Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades - Explorar documentos

Leia o relato de Raymundo Cláudio da Silva sobre a primeira vez que viu Brasília, em 1959.

Eu trabalhava no sul de Minas Gerais, em Itajubá, no DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Lá eu realizava um serviço de terraplanagem no campo de pouso de aviões. Um dos engenheiros me perguntou se eu queria fazer um trabalho em Brasília. Sou agrimensor, meu trabalho era muito importante na cidade que estava sendo construída. Eu disse que iria, meus irmãos já estavam trabalhando lá, tinham um escritório.

Eu fui de Minas para São Paulo de caminhão, demorou dois dias. De lá, fui de avião até Brasília. Cheguei à noite. A cidade estava cheia, toda iluminada, mesmo antes de ser inaugurada, movimentada. Tudo estava sendo construído, muita tábua, muita gente.

Peguei um táxi e fui até a Cidade Livre, cidade de tábua (hoje, Núcleo Bandeirantes), onde moravam os trabalhadores e meus irmãos. Ali, todo mundo, engenheiros, operários, moravam, comiam e se divertiam juntos.

Glossário Terraplanagem: atividade que usa máquinas para tornar um terreno plano. Agrimensor: profissional que realiza medições em áreas urbanas e rurais. Essas informações são usadas para a construção de mapas, divisão de terrenos, nivelamento de solo e monitoramento ambiental.

Com base nas informações do texto, numere a sequência dos acontecimentos de 1 a 4, de acordo com o relato oferecido pelo senhor Raymundo.

(  ) Saiu de Itajubá, Minas Gerais.

(  ) Chegou a Brasília.

(  ) Recebeu a proposta para trabalhar nas obras de Brasília.

(  ) Foi para São Paulo.

Resposta:

2  Saiu de Itajubá, Minas Gerais.

4  Chegou a Brasília.

1  Recebeu a proposta para trabalhar nas obras de Brasília.

3  Foi para São Paulo.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 147)

O que a sequência de imagens representa?

Resposta:

As imagens representam a formação de uma cidade.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividade - Produção de texto

Nas aulas anteriores, você participou com a turma da Produção oral de um conto ficcional que tinha como personagem um animal com habilidades incomuns. Também registrou o início desse conto. Agora você vai escrever a história completa, ou seja, na íntegra.

Planejamento

1. Pegue a folha em que iniciou o registro da história e releia-o.

2. Retome oralmente com os colegas e o professor a história na íntegra.

3. Quando for continuar o registro do texto, lembre-se de:

• marcar a fala dos personagens utilizando uma nova linha, ou seja, passando para a linha de baixo.

• respeitar o espaço de um parágrafo, ou seja, recuar o texto, afastando-o da margem da folha.

• utilizar o sinal de travessão a cada fala de personagem e os sinais de interrogação, exclamação, ponto-final e reticências, quando necessário.

Registro

1. Retome o registro já iniciado na semana passada. Se preciso, tire dúvidas e troque ideias com o professor e os colegas.

2. Fique atento para não deixar de fora do registro nenhum detalhe importante sobre os personagens.

3. Lembre-se de que se trata de um conto de ficção, por isso, é possível que você crie fatos que não existiriam na realidade.

Revisão

1. Faça a releitura do texto algumas vezes.

2. Confira se as palavras estão escritas corretamente. Se verificar erros, corrija; se houver dúvida sobre a escrita, consulte o dicionário e, por último, o professor.

3. Observe se os parágrafos organizam os momentos da história.

4. Confira se o uso da pontuação está correto e, se houve diálogos no seu texto, se eles foram pontuados adequadamente.

5. Depois de terminar a revisão, passe o texto a limpo em uma folha nova de acordo com as orientações do professor. Entregue a ele seu trabalho pronto.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Leitura

Você vai ler uma notícia que é acompanhada de um texto de formato diferente, como o que foi visto na abertura deste Módulo.

Casos de queimadas em Jundiaí sobem 49,6% em 2018

Com a falta de chuva, tempo seco e a baixa umidade do ar, aumenta a incidência de queimadas em Jundiaí e região. O motivo vai desde bitucas de cigarro jogadas em mato seco até atos de vandalismo.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, o coronel Gimenez, da Defesa Civil, informou que o clima se encontra favorável para que queimadas aconteçam. Como consequência do clima seco, as fagulhas e faíscas são facilmente levadas pelo vento, transformando uma pequena queimada em um incêndio grave. “As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar aumentam muito o nível de combustibilidade da vegetação”, informa o Coronel.

Comparado com os casos registrados no mesmo período do ano passado, o número de ocorrências em 2018 é alarmante. Confira no infográfico abaixo:

Tribuna de Jundiaí. Cidade. 27 jul. 2018. Disponível em: https://tribunadejundiai.com.br/noticias/cidades/ jundiai/3839-casos-de-queimadas-em-jundiai-sobem-49-6-em-2018. Acesso em: 11 mar. 2020.

Glossário Infográfico: texto que usa palavras, números e elementos gráfico-visuais geralmente utilizado em notícias. Guarda Municipal: instituição do município, que colabora na segurança pública. Área de pastagens: espaço com pastos usados para alimentação de animais. Mata nativa: que não sofreu muita interferência humana. Apreensão: ato de prender, impedir. Apetrechos: ferramentas, equipamentos.

Responda oralmente a questão.

Você viu que o quadro abaixo da notícia é um infográfico.

a) Em que esse infográfico é diferente da notícia escrita?

b) É mais rápido entender as informações lendo a notícia ou o infográfico?

Resposta:

a) Espera-se que os alunos respondam que esse infográfico é diferente da notícia por ser composto de imagens, números e barras coloridas.

b) Resposta possível: é mais rápido entender as informações lendo o infográfico.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de c ou qu

Complete as regras:

a) Para obter o som /k/ na sílaba, escrevemos as letras qu antes das vogais ______________________. E escrevemos a letra c antes das vogais ______________________.

b) A letra c tem o som /s/ igual ao da palavra incêndio, quando vem antes das vogais ______________________.

Resposta:

a) e ou ia, o ou u.

b) e ou i.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividades - Em casa

Observe a ilustração e faça o que se pede.

a) Delimite os quarteirões com um lápis preto.

b) Pinte de:

. cinza as ruas e avenidas que aparecem na imagem;

. verde as áreas com vegetação;

. amarelo as casas;

. marrom os prédios;

. laranja a escola, a igreja e o supermercado.

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade - Observar imagem

. Observe as imagens a seguir.

a) Qual delas é mais parecida com o lugar em que você mora?

b) Compare as imagens 1 e 2. Quais são as diferenças entre elas?

c) Compare as imagens 2 e 3. Quais são as semelhanças entre elas? E as diferenças?

Resposta:

a) Resposta pessoal. Depende do local onde o aluno mora.

b) A imagem 1 apresenta diversos elementos urbanos: muitos prédios, ruas asfaltadas, praças e movimento de veículos; a imagem 2 apresenta uma floresta e um rio e não tem construções ou ruas, com predomínio de elementos da natureza.

c) Nas duas imagens há predomínio de vegetação. Na imagem 2 não há construções ou pessoas como na imagem 3.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividades - A paisagem urbana

Usando apenas sua memória, conte como é:

a) a rua da sua escola;

b) o quarteirão da sua escola.

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividade - Organizar ideias

Preencha o esquema com as palavras a seguir:

frontal – maquete – oblíqua – vertical

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 3 - Representando um município por meio de planta baixa - Atividades - Explorar representações

Construindo a planta baixa de um município

Quando olhamos uma maquete ou um lugar na visão vertical, podemos visualizar todos os elementos fixos representados e a distância entre eles. Por isso, é essa a visão que você e seu grupo utilizarão para construir duas plantas baixas.

Sigam as orientações do professor e organizem-se para construir a planta baixa do município.

Em grupo, usem a folha que o professor vai entregar para fazer o rascunho e, observando a maquete na visão vertical, desenhem todos os elementos fixos representados.

Depois de completar o desenho, verifiquem se ele contém todos os elementos que devem ser representados e se a proporção e a distância entre eles estão corretas.

Se tiverem dúvidas, chamem o professor para ajudar.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Em casa

Leia o título e o trecho inicial desta notícia. Observe também a foto e a legenda.

Milhões de voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza

Estima-se que mutirões de limpeza tenham acontecido em 160 países no dia 21 de setembro.

24 de setembro de 2019

Mais de 10 milhões de voluntários participaram do Dia Mundial da Limpeza, de acordo com dados dos organizadores. A campanha, realizada em 21 de setembro, tinha como objetivo incentivar pessoas a recolher o lixo descartado em espaços públicos, como praças, praias e ruas. Cerca de 160 países tiveram mutirões de limpeza na data.

No Brasil, ações de limpeza aconteceram em cerca de 1.200 cidades de todo o país, reunindo em torno de 300 mil voluntários. “É uma ação em que as pessoas saem às ruas para cuidar um pouco da cidade e lembrar que nós temos que parar de sujá-las”, diz Edillaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil, que organiza o Dia da Limpeza no país. [...]

Jornal Joca digital. Disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/milhoes-de-voluntarios-participam- do-dia-mundial-da-limpeza/. Acesso em: 20 out. 2019.

Glossário Mutirões: grupos de voluntários reunidos.

a) Que fato a notícia divulga?

b) Qual é a ligação entre a legenda e a foto?

Resposta:

a) A notícia divulga a participação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza.

b) A legenda mostra um cartaz de “conscientização” com a mão de uma pessoa recolhendo o lixo da areia da praia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividades - Em casa

Leia o texto de instrução:

Brinquedos com palitos de sorvete: jogo da velha

Você vai precisar de:​ 4 palitos de sorvete 10 tampinhas de garrafa PET Tinta de 4 cores variadas Caneta permanente Cola

Como fazer seu brinquedo Primeiro, pinte cada palito de uma cor. Deixe-os secar. Quando estiverem secos, cole os palitos em formato de “jogo da velha”. Em seguida, pinte as tampinhas de branco e deixe-as secar. Então, pegue a caneta e desenhe um X em cinco tampinhas e um O nas outras cinco que sobraram.

Texto escrito por Leila Rensi.

O jogo da velha é um jogo muito tradicional. Tem esse nome porque era jogado na Inglaterra por mulheres idosas que não conseguiam mais bordar por não enxergarem bem. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal.

a) Esse texto ensina a fazer o quê?

b) Liste os materiais necessários para o brinquedo do jogo da velha.

Resposta:

a) Esse texto ensina a fazer o brinquedo para jogar o jogo da velha.

b) Os materiais são: quatro palitos de sorvete, dez tampinhas de garrafa PET, tinta de quatro cores variadas, caneta permanente e cola.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção de texto

Agora você fará o registro de duas frases usando o verbo no imperativo. Esse registro será individual, por isso, se precisar de ajuda, conte com o professor.

Planejamento

1. Leia as situações propostas abaixo.

2. Converse com os colegas e o professor e listem alguns verbos que indicam ações.

3. Lembre‑se de que nas frases você deve usar o verbo no imperativo para pedir algo, aconselhar ou dar uma ordem.

4. Vamos treinar! Registre duas frases que exemplifiquem o uso desse tempo verbal.

Registro

Leia o quadro, ouça a explicação do professor e inicie o preenchimento dele.

Revisão

  1. Releia o que foi escrito.

 2. Procure em cada frase o verbo de ação, se ele for encontrado, as frases estão corretas.

 3. Troque o Caderno com um colega: ele confere a ortografia das palavras empregadas por você, e vice‑versa. Se perceber erro de ortografia, consulte o dicionário e indique a correção.

4. Lembre‑se de que a escrita não varia, só existe um modo correto de registrar as palavras.

Resposta:

Resposta pessoal adequada aos exemplos trabalhados no item 1.

Sugestões de respostas:

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Estudo da língua: Letra h

Qual é a diferença de pronúncia entre a letra h nas palavras humanos e hábitos e nas palavras que estão no quadro acima? Justifique.

Resposta:

Nas palavras “humanos” e “hábitos”, a letra h não tem som. Nas palavras do quadro, o h muda a pronúncia das letras c, n e l. A letra h não tem som quando inicia palavra.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Compor números

Vamos relembrar a composição dos números.

Componha os números formados por:

a) 300 + 70 + 6 =

b) 700 + 8 =

c) 300 + 70 =

d) 600 + 70 =

e) 200 + 10 + 1 =

f) 100 + 90 + 5 =

g) 2 000 + 700 + 50 =

h) 1 300 + 50 =

i) 3 000 + 200 + 30 =

j) 1 000 + 20 =

k) 5 000 + 5 =

l) 4 000 + 50 =

Resposta:

a) 300 + 70 + 6 = 376

b) 700 + 8 = 708

c) 300 + 70 = 370

d) 600 + 70 = 670

e) 200 + 10 + 1 = 211

f) 100 + 90 + 5 = 195

g) 2 000 + 700 + 50 = 2750

h) 1 300 + 50 = 1350

i) 3 000 + 200 + 30 = 3230

j) 1 000 + 20 = 1020

k) 5 000 + 5 = 5005

l) 4 000 + 50 = 4050

 

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 150 - 151)

Use as peças do Anexo 6 para montar uma linha do tempo, organizando as informações que mostram o desenvolvimento de um município.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Em casa

Converse com adultos de sua família sobre as seguintes questões:

a) O nome da rua da sua casa: Anote as informações que considerar mais importantes sobre essa conversa.

b) A inspiração para nomeá-la:

(  ) Palavra de origem indígena.

(  ) Nome de pessoa.

(  ) Nome de planta ou animal.

(  ) Nome de município, estado ou país.

(  ) Número.

(  ) Data comemorativa.

(  ) Outro:

Resposta:

Explique os procedimentos desta tarefa por meio de exemplos na lousa. Esses itens serão usados no Projeto município na aula seguinte. Por isso, certifique-se de que todos compreenderam o que deve ser feito.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades (pg. 54)

Você já viu um texto organizado nesse formato?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de g ou gu

Complete as regras:

a) Para obter o som /j/ na sílaba, escrevemos a letra g antes das vogais _____________________.

b) Para obter o som /g/, escrevemos a letra g antes das vogais _____________________.

c) Para a letra g ter som /g/, quando ela é seguida das vogais _____________________, acrescentamos entre o g e a vogal _____________________.

Resposta:

a) e ou i.

b) a, o ou u.

c) u // e ou i.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade - Projeto município

Durante todo o ano, você e seus colegas farão um projeto de pesquisa sobre o município em que está situada a escola.

Um município é uma área formada pela zona rural (campo) e pela zona urbana (cidade).

Vocês farão maquetes, conhecerão a planta baixa do município e seus arredores. Também observarão as paisagens e coletarão informações sobre a quantidade de pessoas e de onde elas vieram, a história do município e muito mais. Todo esse material deverá ser guardado e, no final do ano, organizado em um livro.

Será um trabalho que possibilitará conhecer bem de perto o lugar em que vivem e refletir sobre possíveis soluções para os problemas encontrados. Em todos os Cadernos deste ano, haverá atividades relacionadas a esse projeto. Elas serão indicadas por este símbolo: 

Para iniciar o trabalho, siga as orientações do professor e escolha um nome para o projeto.

. Agora, destaque o Anexo 1 e preencha com as informações solicitadas.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade (pg. 112)

. Complete o quadro com as informações que faltam:

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade - A paisagem rural

Complete o texto a seguir usando as palavras agricultura, pecuária e extrativismo:

Os alimentos consumidos diariamente são obtidos de diferentes fontes.

Na __________________________ são cultivados vegetais diversos, como alface, tomate e batata; na _________________________ são criados animais que fornecem carne, ovos e leite; e no _________________________ são coletados alimentos como peixes e o sal de cozinha.

Resposta:

Os alimentos consumidos diariamente são obtidos de diferentes fontes.

Na agricultura são cultivados vegetais diversos, como alface, tomate e batata; na pecuária são criados animais que fornecem carne, ovos e leite; e no extrativismo são coletados alimentos como peixes e o sal de cozinha.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividades - Explorar representações

Construindo a maquete de um município

Siga as orientações do professor e organize-se para iniciar o trabalho.

Para trabalhar em grupo é necessário:

. manter um clima de coleguismo, evitando desentendimentos;

. respeitar as ideias, as sugestões e o trabalho dos colegas;

. participar ativamente da realização do trabalho;

. dividir o trabalho de forma justa;

. ajudar os colegas, se necessário;

. não querer mandar nos colegas;

. fazer sua parte da melhor forma possível.

Seu grupo fará a maquete de uma parte de um município fictício. Assinale qual parte será essa.

(  )  Bairro residencial

(  ) Bairro comercial

(  ) Bairro industrial

(  ) Bairro misto

(  ) Zona rural – agricultura

(  ) Zona rural – pecuária

(  )  Parque

(  ) Zona rural não modificada

(  )  Outro:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividades - Em casa

Leve para a próxima aula os itens listados a seguir. Marque um X para cada um que você pegar, até preencher todas as lacunas.

(  ) Caixas de diversos tamanhos para representar as construções.

(  ) Papel de cor verde para representar gramados e azul para fazer rios e lagos.

(  ) Palitos para montar árvores, postes de iluminação e placas de trânsito. 

(  ) Papel cinza ou preto para fazer ruas.

(  ) Papel ondulado para fazer telhados.

(  ) Serragem natural para representar ruas de terra ou áreas de plantio.

(  ) Pequenos animais e tratores de plástico, caso seu grupo vá representar a zona rural.

(  ) Pequenos carros, ônibus e caminhões.

(  ) Linha preta para fazer os cabos de transmissão de energia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Estudo da língua: Composição das sílabas

Junte à sílaba -to a composição da sílaba indicada, para formar uma palavra em cada item:

Resposta:

a) Respostas possíveis: ga-to, ma-to, ca-to, ra-to

b) Respostas possíveis: a-to, O-to

c) Respostas possíveis: gas-to, cas-to, vis-to, cus-to

d) Respostas possíveis: gra-to, fri-to, bru-to, gri-to

e) Respostas possíveis: is-to, ap-to

f) Respostas possíveis: oi-to, ei-to, au-to

g) Respostas possíveis: mui-to, pei-to

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Leitura

Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.

Acompanhe a leitura do professor.

Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22

Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp)concessionária responsável pela preservação da mata.

Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.

Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.

Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.

A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.

A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.

Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.

Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.

A notícia relata para o leitor um fato, algo que aconteceu realmente. Qual é esse fato, ou seja, o que aconteceu? Onde?

Resposta:

Aconteceu um incêndio, em Castilho, interior do estado de São Paulo, em uma área de preservação permanente de mata.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção oral

Origami de cisne

Com os colegas e o professor, releia os textos instrucionais “Origami de cisne”, e “Cinco‑marias”, acima. Esses textos usam verbos de comando para orientar os leitores.

Em seguida, com os colegas, vocês apresentarão os textos instrucionais oralmente. Para isso, sigam o roteiro abaixo e as orientações do professor.

Planejamento

1. Organizem dois grupos, o primeiro apresentará oralmente as instruções do texto “Origami de cisne” e o segundo, o da brincadeira “cinco‑marias”.

2. Recebam as orientações do professor sobre o texto que o seu grupo trabalhará.

3. Dividam as tarefas, ou seja, qual trecho cada participante do seu grupo ensinará aos ouvintes. 

4. Distribuam a leitura do texto igualmente entre os participantes de modo que cada um leia a sua parte, entenda, memorize e ensaie o texto que falará.

5. Lembrem‑se de utilizar nos textos instrucionais os verbos no imperativo: pegue, dobre, corte, costure, faça, espere, jogue, monte, etc.

6. Comecem o ensaio.

Ensaio

O ensaio é fundamental para uma boa apresentação. Então:

• Leiam suas falas quantas vezes achar necessário até que tenham decorado uma boa parte delas. Falem em voz alta e fiquem atentos às indicações sobre o modo de se movimentar, de gesticular, de falar, de se expressar.

• Ensaiem com um colega de seu grupo e peça sugestões sobre o que pode ser melhorado.

• Sigam também as orientações do professor.

Apresentação

No dia e horário combinados, organizem‑se e sigam as orientações do professor, respeitando todas as regras e acordos anteriormente definidos, e realizem a apresentação para o público. Caprichem!

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Trocar ideias

Os enunciados de tarefas escolares são instruções que aparecem em livros ou cadernos didáticos, como o do Anglo, que você utiliza nas aulas. Qual é a finalidade desses livros e cadernos?

Resposta:

Esses livros e cadernos auxiliam os alunos a aprender, e os professores, a ensinar.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividade (pg. 25)

Qual estratégia você usaria para resolver as duas situações-problema?

Resposta:

Socialize as respostas. Os alunos poderão usar qualquer estratégia de cálculo mental ou até mesmo o algoritmo que aprenderam no  2 o ano para as resoluções.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividade - Registro do jogo (pg. 19)

Vamos retomar o jogo da página de abertura deste Módulo, em que a turma de Maria, do 3º ano, jogava Nunca 10 com o ábaco de pinos.

Nunca 10 com o ábaco

Materiais (por grupo)

• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)

• um ábaco de pinos verticais

Modo de jogar

1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.

2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.

3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.

4. Cada participante, na sua vez, joga os dois dados e soma os pontos obtidos. Cada ponto no dado vale 1 argola ou 1 unidade. Em seguida, pega a quantidade de peças na cor estabelecida para representar no ábaco a ordem das unidades.

5. A cada 10 argolas no pino que representa a ordem das unidades, o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 argola da cor estabelecida para a ordem das dezenas e colocar essa argola no pino seguinte.

6. Quando um jogador completar 10 argolas no pino que representa a ordem das dezenas, deverá trocá-las por 1 argola da cor designada para a ordem das centenas.

7. Em seguida, o jogador passa o ábaco para o próximo participante, que repete o processo.

8. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da ordem das unidades de milhar

Registro do jogo

Anote no quadro o resultado obtido no final do jogo.

Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? Por quê?

Resposta:

Respostas de acordo com os pontos dos alunos no jogo.

Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? 9

Por quê? Porque, sempre que agrupamos 10 unidades ou mais, trocamos 10 delas por 1 dezena, 10 dezenas por 1 centena e assim por diante.

 

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas