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Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Polígonos, área e perímetro - Exercícios - Para aprender - Triângulos: características e classificações - BY NC 3.0BR

Observe os triângulos representados a seguir e responda às questões.

triângulo: todo polígono que tem 3 lados, 3 ângulos (internos) e 3 vértices.

a) Qual desses triângulos tem apenas 2 lados de mesma medida?

Um triângulo que possui apenas 2 lados de mesma medida é chamado triângulo isósceles.

b) Qual desses triângulos tem os 3 lados de mesma medida?

Um triângulo que possui os 3 lados de mesma medida é chamado triângulo equilátero.

c) Qual desses triângulos tem os 3 lados de medidas diferentes?

Um triângulo que possui os 3 lados de medidas diferentes é chamado triângulo escaleno.

Resposta:

Verifique no Manual do Professor as orientações para o trabalho com este tópico.

a) O triângulo B.

b) O triângulo C.

c) O triângulo A.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Polígonos, área e perímetro - Exercícios - Para aprender- Quadriláteros: características, classificações e comparação - BY NC 3.0BR

Observe os quadriláteros representados na malha quadriculada abaixo e responda às questões.

quadrilátero: todo polígono que tem 4 lados, 4 ângulos (internos) e 4 vértices.

a) Quais desses quadriláteros têm dois pares de lados paralelos?

Um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos é chamado paralelogramo.

b) Quais desses quadriláteros têm apenas um par de lados paralelos?

Um quadrilátero que possui um par de lados paralelos é chamado trapézio.

c) Quais desses quadriláteros não têm nenhum par de lados paralelos?

Um quadrilátero que não possui nenhum par de lados paralelos não é trapézio nem paralelogramo.

Resposta:

a) Quadriláteros A, B, C, I, J e L.

b) Quadriláteros E, G e K.

c) Quadriláteros D, F e H.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Atividades (pg. 104 - 105) - BY NC 3.0BR

Todos os e-mails são compostos do símbolo @ (arroba). Você sabe por quê? Leia o texto abaixo e descubra.

Como surgiu a @?

Antes de parar nos endereços eletrônicos, era usada no Brasil como unidade para medir peso (uma arroba vale 14,7 kg). O símbolo @, no entanto, existe desde o Império Romano, onde representava a palavra “ad”, que depois virou a palavra inglesa “at” (algo como o nosso “em”). O sinal já estava em desuso quando Ray Tomlinson criou o e-mail, em 1972, e o escolheu para separar os nomes do usuário e do provedor. Dizem que a escolha foi aleatória (Ray teria optado por um sinal qualquer, que não pudesse ser confundido com uma parte do nome), mas uma frase atribuída a ele desmente a história. “Usei o sinal @ para indicar que o usuário está ‘em’ algum outro provedor”, teria dito Ray.

SUPERINTERESSANTE. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2018.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para aprender: Atividades físicas - BY NC 3.0BR

O QUE SÃO ATIVIDADES FÍSICAS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Biologia - Ecologia - Capítulo 9 - Poluição do ar - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) O fenômeno da inversão térmica, quando ocorre em grandes cidades, agrava o problema da poluição atmosférica. Principalmente no inverno, quando ocorre a diminuição da incidência de radiação solar sobre a superfície, o ar adjacente ao solo pode não ser suficientemente aquecido, tornando-se mais frio que a camada imediatamente superior, provocando assim a inversão térmica. Com a ausência de movimentos verticais do ar, os poluentes ficam retidos na baixa atmosfera. Sobre a inversão térmica, assinale a alternativa correta.



( a )

O ar frio livre de poluentes se eleva naturalmente na atmosfera, evitando a ocorrência do fenômeno da inversão térmica. 

( b )

A mistura vertical de ar, durante a inversão térmica, ocorre por meio do movimento descendente do ar quente. 

( c )

A dispersão dos poluentes na atmosfera ocorre durante a inversão térmica porque o ar quente é mais denso que o ar frio.

( d )

A inversão térmica ocorre porque, durante o inverno, a energia solar aquece apenas a alta atmosfera. 

( e )

A inversão térmica ocorre em virtude da insuficiência de radiação solar na superfície terrestre de determinada região e consequente ausência de convecção térmica.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para aprender: O corpo muda - BY NC 3.0BR

Que diferenças você observa no corpo feminino nas diferentes fases da vida?

Resposta:

Crescimento em altura, crescimento de pelos pubianos, desenvolvimento de mamas e aumento da largura do quadril em relação à cintura.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Que tipo de ligação você acha que as pessoas mostradas em cada uma das fotografias têm umas com as outras?

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que parecem ser A: mãe e filha, B: pai e filho.

Questão 01 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 3 - Espécies exóticas invasoras – o caso dos javalis - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Considere as informações a seguir a respeito de plantas e animais de determinado ecossistema do Cerrado:

As gramíneas são o grupo de plantas mais frequente. O buriti é uma palmeira em veredas, onde o lençol freático está mais próximo da superfície. As formigas-cortadeiras, ou saúvas, são muito abundantes e colhem gramíneas para cultivar fungos em seus formigueiros. As formigas-cortadeiras se alimentam de fungos. Os calanguinhos-verdes se alimentam de insetos, como formigas e cupins. A siriema, ou seriema, é uma ave que se alimenta de minhocas, ratos e ovos de outras espécies de aves, além de pequenos lagartos e até serpentes, como a cobra-cipó. A cobra-cipó se alimenta de pequenos lagartos, pássaros e anfíbios, como a perereca, que se alimenta de insetos, como formigas e cupins. Os ratos se alimentam de gramíneas e frutos, como os de buritis. Os catetos se alimentam de raízes de plantas, tubérculos, gramíneas e até pequenos invertebrados, como minhocas. A arara-canindé se alimenta de frutos de buritis, entre outros, além de sementes.

Agora responda:

a) Construa uma teia alimentar a partir de todas as informações acima, utilizando pelo menos uma vez os seres vivos que aparecem sublinhados.

b) Indique os níveis tróficos de cada um dos componentes da teia alimentar construída.

c) Com base no que está descrito na seção Nesta atividade, refaça a teia alimentar incluindo a invasão de javalis na comunidade.

d) Com a invasão dos javalis, quais seriam as consequências mais imediatas para as diferentes espécies dessa nova teia alimentar? Considere caso a caso.

e) Considere que os gráficos abaixo representam o crescimento de populações de cateto e de javali vivendo separadamente.

Considere que houve a invasão de javalis na área de Cerrado que estamos analisando neste exercício. Represente, nas coordenadas a seguir, um gráfico que apresente o que deve ocorrer com a população de cateto nesse ecossistema após a invasão dos javalis em t = 0.

Resposta:

a) 

b) Gramíneas – produtores.

Buriti – produtor.

Fungos – consumidores primários (cadeia alimentar de detritos).

Minhoca – consumidor primário (cadeia alimentar de detritos).

Rato – consumidor primário.

Cupim – consumidor primário (cadeia alimentar de detritos)

Arara-canindé – consumidor primário.

Formiga-cortadeira – consumidor secundário.

Perereca – consumidor secundário e terciário.

Cateto – consumidor primário e secundário.

Calanguinho-verde – consumidor secundário e terciário.

Cobra-cipó – consumidor terciário e quaternário.

Siriema – consumidor secundário, terciário, quaternário e quinário.

c) 

d) O impacto mais imediato seria para os catetos, que iriam ter de competir pelos mesmos recursos alimentares dos javalis (além do território): gramíneas e minhocas. As minhocas poderiam ter sua população reduzida, pois seriam predadas também pelos javalis, assim como as gramíneas. Ratos poderiam sofrer algum impacto por causa da competição com os javalis pelas gramíneas, mas eles possuem outros recursos alimentares, como frutos de buritis. A siriema poderia ter algum impacto mínimo em razão da competição com os javalis pelas minhocas, mas essa ave possui outros recursos alimentares que poderiam compensar essa perda. Por fim, os fungos que obtêm seu alimento nas folhas cortadas de gramíneas trazidas pelas formigas-cortadeiras poderiam ter algum impacto negativo, porém pouco provável, dada a possibilidade de as formigas procurarem folhas de outras plantas para compensar a possível diminuição de gramíneas.

e) 

Questão 01 - Física - Compreensão de fenômenos físicos - Atividade 1 - Interpretação de fenômenos a partir de estimativas e análise de dimensões - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Um motorista para em um posto e pede ao frentista para regular a pressão dos pneus de seu carro em 25 “libras” (abreviação da unidade “libra-força por polegada quadrada” ou “psi”). Essa unidade corresponde à pressão exercida por uma força igual ao peso da massa de 1 libra, distribuída sobre uma área de 1 polegada quadrada. Uma libra corresponde a 0,5 kg e 1 polegada a 25 . 10-3 m, aproximadamente. Como 1 atm corresponde a cerca de 1 . 105 Pa no SI (e 1 Pa = 1 N/m2), aquelas 25 “libras” pedidas pelo motorista equivalem aproximadamente a



( a )

2 atm

( b )

1 atm

( c )

0,5 atm 

( d )

0,2 atm

( e )

0,01 atm

Resposta:

Alternativa a.

Questão 01 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 6 - Produção industrial de compostos inorgânicos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Na indústria química moderna, um princípio inovador de produção é a economia atômica ou eficiência atômica, o qual consiste em métodos de síntese que visam obter o produto desejado com o máximo de conversão e seletividade, resultando na geração mínima de subprodutos e rejeitos.

O cálculo da economia atômica pode ser realizado por meio da seguinte expressão:

Nesse cálculo deve-se levar em conta somente a estequiometria da reação.

Em relação à síntese da amônia, por exemplo, empregada na maior parte dos fertilizantes atuais, o método utilizado industrialmente é conhecido como processo Haber-Bosch. Nele, a síntese é realizada em temperatura de 400 °C a 500 °C e à pressão de 200 atm a 600 atm, com um catalisador apropriado.

As equações químicas desse processo estão representadas a seguir:

Contudo, além do processo Haber-Bosch, existe um outro método de produção de amônia, no qual se utilizam o gás natural, o vapor de água e o ar atmosférico como reagentes:

7 CH4(g) + 10 H2O(v) + N2(g) + 2 O2(g) ⇔ 16 NH3(g) + 7 CO2(g)

Considere uma situação em que um químico industrial precise realizar a síntese da amônia e, para isso, deva optar entre o processo Haber-Bosch e o método alternativo. Com base na maior economia percentual de átomos, qual método deve ser adotado? Justifique sua resposta apresentando os cálculos.

Dados: Massas molares (g/mol): CH4 = 16; H2O = 18; N2 = 28; O2 = 32; CO2 = 44; NH3 = 17; H2 = 2

Resposta:

Primeiro, devemos calcular a economia percentual atômica para cada um dos processos; dessa forma, teremos:

Portanto, de acordo com os cálculos apresentados, o químico deve escolher o processo Haber-Bosch, que apresenta maior economia percentual de átomos do que o processo alternativo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Dinheiro, localização e deslocamentos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Se você fosse à lanchonete Alimentação Saudável, quais produtos consumiria?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto, várias leituras - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Veja as palavras destacadas a seguir. Classifique-as em preposição ou locução prepositiva e preencha a tabela abaixo de acordo com a função que desempenham no texto.

Aracaju, a cidade onde nós morávamos no fim da década de 40, começo da de 50, era a orgulhosa capital de Sergipe, o menor estado brasileiro (mais ou menos do tamanho da Suíça). Essa distinção, contudo, não lhe tirava o caráter de cidade pequena, provinciana e calma, à boca de um rio e a pouca distância de praias muito bonitas. Sabíamos do mundo pelo rádio, pelos cinejornais que acompanhavam todos os filmes e pelas revistas nacionais. A televisão era tida por muitos como mentira de viajantes, só alguns loucos andavam de avião, comprávamos galinhas vivas e verduras trazidas à nossa porta nas costas de mulas, tínhamos grandes quintais e jardins, meninos não discutiam com adultos, mulheres não usavam calças compridas nem dirigiam automóveis e vivíamos tão longe de tudo que se dizia que, quando o mundo acabasse, só íamos saber uns cinco dias depois.

Um brasileiro em Berlim, de João Ubaldo Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Subtração - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

De acordo com a informação que Fernanda apresenta na imagem, quantos anos Maria Montessori teria completado no ano de seu falecimento?

Resposta:

1952 - 1870 = 82

De acordo com a informação que Fernanda apresenta na imagem de abertura do módulo, Maria Montessori teria completado 82 anos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Isso é muito divertido! - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, que tem como personagens os amigos seu Zé e seu Jó. Depois, faça o que se pede.

Os mentirosos

Dois amigos e compadres, seu Zé e seu Jó, gostavam ___________ contar mentira um ___________ o outro. Aliás, eram considerados os dois maiores mentirosos da região. Todas as tardes ficavam debaixo ___________ uma árvore ___________ oitenta metros. Eram vizinhos e a árvore ficava ___________ frente à casa ___________ ambos. As suas vistas já estavam bem comprometidas, enxergavam apenas vultos. Sentado ___________ sua preguiçosa [...] estava seu Zé. Chega seu Jó:

— Tarde, cumpade Zé!

— Tarde, cumpade!

— O siô estar vendo aquele mucuim na última folha da árvore?

— Ué, qual, cumpade? — responde seu zé fazendo um esforço ao erguer a cabeça — O que estar ___________ pé ou o que estar sentado?

— Cumpade, só tem um lá!

— Não, cumpade, tem dois!

— Ah, é verdade, cê tem razão, cumpade. Não tinha visto o filhinho dele sentado na folha ao lado.

SILVA, Assis. Os mentirosos. Recanto das Letras. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2017. (Adaptado.)

GLOSSÁRIO preguiçosa: cadeira preguiçosa, ou espreguiçadeira, que tem encosto reclinado e, geralmente, é comprida o suficiente para que se possa estender as pernas. mucuim: parasita quase microscópico, geralmente confundido com o carrapato.

a) No quadro acima há uma lista de preposições. Releia o texto e complete-o com as preposições adequadas.

b) Contorne no texto todos os casos de preposições que se uniram a outras palavras. Exemplo: em + o = no.

c) Agora, sobre a história, responda:

• Esse texto pode ser chamado de causo? Por quê? Que características presentes nele confirmam sua resposta?

Resposta:

a) de; para; de; de; em; de; em; em.

b) 

Questão 01 - História - Módulo 4 - As crianças brasileiras - Exercícios - Para aprender: O Estatuto da Criança e do Adolescente - BY NC 3.0BR

O Estatuto da Criança e do Adolescente

Vamos conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que explica os principais direitos das crianças brasileiras?

Leia a história em quadrinhos a seguir para saber desse documento.

Por que o Estatuto da Criança e do Adolescente é importante?

Resposta:

Porque ele garante uma série de direitos às crianças.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Polígonos, área e perímetro - Exercício - Para aprender: Polígonos não regulares - BY NC 3.0BR

• Observe os polígonos representados a seguir.

a) Usando uma régua, meça cada um dos lados do retângulo. O que foi possível perceber?

b) Usando um transferidor, meça cada um dos ângulos (internos) do retângulo. O que foi possível perceber?

c) Usando uma régua, meça cada um dos lados do losango. O que foi possível perceber?

d) Usando um transferidor, meça cada um dos ângulos (internos) do losango. O que foi possível perceber?

e) Os polígonos representados acima são polígonos regulares? Por quê? Justifique sua resposta.

Resposta:

Verifique no Manual do Professor as orientações para o trabalho com este tópico.

a) Espera-se que os alunos percebam que o retângulo não tem todos os lados de mesma medida e que lados paralelos têm a mesma medida.

b) Espera-se que os alunos percebam que o retângulo tem todos os ângulos (internos) de mesma medida. Cada um dos ângulos (internos) é um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90º.

c) Espera-se que os alunos percebam que o losango tem todos os lados de mesma medida.

d) Espera-se que os alunos percebam que o losango não tem todos os ângulos (internos) de mesma medida.

e) Não. Espera-se que os alunos digam que o retângulo não é um polígono regular porque não tem todos os lados de mesma medida, apesar de ter todos os ângulos (internos) de mesma medida, e que o losango não é um polígono regular porque não tem todos os ângulos (internos) de mesma medida, apesar de ter todos os lados de mesma medida.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Exercícios - Para aprender: De olho na língua - BY NC 3.0BR

Releia um trecho do e-mail escrito por Bia. Depois, faça o que se pede.

Hoje, fomos ver um jogo entre os dois principais times de futebol de Roma: a Lazio e a Roma. O jogo foi muito disputado e terminou empatado em dois a dois. O Daniel ia adorar estar aqui!

a) Contorne as consoantes que aparecem lado a lado, sem vogal entre elas. Por exemplo: escrever.

b) Agora, separe as sílabas dessas palavras.

c) Em quais palavras as consoantes contornadas continuam juntas na mesma sílaba?

d) Em quais palavras as consoantes contornadas ficaram em sílabas diferentes?

Resposta:

a) Hoje, fomos ver um jogo entre os dois principais times de futebol de Roma: a Lazio e a Roma. O jogo foi muito disputado e terminou empatado em dois a dois. O Daniel ia adorar estar aqui!

b) en-tre \\ prin-ci-pais \\ dis-pu-ta-do \\ ter-mi-nou \\ em-pa-ta-do \\ es-tar

c) Nas palavras en-tre e prin-ci-pais.

d) Em todas as palavras contornadas: en-tre; prin-ci-pais; dis-pu-ta-do; ter-mi-nou; em-pa-ta-do; es-tar.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O meu bairro - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

QUAL DOS BAIRROS REPRESENTADOS NAS IMAGENS ACIMA É RESIDENCIAL?

Resposta:

O da imagem 1.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.

CONTORNE DE VERDE AS ATIVIDADES QUE MOVIMENTAM O CORPO.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg, 151) - BY NC 3.0BR

MAGINE QUE VOCÊ GANHOU UMA CAIXA DE MORANGOS.

MARQUE UM X NA ALTERNATIVA INCORRETA EM RELAÇÃO AOS MEIOS DE SE CONSERVAR ESSE ALIMENTO.

a) DEIXAR A FRUTA AO AR LIVRE TOMANDO SOL E CHUVA.

b) COLOCAR AS FRUTAS NA GELADEIRA.

c) FAZER UMA COMPOTA DE FRUTAS.

d) DESIDRATAR AS FRUTAS PARA QUE DUREM MAIS.

Resposta:

X a) DEIXAR A FRUTA AO AR LIVRE TOMANDO SOL E CHUVA.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

OBSERVE

O QUE A IMAGEM MOSTRA?

Resposta:

Uma figura humana formada por diferentes alimentos.

Questão 01 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 2 - Interações formiga-planta - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(Enem) Um grupo de ecólogos esperava encontrar aumento de tamanho das acácias, árvores preferidas de grandes mamíferos herbívoros africanos, como girafas e elefantes, pois a área estudada era cercada para evitar a entrada desses herbívoros. Para espanto dos cientistas, as acácias pareciam menos viçosas, o que os levou a compará-las com outras de duas áreas de savana: uma área na qual os herbívoros circulam livremente e fazem podas regulares nas acácias, e outra de onde eles foram retirados há 15 anos. O esquema a seguir mostra os resultados observados nessas duas áreas.

De acordo com as informações acima,



( a )

a presença de populações de grandes mamíferos herbívoros provoca o declínio das acácias.

( b )

os hábitos de alimentação constituem um padrão de comportamento que os herbívoros aprendem pelo uso, mas que esquecem pelo desuso.

( c )

as formigas da espécie 1 e as acácias mantêm uma relação benéfica para ambas.

( d )

os besouros e as formigas da espécie 2 contribuem para a sobrevivência das acácias.

( e )

a relação entre os animais herbívoros, as formigas e as acácias é a mesma que ocorre entre qualquer predador e sua presa.

Questão 01 - Física - Dinâmica energética e transformações de energia - Capítulo 1 - Trabalho e energia: trabalho de uma força - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uece) O gasto de energia pelo corpo humano depende da atividade física em execução. Ficar sentado consome de 3 a 7 kJ/min, em pé há um gasto de 6 a 10 kJ/min, caminhar consome de 5 a 22 kJ/min e jogar voleibol faz uso de 14 a 39 kJ/min. Considerando as taxas máximas de consumo energético, pode-se dizer corretamente que as atividades que mais preservam recursos energéticos no organismo são, em ordem crescente:



( a )

sentado, em pé, caminhada, voleibol. 

( b )

voleibol, caminhada, em pé, sentado. 

( c )

sentado, em pé, voleibol, caminhada. 

( d )

voleibol, caminhada, sentado, em pé.

Questão 01 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 8 - Tópicos avançados em Biotecnologia - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(FMABC-SP)

Pesquisadores transformam células do sangue menstrual em embrionárias

Médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em parceria com o Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiram transformar células do sangue menstrual (células mesenquimais) em células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês) – reprogramadas para terem as mesmas características de células embrionárias.

A ideia dos pesquisadores é gerar e estudar as células do músculo cardíaco de duas pacientes que têm uma arritmia cardíaca rara, chamada síndrome do QT longo, uma doença genética rara. A primeira tentativa será com mãe e filha – que já tiveram amostras do sangue menstrual colhidas. Por conta da doença, elas sofrem crises de arritmias e podem ter uma morte súbita.

“Com as células induzidas, vamos reproduzir a doença de mãe e filha ‘in vitro’ e estudar as atividades elétricas envolvidas. Isso vai permitir entender o comportamento anormal das células e testar novas drogas”, explica o pesquisador Antônio Carlos Campos de Carvalho, coordenador de ensino e pesquisa do INC.

Fonte: http://saude.estadao.com.br/noticias, 24 out. 2011 (Adaptado).

Considerando as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.



( a )

O fato de vetores virais serem usados para reprogramar as células permite concluir que essa reprogramação não altera geneticamente as células mesenquimais.

( b )

Além de úteis para testar drogas usadas no tratamento da arritmia mencionada, as células iPS poderiam ser implantadas no músculo cardíaco de mãe e filha, como forma de terapia.

( c )

As células iPS obtidas após a indução relatada no enunciado poderiam ser implantadas sem problemas em outras pessoas que apresentam o mesmo distúrbio cardíaco.

( d )

De acordo com as características descritas, as células iPS teriam potencial de se transformar não só em células cardíacas, mas também em células de outros tecidos e órgãos.

Questão 01 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 5 - Hibridização/Química forense - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(UEM-PR) A respeito da estrutura das moléculas orgânicas e dos orbitais híbridos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A ligação C — H na molécula de metano envolve um orbital híbrido do tipo sp3 do carbono e um orbital tipo s do hidrogênio.

02) Uma hibridização do tipo sp2 envolve um orbital atômico do tipo s e dois orbitais atômicos do tipo p.

04) Na molécula de etileno ocorre uma hibridização do átomo de carbono do tipo sp.

08) Tanto na grafite quanto no diamante, as hibridizações do átomo de carbono são do tipo sp3.

16) A molécula de CO2 é linear porque os orbitais híbridos do tipo sp do átomo de carbono são lineares, e não há influência de pares de elétrons não compartilhados.

Dica dos autores: Metano (CH4) e etileno (C2H4).

Resposta:

01 + 02 + 16 = 19

01) Correta. A ligação C — H na molécula de metano envolve um orbital híbrido do tipo sp3 do carbono e um orbital tipo s do hidrogênio.

02) Correta. Uma hibridização do tipo sp2 envolve um orbital atômico do tipo s e dois orbitais atômicos do tipo p. 04) Incorreta. Na molécula de etileno ocorre uma hibridização do átomo de carbono do tipo sp2.

08) Incorreta. Na grafite as hibridizações do átomo de carbono são do tipo sp2 e no diamante são do tipo sp3.

16) Correta. A molécula de CO2 é linear porque os orbitais híbridos do tipo sp do átomo de carbono são lineares, e não há influência de pares de elétrons não compartilhados.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto, várias leituras - Exercícios - Para entender as palavras: Dicionário - BY NC 3.0BR

Leia esta resenha sobre o filme Shrek para sempre e conheça um pouco dessa trama.

Saiba mais do quarto filme da série e descubra por que você não pode perder a história

Por Bruna Gomes

Quase uma década depois do primeiro filme, “Shrek para sempre” estreia nesta sexta (9). O capítulo final mostra com bom humor as crises de meia-idade enfrentadas por boa parte dos homens. Na trama, Shrek é obrigado a lidar com a rotina de ser um pai de família. Depois de jogar tudo para o alto e fazer um acordo com o vilão Rumpelstiltskin, Shrek precisa lutar para ajudar seus amigos, reconquistar Fiona e ter sua vida de volta.

Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2017. [Destaques do autor].

Releia este trecho da resenha acima.

“Depois de jogar tudo para o alto e fazer um acordo com o vilão Rumpelstiltskin, Shrek precisa lutar para ajudar seus amigos, reconquistar Fiona e ter sua vida de volta.”

a) Agora, compare com a frase abaixo. A expressão destacada tem o mesmo sentido que possui na resenha? Qual diferença você percebe?

• Há muitos cupons para o sorteio, então o apresentador vai jogar tudo para o alto e pegar um.

b) Qual palavra ou expressão poderia ser usada no lugar da parte destacada na resenha? Por quê?

Resposta:

a) Não.

b) Depois de desistir, abrir mão de tudo ou abandonar sua família. Porque o “jogar tudo para o alto” se refere ao fato de alguém desistir ou abdicar de algo, renunciar a algo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Subtração - Exercícios (pg. 56) - BY NC 3.0BR

Você conhece o material dourado, a calculadora e o ábaco?

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se, na primeira questão, que os alunos afirmem conhecer esses três recursos e, na segunda questão, que esses recursos fazem parte do dia a dia deles nas aulas de Matemática.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Isso é muito divertido! - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Como vimos neste módulo, as preposições estabelecem relações entre dois elementos. Abaixo há frases em que temos preposições destacadas. Assinale a opção que apresenta corretamente a relação de sentido das preposições em destaque nas frases.

I. O coração humano, às vezes, fecha-se para não sofrer.

II. Com solidariedade, o mundo pode mudar.

III. Até o fim de semana, faremos nossas tarefas.

IV. A vida de uma pessoa deve ser valorizada.



( a )

a) posse – companhia – tempo – assunto

( b )

finalidade – causa – tempo – posse

( c )

causa – tempo – posse – assunto

( d )

finalidade – tempo – causa – posse

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto, várias leituras - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Você reconhece os personagens dessas imagens? De quais histórias eles fazem parte?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto, várias leituras - Exercícios (pg. 89) - BY NC 3.0BR

Você já ouviu falar na Mona Lisa? Já viu essa obra em algum lugar?

Resposta:

Resposta pessoal.

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