Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
A turma do 3º ano C tem 28 alunos. Analise se as propostas de organização desses alunos em equipes, para a gincana da escola, é uma divisão exata ou não exata. Justifique suas respostas classificando-as em possíveis ou impossíveis.
a) Organizar 4 equipes com a mesma quantidade de alunos.
b) Organizar 6 equipes com a mesma quantidade de alunos.
c) Organizar equipes com 7 alunos em cada uma.
d) Organizar equipes com 3 alunos em cada uma.
a) Proposta possível, pois a divisão de 28 por 4 é exata (28 : 4 = 7)
b) Proposta impossível, pois a divisão de 28 por 6 não é exata: tem resto 4.
c) Proposta possível, pois a divisão de 28 por 7 é exata (28 : 7 = 4).
d) Proposta impossível, pois a divisão de 28 por 3 não é exata: tem resto 1.
Acompanhe a leitura da fábula que o professor fará.
O sapo e o cordeiro
Era uma vez um sapo e um cordeiro que se encontravam na lagoa todos os dias. Apesar da grande diferença entre eles, davam-se bem, e boas conversas surgiam ao final das tardes. O problema maior era que o cordeiro queixava-se muito da vida e não entendia o bom humor do sapo:
— Amigo sapo, tu és livre! Podes estar na água ou na terra, no mato ou na pedra, és mais ágil que eu... Como cordeiro, sou, por natureza, de rebanho e só posso conhecer onde a grama cresce.
— Amigo cordeiro, de um lado é verdade que teus caminhos são em menor quantidade que os meus. Olhas para o chão ao comer, para a água ao beber, para a frente ao andar. Entr etanto, teus olhos veem melhor que os meus, que ficam afastados. Não enxergo com tua mesma amplidão.
O cordeiro ponderava as diferenças, mas continuava achando que a natureza não fora generosa com ele. Cabisbaixo, despedia-se do sapo com tristeza.
O batráquio pensava num modo de ajudar o amigo. Na tarde seguinte, quando foi beber água, o cordeiro não encontrou o sapo. Se a vida já era difícil para ele, ficou mais ainda sem a boa conversa da tarde. Assim, passaram-se sete dias.
Na verdade, o sapo viajara para cumprir um plano: aproximou-se de uma ovelha bem alegre e chamou-a para beber na sua lagoa, afirmando que a água era bem fresca lá. A ovelha aceitou, e no oitavo dia de tristeza do cordeiro, lá estava a ovelha ao final da tarde bebendo junto com o sapo. Os três conversaram tardes e tardes alegremente. Um dia, o cordeiro disse ao sapo:
— Amigo sapo, estou muito feliz e quero convidar-te para uma festança!
— Ora, amigo cordeiro, e as tristezas onde estão? — perguntou o sapo sorrindo. [Quando um sapo sorri, já se sabe para onde vai a sua boca!]
— Ah, na verdade eu não enxergava bem as coisas. Tinhas razão ao dizeres que tenho melhor visão que tu. Aprendi a olhar para muitas coisas! E sei que, pobre de ti, não tens tão boa visão quanto eu... Vou casar-me com a ovelha!
— Muito bom, amigo cordeiro.
Muito feliz, o cordeiro voltou ao rebanho e à ovelha, que já o procurava. O sapo seguiu-o com o olhar — sim, isto é possível para um sapo — antes de mergulhar, tranquilamente, nas águas claras da lagoa.
Moral da história
Quem não tem bons olhos, faça amigos para tê-los em seu lugar.
Rachel Gazolla de Andrade. Fábulas nuas e cruas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 47-48.
Glossário Batráquio: espécie à qual o sapo pertence.
Assinale a alternativa correta de cada questão a seguir.
a) O cordeiro se queixava da vida porque não:
( ) entendia o humor do sapo.
( ) se julgava livre como o sapo.
( ) tinha uma companheira.
b) O objetivo da viagem do sapo era:
( ) encontrar uma companheira para o cordeiro.
( ) afastar-se por um tempo da tristeza do cordeiro.
( ) conhecer outras lagoas e lugares para passear.
c) A ideia principal da fábula é:
( ) Bons amigos podem ver o que nossos olhos não veem.
( ) Os amigos, mesmo diferentes, devem sempre se ajudar.
( ) Quem se queixa da vida não consegue ter bons amigos.
a) (X) se julgava livre como o sapo.
b) (X) encontrar uma companheira para o cordeiro.
c) (X) Bons amigos podem ver o que nossos olhos não veem.
Leia o poema.
Caranguejada
Vai pro mangue cedo, pra caranguejo catar. Aurora sai com a sacola cheia mas só um quinto vai servir pro jantar. O resto vende no mercado da aldeia. Se a moça conseguir cinquenta e cinco caranguejos pegar, adivinhe quantos no mercado ela vai ofertar?
Renata Bueno. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. p. 36
Nos versos desse poema, encontramos palavras que revelam um pensamento matemático. Quais delas você notou?
Faça a leitura do poema com os alunos com entonação adequada da voz para que eles se apropriem do modo de se ler um poema. Ao final, promova a discussão sobre as perguntas propostas. Os alunos podem destacar: a ideia de cheio/vazio; a palavra “resto” referindo-se à divisão; a expressão “um quinto”, indicando parte de uma quantidade; e “cinquenta e cinco” na contagem da quantidade de caranguejos. O poema é um problema porque é necessário encontrar um quinto de 55 e calcular o restante dos caranguejos para serem ofertados no mercado. Considere todas as hipóteses dos alunos sobre as resoluções.
Pode ser que os alunos não conheçam a expressão “um quinto”, assim aproveite para discuti-la com eles e relacione-a com a “quinta parte”, que será assunto deste Módulo. Explique também, se necessário, o que é um mangue e converse com eles sobre a profissão de catador de caranguejos.
Desenhe no Geoplano on-line quadriculado um tangram. Use cores iguais para colorir os polígonos que possuem tamanhos iguais.
Um grupo de estudantes foi visitar um museu biológico.
a) Os estudantes notaram que nos terrários em que estavam os répteis havia iluminação artificial, como mostrado na imagem abaixo.
Glossário Terrário: reservatório criado para simular um determinado ambiente terrestre, podendo ter plantas e animais. No exemplo desta página, serve para manter, criar ou observar animais terrestres de modo a reproduzir o habitat original do animal.
Por que é preciso que haja luz dentro do terrário desses répteis?
b) Durante a visita a esse museu, os alunos também observaram que uma serpente havia trocado de pele.
Por que as serpentes trocam de pele?
a) Os répteis mostrados são animais que precisam do calor do ambiente para se aquecer e se manter vivos, pois seu corpo não é capaz de manter a temperatura constante. Por isso, o terrário precisa ter lâmpadas para aquecer o corpo desses animais.
b) As serpentes precisam mudar de pele, pois as escamas que cobrem o seu corpo são resistentes e não acompanham o crescimento do animal. Por isso, é preciso substituir a pele por uma maior.
As campanhas de conscientização foram temas das aulas anteriores, e a luta contra a dengue ganhou destaque. Agora, será a sua vez de produzir uma campanha de conscientização com um tema escolhido por você. Ela poderá ser divulgada em forma de cartaz ou post digital. Sua campanha deve orientar, prevenir e conscientizar a população sobre sua importância. Siga as orientações do professor.
Planejamento
1. Escolha o tema da sua campanha. Veja as sugestões a seguir:
• preservação da natureza (meio ambiente ou animais); • preservação de patrimônio cultural (obras de arte, músicas e danças, folguedos, comidas, festas, monumentos, etc.); • cuidados com a saúde (por exemplo, alguma doença que esteja preocupando as pessoas atualmente); • causa social.
Seja qual for o tema escolhido para a sua campanha, considere a realidade da cidade ou região em que você vive.
2. Você ganhará duas folhas avulsas para registrar sua campanha. Uma para fazer a primeira versão, um rascunho, e a segunda para a versão final.
3. Providencie uma imagem relacionada à temática que escolheu. Você pode desenhar, buscar na internet ou realizar uma colagem com recortes, como preferir. Junto à imagem, crie um título. Construa algumas frases que convençam as pessoas de participar ativamente na causa que é tema da campanha. Adote o verbo no imperativo para não deixar o leitor em dúvida sobre a postura a ser adotada.
Registro
1. Planeje a distribuição do desenho e do texto no espaço do papel. Depois, inicie o registro com as informações da campanha. Reserve um local de destaque para a imagem, pois ela é um elemento fundamental nesses materiais.
2. Teste diferentes tamanhos de letras e escolha a que ficar melhor no seu material. Lembre-se de escolher um tipo de letra de fácil leitura para registrar o texto.
Sua produção pode ser feita nas redes sociais da escola. Caso seja essa a escolha, além do cartaz, faça a adaptação das informações para um post. As mesmas dicas de prevenção ou solução do problema devem ser publicadas na rede. Inclusive, acompanhadas da imagem escolhida.
Revisão
1. Com a primeira versão do cartaz, é hora de rever e, se necessário, fazer adequações para melhorar a comunicação com os leitores
2. Confira se o título está claro, chamando a atenção de leitores para o problema.
3. Garanta pelo menos três orientações de prevenção na divulgação da campanha de conscientização.
4. Confira se os endereços eletrônicos divulgados foram registrados corretamente.
5. Certifique-se de que nenhuma palavra esteja errada. Em caso de dúvida ortográfica, use o dicionário.
6. Na segunda folha, faça a versão final do texto. Caso tenha escolhido fazer um post, faça a versão final dele lembrando-se de que os endereços eletrônicos da escola não devem ser incluídos.
Na imagem o sapo está sorridente e o cordeiro se mostra triste. Por que você imagina que eles estão retratados assim?
Resposta pessoal.
No ar, na terra e na água....
Quantas figuras você consegue montar com o tangram?
A imagem de abertura apresenta diferentes figuras montadas com as peças do tangram, fazendo referência a objetos, pessoas, veículos, animais, etc. Não há limite para a imaginação nem para a criatividade. Assim, ouça os alunos ao propor a pergunta inicial.
Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de peças de tangram que deve ser utilizado para compor algumas das figuras apresentadas e outras que eles criarem. Se não se lembrarem da lenda relativa à origem do tangram, apresentada no Caderno do Professor do 2º ano, Caderno 4 (Módulo 31), p. 20, explique-lhes que, segundo Souza (1995):
A origem e significado da palavra tangram possui muitas versões. Uma delas diz que a parte final da palavra – gram – significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. Já a origem da primeira parte – tan – é muito duvidosa e especulativa, existindo várias tentativas de explicação. A mais aceita está relacionada à dinastia T’ang (618-906), que foi uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa, a tal ponto que em certos dialetos do sul da China a palavra T’ang é sinônimo de chinês. Assim, segundo essa versão, tangram significa, literalmente, quebra-cabeça chinês.
Outra versão está ligada à palavra chinesa para tangram, “Tchi Tchiao Pan”, cuja tradução seria “Sete Peças da Sabedoria”. O que nos faz crer que seu criador tivesse algum propósito religioso ou místico ao empregar as setes peças e descrever o mundo. Porém não existem registros históricos que comprovem estas relações.
O que se sabe é que desde que o Ocidente entrou em contato com este jogo, o tangram vem demonstrando seu caráter sedutor que tem envolvido várias gerações, quer seja como passatempo ou como manifestação artística.
Fotografe as configurações que os alunos compuseram e depois as imprima. As imagens poderão são afixadas no mural da sala.
Você conhece as fitas que são usadas em campanhas de conscientização de saúde? Qual das imagens mostra essas fitas?
A imagem 2 mostra as fitas utilizadas em campanhas de conscientização.
Leia o trecho do texto.
As populações indígenas aprenderam a se relacionar com a natureza com respeito. Por isso, sabem que é preciso conhecer bem a fauna e a flora.
Sabem que um determinado pedaço de terra só pode ser cultivado por um determinado período de tempo, mudando-se em seguida para outros lugares, a fim de permitir que as plantas nasçam e cresçam de novo e o solo descanse. Depois de um tempo, quando essa terra puder ser utilizada novamente, então voltarão para esse mesmo lugar.
Daniel Munduruku. Coisas de índio: versão infantil. 3. ed. São Paulo: Callis, 2019. p. 51.
Com base nas informações do texto, responda:
a) Como é a relação dos povos indígenas com a natureza?
b) O que nós podemos aprender sobre a preservação do solo e da natureza com os povos indígenas?
a) A relação é de respeito.
b) Os povos indígenas plantam em determinado local apenas por um tempo. Depois, trocam de lugar para permitir o descanso do solo e o renascimento das plantas. Eles preservam a natureza, não retirando dela mais do que ela pode repor, além de conhecer bem a flora e a fauna.
Na ilustração, existem doze animais que não fazem parte do grupo dos vertebrados. Quais são eles? O desafio é você identificá-los!
Contorne os animais que você encontrou.
Deverão ser identificados na segunda linha: a mosca; na quarta: a lagosta, a borboleta e a lula; na quinta: o caracol e a abelha; na sexta, a formiga, a aranha e a joaninha; na nona: a estrela-do-mar; na décima: o caranguejo; na décima primeira: o polvo.
Recorte as cartas dos Anexos 1 e 2. Escolha um critério e classifique os animais de acordo com as semelhanças que existem entre eles. Na tabela a seguir, escreva qual foi o critério utilizado e os animais que fazem parte dos grupos.
Após usar as figuras recortadas dos anexos, guarde-as em um envelope para não perdê-las. Você vai utilizá-las em outra atividade.
Prefeitos e vereadores são escolhidos pelos eleitores e recebem um salário pelo seu trabalho. Mas, no município, há voluntários que ajudam pessoas de um bairro ou de uma comunidade sem terem sido eleitos e sem receber salário pelo trabalho que fazem: são os líderes comunitários.
Leia, a seguir, como foram homenageados alguns desses líderes no estado de Mato Grosso do Sul
Bairros saem ganhando com trabalho de líderes comunitários
[Institui-se] o Dia Estadual do Líder Comunitário, a ser comemorado em 25 de agosto. A proposta [...] tem o objetivo de homenagear [...] “o servidor voluntário da sociedade, que é a peça de mobilização mais rápida no processo de soluções dos problemas comunitários”. Mas como trabalha uma liderança comunitária e qual a sua importância à população?
[...] O líder comunitário é conhecido por adotar uma postura voluntária de comprometimento com as questões do bairro. “É o representante mais próximo do povo e o mais influente também”, define o presidente do bairro Belo Horizonte, Nei Pretinho, que também liderou a região durante anos. “O líder não tem poder para decidir, mas é ele quem corre atrás para fazer com que os anseios dos moradores sejam atendidos” diz.
As necessidades dos bairros são inúmeras, como explica Madalena Sarat,[...] que é líder comunitária há mais de dez anos [...]. “As pessoas me pedem ajuda de todos os tipos, desde alimentação até melhorias na estrutura do bairro”, conta. [...] “Não ganho nada por isso, mas trabalho com amor e me sinto feliz quando as pessoas vêm me agradecer pelas conquistas”, conclui, satisfeita.
Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Disponível em: https://al-ms.jusbrasil.com.br/ noticias/2925217/bairros-saem-ganhando-com-trabalho-de-lideres-comunitarios. Acesso em: 2 fev. 2021.
O que é um líder comunitário?
É um morador comprometido com os problemas do bairro e das pessoas, que trabalha voluntariamente junto à prefeitura e à Câmara Municipal para lutar pela resolução dos problemas dos moradores do bairro/comunidade onde vive.
Vocês sabem por que as pererecas gostam de entrar no banheiro das casas?
É porque elas precisam manter a pele sempre úmida – mas não molhada – para poderem retirar o oxigênio do ar [através da pele]. Nos anfíbios, parte da respiração é feita através da pele e não somente através dos pulmões, como ocorre em nosso organismo. Se a pele deles ressecar, o oxigênio não consegue entrar e eles morrem sufocados. Seria a mesma coisa que taparmos o nariz e fecharmos a boca. Quando entram no banheiro, as pererecas aproveitam para comer os pernilongos que pousam nas paredes e nos transmitem doenças.
[...]
Como as pererecas faziam para evitar o ressecamento da pele?
Antes, as pererecas tinham os banhados, as árvores, as bromélias – plantas que armazenam água entre suas folhas – e várias outras espécies de plantas para se protegerem do ressecamento da pele. Com o crescimento das cidades, as árvores foram cortadas, as bromélias desapareceram e as áreas de banhado foram aterradas ou poluídas com esgoto. Então, as pererecas que sobreviveram foram obrigadas a se protegerem nos banheiros e outros lugares úmidos das casas, quando a pele estivesse ressecando. Algumas rãs não se afastam muito das lagoas onde nasceram e entram na água várias vezes durante o dia porque sua pele resseca tão rápido que elas podem morrer. Ficar próximo da água também facilita a fuga no caso de aparecer algum predador. Quando percebem algo se aproximando elas saltam, mergulham na água e se escondem por alguns minutos sob a lama do fundo da lagoa.
Anfíbio dentro de uma bromélia.
Germano Woehl Jr. e Elza N. Woehl. Sapos, rãs e pererecas: guardiões da natureza. Instituto Rã-Bugio. Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br/manutencao/uploaded/pdf/cartilha_anfibios_weg.pdf. Acesso em: fev. 2021.
Agora responda:
De acordo com o texto, por que é importante que os anfíbios mantenham a pele úmida?
É necessário que os anfíbios mantenham a pele úmida porque, além dos pulmões, eles também utilizam a pele para respirar, e a umidade é que permite a penetração do gás oxigênio na pele desses animais.
Observe o cartaz de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da doação de agasalhos. Ela foi desenvolvida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), que fica no estado de Minas Gerais.
O que significa “agasalho” no cartaz?
“Agasalho”, no cartaz, significa roupa que protege do frio, como cobertores, luvas, gorros.
Estas crianças estão se organizando para as tarefas de uma gincana na escola.
Qual proposta de organização dos grupos é possível?
A proposta de 4 grupos é possível para que todos tenham a mesma quantidade de integrantes, bem como a de 4 integrantes por grupo. Comente diferentes sugestões que podem surgir
Leia o problema que a professora propôs.
a) Como podemos resolver esse problema? Explique e resolva-o.
Resposta:
b) O que significa “o dobro”?
a) Ele pode ser resolvido com a multiplicação: 2 × 13 = 26.
Resposta: A irmã de Roberto tem 26 canetas.
b) Significa obter duas vezes a quantidade inicial; ou, ainda, multiplicar a quantidade inicial por 2.
Agora, vocês vão explorar a geometria das peças do mosaico que o professor vai entregar para o seu grupo.
Os polígonos a seguir representam uma das faces de cada peça do mosaico. Vamos descrever cada uma delas?
Escreva o número de lados e o nome de cada polígono.
Amarela: Vermelha: Verde: Azul: Rosa: Preta:
Amarela: 6 lados: hexágono.
Vermelha: 4 lados: trapézio.
Verde: 3 lados: triângulo.
Azul: 4 lados: paralelogramo.
Rosa: 4 lados: quadrado.
Preta: 4 lados: paralelogramo.
Observe as imagens de uma serpente e de uma tartaruga marinha.
a) Como elas estão se locomovendo na areia?
b) Quais características dos corpos dos animais auxiliam na locomoção?
a) A serpente está rastejando na areia e a tartaruga está usando os seus membros para caminhar.
b) As serpentes não têm membros para caminhar e, por isso, movem o corpo se rastejando. Já as tartarugas marinhas utilizam os seus quatro membros para se deslocar na areia.
Em grupo, você e seus colegas desenharão um círculo. Seu professor entregará para o grupo: um pedaço de barbante, um giz e uma haste (de madeira ou plástico). Siga as orientações do professor.
Para realizar este item, entregue para cada grupo uma haste, um pedaço de barbante (o tamanho dependerá do espaço que você disponibilizará para o traçado) e um giz de lousa. Se a escola tiver condições de realizar a atividade fora da classe, escolha previamente onde os grupos se posicionarão. Caso contrário, faça a mesma atividade dentro da sala de aula, com apenas um grupo desenhando o círculo e os demais ajudando.
Combine o que cada aluno vai fazer:
• escolher um ponto e marcar um X com o giz;
• amarrar uma extremidade do barbante na haste e segurar a haste no ponto marcado;
• amarrar a outra extremidade do barbante no giz, e, com o barbante esticado, traçar ao redor da haste uma circunferência;
• pintar o interior da circunferência.
Você poderá fotografar esse momento e depois expor para a turma. O desenho abaixo indica parte do processo: quando o giz encontrar o ponto de saída, se parecerá com uma circunferência; depois de pintada, a superfície interior a ela se parecerá com um círculo.
Leia o anúncio publicitário de uma campanha de conscientização:
a) Qual é a finalidade dessa campanha?
b) A expressão do mosquito mostra que ele está preocupado. Por quê?
a) A finalidade dessa campanha é conscientizar o público sobre a importância de todos combaterem a dengue.
b) O mosquito está preocupado com a campanha para combatê-lo porque pode ser exterminado por causa da campanha.
Contorne as circunferências que aparecem nas imagens a seguir.
Os alunos deverão contornar as circunferências que aparecem nas imagens. No item a, há duas circunferências, uma na borda da xícara de café e outra na borda do pires; no item c, há uma circunferência no interior do prato e uma na sua extremidade; e, no item d, há uma circunferência no interior da roda de bicicleta e uma no exterior.
Com os dois conjuntos de tangram que o professor disponibilizar, responda aos itens a seguir.
a) Com triângulos pequenos, componha as peças do tangram indicadas a seguir. Escreva a quantidade de triângulos pequenos usada em cada forma.
• quadrado:
• paralelogramo:
• triângulo grande:
b) O triângulo pequeno é a metade de quais peças do tangram?
c) Quantos triângulos grandes são necessários para cobrir o quadrado formado com as sete peças do tangram?
d) Quantos triângulos pequenos são necessários para compor um triângulo grande?
e) Se precisamos de ________________ triângulos pequenos para formar um triângulo grande, então, um triângulo pequeno é a _________________ parte do triângulo grande.
f) Quantos triângulos pequenos são necessários para cobrir o quadrado formado com as sete peças do tangram? Justifique sua resposta.
g) Com um quadrado e um triângulo pequeno, componha um quadrilátero. Desenhe-o e escreva o nome desse quadrilátero.
h) Com um quadrado e dois triângulos pequenos, componha formas geométricas que sejam polígonos. Na malha quadriculada, faça o desenho de cada composição e escreva o nome do polígono.
a) • 2 triângulos pequenos.
• 2 triângulos pequenos.
• 4 triângulos pequenos.
b) O triângulo pequeno é a metade do triângulo médio, do quadrado e do paralelogramo.
c) São necessários 4 triângulos grandes. Dois triângulos grandes cobrem metade do quadrado, então, para cobrir o quadrado todo, são necessários 4 triângulos grandes.
d) São necessários 4 triângulos pequenos.
e) quatro; quarta
f) São necessários 16 triângulos pequenos. Se para cobrir cada triângulo grande são necessários 4 triângulos pequenos, para cobrir todo o quadrado do tangram são necessários 16 triângulos pequenos.
e)
h) Respostas pessoais. Há várias possibilidades. Compartilhe as configurações apresentadas. Trapézio, paralelogramo, retângulo, triângulo e polígonos não convexos.
Leia o cartaz de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os perigos da dengue:
Por que o cartaz apresenta a imagem de um mosquito?
O cartaz apresenta a imagem de um mosquito porque o mosquito é o transmissor da dengue.
Observe uma manifestação cultural indígena na cidade de São Paulo.
• Sobre os indígenas nos espaços urbanos, assinale a frase correta.
( ) Quando os povos indígenas decidem morar nas cidades, deixam de ser indígenas.
( ) Nas cidades, os indígenas deixam de preservar suas tradições.
( ) Muitos indígenas se mudam para a cidade porque querem adotar outra cultura.
( ) Mesmo vivendo nas cidades, os indígenas preservam sua cultura.
( x ) Mesmo vivendo nas cidades, os indígenas preservam sua cultura.
As lideranças do município
Nas aldeias, as lideranças devem cuidar do bem-estar do seu povo. E no município, quem tem essa função?
O município é administrado por um prefeito e vários vereadores. Eles são escolhidos pelas pessoas da comunidade em uma eleição que acontece a cada quatro anos. A possibilidade de troca dos representantes é saudável para o município e é importante para que pessoas diferentes possam dar sua contribuição na administração pública.
Quem pode ser um eleitor?
A partir dos 16 anos de idade, os moradores do município têm o direito de escolher seus representantes, ou seja, pessoas que tomarão decisões para melhorar a vida no lugar onde vivem. Dos 18 aos 70 anos, votar é obrigatório.
Os que votam e escolhem representantes são chamados de eleitores.
Os candidatos ao cargo de prefeito elaboram suas propostas para administrar o município e as apresentam à população. Os eleitores devem analisá-las e, no dia da eleição, votar no candidato cujas propostas lhes pareçam melhores.
O candidato mais votado torna-se prefeito por quatro anos. Ele trabalha na prefeitura, que é a sede do município. Ela é um espaço público onde o prefeito analisa os problemas, faz reuniões com seus secretários e diversas outras pessoas, assina documentos, etc.
A sede do município é a prefeitura, localizada na zona urbana.
Ela é o local onde trabalham o prefeito, seus secretários e inúmeros servidores públicos.
Embora esses administradores mudem a cada quatro anos, esse espaço permanece com as mesmas funções.
O que faz o prefeito?
O prefeito, auxiliado pelos secretários e por inúmeros servidores públicos, tem como função administrar o município e executar obras. Eles devem tomar decisões com base nas necessidades da população, como escolher onde e quando construir espaços para a prestação de serviços públicos: escolas, hospitais, estações de tratamento de água e esgoto, pavimentação e iluminação de ruas, criação de parques, entre outros.
Os prefeitos também devem cuidar da manutenção dos espaços públicos e zelar pelas boas condições de vida dos moradores do município. Tudo isso é feito com o dinheiro público.
Por isso, o prefeito e seus secretários têm o dever de ser transparentes, deixando claro para todos onde e como o dinheiro está sendo usado.
Há leis que garantem a fiscalização dos atos do prefeito. Se ele não as cumprir, pode perder o cargo.
Glossário Dinheiro público: dinheiro que é arrecadado dos cidadãos, das empresas e do comércio na forma de impostos, usado para pagar os custos da administração do município.
Compare as obrigações do prefeito do município e do cacique munduruku.
Em seguida, cite duas semelhanças entre eles.
O aluno pode identificar as possibilidades a seguir: os dois são lideranças escolhidas pelo grupo; ambos devem administrar o lugar onde moram: o município ou a aldeia; devem saber falar em público e saber defender suas ideias; espera-se que ambos sej am trabalhadores e honestos. O cacique é indicado pelos membros da comunidade, assim como o prefeito é eleito pelos cidadãos. Ambos são responsáveis por solucionar problemas da comunidade e lutar pelos direitos da população. Nunca agem sozinhos: o prefeito tem os secretários e os caciques, o conselho.
Existe uma grande variedade de espécies de animais em nosso planeta. Podemos distinguir uma espécie de outra observando as características externas do seu corpo.
Observe as imagens de alguns animais.
Aponte características que estes animais têm em comum.
Todos os animais mostrados têm olhos, narinas, boca, apresentam algum tipo de cobertura corporal, movimentam-se, etc.
A Câmara Municipal é o espaço público em que os projetos de lei são discutidos e votados. Quem pode apresentá-los?
Você sabe quais são as diferenças entre sapos, rãs, pererecas e salamandras? Observe as imagens desses animais, leia algumas de suas características e depois identifique cada um deles.
a) ( ) As pererecas têm discos adesivos (ventosas) nas pontas dos dedos, o que permite a fixação em galhos de árvores e em outras superfícies. Medem menos de 10 cm de comprimento.
b) ( ) Os sapos têm a pele bastante rugosa (com rugas) e não têm ventosas. Medem cerca de 2 a 25 cm de comprimento.
c) ( ) As salamandras têm cauda. Medem de 3 a 12 cm de comprimento.
d) ( ) As rãs têm pele pouco rugosa ou mesmo lisa e seus dedos são longos, sem ventosas. Medem cerca de 1 a 30 cm de comprimento.
a (1)
b) (3)
c) (4)
d) (2)
Você deve ter percebido que nas divisões das atividades anteriores foi possível fazer diferentes estimativas, algumas com mais distribuições e outras, com menos.
Como é possível diminuir essas distribuições?
Vamos analisar a situação-problema a seguir.
É necessário distribuir 72 bolinhas de gude em embalagens com 4 unidades cada, ou seja, 72 : 4. Quantas embalagens serão necessárias para distribuir igualmente todas as bolinhas?
Veja como Pedro efetuou a divisão desse problema utilizando estimativas.
Observe os termos da divisão no resultado da estratégia que Pedro utilizou no algoritmo por estimativa.
Agora, faça como Pedro e resolva as divisões usando estimativas maiores.
Sugestão: use grupos de 10 para construir os repertórios.
78 : 5 → quociente _____ e resto _____ .
78 : 5 → quociente 15 e resto 3.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas