, à boca; e citopígeo, ao ânus.
vacúolo digestivo corresponde à boca; citóstoma, ao ânus; e citopígeo, ao estômago.
vacúolo digestivo corresponde ao ânus; citóstoma, ao estômago; e citopígeo, à boca.
vacúolo digestivo corresponde ao estômago; citóstoma, ao ânus; e citopígeo à boca.
Em um aplicativo para smartphones, o usuário digita a lei f(x) de uma função e o programa exibe seu gráfico. Para a operação de potenciação, o usuário deve digitar o símbolo ^; assim, se digitar 2^x, o aplicativo irá traçar o gráfico de f(x) = 2x .
Ao digitar a lei g(x) = x^2, o programa exibiu a seguinte figura:
Qual das figuras a seguir melhor representa a figura exibida pelo aplicativo, caso o usuário digite a lei dada por h(x) = g(x + 1) = (x + 1)^2?
O que podemos observar nessa paisagem?
Espera-se que os alunos apontem elementos naturais, como a vegetação, o rio, as cachoeiras, as pedras, e elementos culturais, como a ponte.
Desmatamento × consumo consciente
O desmatamento, que é a retirada de vários tipos de plantas de um local, causa graves consequências ao meio ambiente: a morte de muitas espécies animais e vegetais; perda de nutrientes do solo; elevação da temperatura; etc.
A retirada de recursos naturais das florestas, a agricultura e a pecuária estão entre as principais causas do desmatamento no Brasil. No entanto, é a partir dessas atividades que produzimos alimentos e diversos produtos, como móveis, brinquedos e papéis. Para contribuirmos com a preservação dos recursos naturais, é importante pensarmos se realmente os produtos que consumimos são necessários. Na compra, é importante verificar se os produtos de madeira possuem o selo FSC, indicando que o material utilizado no produto não causou impacto negativo no meio ambiente. Além disso, o reaproveitamento de produtos, como a madeira e o papel, também pode ajudar a reduzir o desmatamento.
Converse com os colegas sobre os hábitos sustentáveis que possuem e quais poderiam passar a ter, tanto em casa quanto na escola.
Resposta pessoal. Organize grupos e oriente os alunos dando sugestões, como se fazem ou não coleta seletiva, se reciclam papéis, etc.
Lucas saiu da aula de Ciências comentando com um colega:
a) Você concorda com o que Lucas disse? Explique sua resposta.
b) De acordo com o que você estudou, quais são as funções do esqueleto humano?
a) Sim. A sustentação do corpo é uma das funções do esqueleto.
b) As funções do esqueleto são: sustentação, proteção e movimentação.
Leia atentamente o texto a seguir.
Uma fonte sonora emite o som, e isso faz com que as ondas sonoras se propaguem pelo ar. As ondas sonoras atingem o receptor, fazem o tímpano vibrar, seguem pelo canal da orelha. Por fim, a vibração atinge estruturas que permitem a um nervo levar a mensagem ao cérebro.
O texto acima apresenta um erro. Sublinhe-o e aponte qual é a alternativa que o corrije.
Os raios sonoros não se propagam pelo ar.
O som emite uma fonte sonora.
O receptor não recebe as ondas sonoras.
As ondas sonoras seguem pelo canal da orelha e depois fazem o tímpano vibrar.
As ondas sonoras atingem o receptor, fazem o tímpano vibrar, seguem pelo canal da orelha.
a) São ondas sonoras, o texto está certo.
b) É o contrário, o texto está certo.
c) Ele recebe, o texto está certo.
Camila adora ouvir música com fones de ouvido. Veja a imagem e responda ao que se pede.
a) Se Camila ficar ouvindo música alta com os fones de ouvido, o que pode acontecer de ruim?
b) Cite outros cuidados que devemos ter com as orelhas.
a) Ela pode ter perda auditiva.
b) Não colocar objetos dentro das orelhas, só devemos limpá-las externamente e secá-las bem após o banho.
Observe
Descreva os elementos principais da imagem.
Resposta pessoal.
QUAL É O SEU NOME? ESCREVA O SEU NOME NA LINHA ABAIXO.
Resposta pessoal.
MUITOS NOMES DIFERENTES
O CENSO DE 2010 APONTOU QUE NO BRASIL EXISTEM CERCA DE 200 MILHÕES DE HABITANTES E MAIS DE 130 MIL NOMES DIFERENTES. ISSO SIGNIFICA QUE MUITOS NOMES SE REPETEM! OS CINCO NOMES FEMININOS MAIS COMUNS SÃO: MARIA, ANA, FRANCISCA, ANTÔNIA E ADRIANA. JÁ OS MASCULINOS SÃO: JOSÉ, JOÃO, ANTÔNIO, FRANCISCO E CARLOS.
• VOCÊ CONHECE ALGUÉM COM ESSES NOMES?
Resposta pessoal.
Observe o boneco inflável que aparece sobrevoando na imagem. Ele é personagem de uma série de livros de aventura. Você o conhece?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos reconheçam o personagem Gregory Heffley (mais conhecido como Greg Heffley), protagonista da série de livros Diário de um banana, de Jeff Kinney.
(Enem PPL)
Ainda os equívocos no combate aos estrangeirismos
Por que não se reconhece a existência de norma nas variedades populares? Para desqualificá-las? Por que só uma norma é reconhecida como norma e, não por acaso, a da elite?
Por tantos equívocos, só nos resta lamentar que algumas pessoas, imbuídas da crença de que estão defendendo a língua, a identidade e a pátria, na verdade estejam reforçando velhos preconceitos e imposições. O português do Brasil há muito distanciou-se do português de Portugal e das prescrições dos gramáticos, cujo serviço às classes dominantes é definir a língua do poder em face de ameaças – internas e externas.
ZILLES, A. M. S. In: FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
O texto aborda a linguagem como um campo de disputas e poder. As interrogações da autora são estratégias que conduzem ao convencimento do leitor de que
o português do Brasil é muito diferente do português de Portugal.
as prescrições dos gramáticos estão a serviço das classes dominantes.
a norma linguística da elite brasileira é a única reconhecida como tal.
o português do Brasil há muito distanciou-se das prescrições dos gramáticos.
a desvalorização das variedades linguísticas populares tem motivação social.
(UFG-GO) Their cages are ______ than ours.
badder
more bad
the biggest
bigger
more big
(UFU-MG) O Inhotim é o maior museu de arte contemporânea do mundo inserido em um jardim botânico. Como está localizado no município de Brumadinho, perto de Belo Horizonte (MG), os visitantes podem observar centenas de espécies vegetais nativas do bioma Cerrado, além de muitas plantas exóticas.
Sobre espécies de vegetais nativas e exóticas, é correto afirmar que:
são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo naturais de outros locais, são introduzidas em um dado bioma pela ação humana. No Brasil pode-se citar como exemplo de plantas exóticas, a bananeira e a cana-de-açúcar.
são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê-amarelo. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo nativas de outros locais, são introduzidas pela ação humana em um dado bioma. No Brasil, são exemplos de plantas exóticas as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.
são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma, tendo sido plantadas pelo homem. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia.
são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma ou que foram introduzidas pela ação humana. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê-amarelo. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia, as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas