Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Contra coronavírus, Francisco reza em frente a crucifixo da peste negra
Em uma cerimônia cercada de simbolismo, o papa Francisco conduziu sozinho [...] uma bênção pela luta contra o coronavírus diante de uma praça de São Pedro completamente vazia.
Para completar o cenário, o Vaticano levou ao local uma peça conhecida como crucifixo milagroso, que, diz a tradição, salvou Roma da peste negra há quase 500 anos.
[...] Durante a cerimônia desta sexta, Francisco rezou em frente ao crucifixo considerado milagroso.
Ele também deu a bênção conhecida como “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), uma das mais importantes do catolicismo, e que em geral é apenas reservada para ocasiões especiais, como o Natal e a Páscoa – desta vez, ela foi dada exatamente por causa do coronavírus.
Até onde se sabe, é a primeira vez na milenar história da Igreja Católica que o “Urbi et Orbi” aconteceu em uma praça de São Pedro vazia.
A bênção permite que os mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo obtenham a indulgência plenária, ou seja, o perdão de seus pecados.
CONTRA CORONAVÍRUS, Francisco reza em frente a crucifixo da peste negra. Folha de S.Paulo, 27 mar. 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2020.
A reportagem retrata um dos momentos mais simbólicos e dramáticos dos primeiros meses de luta do mundo diante de um inimigo até então desconhecido: a covid-19. Diante de uma praça de São Pedro vazia devido à quarentena imposta pelo governo italiano, o papa Francisco reza e concede uma bênção especial a todos os povos do mundo.
A dramática cena remete a outro momento de pandemia que acometeu a península Itálica e a Europa ocidental no século XIV. Que epidemia foi essa? Qual foi a importância do crucifixo utilizado pelo papa Francisco naquele contexto histórico e qual o seu simbolismo em 2020?
Esta situação-problema tem como objetivo mostrar aos alunos que, no século XIV, a epidemia que assombrava a Europa era a peste negra e, atualmente, a importância do ato de Francisco é dar à covid-19 o mesmo peso de uma das maiores epidemias da história da humanidade.
A tabela abaixo registra a posição e o tempo do movimento de um objeto, anotado por um aluno durante a utilização de um simulador.
Tendo em vista que para todas as posições anotadas adotou-se o mesmo referencial e que o objeto se desloca em linha reta, o estudante poderá concluir que a melhor equação horária, no SI, para representar esse movimento será:
s = 600 + 20 . t – 2 . t2
s = 600 + 20 . t - t2
s = 600 + 20 . t + t2
s = 600 - 20 . t - t2
s = 600 - 20 . t + t2
Pela tabela, podemos verificar que a posição inicial (quando t = 0) é 600 m. Agora vamos substituir outra posição com o tempo igual a 10 s na equação horária da posição:
Como teremos 2 incógnitas, precisaremos de outra equação; portanto, repetiremos o processo com outros valores (para t = 20 s):
Agora faremos a substituição de uma equação na outra e teremos:
vo + 5 . a = 10
(-10 . a) + 5 . a = 10
a = -2 m/s2
Então:
vo = -10 . a vo = -10 . (-2) = 20 m/s
Portanto, a equação horária da posição será:
ENEM
Na criação do texto, o chargista lotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.
A imagem parodia o famoso quadro de Picasso para promover uma crítica à condição caótica do trânsito no feriadão.
Um experimento de lançamento vertical foi realizado na Terra e posteriormente repetido na Lua, com o mesmo objeto e aplicando a mesma velocidade inicial. Apesar de os parâmetros serem os mesmos, notou-se que o comportamento do corpo foi diferente, conforme indicado na figura 16. Qual é o motivo da diferença no resultado do experimento na Terra e na Lua? Quais curvas correspondem à Terra e à Lua, respectivamente?
“Sob os gritos de “Evo, Evo, Evo”, o primeiro presidente indígena da história da Bolívia recebeu os símbolos pátrios, a faixa e a medalha presidenciais, antes de o hino da Bolívia soar no Palácio Legislativo.
Depois, Morales tomou a palavra e pediu um minuto de silêncio em memória aos diferentes líderes que tombaram ao longo da história. Ele citou Manco Inca, Tupac Katari, Ernesto Che Guevara e “muitos outros”.
Visivelmente emocionado, o novo governante também incluiu na homenagem “os milhares de cocaleiros mortos da região central de Chapare, os cidadãos da cidade de El Alto, os mineradores e os milhões de seres humanos mortos em toda a América”.”
EVO Morales toma posse com homenagem a cocaleiros. Folha de S.Paulo. 22 jan. 2006. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u91825.shtml. Acesso em: 4 maio 2020.
Não apenas o colonizador espanhol foi responsável pela situação de submissão dos ameríndios. Nos mais de trezentos anos de colonização, é certo que os indígenas foram dizimados ou mesmo obrigados a trabalhar sob as mais diversas formas de opressão. As missões católicas foram responsáveis pela violação da cultura ameríndia através da imposição não apenas da religião cristã, mas também da educação europeia aos nativos americanos.
Os processos de libertação nacional não alteraram as condições dos indígenas. Subjugados de diversas outras formas, os indígenas tiveram o acesso à terra negado ou vilipendiado: no México, a Revolução Mexicana (1910-1917) teve como principal objetivo a reforma agrária, defendendo o retorno da propriedade comunal dos ameríndios (ejidos). No Peru, berço da civilização inca, os nativos somente obtiveram direitos constitucionais plenos na segunda metade do século XX.
O texto anterior refere-se a um dos momentos mais significativos da história boliviana: o dia em que um indígena chegou à Presidência do país. Qual é o significado histórico da chegada de um indígena à Presidência da Bolívia? Quais são as semelhanças e as diferenças entre a situação dos povos indígenas bolivianos e brasileiros?
Após séculos de trabalho compulsório, os indígenas foram relegados à marginalização social. A chegada de Evo Morales ao comando do país seria uma espécie de “redenção” para os povos originários bolivianos, que, mesmo sendo majoritários do ponto de vista étnico, nunca foram devidamente representados no Executivo nacional. Em relação às semelhanças entre os povos indígenas bolivianos e brasileiros, espera-se que os alunos destaquem a estigmatização e os séculos de marginalização social – com uma reversão gradual dessa situação ao longo do século XX. Entre as diferenças, espera-se que eles concluam que na Bolívia, no início do século XXI, a maioria da população declarava-se de origem indígena, enquanto no Brasil os povos originários são minoritários, segundo o IBGE, menos de 0,5% da população total.
Leia o trecho da notícia a seguir.
Colesterol alto na infância é tão perigoso quanto na idade adulta
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) realiza anualmente campanhas nacionais para a conscientização dos males provocados pelo colesterol. Neste ano, o foco é nas crianças e em pré-adolescentes.
O cuidado com a saúde, nunca é o bastante alertar sobre isso, deve ser constante e começar desde cedo. Dessa forma, evita-se a criação e a manutenção de hábitos nocivos, como a alimentação inadequada.
O colesterol alto é tão perigoso na infância quanto na idade adulta. Crianças de 2 a 8 anos obesas, com histórico de doença cardíaca, diabetes ou colesterol alto na família, devem ter seu colesterol dosado.
Segundo recomendação do Sbem, toda criança entre 9 e 12 anos de idade deve ter seu colesterol avaliado pelo menos uma vez. Além do fator hereditário, alimentação rica em gorduras, excesso de peso e sedentarismo causam colesterol alto em qualquer idade.
COLESTEROL alto na infância é tão perigoso quanto na idade adulta. Catraca Livre. 2 ago. 2019. Disponível em: https://catracalivre.com.br/equilibre-se/colesterol-alto-na-infancia-e- tao-perigoso-quanto-na-idade-adulta/. Acesso em: 9 mar. 2020.
Um alto nível de colesterol sanguíneo pode levar, por exemplo, à obstrução de vasos sanguíneos e a um possível ataque cardíaco. Portanto, independentemente da idade, é importante evitar hábitos que podem aumentar o colesterol.
Uma alimentação adequada e realizar atividades físicas regulares (Figura 13) são duas práticas que devem ser incentivadas na saúde de todos, incluindo crianças e pré-adolescentes, promovendo, entre outras condições, níveis saudáveis de colesterol.
Você tem uma dieta balanceada? Pratica exercícios físicos regularmente? Converse com o professor e seus colegas sobre o assunto.
Professor, uma das competências gerais da BNCC trata do autocuidado (competência geral 8). Assim, aproveite essa oportunidade para conversar com a turma sobre hábitos nocivos à saúde, como má alimentação e sedentarismo. Pergunte aos alunos sobre o que comem regularmente, se praticam alguma atividade física fora da escola, se já fizeram algum exame para dosagem de colesterol, etc.
ENEM
Ebony and Ivory
Ebony and ivory live together in perfect harmony Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don’t we? We all know that people are the same wherever we go There is good and bad in ev’ryone, We learn to live, we learn to give Each other what we need to survive together alive
McCARTNEY, P. Disponível em: www.paulmccartney.com. Acesso em: 30 maio 2016.
Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende
o aprendizado compartilhado.
a necessidade de donativos.
as manifestações culturais.
o bem em relação ao mal.
o respeito étnico.
Match the verbs, as they are used in the biographies, to their respective meanings.
a) take action b) speak out c) deserve d) demand e) ban f) defy g) speak up for h) claim
( ) to prohibit; not to permit ( ) to speak freely, without fear ( ) to ask for urgently and forcefully ( ) to say something is true ( ) to speak in favor of someone or something ( ) to act; to do something ( ) to merit; to have the right to obtain ( ) to oppose or resist
(a) to prohibit; not to permit (b) to speak freely, without fear (d) to ask for urgently and forcefully (h) to say something is true (g) to speak in favor of someone or something (a) to act; to do something (c) to merit; to have the right to obtain (f) to oppose or resist
(PUC-RJ) Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:
verduras e legumes pobres em amido.
óleos vegetais e verduras.
massas e derivados de leite.
farináceos e carnes magras.
carnes magras e massas.
Proteínas podem ser encontradas em carnes magras e alguns derivados do leite. Massas e farináceos são ricos em amido, um carboidrato. Óleos vegetais são ricos em lipídios e verduras são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais.
Responda às questões sobre o trecho abaixo, retirado de uma redação nota 1.000 do Enem.
A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções. Ademais, é imperioso ressaltar os principais impactos da manipulação, com destaque à influência nos hábitos de consumo e nas convicções pessoais dos usuários.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília, 2019.
a) Os atuais mecanismos de controle de dados prejudicam a autonomia intelectual e influenciam hábitos de consumo e convicções pessoais dos usuários.
b) Uma comparação com outro momento histórico: o período do Estado Novo, em que o Brasil era governado por Getúlio Vargas.
Às vésperas da eleição para representante de classe, foi feita uma pesquisa com os 50 alunos da turma a respeito das duas candidatas que estavam participando da disputa: Adriana e Renata. A pergunta da pesquisa foi “Você acredita que a candidata será uma boa representante de classe?” e as quantidades de respostas afirmativas a essa pergunta foram representadas no gráfico a seguir.
a) Resposta pessoal. Neste item, é interessante discutir com os alunos que uma pessoa, ao responder que Adriana será uma boa representante, não necessariamente acha que Renata não será uma boa representante – tal afirmativa é reforçada com base nas 13 pessoas que responderam sim para ambas as candidatas. Se necessário, conduza a discussão de modo que os alunos percebam que o gráfico apresentado na questão não é conveniente para representar esses dados e sugira a eles que busquem outra maneira de representação, como o diagrama a seguir.
b) Existem várias estratégias para responder a este item; caso os alunos tenham feito uso de diagramas no item anterior, é possível obter essa quantidade fazendo 50 - (27 + 13 + 7) = 3.
c) Com base no diagrama, o número de alunos que responderam sim apenas para Adriana corresponde à diferença entre o total de pessoas que acreditam que Adriana será uma boa representante e o número de pessoas que responderam sim para ambas as candidatas, portanto 27 pessoas (40 - 13 = 27).
(Uerj)
Civilização
A matéria saiu no New York Times, foi publicada na Folha de São Paulo; deveria ser bibliografia obrigatória do ensino fundamental à pós-graduação, deveria ser colada aos postes, lançada de aviões, viralizada nas redes sociais, impressa em santinhos, guardada na carteira, no bolso ou no sutiã e lida toda vez que a desilusão, o desespero, a melancolia ou mesmo o tédio batesse na porta, batesse na aorta: “Para salvar Stradivarius, uma cidade inteira fica em silêncio”.
Antonio Stradivari viveu entre 1644 e 1737 em Cremona, norte da Itália, cidadezinha que hoje conta com 72267 habitantes. Durante algumas décadas dos séculos XVII e XVIII, Stradivari produziu instrumentos de corda, como violinos, cujos sons quase quatro séculos de conhecimento acumulado não foram capazes de igualar.
Por muito tempo permaneceu um mistério o que fazia aqueles instrumentos tão diferentes dos demais, fabricados antes ou depois. Estudos recentes, porém, mostraram que, para além da artesania magistral do luthier, um tratamento químico dado à madeira, à época da fabricação, interfere na qualidade do som dos instrumentos.
O tempo de uso também entra na equação: a secura da madeira e a distância entre as fibras, causada pela oxidação, são razões pelas quais, segundo o dr. Hwan-Ching Tai, autor de um estudo de 2016, “esses velhos violinos vibram mais livremente, o que permite a eles expressar uma gama mais ampla de emoções”.
Se é verdade que os violinos Stradivarius, como muitos vinhos, melhoraram com o tempo, é inexorável que, em algum momento, avinagrem. Pois esse momento se aproxima: depois de quase quatrocentos anos espalhando a melhor música que já foi ouvida, os violinos, violoncelos e violas de Cremona estão atingindo seu limite. Logo estarão frágeis demais para serem tocados e serão, segundo Fausto Cacciatori, curador do Museu do Violino de Cremona, “colocados para dormir”.
Antecipando-se ao sono derradeiro, os moradores de Cremona criaram o Projeto Stradivarius. “Por cinco semanas, quatro músicos, tocando dois violinos, uma viola e um violoncelo, farão centenas de escalas e arpejos, usando técnicas diferentes com arcos, ou dedilhando as cordas”, sob “trinta e dois microfones de alta sensibilidade”. Três engenheiros de som, trancados num quartinho à prova de qualquer ruído, no auditório do museu, gravarão cada uma das centenas de milhares de variações sonoras, de modo que, no futuro, será possível compor músicas com o som dos Stradivarius.
Luthier: profissional especializado em instrumentos de cordas.
O projeto já estava quase saindo do papel em 2017 quando os idealizadores perceberam que o barulho em torno do museu impossibilitaria as gravações. O prefeito de Cremona, então, permitiu que as ruas da região fossem fechadas até que a última nota fosse imortalizada. A cidade calou-se e os Stradivarius começaram a cantar.
Até meados de fevereiro, os 72267 moradores da cidadezinha italiana deixarão de buzinar suas lambretas, “nonas” evitarão gritar às janelas e amigos cochicharão pelas mesas dos cafés para que daqui a quatrocentos anos um garoto em Cremona, Mumbai ou Reykjavik possa compor uma música com as notas únicas e inimitáveis saídas de instrumentos feitos à mão por um homem que morreu quase um milênio antes de esse garoto nascer. Acho que é disso que estamos falando quando falamos em civilização.
PRATA, Antonio. Adaptado de www1.folha.uol.com.br, 27/01/2019.
“Acho que é disso que estamos falando quando falamos em civilização.” (8º parágrafo). O termo disso se refere a praticamente toda a crônica de Antonio Prata e pode ser resumido como o esforço da comunidade para:
renovar sua história social.
divulgar seu folclore regional.
preservar sua herança cultural.
pesquisar seu cancioneiro popular.
Os produtos cosméticos, assim como demais produtos industriais, são constituídos por uma mistura de substâncias orgânicas e inorgânicas. Algumas dessas substâncias apresentam propriedades antioxidantes, estando principalmente presentes em produtos associados ao retardamento do envelhecimento. As fórmulas estruturais a seguir representam moléculas de substâncias orgânicas as quais se atribuem propriedades antioxidantes:
a) As funções orgânicas presentes nas substâncias representadas são:
Ácido ascórbico: éster, álcool e enol
α-tocoferol: fenol e éter
Licopeno: hidrocarboneto
β-caroteno: hidrocarboneto
Luteína: álcool
Quercetina: fenol, enol, éter e cetona
Resveratrol: fenol
Ácido cafeico: fenol e ácido carboxílico
b) As substâncias menos solúveis em água devem ser o licopeno e o β-caroteno devido ao maior caráter apolar de suas cadeias carbônicas (hidrocarbonetos). A substância mais solúvel em água é o ácido ascórbico, em função de seu maior caráter polar, devido à presença dos átomos de oxigênio, fortemente eletronegativos em sua estrutura.
Conhecendo o conjunto B = {{0}, 0, ∅, {∅}}, assinale a alternativa correta.
{0} ∈ B
{∅} ⊄ B
∅ ∉ B
0 ∉ B
0 ⊂ B
Alternativa a.
Devemos notar que {0} é diferente de 0. O primeiro indica um conjunto e o segundo, um elemento. Portanto, podemos dizer que {0} pertence ao conjunto B, pois é um elemento de B, e também que {0} está contido em B, pois é uma relação entre conjuntos. Porém, não podemos dizer que 0 está contido em B, pois 0 não é um conjunto; nesse caso, 0 pertence a B.
A análise de gráficos e tabelas é importante em diversos contextos, como no mercado financeiro, em estudos de população. Por essa razão, é uma habilidade importante de se adquirir.
A figura 18 apresenta o gráfico de dois corredores que partem juntos da posição 10 m e chegam à posição 30 m.
Analisando o gráfico, seria possível concluir quem é o mais rápido, qual deles percorreu os 30 m primeiro, qual é o intervalo de tempo entre eles no momento da chegada e se os movimentos foram progressivos ou retrógrados?
Leia, com atenção, os dois poemas e explique por que a paródia proposta pelo segundo configura uma ferramenta de crítica.
Texto I
[...] Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi: Sou filho das selvas, Nas selvas cresci; Guerreiros, descendo Da tribo tupi.
Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante, Guerreiros, nasci; Sou bravo, sou forte, Sou filho do Norte; Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi. [...]
DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: Antologia poética. Rio de Janeiro: Agir, 1999. Fragmento.
Texto II
brasil
O Zé Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem — Sois cristão? — Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teterê tetê Quizá Quizá Quecê! Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!
O negro zonzo saído da fornalha Tomou a palavra e respondeu — Sim pela graça de Deus Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum! E fizeram o Carnaval
ANDRADE, Oswald de. brasil. In: Obras completas: Pau-Brasil. São Paulo: Globo, 1990.
De acordo com informações do parque na Flórida, onde a montanha-russa citada na abertura está instalada, o brinquedo pode atingir 80 km/h em alguns trechos.
Considere que, em um trecho, a moto do brinquedo tenha variado sua velocidade de 8 km/h para 80 km/h em apenas 10 s. Nessas condições, qual foi a aceleração sofrida pelo passageiro? E qual foi o deslocamento?
Faça suas contas e surpreenda-se!
A velocidade escalar de um corpo, em função do tempo, está representada pelo gráfico:
No intervalo de 0 a 4,0 s, o deslocamento escalar do corpo foi, em metros, de:
15
20
25
30
40
Na situação apresentada inicialmente, que relaciona uma data ao preço do álcool em gel, registramos essa relação de diversas formas.
O registro da relação é importante para que possamos compreender o fenômeno estudado e produzir conhecimento sobre o assunto.
Usando uma das representações apresentadas para a leitura dos dados, responda às seguintes perguntas.
a) Qual foi o maior preço do frasco de álcool em gel de 70 mL nesse estabelecimento nos dias em que os preços foram registrados? E o menor preço?
b) Qual foi a variação de preço nos dias registrados no item anterior?
c) É possível que o preço do frasco de álcool em gel de 70 mL nesse estabelecimento tenha sido maior do que R$ 25,00 no mês de março?
d) Qual foi o aumento aproximado do preço do frasco de álcool em gel de 70 mL nesse estabelecimento no dia 30 de março em relação ao preço inicial registrado?
a) O valor mais alto registrado: R$ 22,00.
O valor mais baixo registrado: R$ 5,50.
b) R$ 22,00 - R$ 5,50 = R$ 16,50.
c) Sim, porque nos dias em que não houve registro o preço pode ter sido maior.
d) · 100% 181,81%. Logo, o aumento aproximado foi de 181,81%.
Look at the pictures and answer the questions.
a) Who are the people in the pictures?
b) What do they do?
c) What did they do in the past years?
a) Malala Yousafzai and Greta Thunberg.
b) Possible answers: They are activists. Malala fights for girls’ right to education. Greta fights against climate change.
c) Possible answers: In 2014, Malala won the Nobel Peace Prize. She started studying at Oxford University in 2017. Greta was the leader of protests against climate change in 2019. She participated in the UN Climate Action Summit in 2019.
(ENEM)
I, too
I, too, sing America. I am the darker brother. They send me to eat in the kitchen When company comes, But I laugh, And eat well, And grow strong. Tomorrow, I’ll be at the table When company comes. Nobody’ll dare Say to me, “Eat in the kitchen,” Then. Besides, They’ll see how beautiful I am And be ashamed
I, too, am America. HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.
Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de
coragem, pela superação.
vergonha, pelo retraimento.
compreensão, pela aceitação.
superioridade, pela arrogância.
resignação, pela submissão.
(PUC-RJ) Na preparação do meio de cultura para células animais, o técnico de um determinado laboratório esqueceu- se de adicionar o suprimento de aminoácidos.
Que moléculas terão sua formação imediatamente prejudicada?
Lipídios.
Glicídios.
Nucleotídios.
Proteínas.
Ácidos nucleicos.
Read the extracts from the biographies on page 209. Then answer the questions.
“Greta Thunberg is a Swedish climate change activist” “She was born in Sweden” “In August 2018, she decided to take action” “Greta speaks out against business and political leaders” “In 2014, Malala won the Nobel Peace Prize.”
a) Which extracts express ideas in the present?
b) Which extracts express ideas in the past?
c) How do you know the difference between the present and the past?
d) Which extracts have irregular past forms?
e) Look at the extract that has a regular past form. How are regular past verbs formed?
a) “Greta Thunberg is a Swedish climate change activist”, “Greta speaks out against business and political leaders.”
b) “She was born in Sweden”, “In August 2018, she decided to take action”, “In 2014, Malala won the Nobel Peace Prize.”
c) The verb forms are different.
d) “She was born in Sweden“, “In 2014, Malala won the Nobel Peace Prize.”
e) We add -d or -ed to the base form.
Com que velocidade uma gota de chuva atingiria a superfície da Terra se ela partisse do repouso, de uma nuvem a 10 km de altitude, sob efeito exclusivo do campo gravitacional terrestre, isto é, desprezando os efeitos dissipativos ocasionados pela resistência do ar? Compare o valor obtido com aqueles mencionados na reportagem.
Note e adote:
A velocidade final de um corpo (v), em movimento uniformemente acelerado, relaciona-se com a velocidade inicial (v0), a aceleração escalar (a) e o deslocamento escalar (Δs) de acordo com a equação de Torricelli:
v2 = + 2 · a · Δs
Para um corpo em queda livre, a aceleração escalar possui o mesmo módulo da aceleração gravitacional (a = g ≈ 10m/s2).
Em queda livre, a gota cai em movimento uniformemente variado, portanto a = g. De acordo com a equação de Torricelli, tem-se:
Esse valor é, aproximadamente, 62 vezes maior que o valor mencionado na reportagem.
Certo país colorido, com população de 3 000 habitantes, é governado atualmente por um membro do partido Lilás; anteriormente, foi governado por um membro do partido Amarelo. Com foco nas próximas eleições, foi feita uma pesquisa cujo resultado mostrou que
• das pessoas aprova o atual governo;
• destas pessoas, também aprovou o governo anterior;
• 1 500 pessoas não aprovam o atual governo nem o anterior.
Com base nesses resultados, determine quantas pessoas aprovaram
a) 250
b) 1 250
Em uma discussão sobre a eficácia de assistir a aulas virtuais, Alan fez duas afirmações verdadeiras:
I. “Em todas as aulas, eu sempre aprendo alguma coisa”. II. “Algumas aulas me deixam com sono.”
a) Para Alan aprender alguma coisa, ele pode não ter assistido às aulas ou, ainda, assisti-las e ter ficado com sono, como ilustram as regiões no diagrama ao lado.
Assim, não é correto afirmar que Alan só aprende alguma coisa quando a aula não o deixa com sono.
b) Não. Observe que “Alan não ter aprendido alguma coisa hoje” pode ser representado, no diagrama, pelas regiões que se encontram em tons de magenta.
Essas regiões representam situações em que ele não aprendeu alguma coisa e algo pode (magenta-escuro) ou não (magenta-claro) tê-lo deixado com sono.
Qual o principal fator para a que a força de resistência do ar diminua a aceleração de queda do ovo?
A área de secção reta perpendicular à direção de movimento é o principal fator.
Imagine que os times que passaram para a final de um torneio estadual foram Corinthians (C), representando o estado de São Paulo, e Flamengo (F), representando o estado do Rio de Janeiro. Considere os jogadores titulares elementos dos conjuntos dos times e os times (F e C) subconjuntos do conjunto da fi nal do torneio (T). Como podemos representar a situação em um diagrama?
ENEM (PPL)
Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade.
BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).
De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)
dedicação altruísta em ações coletivas.
participação direta em fóruns decisórios.
ativismo humanista em debates públicos.
discurso formalista em espaços acadêmicos.
representação igualitária em instâncias parlamentares.
A democracia escravista ateniense era exercida de maneira direta pelos cidadãos de Atenas, ou seja, não havia representantes eleitos.
No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo, com velocidade constante de 1 000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustração abaixo, na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse passageiro.
O copo, ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra:
P
Q
R
S
Todos os objetos e pessoas dentro do avião estão na mesma velocidade e, por isso, estão em repouso uns em relação aos outros. Assim, ao cair, o copo terá uma trajetória vertical para baixo e atingirá o ponto R.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas