Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 14 - O verbo - Atividades

Leia os quadrinhos a seguir e responda à questão.

 Identifique nos quadrinhos verbos empregados no:

a) pretérito perfeito do indicativo;

b) presente do indicativo;

c) pretérito imperfeito do indicativo.

Resposta:

a) passei, fiz, pulei, enterrei, teve

b) passa

c) sabia

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 1 - Linguagem, comunicação e interação - Atividades

(ENEM)

Texto I

A língua ticuna é o idioma mais falado entre os indígenas brasileiros. De acordo com o pesquisador Aryon Rodrigues, há 40 mil índios que falam o idioma. A maioria mora ao longo do Rio Solimões, no Alto Amazonas. É a maior nação indígena do Brasil, sendo também encontrada no Peru e na Colômbia. Os ticunas falam uma língua considerada isolada, que não mantém semelhança com nenhuma outra língua indígena e apresenta complexidades em sua fonologia e sintaxe. Sua característica principal é o uso de diferentes alturas na voz.

O uso intensivo da língua não chega a ser ameaçado pela proximidade de cidades ou mesmo pela convivência com falantes de outras línguas no interior da própria área ticuna: nas aldeias, esses outros falantes são minoritários e acabam por se submeter à realidade ticuna, razão pela qual, talvez, não representem uma ameaça linguística.

Língua Portuguesa, n. 52, fev. 2010 (adaptado)

Texto II

Riqueza da língua

“O inglês está destinado a ser uma língua mundial em sentido mais amplo do que o latim foi na era passada e o francês é na presente”, dizia o presidente americano John Adams no século XVIII. A profecia se cumpriu, o inglês é hoje a língua franca da globalização. No extremo oposto da economia linguística mundial, estão as línguas de pequenas comunidades declinantes. Calcula-se que hoje se falem de 6 000 a 7 000 línguas no mundo todo. Quase metade delas deve desaparecer nos próximos 100 anos, A última edição do Ethnologue — o mais abrangente estudo sobre as línguas mundiais —, de 2005, listava 516 línguas em risco de extinção.

Veja, n. 36, set 2007 (adaptado).

Os textos tratam de línguas de culturas completamente diferentes, cujas realidades se aproximam em função do(a)



( a )

Semelhança no modo de expansão. 

( b )

Preferência de uso na modalidade falada. 

( c )

Modo de organização das regras sintáticas. 

( d )

Predomínio em relação às outras línguas de contato. 

( e )

Fato de motivarem o desaparecimento de línguas minoritárias.

Resposta:

Os textos tematizam duas línguas de culturas diferentes, as quais conseguem predominar sobre as demais com as quais mantêm contato. Assim, a alternativa correta é a d, pois afirma a predominância dessas línguas em relação às outras línguas de contato.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 10 - Figuras de linguagem - Atividades

Leia a tira, de Fernando Gonsales:

O efeito de humor da tira se dá a partir do emprego do(a):



( a )

metáfora.

( b )

metonímia.

( c )

gradação.

( d )

paradoxo.

( e )

ironia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 6 - O Realismo-Naturalismo em Portugal e no Brasil. O Parnasianismo no Brasil - Atividades

(ENEM)

Mal secreto

Se a cólera que espuma, a dor que mora N’alma, e destrói cada ilusão que nasce, Tudo o que punge, tudo o que devora O coração, no rosto se estampasse; Se se pudesse, o espírito que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse! Quanta gente que ri, talvez, consigo Guarda um atroz, recôndito inimigo, Como invisível chaga cancerosa! Quanta gente que ri, talvez existe, Cuja ventura única consiste Em parecer aos outros venturosa!

(CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasília: Alhambra, 1995.) 

Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que:



( a )

a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.

( b )

o sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social. 

( c )

a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.

( d )

o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.

( e )

a transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social.

Resposta:

O poema apresenta a oposição entre essência e aparência. No convívio com o grupo, o indivíduo sente-se obrigado a demonstrar um comportamento positivo, entusiasmado, feliz e vencedor, ocultando suas derrotas, angústias e tristezas. Para ser aceito pelo grupo, deve aparentar algo que não sente, algo que não é.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 11 - A poesia e a prosa dos anos 1940-50. A literatura contemporânea em língua portuguesa - Atividades

(ENEM)

À garrafa

Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes.

PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992

A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um(a)



( a )

reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcida pões”. 

( b )

subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se observa em “prisão da forma”. 

( c )

visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso “e te estilhaces, suicida”. 

( d )

processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos “numa explosão / de diamantes”.

( e )

necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à “garrafa” a ser “estilhaçada”.

Resposta:

O eu lírico descreve a construção do poema, fazendo uma analogia com a garrafa, que contém em si a sua forma. Daí a maneira contida na escolha da palavra exata, traduzindo já na parte física o seu sentido, até que a garrafa salte ao chão como o poema deixa a mão do poeta e, aos olhos do leitor, apresente uma explosão de sentidos, seus múltiplos significados.

Atividade 01 - Química - Unidade 12 - Hidrocarbonetos - Atividades

Há cerca de 10 anos, medições realizadas em uma hidrelétrica brasileira indicavam que as emissões de gás carbônico e metano (chamados de gases do clima pelos cientistas) dos organismos em decomposição no fundo dos reservatórios poderiam ser responsáveis por até um quarto de todas as emissões de gases do clima de origem humana no planeta.

Estudos atuais demonstraram que certos organismos presentes nos reservatórios (algas e fitoplânctons, por exemplo) capturam mais gás carbônico da atmosfera do que aquele liberado pelos organismos em decomposição.

Com relação ao texto e às características dos gases citados, pode-se afirmar que:



( a )

as pesquisas iniciais não levaram em conta a presença de organismos que consumiam CO2.

( b )

ambos os gases citados no texto são moléculas com geometria linear.

( c )

as pesquisas iniciais indicavam que certos organismos presentes nos reservatórios (algas e fitoplânctons, por exemplo) consomem menos gás carbônico do que aquele liberado pelos organismos em decomposição.

( d )

os gases citados no texto são inflamáveis.

( e )

as pesquisas iniciais indicavam que os reservatórios seriam responsáveis por até 25% das emissões de gases do clima de origem humana.

Resposta:

CO2: geometria linear e CH4: geometria tetraédrica.

Apenas o metano é inflamável. As pesquisas iniciais indicavam que os reservatórios seriam responsáveis por até um quarto das emissões dos gases do clima de origem humana, ou seja, 25%.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 6 - Capítulo 21 - Como o corpo das plantas funciona - Atividades

Diversos tipos de tecido compõem o corpo de uma planta, cada um desempenhando uma função diferente e mantendo esse organismo vivo.

a) O que diferencia os meristemas dos demais tecidos vegetais?

b) Qual é a relação existente entre o meristema e a madeira das plantas?

Resposta:

a) Meristemas são tecidos embrionários; portanto, são indiferenciados e mantêm a capacidade de realizar mitoses.

b) O tecido meristemático chamado câmbio vascular é o responsável pela produção de xilema e de floema. Uma vez que a madeira é basicamente formada por xilema, pode-se dizer que o câmbio vascular origina a formação da madeira.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 5 - Capítulo 19 - Fungos - Atividades

Relacione hifas, micélio e corpo de frutificação.

Resposta:

As hifas são os filamentos que, em conjunto, constituem o micélio. Este organiza-se formando o corpo de frutificação.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 8 - Capítulo 29 - Cromossomos sexuais e seus genes - Atividades

Explique qual é o gameta, na espécie humana, que determina o sexo de uma futura criança.

Resposta:

Trata-se do gameta masculino, portador do cromossomo X ou Y, já que o cromossomo X determina o nascimento de uma menina, enquanto o cromossomo Y determina o nascimento de um menino.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 2 - Capítulo 3 - Conceitos básicos em Ecologia - Atividades

Defina, com suas palavras, os conceitos de habitat e de nicho ecológico.

Resposta:

O conceito de habitat está relacionado ao “lugar” em que um organismo vive. Já o conceito de nicho ecológico está relacionado ao papel que o organismo desempenha no ecossistema.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 2 - Capítulo 5 - Biodiversidade e conservação - Atividades

Como você definiria a Floresta Amazônica com relação a seu solo? E com relação à biodiversidade que esse ecossistema abriga?

Resposta:

O solo da Floresta Amazônica, em sua maior parte, é pobre em nutrientes. As plantas absorvem os nutrientes resultantes principalmente da rápida decomposição de organismos. Em relação à biodiversidade, a Floresta Amazônica caracteriza-se como um dos locais com maior biodiversidade no planeta.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 9 - Capítulo 37 - Controle do corpo - Atividades

Sabendo-se que o corpo celular do neurônio é um centro trófico de síntese, o que poderá ocorrer se ele perder suas ramificações em razão de uma lesão? E se a lesão ocorrer no próprio corpo celular?

Resposta:

Um neurônio poderá regenerar suas ramificações caso o seu corpo celular esteja íntegro. Sem ele, a regeneração não será possível.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 8 - Capítulo 33 - Biotecnologia - Atividades

Descreva, sucintamente, a técnica de engenharia genética. Qual é a importância dos plasmídeos e das enzimas de restrição para o sucesso dessa técnica?

Resposta:

A engenharia genética consiste em inserir genes de um determinado organismo em outro organismo, não portador desses genes. Se o processo for bem-sucedido, os genes se expressarão sintetizando as proteínas da sua célula de origem. Os plasmídeos são usados como vetores para inserir genes nas técnicas de engenharia genética. As enzimas de restrição são responsáveis por “cortar” a molécula de DNA, permitindo que um segmento seja inserido nela.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 9 - Capítulo 34 - Saúde e qualidade de vida - Atividades

O que são os determinantes sociais da saúde (DSS)? Explique como eles se relacionam com o conceito de saúde.

Resposta:

Os determinantes sociais de saúde são fatores que influenciam a ocorrência de problemas de saúde. Se concebermos o conceito de saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, resultado de uma boa interação entre o funcionamento do corpo e o ambiente, tanto os fatores individuais (genética, idade, sexo) quanto os sociais e ambientais (redes de apoio, condições de trabalho, água e esgoto tratados, entre outros) são considerados DSS.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 3 - Capítulo 9 - Citoplasma - Atividades

O que diferencia, morfologicamente, o retículo endoplasmático liso do retículo endoplasmático rugoso? O que os diferencia em termos de função?

Resposta:

O retículo endoplasmático rugoso contém ribossomos aderidos ao lado externo da membrana das cisternas e atua sintetizando proteínas; os ribossomos não são encontrados no retículo endoplasmático liso, que atua armazenando e transportando substâncias e produz lipídios e carboidratos

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 2 - Texto e discurso – Intertexto e interdiscurso - Atividades

(ENEM)

Texto I

Ditado popular é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, baseada na secular experiência do povo, exposta de forma poética, contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento.

WEITZEL, A. H. Folclore literário e linguístico. Juiz de Fora: Esdeva, 1984 (fragmento).

Texto II

Rindo brincalhona, dando-lhe tapinhas nas costas, prima Constança disse isto, dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro. Enquanto prima Biela dormia no assunto, toda a casa se alvoroçava. [Prima Constança] ia rezar, pedir a Deus para iluminar prima Biela. Mas ia também tomar suas providências. Casamento e mortalha, no céu se talha. Deus escreve direito por linhas tortas. O que for soará. Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus.

DOURADO, A. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990 (fragmento).

O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no Texto II, constitui uma maneira de utilizar o tipo de saber definido no Texto I, porque



( a )

cita-os pela força do hábito. 

( b )

aceita-os como verdade absoluta. 

( c )

aciona-os para justificar suas ações. 

( d )

toma-os para solucionar um problema. 

( e )

considera-os como uma orientação divina.

Resposta:

A penúltima linha do texto II traz a informação de que prima Constança iria “[...] transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus.”, ou seja, sendo os ditados populares considerados, conforme atesta o texto I, sentenças baseadas na experiência secular do povo, assumindo um caráter de verdade comprovada, a personagem os aciona para justificar suas ações, para legitimá-las utilizando o argumento de que sua conduta seria motivada pela verdade e pela convicção de que ela seria um instrumento de Deus.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 3 - O Barroco - Atividades

(ENEM)

Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia.

Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade.

Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro.

DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por:



( a )

visão cética sobre as relações sociais.

( b )

preocupação com a identidade brasileira.

( c )

crítica velada à forma de governo vigente.

( d )

reflexão sobre os dogmas do cristianismo.

( e )

questionamento das práticas pagãs na Bahia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 5 - O Romantismo em Portugal e no Brasil - Atividades

(ENEM)

Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor?

Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.

Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.

Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade.

Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.

Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse.

Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.

ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006. O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875.

O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como “parenta” de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois:



( a )

o trabalho ficcional do narrador desvaloriza a mulher ao retratar a condição feminina na sociedade brasileira da época.

( b )

o trabalho ficcional do narrador mascara os hábitos sociais no enredo de seu romance.

( c )

as características da sociedade em que Aurélia vivia são remodeladas na imaginação do narrador romântico. 

( d )

o narrador evidencia o cerceamento sexista à autoridade da mulher, financeiramente independente.

( e )

o narrador incorporou em sua ficção hábitos muito avançados para a sociedade daquele período histórico.

Resposta:

José de Alencar apresenta a personagem Aurélia como uma parente distante, pois a moça solteira, de acordo com as convenções sociais da época, não deveria frequentar a sociedade desacompanhada; o mesmo se pode dizer em relação ao que se pensava sobre a capacidade de a mulher gerir os seus bens, necessitando de um tutor. Ao mostrar como a personagem era obrigada a isso para “manter as aparências”, o autor revela a restrição imposta ao sexo feminino, mesmo sendo financeiramente independente, como era o caso de Aurélia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 11 - O substantivo - Atividades

Leia a tira:

Mafalda acaba de acordar. Que aspectos da parte não verbal da tira confirmam essa afirmação?

Resposta:

O fato de ela estar na cama no 1º quadrinho e se dirigir ao pai, que toma café no 3º quadrinho.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 6 - A pontuação - Atividades

Leia o texto a seguir.

Sobre o uso do ponto final na construção do anúncio, julgue as assertivas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Cada uma das declarações isoladas pelo ponto final expressa uma atitude a ser adotada pelo leitor a fim de proteger as crianças e os adolescentes de situações de violência.

II. Os pontos poderiam ser substituídos por vírgulas, pois as orações em questão podem ser classificadas como coordenadas assindéticas.

III. O uso do ponto após as duas orações da parte superior do texto evidencia o fato de que elas correspondem às posturas ilustradas pelos macaquinhos logo abaixo.

Assinale a alternativa correta:



( a )

V — V — V

( b )

V — F — V

( c )

F — F — V

( d )

F — V — V

( e )

F — F — F

Atividade 01 - Química - Unidade 13 - Funções oxigenadas - Atividades

O Centro de Processos Biológicos e Industriais para Biocombustíveis (Ceprobio) envolve mais de 40 universidades e instituições de pesquisa, além de empresas colaboradoras, distribuídas em várias regiões de 12 estados e Distrito Federal.

Pesquisas do Ceprobio propõem um modelo industrial de produção de etanol celulósico que é passível de integração aos modos de produção já estabelecidos em regiões desenvolvidas do Brasil ou que possa ser implementado em áreas cuja infraestrutura agroindustrial esteja em fase de consolidação.

Além de inovador, o modelo proposto reduz drasticamente a necessidade de insumos fósseis por meio do reaproveitamento de resíduos e emissões provenientes da geração de energia e produção de produtos químicos.

A respeito do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar o que se segue, exceto que:



( a )

o Ceprobio propõe um modelo que se integra aos modos de produção já consagrados de produção de etanol celulósico.

( b )

os insumos fósseis citados no texto constituem fontes renováveis de energia.

( c )

o etanol celulósico é obtido a partir da substância cuja fórmula molecular é (C6H10O5)n.

( d )

o Ceprobio propõe o reaproveitamento de resíduos e emissões provenientes da geração de energia e produção de compostos químicos.

( e )

o modelo proposto pelo Ceprobio diminui a dependência de insumos fósseis.

Resposta:

O etanol celulósico é obtido a partir da celulose (C6H10O5)n.

Os insumos fósseis são fontes não renováveis de energia.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 7 - Capítulo 23 - Origem dos animais e seus grupos - Atividades

Preencha o quadro abaixo, que caracteriza os filos de animais invertebrados estudados no capítulo, de acordo com o exemplo dado na primeira linha. Se houver algum dado que você não souber, faça uma pesquisa em sites confiáveis para preencher a informação.

Resposta:

Atividade 01 - Biologia - Unidade 7 - Capítulo 25 - Transporte de substâncias - Atividades

Descreva e compare os sistemas circulatório aberto e fechado presentes nos animais.

Resposta:

No sistema circulatório aberto, a hemolinfa circula por vasos que desembocam em cavidades corpóreas, onde as células absorvem nutrientes e lançam excretas. Dessa forma, a hemolinfa entra em contato direto com os órgãos com os quais realiza trocas gasosas. No sistema circulatório fechado, o sangue circula por vasos sanguíneos em um circuito fechado, que forma uma rede extremamente ramificada em contato com os órgãos, possibilitando as trocas gasosas. O sistema aberto demanda menos energia para a realização das trocas do que o fechado, porém é menos eficiente em termos de taxa de troca gasosa.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 8 - Capítulo 27 - Os trabalhos de Mendel e as probabilidades - Atividades

Que resultados o modelo proposto por Mendel previa para F2? Esses resultados eram obtidos sempre de forma exata?

Resposta:

Mendel esperava em F2 uma proporção de 3 indivíduos do fenótipo dominante para 1 indivíduo do fenótipo recessivo, proporção obtida, em geral, em valores aproximados.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 2 - Capítulo 4 - Populações e comunidades - Atividades

As populações normalmente não crescem em função apenas de seu potencial biótico, já que há fatores, chamados em conjunto de resistência ambiental, que impedem que isso aconteça. Que fatores são esses?

Resposta:

A resistência ambiental é representada por fatores como a limitação de alimento e de espaço, o aparecimento de doenças, a competição com outras espécies, entre outros.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 1 - Capítulo 2 - A química da vida - Atividade prática

Detecção de amido nos alimentos

O amido é um carboidrato presente em vários alimentos que consumimos diariamente e ajuda a garantir energia para as células do nosso corpo. No entanto, o consumo excessivo de carboidratos pode aumentar o índice glicêmico, levando à obesidade ou à diabetes tipo 2. Você sabe o que está comendo? Anote no caderno os alimentos que você consome diariamente e quais deles você acha que contêm amido.

Nesta atividade, vamos verificar a presença de amido nos alimentos que fazem parte do dia a dia. Sigam o roteiro abaixo para realizá-la e usem os dados obtidos para responder às perguntas.

Material

• Tintura de iodo ou lugol;

• Placas de Petri ou pires (quantidade variável, depende da quantidade de alimentos que serão analisados);

• Água;

• Alimentos consumidos diariamente (queijo, pão, maçã, bolacha, presunto, batata, etc.);

• 1 conta-gotas;

• Etiquetas e caneta.

Procedimentos

1 Coloquem cada alimento em uma placa de Petri e, em outra, coloquem a água.

2 Identifiquem o conteúdo de cada placa com uma etiqueta.

3 Adicionem três gotas da tintura de iodo em cada alimento e na água.

4 Organizem os dados em um quadro, marcando um X nos alimentos que apresentaram amido após o teste.

Análise

Faça uma análise dos dados obtidos em cada alimento e fotografem os resultados.

Na prática

1 O que aconteceu com os alimentos listados inicialmente quando você pingou a tintura de iodo? Quais alimentos apresentaram resultados esperados por você no início desta atividade?

Resposta:

Na prática (respostas):

1. O iodo mudou de cor quando entrou em contato com os alimentos que contêm amido. Por se tratar de uma molécula de reserva energética de origem vegetal, o amido está presente em alimentos como a batata e naqueles que contêm farinha (feita de arroz, trigo ou milho), como o pão e a bolacha. As frutas, apesar de terem origem vegetal, contêm pouco amido, pois não desempenham função de reserva energética nas plantas. Alimentos de origem animal em geral não têm amido.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 9 - Capítulo 36 - Defesas do corpo - Atividades

Defina imunidade inata e imunidade adaptativa, citando as principais diferenças entre elas.

Resposta:

A imunidade inata é composta de mecanismos de defesa presentes no organismo desde o nascimento, como a pele. Já a imunidade adaptativa representa o combate a microrganismos específicos, por meio da ativação de linfócitos.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 8 - Capítulo 33 - Biotecnologia - Atividade prática

Extraindo DNA da banana

O DNA armazena informações genéticas, que estão relacionadas às características físicas e fisiológicas dos seres vivos. O nosso DNA compartilha 50% das informações genéticas das bananas. Será que conseguimos ter acesso ao DNA das bananas sem equipamentos de laboratório? Como isso seria possível? Anote no caderno sua hipótese a respeito.

Nesta atividade, vamos extrair o DNA da banana. Siga o roteiro abaixo para realizá-la e use os dados obtidos para responder às perguntas.

Material

• Saco plástico com fecho hermético;

• Meia banana;

• 1 copo americano;

• Bastão de vidro ou palito de madeira;

• Álcool etílico 70% (líquido) gelado;

• Conta-gotas;

• Filtro de papel café;

• Corante (opcional);

• Água mineral;

• 50 mL de detergente líquido;

• 2 colheres de sal;

• Equipamentos de proteção individual (EPIs – principalmente, jaleco, luvas e óculos).

Procedimentos

1 Preparem a solução extratora de DNA misturando em um copo americano 900 mL de água mineral com 50 mL de detergente líquido e 2 colheres de sal.

2 Cortem a banana, coloquem-na dentro do saco com fecho hermético e o fechem.

3 Esmaguem a banana apertando o saco com as mãos até ficar com consistência homogênea. Cuidado para não abrir nem rasgar o saco.

4 Adicionem ao saco os 10 mL da solução extratora de DNA e misturem, delicadamente para não formar espuma, até ficar uniforme.

5 Coloquem a mistura no filtro de papel e a deixem filtrando até que metade do copo esteja cheio.

6 Adicionem com cuidado o álcool etílico 70% gelado com algumas gotas de corante ao filtrado. A quantidade de álcool deve ser mais ou menos a mesma da mistura. Esperem por aproximadamente dois minutos.

Análise

Faça uma análise dos dados obtidos pelo grupo. Observem atentamente o que acontece com a mistura.

Na prática

Descreva o resultado obtido. Após o experimento, você diria que é possível extrair e enxergar o DNA da banana?

Resposta:

Espera-se que, ao final do experimento, seja possível visualizar um aglutinado contendo as fitas de DNA e as proteínas que as enovelam.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 9 - Capítulo 39 - Reprodução e saúde - Atividade prática

Dois amigos fizeram uma aposta: um deles teria que descobrir, entre dois recipientes, qual continha saliva e qual continha água. Eles sabem que a saliva contém amilase salivar, uma enzima que atua em pH 7,0 e temperatura de 35 °C a 40 °C. E uma dica: é possível usar solução de iodo, que reage com o amido mudando de cor. Com essas informações, como você faria para saber qual recipiente contém saliva? Anote no caderno sua hipótese a respeito.

Siga o roteiro abaixo para realizar a atividade e use os dados obtidos para responder à pergunta.

Material

• 3 tubos de ensaio ou frascos transparentes pequenos;

• 1 copo de vidro para coletar a saliva;

• 1 conta-gotas;

• Tintura de iodo comercial;

• Fogão a gás ou aquecedor elétrico;

• Recipiente de metal pequeno para ferver parte da solução de amilase;

• Água filtrada ou soro fisiológico;

• Amido de milho; 

• Saliva (evitar se alimentar antes do experimento).

Procedimentos

1 Preparem uma solução com 0,5 g de amido e 100 mL de água.

2 Coletem saliva em um copo. Preparem a solução de amilase salivar na proporção de 1 : 10 (1 parte de saliva para 10 de água).

3 Fervam parte da solução de amilase (mais ou menos 5 mL). Fiquem atentos para não deixar a solução evaporar.

4 Identifiquem os tubos de ensaio com as letras A, B e C.

5 No tubo A: adicionem 2 mL da solução de amido com 0,5 mL de água. No tubo B: 2 mL da solução de amido com 0,5 mL de solução de amilase salivar. No tubo C: 2 mL de solução de amido com 0,5 mL de solução de amilase fervida (esperem a solução esfriar para fazer isso).

6 Segurem os tubos com a mãos fechadas por 15 a 20 minutos, movimentando-os suavemente de tempo em tempo.

7 Transcorrido o período de incubação, adicionem um ou duas gotas de tintura de iodo comercial e agitem os tubos.

Na prática

Descreva e explique o que ocorreu em cada um dos frascos.

Resposta:

Espera-se que, no tubo A, o iodo tenha reagido com o amido, que permaneceu no tubo após ser misturado com a água. No tubo B, o esperado é que a mudança de cor do iodo tenha sido menos intensa, pois o amido teria sido quebrado pela amilase salivar. Assim, haveria menos amido disponível nesse tubo para reagir com o iodo. Por fim, no tubo C espera-se que o iodo tenha reagido com o amido, já que a fervura da solução de amilase teria desnaturado a proteína, que, por sua vez, perdeu sua capacidade de digerir o amido.

Atividade 01 - Biologia - Unidade 3 - Capítulo 11 - Núcleo e divisão celular - Atividade prática

Quando a catalase entra em ação?

A catalase é uma enzima encontrada em pequenas organelas membranosas da maioria dos organismos, os peroxissomos. Ela atua sobre substâncias tóxicas resultantes do metabolismo celular, decompondo-as em substâncias inócuas para as células.

Nesta atividade, vamos analisar a ação da catalase no laboratório. Sigam o roteiro abaixo para realizar a atividade e usem os dados obtidos para responder às perguntas.

Material

• 4 cubos de batata crua com o mesmo tamanho;

• 4 béqueres ou copos de vidro transparentes;

• 1 frasco de água oxigenada 10 volumes (peróxido de hidrogênio);

• Etiquetas para identificar os béqueres;

• Caneta hidrográfica.

Procedimentos

1 Peguem os cubos de batata crua. Deixem um dos cubos inteiro; os demais devem ser cortados em duas, quatro e seis partes iguais.

2 Identifiquem os béqueres com A – cubo de batata inteiro, B – cubo de batata cortado em dois, C – cubo de batata cortado em quatro e D – cubo de batata cortado em seis.

3 Coloquem nos béqueres a mesma quantidade de água oxigenada, que deve ser suficiente para cobrir os cubos de batata.

4 Marquem no exterior do béquer a quantidade de água oxigenada inicial.

5 Insira os cubos de batata nos respectivos béqueres e esperem cinco minutos. Filmem o que vai acontecer.

6 Depois, verifiquem a temperatura dos béqueres com as mãos.

7 Anotem os resultados e os demonstrem em um gráfico.

O que aconteceu com a água oxigenada quando colocamos os cubos de batata? Explique por que isso aconteceu.

Resposta:

Houve produção de bo lhas, porque ocorreu a decomposição da água oxigenada em água e gás oxigênio pela catalase presente nos cubos da batata.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas