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Observe a capa do livro a seguir.
Converse com os colegas e o professor para responder às seguintes questões:
a) Qual é o título do livro?
b) Quem é o autor? E o ilustrador?
c) Que elementos você vê representados na cena ilustrada na capa?
d) O que você acha que pode estar acontecendo ali?
a) O título do livro é De carta em carta.
b) A autora é Ana Maria Machado e o ilustrador, Nelson Cruz.
c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos notem uma pessoa escrevendo e outra sentada observando, alguém entregando um papel para outra pessoa, duas pessoas conversando, alguém lendo.
d) Resposta pessoal.
CALENDÁRIOS
OS CALENDÁRIOS NOS AJUDAM A ORGANIZAR O TEMPO. ELES SÃO DIVIDIDOS POR DIAS, MESES E ANOS.
VEJA A IMAGEM ABAIXO.
O CALENDÁRIO TEM 365 DIAS. A CADA QUATRO ANOS, TEM 366 DIAS, É O QUE CHAMAMOS DE ANO BISSEXTO.
O CALENDÁRIO USADO NO BRASIL E EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO É CHAMADO GREGORIANO, MAS EXISTEM OUTROS TIPOS DE CALENDÁRIO.
O QUE MOSTRA O CALENDÁRIO?
Os meses e dias do ano.
CRIANÇAS DO PASSADO: DIA A DIA DE ANTIGAMENTE
O QUE VOCÊ VÊ NAS FOTOGRAFIAS?
Três meninos trabalhando. Dois estão em uma fábrica de tecidos, o outro vende jornais em uma praça.
Escreva a medida do ângulo correspondente a cada giro da atleta representado abaixo. Use o símbolo que indica grau.
a) 180°
b) 90°
Segundo o que você aprendeu nas aulas, podemos afirmar que a oralidade é uma importante fonte histórica? Justifique sua resposta.
Sim, pois serve de fonte para diversos estudiosos, que, com documentos escritos e imagens, podem analisar melhor determinado tema e tempo.
Entreviste alguns funcionários da sua escola (um inspetor, um funcionário da limpeza e um da secretaria, um professor, o diretor, etc.), a fim de conhecer um pouco mais a história ou a realidade do colégio em que você estuda.
Siga estas orientações.
• Forme grupos de 4 ou 5 alunos.
• Com a ajuda do professor e dos colegas, construa um roteiro de perguntas para obter as informações que considerem mais interessantes sobre a escola: pode ser sobre o passado do colégio, a rotina, as dificuldades e os sucessos que a escola já viveu, etc.
• Depois, apresente as descobertas do grupo para a turma e compare as informações obtidas com as dos outros grupos. Busque pontos em comum e divergentes entre os relatos.
Aproveite o trabalho em grupo para estimular os alunos a respeitar as diferenças e aprender o momento de falar e de escutar uns aos outros, para auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais para a evolução deles.
Qual é a importância da oralidade?
A oralidade é importante para conservar aspectos da cultura de um povo e é tão fundamental quanto os documentos escritos, pois são formas diferentes de transmissão de saberes e de registros históricos.
Analise a sentença abaixo, identifique se está correta ou incorreta e justifique sua resposta.
Toda criança tem o dever de trabalhar para ajudar nas contas de casa.
A frase está incorreta, visto que o estudo é direito essencial de toda criança no Brasil, sendo proibido qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos.
O convívio de carros e motos no trânsito nem sempre é harmônico, devido à imprudência de quem os conduz e à crescente quantidade de veículos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Para discutir a viabilidade de se proibir a circulação de motos nos corredores que se formam entre as filas de carros nas vias públicas, o jornal Folha de S.Paulo publicou duas análises distintas, que desenvolvem diferentes argumentações que envolvem o direito à vida. Leia o texto para responder a questão a seguir.
Sim – Pare… e repense
Os números que envolvem os motociclistas falam por si. Apesar de representarem apenas 27% do total da frota de veículos brasileiros, desde 2009 eles são as principais vítimas de acidentes fatais e não fatais do trânsito brasileiro.
Diariamente 34 motociclistas perdem suas vidas no nosso trânsito; interrompem de maneira abrupta seus sonhos e deixam órfãos à procura de respostas. A vulnerabilidade dos motociclistas é de tal nível que a letalidade dos acidentes em que se envolvem chega a ser 17 vezes maior que a dos que atingem ocupantes de automóvel.
[…]
A maior dificuldade de os motociclistas serem vistos na via por outros condutores, o comportamento e a forma de conduzir a motocicleta, tais como excesso de velocidade e ultrapassagens arriscadas, interferem decisivamente no índice de mortalidade.
O deslocamento de motos nos chamados corredores, o espaço entre duas filas de veículos, é agravante nos acidentes, principalmente na velocidade em que se deslocam quando os outros veículos também estão em movimento.
[…]
Analogamente ao que aconteceu com a obrigatoriedade do cinto de segurança e do uso do capacete, a proibição da circulação dos motociclistas nos corredores é marcador de tendência e modificador de comportamento. Assim, pretende-se que a formulação de legislação específica possa também ser capaz de modificar o padrão atual de circulação.
[…]
ADURA, Flávio Emir; YASSINE, Aly Said. Pare... e repense. Folha de S.Paulo, 21 out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.
Assinale a alternativa que faça um comentário correto acerca dos recursos argumentativos empregados no texto:
No primeiro parágrafo, é evidente a incoerência entre os dados de que as motocicletas representam cerca de da frota de veículos nacional e de que os motociclistas figuram como as principais vítimas fatais e não fatais do trânsito.
Ao ressaltar que a letalidade dos acidentes envolvendo motocicletas é 17 vezes maior que a de acidentes com automóveis, fica clara a intenção dos autores do artigo de culpar os motociclistas por acidentes fatais.
Há uma contradição no 3º parágrafo: enquanto a dificuldade de visualização dos motociclistas é argumento favorável à proibição de circularem nos corredores, excesso de velocidade e ultrapassagens arriscadas jogam o problema para os condutores das motos.
Ao destacar a velocidade excessiva e perigosa com que as motos se deslocam entre os carros, os autores se colocam contra o uso de motocicletas como forma de transporte urbano.
A analogia com a implantação da obrigatoriedade do cinto de segurança em automóveis, feita no 5º parágrafo, serve como argumento favorável à interferência do estado no comportamento do cidadão, em defesa da vida.
Atualmente, a comunicação entre as pessoas é extremamente dinâmica e rápida, independentemente da distância a que se encontram os interlocutores. A aproximação e a velocidade são possíveis com o uso de mensagens eletrônicas via internet, como e-mails, torpedos, postagens em redes sociais, entre outras. Todas essas formas de comunicação podem interligar pessoas em diferentes países a qualquer momento.
Caio enviou um e-mail para cinco colegas espalhados pelo mundo. Ordene as sílabas embaralhadas e descubra o nome dos países onde moram essas pessoas.
Assinale a alternativa que não representa um tipo de trabalho que predomina em uma cidade.
(UPF-RS) Radioatividade é a denominação recebida em razão da capacidade que certos átomos têm de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis para adquirir estabilidade.
Considerando a informação apresentada, assinale a alternativa incorreta.
A emissão de partículas alfa (α) e beta (β) pelo núcleo faz com que o átomo radioativo de determinado elemento químico se transforme num átomo de um elemento químico diferente.
Partículas alfa (α) são partículas denominadas “pesadas”, com carga elétrica positiva, constituídas de 2 prótons e de 2 nêutrons (como em um núcleo de hélio).
A radiação gama () apresenta um pequeno poder de ionização, pois este depende quase exclusivamente da carga elétrica; assim, a radiação praticamente não forma íons.
Os danos causados aos seres humanos pelas partículas alfa (α) são considerados pequenos, uma vez que tais partículas podem ser detidas pelas camadas de células mortas da pele.
O poder de penetração da radiação gama () é considerado pequeno e pode ser detido por uma folha de papel ou uma chapa de alumínio de espessura menor do que 1 mm.
GARFIELD PARECE NÃO TER ENTENDIDO O QUE SIGNIFICA MUDAR HÁBITOS ALIMENTARES. LEIA A TIRINHA
AGORA, MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA A RESPEITO DOS HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS.
a) ALIMENTOS SAUDÁVEIS CAUSAM PROBLEMAS AO CORAÇÃO.
b) ALIMENTOS SAUDÁVEIS SÃO AQUELES QUE CONTÊM BASTANTE AÇÚCAR E GORDURA.
c) ALIMENTOS SAUDÁVEIS FORNECEM BONS NUTRIENTES E FIBRAS AO CORPO.
d) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS QUE OS ALIMENTOS IN NATURA.
X c) ALIMENTOS SAUDÁVEIS FORNECEM BONS NUTRIENTES E FIBRAS AO CORPO.
Complete as pétalas abaixo com substantivos derivados de flor.
(Enem PPL) Para a produção de etanol combustível, as usinas retiram água do leito de rios próximos, reutilizando-a nas suas instalações. A vinhaça, resíduo líquido gerado nesse processo, é diluída para ser adicionada ao solo, utilizando uma técnica chamada de fertirrigação. Por meio desse procedimento, o fósforo e o potássio, essenciais à produção de cana-de-açúcar, são devolvidos ao solo, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos.
Essa intervenção humana no destino da vinhaça tem como resultado a diminuição do impacto ambiental referente à
erosão do solo.
produção de chuva ácida.
elevação da temperatura global.
eutrofização de lagos e represas.
contaminação de rios por pesticidas.
QUANDO VOCÊ FAZ AS ATIVIDADES A SEGUIR? PINTE OS QUADRINHOS PARA RESPONDER USANDO AS CORES ABAIXO.
Respostas pessoais.
ANTES DE EXISTIREM CALENDÁRIOS E RELÓGIOS, COMO AS PESSOAS PERCEBIAM A PASSAGEM DO TEMPO?
Por meio dos fenômenos da natureza, como o nascer e o pôr do Sol.
(UFJF-MG) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi um dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
I – Thomson, II – Dalton, III – Rutherford-Bohr.
I – Rutherford-Bohr, II – Thomson, III – Dalton.
I – Dalton, II – Rutherford-Bohr, III – Thomson.
I – Dalton, II – Thomson, III – Rutherford-Bohr.
I – Thomson, II – Rutherford-Bohr, III – Dalton.
Observe este ângulo.
a) De acordo com a medida da abertura, qual é a classificação do ângulo acima?
b) Você saberia dizer qual é a medida desse ângulo, em graus?
a) Obtuso.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos, com base no que já estudaram neste módulo, recordem-se de que o transferidor é um instrumento usado para medir e construir ângulos. Comente com os alunos que, geralmente, com base na observação apenas, pode até ser que não haja dificuldades para classificar um ângulo de acordo com a medida de sua abertura; porém, não é possível obter com precisão a medida em graus sem utilizar um instrumento adequado para fazer a medição.
Se um historiador estiver entrevistando alguém para uma pesquisa e o entrevistado não se lembrar de algo ou se confundir e passar uma informação errada, a entrevista perde o valor? Discuta com os colegas.
Não, pois o historiador utilizará também outras fontes para analisar um fato histórico e chegar às próprias conclusões, isto é, uma versão da história, já que não existe uma história única.
A palavra “griô” refere-se aos contadores de histórias em muitas regiões do continente africano. Responsáveis pela transmissão de conhecimentos, os griôs utilizam-se da oralidade para repassar valores e elementos culturais de sua comunidade para os outros membros.
O costume de sentar-se embaixo de uma árvore, contar e ouvir histórias está relacionado a essa tradição dos griôs. Esses narradores também podem transmitir seus saberes por meio de canções.
Você já se sentou embaixo de uma árvore para ouvir histórias? Costuma se comunicar com as pessoas utilizando apenas a oralidade? Converse com os colegas e o professor sobre essa prática.
É interessante que os alunos relatem suas experiências e troquem informações sobre isso. Caso julgue conveniente, conduza esse trabalho no pátio, ao ar livre, ou com uma disposição das carteiras ou dos alunos diferente da que estão acostumados na sala de aula, como forma de valorizar a oralidade.
O “conflito” como norma social
O mundo seria, em sua origem, bem feito, bem ordenado? Seria o homem que, guiado por um espírito maligno (a visão bíblica do pecado original) ou pervertido pela sociedade (visão rousseauniana), promoveria a desordem? Ou o mundo, em sua origem, se apresenta de maneira desordenada, e é o homem que procuraria ordená-lo? Esta é uma longa discussão filosófica, desde a Antiguidade grega e romana, passando pelo Iluminismo, até Immanuel Kant: “a paz não é um estado natural”. Pode-se, igualmente, sem entrar num debate filosófico ou teológico, basear-se no que as ciências humanas sociais ensinam: (i) o mundo natural é ordenado por suas próprias leis, mas estas, principalmente no reino animal, são de predação e de sobrevivência; (ii) a história nos ensina que, desde a origem dos tempos (o neolítico), os grupos humanos se faziam e desfaziam, guerreando-se; (iii) mas, ao mesmo tempo, considerando que as leis da natureza e da guerra são cruéis e amorais (a razão do mais forte), o homem tenta substituí-las por uma outra ordem que lhe seja benéfica: a ordem da cultura. Desse modo, todas as sociedades evoluem segundo um mesmo processo: situação de conflito>tentativa de regulação>estabelecimento de um equilíbrio, e depois, novamente: conflito>regulação>equilíbrio>etc.
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016. p. 10-11.
Para apresentar e ressaltar seu ponto de vista sobre a ordem da cultura, são mencionadas duas visões distintas acerca da ordenação do mundo: a bíblica e a rousseauniana. Como não eram o foco principal da reflexão do autor, nenhuma delas foi desenvolvida para abrir espaço aos três ensinamentos das Ciências Sociais. A fim de dar mais luz aos diversos modos de entender a relação do homem com a natureza, explique:
a) Como o texto bíblico relaciona a atuação humana e a “(des)ordenação do mundo”?
b) Em que medida a interpretação de Jean-Jacques Rousseau sobre o mesmo tema se relaciona à visão bíblica?
a) Segundo a concepção bíblica retratada no episódio do pecado original de Adão e Eva no Jardim do Éden, o estado de harmonia e perfeição natural é abalado pelo erro original: Eva, induzida pelo mal, simbolizado pela serpente, desobedece à ordem divina de não comer do fruto do conhecimento. Sob esse ângulo, as tensões que caracterizam as relações do homem com a natureza têm origem em uma força maligna, que impõe o caos e a necessidade de busca pela harmonia e que é mais forte do que a vontade humana.
b) Jean-Jacques Rousseau parte de um princípio semelhante ao da visão bíblica: um estado original mítico − em que seres humanos vivem em plena harmonia com a natureza e manifestam profunda integração e compaixão uns pelos outros − é corrompido. Contudo, para Rousseau, a força maligna é a própria sociedade, promotora da opressão e da desigualdade, males resultantes do desenvolvimento da razão, que sufoca os sentimentos inatos de bondade e compaixão humanos. Segundo essa visão, exposta em O contrato social, a relação com a realidade é profunda e negativamente afetada pela vida social tal qual a constituímos.
Observe
Quando você observa as imagens A e B na página anterior, o que chama mais a sua atenção?
Resposta pessoal.
A palavra ideologia foi usada, pela primeira vez, em 1823, vinda do francês. O termo foi criado pelo filósofo Destutt de Tracy (1754-1836), ainda no final do século XVIII, para designar a “ciência dos fenômenos mentais”, mas acabou sendo usado com outras conotações ao longo da história.
Napoleão Bonaparte, por exemplo, chegou a fazer um discurso em 1812 em que condenava seus opositores, chamando-os de “ideólogos” e dizendo que eles tinham uma visão falsa, equivocada, distorcida, ilusória da realidade francesa.
Um pouco mais tarde, Émile Durkheim (1858-1917), um dos fundadores da Sociologia moderna, vai em direção parecida, afirmando, em As regras do método sociológico, que todas as ciências passam por uma fase ideológica, em que “conceitos grosseiramente formados” se sobrepunham à observação, à descrição e à comparação das “coisas”.
Considerando os sentidos que o texto confere ao termo ideologia, responda:
a) O uso que Napoleão faz do termo tem conotação positiva ou negativa? Justifique sua resposta pensando na origem da palavra.
b) Durkheim acredita que ciência e ideologia podem caminhar juntas? Explique seu ponto de vista.
a) Negativa. Napoleão parece, com base na própria origem da palavra, associar ideologia a ideia ou ideal, indicando que a ideologia está no nível das falsas abstrações e, por isso, distante da realidade material, palpável, tangível.
b) Não. Durkheim acredita que a ideologia produz “conceitos grosseiramente formados”, que, como tais, afastam-se da verdadeira ciência, a qual deve buscar a observação, a descrição e a comparação das “coisas”. Durkheim, intelectual do século XIX, acreditava, influenciado pelo positivismo e por correntes de pensamento semelhantes, que a ciência podia prescindir das visões de mundo particulares.
Assinale o quadrinho classificando o encontro vocálico de cada palavra.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DE TODAS AS PESSOAS TEREM MORADIA?
Espera-se que os alunos reflitam sobre o conforto e a segurança, para que todos tenham condições dignas para satisfazer suas necessidades básicas.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
O QUE ACONTECEU COM OS MORANGOS? COMO ISSO PODERIA SER EVITADO?
Professor, converse com os alunos e colha as experiências deles com alimentos estragados. Certamente já viram e presenciaram esse fenômeno. Pergunte como os órgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, tato) foram determinantes para evitar que ingerissem produtos estragados. Depois, resgate o tema microrganismos, visto no módulo anterior (em que os alunos estudaram onde se encontram os microrganismos e como eles afetam nosso corpo), e pergunte onde estão os microrganismos. Leve-os a compreender que os microrganismos afetam os alimentos, os quais, se ingeridos, podem causar doenças. Os tipos de microrganismo (fungos, bactérias, etc.) serão estudados nos módulos seguintes.
Como você explicaria a mensagem principal do cartaz?
Espera-se que os alunos reconheçam a doação de sangue como um gesto de amor ao próximo, uma vez que salva vidas.
Relacione as colunas. De acordo com a classificação dos substantivos, assinale a alternativa correta.
2 – 1 – 2 – 1
1 – 1 – 2 – 2
2 – 2 – 2 – 1
2 – 2 – 1 – 1
QUAL ALIMENTO É MAIS NUTRITIVO: UMA LARANJA OU UM PACOTE DE BISCOITO RECHEADO?
A laranja, pois ela apresenta nutrientes de melhor qualidade e é um alimento não processado pela indústria. Os biscoitos são alimentos bastante processados, com gordura, açúcar, conservantes e realçadores de cor e sabor. Neste momento é importante não julgar os hábitos dos alunos, e sim diagnosticar o que eles entendem por “nutritivo”.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas