Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE MOSTRA A FASE DA VIDA EM QUE COMEÇAMOS A TRABALHAR.
INFÂNCIA.
ADOLESCÊNCIA.
IDADE ADULTA.
VELHICE.
(FGV-SP) Em 1776, foi declarada a emancipação política dos Estados Unidos. Comparando o processo de independência estadunidense com outros casos na América, podemos afirmar que
a independência dos Estados Unidos foi pacífica, semelhante ao processo brasileiro e diferente do restante da América espanhola, caracterizado pelas guerras contra forças metropolitanas.
a escravidão não foi abolida pelo governo dos Estados Unidos no momento da independência política, de maneira semelhante ao que ocorreu no Brasil e na maior parte da América Latina.
ao contrário do caso brasileiro e latino-americano, a independência dos Estados Unidos foi liderada pelas camadas populares da sociedade colonial.
a instauração de repúblicas democráticas é um traço comum entre o processo de emancipação política dos Estados Unidos e o das outras nações do continente americano.
ao estabelecer a sua independência, os líderes estadunidenses imediatamente concederam direito de voto às mulheres, o que não ocorreu no Brasil e tampouco no restante da América Latina.
(UEL-PR) O interior de algumas igrejas mineiras do período colonial recebia rica ornamentação em ouro. A imagem a seguir mostra um dos retábulos (estrutura que se eleva na parte posterior de um altar) da Igreja do Carmo, em Sabará, desenhado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Na construção desse retábulo, Aleijadinho utiliza qual tipo de simetria?
Translação.
Rotação.
Reflexão em relação a um eixo vertical.
Reflexão em relação a um eixo horizontal.
Reflexão em relação a um eixo diagonal.
(UFGGO) Analise a figura a seguir.
Na figura, um relógio de sol vertical está localizado em Goiânia (latitude 16° 30’ Sul). O marcador do relógio está representado pela barra vertical. Quando iluminado pelo Sol, ao longo do ano, o relógio projeta sombras ao meio-dia (representadas na figura). Visto a partir das localidades intertropicais, o Sol passa (movimento aparente) duas vezes pelo zênite, o ponto mais alto do céu (Z). Considerando-se a figura e que, em uma situação ideal, o deslocamento do Sol seja uniforme, conclui-se que os meses, aproximadamente, nos quais o Sol passará duas vezes pelo zênite de Goiânia, serão
dezembro e fevereiro.
novembro e janeiro.
dezembro e março.
novembro e março.
janeiro e fevereiro.
A cidade de Goiânia está localizada no hemisfério sul. No dia 21 de dezembro, o Sol incide perpendicularmente no trópico de Capricórnio, o que corresponde ao solstício de verão no hemisfério sul. Já em 21 de setembro e 21 de março, os raios solares atingem perpendicularmente a linha do equador, o que corresponde aos dias de equinócio. Por fim, no dia 21 de junho, o Sol incide perpendicularmente no trópico de Câncer, quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul.
Ao observar a imagem, nota-se que o Sol passará pelo zênite em Goiânia nos meses que antecedem e sucedem o solstício de verão no hemisfério sul, portanto, em novembro e janeiro.
Na imagem, observa-se que no dia 21 de dezembro o Sol incide perpendicularmente sobre o trópico de Capricórnio, que está a sul de Goiânia.
A concentração de íons potássio em uma amostra de soro pode ser determinada por espectrofotometria de absorção atômica e por eletrodos íons-seletivos. Para realizar a calibração da espectrofotometria para a determinação da concentração de íons potássio, é necessário utilizar uma solução de íons potássio de concentração igual a 3,0 mol/L.
a) Escreva a equação de neutralização para produzir uma solução de carbonato de potássio.
b) Descreva como preparar 250,0 cm3 de solução de íons potássio necessária para realizar a calibração a partir do sal puro.
Dados: Massas molares (g/mol): K = 39,0; C = 12,0; e O = 16,0
a) Equação de neutralização: H2CO3 + 2 KOH → K2CO3 + 2 H2O
b) Primeiro, devemos determinar a quantidade, em mol, de íons potássio em 250 cm3. Lembre-se de que 1 L corresponde a 1 000 cm3.
Para preparar a solução de calibração, deve-se realizar o seguinte procedimento:
Em um béquer de 50 mL, colocar 51,75 g de K2CO3.
Adicionar uma pequena quantidade de água destilada para dissolver o carbonato de potássio e, após a dissolução, transferir a solução para um balão volumétrico de 250 mL e completar com água destilada até o volume de 250 mL.
Que números estão representados com as peças do material dourado? Complete as decomposições abaixo de cada item e descubra.
a) 145
b) 3 centenas, 0 dezena e 3 unidades ou 300 + 0 + 3 = 303
Vamos aprender um pouco mais desse tipo de pintura?
[...] Hoje, o Brasil tem sido destaque também no traço naïf, junto à França, Itália, Haiti e na região da antiga Iugoslávia. [...]
A arte naïf brasileira reflete o país tropical, generoso em sua vegetação e diversidade cultural entre as regiões e o povo que o compõe, fazendo com que ela tenha um lugar de destaque no cenário mundial. [...]
O artista naïf é livre para expor sua criatividade da forma como lhe convenha. Acredita-se que esta técnica foi usada pelos homens das cavernas, que expressavam livremente o que observavam no seu cotidiano, através das pinturas na parede.
O pintor coloca na tela o que sente, sem se preocupar se os traços estão perfeitos, pois não observa padrões eruditos, o que faz com que a obra seja autêntica, natural e fale por si só. Ao olhar para uma tela naïf, tem-se a sensação de entrar em contato com a criança interior que existe em cada um de nós. [...]
BRASIL. A arte naïf no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2017.
Agora que você conhece um pouco mais a arte naïf, escreva duas características desse estilo.
Sugestões de resposta: Uso de cores intensas, representação de paisagens, principalmente a natureza do campo, representação do cotidiano.
Você mora em uma cidade próxima a alguma floresta? O seu dia a dia depende da natureza, como o dos brasileiros que vivem na região amazônica?
Resposta pessoal.
Observe o quadro numérico abaixo e responda às questões a seguir.
a) Qual é o menor número do quadro?
b) E qual é o maior número?
c) O que você observa na sequência numérica da linha em que os números estão escritos em verde?
a) 1 127
b) 8 897
c) Espera-se que os alunos percebam que a sequência numérica aumenta de 1 000 em 1 000 a partir do número 1 347.
A sala dos répteis
O trecho da estrada que sai da cidade, passa pelo Porto Enevoado e vai até a aldeia vizinha de Tédia, talvez seja o mais desagradável do mundo. É chamado de Mau Caminho. O Mau Caminho atravessa campos de um cinzento doentio, em que um punhado de árvores esqueléticas produz maçãs tão ácidas que só de olhar para elas já nos sentimos doentes. O Mau Caminho cruza o rio da Amargura, massa d’água que tem noventa por cento de lama e uma população de peixes esquálidos, apodrecendo por falta de oxigênio, e que ainda por cima circunda uma fábrica de raiz-forte, de modo que toda a área tem um cheiro ardido e avassalador.
Lamento ter de contar para vocês que a história começa com os órfãos Baudelaire avançando por essa estrada horrível, e que daqui por diante a história só vai piorar. De todas as pessoas no mundo com vidas deploráveis – e vocês bem sabem que há um bom número delas –, os jovens Baudelaire ganham o prêmio, expressão aqui usada para significar que eles passaram por mais coisas abomináveis do que qualquer outra pessoa que conheço. A infelicidade deles começou com um incêndio gigantesco que destruiu a casa onde moravam e matou seus queridos pais – tristeza suficiente capaz de durar durante toda a vida, mas, no caso, foi apenas o mau começo. Depois do incêndio, os irmãos foram mandados para a casa de um parente distante, o conde Olaf, um homem terrível e ganancioso.
Os Baudelaire pais deixaram uma enorme fortuna que seria dos filhos quando Violet atingisse a maioridade, e o conde Olaf estava tão obcecado para pôr as mãos nesse dinheiro que arquitetou um plano diabólico que até hoje me dá pesadelos quando penso nele. Foi desmascarado em tempo, mas fugiu antes que o prendessem e jurou que ainda encontraria um jeito de se apossar da fortuna algum dia. Violet, Klaus e Sunny continuavam tendo pesadelos com os olhos de brilho fulminante do conde Olaf, com sua sobrancelha farpeada (duas-numa-só) e, mais que tudo, com a tatuagem de olho que ele tinha no tornozelo. Aquele olho parecia vigiar os órfãos Baudelaire para onde quer que eles fossem. [...]
SNICKET, Lemony. Desventuras em série: a sala dos répteis. São Paulo: Cia. das Letras, 2005. p. 9-11.
fulminante: terrível, cruel. farpeado: rasgado, recortado de maneira desigual.
Releia o texto prestando bastante atenção à paisagem. Depois, responda ao que se pede.
a) Qual é o primeiro lugar citado no texto? Como esse lugar é descrito?
b) Esse lugar descrito no texto parece agradável? Por quê?
c) Que características específicas são dadas aos elementos que aparecem no lugar descrito?
• Árvores:
• Maçãs:
• Peixes:
• Cheiro:
a. Mau Caminho. Ele passa pelo Porto Enevoado e vai até a aldeia vizinha de Tédia. Talvez seja o trecho mais desagradável do mundo. Ele ainda cruza campos de um cinzento doentio e o rio da Amargura.
b. Não. Porque, de acordo com o texto, o trecho passa por lugares que lhe dão uma aparência muito feia, triste e assustadora. Aceite outras respostas, contanto que apresentem as principais ideias presentes no texto.
c. esqueléticas
ácidas
esquálidos
ardido e avassalador
Leia estas resenhas sobre a animação Valente.
Texto 1
Dá sono...
Fernando Masini
Falta algo novo no conto de fadas Valente. A história de Merida, filha desobediente de uma mãe coruja, começa a todo vapor e acaba dando sono. As repetidas cenas de ação, nas quais a princesa galopa no cavalo Angus e dispara flechas, só servem para exibir as belas paisagens de uma Escócia medieval. Há graça na sua cabeleira desalinhada ou em personagens como o rei brutamontes Fergus. Por outro lado, somos obrigados a ver de novo uma manjada bruxa de nariz grande mexendo seu caldeirão numa casa assustadora. A magia que falta a Valente sobra no desenho La luna, singelo curta-metragem exibido antes da sessão.
Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2017.
Texto 2
Empolga!
Marco Aurélio Canônico
Sabe quando sua mãe diz aquelas frases do tipo “eu sei o que é melhor para você”, e você fica brava (ou bravo)? Quem já passou por uma situação como essa vai se identificar com a princesa Merida. É por causa de uma briga com a mãe que a mocinha se envolve numa aventura com muitos perigos e vários momentos engraçados. Merida não se parece em nada com as princesas tradicionais — ela é esperta, rebelde e ótima com o arco e flecha. É também uma boa filha, que acaba aprendendo lições importantes (assim como a sua mãe) nesse desenho que tem cenários incríveis, canções legais e um ritmo que prende a atenção.
Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2017.
GLOSSÁRIO
medieval: da Idade Média.
desalinhado: desarrumado.
brutamontes: pessoa muito forte, corpulenta, de modos grosseiros.
curta-metragem: filme de curta duração (no máximo 30 minutos).
Releia estes trechos das resenhas:
1. [...] somos obrigados a ver de novo uma manjada bruxa de nariz grande mexendo seu caldeirão numa casa assustadora.
2. [...] ela é esperta, rebelde e ótima com o arco e flecha.
• Escreva os adjetivos que se referem:
a) à bruxa: .
b) ao nariz: .
c) a casa: .
d) a Merida (ela):
a) manjada
b) grande
c) assustadora
d) esperta, rebelde, ótima
Observe o uso do artigo nas seguintes frases:
I. Todo dia a menina perdia seu material.
II. É preciso que se valorize o aprender.
III. Essa era a melhor escola do bairro.
IV. A pequena não tinha muita paciência com os outros.
Em quais delas foi usado o recurso da substantivação?
Em I e II.
Em I e III.
Em II e III.
Em II e IV.
Nós, brasileiros, votamos em urnas eletrônicas.
a) Você já viu uma urna dessas?
b) Você já foi votar com seus familiares ou responsáveis?
(Enem PPL)
O servo pertence à terra e rende frutos ao dono da terra. O operário urbano livre, ao contrário, vende-se a si mesmo e, além disso, por partes. Vende em leilão 8, 10, 12, 15 horas da sua vida, dia após dia, a quem melhor pagar, ao proprietário das matérias-primas, dos instrumentos de trabalho e dos meios de subsistência, isto é, ao capitalista.
MARX, K. Trabalho assalariado e capital e salário, preço e lucro. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
O texto indica que houve uma transformação dos espaços urbanos e rurais com a implementação do sistema capitalista, devido às mudanças tecnossociais ligadas ao
desenvolvimento agrário e ao regime de servidão.
aumento da produção rural, que fixou a população nesse meio.
desenvolvimento das zonas urbanas e às novas relações de trabalho.
aumento populacional das cidades associado ao regime de servidão.
desenvolvimento da produção.
(UFGGO) Analise a figura a seguir
A movimentação do ar na atmosfera terrestre está associada a diversos fatores, dentre eles, a temperatura, a umidade e a pressão, os quais sofrem variações horizontais e verticais, de acordo com a distribuição do ar em diferentes porções da superfície terrestre. Conforme ilustrado na figura e considerando a situação geradora de ventos alísios, conclui-se que os fatores responsáveis pelo desvio de sua direção para o oeste são:
o deslocamento dos ventos das áreas ciclonais para as anticiclonais e a rotação da Terra em torno do seu eixo.
o deslocamento dos ventos das áreas anticiclonais para as ciclonais e a translação da Terra em torno do Sol.
o deslocamento dos ventos das áreas ciclonais para as anticiclonais e a precessão do eixo de rotação da Terra.
o deslocamento dos ventos das áreas anticiclonais para as ciclonais e a rotação da Terra em torno do seu eixo.
o deslocamento dos ventos das áreas ciclonais para as anticiclonais e a translação da Terra em torno do Sol.
Os ventos alísios são originados pela movimentação de ar na célula de Hadley e pela rotação da Terra. Os alísios se deslocam de zonas de alta pressão atmosférica (áreas anticiclonais), localizadas próximo a 30° de latitude norte e sul, em direção às zonas de baixa pressão atmosférica (áreas ciclonais), próximo à linha do equador. A velocidade do movimento de rotação da Terra é maior na linha do equador e diminui em direção aos polos, o que origina um efeito denominado Coriolis, responsável por alterar a direção dos ventos. No hemisfério norte, os ventos se deslocam para a direita, enquanto no hemisfério sul o deslocamento é para a esquerda.
A imagem a seguir representa um fenômeno que ocorre em regiões de elevada latitude. Identifique o fenômeno e explique a origem de sua formação.
A imagem representa um panorama do Sol da meia-noite, fenômeno que ocorre em regiões ao norte do círculo polar Ártico e ao sul do círculo polar Antártico. Trata-se de dias em que o Sol não se põe e é visível durante as 24 horas de um dia. Esse fenômeno ocorre devido aos movimentos de rotação e de translação e à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Durante os verões, as regiões próximas aos polos ficam totalmente expostas aos raios solares e, nesse período, o Sol se movimenta em 360° no horizonte.
(PUC-RJ) Uma placa de vidro possui as dimensões de 1,0 m × 1,0 m × 1,0 cm quando está à temperatura ambiente. Seu coeficiente de dilatação linear é 9 · 10-6 °C-1. Se a placa sofrer uma variação de temperatura de 10 °C, de quanto será a variação de volume da placa, em cm3 ?
7,3 · 10-11 .
7,3 · 10-7 .
9,0 · 10-3 .
9,0 · 10-1 .
2,7.
Como vimos na página anterior, o objetivo traçado pelo Comitê Olímpico Brasileiro era alcançar o 10o lugar no quadro de medalhas. Complete a tabela a seguir, descubra a colocação que o Brasil obteve no quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016 e responda às questões.
a) Como se lê a colocação do Brasil no quadro de medalhas?
b) Que país recebeu 7 dezenas de medalhas? Qual foi a colocação dele no quadro de medalhas?
a) Décimo terceiro.
b) A China; terceira colocação.
Veja como Laura calculou 1 302 + 9 usando a reta numérica.
1 311
Observe a ilustração e o título do poema. Sobre o que você acha que ele vai falar? Leia atentamente o poema e, em seguida, responda às questões.
Tem gente com fome
Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome
Piiiiii
Estação de Caxias de novo a dizer de novo a correr tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome
Vigário Geral Lucas Cordovil Brás de Pina Penha Circular Estação da Penha Olaria Ramos Bom Sucesso Carlos Chagas Triagem, Mauá trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome
Tantas caras tristes querendo chegar em algum destino em algum lugar Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome
Só nas estações quando vai parando lentamente começa a dizer se tem gente com fome dá de comer se tem gente com fome dá de comer se tem gente com fome dá de comer
Mas o freio de ar todo autoritário manda o trem calar Psiuuuuuuuuuuu
TRINDADE, Solano. Poemas antológicos. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
Converse com os colegas e tire suas conclusões sobre o poema.
a) Qual é o título do poema? Em sua opinião, por que o autor escolheu essas palavras?
b) De acordo com o poema, as pessoas no trem estão felizes? Por quê?
c) Para você, as pessoas do trem estão passeando ou estão se deslocando para trabalhar? Por que você acha isso?
a) "Tem gente com fome". Espera-se que os alunos concluam que o nome foi escolhido para representar as pessoas que são levadas pelo trem.
b) Não. Porque as pessoas que ocupam o trem têm a feição triste e o ambiente é sujo.
c) Estão se deslocando para trabalhar. O poema descreve o trajeto que o trem realiza pelos subúrbios do Rio de Janeiro ao sair da estação Leopoldina em direção à estação Mauá. Explique à turma que a viagem que o poema retrata é possível de ser feita e não se trata de mera ficção. Estimule os alunos a perceber o som do trem, que é reproduzido pela repetição do verso “tem gente com fome”, e que não existe obrigatoriedade em poemas apresentarem rimas.
Observe a tabela e responda às questões a seguir.
a) Qual é o maior número do total de participantes mulheres apresentado na tabela acima? E o menor? Escreva como esses números são lidos.
b) Escreva os números da tabela em ordem crescente.
c) A quantidade de participantes mulheres nos Jogos Olímpicos aumentou ou diminuiu de 2000 a 2016?
d) O que você pensa sobre a participação de mulheres nos Jogos Olímpicos, considerando o que observou no item anterior?
a) 5 185 e 4 069.
Cinco mil, cento e oitenta e cinco; quatro mil e sessenta e nove.
b) 4 069, 4 329, 4 637, 4 676, 5 185.
c) Aumentou.
d) Resposta pessoal.
Leia as frases a seguir.
A estrada da cidade passava por um lugar onde havia muita névoa. Por isso esse lugar era chamado de Porto Enevoado.
Agora escreva outros exemplos de pares de palavras como névoa/enevoado.
Possibilidades: doce/adocicado; papel/papelada; vento/ventilado; bom/bondoso; etc.
Você já ouviu falar da animação brasileira O menino e o mundo, do diretor Alê Abreu? Se sim, conte um pouco sobre ela, recomendando-a aos colegas.
Caso não conheça, ouça com atenção o que o professor e os colegas contam. Depois, recomende outro filme de animação de que tenha gostado.
Caso nenhum aluno tenha visto a animação O menino e o mundo, retome a conversa da abertura do módulo sobre os filmes que eles já viram, aqueles de que mais gostam e por quê. Consulte mais orientações no Manual do professor.
Você gosta de assistir a filmes?
Respostas pessoais. Aproveite as questões de sensibilização para refletir com os alunos sobre a grande importância cultural e social do cinema, pois, em geral, os filmes retratam fatos verídicos ou de ficção sobre a sociedade, de maneira que nos permitem a aproximação ou o distanciamento de diferentes culturas ou, ainda, da imagem do que, atualmente, o mundo é.
Existe uma grande diversidade religiosa no Brasil. As culturas indígenas eram caracterizadas por crenças diversas, muitas vezes ligadas às forças da natureza. Com a chegada dos portugueses, o cristianismo também passou a ser praticado nestas terras, pois os colonizadores seguiam a religião católica. Mais tarde, a chegada dos africanos ampliou a diversidade de religiões praticadas no Brasil e possibilitou o surgimento de novas religiões, como a umbanda. Além destas, há no Brasil praticantes do judaísmo, do islamismo, do candomblé, do budismo, do espiritismo, entre outras religiões.
A prática de qualquer religião é permitida no Brasil. Por isso, dizemos que aqui há liberdade religiosa. A existência dessa liberdade possibilita que qualquer pessoa siga uma religião, ou que não siga nenhuma, se quiser. De todo modo, é muito importante respeitar as crenças de todos.
Você conhece alguma dessas religiões? Qual sua opinião sobre ela?
Você já ouviu falar na artista Tarsila do Amaral? Leia a seguir algumas informações sobre ela.
As cores que utilizava e a temática brasileira tornaram-se marcas do trabalho de Tarsila do Amaral. Entre suas obras, destacam-se A negra, Abaporu, Morro da favela, O pescador, Cartão-postal, A Lua, Operários e A família.
Destaque do Material complementar 1 o jogo da memória e brinque com os colegas. Assim, você vai conhecer um pouco mais a obra dessa artista.
E você, conhece a obra de outro artista? Já entrou em contato com outras formas de arte? Quais?
Sabendo que as palavras formadas por derivação surgem do acréscimo de prefixos e sufixos, marque a alternativa em que há apenas palavras formadas por derivação.
Infelicidade, descansar, desenho
Impossível, impessoal, pedreiro
Dedinho, partido, marcenaria
Passado, costureira, assado
Notícias do Brasil (Os pássaros trazem)
Uma notícia tá chegando lá do Maranhão não deu no rádio, no jornal ou na televisão veio no vento que soprava lá no litoral de Fortaleza, de Recife e de Natal.
A boa notícia tá chegando em Belém, Manaus, João Pessoa, Teresina e Aracaju e lá do norte foi descendo pro Brasil central chegou em Minas, já bateu bem lá no sul.
Aqui vive um povo que merece mais respeito, sabe? e belo é o povo como é belo todo amor aqui vive um povo que é mar e que é rio e seu destino é um dia se juntar. [...]
Milton Nascimento e Fernando Brant. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2018.
Você conhece essa música? Do que ela fala?
Ela fala sobre o Brasil, sobre diversas cidades brasileiras.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas