Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade (pg. 140)

Hum... que delícia

Os quatro amigos de pracinha foram juntos tomar sorvete de casquinha. Sabor? Só de creme e chocolate tinha. — Chocolate embaixo e creme em cima pra mim! – exclamou logo a Jasmim. — Creme embaixo e chocolate em cima! – escolheu sem pestanejar a Irma. A magrela da Marlene pediu duas bolas de creme. Como fica o sorvete de Vicente, se quiser formar uma combinação diferente?

Renata Bueno. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.

Este poema apresenta um problema. Que estratégia poderia ser utilizada para resolvê-lo?

Resposta:

Promova a discussão entre os alunos e anote na lousa as estratégias que eles propuserem, validando-as.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividade - Organizar as ideias

Para finalizar as aulas deste Módulo, vamos retomar as unidades de medida de tempo estudadas. Preencha os esquemas.

Resposta:

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades (pg. 155)

Que detalhes do planeta você observa nesta imagem?

Resposta:

Pode-se notar que a Terra é esférica. Na cor azul, identificamos os mares e os oceanos; em branco, as nuvens; e, em marrom e verde, a parte de solo que forma os continentes e as ilhas.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Terra: o planeta azul

Quais informações sobre a Terra é possível aprender ao observar o globo terrestre?

Resposta:

Pode-se aprender sobre o formato esférico da Terra, quantos e quais são os oceanos da Terra, observar a relação entre a porção de água e de continentes. Pode-se também localizar ilhas e países, bem como algumas de suas cidades.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades (pg. 184)

Observe a imagem representando o planeta Terra.

Indique onde estão as partes líquidas e as partes sólidas.

A imagem mostra onde há mais água na Terra. Contudo, há outros lugares onde ela está presente. Onde será que ela está?

Resposta:

A água está presente nos continentes, na forma de rios e lagos. Pergunte do que são formadas as grandes nuvens vistas na imagem: são pequeninas gotas de água na atmosfera (peça que escrevam na imagem).

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Em casa

Observe as imagens e leia as legendas. Depois escreva se o ambiente aquático é de: água doce, água salgada ou água salobra.

Resposta:

a) Água doce.

b) Água salobra.

c) Água doce.

d) Água salgada.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade (pg. 196)

Solo é o lugar onde pisamos, construímos as cidades e onde as plantas se desenvolvem. Há solo nas cidades, no campo, nas florestas e na praia. Há muitos tipos de solos. Será que eles são iguais? Como o solo é formado? O que existe nele? Algo de que nem nos damos conta é de que há riquezas minerais no solo, bem como uma infinidade de seres vivos. Acompanhe na imagem alguns exemplos.

Resposta:

Professor, converse com os alunos e verifique o que sabem sobre os solos. Mostre a imagem e leia a descrição da importância do solo para cada um dos seres vivos representados.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades (pg. 171)

Preste atenção na ilustração.

Ela representa indígenas brasileiros observando o céu noturno.

Por que os indígenas olham para o céu? O que eles observam?

Resposta:

Eles estão observando a Lua e as estrelas no céu.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Leitura

Conheça um pouco da sabedoria dos povos indígenas brasileiros.

O olhar do índio sob o céu brasileiro

[...] há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça! Eles observaram que os ciclos são influenciados pelos movimentos aparentes do Sol e da Lua ou pela posição de certas estrelas no céu. E não pararam por aí!

Notaram ainda que tais ciclos influenciam o comportamento dos seres vivos. Isto é, conforme a época do ano, por exemplo, as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam. A partir dessas observações, os indígenas procuraram definir o melhor momento para plantar e colher alimentos, caçar, pescar e até comemorar datas especiais. Então, criaram objetos com funções parecidas às dos nossos relógio e calendário para organizar tais atividades ao longo de seu ano!

[...]

O olhar do índio sob o céu brasileiro. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/o-olhar-do-indio-sob-o-ceu-brasileiro/. Acesso em: mar. 2020.

Agora responda:

No texto O olhar do índio sob o céu brasileiro, grife:

a) em amarelo, o trecho que fornece exemplos de fenômenos naturais que se repetem.

b) em verde, o trecho que cita como o comportamento dos seres vivos é influenciado pelos ciclos dos corpos celestes.

Resposta:

a) O trecho a ser grifado é: “o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça!”.

b) O trecho a ser grifado é: “as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam”

Atividade 01 - Projeto de Vida - Tema 1 – Conhecendo você! - Atividade - Como fazer?

O resultado obtido impactou você? Correspondeu às suas expectativas? Foi muito diferente daquilo que você havia imaginado? Faça um texto sobre as suas percepções e depois as divida com a turma.

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Projeto de Vida - Tema 1 – Conhecendo você! - Atividades - Olhar para o futuro: como ter uma vida de conquistas

Agora que você sabe que é importante se planejar para alcançar objetivos, vamos começar a esboçar um projeto para o seu futuro? Registre aqui as informações solicitadas (depois você pode separar um caderno para te acompanhar durante toda a sua trajetória com o projeto).

Resposta:

Respostas pessoais.

Atividade 01 - Projeto de Vida - Tema 1 – Conhecendo você! - Atividades - Questionário de autoavaliação de habilidades

Liste as carreiras que você gostaria de seguir na sua vida profissional ou o trabalho que gostaria de realizar nos próximos anos de sua vida. Escreva-os em ordem de prioridade.

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 5 - Consumo consciente - Exercício - O que estudamos

RESPONDA NO CADERNO:

Resposta:

Resposta pessoais.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 3 - Sonhar e realizar - Atividades

Alguns objetivos podem ser conquistados com dinheiro e outros não precisam de dinheiro para se realizarem. Por exemplo, a amizade é muito importante, e não dá para comprar amigos com dinheiro.

O amor da família, o respeito, a educação, o afeto pelas pessoas e pelos animais são sentimentos e valores que não podem ser comprados. Também não podemos medir o valor de uma pessoa pela quantidade de dinheiro que ela tem.

Escreva dois objetivos que você tem que não precisam de dinheiro para se realizarem:

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 4 - Sonhar é muito bom - Exercício - Para refletir

LEIA A HISTÓRIA A SEGUIR.

AO PREPARAR O ALMOÇO, O PAI DE CAIO PERCEBEU QUE NÃO HAVIA FEIJÃO. COMO ESTAVA SEM DINHEIRO EM CASA, PEDIU AO FILHO O DINHEIRO QUE O GAROTO VINHA GUARDANDO EM SEU COFRINHO.

CAIO ESTAVA POUPANDO PARA COMPRAR UMA BOLA DE VÔLEI. MAS ELE DEU O DINHEIRO AO PAI, POIS SABE QUE É IMPORTANTE PRIORIZAR AS NECESSIDADES.

CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS SOBRE ESTAS QUESTÕES:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Artesanato em crochê

Carla tem 32 anos. Ela confecciona bonecos de crochê.

a) Uma cliente encomendou 36 ursinhos para o aniversário de seu filho. Carla já produziu 19. Quantos ainda faltam para concluir a encomenda?

Resposta:

b) Ana Paula é filha de Carla. Na festa de seu aniversário, quer entregar aos convidados um coelhinho como lembrança. Carla verificou que já tem prontas duas dúzias de coelhinhos em três cores diferentes, cada um com a mesma quantidade. Quantos coelhinhos de cada cor Ana Paula poderá entregar aos convidados?

Resposta:

Resposta:

a) 36 - 19 = 17

b) Duas dúzias: 24 e 24 ; 3 = 8. Portanto, serão 8 coelhinhos de cada cor.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividades - Em casa

Represente no relógio analógico o horário mencionado em cada item.

a) Sr. Arthur trabalha na escola até as 4 e meia da tarde.

b) Dona Clara sai de casa para trabalhar na escola às 4 e meia da manhã.

c) Observe as respostas aos itens anteriores. O que elas têm em comum?

d) Escreva as horas mencionadas acima no relógio digital.

     

Dona Clara                                                                   Sr. Arthur

e) Qual é a diferença entre os dois horários?

Resposta:

Resposta:

a) 

b) 

c) As duas representações são iguais no relógio analógico.

d) 

e) 12 horas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Coleções

Paulo tem uma coleção de motos e carros em miniatura. Há ao todo 20 rodas, e o número de carros é o dobro do número de motos. Quantas motos e quantos carros Paulo tem na sua coleção?

Resposta:

Socialize as estratégias dos alunos. Há 4 carros e 2 motos.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividade (pg. 122)

Observe as imagens. Leia a troca de mensagens entre Miguel e sua mãe.

Onde está Miguel? Onde está a mãe dele?

O que eles estão fazendo?

Por que Miguel perguntou: “Aí já é amanhã?”.

Resposta:

A imagem da abertura do Módulo apresenta uma cena em que Miguel conversa, através de um aplicativo de celular, com a mãe, que se encontra na cidade de Adelaide, na Austrália, enquanto o garoto está na cidade de São Paulo.

Espera-se que os alunos compreendam que o horário em Adelaide está 13 horas e 30 minutos à frente do horário de São Paulo. Por esse motivo, Miguel questiona: Aí já é amanhã?.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Leitura

Leia um trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, que mostra o momento em que uma gotinha de água conversa com a garota Carolina sobre a poluição das águas.

Aventuras de uma gota d’água

[...]

A gotinha sorriu com simpatia. E contou:

— À medida que eu, minhas irmãs, os pobres peixes e muitos outros animais e plantas fomos avançando cidade adentro, começamos a receber, de todos os lados, imundícies de vários tipos: esgotos, água suja das fábricas, lixo, sujeiras de toda sorte. Os peixes logo começaram a morrer aos milhares.

[...]

— Falamos que um rio é morto quando nele não há peixes nem outros seres vivos, por causa da poluição. [...]

— Uma água com vida é uma água saudável, que não tem poluição [...]. Na água vivem muitos seres vivos: algas e animais microscópicos; pequeninos seres transparentes, como as pulgas-d’água; vermes aquáticos, semelhantes a minúsculas minhoquinhas vermelhas, de que os peixes gostam tanto; larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos, como libélulas e lavadeiras; camarões, caranguejos, peixes...

— Jacarés! — completou a menina.

— Sim, até jacarés, lontras, capivaras. Todos esses animais vivem na água e da água, alguns respirando o seu oxigênio, outros apenas comendo o que é produzido na água. Mas tudo isso, veja bem, só é possível em uma água saudável, limpa, bem arejada. [...]

Samuel Murgel Branco. Aventuras de uma gota d’água. 3. edição reformulada. 7. impressão. São Paulo: Moderna, 2011. p. 35 e 52. (Coleção Viramundo).

Agora responda:

Após ler o trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, o que pode causar a poluição da água?

Resposta:

Esgotos, água suja das fábricas e lixo.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade - Importância do solo

• Relacione as imagens ao uso do solo e descubra alguns dos motivos da importância do solo para a vida.

Resposta:

( B ) Muitas espécies de animais se alimentam da vegetação que cresce no solo, dos frutos que se formam nas árvores e do néctar das flores.

( D ) Sobre o solo são construídas as moradias, as estradas, as escolas, os hospitais, as indústrias, os parques e muito mais.

( A ) No solo, se desenvolvem as plantas cultivadas para alimentar os seres humanos.

( C ) O solo serve de abrigo para várias espécies de animais. Nele, os animais podem se esconder de predadores, criar seus filhotes e se proteger de condições meteorológicas desfavoráveis, como a chuva, a neve ou temperaturas muito altas.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Conhecer os astros

Uma fotógrafa tirou várias fotografias durante diferentes momentos do dia: de manhã, de tarde e à noite.

a) Descubra e escreva em qual período as fotografias foram tiradas.

b) Quais corpos celestes podem ser vistos no céu somente durante a noite?

c) E durante o dia?

d) Que elementos podem ser observados tanto no céu diurno como no céu noturno?

e) Que outra diferença pode ser notada no céu durante diferentes momentos do dia?

Resposta:

a) 

                                              Noite                                                                                          Tarde

                                          Manhã                                                                                              Noite

b) As estrelas (com exceção do Sol), os planetas, os meteoros e os cometas.

c) O Sol.

d) A Lua (com exceção da lua cheia) e as nuvens.

e) Nos diferentes momentos do dia, é possível observar a intensidade de luz solar e a alteração na cor do céu. No início da manhã, a coloração do céu vai passando de cinza para azul. No final da tarde, a cor do céu vai se tornando alaranjada, até que chega a noite, em que o céu se torna escuro.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Ciclos na natureza

Você já reparou nas mudanças que ocorrem no céu ao longo do dia? E das semanas? Compartilhe com os colegas o que você observou.

Resposta:

Resposta pessoal. Os alunos deverão relatar fenômenos como ver o nascer e o pôr do Sol; ter ficado um dia inteiro ao ar livre e notar a chegada da noite; bem como observar as fases da Lua.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Em casa

Observe a imagem e identifique os corpos celestes em: estrela, planetasatélite natural.

Resposta:

Atividade 01 - Projeto de Vida - Tema 1 – Conhecendo você! - Atividades - Autoavaliação: o que aprendi?

O controle de sua respiração tem sido um ato consciente? Como estão os seus pensamentos? Positivos ou negativos?

Resposta:

Neste momento, pode-se relembrar a atividade envolvendo a respiração que ocorreu na primeira aula e verificar se eles continuam fazendo relaxamento, meditação ou outros recursos para se acalmarem e diminuírem o estresse.

Atividade 01 - Projeto de Vida - Tema 1 – Conhecendo você! - Atividades - Resiliência: a medalha do desafio!

Escreva abaixo o que o impede de seguir em frente. Qual é sua preocupação? Ela é motivo suficiente para impedi-lo de avançar? O que aconteceria se você desse um passo adiante?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 5 - Consumo consciente - Exercício - Para refletir

LEIA A HISTÓRIA A SEGUIR.

OS IRMÃOS JOSÉ E PAULO ACORDARAM CEDINHO PARA BRINCAR DE BOLA. DEPOIS DE TOMAR CAFÉ DA MANHÃ, JOSÉ TOMOU BANHO, ESCOVOU OS DENTES E NÃO FECHOU BEM A TORNEIRA DA PIA. ELE VIU A ÁGUA ESCORRER, MAS NÃO SE INCOMODOU COM ISSO. PAULO PASSOU PELO CORREDOR, VIU A TORNEIRA ABERTA E IMEDIATAMENTE FOI FECHÁ-LA.

CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS SOBRE ESTAS QUESTÕES:

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 2 - O dinheiro no dia a dia - Exercício - Para Refletir

Leia a história a seguir.

Pedro estava na escola e, de repente, sentiu muita fome.

Quando o sinal do recreio soou, foi rapidamente até a cantina e pediu um lanche de R$ 4,00. Depois, deu à moça do caixa uma nota de R$ 5,00 para pagá-lo.

O menino já estava se afastando da cantina quando percebeu que, em vez de R$ 1,00, a moça havia lhe dado R$ 2,00 de troco.

Converse com o professor e os colegas sobre estas questões:

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 5 - Sustentabilidade em ação - Exercício - O que estudamos

Responda no caderno:

Resposta:

Respostas pessoais.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 3 - Negociação - Exercício - Para refletir

Leia a história a seguir.

Aos 6 anos, Ester ganhou uma casinha de bonecas, toda mobiliada, feita pelo avô. A menina sempre cuidou muito bem do brinquedo, limpando as peças e guardando tudo depois de brincar. Já se passaram quatro anos, mas quem vê a casinha diz que ela está tão bonita como no dia em que o avô presenteou a neta.

Marina, uma amiga de Ester, viu a casinha e ficou encantada. O pai de Marina prometeu comprar uma, mas Marina disse que não encontraria outra igual, que queria que o pai comprasse a casinha de Ester. Porém, Ester não desejava se desfazer do presente do avô.

Converse com o professor e os colegas sobre estas questões:

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas