Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Na atualidade, uma das correntes de estudo dos mitos clássicos é a mitologia comparada. De acordo com essa concepção, mitos de diversas culturas apresentam pontos comuns, incluindo a semelhança entre personagens heroicos. O relato a seguir tem origem em lendas latino-americanas.
Ao pé da cordilheira dos Andes, reuniram-se os chefes das comunidades.
Fumaram e discutiram.
A árvore da abundância erguia sua plenitude mais além do teto do mundo. Lá de baixo avistavam-se suas altas ramas curvadas pelo peso dos cachos, frondosos ananás, cocos, mamões e frutas-de-conde, milho, mandioca, feijão...
Os ratos e os pássaros desfrutavam os manjares. As pessoas, não. A raposa, que subia e descia dando-se banquetes, não oferecia. Os homens que tinham tentado trepar se esborracharam contra o chão.
— O que faremos?
Um dos chefes convocou um machado em seus sonhos. Despertou com um sapo na mão. Bateu com o sapo no imenso tronco da árvore da abundância, mas o animalzinho jorrou o fígado pela boca.
— Este sonho mentiu.
Outro chefe sonhou. Pediu um machado ao Pai de Todos. O Pai advertiu que a árvore se vingaria, mas enviou um papagaio vermelho.
Empunhando o papagaio, esse chefe abateu a árvore da abundância. Uma chuva de alimentos caiu sobre a terra e a terra ficou surda com o estrondo. Então, a mais descomunal das tormentas explodiu no fundo dos rios. Ergueram-se as águas, que cobriram o mundo.
Dos homens, apenas um sobreviveu. Nadou e nadou, dias e noites, até que pôde agarrar-se à copa de uma palmeira que sobressaía das águas.
GALEANO, Eduardo. Memória do fogo I – Nascimentos. Trad. Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. p. 38.
Nesse texto, encontramos elementos também presentes em narrativas de outras culturas. Identifique uma dessas narrativas. Pesquise outras semelhanças em culturas diversas.
Se quiser aproveitar este exercício em sala de aula, faça referência ao fato de que, em muitas culturas, o mundo é retratado originalmente coberto de água; o dilúvio seria, assim, um modo de devolver esse mundo à sua condição primitiva, como uma espécie de recomeço.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Uma propriedade que diferencia soluções, dispersões coloidais e suspensões é o diâmetro das partículas que as constituem.
( ) Em uma emulsão, as fases dispersa e dispersante são, respectivamente, líquida e sólida.
( ) O efeito Tyndall pode ser observado quando um feixe luminoso atravessa uma suspensão coloidal.
( ) Alguns sistemas heterogêneos podem se apresentar na forma de coloides ou suspensões.
( ) Neblina é um aerossol no qual a água líquida é o disperso e o ar é o dispersante.
( ) Fumaça é um aerossol no qual partículas sólidas é o disperso e o ar é o dispersante.
V, F, V, V, V e V
Leia o trecho da reportagem a seguir.
Juros do cartão de crédito sobem para 326,4% ao ano em março
[...]
Os juros do rotativo do cartão de crédito subiram de 322,6% para 326,4% ao ano de fevereiro para março de 2020, segundo o Banco Central. Há 12 meses, o percentual cobrado pelos bancos na modalidade de crédito era de 299,5% ao ano.
Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (28.abr.2020) pela autoridade monetária. Os juros do cartão de crédito têm alta mesmo que o Copom (Comitê de Política Monetária) tenha cortado a taxa básica Selic nas últimas 6 reuniões – que são realizadas a cada 45 dias.
Os juros básicos estão em 3,75% ao ano, o menor patamar da história.
Os dados mostram os primeiros impactos da pandemia de covid-19 no mercado de operações de crédito. Em média, a taxa de juros cobrada pelos bancos recuou em abril.
JUROS DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE CRÉDITO (EM % AO ANO)
[...]
Fonte: FERRARI, Hamilton. Poder 360, 28 abr. 2020. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/ juros-do-cartao-de-credito-sobem-para-3264-ao-ano-em-marco/. Acesso em: 28 jul. 2020.
Você já ouviu falar das diferentes formas de empréstimo descritas na tabela? Discuta com seus colegas sobre os possíveis fatores que fazem com que as taxas de juros sejam diferentes entre essas modalidades.
Professor, conduza a discussão de modo que eles compreendam que a taxa de juros está associada ao risco da instituição financeira de não reaver o valor emprestado. Quanto maior o risco, maior a taxa.
Por esse motivo, empréstimos de uso livre e sem análise de risco, como o cheque especial, têm taxas tão altas. Por outro lado, empréstimos em que o dinheiro só pode ser usado para um fim específico, como no caso do financiamento de veículos, costumam ter taxas menores devido ao menor risco para a instituição financeira.
Objetivos de aprendizagem:
• Objetivo 1: Conceituar empréstimo, crédito rotativo e financiamento.
• Objetivo 2: Conceituar parcela, saldo devedor e valor presente em um empréstimo parcelado.
• Objetivo 3: Resolver situações-problema que envolvam empréstimos, parcela, saldo devedor e valor presente.
• Objetivo 4: Calcular o valor das parcelas em financiamentos.
• Objetivo 5: Analisar estratégias de obtenção da quantia necessária para um empreendimento ou projeto pessoal.
Não há registro de histórias tristes sobre pessoas que se machucaram ao serem atingidas por gotas de chuva. Isso ocorre porque as gotas, que caem das nuvens e percorrem grandes distâncias até atingirem o solo, estão sujeitas à força de resistência do ar. Essa força, cujo sentido é sempre contrário ao sentido do movimento do objeto, possui uma intensidade proporcional ao quadrado da intensidade do vetor velocidade. Para uma gota em queda, a velocidade chega a um valor máximo denominado velocidade-limite. Como as gotas geralmente têm baixa velocidade-limite (em média 18 km/h) e pequena massa, o impacto não nos causa sensação dolorosa. O módulo da força de resistência (Fres) do ar pode ser calculado por meio da equação:
d = densidade do ar (kg/m3);
A = área do objeto voltada para o movimento (m2);
Cx = coeficiente de arrasto aerodinâmico (grandeza adimensional).
Nos automóveis, o resultado de Cx é obtido em túneis de vento, câmaras com ventiladores superpotentes que mostram como o ar se desloca pela carroceria do veículo. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais aerodinâmico é o veículo. A tabela abaixo relaciona coeficientes e modelos de veículo.
Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/como-e-calculado-o-coeficiente-aerodinamico-de-um-carro/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Resistência_aerodinâmica. Acesso em: 14 maio 2020.
Carros modelo sedã, que apresentam uma traseira mais arredondada e alongada em comparação com modelos hatch, como mostram as figuras, apresentam menor coeficiente de arrasto, pois o ar escoa sem apresentar grandes turbulências. Aula 1 Saul Loeb/AFP
O perfil característico do escoamento do ar na traseira semelhante a uma gota evidencia o menor efeito da resistência do ar. Uma gota de água de chuva apresenta um coeficiente igual a 0,05.
Questões
a) Nas mesmas condições de área de secção transversal e de densidade do ar e de mesma velocidade, aumentar o coeficiente de arrasto aerodinâmico significa aumentar a força de resistência do ar, o que ocorre nos carros onde existe área de maior turbulência atrás que, de acordo com o texto, corresponde aos carros com modelo hatch. Entre os carros apresentados, o que corresponde ao maior valor de coeficiente de arrasto aerodinâmico é o carro A.
b) v = 160 m/s; n = 32
c) As forças que se equilibram, ao ser atingida a velocidade limite, são: o peso e a força de resistência do ar. A partir do instante em que elas se equilibram, a gota passa a ter movimento retilíneo e uniforme, por inércia, de acordo com a 1ª lei de Newton.
d) Cx = 0,1
e) = 2
Um grupo de 26 alunos de uma escola visitou uma exposição que exibia os cômodos e os adereços de uma casa que foi usada como cenário de uma série exibida na internet. Como parte dessa exposição, eles observaram uma sala que continha um conjunto de 26 lâmpadas presas a uma parede e que se relacionavam com cada letra do alfabeto, como mostra a imagem abaixo.
Cada lâmpada poderia ser acesa por um interruptor independente dos demais; esses interruptores estavam numerados de 1 a 26, e acendiam/apagavam a lâmpada correspondente, como mostra o quadro a seguir.
Como brincadeira, esse grupo de alunos resolveu “escrever” uma mensagem usando as letras na parede, acendendo e apagando as lâmpadas. Para isso, fizeram uma fila e apagaram todas as lâmpadas; em seguida,
• o 1º aluno da fila acendeu todas as lâmpadas; • o 2º aluno da fila apagou as lâmpadas cujo número é múltiplo de 2; • o 3º aluno da fila alterou o estado das lâmpadas cujo número é múltiplo de 3, acendendo as que estavam apagadas e apagando as que estavam acesas; • o 4º aluno da fila alterou o estado das lâmpadas cujo número é múltiplo de 4, acendendo as que estavam apagadas e apagando as que estavam acesas; • e assim sucessivamente, ou seja, o k-ésimo aluno da fila alterou o estado das lâmpadas cujo número é múltiplo de k, acendendo as que estavam apagadas e apagando as que estavam acesas, até que todos os alunos da fila tenham alterado o estado de suas respectivas lâmpadas.
a) De acordo com o enunciado, ele alterou o estado das lâmpadas que são múltiplos de 4, ou seja, as lâmpadas de números 4, 8, 12, 16, 20 e 24.
b) A lâmpada 12 estava inicialmente apagada, sendo acesa pelo 1º aluno e apagada pelo 2º aluno. Novamente ela foi acesa pelo 3º aluno e apagada pelo 4º aluno. Assim, o 6º aluno acendeu a lâmpada 12.
c) O estado da lâmpada 18 foi alterado pelo 1º, 2º, 3º, 6º, 9º e 18º aluno. O estado da lâmpada 25 foi alterado pelo 1º, 5º e 25º aluno.
d) As lâmpadas que continuaram acesas foram as de número 1, 4, 9, 16 e 25, correspondentes às letras A, D, I, P e Y, respectivamente, formando a mensagem “ADIPY”.
e) Sim. Todas as lâmpadas acesas, ao final do processo, são aquelas cujo número é um quadrado perfeito, pois possuem um número ímpar de divisores: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81, 100, 121, 144, 169, 196, 225, 256, 289, 324, 361 e 400.
(Ifsul-RS) Spine poetry, ou poesia de lombada, é a arte – pelo menos no sentido travesso da palavra – de empilhar livros de tal forma que os títulos formem um todo inteligível.
Observe o poema de Sérgio Rodrigues:
O país do carnaval Toda terça-feira O amor acaba Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro Cidade de Deus Inferno Asfalto selvagem Onde estivestes de noite No shopping Depois que acabou Abraçado ao meu rancor Um beijo de Colombina
Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.
Sobre o poema produzido por Sérgio Rodrigues, é correto afirmar que:
as palavras foram dispostas de forma aleatória, visando à construção de um texto coerente.
o texto apresenta coerência, no entanto não possui coesão.
a coesão é estabelecida através dos nexos oracionais.
o poema possui coerência e coesão, as quais são obtidas através da semântica das palavras.
Leia os textos abaixo e avalie se expressam ideias complementares ou opostas. Justifique.
Texto I
Às vezes, a diferença entre um cosmético seguro e um que causa danos ao organismo recai na concentração do ingrediente ativo do produto.
Texto II
O médico alquimista alemão Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (1443-1541), cujo pseudônimo era Paracelso, é o autor da seguinte frase: “Todas as substâncias são venenos, não existe nenhuma que não seja. A dose correta diferencia um remédio de um veneno”.
São complementares. O segundo texto expressa que todas as substâncias são venenos, e a diferença entre elas fazerem bem ou mal ao organismo é a sua concentração, o que vai ao encontro do primeiro texto, que menciona que é a concentração do princípio ativo que vai determinar se um cosmético é seguro ou não.
Leia o texto a seguir.
O que mudou desde o surgimento dos influenciadores digitais?
[…] Os influenciadores digitais são pessoas que, ao utilizarem ou falarem sobre um produto ou serviço numa mídia on-line, geram desejo de consumo em um público relevante. Isso porque muitos deles são responsáveis por formar opiniões e alguns deles chegaram a ser vistos como autoridades em assuntos como moda e humor, por exemplo.
Variam entre blogueiros, instagrammers, e/ou youtubers, dependendo da plataforma em que atuam. Eles carregam este nome devido à relevância do seu conteúdo para quem os acompanha. […]
O QUE mudou desde o surgimento dos influenciadores digitais? ESAMC. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2020.
a) Os influenciadores digitais são pessoas que têm milhares ou milhões de seguidores nas diversas redes sociais e que atualmente são contratados por empresas para divulgar os seus produtos de maneira mais informal, informativa, objetiva e pessoal. Esse tipo de abordagem dá mais personalidade para os produtos e, consequentemente, os aproxima dos consumidores que seguem esses influenciadores. A opinião dos influenciadores digitais sobre os produtos é cada vez mais importante para a escolha dos consumidores mais jovens antes da compra. Os exemplos devem ser de influenciadores que você segue em suas redes sociais.
b) O maior acesso à internet e às redes sociais e, consequentemente, aos influenciadores digitais ocorre cada vez mais cedo na sociedade e com pouca ou sem nenhuma restrição. Nesse sentido, especialmente as crianças estão sendo inseridas muito cedo na lógica do consumismo que, em excesso, está associada a graves consequências, como obesidade infantil, banalização da agressividade e da violência, erotização precoce e consumo precoce de tabaco e álcool.
Ao ler o gráfico, que registra o som emitido pelo violão, é possível afirmar que ele está devidamente afinado?
Não, pois a leitura do gráfico indica, para o pico de maior intensidade que corresponde ao harmônico fundamental, o valor de 108 Hz (aproximadamente), que difere do valor esperado para o violão afinado (110 Hz).
Observe os animais das imagens da página anterior. Eles parecem estar saudáveis ou aparentam precisar de cuidados? Por quê?
Parecem estar saudáveis porque não aparentam estar machucados ou com falta de pelo ou penas.
Utilize os adesivos do Material complementar cole a atividade corresponde de forma correta.
Como vivem as populações ribeirinhas
Você sabe quem compõe uma população ribeirinha?
Os ribeirinhos, como são conhecidos, são povos tradicionais que vivem na beira ou nas proximidades dos rios e têm a pesca como sua principal atividade econômica. Como vivem na beira dos rios, eles são muito afetados pelo sistema de cheias (quando o volume do rio aumenta) e vazantes (quando o volume do rio diminui) e por isso é comum viverem em casas de palafitas (sustentadas por estacas de madeira).
O rio influencia muito na vida dos ribeirinhos, que através dele se locomovem utilizando barcos. Além da pesca, eles também vivem da agricultura e da criação de animais.
Ribeirinhos na Amazônia viajam mais de 3 h de barco para ir à escola
Ribeirinhos no Amazonas percorrem um longo percurso sobre as águas dos rios para chegar à escola todos os dias. Apesar da aventura e da dificuldade de acesso, alunos-ribeirinhos não desistem dos estudos. [...]
No amanhecer do dia no lago do Purupuru, os pequenos passageiros já estão na canoa.
Para os irmãos Daniel Pinheiro Azevedo, de 13 anos, e Priscila Rodrigues de Azevedo, 15, há dois anos é essa a rotina. Todos os dias eles percorrem um longo caminho até a escola.
Depois de 20 minutos de viagem na rabeta, eles chegam ao flutuante para esperar o barco do transporte escolar. “Hoje foi tranquilo, pior mesmo é quando chove porque dá medo e a canoa pode virar”, disse Priscila.
De casa em casa, são quase 20 paradas até a Escola Estadual Pedro dos Santos. Quase três horas depois de ter saído de casa, os alunos chegam à comunidade do Mutirão, para a aula.
[...]
G1 AM. Ribeirinhos na Amazônia viajam mais de 3 h de barco para ir à escola. G1, 16 abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2018.
Por que as casas dos ribeirinhos são construídas sobre estacas de madeira?
Para não ficarem alagadas no período de cheia dos rios.
De acordo com esta imagem, você acha que a pele pode transmitir afeto? E o que mais ela pode sentir?
Sim, a pele, por meio do tato, pode transmitir afeto com o toque. Ela também sente dor, calor, frio e vibrações (do ar, por exemplo).
Devemos proteger a pele contra os raios do Sol. Imagine que um amigo seu vá passar um dia na praia. Qual das dicas abaixo você daria a ele para que não prejudicasse a pele? Marque-a com um X.
Ele só precisa beber água, pois a melanina, que dá cor à pele, vai protegê-lo.
Ele não deve nem sair na rua. É melhor ficar somente em casa.
Ele deve evitar se expor ao sol das 11 horas da manhã às 16 horas da tarde; usar protetor solar; usar boné e óculos escuros.
Ele precisa usar boné e óculos escuros e passar bloqueador de raios solares, além de beber bastante refrigerante.
O romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, ambienta-se no século XIX e narra, em primeira pessoa, a trajetória de Luísa Gama, que existiu de fato. Escravizada na África ainda criança, Luísa foi trazida para o Brasil, onde viveu inúmeras experiências de fracassos e de sucessos. A cena transcrita a seguir mostra o momento de sua chegada às terras brasileiras.
O homem que tinha acabado de me comprar sentou-se ao lado de uma mesa que servia de escritório em um dos cantos do armazém, onde ele e um dos empregados trataram da assinatura dos títulos de compra e venda. Os dois pretos que o acompanhavam já sabiam o que fazer e logo nos amarraram, eu, a cozinheira e o pescador, e nos levaram para perto da mesa, onde quiseram saber os nossos nomes, os nomes de branco que tínhamos recebido em África ou na Ilha dos Frades. O do pescador era Afrânio, e então passou a se chamar Afrânio Gama, e a cozinheira ficou sendo Maria das Graças Gama. Quando eu disse que me chamava Kehinde, o nosso dono pareceu ficar bravo, e um dos empregados perguntou novamente, em iorubá, que nome tinham me dado no batismo. Eu repeti que meu nome era Kehinde e não consegui entender o que diziam entre eles, enquanto o empregado procurava algum registro na lista dos que tinham chegado no dia anterior. O que sabia iorubá disse para eu falar o meu nome direito porque não havia nenhuma Kehinde, e eu não poderia ter sido batizada com este nome africano, devia ter um outro, um nome cristão. Foi só então que me lembrei da fuga do navio antes da chegada do padre, quando eu deveria ter sido batizada, mas não quis que soubessem dessa história. A Tanisha tinha me contado o nome dado a ela, Luísa, e foi esse que adotei. Para os brancos fiquei sendo Luísa, Luísa Gama, mas sempre me considerei Kehinde. O nome que a minha mãe e a minha avó me deram e que era reconhecido pelos voduns, por Nanã, por Xangô, por Oxum, pelos Ibêjis e principalmente pela Taiwo. Mesmo quando adotei o nome de Luísa por ser conveniente, era como Kehinde que eu me apresentava ao sagrado e ao secreto.
Tanisha: personagem da história, era uma senhora que tomou Kehinde sob sua proteção, depois que esta perdeu a avó e a irmã, mortas na viagem da África ao Brasil.
GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 72-73.
a) Dois traços se destacam no trecho: a esperteza e a força da personalidade. A esperteza se mostra na utilização do subterfúgio de citar o nome de Luísa, dado a outra pessoa. E a personalidade forte se evidencia na determinação de manter intimamente seu nome original.
b) Ao que tudo indica, a protagonista teria existido e viria a ser mãe de Luís Gama (1830-1882), jornalista e escritor brasileiro que se dedicou à causa da abolição. Mãe e filho foram separados desde a primeira infância deste e jamais voltaram a se encontrar. Luísa fez fortuna trabalhando com comércio, com a venda de doces, e teve participação em movimentos abolicionistas. Ela teria também participado da Revolta dos Malês, rebelião de escravizados africanos ocorrida na Bahia, em 1835.
Texto para a questão.
Uma instituição financeira oferece a Andrea um cartão de crédito com limite de R$ 5.000,00, com juros de 20% ao mês no crédito rotativo, ou seja, na quantia utilizada além dos R$ 5.000,00.
No dia do pagamento da fatura, ela pode optar por pagar de 10% a 100% do valor devido. No mesmo dia, o crédito de R$ 5.000,00 é novamente concedido, de modo que o não pagamento de uma parte da fatura implica utilização do crédito rotativo.
Ela aceita a proposta e, na primeira fatura, constata que deve pagar R$ 3.500,00.
Andrea ficou surpresa com os gastos e optou por pagar, no primeiro mês, apenas R$ 1.000,00. Responda:
a) Se ela não gastar nada do crédito de R$ 5.000,00 no segundo mês, quanto deverá à instituição financeira no dia do pagamento da 2ª fatura?
b) Se Andrea conseguir pagar, no máximo, R$ 1.000,00 por mês, após o pagamento de qual fatura ela quitará sua dívida, supondo que não faça mais uso do limite desse cartão nos meses seguintes?
c) Nas condições dos itens anteriores, qual é o valor gasto por Andrea, no total, com a quitação da sua dívida? Esse valor representa qual aumento percentual em relação à dívida inicial de R$ 3.500,00?
a) De acordo com o enunciado, no pagamento da 1a fatura, Andrea optou por pagar apenas R$ 1.000,00. Dessa forma, continuou devendo R$ 2.500,00, os quais sofrerão a incidência da taxa de juros de 20% ao mês do crédito rotativo.
Assim, após um mês, o valor devido será de:
R$ 2.500,00 · (100% 1 20%) = R$ 3.000,00
b) Após o pagamento da 2ª fatura, Andrea continuará devendo R$ 2.000,00, os quais aumentarão em 20% em um mês.
• Após o próximo mês, o valor devido será de:
R$ 2.000,00 · (100% + 20%) = R$ 2.400,00
• Após o pagamento da 3ª fatura, Andrea continuará devendo R$ 1.400,00, os quais aumentarão em 20% em um mês. No próximo mês, o valor devido será de:
R$ 1.400,00 · (100% + 20%) = R$ 1.680,00
• Após o pagamento da 4ª fatura, Andrea continuará devendo R$ 680,00, os quais aumentarão em 20% em um mês. No próximo mês, o valor devido será de: R$ 680,00 · (100% + 20%) = R$ 816,00
Dessa forma, no pagamento da 5ª fatura, Andrea consegue quitar sua dívida.
c) Andrea fez 4 pagamentos de R$ 1.000,00 nas 4 primeiras faturas e, na 5ª, pagou R$ 816,00. Dessa forma, gastou um total de R$ 4.816,00, o que representa um aumento de R$ 1.316,00 em relação à dívida inicial, ou seja, um aumento de 37,6%, pois:
Em cada um dos itens a seguir, reduza as expressões numéricas a uma só potência:
a) 54
b) 64
c) 214
Um número natural é formado por 2 algarismos que somam 10. Invertendo a posição de seus algarismos, o número aumenta em 36 unidades. Qual é esse número?
37
Complete os itens com as informações: nome da dispersão, estado físico do disperso e estado físico do dispersante.
a) Nome da dispersão: espuma ou espuma líquida
Disperso: gás
Dispersante: líquido
b) Nome da dispersão: aerossol líquido
Disperso: líquido
Dispersante: gás
c) Nome da dispersão: espuma sólida
Disperso: gás
Dispersante: sólido
d) Nome da dispersão: gel
Disperso: líquido
Dispersante: sólido
e) Nome da dispersão: emulsão
Disperso: líquido
Dispersante: líquido
Observe os mapas abaixo.
A partir da observação dos mapas, explique a possível relação entre a concentração da população e a degradação dos solos no mundo.
De maneira geral, é possível observar que, nas regiões onde há maior concentração populacional, a degradação dos solos é maior. Isso está relacionado às pressões exercidas sobre os solos devido às demandas antrópicas, como a necessidade de áreas para cultivos e pastagens, a construção de infraestruturas, o avanço do desmatamento e do extrativismo predatório.
A marca da Quarta Revolução Industrial é a conexão tanto entre as tecnologias como entre os mundos digital, físico e biológico, associada à disseminação da Internet das Coisas – IdC (IoT, sigla em ingles para Internet of Things), em que cada vez mais dispositivos, equipamentos e objetos estão conectados uns aos outros e, principalmente, à internet. Sobre o assunto, leia a reportagem a seguir.
Uma startup, que opera um site de compras desde 2015, lançou um dispositivo doméstico que usa inteligência das coisas (IoT) para saber o que falta na geladeira do consumidor. “Não preciso esperar o consumidor fazer um pedido para entender como está o consumo dele. A gente entende ao longo do tempo. Passa a informação pra ele. Ele mantém a casa abastecida e a gente compra da indústria de forma mais planejada”, explica o empresário Fábio Rodas. [...]
Funciona assim: antes de descartar a embalagem de um produto que acabou, o cliente precisa passar o código de barras no aparelho, que é conectado ao wifi da casa, e o produto entra na cesta de entrega mensal. A empresa recebe a informação que o produto acabou e já sabe que ele terá que ser reposto na próxima compra. “Por outro lado, se a gente percebe que tem algum item que ela não tá consumindo, a gente sugere que compre menos senão vai fazer excesso de estoque e vai acabar vencendo”, explica Fábio.
MUNARO, Juliana. Internet das coisas: dispositivos automatizam rotinas domésticas. Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 16 fev. 2020. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2020.
a) Os avanços da robótica, da inteligência artificial, da aprendizagem das máquinas e da impressão 3D, combinados à disseminação da Internet das Coisas (IoT), tornaram os processos produtivos mais automatizados, autônomos, eficientes e customizáveis.
b) A Internet das Coisas disponibiliza às empresas informações sobre os hábitos de consumo da população que podem ser utilizados para transformar e otimizar a experiência de compra. O consumidor passa a adquirir produtos mais personalizados, oferecidos por empresas que compreendem cada vez melhor quem são seus clientes e como suas necessidades mudam ao longo do tempo.
Conhecer a estrutura do fio de cabelo e as características das principais substâncias que o formam ajuda a entender a composição e a ação dos produtos para cabelo. Para relembrar esses pontos, faça o que se pede nos itens a seguir:
a) A – cutícula, B – córtex e C – medula.
b) I – medula; II – cutícula e III – córtex.
A região mais afetada pela sujeira e substâncias do ambiente é a cutícula.
Observe as imagens abaixo. Qual delas apresenta uma atitude correta? Qual delas não deve ser realizada? Explique o porquê.
Escovar os dentes com a torneira fechada é correto, mas lavar o carro com a mangueira não. Isso ocasiona um grande desperdício de água, o certo seria lavar o carro utilizando um balde.
Planejamento
Para criar o seu cartão-postal, você vai precisar de:
• um modelo de cartão-postal a ser destacado do Material complementar 3;
• uma foto de um local bonito (pode ser na cidade onde você mora ou em outra que você tenha visitado em uma viagem);
• cola branca.
Qual é a mensagem do cartaz da campanha?
A intenção do cartaz é fazer com que a população reflita sobre o consumo exagerado e o desperdício de água e se conscientize de que todo e qualquer desperdício ou mau uso da água pode ter consequências muito graves para todos. A frase “pode ser a gota d'água” é uma mensagem sobre o perigo eminente de faltar água potável e sobre a urgência de consumirmos de forma responsável esse recurso natural.
Observe a história em quadrinhos abaixo.
• Qual problema relacionado à água é abordado na história? Como podemos evitá-lo?
A poluição da água. Podemos evitar esse problema jogando o lixo no local correto e reivindicando o tratamento do esgoto.
Observe as cenas abaixo. Em seguida, responda às questões.
a) Qual função da pele está sendo representada nas imagens? Registre- -as abaixo.
b) Cite outras funções da pele.
a) As três cenas apresentam situações em que sensações são transmitidas por meio da pele, ou seja, pelo tato. Em A, está representada a percepção da dor, em B, a percepção da temperatura e em C, a percepção da pressão e do afeto.
b) Além do tato, as outras funções da pele são: revestimento, proteção, absorção e eliminação de substâncias.
Escreva abaixo que atividades físicas você pratica para exercitar seus músculos.
Resposta pessoal.
Leia o texto abaixo. Depois responda ao que se pede.
O acrobata
O acrobata desenha com o corpo uma pirueta no céu pula e vira salta e rola dança e gira solto no ar como se fosse um balão.
MURRAY, Roseana. O circo. São Paulo: Nacional, 2005.
a) Sublinhe no poema as palavras que indicam movimentos corporais do acrobata.
b) Que estruturas do corpo trabalham juntas para produzir esses movimentos?
a) pirueta; pula; vira; salta; rola; dança; gira
b) Ossos e músculos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas