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Questão 01 - História - Módulo 1 - Ser brasileiro - Exercícios - Para aprender: os africanos - BY NC 3.0BR

Abaixo há um grupo de palavras de origem africana e outro de palavras de origem indígena e seus significados. Escolha uma palavra de cada grupo e escreva duas frases com elas.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Adição - Exercícios - Para aprender: Problemas de adição (sem reserva) com números até 9 999 - BY NC 3.0BR

Observe alguns dos brinquedos vendidos na loja Boa Infância.

a) Juntando as quantidades vendidas de soldadinhos de plástico e de mola maluca, quantas unidades desses brinquedos foram vendidas?

b) Juntando as quantidades vendidas de ioiô e de mola maluca, quantas unidades desses brinquedos foram vendidas?

c) Juntando as quantidades vendidas de soldadinhos de plástico e de vai e vem, quantas unidades desses brinquedos foram vendidas?

d) Juntando as quantidades vendidas de ioiô e de vai e vem, quantas unidades desses brinquedos foram vendidas?

e) Juntando as quantidades vendidas de soldadinhos de plástico e de pega-varetas, quantas unidades desses brinquedos foram vendidas?

f) Juntando as quantidades vendidas de ioiô e de pega-varetas, quantas unidades desses brinquedos foram vendidas?

Resposta:

a) 1 412 + 486 = 1 898 1 898 unidades.

b) 1 303 + 486 = 1 789 1 789 unidades.

c) 1 412 + 350 = 1 762 1 762 unidades.

d) 1 303 + 350 = 1 653 1 653 unidades.

e) 1 412 + 220 = 1 632 1 632 unidades.

f) 1 303 + 220 = 1 523 1 523 unidades.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Europa Moderna: Humanismo e Renascimento - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) Renascimento ou Renascença foi o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa. O Renascimento traduzia novas concepções que tinham como referência, essencialmente, o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

Entre as opções abaixo, indique a que corresponde com a história do Renascimento:



( a )

A pintura renascentista acompanhou as conquistas da Geometria, da Anatomia e da Astrologia. 

( b )

Se inspiravam apenas na cultura medieval. 

( c )

O palco mais prodigioso do Renascimento foi a cidade de Florença na Itália. 

( d )

O Renascimento se desenvolveu com apoio irrestrito das Monarquias nacionais em franco processo de centralização do poder político.

Resposta:

As cidades italianas localizadas no norte da península, que possuíam autonomia política, floresceram e ganharam uma nova dinâmica, mais comércio, dinheiro, artistas, etc. A região da Toscana, em que se localiza Florença, foi onde o Renascimento cultural teve origem.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 2 - Aplicações de conjuntos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em uma Organização Não Governamental (ONG) de acolhimento de animais de rua, 90% dos animais foram vacinados contra raiva e 50% tomaram a múltipla canina, que previne diversas outras doenças. Determine o porcentual de animais que tomaram essas duas vacinas.

Resposta:

40%

90% + 50% = 140%

140% – 100% = 40%

Como a soma dos dois tipos de vacina ultrapassa 100%, significa que o excedente é o que está na intersecção (40%).

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 1 - Grandezas e medidas - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

[...]

O computador armazena as informações através de um sistema binário, ou seja: utiliza só dois dígitos, o 0 e o 1 para representar qualquer número (bit).

A palavra bit é uma abreviatura de “Binary Digit” (em inglês, “dígito binário”). Este termo foi criado pelo engenheiro belga Claude Shannon que em 1949 elaborou uma teoria matemática, onde usava esta palavra para simbolizar a unidade de informação.

Um bit é a menor quantidade de informação que pode ser processada e armazenada na memória do computador. [...]

Sabendo a definição de bit, torna-se fácil entender o que é um byte (abreviatura de Binary Term). O byte é composto por 8 (oito) bits, e é o necessário para representar qualquer caractere (letras, números, sinais de pontuação). Então, para representar a letra “a”, por exemplo, é necessário 1 byte, ou seja, 8 bits.

[...]

Fonte: ÁLVARES, Nilzete Olímpio. Universidade Federal de Goiás. Instituto de Informática. Disponível em: http://ww2.inf.ufg.br/~marceloakira/intro-prog/ aula2/apostila-visao-geral-computacao.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

Esse texto apresenta unidades de medida usadas em computação. Você lembra de outras unidades dessa área? Para explorar esse assunto, responda à questão no caderno.

Para expressar 1 024 bytes, em informática, usamos o prefixo kilo e indicamos assim: 1 kB. Por que em outros casos usamos o mesmo prefixo para indicar 1 000?

Resposta:

Porque o computador armazena informações no sistema binário, ou seja, usando potências de base 2; assim, 210 = 1 024 é o valor mais próximo de 1 000, usado no SI.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 6 - Gráfico de funções - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250 000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de



( a )

24 500. 

( b )

25 000. 

( c )

220 500. 

( d )

223 000. 

( e )

227 500.

Resposta:

9,8% de 250 000 é:

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - A dinâmica interna da Terra - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Terremoto mais potente em 20 anos atinge o sul da Califórnia

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira [5/7/2019]. Esse tremor, o segundo dessa semana, foi o mais forte em 20 anos a atingir a região, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

O tremor danificou edifícios, rompeu um gasoduto e provocou incêndios. Várias pessoas ficaram feridas, de acordo com a CNN, mas não há relato de mortes. Autoridades estão em alerta para possíveis réplicas. [...]

TERREMOTO mais potente em 20 anos atinge o sul da Califórnia; veja fotos. G1, 6 jul. 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2020.

Sobe para 30 número de mortos em terremoto na Indonésia​

Subiu para 30 o número de mortos pelo terremoto que atingiu na quinta-feira [26/9/2019] o arquipélago das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia [...].

O tremor, de 6,5 graus de magnitude, afetou muitos edifícios, incluindo uma universidade, e provocou deslizamentos de terra. O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários, o que provocou cenas de pânico entre os moradores, que fugiram para zonas mais elevadas. [...]

SOBE para 30 número de mortos em terremoto na Indonésia. G1, 29 set. 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2020

Ao comparar essas duas situações apresentadas nas reportagens, temos:

Percebe-se que, apesar da diferença de magnitude dos eventos geológicos, o preparo e as condições que um país tem para lidar com esses eventos são fundamentais para evitar consequências catastróficas. O terremoto estadunidense de 7,1 graus foi mais intenso que o indonésio, de 6,5 (ambos em escala Richter), mas, ao contrário deste, não foram registradas vítimas fatais.

A partir do exposto, discuta as seguintes questões com os colegas e o professor:

• Podemos considerar que somente a magnitude do evento é suficiente para definir o número de vítimas e a extensão das perdas materiais nas áreas atingidas por terremotos?

• Quais hipóteses podemos levantar para explicar a extensão dos danos causados nos terremotos?

Resposta:

Não. Fatores socioeconômicos e outros fatores naturais relacionados à origem do terremoto, além da sua magnitude, devem ser considerados.

As hipóteses devem considerar, além da magnitude do abalo sísmico, fatores como: densidade demográfica da região, nível de infraestrutura e de informação da população, quantidade de médicos por habitante e infraestrutura médico-hospitalar, profundidade do hipocentro e distância do epicentro do tremor.

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 6 - O tipo textual descritivo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

A casa vive. Respira. Ouço-a toda noite a suspirar. As largas paredes de adobe e madeira estão sempre frescas, mesmo quando, em pleno meio-dia, o sol silencia os pássaros, açoita as árvores, derrete o asfalto. Deslizo ao longo delas como um ácaro na pele do hospedeiro. Sinto, se as abraço, um coração a pulsar. Será o meu. Será o da casa. Pouco importa. Faz-me bem. Transmite-me segurança.

AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. Lisboa: Quetzal, 2017.

Que elementos presentes no trecho conferem uma descrição subjetiva da realidade apresentada?

Resposta:

A atribuição de ações humanas a certos objetos (personificação) confere uma descrição subjetiva da realidade, demonstrando a posição do narrador em relação a ela.

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 6 - O tipo textual descritivo - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Reúna-se com os colegas em grupos de até cinco alunos. Pesquisem e escolham uma imagem publicada recentemente em jornais e revistas sobre um acontecimento de grande relevância social, sem mostrá-la aos outros grupos. Observem bem a imagem, levantando o máximo de características sobre ela. Procurem não focar apenas em pessoas e lugares, mas em todos os elementos da cena, de forma que os demais colegas possam construir uma ideia precisa da cena descrita. Em seguida, cada grupo irá descrever a imagem escolhida oralmente para a turma. Deem um tempo para que os colegas tentem adivinhar a situação representada na imagem. Depois, mostrem a imagem pesquisada.

Resposta:

Retome os aspectos da descrição explorados na aula anterior e sugira a realização da Atividade prática. A pesquisa proposta, além de abordar a estrutura descritiva em textos, permite que os alunos avaliem criticamente as imagens presentes nos meios de comunicação. A partir da descrição, é possível que os alunos reconheçam informações não explícitas no texto de uma reportagem, por exemplo. Além disso, é um momento oportuno para ajudar os alunos a reconhecer elementos que conferem credibilidade aos textos que leem nos meios de comunicação. Reforce com eles que, em geral, as imagens publicadas em textos jornalísticos e publicitários apresentam créditos em letras pequenas, indicando o nome do fotógrafo ou da agência responsável pela imagem. A partir de uma análise mais apurada, também é possível que os alunos comecem a observar quando uma imagem representa uma situação real ou se houve modificação por meios digitais. Esse aspecto pode ser trabalhado em outros momentos com gêneros como os memes, em que a intervenção nas imagens ou inserção de textos é parte do gênero.

Após a realização da atividade, peça aos alunos que façam as atividades da seção Praticando o aprendizado. Corrija-as em conjunto com a turma e proponha a realização das atividades da seção Desenvolvendo habilidades.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 4 - Triângulos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Classifique os triângulos a seguir quanto aos seus ângulos e quanto aos seus lados.

Resposta:

a) Quanto aos ângulos: acutângulo

Quanto aos lados: escaleno

b) Quanto aos ângulos: obtusângulo

Quanto aos lados: isósceles

c) Quanto aos ângulos: acutângulo/equiângulo

Quanto aos lados: equilátero

d) Quanto aos ângulos: retângulo

Quanto aos lados: isósceles

e) Quanto aos ângulos: obtusângulo

Quanto aos lados: escaleno

Questão 01 - Química - Módulo 4 - Estrutura atômica II - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Escreva a distribuição eletrônica por subníveis para os seguintes átomos:

a) Na (Z = 11)

b) Ca (Z = 20)

c) Cℓ (Z = 17)

d) Fe (Z = 26)

e) Ni (Z = 28)

Resposta:

a) 1s2 2s2 2p6 3s1

b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6

e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8

Aproveite a questão para desenvolver a habilidade de utilizar o diagrama de Pauling. Para cada item, solicite aos alunos que apontem o subnível mais energético e a camada de valência dos átomos.

Questão 01 - Química - Módulo 3 - Estrutura atômica I - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Calcule os números de massa, prótons, elétrons e nêutrons e o número atômico das espécies químicas abaixo.

a) 

b) 

c) 

Resposta:

a) A = 56; p = Z = e- = 26; n = 30.

b) A = 23; p = Z = 11; e- = 10; n = 12.

c) A = 18; p = Z = 8; e- =10; n = 10.

Para resolver a questão, você pode fazer na lousa uma tabela com todos os itens e preenchê-la com os dados. Você também pode perguntar aos alunos se, entre os itens, existe alguma semelhança atômica.

Questão 01 - Química - Módulo 3 - Estrutura atômica I - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(IFCE) O elemento químico urânio (U) é um dos principais elementos radioativos conhecidos, apresentando- -se na natureza em diversas formas isotópicas, sendo as principais:  Sobre os isótopos é correto afirmar-se que são átomos que possuem



( a )

o mesmo número de nêutrons. 

( b )

o mesmo número atômico e diferentes números de massa, sendo, portanto, átomos de elementos diferentes. 

( c )

números atômicos diferentes e mesmos números de massa, sendo, portanto, átomos de um mesmo elemento. 

( d )

o mesmo número atômico e diferentes números de elétrons, sendo, portanto, átomos do mesmo elemento. 

( e )

o mesmo número atômico e diferentes números de massa, sendo, portanto, átomos de um mesmo elemento.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - What did you use to do? - Exercícios - Reading practice: Vocabulary - BY NC 3.0BR

Match the words (as used in the text) and their respective meanings.

a) to charge b) lecture c) to crash d) allowance

( ) to stop functioning ( ) a small amount of money given to a child ( ) to ask as a price ( ) an admonition or reproof; a reprimand

Resposta:

( c ) to stop functioning ( d ) a small amount of money given to a child ( a ) to ask as a price ( b ) an admonition or reproof; a reprimand

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - Célula (parte I) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(UFMG) Este gráfico refere-se à taxa metabólica de cinco animais de diferentes pesos corporais em um determinado intervalo de tempo.

Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:



( a )

a digestão é mais eficiente no cavalo do que no coelho.

( b )

a taxa de consumo de oxigênio é maior no coelho do que no rato.

( c )

a taxa metabólica depende da relação entre a superfície e o volume corpóreo.

( d )

a taxa metabólica é diretamente proporcional ao peso corporal.

Resposta:

Quanto maior o tamanho do animal, menor é sua superfície relativa para fazer trocas com o meio; logo, há menor gasto de energia de manutenção.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - A arte está em nossa vida! - Exercícios - Para aprender: De olho na língua - BY NC 3.0BR

Releia um trecho do texto sobre Tarsila do Amaral.

As cores que utilizava e a temática brasileira tornaram-se marcas de sua obra. Entre suas obras, destacam-se A negra, Abaporu, Morro da favela,

O pescador, Cartão-postal, A Lua, Operários e A família.

Que obras de Tarsila do Amaral são citadas no trecho acima?

Resposta:

A negra, Abaporu, Morro da favela, O pescador, Cartão-postal, A Lua, Operários e A família.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Europa Moderna: Humanismo e Renascimento - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(IFSP) Leia o trecho e analise a figura abaixo..

A Última Ceia, obra-prima de Leonardo Da Vinci, retrata uma época, um movimento artístico e um avanço histórico em termos de perspectiva, olhar dramático, técnica e ciência.

ROMES, 2008.

Assinale a alternativa que apresenta a qual período histórico a obra anterior pertence.



( a )

Iluminismo. 

( b )

Renascimento. 

( c )

Feudalismo. 

( d )

Cruzadas. 

( e )

Reforma.

Resposta:

Leonardo da Vinci foi um grande representante do Renascimento cultural, que se inspirou nos valores humanistas da Antiguidade clássica. Uma das marcas do avanço técnico renascentista foi a perspectiva.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Estudo analítico do texto I - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM

Com o texto eletrônico, enfim, parece estar ao alcance de nossos olhos e de nossas mãos um sonho muito antigo da humanidade, que se poderia resumir em duas palavras, universalidade e interatividade.

As luzes, que pensavam que Gutenberg tinha propiciado aos homens uma promessa universal, cultivavam um modo de utopia. Elas imaginavam poder, a partir das práticas privadas de cada um, construir um espaço de intercâmbio crítico das ideias e opiniões. O sonho de Kant era que cada um fosse ao mesmo tempo leitor e autor, que emitisse juízos sobre as instituições de seu tempo, quaisquer que elas fossem e que, ao mesmo tempo, pudesse refletir sobre o juízo emitido pelos outros. Aquilo que outrora só era permitido pela comunicação manuscrita ou a circulação dos impressos encontra hoje um suporte poderoso com o texto eletrônico.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; UNESP, 1998.

No trecho apresentado, o sociólogo Roger Chartier caracteriza o texto eletrônico como um poderoso suporte que coloca ao alcance da humanidade o antigo sonho de universalidade e interatividade, uma vez que cada um passa a ser, nesse espaço de interação social, leitor e autor ao mesmo tempo. A universalidade e a interatividade que o texto eletrônico possibilita estão diretamente relacionadas à função social da internet de



( a )

propiciar o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos. 

( b )

globalizar a rede de informações e democratizar o acesso aos saberes. 

( c )

expandir as relações interpessoais e dar visibilidade aos interesses pessoais. 

( d )

propiciar entretenimento e acesso a produtos e serviços. 

( e )

expandir os canais de publicidade e o espaço mercadológico.

Resposta:

No enunciado da questão, faz-se referência a duas características da função social do texto eletrônico: “universalidade e interatividade”. Assim, é correta a opção a ao afirmar que a internet proporciona o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Introdução à Literatura - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Os textos literários são obras de discurso, a que falta a imediata referencialidade da linguagem corrente; poéticos, abolem, “destroem” o mundo circundante, cotidiano, graças à função irrealizante da imaginação que os constrói. E prendem-nos na teia de sua linguagem, a que devem o poder de apelo estético que nos enleia; seduz-nos o mundo outro, irreal, neles configurado [...]. No entanto, da adesão a esse “mundo de papel”, quando retornamos ao real, nossa experiência, ampliada e renovada pela experiência da obra, à luz do que nos revelou, possibilita redescobri-lo, sentindo-o e pensando-o de maneira diferente e nova. A ilusão, a mentira, o fingimento da ficção, aclara o real ao desligar-se dele, transfigurando-o; e aclara-o já pelo insight que em nós provocou.

Benedito Nunes, “Ética e leitura”, de Crivo de Papel.

O argumento de Benedito Nunes, em torno da natureza artística da literatura, leva a considerar que a obra só assume função transformadora se



( a )

estabelece um contraponto entre a fantasia e o mundo. 

( b )

utiliza a linguagem para informar sobre o mundo. 

( c )

instiga no leitor uma atitude reflexiva diante do mundo. 

( d )

oferece ao leitor uma compensação anestesiante do mundo. 

( e )

conduz o leitor a ignorar o mundo real.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - A dinâmica interna da Terra - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM

Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano – o calendário cósmico –, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro à zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23h59min59,99s.

A escala a seguir traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número



( a )

1.

( b )

2.

( c )

3.

( d )

4.

( e )

5.

Resposta:

Alternativa e.

O aparecimento do ser humano na Terra está entre os eventos mais recentes da história geológica do planeta. Foram necessários bilhões de anos para que as condições naturais do planeta fossem adequadas para o surgimento e a evolução da vida, até o estágio dos mamíferos superiores. Dividindo 4,5 bilhões de anos (idade aproximada da Terra) por 12 (número de meses que um ano contém), percebemos que no esquema apresentado o mês de dezembro corresponde aos últimos 350 milhões de anos da Terra. Considerando que a história humana começa por volta de 10 mil atrás, a alternativa e é a única correta.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Estudo dos aspectos estilísticos e expressivos da linguagem - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em respeito a sua natureza, só trabalhamos com o melhor da natureza

Selecionamos só o que a natureza tem de melhor para levar até a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiáveis.

Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2013. Adaptado.

Leia o texto, que faz parte de um anúncio de um produto alimentício. Procurando dar maior expressividade ao texto, seu autor:



( a )

serve-se do procedimento textual da sinonímia. 

( b )

recorre à reiteração de vocábulos homônimos. 

( c )

explora o caráter polissêmico das palavras. 

( d )

mescla as linguagens científica e jornalística. 

( e )

emprega vocábulos iguais na forma, mas de sentidos contrários.

Resposta:

O autor utiliza o recurso da polissemia da palavra natureza, repetida quatro vezes no anúncio com dois significados distintos: na segunda e terceira aparições como “conjunto de elementos do mundo natural” e, na primeira e quarta, como “o que compõe a substância do ser; essência”.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Estudo dos aspectos estilísticos e expressivos da linguagem - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

O Jornal da Tarde, de São Paulo, por ocasião da morte de Tom Jobim, publicou a seguinte manchete na primeira página:

Brasil perde o Tom

Demonstre que a manchete se constrói com base na ambiguidade. Depois, aponte a relação entre palavras explorada para produzir esse duplo sentido.

Resposta:

A ambiguidade ocorre porque “Tom” se refere tanto ao cantor Tom Jobim quanto ao substantivo “tom”, pois, sendo ele um compositor, também teria havido perda para a música. Isso só foi possível em virtude da homonímia entre os nomes “Tom” e “tom”.

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 6 - O tipo textual descritivo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Releia este trecho do texto “Teatro Nô: o palco, os atores, as máscaras” para responder à questão.

Já a orquestra de nô (hayashi) é formada de quatro instrumentos musicais: tamboril pequeno (kotsuzumi), de som grave, que contrasta com o tamboril grande (otsuzumi ou okawa), de som agudo e quase metálico, uma flauta de bambu (nôkan) e um tambor de baquetas (taiko). E o coro (jiutai) é composto de seis a dez elementos.

O trecho acima se utiliza de um recurso bastante comum no texto descritivo:



( a )

a presença de verbos impessoais.

( b )

o uso de numerais.

( c )

a presença de verbos de ligação.

( d )

a enumeração de elementos.

( e )

o paralelismo sintático.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 4 - Triângulos - Exercício resolvido - BY NC 3.0BR

Os três lados de um triângulo medem 6, 10 e x (em centímetro).

a) Quais são os possíveis valores de x?

b) Quais são os possíveis valores de x, sabendo que x é um número inteiro?

Resolução

a) A medida de cada lado deve ser menor do que a soma das medidas dos outros dois lados, assim:

• 6<10 + x (é sempre verdadeiro, já que x é um número positivo.)

• 10<6 + x ⇒ x>4

• x<6 + 10 ⇒ x<16

Fazendo a intersecção dos três intervalos, tem-se 4<x<16, isto é, a medida de x é dada por qualquer número real entre 4 e 16 (excluindo-se os extremos).

b) O valor de x deve ser um número inteiro pertencente ao intervalo 4<x<16. Logo, x ∈ {5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15}.

Questão 01 - Química - Módulo 3 - Estrutura atômica I - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho do texto a seguir.

[...]

Redução na ingestão de sal/sódio

O sal (cloreto de sódio – NaCℓ) há muito tempo tem sido considerado importante fator no desenvolvimento e na intensidade da hipertensão arterial. Hoje em dia, a literatura mundial é praticamente unânime em considerar a forte correlação entre a ingestão excessiva de sal e a elevação da pressão arterial. No âmbito populacional, a ingestão de sal parece ser um dos fatores envolvidos no aumento progressivo da pressão arterial que acontece com o envelhecimento. A hipertensão arterial é observada primariamente em comunidades com ingestão de sal superior a 100 mEq/dia. Por outro lado, a hipertensão arterial é rara em populações cuja ingestão de sal é inferior a 50 mEq/dia. Essa constatação parece ser independente de outros fatores de risco para hipertensão arterial, tais como obesidade e alcoolismo.

Além da redução da pressão arterial, alguns estudos demonstraram também benefícios da restrição salina na redução da mortalidade por acidente vascular encefálico e na regressão da hipertrofia ventricular esquerda. A restrição salina pode ainda reduzir a excreção urinária de cálcio, contribuindo para a prevenção da osteoporose em idosos.

Dessa forma, a restrição de sal na dieta é uma medida recomendada não apenas para hipertensos, mas para a população de modo geral. Tal orientação deve objetivar ingestão em torno de 100 mEq/dia (6 g de sal = 1 colher de chá). Do ponto de vista prático, deve-se evitar a ingestão de alimentos processados industrialmente, tais como enlatados, conservas, embutidos e defumados. Deve-se ainda orientar os pacientes a utilizar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, além de evitar o uso de saleiro à mesa, durante as refeições.

O uso de substitutos de sal contendo cloreto de potássio em substituição ao NaCℓ pode ser recomendado aos pacientes, embora alguns tenham a palatabilidade como fator limitante.

[...]

CONSENSOS e diretrizes – Capítulo 4. Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/consenso3/tratamento.asp. Acesso em: 17 abr. 2020. 

O sal de cozinha, o cloreto de sódio (NaCℓ), está presente diariamente em nossa alimentação, entretanto, seu excesso pode causar danos à saúde (Figura 3). Faça uma pesquisa e converse com os colegas e o professor: A ingestão de sódio se dá apenas pelo consumo de sal de cozinha? Qual é a função do sódio nos alimentos industrializados? Quais são os principais alimentos ricos em sódio?

Resposta:

A ingestão de sódio não se dá apenas pelo consumo de sal de cozinha, pois inúmeros alimentos, principalmente os industrializados, contêm sódio, que é utilizado para conservar e dar sabor aos alimentos. Entre os alimentos ricos em sódio, podemos citar: queijos em geral, ketchup, mostarda, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame), conservas (picles, azeitona, palmito) e enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha).

Questão 01 - Filosofia - Módulo 1 - O que é Filosofia? - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Segundo o filósofo Pitágoras, os Jogos Olímpicos eram frequentados por três tipos de pessoa: comerciantes, competidores e espectadores.

Para ele, de qual tipo de participante dos jogos a atividade do filósofo mais se aproxima?

Resposta:

A atividade do filósofo se assemelharia à do espectador, visto que os filósofos, como os espectadores, buscam o conhecimento pelo puro desejo de conhecer, sem ansiar por nada além da própria contemplação.

Questão 01 - Filosofia - Módulo 1 - O que é Filosofia? - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

A palavra Filosofia é composta de dois outros vocábulos de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C.-496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra. Este, quando solicitado por um rei a demonstrar seu saber, disse-lhe que não era sábio, mas Filósofo, ou seja, amigo da sabedoria.

Ainda na Grécia Antiga, e tentando definir melhor o sentido da Filosofia, Platão (428 a.C.-347 a.C.) mostra que o amor (Filos) é carência, desejo de algo que não se tem. Logo, a Filosofia é carência, mas também recursos para buscar o que se precisa, e o filósofo não é aquele que possui o saber, mas sim quem busca conhecer continuamente.

CABRAL, João Francisco Pereira. O conceito de Filosofia. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-filosofia-grega.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.

De acordo com o texto, pode-se entender o filósofo como aquele que:



( a )

acredita que tem plena sabedoria. 

( b )

busca os melhores argumentos para convencer e vencer debates. 

( c )

busca o amor e a plenitude espiritual. 

( d )

tem uma vida justa e equilibrada. 

( e )

busca constantemente a sabedoria.

Resposta:

Alternativa e.

Pitágoras afirma que a verdade plena seria possível somente aos deuses, restando aos seres humanos buscarem constantemente a sabedoria.

Questão 01 - Biologia - Módulo 5 - Célula (parte II) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Quando afirmamos que o metabolismo da célula é controlado pelo núcleo celular, isso significa que:



( a )

Todas as reações metabólicas são catalisadas por moléculas e componentes nucleares.

( b )

O núcleo produz moléculas que, no citoplasma, promovem a síntese de enzimas catalisadoras das reações metabólicas.

( c )

O núcleo produz e envia, para todas as partes da célula, moléculas que catalisam as reações metabólicas.

( d )

Dentro do núcleo, moléculas sintetizam enzimas catalisadoras das reações metabólicas.

( e )

O conteúdo do núcleo passa para o citoplasma e atua diretamente nas funções celulares, catalisando as reações metabólicas.

Resposta:

Alternativa b.

A maioria das reações metabólicas é catalisada por enzimas que são produzidas no citoplasma com base em informações provenientes do núcleo.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - What did you use to do? - Exercícios - Reading practice: Grammar in context - BY NC 3.0BR

In the sentence “I used to be a huge Britney fan, and every time her clip appeared on MTV, I would dance along in our living room”, the verb form used to be expresses a situation that



( a )

happened only once. 

( b )

lasted for a time in the past.

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - Célula (parte I) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

A partir do que estudamos, você já pode responder à pergunta feita no início do módulo, sobre o que acontece com nossos órgãos quando bebemos água salobra.

A água com muito sal é hipertônica em relação às nossas células. Com isso, tecidos e órgãos vão desidratar por causa da osmose. Assim, ao beber água com sal, em vez de promovermos a hidratação do nosso organismo, ocorrerá a desidratação.

O processo de dessalinização da água retira os sais, resultando em água potável. Há várias maneiras de se fazer a dessalinização da água. Na pesquisa da UEPB, utiliza-se o processo de evaporação: a luz solar fornece o calor que evapora a água, que, ao condensar, retorna à forma líquida, agora sem sal.

Pela osmose, de acordo com o que você já estudou, a água passa da solução menos concentrada (hipotônica) para a mais concentrada (hipertônica), como mostra o esquema à esquerda. Na osmose reversa, aplica-se pressão contrária à tendência da osmose, empurrando a água em direção à solução menos concentrada, através de uma membrana semipermeável, como se pode observar no esquema à direita. A membrana é permeável à água (solvente) e impermeável ao sal (soluto), isolando a água potável de um lado e o sal do outro.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas