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Atividade 01 - Matemática - Módulo 30 - Estimar e dividir - Desafio

Que número falta nessa sequência?

Resposta: _______________________

Resposta:

24 (no sentido anti-horário, os números aumentam em 2, 3, 4, 5 e 6, respectivamente).

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 20 - Um bom slogan ninguém esquece! - Atividade - Produção oral

Quando você assistiu ao vídeo do Flavio de Souza, pôde conhecer como são importantes as escolhas feitas para o uso do tom de voz e, também, da posição do corpo de quem fala com a câmera. No vídeo foram observadas as falas e, também, os gestos, ambos importantes para melhorar a comunicação com o espectador.

Siga a orientação do professor para se reunir em grupo. Vocês produzirão um vídeo com tema que seja de interesse da turma. Esse vídeo será gravado por um aparelho celular. Depois, ele será divulgado para a turma.

No Caderno 3 você usou um quadro para auxiliar uma produção. Agora, use outro semelhante para realizar essa atividade em grupo. Veja:

Planejamento

1. Conversem sobre fatos importantes relacionados ao tema escolhido pelo grupo para ser gravado no vídeo. Anotem suas ideias no quadro apresentado anteriormente.

2. Definam a pessoa do grupo que apresentará o tema do vídeo. Os demais integrantes devem aparecer no vídeo compartilhando suas opiniões sobre: a importância do tema escolhido, o porquê de ele ser relevante para o grupo e qual é o significado dele para a cidade ou a região.

3. É importante que todos os integrantes do grupo participem do vídeo, cada um falando uma parte do que definiram.

Ensaio

1. Façam um ensaio do que apresentarão na filmagem. Confiram se as informações e opiniões sobre o tema estão bem organizadas, claras e pertinentes.

2. Combinem tom de voz, gestos, postura diante da câmera, o que e como falar. Para isso, inspirem-se no vídeo assistido nas aulas anteriores.

3. Confiram se as informações do quadro aparecem na fala de pelo menos um dos integrantes do grupo.

4. Façam um vídeo teste; para isso, repitam o ensaio feito no item 1 e grave com o celular, se possível, apoiado em um tripé. Depois, assistam a esse vídeo e vejam o que precisa ser corrigido. Verifiquem se quem está sendo filmado fala olhando para a câmera, se o tom de voz e os gestos estão adequados ao que a pessoa está expressando.

5. Analisem o desempenho do apresentador e seus recursos corporais. Se precisar adequar, sugiram como ele deve fazer.

6. Para finalizar o ensaio, definam se utilizarão junto com as falas do grupo alguma imagem ou música de fundo relacionada ao tema. Tudo isso precisa ser definido nessa etapa.

Apresentação

1. Captem as imagens fazendo o registro em vídeo do seu grupo. Para isso, utilizem um aparelho de celular.

2. Com o material pronto, exibam os vídeos produzidos para os demais colegas da classe. Depois todos vão comentar as produções da turma.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 20 - Um bom slogan ninguém esquece! - Atividades - Em casa

Crie uma marca e um slogan para cada produto mostrado nestas imagens:

a)

b)

Resposta:

a) Respostas possíveis: Alimento natural, saúde total. / Alimentos Natureza: saúde que é uma beleza!

b) Respostas possíveis: Jogos Quebra-cuca: um desafio pra você. / Quebra-cabeça Cuca Esperta: tente e arrebente!

Atividade 01 - Matemática - Módulo 34 - Contextos numéricos - Atividades (pg. 99)

Onça-pintada: o maior felino do continente americano

• Ocupa o 2º lugar no topo dos animais em extinção.

Medida do corpo: um metro e 90 cm de comprimento e 80 cm de altura.

Massa corporal: 135 kg.

Período de gestação: até 105 dias.

Número de filhotes: normalmente dois, mas pode gerar até quatro filhotes a cada gestação.

Tempo de amamentação: até seis meses de idade, mas os filhotes são dependentes de leite até a 11ª semana.

Fonte: https://www.biologianet.com/biodiversidade/onca-pintada.htm. Acesso em: jan. 2021.

Neste texto sobre a onça-pintada foram citados vários números em diferentes contextos.

a) Quais números indicam quantidades?

b) E medidas?

c) E ordenação?

Resposta:

a) Quatro filhotes; dois filhotes.

b) Um metro e 90 cm; 80 cm; 135 kg; 105 dias; seis meses.

c) 2º lugar; 11ª semana.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 14 - Comunidades tradicionais do Brasil - Atividades (pg. 91)

Observe os códigos no quadro.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 34 - Contextos numéricos - Atividade - Vamos jogar

Os números também estão presentes nas situações de jogo: seja no tabuleiro, no lançamento de dados ou na contagem de pontos. Vamos jogar!

Caminhando com o resto

Material

• Tabuleiro (Anexo 4) • Um dado convencional • Um marcador por dupla de jogadores

Regras

1. O jogo pode ser realizado em duas duplas. Uma dupla joga contra a outra.

2. As duplas definem quem inicia o jogo no par ou ímpar ou com o maior número de pontos obtidos no lançamento do dado.

3. Os marcadores são colocados no início (casa com o número 13).

4. Para movimentar um marcador, cada dupla joga o dado e efetua a divisão do número onde se encontra o marcador (dividendo) pelo número da face do dado (divisor), caminhando no tabuleiro quantas casas corresponder ao resto da divisão. Por exemplo, uma dupla tem seu marcador sobre o número 13 (início do tabuleiro) e obtém 5 na jogada com o dado. Então ela fará a divisão de 13 por 5. Nessa divisão, o resto é 3. Assim, a dupla deve mover o marcador por 3 casas.

5. Se a divisão for exata, ou seja, resto zero, a dupla não movimenta seu marcador.

6. A dupla que, na sua vez, efetuar um cálculo errado e o erro for percebido pela dupla oponente, perde a sua vez de jogar.

7. Ganha a dupla que primeiro alcançar a casa FIM.

8. Para alcançar a casa FIM, a dupla deve obter o número exato de movimentos, sem ultrapassá-la. Se não obtiver, permanece onde está no tabuleiro.

Resposta:

Nestas aulas é proposto um jogo que explora o resto da divisão. Existe o jogo “Avançando com o resto”, que é conhecido, inclusive, com as peças comercializadas. No entanto, ele envolve números mais elevados no dividendo e o divisor é a soma dos pontos de dois dados. Avaliamos que esse jogo seria um empecilho para os alunos, pois ele não pode perder o aspecto lúdico. Então, elaboramos o jogo “Caminhando com o resto”, com um tabuleiro não convencional e o uso de apenas um dado. Os alunos poderão utilizar a Tabela da Multiplicação para encontrar os quocientes ou os próprios restos. Sugerimos também que tenham um papel sobre a carteira, caso necessitem fazer cálculos.

Acompanhe as duplas enquanto jogam, certificando-se de que compreenderam as regras e estão fazendo as divisões adequadamente.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 28 - Ampliando a multiplicação - Desafio

Um bicho-preguiça quer chegar ao topo de uma árvore de 10 metros de altura. Durante o dia, ele sobe 5 metros. Mas, à noite, quando está cansado, ele escorrega e desce 2 metros. Quantos dias ele gastará para atingir o topo da árvore?

Resposta:

Se julgar conveniente, o desafio pode ser feito em duplas para estimular o compartilhamento de ideias entre os alunos. No momento da correção, você pode fazer um esquema das ações do bicho-preguiça na lousa para facilitar a visualização dos alunos.

• No 1º dia, o bicho-preguiça sobe 5 m e, na 1ª noite, escorrega 2 m. Portanto, ele terá subido apenas 3 m (5 - 2 = 3).

• No 2º dia, ele sobe mais 5 m e atinge 8 m (3 + 5 = 8), mas, à noite, desce 2 m. Portanto, terá chegado a 6 m (8 - 2 = 6).

• No 3º dia, ele sobe mais 4 m e atinge 10 m, chegando ao topo da árvore. Logo, não escorregará mais.

O bicho-preguiça gastará 3 dias para chegar ao topo da árvore.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 24 - Escolhendo livros - Atividades (pg. 79)

Observe as tiras. Junto com os colegas, conte a história que elas sugerem.

Resposta:

Um garoto que gosta de ler sobe em um aparelho de TV para alcançar um livro na estante. Depois, senta-se embaixo de uma árvore para ler esse livro, enquanto o aparelho de TV demonstra tristeza por ter sido desprezado pelo menino e usado apenas como escada.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 33 - Multiplicações e divisões especiais - Atividades - Relações nas tabuadas

Escreva o registro matemático em cada item.

a) o dobro de 4: a metade de 8: 

b) o triplo de 15: a terça parte de 45: 

c) o dobro de 25: a metade de 50:

d) o quádruplo de 12: a quarta parte de 48: 

Resposta:

a) o dobro de 4: 2 × 4 = 8 a metade de 8: 8 : 2 = 4

b) o triplo de 15: 3 × 15 = 45 a terça parte de 45: 45 : 3 = 15

c) o dobro de 25: 2 × 25 = 50 a metade de 50: 50 : 2 = 25

d) o quádruplo de 12: 4 × 12 = 48 a quarta parte de 48: 48 : 4 = 12

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 5 - Ética, cidadania e sustentabilidade - Atividades

Agir com ética envolve respeitar regras de comportamento, fazer escolhas corretas, procurar respeitar as pessoas, entre outras condutas.

Classifique as atitudes ilustradas ao lado pintando os quadrinhos. Use azul para atitude ética, vermelho para atitude não ética e amarelo para atitude indefinida (ou seja, não dá para ter certeza).

Resposta:

a. Azul.

b. Vermelho.

c. Vermelho.

d. Amarelo.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 5 - Ética, cidadania e sustentabilidade - Exercícios - Brincando também se aprende

Faça arredondamentos e calcule mentalmente os resultados aproximados das seguintes operações:

Resposta:

a. R$ 150,00

b. R$ 140,00

c. R$ 950 000,00

d. R$ 550,00

e. R$ 10 200,00

f. R$ 1 300,00

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 2 - As diferentes formas de pagamento - Atividades

Na primeira bifurcação da Trilha do Saci, Ana achou uma pista: espetado em um arbusto havia um papel em que estava escrito RECIBO.

Preencha o recibo abaixo com as informações referentes a esta situação: Pedro pagou 30 reais por um serviço de conserto do seu skate, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 14 de abril de 2021.

Como todos concordaram que o recibo serve para representar um valor em dinheiro, então, resolveram seguir na Trilha do Saci pelo caminho indicado. As crianças se espalharam para procurar a nova pista. O sortudo foi Joca, que na trilha central encontrou um cheque.

Resposta:

Atividade 01 - Ciências - pH 13

A laranjeira é um vegetal pertencente ao grupo das ___________. A laranja é o (a) _______ dessa árvore, sendo uma estrutura ligada à ___________ dessa planta.

Marque a alternativa correta que completa a frase acima.



( a )

Angiospermas, flor, respiração.

( b )

Angiospermas, fruto, reprodução.

( c )

Gimnospermas, flor, reprodução.

( d )

Gimnospermas, fruto, fotossíntese.

Resposta:

Letra B

A laranjeira é uma planta representante das angiospermas e apresenta flores e frutos. A laranja é o fruto dessa planta, sendo uma estrutura ligada à reprodução.

Atividade 01 - Física - Enem - Eletrostática - Atividades

Duas irmãs que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampa para guardar seus pertences, evitando, assim, bagunça sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma caixa metálica, e a outra, uma caixa de madeira de área e espessura lateral diferentes das da caixa de metal, para facilitar a identificação. Certo dia, antes de estudar para a prova de Física, cada uma delas colocou seu celular dentro de sua caixa. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligações telefônicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da área de cobertura ou desligado.

Para explicar essa situação, um físico deveria afirmar que o material da caixa cujo telefone celular não recebeu as ligações é de



( a )

madeira, e o telefone não funcionava porque a madeira não é um bom condutor de eletricidade. 

( b )

metal, e o telefone não funcionava devido à blindagem eletrostática que o metal proporcionava. 

( c )

metal, e o telefone não funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiação que nele incidia. 

( d )

metal, e o telefone não funcionava porque a área lateral da caixa de metal era maior. 

( e )

madeira, e o telefone não funcionava porque a espessura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal.

Resposta:

A caixa metálica corresponde à famosa gaiola de Faraday. O campo elétrico em seu interior é nulo. Assim, se o campo elétrico é nulo não são captadas ondas eletromagnéticas.

Atividade 01 - Física - Unidade 2 - Capítulo 6 - Princípios da Dinâmica - Atividades

Na figura, estão representadas uma caixa, de massa igual a 4,7 kg, e uma corrente constituída de dez elos iguais, com massa de 50 g cada um. Um homem aplica no elo 1 uma força vertical dirigida para cima, de intensidade 78 N, e o sistema adquire aceleração. Admitindo | | = 10 m/s2 e desprezando todos os atritos, responda:

a) Qual a intensidade da aceleração do sistema?

b) Qual a intensidade da força de contato entre os elos 4 e 5?

Resposta:

a) Supondo que a corrente e a caixa constituam um corpo único de massa total igual (4,7 + 0,50) kg = 5,2 kg, apliquemos ao sistema a 2ª lei de Newton:

F - Ptotal = mtotal a

F - mtotal g = mtotal a

78 - 5,2 · 10 = 5,2a

a = 5,0 m/s2

b) Sendo m = 50 g = 0,050 kg a massa de cada elo, aplicamos a 2ª lei de Newton aos elos 1, 2, 3 e 4 e calculamos a intensidade da força de contato entre os elos 4 e 5.

F - P - C = 4ma ⇒ F - 4mg - C = 4ma

78 - 4 · 0,050 · 10 ⇒ C = 4 · 0,050 · 5,0

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 20 - Um bom slogan ninguém esquece! - Atividade - Produção de texto

Nas aulas anteriores, você aprendeu que o slogan é uma frase curta que faz parte de textos publicitários e sua finalidade é convencer os leitores a comprar um produto ou serviço.

O seu grupo produziu um vídeo com uma temática escolhida por vocês. Agora, você criará individualmente um slogan para convencer possíveis espectadores a assistir a esse vídeo.

Planejamento

1. Pense em como você fará a apresentação do tema do seu vídeo.

2. Crie ideias que despertem nos telespectadores o desejo para que conheçam o vídeo.

3. Invente frases que reforcem essa curiosidade nos telespectadores, convencendo-os a assistir ao vídeo. Se necessário, anote para não esquecer.

Em caso de dúvida ou busca de maior clareza ou segurança, troque ideias com os colegas do seu grupo de produção do vídeo.

Registro

Registre seu slogan. Lembre-se de que se trata de um texto curto, que muitas vezes utiliza o verbo no imperativo e, sempre que possível, explora a sonoridade das palavras escolhidas. Se necessário, reescreva-o algumas vezes até que fique adequado às suas ideias e intenções.

Revisão

Releia e confira a grafia das palavras. Se necessário, utilize o dicionário e faça a correção para que nenhuma palavra fique registrada com erro de ortografia.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 30 - Estimar e dividir - Atividades - Algoritmo da divisão por estimativas

Faça a divisão a seguir utilizando o algoritmo das estimativas.

29 ; 4 → quociente _____________ e resto ____________.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 34 - Contextos numéricos - Atividades - Onde podemos encontrar os números?

Observe algumas imagens onde aparecem números. Em cada item, escreva o contexto ao qual os números se referem e quais funções eles indicam.

Contexto: Função: 

Contexto: Função: 

Contexto: Função: Como você faz a leitura desses números?

Contexto: Função:

Contexto: Função: 

Contexto: Função: 

Contexto: Função: 

h) Tabela de medidas de camiseta infantil, em centímetros

Contexto: Função: 

Contexto: Função: 

Contexto: Função: 

Resposta:

a) Contexto: Número da casa Função: Código

b) Contexto: Código de barra Função: Código

c) Contexto: Número de telefone Função: Código Como você faz a leitura desses números? Lemos esses números, como um, nove, dois (e não cento e noventa e dois) e um, nove, três.

d) Contexto: Placa de carro Função: Código

e) Contexto: Documento Função: Código

f) Contexto: Horário Função: Medida de tempo

g) Contexto: CEP Função: Código

h) Contexto: Tamanho de roupa Função: Medida

i) Contexto: Tabela de premiação Função: Medida de tempo (2017); ordenação; quantidade (valor monetário)

j) Contexto: Temperatura Função: Medida

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 24 - Escolhendo livros - Atividades - Em casa

Leia a tira:

a) O que significa “não é da sua conta”?

b) O que Lucy pensou ao ouvir a resposta de Charlie Brown no primeiro e no segundo quadro?

c) Por que ela ficou surpresa no último quadro?

Resposta:

a) Significa que a pessoa não quer responder ao que foi perguntado, por entender que é mera curiosidade.

b) Lucy pensou que Charlie Brown estava dizendo que ela não tinha nada a ver com o livro que ele estava lendo.

c) Ela ficou surpresa porque o título do livro era “Não é da sua conta”.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 14 - Comunidades tradicionais do Brasil - Atividades - O modo de vida nas comunidades tradicionais

Marque um X nas atividades econômicas realizadas pelas comunidades tradicionais.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 35 - Organização e análise de dados - Atividade (pg. 111)

Participe de uma pesquisa de opinião sobre suas rotinas para analisar dados de acesso à internet. Assinale uma única alternativa em cada item.

Resposta:

Discuta com os alunos o que é uma pesquisa de opinião e se eles já tiveram oportunidade de participar de alguma. Leia o questionário proposto na cena da abertura e verifique se querem acrescentar mais algum item. Faça todos os combinados com a turma para que a atividade seja realizada adequadamente. Se não for possível aplicar o questionário e tabular os dados numa mesma aula, você poderá reorganizar a sequência das aulas aqui propostas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 28 - Ampliando a multiplicação - Exercícios - Multiplicação

Calcule as multiplicações utilizando os algoritmos da decomposição e convencional.

a) 3 x 321 = _____

Algoritmo da decomposição | Algoritmo convencional

b) 6 x 123 = _____

Algoritmo da decomposição | Algoritmo convencional

Resposta:

a) 963

b) 738

Atividade 01 - Matemática - Módulo 33 - Multiplicações e divisões especiais - Atividades - Organizar as ideias

Complete as lacunas com: dobro, triplo, quádruplo ou quíntuplo.

Ao multiplicar uma quantidade por 2, encontramos o _________ da quantidade inicial.

Ao multiplicar uma quantidade por 3, encontramos o _________ da quantidade inicial.

Ao multiplicar uma quantidade por 4, encontramos o _________ da quantidade inicial.

Ao multiplicar uma quantidade por 5, encontramos o _________ da quantidade inicial.

Resposta:

Ao multiplicar uma quantidade por 2, encontramos o dobro da quantidade inicial.

Ao multiplicar uma quantidade por 3, encontramos o triplo da quantidade inicial.

Ao multiplicar uma quantidade por 4, encontramos o quádruplo da quantidade inicial.

Ao multiplicar uma quantidade por 5, encontramos o quíntuplo da quantidade inicial.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 23 - Uma história em que bichos conversam - Atividades - Em casa

O sapo e o cordeiro

Era uma vez um sapo e um cordeiro que se encontravam na lagoa todos os dias. Apesar da grande diferença entre eles, davam-se bem, e boas conversas surgiam ao final das tardes. O problema maior era que o cordeiro queixava-se muito da vida e não entendia o bom humor do sapo:

— Amigo sapo, tu és livre! Podes estar na água ou na terra, no mato ou na pedra, és mais ágil que eu... Como cordeiro, sou, por natureza, de rebanho e só posso conhecer onde a grama cresce.

— Amigo cordeiro, de um lado é verdade que teus caminhos são em menor quantidade que os meus. Olhas para o chão ao comer, para a água ao beber, para a frente ao andar. Entretanto, teus olhos veem melhor que os meus, que ficam afastados. Não enxergo com tua mesma amplidão.

O cordeiro ponderava as diferenças, mas continuava achando que a natureza não fora generosa com ele. Cabisbaixo, despedia-se do sapo com tristeza.

batráquio pensava num modo de ajudar o amigo. Na tarde seguinte, quando foi beber água, o cordeiro não encontrou o sapo. Se a vida já era difícil para ele, ficou mais ainda sem a boa conversa da tarde. Assim, passaram-se sete dias.

Na verdade, o sapo viajara para cumprir um plano: aproximou-se de uma ovelha bem alegre e chamou-a para beber na sua lagoa, afirmando que a água era bem fresca lá. A ovelha aceitou, e no oitavo dia de tristeza do cordeiro, lá estava a ovelha ao final da tarde bebendo junto com o sapo. Os três conversaram tardes e tardes alegremente. Um dia, o cordeiro disse ao sapo:

— Ora, amigo cordeiro, e as tristezas onde estão? — perguntou o sapo sorrindo. [Quando um sapo sorri, já se sabe para onde vai a sua boca!]

— Ah, na verdade eu não enxergava bem as coisas. Tinhas razão ao dizeres que tenho melhor visão que tu. Aprendi a olhar para muitas coisas! E sei que, pobre de ti, não tens tão boa visão quanto eu... Vou casar-me com a ovelha!

— Muito bom, amigo cordeiro.

Muito feliz, o cordeiro voltou ao rebanho e à ovelha, que já o procurava. O sapo seguiu-o com o olhar — sim, isto é possível para um sapo — antes de mergulhar, tranquilamente, nas águas claras da lagoa.

Moral da história

Quem não tem bons olhos, faça amigos para tê-los em seu lugar.

Rachel Gazolla de Andrade. Fábulas nuas e cruas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 47-48.

Glossário Batráquio: espécie à qual o sapo pertence.

Releia este trecho da fábula:

O batráquio pensava num modo de ajudar o amigo. Na tarde seguinte, quando foi beber água, o cordeiro não encontrou o sapo. Se a vida já era difícil para ele, ficou mais ainda sem a boa conversa da tarde. Assim, passaram-se sete dias.

a) O sapo avisou o cordeiro que ia viajar? Que trecho indica isso?

b) Como o cordeiro se sentiu na ausência do sapo?

Resposta:

a) Não. O trecho que indica isso é: “Na tarde seguinte, quando foi beber água, o cordeiro não encontrou o sapo.”

b) O cordeiro se sentiu ainda mais triste que antes com a ausência do sapo.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 5 - Ética, cidadania e sustentabilidade - Exercício - Para refletir

Leia a história a seguir.

Renata pesquisou preços e gostou das promoções do supermercado. Ela determinou uma quantia para gastar, fez sua lista de compras e seguiu para lá. Em pouco tempo escolheu os produtos e foi para a fila do caixa. Já estava quase chegando sua vez de ser atendida quando seu amigo Flávio apareceu. Ele ia pegar a fila, mas viu Renata e foi cumprimentá-la.

Ficaram batendo papo até que chegou a vez de ela ser atendida. Flávio resolveu passar no caixa também, sem ter pegado a fila.

Converse com o professor e os colegas sobre estas questões:

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 1 - O dinheiro no Brasil - Atividades

 Converse com um colega e tentem descobrir as quantias em cada item.

Resposta:

6.

5000.

Nesta coleção, as imagens nem sempre estão representadas em proporção.

Atividade 01 - Educação Financeira - Capítulo 1 - O dinheiro no Brasil - Exercício - Para refletir

Leia a história a seguir.

Paulo e Caio são amigos desde a infância. No fim de semana, depois da sessão de cinema, os dois foram à lanchonete.

Quando terminou de comer, Caio pegou o dinheiro para pagar a conta. Foi quando viu que a cédula que ia usar estava toda riscada e com várias palavras e frases rabiscadas.

Caio achou isso muito divertido e disse a Paulo que deixaria sua marca na nota também fazendo um desenho.

Converse com o professor e os colegas sobre estas questões:

Atividade 01 - Física - Unidade 1 - Capítulo 4 - Vetores e Cinemática vetorial - Atividades

Um versor é um vetor de módulo unitário utilizado como referência na expressão de outros vetores.

No plano quadriculado abaixo, estão indicados os vetores , e .

Considerando-se os versores e , respectivamente da horizontal e da vertical, pede-se obter:

a) o módulo do vetor ;

b) a expressão vetorial de  =  +  + .

Resposta:

a) O comprimento (módulo) do vetor corresponde ao comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos com comprimentos respectivamente iguais a 6 u e 8 u.

Logo, aplicando-se o Teorema de Pitágoras, vem:

a2 = 62 + 82 ⇒ a = 10 u

b) Vamos obter, inicialmente, as expressões vetoriais de , e em termos dos versores e .

= 6 1 8

= 23 2 6

= 24 1 3

Somando-se os termos semelhantes, obtém-se a expressão do vetor :

= 21 + 5

Atividade 01 - Física - Vestibulares - Mecânica - Atividades - Movimentos e forças

(Vunesp–SP) O agente de uma estação ferroviária consegue avistar o trem quando este entra em uma trajetória reta, a 1 200 m de distância de seu posto de trabalho na estação. Ao ver o trem, o agente deve se dirigir, na direção de onde vem o trem, até a cancela, a 200 m, para bloquear a passagem de nível e impedir o trânsito local até que a composição passe. Sabendo-se que, no trecho reto, o trem se move com velocidade constante de módulo 10 m/s, a velocidade escalar mínima constante que o agente deve desenvolver até a cancela é de



( a )

1,0 m/s

( b )

1,5 m/s

( c )

2,0 m/s 

( d )

2,5 m/s

( e )

4,0 m/sa

Resposta:

No intervalo de tempo gasto pelo trem para percorrer 1000 m na ferrovia, o agente da estação deverá se deslocar 200 m em sentido oposto ao longo da mesma trajetória.

(I) Para o trem:

Atividade 01 - Física - Unidade 2 - Capítulo 7 - Atrito entre sólidos - Atividades

Clarice monta o sistema esquematizado ao lado em que o fio e a polia podem ser considerados ideais. Os recipientes A e B têm massas respectivamente iguais a 200 g e 100 g, e o coeficiente de atrito estático entre o recipiente A e a superfície horizontal de apoio é μ = 0,25. A jovem coloca inicialmente duas dúzias e meia de ovos no recipiente A.

Adotando-se g5 = 10 m/s2 e admitindo-se que os ovos sejam idênticos, cada um com massa m = 50 g, obtenha quantos ovos, no máximo, Clarice poderá retirar do recipiente A e depositar no recipiente B sem que o conjunto entre em movimento.

Resposta:

Para que o sistema não entre em movimento, o peso total que vai tracionar o segmento vertical do fio, P, não deverá exceder à força de atrito de destaque, Fatd aplicada pela superfície de apoio no recipiente A.

Matematicamente:

P ≤ Fatd ⇒ (mB + n m) g ≤ [mA + (30 - n) m] μ · g

(Em que n é o número de ovos que serão deslocados.)

0,10 + n · 0,05 ≤ (0,20 + 30 · 0,05 - n · 0,05) · 0,25

0,10 + 0,05n ≤ 0,425 - 0,0125n ⇒ 0,0625n ≤ 0,325

n ≤ 5,2

Como o número de ovos deve ser inteiro, e tendo-se em conta a imobilidade do sistema, respondemos:

nmáx = 5 ovos

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas