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Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Proteção e defesa do corpo - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 172) - BY NC 3.0BR

Observe a imagem abaixo:

Explique qual é a importância dos pelos para o carneiro quando ele está em locais onde a temperatura é muito baixa.

Resposta:

Os pelos o mantêm aquecido.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Proteção e defesa do corpo - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

Talvez você já tenha lido poemas com formas bem diferentes; poemas que não têm versos escritos em linhas, uma embaixo da outra, como as quadrinhas. E talvez se pergunte o que poemas têm a ver com Ciências. Vamos investigar?

Observe que quase todos os versos do poema terminam com a palavra porque. É possível dizer que no poema há muitas explicações?

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que as “explicações” do poema não pretendem explicar algo.

Questão 01 - Química - Atomística - Capítulo 2 - Organização da tabela periódica dos elementos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os elementos X, Y e Z têm as seguintes configurações eletrônicas em suas camadas de valência:

X 2s2 2p6

Y 3s2 3p3

Z 4s2

Com base nessas informações, é correto dizer que



( a )

o elemento “X” é um metal alcalinoterroso. 

( b )

o elemento “Y” é um calcogênio. 

( c )

o elemento “Z” é um gás nobre. 

( d )

o elemento “Y” pertence ao terceiro período da tabela periódica. 

( e )

os elementos “X”, “Y” e “Z” pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Iguais e diferentes - Exercícios (pg. 48) - BY NC 3.0BR

QUAL É A ORIGEM DE SUA FAMÍLIA? CONTE PARA SEUS COLEGAS ALGUNS COSTUMES PRATICADOS NA SUA CASA.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Iguais e diferentes - Exercícios - Para aprender: Respeito às diferenças - BY NC 3.0BR

COMO VIMOS, AS PESSOAS PODEM TER GOSTOS DIFERENTES, COMO COMIDAS OU BRINCADEIRAS PREFERIDAS, E COSTUMES DIFERENTES POR CONTA DO LUGAR DE VIVÊNCIA

VEJA A CAPA DA REVISTINHA ABAIXO.

TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS?

Resposta:

Não, elas são diferentes.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Memória e patrimônio - Exercícios - Para aprender: Afinal, qual é a importância dos patrimônios culturais da humanidade - BY NC 3.0BR

Pesquisem, em grupos de 3 ou 4 alunos, outras localidades que são consideradas patrimônio da humanidade e anote as informações solicitadas a seguir.

a) Nome e localização do patrimônio:

b) Por que é considerado patrimônio:

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 118 - 119) - BY NC 3.0BR

MIGUEL ENCONTROU TRÊS FOTOGRAFIAS DELE. OBSERVE-AS.

A) NUMERE AS IMAGENS DA MAIS ANTIGA PARA A MAIS RECENTE.

B) QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A FOTOGRAFIA MAIS ANTIGA E A MAIS RECENTE?

Resposta:

a)

b) Resposta pessoal. Respostas possíveis: A altura, o comprimento dos membros, as feições, as roupas, etc.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aventura e diversão - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Escreva S para os substantivos simples e C para os substantivos compostos.

(  ) ferro

(  ) pontapé

(  ) leite

(  ) micro-ondas

(  ) dente

(  ) paraquedas

(  ) guarda-costas

(  ) sol

(  ) amor-perfeito

(  ) jornal

Resposta:

S

S

S

C

C

C

C

C

S

S

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 119) - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O DESENVOLVIMENTO.

A) OS SERES VIVOS PASSAM POR TRANSFORMAÇÕES, MAS NÃO SE DESENVOLVEM.

B) OS ELEMENTOS QUE NÃO TÊM VIDA SE DESENVOLVEM AO LONGO DO TEMPO.

C) OS ANIMAIS E AS PLANTAS MUDAM CONFORME O TEMPO PASSA.

D) AS CRIANÇAS E OS ADULTOS TÊM, GERALMENTE, A MESMA ALTURA.

Resposta:

C) OS ANIMAIS E AS PLANTAS MUDAM CONFORME O TEMPO PASSA

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

A digestão é um importante processo que permite ao organismo aproveitar os nutrientes presentes nos alimentos. Sobre a digestão e os nutrientes, marque um X na alternativa correta.

 



( a )

O corpo humano precisa receber nutrientes somente depois de a pessoa ter praticado esportes.

( b )

A água é muito importante para o nosso corpo.

( c )

A digestão começa no esôfago.

( d )

Os dentes trituram o alimento, que se mistura com a saliva. Depois esse alimento transforma-se em suco gástrico.

Resposta:

a) O corpo humano precisa ingerir nutrientes ao longo do dia para manter-se com vida e ativo.

c) A digestão começa na boca, com a mastigação.

d) Após a mastigação, o alimento passa a ser chamado bolo alimentar, e o suco gástrico é uma substância digestiva liberada no estômago.

Questão 01 - História - Domínios da História - Atividade 5 - Vida urbana e urbanização - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Há, porém, ainda outra ponta emergindo do novelo da questão sanitária/social, elemento importante para a sociedade fundada no contrato social. Essa ponta apresenta a cidade como operador de memorização, memórias contidas em suas bibliotecas, monumentos, estabelecimentos de ensino, imprensa. A cidade coloca o mundo na história e traz para o presente o legado das gerações mortas e de suas heranças imortais. Os monumentos e o espaço público solicitam nossa inteligência e, por vezes, complicados esquemas interpretativos apresentam-se como desafios e pedagogias insubstituíveis. É na cidade que a história se exibe, mesmo se, como dizem Ansay e Schoonbrodt […], as destruições sucessivas exigem técnicas de deciframento de ruínas que estruturalmente se aparentam aos procedimentos da psicanálise. Na cidade, a história se constrói no espaço e no edifício público; nesses espaços, instauram-se possibilidades de ação pela presença coletiva dos atores sociais e pelo registro dessa presença dramatizada em espetáculo.

BRESCIANI, Maria Stella. Cidade e História. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi (Org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2002. p. 29-30.

Com base nas informações apresentadas no trecho, estabeleça a relação entre cidade e história.

Resposta:

A cidade é por excelência o espaço do encontro, do debate e da construção de uma memória social coletiva. Essa memória está representada na quantidade de livros e de bibliotecas, nos monumentos escolhidos para os espaços públicos, na decisão do que vai ser ensinado nas instituições educacionais e do que pode ou não aparecer na imprensa. O legado das gerações anteriores está presente na cidade, especialmente nos monumentos, edifícios e espaços públicos. Assim, essa memória é construída e, muitas vezes, reconstruída, o que exige maior capacidade de leitura e interpretação. Por fim, a existência dos atores sociais garante a possibilidade de ação, seja na manutenção da memória ou da contínua releitura de sua história, seja no uso dos espaços públicos, seja na construção e/ou reconstrução de monumentos e edifícios públicos.

Questão 01 - Química - Química Geral - Capítulo 3 - Transformações físicas e químicas e balanceamento de equações - Exercícios - BY NC 3.0BR

Classifique as transformações em físicas ou químicas:

a) secagem de roupa pendurada no varal;

b) desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;

c) produção do álcool a partir da cana-de-açúcar;

d) produção do suco de tomate;

e) produção de vinho a partir da uva;

f) queima de um palito de fósforo;

g) batida de carros;

h) explosão após uma batida de carros;

i) obtenção da gasolina a partir do petróleo;

j) queima da gasolina;

k) produção de plásticos a partir do petróleo;

l) enferrujamento de um prego;

m) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;

n) fotossíntese realizada pelas plantas;

o) fabricação da coalhada a partir do leite;

p) decomposição da luz solar por um prisma;

q) dissolução do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados em pequena quantidade e agitados em determinado volume de água;

r) uso de sal de frutas dissolvido em água para combater a azia.

Resposta:

Transformações físicas: a - b - d - g - i - m - p - q

Transformações químicas: c - e - f - h - j - k - l - n - o - r

Questão 01 - Física - Compreensão de fenômenos físicos - Atividade 2 - A Relatividade Restrita a seu alcance - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

O tempo nada mais é que a forma da nossa intuição interna. Se a condição particular da nossa sensibilidade lhe for suprimida, desaparece também o conceito de tempo, que não adere aos próprios objetos, mas apenas ao sujeito que os intui.

KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 47. Coleção Os Pensadores.

A questão do tempo sempre foi abordada por filósofos, como Kant. Na Física, os resultados obtidos por Einstein sobre a ideia da “dilatação do tempo” explicam situações cotidianas, como, por exemplo, o uso de GPS.

Com base nos conhecimentos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein, assinale a alternativa correta.



( a )

O intervalo de tempo medido em um referencial em que se empregam dois cronômetros e dois observadores é menor do que o intervalo de tempo próprio no referencial em que a medida é feita por um único observador com um único cronômetro.

( b )

Considerando uma nave que se movimenta próximo à velocidade da luz, o tripulante verifica que, chegando ao seu destino, o seu relógio está adiantado em relação ao relógio da estação espacial da qual ele partiu.

( c )

As leis da Física são diferentes para dois observadores posicionados em sistemas de referência inerciais, que se deslocam com velocidade média constante.

( d )

A dilatação do tempo é uma consequência direta do princípio da constância da velocidade da luz e da cinemática elementar.

( e )

A velocidade da luz no vácuo tem valores diferentes para observadores em referenciais privilegiados.

Resposta:

Analisando cada alternativa:

a. Falsa: para haver diferença nas medições dos cronômetros de dois observadores, é necessário que haja movimento relativo entre esses observadores. Para que essa diferença seja considerável, a velocidade relativa entre esses observadores deve ser relativística.

b. Falsa: o relógio do tripulante estaria atrasado

c. Falsa: de acordo com o 1o postulado, as leis da Física são as mesmas para qualquer referencial inercial.

d. Verdadeira. 

e. Falsa: de acordo com o 2o postulado, a velocidade da luz é constante no vácuo para qualquer referencial inercial.

Alternativa d.

Questão 01 - Matemática - Modelagem algébrica de problemas - Capítulo 1 - Técnicas algébricas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Desenvolva as seguintes expressões algébricas:

a) 2x · (a - 2b + 3x2)

b) (4t - 5z) · (xt - 2yz)

c) (1 + 2x)2

d) (3a - 5b2)2

e) (2m - n) · (2m + n)

Resposta:

a) 2ax - 4bx + 6x3

b) 4t2x - 8tyz - 5txz + 10yz2

c) 1 + 4x + 4x2

d) 9a2 - 30ab2 + 25b4

e) 4m2 - n2

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Estudo analítico do texto II - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir.

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para um convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Quadrilha. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

Flor da idade

A gente faz hora, faz fila na vila do meio-dia Pra ver Maria A gente almoça e só se coça e se roça e só se vicia A porta dela não tem tramela A janela é sem gelosia Nem desconfia Ai, a primeira festa, a primeira fresta, o primeiro amor

Na hora certa, a casa aberta, o pijama aberto, a família A armadilha A mesa posta de peixe, deixa um cheirinho da sua filha Ela vive parada no sucesso do rádio de pilha

Que maravilha Ai, o primeiro copo, o primeiro corpo, o primeiro amor

Vê passar ela, como dança, balança, avança e recua A gente sua A roupa suja da cuja se lava no meio da rua Despudorada, dada, à danada agrada andar seminua E continua Ai, a primeira dama, o primeiro drama, o primeiro amor

Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que [amava Paulo Que amava Juca que amava Dora que amava Carlos que amava Dora Que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava [Dito que amava Rita que amava Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que [amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda [a quadrilha

BUARQUE, Chico. Flor da idade. Disponível em: www.chicobuarque.com.br/ construcao/mestre.asp?pg=flordaid_75.htm. Acesso em: 15 jun. 2020.

Com a ajuda do professor, investigue a relação entre os textos e procure definir, com uma justificativa, a intertextualidade feita por Chico Buarque. Em seguida, explique por que ela pode ser associada às funções metalinguística e poética.

Resposta:

Ao abordar a seção Situação-problema, seria interessante ler com os alunos, antes dos textos, a proposta de comparação temática e estrutural entre o poema de Carlos Drummond de Andrade e a letra de canção de Chico Buarque.

No nível temático, leve os alunos a compreender que a noção de desencontro amoroso, presente em “Quadrilha”, repete-se em “Flor da idade”, evidenciando um período da vida em que se está mais sujeito a essa instabilidade emocional afetiva.

Essa semelhança é reforçada e explicitada porque Chico Buarque, no plano estrutural e linguístico, resgata a composição de Drummond. Com isso, confere à letra da canção atualidade e renovação em um bom exemplo de estilização.

Por fim, mostre aos alunos que a intertextualidade presente faz insurgir a função metalinguística, dada a necessidade de o autor “brincar” com a estrutura de um texto anterior e de o leitor ter de conhecê-lo para entender a referência. Ao mesmo tempo, também se deve destacar que a função sobressalente é a poética, em virtude do trabalho artístico com a palavra.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Proteção e defesa do corpo - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 173) - BY NC 3.0BR

As micoses são infecções causadas por fungos que podem atingir a pele, os pelos e as unhas. Para evitar as micoses, devemos:



( a )

usar remédios diariamente nas unhas e na pele. 

( b )

manter os dedos e as unhas sempre úmidos e aquecidos. 

( c )

secar bem os dedos dos pés após o banho e antes de calçar sapatos fechados. 

( d )

passar esmalte nas unhas e tinta nos cabelos para impedir o crescimento dos fungos.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Memória e patrimônio - Exercício - Para explorar - BY NC 3.0BR

Agora que vocês já sabem bastante sobre patrimônio histórico e cultural da humanidade e do Brasil, que tal pesquisar elementos que podem ser considerados patrimônio histórico e cultural da sua cidade ou comunidade?

Dividam-se em grupos de até cinco alunos para pesquisar um tema que represente um patrimônio histórico importante da sua região. Cada grupo deve escolher um tema diferente para desenvolver o trabalho. Lembrem-se de que o patrimônio pode ser algo material (como esculturas, construções, etc.) ou imaterial (como festas, danças, receitas culinárias, etc.).

Levantem informações sobre a importância do tema que escolheram e organizem-nas para apresentar aos demais colegas da classe. Cada grupo pode compor essa apresentação como preferir: slides, cartazes, textos, exposição, etc.

Esse material vai compor o mosaico da sua classe sobre os patrimônios históricos e culturais da sua região. Mãos à obra!

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 4 - Text Comprehension: Earthquakes - Exercícios - Going Beyond 4 - BY NC 3.0BR

Clean energy won’t save us – only a new economic system can

Early in 2015 media outlets around the world announced that February had broken global temperature records by a shocking amount. March broke all the records too. In June, our screens were covered with surreal images of flooding in Paris, the Seine bursting its banks and flowing into the streets. In London, floods sent water pouring into the tube system right in the heart of Covent Garden. Roads in south-east London became rivers two metres deep.

With such extreme events becoming more commonplace, few deny climate change any longer. Finally, a consensus is crystallising around one all-important fact: fossil fuels are killing us. We need to switch to clean energy, and fast.

This growing awareness about the dangers of fossil fuels represents a crucial shift in our consciousness. But I can’t help but fear we’ve missed the point. As important as clean energy might be, the science is clear: it won’t save us from climate change.

Let’s imagine, just for argument’s sake, that we are able to get off fossil fuels and switch to 100% clean energy. There is no question this would be a vital step in the right direction, but even this best-case scenario wouldn’t be enough to avert climate catastrophe.

Why? Because the burning of fossil fuels only accounts for about 70% of all anthropogenic greenhouse gas emissions. The remaining 30% comes from a number of causes. Deforestation is a big one. So is industrial agriculture, which degrades the soils to the point where they leach CO2. Then there’s industrial livestock farming which produces 90 m tonnes of methane per year and most of the world’s anthropogenic nitrous oxide. Both of these gases are vastly more potent than CO2 when it comes to global warming. Livestock farming alone contributes more to global warming than all the cars, trains, planes and ships in the world. Industrial production of cement, steel, and plastic forms another major source of greenhouse gases, and then there are our landfills, which pump out huge amounts of methane – 16% of the world’s total.

When it comes to climate change, the problem is not just the type of energy we are using, it’s what we’re doing with it. What would we do with 100% clean energy? Exactly what we are doing with fossil fuels: raze more forests, build more meat farms, expand industrial agriculture, produce more cement, and fill more landfill sites, all of which will pump deadly amounts of greenhouse gas into the air. We will do these things because our economic system demands endless compound growth, and for some reason we have not thought to question this.

Think of it this way. That 30% chunk of greenhouse gases that comes from non-fossil fuel sources isn’t static. It is adding more to the atmosphere each year. Scientists project that our tropical forests will be completely destroyed by 2050, releasing a 200bn tonne carbon bomb into the air. The world’s topsoils could be depleted within just 60 years, releasing more still. Emissions from the cement industry are growing at more than 9% per year. And our landfills are multiplying at an eye-watering pace: by 2100 we will be producing 11m tonnes of solid waste per day, three times more than we do now. Switching to clean energy will do nothing to slow this down.

The climate movement made an enormous mistake. We focused all our attention on fossil fuels, when we should have been pointing to something much deeper: the basic logic of our economic operating system. After all, we’re only using fossil fuels in the first place to fuel the broader imperative of GDP growth.

The root problem is the fact that our economic system demands ever-increasing levels of extraction, production and consumption. Our politicians tell us that we need to keep the global economy growing at more than 3% each year – the minimum necessary for large firms to make aggregate profits. That means every 20 years we need to double the size of the global economy double the cars, double the fishing, double the mining, double the McFlurries and double the iPads. And then double them again over the next 20 years from their already doubled state. 

Our more optimistic pundits claim that technological innovations will help us to de-couple economic growth from material throughput. But sadly there is no evidence that this is happening. Global material extraction and consumption has grown by 94% since 1980, and is still going up. Current projections show that by 2040 we will more than double the world’s shipping miles, air miles, and trucking miles – along with all the material stuff that those vehicles transport – almost exactly in keeping with the rate of GDP growth.

Clean energy, important as it is, won’t save us from this nightmare. But rethinking our economic system might. GDP growth has been sold to us as the only way to create a better world. But we now have robust evidence that it doesn’t make us any happier, it doesn’t reduce poverty, and its “externalities” produce all sorts of social ills: debt, overwork, inequality, and climate change. We need to abandon GDP growth as our primary measure of progress, and we need to do this immediately.

This is not an impossible task. A number of countries have already managed to achieve high levels of human development with very low levels of consumption. In fact Daniel O’Neill, an economist at the University of Leeds, has demonstrated that even material de-growth is not incompatible with high levels of human well-being.

Our focus on fossil fuels has lulled us into thinking we can continue with the status quo so long as we switch to clean energy, but this is a dangerously simplistic assumption. If we want to stave off the coming crisis, we need to confront its underlying cause.

HICKEL, Jason. Available at: www.theguardian.com, July 16th, 2016. (Adapted).

to deny (denied): negar. to switch(ed): trocar. awareness: conscientização. shift: mudança. to avert(ed): evitar. livestock: pecuária. landfill: aterro sanitário. huge: enorme. to raze(d): criar, instituir. depleted: danificadas, esgotadas. GDP (Gross Domestic Product): PIB (Produto Interno Bruto). pundit: especialista. to de-couple: desacoplar; separar. rate: taxa. task: tarefa. lulled: incitado; conduzido.

(ESPM-SP) The words anthropogenic, degrades, livestock, depleted, extraction, boldfaced in the article, mean respectively:



( a )

natural, drains, agriculture, exhausted, damage. 

( b )

environmental, empties, cattle, destroyed, process. 

( c )

industrial, dissolves, sheep, recovered, withdrawing. 

( d )

human, deteriorates, farm animal, worn out, drawing. 

( e )

man-caused, weakens, fishing, weakened, reduction.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Iguais e diferentes - Exercícios - Para aprender: Costumes iguais e costumes diferentes - BY NC 3.0BR

TODAS AS CRIANÇAS COMEMORAM O NATAL?

Resposta:

Não. A comemoração ocorre de acordo com os costumes e as religiões.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Minhas impressões - Exercícios - Para aprender: De olho na língua - BY NC 3.0BR

Releia o trecho abaixo, retirado do Diário de Pilar.

Cresci ouvindo histórias sobre cavalos alados, monstros de cem olhos, cachorros de três cabeças e flechas de amor.

a) Pinte as sílabas pronunciadas com mais intensidade no trecho.

b) Copie as palavras que são acentuadas.

Resposta:

a) 

b) As palavras acentuadas são: histórias e três.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Respeitando a natureza - Atividades (pg. 133 - 134) - BY NC 3.0BR

Antártica: um mundo feito de gelo

A Antártica é pra lá do fim do mundo. Fim do mundo? Pra cima ou pra baixo? Pra baixo, pois pra cima fica o Ártico.

Na verdade, ela nem fica tão longe assim. É que quase ninguém vai até lá, por isso ela fica ainda mais distante no pensamento da gente.

Para encurtar este pensamento, embarquei num veleiro e parti para esse continente branco e desconhecido. Queria ver de perto as tais terras geladas, e principalmente os seus habitantes, os animais que vivem lá no frio.

Antes de partir, enfiei numa grande mala muitas roupas de frio: calças, casacos, gorros, luvas, botas e meias bem grossas. Em outra mala coloquei todo o meu equipamento fotográfico, porque sou fotógrafa e queria registrar tudo o que encontrasse pela frente.

Peguei um voo do Brasil até Buenos Aires, a capital da Argentina. Estava muito ansiosa, mas eu sabia que ainda estava bem longe do meu sonhado destino. De Buenos Aires peguei outro avião, que fez uma escala no isolado deserto da Patagônia — para então rumar até Ushuaia, a cidade mais ao sul da Terra, bem na pontinha da América do Sul. 

Depois dela, só mesmo a Antártica. A pequena cidade fica espremida entre o canal de Beagle e montanhas altíssimas. Seu porto recebe todas as embarcações que estão de partida para a Antártica [...]. Ao chegar à baía, deparei com uma barulhenta colônia de pinguins. Que algazarra eles fazem! Todo mundo grita ao mesmo tempo. Descobri que existem várias espécies de pinguins. Eu estava diante dos pinguins-papua. Logo percebi que os animais da Antártica são muito dóceis. Eles não têm medo dos homens e são muito curiosos. Então foi só chegar devagarinho e sem fazer barulho que em pouco tempo eu estava rodeada por milhares de pinguins, como se fizesse parte da colônia.

O verão é a época do ano em que os pinguins estão cuidando de seus pequenos filhotes. O casal se divide nas tarefas: enquanto um deles vai para o mar em busca de alimento, o outro fica em terra tomando conta dos filhotes. Mas como o pinguim que foi para o mar faz para reconhecer o seu par na volta se eles todos são tão iguais? Um pouco pela aparência, mas principalmente pelo som! Nossa, é por isso que eles gritam tanto!

Mas eles gritam também por outro motivo: para afastar as skuas. As skuas são aves predadoras dos pinguins. Elas fazem voos rasantes sobre as colônias para tentar atacar um ovo descoberto ou até mesmo um filhotinho que tenha se afastado um pouco dos pais [...].

Passamos longos dias vendo apenas céu e mar, um horizonte infinito, além de alguns pássaros e baleias. De repente, alguém grita: “Nossa, uma árvore!”. Só então nos demos conta do mundo tão diferente que estávamos deixando para trás: em mais de sessenta dias não vimos uma só árvore, um carro, um cachorro. Estávamos deixando para trás o fantástico mundo gelado.

COLUCCI, Maristela. Antártica: um mundo feito de gelo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.

GLOSSÁRIO veleiro: embarcação movida a vela. continente: grande massa de terra cercada pelas águas de oceanos. baía: em um trecho de litoral, é uma cavidade por onde entra o mar e que é mais larga no interior do que na entrada. predador: ser que caça outros seres, em geral para sua alimentação. rasante: voo praticado a uma altura muito baixa, próximo da superfície do solo ou da água.

Leia as frases a seguir e pinte aquelas que, de acordo com o texto, estão corretas e têm relação com o comportamento dos animais na Antártida.

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aventura e diversão - Exercícios - Para aprender: De olho na ortografia - BY NC 3.0BR

Leia novamente um trecho do relato de viagem das irmãs Klink:

Tivemos duas grandes surpresas. Uma era que havia uma dura placa de gelo por cima da caixa. [...] Foi duro, mas finalmente conseguimos alcançá-la! A outra surpresa era que, depois de quase explodirmos de alegria, ficamos paralisadas, não pelo frio, mas porque vimos dentro da caixinha apenas uma garrafa de uísque, uma Bíblia, um cabo azul, um pouco de dinheiro e algumas fotos.

a) Leia em voz alta as palavras em destaque no texto e responda: a letra x representa o mesmo som nas três palavras?

b) Em qual palavra a letra x representa o mesmo som que na palavra texto?

Resposta:

a) Não; nas palavras caixa e caixinha, a letra x é pronunciada de modo diferente de na palavra explodirmos.

b) Na palavra explodirmos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para aprender: Adolescência (12 a 18 anos) - BY NC 3.0BR

NO ESPAÇO ABAIXO, DESENHE COMO VOCÊ SE IMAGINA NA ADOLESCÊNCIA.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Observe

O que a imagem mostra?

Resposta:

Duas árvores colocadas em direções opostas, quase unidas pelos troncos.

Questão 01 - História - Domínios da História - Atividade 2 - História comparada: colonização e trabalho - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O período a ser examinado estende-se do século XVI ao XVIII e, às vezes, entra pelo século XIX. As dimensões espacial e temporal são, certamente, muito amplas e o objetivo de abarcar toda essa extensão é claramente pretensioso. Contudo, não é tarefa impossível e isso depende muito do método de pesquisa e de conceitos-chave que permitirão viabilizar reflexões e argumentos tão abrangentes, sem correr o risco de grandes generalizações e de invenção de contextos históricos inexistentes, práticas que uma antiga história comparativa acabou executando, instituindo-se, inclusive, como modelo científico absolutamente confiável. […] Diferenciar práticas, crenças, representações, discursos, conhecimentos, formas de viver, maneiras de se organizar, portanto, não significa, em absoluto, hierarquizá-las em estrutura previamente estabelecida e, a partir daí, julgá-las e apontar as pretensas defasagens e deficiências do passado, assim como indicar o caminho do presente para se alcançar um futuro perfeito, superior, evoluído ou, simplesmente, civilizado.

PAIVA, Eduardo França. Histórias comparadas, histórias conectadas: escravidão e mestiçagem no mundo ibérico. In: PAIVA, Eduardo França; IVO, Isnara Pereira (Org.). Escravidão, mestiçagem e histórias comparadas. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: PPGH-UFMG; Edições UESB, 2008. p. 13 e 14.

O trecho traz uma reflexão sobre questões associadas à construção de história comparada. Apresente possibilidades para pensar e produzir esse tipo de história.

Resposta:

É possível fazer história comparada por meio da elaboração de conceitos-chave que permitam uma visão abrangente evitando grandes generalizações e construção de contextos históricos inexistentes. É preciso diferenciar práticas, crenças, representações nessa forma de produção historiográfica e evitar hierarquizações, julgamentos de valor, ou construção de uma evolução que parta de uma visão parcial da história.

Questão 01 - História - Domínios da História - Atividade 4 - Mundo extraeuropeu: África, Ásia e América - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Tanto os Astecas como os Incas, no período anterior às suas expansões, eram tribos no mesmo estágio cultural que seus vizinhos de outras etnias e, em certo momento, chegaram a estar a eles subordinados política e culturalmente. Por um processo muito específico, numa expansão rápida, passaram a subjugar, dominar e tributar os povos das redondezas, outrora seus iguais. Desta forma, identificar somente Incas e Astecas como as “altas culturas”, denominação que enseja uma ideia de sofisticação cultural na técnica, organização social, língua etc., é esquecer a rede de dominação e tributação construída por estes Estados, além de referir-se a culturas que se tornaram hegemônicas e dominantes a partir de uma expansão militar, e não por uma suposta sofisticação cultural própria e autônoma.

FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e astecas: culturas pré-colombianas. São Paulo: Ática, 1991. p. 8 e 9.

O trecho traz uma reflexão sobre as culturas inca e asteca. Explique por que essas sociedades foram tratadas como “altas culturas”, problematizando essa denominação.

Resposta:

O fato de os incas e astecas terem se transformado em sociedades hegemônicas a partir da conquista militar levou os antigos estudiosos a aplicarem o uso da expressão: “altas culturas”. Na América, existiam inúmeras comunidades indígenas e diversidade cultural. Nesse sentido, o uso da expressão “alta cultura” indica hierarquização das culturas, ideia esta superada pela historiografia mais recente. Por fim, a questão encobre ainda mais o desconhecimento dos povos pré-colombianos.

Questão 01 - Biologia - Biologia celular - Capítulo 3 - Composição química celular: carboidratos e lipídios - Exercícios - BY NC 3.0BR

(IFSP) Assinale a alternativa que apresenta os átomos encontrados em carboidratos.



( a )

Cálcio, Cloro e Nitrogênio. 

( b )

Carbono, Oxigênio e Potássio. 

( c )

Cálcio, Manganês e Hidrogênio. 

( d )

Carbono, Oxigênio e Hidrogênio. 

( e )

Carbono, Sódio e Potássio.

Questão 01 - Física - Compreensão de fenômenos físicos - Atividade 2 - A Relatividade Restrita a seu alcance - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Considere um trem em movimento uniforme ao longo de trilhos retilíneos. No trem há um funcionário O', uma lanterna apoiada em seu piso, apontada para o teto, onde há um espelho. Fora dele, na estação de trem, um observador O olha para o trem passando à sua frente. Tanto o observador quanto o funcionário possuem cronômetros.

Quando um raio de luz sai da lanterna, produz-se um som “tic”, quando reflete no espelho, um som “tac”, e quando retorna à lanterna, novamente um som “tic”.

a) Se a distância entre a lanterna e o espelho é d, qual o intervalo de tempo Δt 0 que o funcionário O' mede entre dois “tics”, isto é, ao longo de um “tic-tac-tic”? Note que, como o funcionário está em repouso em relação à lanterna e em relação ao trem, ele é um referencial inercial. 

b) Repare que o observador O também é um referencial inercial e, portanto, a velocidade da luz em relação a ele, de acordo com Einstein, também é igual a c. Enquanto o trem passa por ele, ele observa a luz percorrer o caminho apresentado na figura a seguir.

c) Ao longo do intervalo de tempo Δt, o trem realiza um deslocamento escalar dado por Δstrem = v . Δt.

A partir dessa informação e das obtidas nos itens anteriores, determine a relação entre Δt e Δt0

d) Suponha que o comprimento do trem medido pelo funcionário O’ é igual a L. Já o comprimento do trem medido pelo observador O, que está em repouso em relação a Terra, é chamado de L0 . A partir dos resultados obtidos, determine uma relação entre esses comprimentos. 

Resposta:

a)  Como o funcionário O' é um referencial inercial, de acordo com Einstein, a velocidade da luz é constante e igual a c. Dessa forma:

b)  Como o observador O é um referencial inercial, de acordo com Einstein a velocidade da luz é constante e igual a c

 Dessa forma:

c)  Observe a figura a seguir:

d) O funcionário O' mede um intervalo de tempo ∆t0.

Dessa forma, como o trem se movimenta com velocidade constante:

Já o observador O mede um intervalo de tempo t.

Dessa forma:

Igualando-se as duas equações:

 

Questão 01 - Física - Termofísica - Capítulo 4 - Gases ideais: variáveis de estado e as transformações gasosas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Segundo a Teoria Cinética dos Gases, um gás ideal é constituído de um número enorme de moléculas, cujas dimensões são desprezíveis, comparadas às distâncias médias entre elas.

As moléculas movem-se continuamente em todas as direções e só há interação quando elas colidem entre si. Nesse modelo de gás ideal, as colisões entre as moléculas são ____________, e a energia cinética total das moléculas ____________.



( a )

elásticas – aumenta 

( b )

elásticas – permanece constante 

( c )

elásticas – diminui 

( d )

inelásticas – aumenta 

( e )

inelásticas – diminui

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Estudo analítico do texto II - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(UEG-GO)

Há entre o enunciado “não atacar é o melhor ataque” e o ditado futebolístico “a melhor defesa é o ataque” uma relação denominada:



( a )

intertextualidade 

( b )

contextualidade 

( c )

prolixidade 

( d )

informatividade 

( e )

paradoxo

Resposta:

Há intertextualidade porque o enunciado parodia um conhecido ditado do futebol e associa-o às manifestações de rua.

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