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Questão 01 - História - Domínios da História - Atividade 5 - Vida urbana e urbanização - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(Enem)

No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só aparecerá com as cidades.

LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)



( a )

apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato. 

( b )

relação entre desenvolvimento urbano e divisão de trabalho.

( c )

importância organizacional das corporações de ofício. 

( d )

progressiva expansão da educação escolar.

( e )

acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 3 - Trovadorismo e Humanismo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ESPM-SP) O amor cortês foi um gênero praticado desde os trovadores medievais europeus. Nele a devoção masculina por uma figura feminina inacessível foi uma atitude constante. A opção cujos versos confirmam o exposto é:



( a )

Eras na vida a pomba predileta [...] Eras o idílio de um amor sublime. Eras a glória, – a inspiração, – a pátria, O porvir de teu pai!

Fagundes Varela

( b )

Carnais, sejam carnais tantos desejos, Carnais sejam carnais tantos anseios, Palpitações e frêmitos e enleios Das harpas da emoção tantos arpejos...

Cruz e Sousa

( c )

Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nenhuma lágrima Em pálpebra demente.

Álvares de Azevedo

( d )

Em teu louvor, Senhora, estes meus versos E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, E os meus olhos mortais, em dor imersos, Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. 

Alphonsus de Guimaraens

( e )

Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer amar e malamar, amar, desamar, amar? 

Carlos Drummond de Andrade

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Capítulo 2 - Os dois níveis da leitura - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

A adoção do cardápio indígena introduziu nas cozinhas e zonas de serviço das moradas brasileiras equipamentos desconhecidos no Reino. Instalou nos alpendres roceiros a prensa de espremer mandioca ralada para farinha. Nos inventários paulistas é comum a menção de tal fato. No inventário de Pedro Nunes, por exemplo, efetuado em 1623, fala-se num sítio nas bandas do Ipiranga “com seu alpendre e duas camarinhas no dito alpendre com a prensa no dito sítio” que deveria comprimir nos tipitis toda a massa proveniente do mandiocal também inventariado. Mas a farinha não exigia somente a prensa – pedia, também, raladores, cochos de lavagem e forno ou fogão. Era normal, então, a casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros e próxima à cozinha.

LEMOS, Carlos A. C. Cozinhas, etc.

Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em:



( a )

A prensa é paralela aos tipitis. 

( b )

A casa de fazer farinha é adjacente aos telheiros. 

( c )

As duas camarinhas são transversais à cozinha. 

( d )

O alpendre é perpendicular às zonas de serviço. 

( e )

O mandiocal e o Ipiranga são equidistantes do sítio.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Capítulo 1 - Fatores de textualidade - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFPR)

A épica narrativa de nosso caminho até aqui

Quando viajamos para o exterior, muitas vezes passamos pela experiência de aprender mais sobre o nosso país. Ao nos depararmos com uma realidade diferente daquela em que estamos imersos cotidianamente, o estranhamento serve de alerta: deve haver uma razão, um motivo, para que as coisas funcionem em cada lugar de um jeito. Presentes diferentes só podem resultar de passados diferentes. Essa constatação pode ser um poderoso impulso para conhecer melhor a nossa história.

Algo assim vem ocorrendo no campo de estudos sobre o Sistema Solar. O florescimento da busca de planetas extrassolares – aqueles que orbitam em torno de outras estrelas – equivaleu a dar uma espiadinha no país vizinho, para ver como vivem “seus habitantes”. Os resultados são surpreendentes. Em certos sistemas, os planetas estão tão perto de suas estrelas que completam uma órbita em poucos dias. Muitos são gigantes feitos de gás, e alguns chegam a possuir mais de seis vezes a massa e quase sete vezes o raio de Júpiter, o grandalhão do nosso sistema. Já os nossos planetas rochosos, classe em que se enquadram Terra, Mercúrio, Vênus e Marte, parecem ser mais bem raros do que imaginávamos a princípio.

[...]

NOGUEIRA, Paulo. Scientific American – Brasil – n. 168, jun. 2016.

O autor inicia o texto falando de nosso estranhamento quando conhecemos outros países, com seus usos e costumes. Ao fazer isso, sua intenção é:



( a )

contrapor as características inusitadas de nosso sistema solar com os costumes diferentes de outros países. 

( b )

chamar a atenção para o fato de que as coisas funcionam em cada lugar de um jeito. 

( c )

alertar para que os turistas percebam que os usos e costumes de nosso país são muito diferentes dos de outros países. 

( d )

fazer uma analogia com o comportamento científico que devemos ter para compreendermos o surgimento da Terra. 

( e )

mostrar que o sistema solar tem planetas diferentes: alguns de formação rochosa e outros de formação gasosa.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A sétima arte conta histórias - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Leia a seguir uma resenha sobre esse filme divertidíssimo!

Divertida Mente

Mary Ellen Farias dos Santos

[...] Em “Divertida Mente”, tudo começa no nascimento da jovem Riley. Já aos 11 anos, a garota divertida enfrenta mudanças importantes em sua vida. Calma! Além dos “problemas” da puberdade, ela precisa deixar a cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco...

[...] É em São Francisco que o cérebro de Riley passa a lidar – mais frequentemente – com várias emoções distintas, como a Alegria, o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza. Quem são eles na história? Os personagens que convivem de modo organizado e fazem a narrativa ganhar ritmo e, claro, emoção. No entanto, a Alegria perde o controle geral quando Riley tem um momento complicado na nova escola. Resultado: Todas as emoções se misturam.

Antes que toda a situação seja normalizada, ou melhor, reestruturada, é difícil segurar as lágrimas. Sim! “Divertida Mente” consegue ser um filme infantil, mas de conteúdo tão bom que também se comunica com os adultos. Afinal, quem nunca teve uma explosão confusa de emoções e, então, sentiu saudade da infância? É imperdível!

Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2017.

Escreva nos quadrinhos o número referente ao grau do adjetivo de cada frase.

1. Grau normal

2. Grau comparativo de superioridade

3. Grau superlativo absoluto analítico

4. Grau superlativo relativo de superioridade

(  ) A Alegria se achava mais importante que as outras emoções.

(  ) “[...] Riley tem um momento complicado na nova escola...”

(  ) “Antes que toda a situação seja normalizada, ou melhor, restruturada, é difícil segurar as lágrimas.”

(  ) As emoções de Riley estavam muito misturadas.

Resposta:

2

1

1

3

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Adição - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Resolva da maneira que preferir as adições a seguir.

a) 746 + 551 = 

b) 888 + 432 =

Resposta:

a) 1297

b) 1320

Questão 01 - História - Módulo 2 - O tempo passa - Exercícios - Para aprender: O dia tem muitas horas - BY NC 3.0BR

QUANDO VOCÊ FAZ AS ATIVIDADES A SEGUIR? PINTE OS QUADRINHOS PARA RESPONDER USANDO AS CORES ABAIXO.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - História - Módulo 2 - O tempo passa - Exercícios - Para aprender: Calendários - BY NC 3.0BR

ANTES DE EXISTIREM CALENDÁRIOS E RELÓGIOS, COMO AS PESSOAS PERCEBIAM A PASSAGEM DO TEMPO?

Resposta:

Por meio dos fenômenos da natureza, como o nascer e o pôr do Sol.

Questão 01 - Química - Atomística - Capítulo 1 - Evolução dos modelos atômicos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFJF-MG) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi um dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:

Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.



( a )

I – Thomson, II – Dalton, III – Rutherford-Bohr. 

( b )

I – Rutherford-Bohr, II – Thomson, III – Dalton. 

( c )

I – Dalton, II – Rutherford-Bohr, III – Thomson. 

( d )

I – Dalton, II – Thomson, III – Rutherford-Bohr. 

( e )

I – Thomson, II – Rutherford-Bohr, III – Dalton.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Ângulos, retas e coordenadas cartesianas - Exercícios - Para aprender: Medição de ângulos utilizando o transferidor - BY NC 3.0BR

Observe este ângulo.

a) De acordo com a medida da abertura, qual é a classificação do ângulo acima?

b) Você saberia dizer qual é a medida desse ângulo, em graus?

Resposta:

a) Obtuso.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos, com base no que já estudaram neste módulo, recordem-se de que o transferidor é um instrumento usado para medir e construir ângulos. Comente com os alunos que, geralmente, com base na observação apenas, pode até ser que não haja dificuldades para classificar um ângulo de acordo com a medida de sua abertura; porém, não é possível obter com precisão a medida em graus sem utilizar um instrumento adequado para fazer a medição.

Questão 01 - História - Módulo 2 - A oralidade como forma de registro histórico - Exercício - Para aprender: A oralidade como fonte histórica - BY NC 3.0BR

Se um historiador estiver entrevistando alguém para uma pesquisa e o entrevistado não se lembrar de algo ou se confundir e passar uma informação errada, a entrevista perde o valor? Discuta com os colegas.

Resposta:

Não, pois o historiador utilizará também outras fontes para analisar um fato histórico e chegar às próprias conclusões, isto é, uma versão da história, já que não existe uma história única.

Questão 01 - História - Módulo 2 - A oralidade como forma de registro histórico - Exercício - Para aprender: Os griôs africanos - BY NC 3.0BR

A palavra “griô” refere-se aos contadores de histórias em muitas regiões do continente africano. Responsáveis pela transmissão de conhecimentos, os griôs utilizam-se da oralidade para repassar valores e elementos culturais de sua comunidade para os outros membros.

O costume de sentar-se embaixo de uma árvore, contar e ouvir histórias está relacionado a essa tradição dos griôs. Esses narradores também podem transmitir seus saberes por meio de canções.

 Você já se sentou embaixo de uma árvore para ouvir histórias? Costuma se comunicar com as pessoas utilizando apenas a oralidade? Converse com os colegas e o professor sobre essa prática.

Resposta:

É interessante que os alunos relatem suas experiências e troquem informações sobre isso. Caso julgue conveniente, conduza esse trabalho no pátio, ao ar livre, ou com uma disposição das carteiras ou dos alunos diferente da que estão acostumados na sala de aula, como forma de valorizar a oralidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Atividade 2 - Argumentação e interação social - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O “conflito” como norma social

O mundo seria, em sua origem, bem feito, bem ordenado? Seria o homem que, guiado por um espírito maligno (a visão bíblica do pecado original) ou pervertido pela sociedade (visão rousseauniana), promoveria a desordem? Ou o mundo, em sua origem, se apresenta de maneira desordenada, e é o homem que procuraria ordená-lo? Esta é uma longa discussão filosófica, desde a Antiguidade grega e romana, passando pelo Iluminismo, até Immanuel Kant: “a paz não é um estado natural”. Pode-se, igualmente, sem entrar num debate filosófico ou teológico, basear-se no que as ciências humanas sociais ensinam: (i) o mundo natural é ordenado por suas próprias leis, mas estas, principalmente no reino animal, são de predação e de sobrevivência; (ii) a história nos ensina que, desde a origem dos tempos (o neolítico), os grupos humanos se faziam e desfaziam, guerreando-se; (iii) mas, ao mesmo tempo, considerando que as leis da natureza e da guerra são cruéis e amorais (a razão do mais forte), o homem tenta substituí-las por uma outra ordem que lhe seja benéfica: a ordem da cultura. Desse modo, todas as sociedades evoluem segundo um mesmo processo: situação de conflito>tentativa de regulação>estabelecimento de um equilíbrio, e depois, novamente: conflito>regulação>equilíbrio>etc.

CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016. p. 10-11.

Para apresentar e ressaltar seu ponto de vista sobre a ordem da cultura, são mencionadas duas visões distintas acerca da ordenação do mundo: a bíblica e a rousseauniana. Como não eram o foco principal da reflexão do autor, nenhuma delas foi desenvolvida para abrir espaço aos três ensinamentos das Ciências Sociais. A fim de dar mais luz aos diversos modos de entender a relação do homem com a natureza, explique:

a) Como o texto bíblico relaciona a atuação humana e a “(des)ordenação do mundo”?

b) Em que medida a interpretação de Jean-Jacques Rousseau sobre o mesmo tema se relaciona à visão bíblica?

Resposta:

a) Segundo a concepção bíblica retratada no episódio do pecado original de Adão e Eva no Jardim do Éden, o estado de harmonia e perfeição natural é abalado pelo erro original: Eva, induzida pelo mal, simbolizado pela serpente, desobedece à ordem divina de não comer do fruto do conhecimento. Sob esse ângulo, as tensões que caracterizam as relações do homem com a natureza têm origem em uma força maligna, que impõe o caos e a necessidade de busca pela harmonia e que é mais forte do que a vontade humana.

b) Jean-Jacques Rousseau parte de um princípio semelhante ao da visão bíblica: um estado original mítico − em que seres humanos vivem em plena harmonia com a natureza e manifestam profunda integração e compaixão uns pelos outros − é corrompido. Contudo, para Rousseau, a força maligna é a própria sociedade, promotora da opressão e da desigualdade, males resultantes do desenvolvimento da razão, que sufoca os sentimentos inatos de bondade e compaixão humanos. Segundo essa visão, exposta em O contrato social, a relação com a realidade é profunda e negativamente afetada pela vida social tal qual a constituímos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Combinações e equivalências - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Observe

Quando você observa as imagens A e B na página anterior, o que chama mais a sua atenção?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Atividade 3 - Discurso e ideologia - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A palavra ideologia foi usada, pela primeira vez, em 1823, vinda do francês. O termo foi criado pelo filósofo Destutt de Tracy (1754-1836), ainda no final do século XVIII, para designar a “ciência dos fenômenos mentais”, mas acabou sendo usado com outras conotações ao longo da história.

Napoleão Bonaparte, por exemplo, chegou a fazer um discurso em 1812 em que condenava seus opositores, chamando-os de “ideólogos” e dizendo que eles tinham uma visão falsa, equivocada, distorcida, ilusória da realidade francesa.

Um pouco mais tarde, Émile Durkheim (1858-1917), um dos fundadores da Sociologia moderna, vai em direção parecida, afirmando, em As regras do método sociológico, que todas as ciências passam por uma fase ideológica, em que “conceitos grosseiramente formados” se sobrepunham à observação, à descrição e à comparação das “coisas”.

 Considerando os sentidos que o texto confere ao termo ideologia, responda:

a) O uso que Napoleão faz do termo tem conotação positiva ou negativa? Justifique sua resposta pensando na origem da palavra.

b) Durkheim acredita que ciência e ideologia podem caminhar juntas? Explique seu ponto de vista. 

Resposta:

a) Negativa. Napoleão parece, com base na própria origem da palavra, associar ideologia a ideia ou ideal,  indicando que a ideologia está no nível das falsas abstrações e, por isso, distante da realidade material, palpável, tangível.

b) Não. Durkheim acredita que a ideologia produz “conceitos grosseiramente formados”, que, como tais, afastam-se  da verdadeira ciência, a qual deve buscar a observação, a descrição e a comparação das “coisas”. Durkheim,  intelectual do século XIX, acreditava, influenciado pelo positivismo e por correntes de pensamento semelhantes,  que a ciência podia prescindir das visões de mundo particulares.

Questão 01 - Matemática - Modelagem geométrica de problemas - Capítulo 4 - Ângulos e circunferências - Exercícios - BY NC 3.0BR

Em cada item abaixo, determine a medida x, em graus, dos ângulos indicados nas circunferências de centro O.

Resposta:

a) 27°

b) 80°

Questão 01 - Física - Cinemática - Capítulo 1 - Cinemática escalar. Conceitos fundamentais - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Conta-se que um curioso incidente aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. Quando voava a uma altitude de dois mil metros, um piloto francês viu o que acreditava ser uma mosca parada perto de sua face. Apanhando-a rapidamente, ficou surpreso ao verificar que se tratava de um projétil alemão.

PERELMAN, J. Aprenda física brincando. São Paulo: Hemus, 1970

O piloto consegue apanhar o projétil, pois



( a )

ele foi disparado em direção ao avião francês, freado pelo ar e parou justamente na frente do piloto.

( b )

o avião se movia no mesmo sentido que o dele, com velocidade visivelmente superior.

( c )

ele foi disparado para cima com velocidade constante, no instante em que o avião francês passou.

( d )

o avião se movia no sentido oposto ao dele, com velocidade de mesmo valor.

( e )

o avião se movia no mesmo sentido que o dele, com velocidade de mesmo valor.

Questão 01 - Biologia - Zoologia - Capítulo 1 - Classificação biológica, nomenclatura científica e noções de sistemática filogenética - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.

Pensando nas características de alguns seres representados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino



( a )

Animalia agrupa os seres vivos unicelulares e pluricelulares, organizados em vertebrados e invertebrados. 

( b )

Fungi é formado por seres vivos autótrofos, como os cogumelos e os bolores. 

( c )

Protoctista reúne as algas e os protozoários exclusivamente pluricelulares. 

( d )

Monera inclui as bactérias que não têm núcleo e nem material genético. 

( e )

Plantae agrupa seres vivos pluricelulares, clorofilados e eucariontes.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Isso é muito divertido! - Atividades (pg. 72 - 76) - BY NC 3.0BR

Releia o trecho a seguir e responda ao que se pede.

[...] abriga no seu platô a cidade de Teixeira, terra de poetas, terra de meus ancestrais da família Nunes.

a) Seria possível eliminar as palavras destacadas no trecho acima?

b) O que aconteceria com o texto caso essas palavras fossem retiradas?

Resposta:

a) Os alunos devem notar que não seria possível excluir as preposições em destaque.

b) Sem elas, as relações entre as palavras ficam sem sentido e o texto fica incompreensível.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A sétima arte conta histórias - Exercícios - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

Escrevendo resenha

Vamos escrever um guia de cinema?

Pense nos filmes que você viu recentemente e faça uma lista. Ela servirá para compor a relação dos filmes vistos pela turma. Quando sua lista estiver pronta, você escolherá um filme e escreverá uma resenha sobre ele.

Lembre-se de que sua resenha fará parte de um guia que recomendará ou desaconselhará ao leitor que veja determinado filme. Por isso, o filme que você escolher pode ser bom ou ruim. O que importa é que sua resenha apresente uma avaliação positiva ou negativa sobre ele.

Planejamento

• Relembre o filme ou, se preciso, veja-o mais uma vez.

• Analise a história: a trama é original? Quem é o protagonista? E o vilão? Há outros personagens importantes? O final é surpreendente?

• Observe como o filme foi feito: as imagens são bonitas? A música chama a atenção? Se for animação, ela é bem-feita? Se não for, que ator se destaca?

• Pesquise os dados da ficha técnica do filme em guias de cinema. Cuidado: não vale copiar a resenha dos outros. A opinião sobre o filme deve ser a sua!

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios - Para explorar: Cantinho da leitura - BY NC 3.0BR

Observe a capa do livro a seguir.

Converse com os colegas e o professor para responder às seguintes questões:

a) Qual é o título do livro?

b) Quem é o autor? E o ilustrador?

c) Que elementos você vê representados na cena ilustrada na capa?

d) O que você acha que pode estar acontecendo ali?

Resposta:

a) O título do livro é De carta em carta.

b) A autora é Ana Maria Machado e o ilustrador, Nelson Cruz.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos notem uma pessoa escrevendo e outra sentada observando, alguém entregando um papel para outra pessoa, duas pessoas conversando, alguém lendo.

d) Resposta pessoal.

Questão 01 - História - Módulo 2 - O tempo passa - Exercícios (pg. 24) - BY NC 3.0BR

CALENDÁRIOS

OS CALENDÁRIOS NOS AJUDAM A ORGANIZAR O TEMPO. ELES SÃO DIVIDIDOS POR DIAS, MESES E ANOS.

VEJA A IMAGEM ABAIXO.

O CALENDÁRIO TEM 365 DIAS. A CADA QUATRO ANOS, TEM 366 DIAS, É O QUE CHAMAMOS DE ANO BISSEXTO.

O CALENDÁRIO USADO NO BRASIL E EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO É CHAMADO GREGORIANO, MAS EXISTEM OUTROS TIPOS DE CALENDÁRIO.

O QUE MOSTRA O CALENDÁRIO?

Resposta:

Os meses e dias do ano.

Questão 01 - História - Módulo 2 - O tempo passa - Exercícios - Para aprender - Crianças do passado: Dia a dia de antigamente - BY NC 3.0BR

CRIANÇAS DO PASSADO: DIA A DIA DE ANTIGAMENTE

O QUE VOCÊ VÊ NAS FOTOGRAFIAS?

Resposta:

Três meninos trabalhando. Dois estão em uma fábrica de tecidos, o outro vende jornais em uma praça.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Ângulos, retas e coordenadas cartesianas - Exercício - Para aprender: Definição de grau - BY NC 3.0BR

Escreva a medida do ângulo correspondente a cada giro da atleta representado abaixo. Use o símbolo que indica grau.

Resposta:

a) 180°

b) 90°

Questão 01 - História - Módulo 2 - A oralidade como forma de registro histórico - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Segundo o que você aprendeu nas aulas, podemos afirmar que a oralidade é uma importante fonte histórica? Justifique sua resposta.

Resposta:

Sim, pois serve de fonte para diversos estudiosos, que, com documentos escritos e imagens, podem analisar melhor determinado tema e tempo.

Questão 01 - História - Módulo 2 - A oralidade como forma de registro histórico - Exercício - Para explorar - BY NC 3.0BR

Entreviste alguns funcionários da sua escola (um inspetor, um funcionário da limpeza e um da secretaria, um professor, o diretor, etc.), a fim de conhecer um pouco mais a história ou a realidade do colégio em que você estuda.

Siga estas orientações.

• Forme grupos de 4 ou 5 alunos.

• Com a ajuda do professor e dos colegas, construa um roteiro de perguntas para obter as informações que considerem mais interessantes sobre a escola: pode ser sobre o passado do colégio, a rotina, as dificuldades e os sucessos que a escola já viveu, etc.

• Depois, apresente as descobertas do grupo para a turma e compare as informações obtidas com as dos outros grupos. Busque pontos em comum e divergentes entre os relatos.

Resposta:

Aproveite o trabalho em grupo para estimular os alunos a respeitar as diferenças e aprender o momento de falar e de escutar uns aos outros, para auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais para a evolução deles.

Questão 01 - História - Módulo 2 - A oralidade como forma de registro histórico - Exercícios - Para aprender: A tradição oral e a memória dos povos - BY NC 3.0BR

Qual é a importância da oralidade?

Resposta:

A oralidade é importante para conservar aspectos da cultura de um povo e é tão fundamental quanto os documentos escritos, pois são formas diferentes de transmissão de saberes e de registros históricos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - A cidade e o trabalho - Exercícios - Para aprender: Eu também preciso trabalhar? - BY NC 3.0BR

Analise a sentença abaixo, identifique se está correta ou incorreta e justifique sua resposta.

Toda criança tem o dever de trabalhar para ajudar nas contas de casa.

Resposta:

A frase está incorreta, visto que o estudo é direito essencial de toda criança no Brasil, sendo proibido qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Atividade 2 - Argumentação e interação social - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

O convívio de carros e motos no trânsito nem sempre é harmônico, devido à imprudência de quem os conduz e à crescente quantidade de veículos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Para discutir a viabilidade de se proibir a circulação de motos nos corredores que se formam entre as filas de carros nas vias públicas, o jornal Folha de S.Paulo publicou duas análises distintas, que desenvolvem diferentes argumentações que envolvem o direito à vida. Leia o texto para responder a questão a seguir.

Sim – Pare… e repense

Os números que envolvem os motociclistas falam por si. Apesar de representarem apenas 27% do total da frota de veículos brasileiros, desde 2009 eles são as principais vítimas de acidentes fatais e não fatais do trânsito brasileiro.

Diariamente 34 motociclistas perdem suas vidas no nosso trânsito; interrompem de maneira abrupta seus sonhos e deixam órfãos à procura de respostas. A vulnerabilidade dos motociclistas é de tal nível que a letalidade dos acidentes em que se envolvem chega a ser 17 vezes maior que a dos que atingem ocupantes de automóvel.

[…]

A maior dificuldade de os motociclistas serem vistos na via por outros condutores, o comportamento e a forma de conduzir a motocicleta, tais como excesso de velocidade e ultrapassagens arriscadas, interferem decisivamente no índice de mortalidade.

O deslocamento de motos nos chamados corredores, o espaço entre duas filas de veículos, é agravante nos acidentes, principalmente na velocidade em que se deslocam quando os outros veículos também estão em movimento.

[…]

Analogamente ao que aconteceu com a obrigatoriedade do cinto de segurança e do uso do capacete, a proibição da circulação dos motociclistas nos corredores é marcador de tendência e modificador de comportamento. Assim, pretende-se que a formulação de legislação específica possa também ser capaz de modificar o padrão atual de circulação.

[…]

ADURA, Flávio Emir;  YASSINE, Aly Said. Pare... e repense. Folha de S.Paulo, 21 out. 2017.  Disponível em:  . Acesso em: 31 jul. 2018.

Assinale a alternativa que faça um comentário correto acerca dos recursos argumentativos empregados no texto:



( a )

No primeiro parágrafo, é evidente a incoerência entre os dados de que as motocicletas representam  cerca de  da frota de veículos nacional e de que os motociclistas figuram como as principais vítimas fatais e não fatais do trânsito.

( b )

Ao ressaltar que a letalidade dos acidentes envolvendo motocicletas é 17 vezes maior que a de acidentes com automóveis, fica clara a intenção dos autores do artigo de culpar os motociclistas por acidentes fatais.

( c )

Há uma contradição no 3º parágrafo: enquanto a dificuldade de visualização dos motociclistas é argumento favorável à proibição de circularem nos corredores, excesso de velocidade e ultrapassagens arriscadas jogam o problema para os condutores das motos. 

( d )

Ao destacar a velocidade excessiva e perigosa com que as motos se deslocam entre os carros, os autores se colocam contra o uso de motocicletas como forma de transporte urbano. 

( e )

A analogia com a implantação da obrigatoriedade do cinto de segurança em automóveis, feita no 5º parágrafo, serve como argumento favorável à interferência do estado no comportamento do cidadão, em defesa da vida.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Atualmente, a comunicação entre as pessoas é extremamente dinâmica e rápida, independentemente da distância a que se encontram os interlocutores. A aproximação e a velocidade são possíveis com o uso de mensagens eletrônicas via internet, como e-mails, torpedos, postagens em redes sociais, entre outras. Todas essas formas de comunicação podem interligar pessoas em diferentes países a qualquer momento.

Caio enviou um e-mail para cinco colegas espalhados pelo mundo. Ordene as sílabas embaralhadas e descubra o nome dos países onde moram essas pessoas.

Resposta:

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas