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Questão 01 - História - Módulo 3 - Europa Moderna: absolutismo, mercantilismo e Expansão Marítima - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

O paradoxo aparente do absolutismo na Europa ocidental era que ele representava fundamentalmente um aparelho de proteção da propriedade dos privilégios aristocráticos, embora, ao mesmo tempo, os meios pelos quais tal proteção era concedida pudessem assegurar simultaneamente os interesses básicos das classes mercantis e manufatureiras nascentes. Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição tradicional. Nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, e menos ainda um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada.

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. p. 18 e 39. Adaptado.

Segundo Perry Anderson, o Estado absolutista:



( a )

não tinha força política para submeter os trabalhadores do campo e a aristocracia com a cobrança de pesados impostos e, simultaneamente, oferecer participação política e vantagens econômicas para o crescimento da burguesia comercial e manufatureira. 

( b )

nunca se submeteu aos interesses da burguesia mercantil e manufatureira em detrimento da aristocracia, mas, ao contrário, tornou-se um escudo de proteção dos camponeses contra o domínio feudal exercido por meio de pesados impostos.

( c )

garantiu, sob a sua proteção, o domínio econômico e político da aristocracia sobre os camponeses e, para sobreviver economicamente, atendeu aos interesses de expansão do mercado da burguesia mercantil e manufatureira, mas a afastou do poder político. 

( d )

preservou a propriedade feudal e os interesses dos camponeses, mas, para que isso se efetivasse, submeteu-se à pressão da burguesia mercantil e manufatureira ao aproximá-la do poder político, oferecendo cargos públicos a essa classe. 

( e )

não protegeu a aristocracia nem os camponeses, que, para sobreviverem, estabeleceram alianças pontuais com a burguesia comercial em ascensão econômica e com crescente participação política, com o intuito de obter acesso à terra.

Resposta:

A opinião de Perry Anderson sobre a formação do absolutismo é peculiar: ele afirma que a instauração desse novo regime político nada mais fez do que reordenar a organização social existente, que contava com o domínio da nobreza (ou aristocracia) sobre os camponeses. A única novidade seria o apoio econômico fornecido pela burguesia, que passou a receber incentivos econômicos da realeza, mas não obteve participação política.

Questão 01 - Química - Módulo 6 - Tabela periódica II - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho do texto a seguir.

[...]

[O efeito fotoelétrico]

A compreensão do mundo a nossa volta é uma tarefa que tem sido realizada por filósofos e cientistas há milhares de anos. Várias tentativas já foram empreendidas, algumas com sucesso e outras com fracasso. No caso particular da física, muitas teorias e modelos já foram propostos e refutados. Atualmente ela está fundamentada em duas grandes teorias: a teoria da relatividade geral de Einstein e a mecânica quântica.

A mecânica quântica, ao contrário da teoria da relatividade geral, que foi uma obra praticamente exclusiva de Einstein, foi uma realização coletiva construída ao longo das primeiras décadas do século 20. Sua forma de entender a natureza foi uma ruptura com todos os conceitos que a física tinha construído nos séculos anteriores. Depois da mecânica quântica, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Uma das ideias revolucionárias introduzidas pela mecânica quântica foi o conceito da dualidade onda-partícula. Até a metade do século 19, vários experimentos tinham mostrado que a luz se comportava como uma onda. Em 1865, o físico escocês James C. Maxwell (1831-1879) demonstrou que a luz era uma manifestação de oscilações periódicas produzidas por campos elétricos e magnéticos que se propagam por todo o espaço como se fossem uma onda.

Contudo, mesmo com esses avanços, alguns fenômenos não podiam ser completamente entendidos. Um deles era o efeito fotoelétrico, no qual elétrons podem ser arrancados de um metal, gerando uma corrente elétrica, quando há incidência de luz [Figura 12]. O importante nesse efeito não é a intensidade da luz, mas sim a frequência desta. Se a frequência for menor do que um determinado patamar mínimo, o fenômeno não é observado.

[...]

A explicação do efeito fotoelétrico foi apresentada pelo alemão Albert Einstein (1879-1955) em 1905. Ele propôs que a luz era emitida e absorvida como se fosse constituída por pequenas partículas (“quanta de luz” ou fótons). A energia de cada fóton é proporcional à frequência associada da luz que incide sobre o material. Dessa maneira, o efeito só é observado quando a luz incidente tem energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Por essa explicação (e outras contribuições à ciência), Einstein recebeu o prêmio Nobel de física em 1921.

[...]

OLIVEIRA, Adilson de. Uma estranha forma de ver o mundo. Ciência hoje. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/coluna/uma-estranha-forma-de-ver-o-mundo/. Acesso em: 2 abr. 2020.

O efeito fotoelétrico apresenta inúmeras aplicações no cotidiano, como no funcionamento de portas automáticas e de controles remotos. Após a leitura atenta do texto, converse com o professor e os colegas e discuta: Qual é a relação entre o efeito fotoelétrico e a energia de ionização de um átomo? Qual tipo de material é o mais adequado para se obter o efeito fotoelétrico: os metais ou os ametais?

 

Resposta:

A relação entre o efeito fotoelétrico e a energia de ionização de um átomo se explica pelo fato de que esse efeito será observado com maior intensidade se o átomo oferecer menor resistência à remoção de elétrons, ou seja, se ele apresentar baixa energia de ionização. Desse modo, os metais são mais adequados para se obter o efeito fotoelétrico, pois apresentam baixa energia de ionização.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Who are you? What do you do? - Exercícios - Getting started - BY NC 3.0BR

The first thing that we would like to do is ask you to complete three sentences. It’s easy: just write the first thing that comes to your mind, OK?

• I am a person who _____________________

• I am happiest when _____________________

• A friend can count on me to _____________________

When we communicate in English, we need to remember that verbs must be flexed to reflect the time (present, past, or future), the tense (simple, progressive, perfect, or perfect progressive) and the person (subject).

There are four present tenses: Simple Present; Present Progressive; Present Perfect and Present Perfect Progressive. Today, we’ll focus on the Simple Present and the Present Progressive. Let’s start by remembering what you already know.

Resposta:

Personal answers.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 5 - Congruência e pontos notáveis em triângulos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Para cada par de triângulos, indique se são congruentes ou não. Em caso afirmativo, indique também o caso de congruência (LLL, LAL, ALA ou LAAO).

Resposta:

a) Congruentes (LAL).

b) Congruentes (ALA).

c) Não são congruentes.

d) Congruentes (LLL).

e) Congruentes (LAAo).

f) Não são congruentes.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Who are you? What do you do? - Exercícios - Developing skills - BY NC 3.0BR

(EFOMM-RJ) Mark the correct option to complete the sentence below.

I’ve just finished reading a short story called “Dangerous”. It’s about a woman who ______ her husband because she doesn’t want to lose him.



( a )

was killing

( b )

killed

( c )

kill

( d )

is killing

( e )

kills

Resposta:

O resumo do conto está no presente. Sabemos disso graças ao uso de doesn’t want na sequência da frase.

Questão 01 - Química - Módulo 6 - Tabela periódica II - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG) Em 1869, quando o químico russo Dimitri Mendeleev publicou pela primeira vez sua tabela periódica de elementos químicos, ficou claro que as propriedades químicas e físicas dos elementos também seguiam uma lei periódica. Desta forma, podemos estimar os valores das propriedades de um elemento químico observando as tendências ao longo de um grupo ou período da tabela periódica atual. A seguir são relacionados três metais alcalinos (grupo 1 da tabela periódica) e os valores do raio atômico e eletronegatividade de Pauling são fornecidos para o sódio e o rubídio, respectivamente, enquanto para os outros elementos os valores destas propriedades são indicados pelos itens (i) a (iv):

Considerando a lei periódica, assinale a alternativa que contém os valores corretos dos itens (i); (ii); (iii) e (iv), respectivamente:



( a )

0,149; 0,095; 0,6 e 0,7 

( b )

0,235; 0,280; 1,0 e 0,9 

( c )

0,149; 0,095; 1,0 e 0,9 

( d )

0,235; 0,280; 0,6 e 0,7 

( e )

0,149; 0,280; 0,6 e 0,7

Resposta:

Em um mesmo grupo, quanto mais para baixo, maior o raio atômico e menor a eletronegatividade do átomo.

Por analogia, temos:

Questão 01 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 2 - O herói - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O herói do poema épico Odisseia, de Homero, é o guerreiro Ulisses, que vive inúmeras aventuras nos dez anos de viagem de Troia até sua casa, na ilha de Ítaca, ao encontro da esposa Penélope. Em uma passagem do poema, Ulisses se apresenta:

Sou Ulisses Laércio, encomiado Por muitos ardis, com fama até nos astros, Ítaca habito ocídua, e lá tremula Nérito a verde coma; circunstantes Ilhas há povoadas, como Same E Dulíquio e Zacinto nemorosa, Orientais e ao Sul; Ítaca humilde Última as trevas olha, áspera e tosca, Porém não posso ver nada mais doce.

HOMERO. Odisseia. Trad. Manuel Odorico Mendes. São Paulo: Ars Poética; Edusp, 2000. p. 175-176.

Encomiado: agraciado. Ardis: truques, artimanhas. Ocídua: ocidental. Nérito: cabo existente em Ítaca. Coma: cabeleira; alusão à vegetação do cabo de Nérito, que tremula ao vento. Nemorosa: coberta de árvores.

Em 1922, o escritor irlandês James Joyce lançou o romance Ulisses. Foi uma obra revolucionária, que mudou os rumos da narrativa de ficção, explorando recursos como o fluxo de consciência, o uso de neologismos, a metalinguagem e a intertextualidade, entre outros. Trata-se de uma história extensa, mas que conta apenas um dia na vida de Leopold Bloom, morador da cidade de Dublin que tira seu sustento dos bicos que consegue fazer. Na cena transcrita a seguir, Bloom prepara o café da manhã:

Leopold Bloom comia com gosto os órgãos internos de quadrúpedes e aves. Apreciava sopa de miúdos de aves, moelas amendoadas, um coração assado recheado, fatias de fígado empanadas fritas, ovas de bacalhoa fritas. Mais do que tudo gostava de rins de carneiro grelhados que davam ao seu palato um delicado sabor de tenuemente aromatizar urina.

JOYCE, James. Ulisses. Trad. Antonio Houaiss. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 67.

O nome Ulisses, que dá título ao livro de James Joyce, não aparece na obra. O escritor o adotou para remeter o leitor ao poema de Homero. Leopold Bloom tem a mesma dimensão heroica do Ulisses homérico? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. Leopold Bloom é uma paródia do herói homérico. Ulisses é um guerreiro, cujas façanhas o tornam famoso “até nos astros”, enquanto Bloom é um homem de existência medíocre, mais preocupado em alimentar-se do que em qualquer gesto heroico.

A leitura deste trecho da Odisseia não é fácil para os alunos. Você pode recordá-los de que se trata de uma tradução que tenta resgatar o espírito clássico da obra por intermédio de uma linguagem igualmente clássica, entendida aqui como sinônimo de erudita. Contudo, a resolução do exercício em si não exige uma compreensão aprofundada do trecho. Se preferir, você pode indicar esse exercício para casa, solicitando aos alunos que reescrevam o trecho usando as próprias palavras.

Se surgir uma discussão em torno da real condição heroica de Leopold Bloom, você pode estimulá-la. De fato, é parte da paródia de Joyce essa relativização da condição heroica. Você pode então aproveitar para esclarecer as modificações que a literatura moderna do século XX opera nas convenções estéticas recebidas da tradição cultural.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 1 - Identificando o problema e suas causas - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

A seguir, veremos um texto teórico sobre o uso argumentativo das causas. Leia-o para responder ao que se pede.

Texto para a questão.

Um mesmo fenômeno apresenta uma multiplicidade de causas e o enunciador escolhe aquela ou aquelas que interessam para os propósitos argumentativos. A possibilidade de haver um racionamento de água em São Paulo deve-se a) à longa estiagem; b) ao uso irracional da água; c) à não conservação dos mananciais; d) à imprevidência do governo que não planejou um sistema de captação de água de chuvas. Evidentemente, o governo tem interesse em argumentar que não pode ser culpado da falta d’água, porque as chuvas ficaram muito abaixo das médias históricas; já a oposição prefere argumentar com a imprevidência governamental.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015. p. 152.

Estiagem: período de seca, sem chuvas.

O texto apresenta uma série de causas para haver um racionamento de água em São Paulo. Nesse sentido, transcreva a consequência que, no texto, seria desencadeada pelas causas mencionadas.

Resposta:

Segundo o texto, a consequência desencadeada pelas causas mencionadas é “a possibilidade de haver um racionamento de água em São Paulo”.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 1 - Introdução aos cosméticos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A legislação brasileira, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classifica os cosméticos em dois grupos de risco descritos a seguir.

CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

1. Definição de produtos grau 1: são produtos de higiene pessoal cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item 1 do Anexo I desta Resolução e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto, conforme mencionado na lista indicativa “LISTA DE TIPOS DE PRODUTOS DE GRAU 1” estabelecida no item “I” deste Anexo.

2. Definição de produtos grau 2: são produtos de higiene pessoal cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item 1 do Anexo I desta Resolução e que possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso, conforme mencionado na lista indicativa “LISTA DE TIPOS DE PRODUTOS DE GRAU 2” estabelecida no item “II” deste Anexo. [...]

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. RDC n. 07. Brasília: Anvisa, 10 fev. de 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2015/rdc0007_10_02_2015.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

Resposta:

a) Espera-se que os alunos analisem o trecho da Resolução e concluam que a classificação foi baseada nos possíveis riscos à saúde dos usuários após o uso. Outra possibilidade é os alunos buscarem a Resolução completa e responderem de acordo com o que está posto: “Os critérios para esta classificação foram definidos em função da probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidados a serem observados quando de sua utilização” .

b) A condução deste item pode seguir a mesma linha do item anterior. A resposta aqui é pessoal e deve estar apoiada na questão da segurança de uso dos produtos.

c)

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 1 - Dinheiro - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

De acordo com as orientações do seu(sua) professor(a), forme grupos, sendo cada grupo responsável pela produção de um dos produtos desse sistema baseado em escambo. Em seguida, cada grupo receberá uma informação relativa ao produto que fabrica.

O objetivo de cada grupo é preencher a tabela de escambo de modo que as trocas desse mercado ocorram de forma simétrica.

Quando seu(sua) professor(a) autorizar o início da atividade, conversem com os demais grupos para descobrir informações a respeito do valor dos produtos que eles produzem.

Em seguida, preencham a tabela.

Resposta:

A tabela pode ser preenchida usando, basicamente, duas estratégias:

• Se 1 unidade do produto A vale x unidades do produto B, então 1 unidade do produto B vale unidades do produto A.

• Os valores de duas linhas ou duas colunas sempre formam uma proporção.

Preenchida a tabela, explique o problema de arredondar os valores, com um exemplo análogo ao discutido nesta resolução. Mostre que, para que as trocas sejam verdadeiramente simétricas, devemos considerar o valor exato. Por exemplo, em vez de 0,17, a fração ou a dízima 0,1.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 1 - Identificando o problema e suas causas - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Para responder à questão, leia a redação a seguir, considerada nota 1 000 pelo Enem 2015, cujo tema era “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.

O Brasil ainda não conseguiu se desprender das amarras da sociedade patriarcal*. Isso se dá porque, ainda no século XXI, existe uma espécie de determinismo biológico em relação às mulheres. Contrariando a célebre frase de Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a cultura brasileira, em grande parte, prega que o sexo feminino tem a função social de se submeter ao masculino, independentemente de seu convívio social, capaz de construir um ser como mulher livre. Dessa forma, os comportamentos violentos contra as mulheres são naturalizados, pois estavam dentro da construção social advinda da ditadura do patriarcado. Consequentemente, a punição para este tipo de agressão é dificultada pelos traços culturais existentes, e, assim, a liberdade para o ato é aumentada.

Além disso, já há o estigma do machismo na sociedade brasileira. Isso ocorre porque a ideologia da superioridade do gênero masculino em detrimento do feminino reflete no cotidiano dos brasileiros. Nesse viés, as mulheres são objetificadas e vistas apenas como fonte de prazer para o homem, e são ensinadas desde cedo a se submeterem aos mesmos e a serem recatadas. Dessa maneira, constrói-se uma cultura do medo, na qual o sexo feminino tem medo de se expressar por estar sob a constante ameaça de sofrer violência física ou psicológica de seu progenitor ou companheiro. Por conseguinte, o número de casos de violência contra a mulher reportados às autoridades é baixíssimo, inclusive os de reincidência.

Pode-se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas brasileiras dificultam a erradicação da violência contra a mulher no país. Para que essa erradicação seja possível, é necessário que as mídias deixem de utilizar sua capacidade de propagação de informação para promover a objetificação da mulher e passe a usá-la para difundir campanhas governamentais para a denúncia de agressão contra o sexo feminino. Ademais, é preciso que o Poder Legislativo crie um projeto de lei para aumentar a punição de agressores, para que seja possível diminuir a reincidência. Quem sabe, assim, o fim da violência contra a mulher deixe de ser uma utopia para o Brasil.

CASTRO, Amanda Carvalho Maia. Redação no Enem: leia textos que tiraram nota mil em 2015. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/leia-redacoes-doenem-2015-que-tiraram-nota-maxima.ghtml. Acesso em: 30 mar. 2020. 

* Sociedade patriarcal é um sistema social em que a visão de mundo do homem se sobrepõe à da mulher. Nela, os espaços simbólicos de lideranças, sejam políticas, culturais ou morais, são ocupados sobretudo por homens. Além disso, o masculino detém privilégios e controla as propriedades. No âmbito familiar, o pai é tido como autoridade em relação à mulher e aos filhos.

No primeiro parágrafo, a candidata apresenta, sem pormenorizar, duas causas principais para a persistência da violência contra a mulher. Aponte quais são elas.

Resposta:

O primeiro parágrafo apresenta, genericamente, que a violência contra a mulher persiste por conta de raízes ”históricas e ideológicas“

Questão 01 - Física - Módulo 5 - Cinemática vetorial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(IFGO-GO) A Física se utiliza de um ente matemático muito interessante para representar certas grandezas. Esse ente é o vetor, que é caracterizado por sua magnitude (módulo), direção e sentido e uma possível representação gráfica pode ser dada a seguir:

As grandezas físicas que, para ficarem explicitamente bem definidas, precisam das características vetoriais e, portanto, se utilizam desse ente matemático, são chamadas de grandezas vetoriais e as demais grandezas são ditas grandezas escalares. Dos itens a seguir, o único que elenca apenas grandezas vetoriais é:



( a )

Velocidade, área e volume.

( b )

Força, aceleração e massa.

( c )

Campo elétrico, aceleração e volume.

( d )

Temperatura, massa e tempo.

( e )

Força, aceleração e velocidade.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Conceitos geográficos fundamentais - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Paisagem natural ou espaço geográfico?

Leia um trecho do artigo “Temporalidades amazônicas: uma contribuição à Ecologia Política”.

Retornemos à questão indígena. Há mais de seis mil anos os índios andam no meio de toda essa floresta, e há autores, como o antropólogo Darell Possey, que nos dizem que a floresta amazônica não é uma floresta exclusivamente natural. As pesquisas desse antropólogo junto aos caiapós e outras comunidades indígenas nos informam que estes índios, na verdade, já retrabalharam a floresta durante milhares de anos. Há cacau na Amazônia, embora não seja nativo da região. O cacau é uma planta afrodisíaca dos astecas. Aceitando-se a tese do povoamento de Abya Yala (América) pela penetração via estreito de Bering, descendo até chegar aos Andes e daí em direção à floresta, o cacau poderia ser uma boa indicação de como os índios foram chegando na Amazônia. Onde tem cacau, teve índio. O mesmo para as palmeiras de ouricuri e de pupunha. Os índios sempre desmatavam dois ou três hectares dessa floresta. Faziam suas queimadas, regulavam estas queimadas, replantavam espécies de interesse nas capoeiras, iam para outro lugar e anos depois voltavam. É por isso que alguns antropólogos afirmam que nós estamos diante de uma floresta cultural tropical úmida, tal a presença do dedo do índio nessa formação. A tradição indígena pode nos dar informações importantíssimas de como conviver com a floresta e não contra a floresta. Como estamos vivendo uma de crise de paradigmas, de referências filosóficas, tecnológicas, políticas e buscamos outros parâmetros de relação com a natureza, essas comunidades são demasiadamente importantes para que possamos trocar informações. São enormes as possibilidades, inclusive econômicas, que derivam do que estamos analisando. [...]

PORTO-GONÇALVES, C. W. Temporalidades amazônicas: uma contribuição à Ecologia Política. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 17, p. 26, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2020.

Nesse trecho do artigo, o geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves defende a possibilidade de entender a Floresta Amazônica como uma floresta cultural tropical úmida – ideia originária do campo da Antropologia para explicar a floresta também como uma construção humana.

Nesse sentido, é possível afirmar que existe, no mundo, algum espaço que não seja entendido como geográfico? O fato de uma região apresentar elementos de paisagem que supostamente são naturais, ou não alteradas, lhe confere necessariamente o status de espaço natural? Ou seria ela, com base no que foi dito, um exemplo de espaço geográfico? E, ainda, de acordo com a ideia do texto, haveria outra forma de integrar economicamente a Amazônia ao sistema capitalista levando-se em consideração o fato de ela ser uma “floresta tropical-cultural-úmida”, como trabalhado pelo geógrafo?

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 5 - Introdução à função - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Indique quais dos diagramas abaixo representam uma função de A em B.



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Para termos uma função, as duas seguintes condições devem ser verificadas:

• Todo elemento de A deve se relacionar.

• Cada elemento de A só deve se relacionar uma única vez.

Os itens a e d verificam ambas as condições, portanto são funções.

Questão 01 - Química - Módulo 2 - Leis ponderais e modelos atômicos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) O óxido de cálcio (CaO), cal virgem, reage com o dióxido de carbono (CO2) produzindo o carbonato de cálcio (CaCO3). Em um laboratório de química, foram realizados vários experimentos cujos resultados estão expressos na tabela a seguir:

Com base na lei de Lavoisier e nos experimentos realizados, conclui-se que



( a )

( b )

X · Y<Z

( c )

( d )

Resposta:

Pela lei da conservação das massas, teremos:

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 2 - Aplicações de conjuntos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Uma excursão com 1 200 pessoas foi organizada no Brasil para visitar Paris e Roma. Dos participantes, 840 visitaram Paris e 480, Roma. Quantas pessoas visitaram as duas cidades? E quantas visitaram apenas Paris?

Resposta:

Considerando os dados acima, faremos a representação no diagrama:

O conjunto universo é o número de pessoas que irão participar da excursão (1 200).

Considerando P o conjunto das pessoas que visitaram Paris e R o conjunto das pessoas que visitaram Roma, temos:

• Conjunto P: 840 elementos • Conjunto R: 480 elementos

Para calcular quantas pessoas visitaram as duas cidades, precisamos determinar a quantidade de elementos da intersecção dos conjuntos P e R, ou seja, P ∩ R.

n(P) = 840 e n(R) = 480, assim:

n(P ∪ R) = n(P) + n(R) - n(P ∩ R)

1 200 = 840 + 480 - n(P ∩ R)

1 200 - 1 320 = 2n(P ∩ R)

n(P ∩ R) = 120 pessoas visitaram as duas cidades.

O resultado poderia ser obtido, também, por raciocínio lógico:

840 + 480 = 1 320 (o valor ultrapassa o total do conjunto universo, que é 1 200).

Fazendo a diferença, temos:

1 320 - 1 200 = 120, que representa o total de pessoas que visitaram as duas cidades, Paris e Roma.

Agora, para determinar quantas pessoas visitaram apenas Paris, obtemos a resposta fazendo a operação diferença:

n(P) - n(P ∩ R) = 840 - 120 = 720 pessoas visitaram apenas Paris.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Who are you? What do you do? - Exercícios - Reading practice: Pre-reading - BY NC 3.0BR

What do you know about volleyball star Bruno Rezende? Where is he playing now? How hard does he train? What’s his position on the team? What does a player in that position do?

Resposta:

Personal answers.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 4 - Triângulos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - O remo de assento deslizante é um esporte que faz uso de um barco e dois remos do mesmo tamanho. A figura mostra uma das posições de uma técnica chamada afastamento.

Nessa posição, os dois remos se encontram no ponto A e suas outras extremidades estão indicadas pelos pontos B e C. Esses três pontos formam um triângulo ABC cujo ângulo BÂC tem medida de 170°.

O tipo de triângulo com vértices nos pontos A, B e C, no momento que o remador está nessa posição, é:



( a )

retângulo escaleno.

( b )

acutângulo escaleno.

( c )

acutângulo isósceles. 

( d )

obtusângulo escaleno.

( e )

obtusângulo isósceles.

Resposta:

AB = AC; logo, o triângulo é isósceles.

O ângulo do vértice mede 170°, logo; o triângulo é obtusângulo.

Questão 01 - Filosofia - Módulo 2 - Mitologia grega e pré-socráticos I - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O texto a seguir aponta que os mitos transcendem o valor original de crença.

[...] Seja como for, a mitologia grega ocupa um lugar de destaque no imaginário do Ocidente. Aos olhos de muitos, ainda é a mitologia por excelência. Quando nada, por séculos, o foi... Até mesmo o fato de que seu conteúdo se separou com nitidez do campo religioso, da crença religiosa, contribuiu para torná-la um espaço privilegiado, um tesouro de imagens ao qual se tomou costume recorrer na especulação de verdades que a transcenderiam por princípio: ela tornou- -se a grande seara alegórica com cuja matéria se vieram a fazer símbolos novos, em destacados projetos poéticos, ou filosóficos. [...]

ORDEP, José Trindade Serra. A antropologia, a mitologia e sua escrita.Clássica: Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 11, n. 11/12, p. 15-36, 1999.

Segundo o autor, os mitos tornam-se, então, base para projetos:



( a )

estratificadores e falaciosos. 

( b )

mentirosos e hierarquizantes.

( c )

sofísticos e enganadores.

( d )

políticos e institucionais. 

( e )

artísticos e racionais.

Resposta:

Alternativa e.

O texto aponta que o projeto mitológico se desenvolve em projetos poéticos e filosóficos.

Questão 01 - Filosofia - Módulo 3 - Pré-socráticos II - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere o trecho a seguir sobre a teoria atomista:

Leucipo e Demócrito ficaram mais conhecidos pela posteridade como os fundadores da teoria atomista. Nos escritos deixados pelos pensadores pré-socráticos, reunidos e conhecidos como as teorias da Escola de Abdera, encontram-se as primeiras ideias de átomo que se tem registro na história.

As teorias desses pensadores podem ser consideradas também como o início da Química, além de serem uma importante ferramenta para compreender o pensamento dos pluralistas na Grécia Antiga. O pensamento dos dois filósofos é inseparável, visto que a doutrina atomista foi iniciada por Leucipo e finalizada por Demócrito, o seu discípulo.

PORFÍRIO, Francisco. Leucipo e Demócrito. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/leucipo-democrito.htm. Acesso em: 13 maio 2020.

A teoria atomista pressupõe que:



( a )

existem partículas indivisíveis que dão origem a tudo.

( b )

todos os elementos são divisíveis ao infinito.

( c )

pode-se conhecer a realidade a partir das relações matemáticas que a regulam.

( d )

o cosmos é desprovido de espaços vazios, impedindo, assim, qualquer possibilidade de mudança e movimento.

( e )

a arché formadora do Universo pode ser observada a olho nu.

Resposta:

Alternativa a.

A teoria atomista pressupõe que toda a natureza é constituída e gerada pela ação de minúsculas partículas. Os átomos, como nomeados por Demócrito e Leucipo, criaram todos os seres a partir de suas infinitas combinações.

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - Bioquímica I - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(UFG-GO) Pelo esquema abaixo, percebemos que a água é uma molécula polar. Devido a essa característica a água:



( a )

funciona como isolante térmico em regiões frias. 

( b )

funciona como regulador térmico de seres homeotérmicos. 

( c )

participa da dissolução de glicerídeos. 

( d )

participa da constituição de membranas celulares. 

( e )

participa da maioria das reações bioquímicas dos seres vivos.

Resposta:

Deve ser considerada apenas a característica relacionada ao fato de a água ser uma molécula polar.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 1 - Calculando a pegada ecológica - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe os gráficos e responda às questões a seguir.

Resposta:

a) Biocapacidade representa a capacidade dos ecossistemas de produzir recursos naturais úteis ao consumo humano em determinado ano e absorver os resíduos gerados pela humanidade, considerando as tecnologias de extração atuais. Quando a pegada ecológica é maior que a biocapacidade, ocorre o déficit ecológico, ou seja, o consumo da humanidade supera a capacidade do planeta de providenciar recursos naturais consumidos pelo ser humano. Ao contrário, a reserva ecológica representa um saldo positivo, ou seja, quando a exploração humana está abaixo da capacidade de regeneração da natureza.

b) A pegada ecológica mundial superou a biocapacidade no início da década de 1970, no âmbito da Terceira Revolução Industrial, que intensificou a exploração de recursos naturais e o consumo da população mundial, e avançou na década de 1990 com a expansão do processo de globalização. Nos Estados Unidos, a pegada ecológica apresenta índices elevados desde a primeira medição, em 1961, pois se trata da maior potência econômica que explora intensamente o meio ambiente desde o início do século XX e representa o maior mercado consumidor do planeta. A pegada ecológica chinesa superou a biocapacidade apenas no final da década de 1990, quando o país se consolidou como a segunda maior potência econômica do planeta, após a adoção de medidas de modernização no final da década de 1970.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 2 - A indústria de cosméticos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Algumas pessoas, influenciadas pelas propagandas veiculadas por diversos tipos de indústrias, como a do cinema e a de cosméticos, buscam atingir modelos irreais daquilo que consideram como símbolos de estética e boa forma. A tirinha a seguir discute esse tema, ainda que de um modo bem-humorado

A partir da tirinha, discuta com seus colegas e redija um texto sucinto explicando os diferentes significados para o termo “corpo perfeito”, sugerido pela fala dos personagens.

Resposta:

Embora a resposta para essa questão seja bastante aberta, uma vez que resultará da discussão realizada em sala de aula, espera-se que os alunos possam identificar que o termo “corpo perfeito” apresenta basicamente dois significados. Um deles, sugerido pela fala da personagem no primeiro quadrinho, associa-se a um padrão estético, enquanto para o personagem Armandinho, o termo corpo perfeito está diretamente relacionado ao seu funcionamento fisiológico.

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 1 - Dinheiro - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para à questão.

Em uma pequena sociedade, três produtos são comercializados por meio de escambo: pão, beterraba e camomila. Sabe-se que 1 pão vale 2 beterrabas ou 50 g de camomila.

Responda às questões a seguir.

a) Qual o valor de 20 pães em beterrabas? E em camomila?

b) Uma beterraba vale quantas unidades de pão? E quantos gramas de camomila?

c) Um grama de camomila vale quantas unidades de pão? E quantas beterrabas?

Resposta:

a) 20 pães valem 40 beterrabas ou 1 000 g de camomila.

b) 1 beterraba vale 0,5 pão ou 25 g de camomila.

c) 1 g de camomila vale 0,02 pão ou 0,04 beterraba.

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 2 - Mercado - Exercício - Para pensar - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Simon, o primeiro smartphone do mundo, surgia há 20 anos

[...]

No dia 23 de novembro de 1992, o smartphone grandão e pesadão foi lançado pela IBM, e contava com algumas características interessantes: rodava um sistema operacional muito parecido com o DOS, tinha um processador de 16 MHz, tela LCD de 160 × 293 pixels (monocromática), 1 MB de memória e 1 MB de armazenamento. [...]

Todas essas características, embora muito primitivas, faziam do Simon um legítimo smartphone. O pioneiro. Suas funções permitiam ao usuário trocar mensagens de PCs, utilizando a ferramenta DispatchIt, que custava aproximadamente 3 mil dólares (o equivalente a 6 200 reais). E o Simon ainda podia aceitar transmissões de fax. [...]

Fonte: SIMON, o primeiro smartphone do mundo, surgia há 20 anos. Canal Tech. Disponível em: https://canaltech.com.br/smartphone/Simon-o-primeiro-smartphone- surgia-ha-20-anos/. Acesso em: 19 jun. 2020.

Quando a IBM lançou o Simon, não havia aparelhos similares no mercado. Como você acredita que a empresa decidiu qual preço cobrar pelo produto?

Resposta:

Objetivos de aprendizagem:

• Objetivo 1: Caracterizar oferta, demanda, mercado e preço de equilíbrio.

• Objetivo 2: Resolver situações-problema que utilizem os conceitos de oferta, demanda, mercado e preço de equilíbrio.

É provável que alguns alunos mencionem que o valor de venda deve cobrir os custos de fabricação do aparelho. Conduza a discussão de modo que eles entendam que, mesmo que esse fosse o objetivo da empresa, seria difícil calcular esse custo, pois, para arcar com o custo total do projeto, ela precisa decidir quantas unidades quer vender e calcular o custo de fabricação de cada unidade; mas como garantir que, de fato, a empresa venderá essa quantidade? Se tiver de gastar com propaganda, terá de cobrar mais.

Mesmo que a empresa consiga calcular esse preço, será que as pessoas estão dispostas a pagá-lo? E, mesmo que estejam, a empresa se contenta em apenas pagar os custos de fabricação? Como terá, então, dinheiro para financiar outros projetos? Será que os responsáveis por essas empresas querem apenas recuperar o dinheiro investido, sem lucrar?

A ideia é que, ao final, os alunos percebam que o preço de um produto é determinado em função do equilíbrio entre oferta e demanda. Não adianta estipular um preço se o mercado não estiver disposto a pagá-lo.

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 1 - Dinheiro - Exercício - Para pensar - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Moedas de até R$ 0,25 custam mais

Moedas de um, cinco, dez e vinte e cinco centavos não se pagam. O custo delas para a sociedade supera o valor que estampam em seus discos de aço. [...]

Uma moeda de um centavo tem preço de R$ 0,09 estipulado ao Banco Central. Ou seja, a fabricação de cada uma delas sai pelo preço de nove centavos de real. A esfera de cinco centavos sai por R$ 0,12 da Casa da Moeda, enquanto a de dez custa R$ 0,16. A moeda de vinte e cinco centavos quase vale o quanto pesa: sai da fábrica custando R$ 0,27. [...]

Segundo Lagoeiro, a Casa da Moeda tem cuidado para não agregar valor demais às moedas, para que não percam sua finalidade. “Se usássemos metais mais nobres, ou mais metais na produção, as pessoas pegariam as moedas para outra utilidade. As moedas de um centavo já foram usadas para fazer artesanato. Também tinham firmas que faziam arruelas de aço”, diz.

A Casa da Moeda utiliza aço, cobre e estanho para produzir moedas. A quantidade de metal usado na produção depende de espessura, tamanho e material usado em cada uma. A moeda de vinte e cinco centavos leva cobre e estanho, para resultar no bronze que caracteriza sua cor.

O fenômeno não se repete na produção de cédulas. Todas se pagam. Em média, cada cédula custa R$ 0,15.

LORENZI, Sabrina. Moedas de até R$ 0,25 custam mais. Disponível em: https://tnonline.uol.com.br/noticias/economia/,2016,29,03,moedas-de-ate-r-025- custam-mais. Acesso em: 14 jul. 2020.

Se o custo de fabricação de uma cédula de R$ 100,00 é de, apenas, R$ 0,15, o que faz esse pedaço de papel valer 100 reais?

Resposta:

Professor(a), a ideia é provocar uma reflexão sobre o valor do dinheiro. Nestas aulas, veremos que o dinheiro é uma convenção, balizadora de transações comerciais. Assim, ao término do Módulo, espera-se que os alunos concluam que a cédula de R$ 100,00 tem esse valor porque as pessoas que a usam “combinaram” que esse era seu valor, não sendo algo intrínseco relativo, por exemplo, ao material de fabricação. Um elemento que pode reforçar essa discussão é que cédulas antigas, que já foram retiradas de circulação, têm outro tipo de valor: se forem raras, têm valor de colecionador; se forem comuns, valem pouco menos que o próprio papel-moeda que as compõe.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Conceitos geográficos fundamentais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(ESPM-SP) Leia o texto abaixo:

São verdadeiras rugosidades do espaço. Alguns objetos, como prédios, por exemplo, abrigam, com o passar do tempo, novas funções. As formas de ocupação humana do planeta e o ritmo de transformação estão codificados no espaço geográfico. É essa a lente pela qual a Geografia olha o mundo e, assim, dá a sua contribuição ao conhecimento sobre a vida na Terra. (...) construções de diferentes idades compõem a mesma paisagem.

Fonte: Geografia em Rede. E. Adão e Laércio Furquim Jr. São Paulo, FTD, 2013. 

A imagem que melhor reflete a ideia do texto sobre a convivência entre símbolos do passado e do presente materializados no “espaço geográfico”, ou seja, a própria rugosidade, é



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Na produção do espaço geográfico são criadas formas (rugosidades) produzidas pelo trabalho humano. Essas formas refletem determinado período histórico e suas respectivas características tecnológicas. Ao longo do tempo, essas formas, principalmente no espaço urbano, podem adquirir novas funções de acordo com mudanças sociais, políticas e econômicas no espaço.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Qualificar, quantificar: os papéis dos adjetivos e dos numerais nos textos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM

Morumbi próxima ao col. Pio xii

Linda residência rodeada por maravilhoso jardim com piscina e amplo espaço gourmet. 1 000 m2 construídos em 2 000 m2 de terreno, 6 suítes R$ 3 200 000. Rua tranquila: David Pimentel. Cód. 480067 Morumbi Palácio Tel.: 3740-5000

Folha de São Paulo. Classificados, 27 fev. 2012 (adaptado).

Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que lhes conferem determinado formato. Esse classificado procura convencer o leitor a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se  



( a )

da predominância das formas imperativas dos verbos e de abundância de substantivos. 

( b )

de uma riqueza de adjetivos que modificam os substantivos, revelando as qualidades do produto.

( c )

de uma enumeração de vocábulos, que visam conferir ao texto um efeito de certeza. 

( d )

do emprego de numerais, quantificando as características e aspectos positivos do produto. 

( e )

da exposição de opiniões de corretores de imóveis no que se refere à qualidade do produto.

Questão 01 - Sociologia - Módulo 2 - O surgimento da Sociologia: origem e fundamentos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O pensamento de Comte refletia os eventos turbulentos de seu tempo. A Revolução Francesa introduzia mudanças significativas na sociedade e o crescimento da industrialização estava alterando a vida tradicional. Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o mundo físico.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Artmed: Porto Alegre, 2005. p. 28.

Idealizador da Sociologia, Comte buscou compreender os fenômenos sociais por meio de uma forma de conhecimento que lhe parecia superior. Aponte qual era essa forma de conhecimento e relacione-a às tendências filosóficas da época.

Resposta:

Essa forma de pensar era o método positivo, ou método científico, que buscava, por meio da observação e da experimentação, compreender as leis que determinam os fenômenos. A ideia do método científico como forma superior de conhecer a realidade está de acordo com o Iluminismo e seu desdobramento filosófico, que é o cientificismo, em que se enquadra o positivismo de Comte.

Questão 01 - Química - Módulo 2 - Leis ponderais e modelos atômicos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Na reação abaixo, gás carbônico e água reagem na presença de luz, produzindo glicose e gás oxigênio:

6 CO2 (g) + 6 H2O(l) → C6H12O6 (aq) + 6 O2 (g)

Considere um experimento no qual são empregados 264 g de CO2 e 108 g de água e são produzidos 192 g de O2. Determine, para o experimento citado, a massa de glicose (C6H12O6) produzida e a lei que permite calcular tal massa.

Resposta:

Usando a lei de Lavoisier, temos:

Massa CO2 + Massa H2O = Massa C6H12O6 + Massa O2

264 g + 108 g = X + 192 g

X = 180 g

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas