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Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 19 - Período composto - Atividades

(ENEM)

O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar a área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área.

No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.

Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).

O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que



( a )

após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça. 

( b )

enquanto tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo. 

( c )

no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência. 

( d )

mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado. 

( e )

por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 16 - Palavras relacionais: a preposição, a conjunção e a interjeição - Atividades

(UNIFESP-SP) Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser, para responder à questão.

Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual.

Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe!

A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”. A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos.

As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo.

(Folha de S. Paulo, 07.06.1998.)

Em “[Einstein] mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” (4º parágrafo), a conjunção destacada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:



( a )

visto que. 

( b )

a menos que. 

( c )

ainda que. 

( d )

a fim de que. 

( e )

desde que.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 21 - A expressão escrita: ortografia — divisão silábica - Atividades

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão com a grafia adequada.



( a )

gerjelim, Sergipe, álgebra, girafa 

( b )

lojista, lojística, lage, trage 

( c )

majestade, cerejeira, miragem, ferrujem 

( d )

jiboia, carijó, laranja, acarajé

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 9 - Introdução à semântica - Atividades

(ENEM) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete:

Campanha contra a violência do governo do estado entra em nova fase

A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:



( a )

Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.  

( b )

A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.  

( c )

Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.  

( d )

A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.  

( e )

Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

Atividade 01 - Física - Vestibulares - Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física moderna - Atividades

(Unicamp-SP) Tecnologias móveis como celulares e tablets têm tempo de autonomia limitado pela carga armazenada em suas baterias. O gráfico abaixo apresenta, de forma simplificada, a corrente de recarga de uma célula de bateria de íon de lítio, em função do tempo.

Considere uma célula de bateria inicialmente descarregada e que é carregada seguindo essa curva de corrente. A sua carga no final da recarga é de



( a )

3,3 C 

( b )

11 880 C 

( c )

1 200 C 

( d )

3 000 C

Resposta:

A carga final é numericamente igual à área do trapézio, destacado na figura abaixo:

Atividade 01 - Física - Unidade 6 - Capítulo 24 - Refração da luz - Atividades

Sistemas de telefonia e TV a cabo utilizam redes de fibra óptica, que constituem atualmente um dos mais importantes recursos das telecomunicações. Na busca de interações cada vez mais velozes – à velocidade da luz – têm sido utilizados cabos submarinos de grande extensão interligando continentes. É o caso do SeaMeWe 3 que tem 39 000 km de comprimento e interliga 32 países, fazendo com que uma informação vá de uma ponta à outra do cabo em cerca de 0,195 s.

As fibras ópticas são feitas a partir de materiais vitrificados, muito transparentes e razoavelmente flexíveis. A região da fibra em que trafegam os infodados é denominada núcleo e este é envolvido pela casca, também de material transparente, porém com menor índice absoluto de refração.

Sabendo-se que a intensidade da velocidade da luz no vácuo é c = 3,0 · 108 m/s e que o índice de refração absoluto da casca do SeaMeWe 3 é igual a 1,2, determine:

a) a intensidade da velocidade da luz no interior desse cabo;

b) o índice de refração relativo entre a casca e o núcleo do SeaMeWe 3.

Resposta:

a) O movimento é uniforme, logo:

vN = 200 000 km/s = 2,0 · 105 km/s

De onde se conclui: nC,N = 0,80

É importante observar que o índice de refração relativo pode ser menor que 1,0.

Atividade 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 20 - Acústica - Atividades

Para a audição dos seres humanos foram estabelecidos os limites inferior, 20 Hz, e superior, 20 000 Hz. Esses limites são bem generosos, pois os homens mal conseguem ouvir sons de 16 000 Hz ou pouco mais. Considerando os limites iniciais, determine os comprimentos de onda do som mais grave e do som mais agudo desse intervalo estabelecido. Velocidade do som no ar = 340 m/s.

Resposta:

Equação fundamental das ondas:

v = λ f

Para o som mais agudo (20 000 Hz):

340 = λ1 · 20 000

λ1 = 0,017 m  λ1 = 17 mm

Para o som mais grave (20 Hz):

340 = λ2 · 20 ⇒ λ2 = 17 m

Atividade 01 - Física - Unidade 4 - Capítulo 17 - Gases perfeitos e Termodinâmica - Atividades

Certa massa de gás perfeito está em um recipiente de volume constante. No início, a temperatura do gás é de 47 °C e a pressão registrada é equivalente a 100 mmHg. Qual será a nova pressão do gás se a sua temperatura for alterada para 207 °C?

Resposta:

Lei de Charles:

Assim:

p2 = 150 mmHg

Atividade 01 - Geografia - Enem - Estado, nação e cidadania - Atividades

Fronteira. Condição antidemocrática de existência das democracias, distinguindo os cidadãos dos estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos homens e às informações que as atravessam. As nações não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será necessário aprender a construir nações sem fronteiras, autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de voto múltiplo, a multilealdade.

ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).

No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a necessidade de



( a )

reestruturação efetiva do Estado-nação.

( b )

liberalização controlada dos mercados.

( c )

contestação popular do voto censitário.

( d )

garantia jurídica da lealdade nacional.

( e )

afirmação constitucional dos territórios.

Atividade 01 - Geografia - Capítulo 10 - Globalização e blocos econômicos - Atividades

Explique o que é protecionismo e dê exemplos de barreiras tarifárias.

Resposta:

Protecionismo é o nome que se dá à prática de governos de proteger a produção interna de seus países, oferecendo subsídios, e/ou impor taxas sobre os produtos externos, além de criar barreiras não tarifárias. Alguns exemplos dessas são a defesa comercial (sob a acusação de práticas comerciais ilegais e antiéticas), a defesa técnica (quando os produtos não apresentam qualidade técnica suficiente) e a defesa sanitária (quando os produtos não apresentam qualidade sanitária mínima). Apesar de legais, essas barreiras podem ser utilizadas muitas vezes inapropriadamente como forma de protecionismo, principalmente por países mais ricos em relação a países mais pobres.

Atividade 01 - Geografia - Enem - Mundo bipolar - Atividades

A Guerra Fria foi, acima de tudo, um produto da heterogeneidade no sistema internacional – para repetir, da heterogeneidade da organização interna e da prática internacional – e somente poderia ser encerrada pela obtenção de uma nova homogeneidade. O resultado disto foi que, enquanto os dois sistemas distintos existiram, o conflito da Guerra Fria estava destinado a continuar: a Guerra Fria não poderia terminar com o compromisso ou a convergência, mas somente com a prevalência de um destes sistemas sobre o outro.

HALLIDAY, F. Repensando as relações internacionais. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999.

A caracterização da Guerra Fria apresentada pelo texto implica interpretá-la como um(a)



( a )

esforço de homogeneização do sistema internacional negociado entre Estados Unidos e União Soviética.

( b )

guerra, visando o estabelecimento de um renovado sistema social, híbrido de socialismo e capitalismo.

( c )

conflito intersistêmico em que países capitalistas e socialistas competiriam até o fim pelo poder de influência em escala mundial.

( d )

compromisso capitalista de transformar as sociedades homogêneas dos países socialistas em democracias liberais.

( e )

enfrentamento bélico entre capitalismo e socialismo pela homogeneização social de suas respectivas áreas de influência política.

Atividade 01 - Geografia - Capítulo 3 - Estado, nação e cidadania - Atividades

Leia o texto a seguir, publicado originalmente em 1985 (três anos antes da elaboração da atual Constituição do Brasil), e considere o que você estudou no livro didático para responder às questões.

Nações indígenas

[...] O conceito de povo implica, em primeiro lugar, um agrupamento de pessoas que se reúnem em função das várias afinidades que mantêm entre si. Povo não quer dizer, em nenhum dos significados que aparecem nos dicionários, uma organização formal ou poderes formalmente constituídos. Designa muito mais um compartilhar de uma história, de uma mesma língua, de hábitos e tradições comuns, como é o caso dos vários povos que emigraram para o Brasil — japoneses, judeus, etc. As outras acepções de povo nos transmitem a ideia de um conjunto de pessoas que, por uma eventualidade, estão reunidas — por morarem no mesmo local ou então por serem igualmente destituídas de reconhecimento social.

O conceito de nação, por outro lado, fala explicitamente em território (e não em localidade, como os bairros da Liberdade ou do Bom Retiro em São Paulo), condição essencial da própria existência das sociedades indígenas. O conceito de nação implica não apenas o compartilhar de certas afinidades, mas também a organização política destas pessoas sob um único governo, tal como ocorre nas sociedades indígenas no Brasil.

O que esses conceitos evidenciam é que, embora os índios se constituam, efetivamente, como nações (diferenciadas entre si e diferentes da Nação brasileira) sempre foram tratados como povos [...]

Na verdade, quando se pensa nas relações entre os índios e o Estado, parece muito difícil — e esta dificuldade é histórica — pensar os índios como nações, com direitos soberanos sobre o seu território e com suas formas de organização social. E este é precisamente um dos grandes desafios que os constituintes terão que enfrentar. Não seria possível pensar o Estado brasileiro como plurinacional, e não apenas pluriétnico ou plurirracial? [...]

NOVAES, Sylvia Caiubi. Nações indígenas. Lua Nova, São Paulo, v. 2, n. 2, set. 1985. Disponível em: www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttextepid=S0102-64451985000300006. Acesso em: abr. 2020.

a) O que significa dizer que o Estado brasileiro sempre tratou os indígenas como povos e não como nações?

b) Por que a autora argumenta que um dos grandes desafios da Constituição é pensar o Estado brasileiro como plurinacional, e não apenas pluriétnico ou plurirracial?

Resposta:

a) Basicamente, significa dizer que o Estado brasileiro, até o momento da escrita do texto, nunca reconheceu o direito dos indígenas de controle de seus próprios territórios, já que ser uma nação implica controle sobre o próprio território.

b) Porque o plurinacionalismo reconhece o direito dos indígenas ao território, diferentemente do plurietnicismo e do plurirracialismo.

Atividade 01 - História - Unidade 3 - Capítulo 7 - Europa feudal - Atividades

A imagem ao lado mostra uma réplica de um capacete saxão encontrado com os destroços de um navio afundado em Sutton Hoo, na Inglaterra. A peça é ornamentada com a representação de dois dragões que abraçavam a face e o topo do capacete. Levando em consideração o povo que produziu essa peça, o que esses dragões poderiam simbolizar?

Réplica de capacete de guerreiro em bronze, exemplo de arte anglo-saxônica do século VII.

Resposta:

Pouco se sabe sobre o significado exato dessas duas figuras. Alguns estudiosos apostam tratar-se de símbolos de coragem e força.

Atividade 01 - História - Unidade 1 - Capítulo 2 - Primeiros povos - Atividades

Quais características dos Homo sapiens foram importantes para a sobrevivência e a expansão da espécie pelos continentes?

Resposta:

Entre as respostas podem estar: a capacidade de expressão artística, a capacidade reflexiva, de linguagem falada e escrita, a capacidade de produção técnica. Além disso, a adaptabilidade alimentar permitiu viver em diferentes espaços.

Atividade 01 - História - Unidade 2 - Capítulo 6 - Bizâncio e o mundo islâmico - Atividades

Leia os acontecimentos a seguir a respeito da história do Império Bizantino e a ascensão do mundo islâmico e enumere-os em ordem cronológica.

(  ) Governo de Justiniano, durante o qual o Império Bizantino atingiu sua máxima extensão territorial.

(  ) Hégira, episódio no qual Maomé abandona a cidade de Meca e refugia-se em Yatrib, mais tarde chamada de Medina.

(  ) Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, evento considerado marco tradicional do fim da Idade Média.

(  ) Grande Cisma do Oriente, que dividiu o mundo cristão entre Igreja Ortodoxa e Igreja Católica Apostólica Romana.

(  ) Revolta de Nika, que começou no hipódromo, espalhou-se pelas ruas de Constantinopla e foi violentamente reprimida pelo governo.

Resposta:

(1-3-5-4-2).

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 12 - Os determinantes do substantivo: adjetivo, artigo e numeral - Atividades

(COPEVE/UFA-AL) Leia o texto para responder às questões:

Futurolândia

George Jetson não poderia desejar TV mais bacana que esta. Chama-se Satellite e foi criada pela empresa norte-americana Mercury 7. Possui monitor de 14 polegadas e repousa sobre uma esfera de alumínio polido. Os tubos de plástico ABS conduzem a fiação para duas esferas: na menor, vermelha, está instalado o alto-falante; na maior, com um globo terrestre, fica o sensor do controle remoto. O resultado é absolutamente inovador.

Carta Capital, São Paulo, 19 mar. 1997.

Quanto ao termo bacana



( a )

é um substantivo que indica qualidade positiva. 

( b )

é um adjetivo que indica qualidade positiva, pertencente à gíria brasileira.

( c )

é gíria, usada sempre no sentido de grã-fino. 

( d )

pertence à gíria americana e foi introduzido no Brasil na década de 50.

( e )

é conotativo; no sentido denotativo, significa forasteiro.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 18 - Complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo - Atividades

(UNIFESP-SP)

De tudo que é nego torto Do mangue e do cais do porto Ela já foi namorada O seu corpo é dos errantes Dos cegos, dos retirantes É de quem não tem mais nada Dá-se assim desde menina Na garagem, na cantina Atrás do tanque, no mato É a rainha dos detentos Das loucas, dos lazarentos Dos moleques do internato E também vai amiúde Co’os velhinhos sem saúde E as viúvas sem porvir Ela é um poço de bondade E é por isso que a cidade Vive sempre a repetir Joga pedra na Geni Joga pedra na Geni Ela é feita pra apanhar Ela é boa de cuspir Ela dá pra qualquer um Maldita Geni

(Chico Buarque. Geni e o zepelim.)

Indique a alternativa que apresenta a função sintática do verso De tudo que é nego torto.



( a )

Adjunto adverbial de modo. 

( b )

Objeto indireto. 

( c )

Predicativo do sujeito. 

( d )

Adjunto adnominal. 

( e )

Complemento nominal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 7 - Regência verbal e regência nominal - Atividades

(FGV-SP) Assinale a alternativa que NÃO OBEDECE à norma culta em relação à REGÊNCIA.



( a )

Constava que o maestro, nos momentos em que mais dependia dos violinos, tinha um tique nervoso que denunciava sua preocupação. 

( b )

As normas a que todos obedeciam chamavam-se Gerais. As Especiais eram aquelas a que poucos obedeciam.

( c )

Na história da cantora, desde criança, várias vezes apareciam referências a ela ser a menina que ninguém na escola gostava. 

( d )

O salário que eles recebiam num mês mal dava para cobrir as despesas básicas da família. Costumava-se dizer que sobrava mês no final do salário. 

( e )

Tinha esperanças de que o mensageiro trouxesse brevemente as notícias de que mais precisava.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 5 - Concordância nominal e verbal - Atividades

(FUVEST-SP)

Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:

— Pois é! Não vê que eu sou o sereno...

Mário Quintana, As cem melhores crônicas brasileiras.

chiru: que ou aquele que tem pele morena, traços acaboclados (regionalismo: Sul do Brasil). estremunhado: mal acordado.

Considerando que “silepse é a concordância que se faz não com a forma gramatical das palavras, mas com seu sentido, com a ideia que elas representam”, indique o fragmento em que essa figura de linguagem se manifesta.



( a )

“olha o mormaço”. 

( b )

“pois devia contar uns trinta anos”. 

( c )

“fomos alojados os do meu grupo”.

( d )

“com os demais jornalistas do Brasil”.

( e )

“pala pendente e chapéu descido sobre os olhos”.

Resposta:

Mário Quintana expõe, em seu texto, impressões sobre personificações que fez em sua vida, como a do Mormaço, a do Clamor Público e a do Sereno. Ao narrar uma solenidade em que esteve presente, relata que foi alojado com pessoas do seu grupo. Assim, o autor se inclui no grupo e utiliza a construção “fomos alojados os do meu grupo”, considerando a ideia de estar no grupo. Essa é a razão por que utiliza a 1ª. pessoa do plural e não a 3ª. pessoa do plural, como era de esperar (foram alojados os do meu grupo).

Atividade 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 18 - Ondas - Atividades

As radiações α, β e os raios catódicos não são considerados ondas, já que são constituídos de partículas e não simplesmente de energia se propagando pelo espaço. Assinale a alternativa que corresponde à explicação correta a respeito dessas radiações.



( a )

A radiação β é constituída de núcleos de hélio (He), cada um deles com dois prótons e dois nêutrons. 

( b )

A radiação α é constituída de elétrons de alta energia ou de pósitrons. 

( c )

Os raios catódicos são constituídos de feixes de prótons. 

( d )

A radiação α e a radiação β são constituídas de feixes de elétrons. 

( e )

Os raios catódicos são constituídos de feixes de elétrons.

Resposta:

A radiação alfa é constituída por núcleos de hélio (He), contendo dois prótons e dois nêutrons. A radiação beta são elétrons de alta energia e pósitrons e os raios catódicos são feixes de elétrons.

Atividade 01 - Física - Unidade 6 - Capítulo 23 - Reflexão da luz - Atividades

Uma tela opaca de grandes dimensões apresenta um pequeno furo onde está instalada uma lâmpada pontual de grande potência. Um espelho plano quadrado de lado igual a 40 cm é fixado paralelamente à tela, a 1,5 m de distância dela, conforme representa a figura.

Desconsiderando a existência de outras fontes de luz no local do experimento, determine, em metros quadrados, a área iluminada na tela.

Resposta:

Atividade 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 21 - Noções de Astronomia - Atividades

A estudante Joice Maria foi informada em suas aulas de gravitação que a distância média entre a Terra e a Lua é de 384 400 km. O professor pediu então que os alunos expressassem essa distância em milímetros, em notação científica padrão e com três algarismos significativos. Joice Maria atendeu corretamente à solicitação do professor, escrevendo:



( a )

3 844 · 108 mm 

( b )

38,4 · 1010 mm 

( c )

3,844 · 1011 mm 

( d )

3,84 · 1011 mm 

( e )

3,85 · 1011 mm

Resposta:

DTerra-lua = 384 400 km = 384 400 · 106 mm

Em notação científica padrão e com três algarismos significativos:

DTerra-lua = 3,84 · 1011 mm

Atividade 01 - Geografia - Enem - Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica - Atividades

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2012.

A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a



( a )

redução comparativa das terras setentrionais.

( b )

manutenção da proporção real das áreas representadas.

( c )

consolidação das técnicas utilizadas nas cartas medievais.

( d )

valorização dos continentes recém-descobertos pelas Grandes Navegações.

( e )

adoção de um plano em que os paralelos fazem ângulos constantes com os meridianos.

Atividade 01 - Geografia - Capítulo 8 - Conflitos contemporâneos - Atividades

Leia o texto a seguir.

Poderia ser a pomba da paz, mas na realidade estava bem longe disso. Os gestos feitos por Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka após marcarem pela Suíça contra a Sérvia, no dia 22, foram o primeiro incidente explicitamente político desta Copa do Mundo. Ao “abanarem” as costas das mãos com os braços cruzados, os jogadores lembraram a bandeira da Albânia. Parece complicado de entender, e é: jogadores da seleção suíça marcando contra a Sérvia e provocando a torcida em Kaliningrado, de maioria sérvia e com a simpatia russa, com alusões a um terceiro país. Acontece que Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka jogam pela Suíça, mas são de etnia albanesa. [...]

LISBOA, Daniel. Por que Sérvia x Kosovo é o maior incidente político da Copa até agora? UOL, 26 jun. 2018. Disponível em: www.bol.uol.com.br/copa-2018/noticias/2018/06/26/por-que-a-servia-protagonizou-o-unicoincidente-politico-da-copa-ate-agora.htm. Acesso em: abr. 2020.

a) Pensando nas guerras nos Bálcãs e no Cáucaso, qual pode ser o terceiro país ao qual se refere o texto?

b) Relacione o conflito envolvendo esse país com a atitude dos jogadores suíços.

Resposta:

a) O Kosovo.

b) O Kosovo, de maioria albanesa, é controlado pela Sérvia e sofreu um massacre étnico na década de 1990. Depois disso, declarou sua independência, que não é reconhecida por todos os países da ONU. Os jogadores suíços, por terem origem albanesa, fizeram uma provocação aos sérvios, que são apoiados pelos russos nesse conflito.

Atividade 01 - Geografia - Capítulo 12 - Indústria no mundo atual - Atividades

Caracterize cada uma das três Revoluções Industriais no que diz respeito à inovação tecnológica e consequências sociopolíticas.

Resposta:

Primeira RI: carvão e máquina a vapor; ampliação da DIT, avanços tecnológicos no campo, surgimento do liberalismo econômico, criação do proletariado urbano. Segunda RI: hidreletricidade, petróleo, motor a combustão e eletroeletrônicos; formação de siderúrgicas e metalúrgicas, surgimento das indústrias automobilística e petroquímica, ampliação do sistema de transportes, consolidação do capitalismo monopolista-financeiro. Terceira RI: telecomunicações e transportes; surgimento de corporações transnacionais, obsolescência programada, descentralização da produção, formação de redes de produção globais, precarização das relações de trabalho.

Atividade 01 - Geografia - Capítulo 7 - Questões étnicas no Brasil - Atividades

Leia o texto a seguir e aponte, na versão brasileira do saci, dois elementos indicativos da influência africana.

Saci-pererê

[...] A lenda do saci, segundo apontam os especialistas em folclore, também é encontrada nos países  vizinhos do Brasil. No Paraguai, Argentina e Uruguai, ela é conhecida como yasi-yateré, e os especialistas acreditam que a lenda do saci derivou desta, mas se modificou radicalmente [...] na versão brasileira.

O yasi-yateré, assim como o saci, é um ser de pequena estatura, possui cabelos loiros e anda com um bastão de ouro, que funciona como varinha mágica e tem como função deixar o yasi invisível. Ele também gosta de atrair crianças com brincadeiras e pode fazer alguma maldade com elas, como roubá-las, deixá-las loucas, surdas (isso varia de acordo com a versão) etc. [...]

SACI-PERERÊ. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/folclore/saci-perere.htm. Acesso em: abr. 2020.

Resposta:

Os estudantes poderão indicar que o personagem é negro, o fumo e o fato de ter perdido uma perna jogando capoeira. Pode ser interessante utilizar a lenda do saci como exemplo do espalhamento e da mistura de influências culturais indígenas, africanas e europeias no Brasil.

Atividade 01 - Geografia - Capítulo 2 - Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica - Atividades

As linhas imaginárias de latitude e longitude podem ser utilizadas para marcar uma localização no planisfério. Para fazer isso, utilizam-se as coordenadas geográficas, que vão de 0° a 90° de latitude tanto ao norte quanto ao sul, e de 0° a 180° de longitude tanto a oeste quanto a leste. Uma coordenada é registrada indicando-se sempre os hemisférios (por exemplo, 90° N e 150° L). Observe o esquema ao lado, que representa um sistema de coordenadas geográficas.

Registre as coordenadas indicadas pelas letras A, B e C.

Resposta:

a) Localidade A: Latitude 20° S Longitude 55° O. Localidade B: Latitude 30° S Longitude 45° O. Localidade C: Latitude 20° S Longitude 25° O.

Atividade 01 - História - Unidade 3 - Capítulo 8 - Mundo cristão - Atividades

Observe a imagem a seguir.

Qual aspecto da cultura medieval é possível perceber na imagem?

Resposta:

A imagem apresenta a sala de aula de uma universidade. Essa instituição foi fruto das políticas religiosas que buscavam promover uma educação, mesmo que controlada, para seus membros, e das ordens religiosas, desenvolvendo estudos nas áreas de Teologia, Artes, Astronomia e Direito.

Atividade 01 - História - Unidade 2 - Capítulo 5 - Roma antiga - Atividades

Uma das versões lendárias da fundação de Roma foi relatada pelo poeta Virgílio (70-19 a.C.). Segundo esse relato: Roma foi fundada por dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, netos do rei Numitor, da cidade de Alba Longa. O trono de Numitor fora usurpado por seu irmão Amúlio. De posse do trono, o usurpador ordenou que Rômulo e Remo, recém-nascidos, fossem colocados dentro de um cesto e lançados nas águas do rio Tibre. O cesto encalhou junto ao monte Palatino e foi encontrado por uma loba, que amamentou os gêmeos. Posteriormente, um pastor chamado Faustolo acolheu as crianças e cuidou delas.

Quando adultos, Rômulo e Remo reconquistaram o trono de Alba Longa para seu avô. Receberam, então, permissão para fundar Roma (em 753 a.C.) na região onde a loba os havia encontrado.

Usurpar: assumir, obter ou fazer uso de algo sem direito.

Com base na leitura do texto e da imagem, responda:

a) O texto faz referência a qual período histórico da Roma antiga?

b) Quais características da escultura dão a ideia de que não se trata de uma loba comum, e sim de uma guardiã dos pequenos irmãos? Formule hipóteses a esse respeito.

Resposta:

a) Período monárquico.

b) Resposta pessoal. A loba possui uma pelagem diferenciada no pescoço e no dorso, formando uma espécie de armadura, que vai da linha das orelhas até a cauda, prendendo-se nas patas dianteiras. O restante do corpo é praticamente liso, como se a loba não tivesse pelos nas outras regiões. Seus olhos estão arregalados, as orelhas estão levantadas e os dentes encontram-se à mostra, completando assim a posição de atenção e defesa. Tem membros bem robustos, apesar de as costelas aparecerem. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que o mito foi criado a posteriori, que a cidade, na época de sua fundação, era ainda uma pequena aldeia, e que o mito serviu para incutir nos romanos a ideia de um destino grandioso e heroico.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 12 - Os determinantes do substantivo: adjetivo, artigo e numeral - Atividades

Leia o anúncio abaixo, que homenageia o Dia do Publicitário, e responda à questão.

Extraia do texto os adjetivos e as locuções adjetivas.

Resposta:

de borracha, branca, com a borda azul

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