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Questão 01 - Biologia - Módulo 6 - Célula (parte III) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Unifor-CE) Sendo I células dos procariontes e II células dos eucariontes, assinale a alternativa da tabela que indica presença (+) ou ausência (–) das organelas discriminadas.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Alternativa c.

Ribossomos são estruturas não envolvidas por membranas e presentes tanto em procariontes quanto eucariontes. Lisossomos e mitocôndrias são organelas membranosas e, assim, presentes apenas em eucariontes.

Questão 01 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 4 - Bem x mal - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Duas figuras femininas são representações emblemáticas associadas ao mal na literatura dramática. A primeira é Medeia, personagem mitológica que, para vingar-se de Jasão, marido que a abandonou, mata os dois filhos que tinha com ele. A segunda é Lady Macbeth, que, sem conseguir conter sua ambição desmedida, incita o marido a matar o rei Duncan para que ele assuma o trono em seu lugar.

Para responder ao que se pede, leia dois pequenos trechos de falas dessas mulheres. Os fragmentos pertencem aos textos Medeia – tragédia grega escrita por Eurípedes, em 431 a.C. – e Macbeth – tragédia criada por Shakespeare e representada pela primeira vez em 1606.

Medeia — Amigas, minha decisão está tomada: quero, sem tardar, matar eu mesma meus filhos e fugir desta terra, em vez de expô-los, por minhas lentidões, a perecer sob os golpes de mão inimiga. É absolutamente necessário que morram e, pois, que é preciso, sou eu que lhes darei a morte, como fui eu que lhes dei a vida. Vamos, arma-te, meu coração! Que esperas? Recuar diante de mais um ato terrível, mas necessário, é uma covardia. E tu, mão infeliz, toma o punhal, toma-o! Vai, Medeia, entra nesse caminho de dores que se abre à tua frente. Não enfraqueças, não te lembre de que tens filhos, que eles te são caros, que lhes deste a luz. Mas, no curto espaço ao menos deste dia, esquece-os e, em seguida, chora! Vais matá-los, e não são menos caros por isso; sou bem desgraçada.

EURÍPEDES. Medeia. In: ÉSQUILO; SÓFOCLES; EURÍPEDES. Prometeu acorrentado. Édipo Rei. Medeia. Trad. Alberto Guzik. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 207-208.

Lady Macbeth — Até o corvo fica rouco anunciando com seus crocitos a entrada fatal de Duncan debaixo de minhas ameias!... Acorrei, espíritos que velais sobre os pensamentos mortais! Trocai-me de sexo e, dos pés à cabeça, enchei-me, fazei que transborde da mais implacável crueldade! Fazei que meu sangue fique mais espesso; fechai em mim todo o acesso, todo caminho à piedade, para que nenhum escrúpulo compatível com a Natureza possa turvar meu propósito feroz, nem possa interpor-se entre ele e a execução! Vinde a meus seios maternais e convertei meu leite em mel, vós, gênios do crime, do lugar de onde presidis, sob substâncias invisíveis, a hora de fazer o mal! Vem, noite tenebrosa, envolve-te com a mais sombria fumaça no inferno para que meu punhal agudo não veja a ferida que ele vai fazer e para que o céu, espiando-me através da cobertura das trevas, não possa gritar-me “Para! Para!”.

SHAKESPEARE, William. Macbeth. In: SHAKESPEARE, William. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1989. v. I. p. 486-487.

Resposta:

a) Os atos de Medeia são declarados no início de sua fala: “matar eu mesma meus filhos e fugir desta terra”. As motivações que a personagem apresenta no fragmento estão relacionadas à tentativa de proteger as crianças e impedir que elas “pereçam sob os golpes de mão inimiga”. Medeia acredita que, por ter dado vida a elas, também deve ser a responsável por tirá-la.

Lady Macbeth, da mesma forma, declara estar decidida a executar seu propósito feroz, que consiste em assassinar o rei na certeza de que seu marido será o sucessor do trono. A motivação revelada no texto é sua preparação para o momento em que usará o punhal: “Vem, noite tenebrosa, envolve-te com a mais sombria fumaça no inferno para que meu punhal agudo não veja a ferida que ele vai fazer”

b) Medeia demonstra grande infelicidade pelo crime que está prestes a cometer, afirmando que terá um “caminho de dores” e revelando todo o sofrimento causado pela própria decisão. A personagem se mostra decidida, mas o tom de sua fala é de remorso, e ela considera a si mesma “uma desgraçada”. Seu crime inscreve-se dentro de uma lógica perversa que não oferece outra opção.

Lady Macbeth não é assombrada pelo remorso; pelo contrário, é movida pela ambição. É ela que fala sobre “a hora de fazer o mal”, enquanto Medeia se aterroriza com o “ato terrível” que está prestes a cometer. Comparando as atitudes das personagens a partir dessas falas específicas, pode-se dizer que a maldade de Lady Macbeth é mais explícita e vem acompanhada de um movimento quase sensual, o que revela certo prazer diante do que vai executar durante a noite em que receberá o rei Duncan como hóspede, o que torna seus atos ainda mais terríveis.

Questão 01 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 5 - Personagens femininas - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

Leia o poema de Oswald de Andrade.

O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem:



( a )

direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais. 

( b )

forma clássica da construção poética brasileira. 

( c )

rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol. 

( d )

intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética. 

( e )

lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Estudo dos aspectos estilísticos e expressivos da linguagem - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à:



( a )

polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

( b )

ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.

( c )

homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.

( d )

personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.

( e )

antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

Resposta:

Trata-se de polissemia da expressão “rede social”, pois tanto pode aludir à interligação de computadores para uso da internet como designar uma espécie de leito/balanço onde dorme toda uma família e, nesse caso, também faz referência à dificuldade econômica que essa família enfrenta.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 6 - Gráfico de funções - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Considere o gráfico abaixo sobre os casos confirmados de certa doença em uma cidade em 2020.

Analise o gráfico e assinale a alternativa falsa.



( a )

Nos dias 27 e 28 de fevereiro não ocorreram casos novos, já que a quantidade acumulada se manteve em apenas 1 caso. 

( b )

No dia 29 de fevereiro ocorreu um segundo caso, passando a quantidade total para 2 casos. 

( c )

Do dia 1 ao dia 4 de março não ocorreram novos casos e a quantidade de doentes se manteve em 2, como no dia 29 de fevereiro.

( d )

Entre os dias 3 e 8 de março, o número de casos cresceu a cada dia, estabilizando-se no dia 9 de março, com 25 casos. Depois, continuou a crescer até o dia 24 de março.

( e )

No dia 26 de março (1 dia após o pico) a quantidade de casos era a mesma do dia 23 de março (1 dia antes do pico), ou seja, 1891 casos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Climatologia geográfica: bases conceituais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Unesp) Leia o excerto e analise as três afirmações a seguir.

Todas as moléculas de uma parcela de ar contribuem para a pressão atmosférica. Como o vapor de água é um gás, ele também contribui com um valor de pressão parcial, conhecido como pressão de vapor (e), aumentando ou diminuindo a pressão atmosférica. Quando a pressão de vapor (e) atinge seu valor máximo possível para uma determinada temperatura do ar, diz-se que o ar está saturado de umidade ou, em outras palavras, que o ar está cheio de vapor. Tem-se, portanto, a pressão de vapor de saturação (es). A umidade relativa é a razão entre a pressão de vapor (e) e a pressão de vapor de saturação (es).

(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)

I. A temperatura caracteriza uma variável para determinarmos a pressão de vapor de saturação.

II. Os valores relativos à umidade do ar expressam a real quantidade de vapor de água existente no ar, em milímetros.

III. Quanto maior a umidade relativa do ar, maiores são as chances de chuva, pois a atmosfera está próxima do ponto de saturação.

Está correto o que se afirma em



( a )

I e II, apenas.

( b )

I e III, apenas.

( c )

I, II e III.

( d )

III, apenas.

( e )

II e III, apenas.

Resposta:

Alternativa b.

As afirmativas I e III estão corretas porque a temperatura determina a pressão do vapor, e a elevada umidade leva à saturação do vapor de água e à chuva.

A afirmativa II está incorreta porque a umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de vapor e a quantidade máxima que poderia haver e, portanto, não expressa a real quantidade de vapor existente.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 2 - Razões e proporções - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Sabendo que a densidade absoluta do ferro é 7,8 g/cm³, determine o volume, em cm³, de uma chapa de ferro de massa igual a 11,7 kg.

Densidade absoluta de um corpo é a razão entre a massa e o volume dele.

Resposta:

Pelo enunciado, a densidade absoluta (d ) do ferro é 7,8 g/cm3. Logo:

Portanto, o volume da chapa é de 1500 cm3 .

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - A ação externa na transformação do relevo terrestre - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Experiência: erosão laminar

Com o auxílio do professor, realizem em grupos uma experiência para comprovar o impacto do desmatamento e da maior exposição do solo às chuvas no aumento da erosão laminar.

1. Criem três situações diferentes, utilizando galões de água com secções horizontais a partir do seu bocal:

Situação/galão 1: coloquem terra, grama e outros materiais que formam solos;

Situação/galão 2: coloquem terra com restos de vegetais mortos;

Situação/galão 3: coloquem somente terra.

2. Joguem a mesma quantidade de água em cima das três superfícies com materiais distintos.

3. Coletem a água que sairá pelo bocal dos galões nas três situações e anotem os resultados observados. Qual água apresenta coloração mais escura e por que isso ocorreu?

Questão 01 - Química - Módulo 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Considere a tabela a seguir, que relaciona as temperaturas de fusão e de ebulição de algumas substâncias, à pressão de 1 atm:

Indique o estado físico de cada uma das substâncias

a) na temperatura ambiente (25 °C).

b) em um dia de muito calor, com o termômetro marcando 37 °C.

c) em um dia de inverno rigoroso, com temperatura de -2 °C.

Resposta:

Aproveite a questão para verificar se os alunos compreenderam os processos de fusão e ebulição. Se preferir, sugerimos que a questão seja resolvida com o auxílio de uma tabela, como mostrado a seguir.

a) A: gasoso; B: líquido; C: líquido; D: sólido; E: gasoso.

b) A: gasoso; B: gasoso; C: líquido; D: sólido; E: gasoso.

c) A: gasoso; B: líquido; C: sólido; D: sólido; E: líquido.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 1 - Grandezas e medidas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

Parece que foi ontem. Há 4,57 bilhões de anos, uma gigantesca nuvem de partículas entrou em colapso e formou o nosso Sistema Solar. Demoraram míseros 28 milhões de anos — um piscar de olhos em termos geológicos — para que a Terra surgisse. Isso aconteceu há 4,54 bilhões de anos. No começo, a superfície do planeta era mole e muito quente, da ordem de 1 200 °C. Não demorou tanto assim para a crosta ficar mais fria e surgirem os mares e a terra; isso aconteceu há 4,2 bilhões de anos.

História da Terra. Superinteressante, nov. 2011 (adaptado).

O nosso Sistema Solar se formou, em anos, há



( a )

4 570. 

( b )

4 570 000. 

( c )

4 570 000 000. 

( d )

4 570 000 000 000. 

( e )

4 570 000 000 000 000.

Resposta:

4,57 bilhões de anos = 4,57 ∙ 109 anos = 4 570 000 000 anos

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 2 - O tipo textual narrativo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força. [...] Por fim, aprendeu a se proteger. Ia ao cinema, sim. Mas antes que o filme começasse, corria ao banheiro, colocava cera nos ouvidos. Voltava ao lugar, e mal as luzes se apagavam cerrava firmemente os olhos, mantendo-os assim durante toda a sessão. O pai, encantado com o filme, de nada se apercebia; tudo o que fazia era perguntar a opinião de Berenice, que respondia, numa voz neutra mas firme:

— Gostei. Gostei muito.

Era de outro filme que estava falando, naturalmente. Um filme que o pai nunca veria.

(Moacyr Scliar. “Filme”. In: Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 121-2) 

No fragmento,



( a )

a personagem-protagonista, rememorando o passado, conta os hábitos do pai que a forçaram a atitudes de dissimulação. 

( b )

o narrador, deixando entrever sua opinião quando diz “naturalmente”, relata o que se passava com a menina e o pai. 

( c )

o narrador inicia seu relato apresentando ações habituais das personagens e, depois, conta um episódio específico em que os dois estiveram envolvidos. 

( d )

em que se misturam a narração e a descrição, surge também trecho dissertativo, resultado do recorte feito pelo narrador para desenvolver ideias sobre a relação entre pai e filha. 

( e )

a personagem Berenice é apresentada, inicialmente, pela palavra do narrador, e depois ela é vista diretamente em suas ações, acompanhadas passo a passo pelo leitor.

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 3 - O tipo textual dissertativo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(ENEM)

Não adianta isolar o fumante

Se quiser mesmo combater o fumo, o governo precisa ir além das restrições. É preciso apoiar quem quer largar o cigarro.

Ao apoiar uma medida provisória para combater o fumo em locais públicos nos 27 estados brasileiros, o Senado reafirmou um valor fundamental: a defesa da saúde e da vida.

Em pelo menos um aspecto a MP 540/2011 é ainda mais rigorosa que as medidas em vigor em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, estados que até agora adotaram as legislações mais duras contra o tabagismo. Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados, incluindo até tabacarias, onde o fumo era autorizado sob determinadas condições.

Uma das principais medidas atinge o fumante no bolso. O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%. Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido. Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.

A visão fundamental da MP está correta. Sabe-se, há muito, que o tabaco faz mal à saúde. É razoável, portanto, que o Estado aja em nome da saúde pública.

Época, 28 nov. 2011 (adaptado)

O autor do texto analisa a aprovação da MP 540/2011 pelo Senado, deixando clara a sua opinião sobre o tema. O trecho que apresenta uma avaliação pessoal do autor como uma estratégia de persuasão do leitor é:



( a )

“Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados”.

( b )

“O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros.’’

( c )

“O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%.”

( d )

“Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido.”

( e )

“Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.”

Resposta:

O autor indica sua opinião ao utilizar o sintagma “muito mais ácido”, a fim de modificar o verbo fumar, demonstrando como esse ato será, para ele, após a aprovação da MP descrita no texto da questão.

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 6 - Cartografia digital - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unimontes-MG) Leia o texto.

DigitalGlobe divulga imagens de satélite do local da captura de Osama Bin Laden

A DigitalGlobe divulgou em seu site, nesta quinta-feira, imagens de satélite da região de Abbottabad, Paquistão, onde Osama Bin Laden estava refugiado. De acordo com a agência Fox News, uma equipe de 40 soldados Seal da marinha dos Estados Unidos capturou e matou o terrorista responsável pela morte de milhares de cidadãos americanos. A comparação de imagens de satélite de junho de 2005 e janeiro de 2011, feita pela DigitalGlobe, revela a expansão da mansão onde Osama se escondia.

Sobre o tipo de imagem de satélite mostrado na reportagem acima, assinale a alternativa correta.



( a )

É usado para monitorar espaços menores, uma vez que tem alta resolução espacial.

( b )

Está disponível apenas para uso militar, por isso não pode ser comercializado.

( c )

É obtido através de um sensor transportado por aviões que voam em baixa altitude. 

( d )

É um produto da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global – GPS.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 4 - Projeto de texto em favor da progressão textual - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Insper-SP)

Texto 1

Embora os índices de desnutrição no Brasil tenham melhorado neste século, a parcela de pessoas que passam fome no país ainda é considerável, aponta estudo recém- -divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Em seu relatório anual sobre a fome no mundo, a entidade aponta que a parcela de desnutridos no Brasil caiu de 4,6% da população do período de 2004-2006 para menos de 2,5% entre 2016 e 2018.

Ou seja, mesmo com a queda nos últimos anos, ainda poderia haver algo como 5 milhões de pessoas desnutridas no país, aponta a organização. No relatório, intitulado “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo”, a FAO identifica o Brasil como um dos países em que o combate à fome sofreu as consequências da crise econômica. A entidade estima que esse ponto de inflexão ocorreu no ano de 2012.

O relatório aponta outros dados preocupantes. A prevalência de anemia entre mulheres em idade reprodutiva (de 15 a 49 anos) subiu. De acordo com os dados, a parcela era de 25,3% em 2012 e chegou a 27,2% em 2016 (dado mais recente). Já o índice de bebês que nascem abaixo do peso se manteve estável em 8,4% do total entre 2012 e 2015, de acordo com o estudo da FAO.

(Fábio Zanini. “Apesar de menor, fome ainda afeta o Brasil, aponta órgão da ONU”. www1.folha.uol.com.br, 20.07. 2019. Adaptado.)

Texto 2

Só no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que até 2030 haverá um crescimento de mais de 14 milhões de pessoas, fazendo com que a população do país chegue a cerca de 223 milhões de habitantes. Diante desse cenário, a pergunta que fica é: como garantir alimento para todas essas pessoas?

Para Flávia Mori Sarti, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), a segurança alimentar é multidimensional. Para além do aspecto tecnológico, a professora aponta como o assunto também envolve questões culturais, de saúde e, principalmente, de política. “A segurança alimentar está inserida em um contexto alarmante dependente de situação socioeconômica, nível educacional e também daquilo que o próprio governo permite que chegue às pessoas”, explica.

No Brasil, já existem programas que visam proporcionar o direito humano a uma alimentação adequada. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), é um dos mais conhecidos e é responsável pela realização de ações que promovam uma interação entre sociedade e governo em busca de uma melhoria no acesso a alimentos.

“Além das políticas públicas voltadas para a produção de alimentos seguros, outras ações adicionais deveriam ser feitas para reduzir o desperdício de alimento em todas as etapas de produção e distribuição”, comenta Flávia. Além disso, para a pesquisadora, se preocupar com essa perda também é papel das empresas, corporações e dos próprios produtores.

(Fernanda Teles. “Segurança alimentar: o desafio de garantir alimentos saudáveis para as futuras gerações”. https://paineira.usp.br, 17.05. 2018. Adaptado.)

Texto 3

O Brasil é o 4º maior produtor de alimentos do mundo, atrás de China, Estados Unidos e Índia, e o 2° nas exportações, depois dos Estados Unidos. A soja, a carne, o açúcar e o café estão entre os principais produtos na pauta das exportações brasileiras, somando aproximadamente 30% do total exportado pelo país. No entanto, mesmo sendo o Brasil um grande produtor de alimentos, nele ainda são encontrados milhares de cidadãos mal nutridos. Muitos desses famintos são pequenos produtores que vivem no campo, junto da produção. Muitas vezes não consomem o alimento que eles próprios produzem, porque precisam vendê-lo para conseguir algum dinheiro para outras necessidades mais urgentes — medicamentos, por exemplo.

(Amélio Dall’Agnol. “Produção de alimentos e saúde da população”. https://blogs. canalrural.uol.com.br, 13.07. 2017. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Fome no Brasil: a relação entre a produção e a distribuição dos alimentos

Resposta:

Resposta pessoal. O exercício pede a recombinação dos recursos argumentativos aqui organizados pela revista. Uma das diversas maneiras de definir outra progressão argumentativa é empregar os argumentos de uma posição para ser rebatido pela oposta, em um movimento de refutação.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 3 - Organizando as ideias: brainstorm e mind maps - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Santa Marcelina-SP)

Texto I

As megalópoles do século XXI já ultrapassaram em todos os sentidos a ideia de cidade grande representada pela majestosa Paris, conhecida como “capital do século XIX”. Em um debate sobre o tema “Cidade e subjetividade”, com José Miguel Wisnik e Guilherme Wisnik, os palestrantes chamaram a atenção para o fato de que há pelo menos cinco décadas as cidades contemporâneas já não se organizam em torno “das linhas de trem, das fábricas e do carvão”, como Londres e Paris no início do capitalismo. Da mesma forma as grandes avenidas de Tóquio ou Los Angeles não são mais lugares onde as pessoas precisam desviar para não esbarrar nas outras, como nos bulevares parisienses do XIX, mas vias onde só os carros circulam em alta velocidade sem espaços para pedestres. Ou seja, as grandes cidades já não são mais construídas para a circulação e a exposição dos passantes ao contato com outros pedestres. Hoje circulam os carros, exibem-se as marcas. Se na poesia do século XIX do francês Charles Baudelaire o poeta cai sob as patas de um cavalo ao atravessar um grande bulevar parisiense, na linha Vermelha (Rio de Janeiro), em pleno século XXI, uma mulher foi atropelada no horário do rush por tantos carros, cujos motoristas sequer pararam para verificar o que tinha atravessado seu caminho, que de seu corpo apenas uma das mãos pôde ser reconhecida pelos familiares.

(Maria Rita Kehl. “A melancolia de Baudelaire e a lírica do choque”. In: O tempo e o cão: a atualidade das depressões, 2009. Adaptado.)

Texto II

A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs etc.). Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos de carros ao longo do dia e o excesso de pedestres em calçadas das áreas centrais dos espaços urbanos, ocasionado pelo fato de ruas e avenidas priorizarem o trânsito de veículos automotores. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades.

(Rodolfo Alves Pena. “Mobilidade urbana no Brasil”. https://brasilescola.uol.com.br. Adaptado.)

Texto III

Andar a pé ou de bicicleta, visto como interesse minoritário por muito tempo, pode ser um desafio no Brasil e em outros países. A mobilidade ativa, também conhecida como mobilidade suave ou mobilidade não motorizada, vem gradualmente se evidenciando nos debates públicos. A bicicleta, ainda que de maneira tímida, tem conquistado espaço. Porém, andar a pé continua tão esquecido quanto o planejamento, construção e manutenção das calçadas. Em Brasília, no entanto, o pedestre ganhou representação pública na implantação da Diretoria de Mobilidade a Pé. Pioneira no Brasil, a iniciativa visa à introdução de novas formas de pensar a cidade, à reflexão sobre espaço do pedestre e à criação de um Plano de Mobilidade a Pé.

Em décadas de planejamento urbano direcionado ao carro, a iniciativa desponta como oportunidade para repensar não apenas Brasília, mas todos os municípios brasileiros — e a humanização de seus espaços — que, hoje, apresentam desigual uso do solo. A Diretoria, se copiada em outras cidades, pode fomentar políticas públicas efetivas para quem caminha. Afinal, os deslocamentos a pé não recebem infraestrutura adequada. É fácil encontrar falta de sinalização, tempo de semáforo insuficiente ao pedestre, pouca qualidade e espaço das calçadas, ausência de acessibilidade. E não é preciso caminhar ou procurar muito.

Em âmbito nacional, a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) tem uma Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade com o intuito de fornecer subsídios e diretrizes para o desenvolvimento de legislação e políticas públicas ao pedestre. “Pode-se afirmar sem medo de erro que carro faz mal à saúde, e não apenas por causa do ar poluído e da poluição sonora. As doenças que o sedentarismo tem provocado perfilam ao lado dos distúrbios psiquiátricos como as epidemias do século XXI. O remédio? Caminhar, pedalar, usar transporte público… Não cura, mas diminui em muito os riscos”, ressalta o caderno técnico sobre Cidades a Pé, publicado pela ANTP em 2015.

A coordenação dos diferentes setores da política de transporte é, portanto, uma forma de facilitar a construção de cidades caminháveis. Em tempos em que a mobilidade urbana tem sido cada vez mais debatida, é imprescindível para a busca de uma cidade mais sustentável e equânime que o pedestre esteja no centro desses debates.

(Sergio Trentini. “O pedestre no centro do debate sobre a mobilidade urbana”. http://thecityfixbrasil.com, 25.08.2016. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: A mobilidade urbana nas cidades brasileiras: entre a prioridade aos automóveis e o foco nos pedestres

Resposta:

a) • Novas ferramentas têm evoluído muito, o que amplia o acesso à informação escrita, oferecendo mais opções de contato com a cultura letrada (trata-se da argumentação inicial).

• Novidades tecnológicas têm conquistado espaço e, em consequência disso, os cegos estão deixando de ler (fatos da realidade sobre o tema).

• A tecnologia tem contribuído para a absorção rápida de muita informação por quem enfrenta a barreira da visão deficitária ou nula.

b) • O método braile representa um modelo de leitura ativa, ao contrário da mera audição que a tecnologia proporciona.

• O cérebro recebe as informações de forma diferente de como processa o som: absorve conteúdo, letras, pontuação e a estrutura do texto (elementos que se perdem com a simples escuta do texto).

• A falta desse tipo de conhecimento pode prejudicar a formação acadêmica e sensorial de um cego.

• Narrativa de caso pessoal de prejuízo de formação por causa do treinamento tardio em braile.

• Embora a leitura em braile seja mais lenta, a tecnologia complica a situação de cegos em reuniões ou palestras – só o braile evita desvios de atenção do conteúdo principal.

• Analogia com rádio e TV: são úteis para a formação, mas não substituem a leitura para a aquisição de informação e conhecimento.

Questão 01 - Biologia - Módulo 6 - Célula (parte III) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Mack-SP)

O esquema acima representa uma das teorias para a evolução celular.

A esse respeito são feitas as seguintes afirmações:

I. O organismo 1 é semelhante às bactérias atuais.

II. A formação de dobras na membrana levou ao surgimento de estruturas como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e a carioteca.

III. Uma das principais vantagens da ocorrência da formação das dobras na membrana é o aumento de superfície de contato entre o citoplasma e o meio.

Assinale:



( a )

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

( b )

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

( c )

se todas as afirmativas estiverem corretas.

( d )

se somente a afirmativa III estiver correta.

( e )

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

Resposta:

Alternativa c.

O esquema indica a hipótese de formação de endomembranas desde um ancestral procarionte a partir de evaginações da membrana plasmática.

Questão 01 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 4 - Bem x mal - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

As tragédias gregas têm especial importância na análise desenvolvida por Aristóteles em sua Arte poética, escrita em 355 a.C. Em determinado ponto do capítulo XV de seu trabalho – “Dos caracteres: devem ser bons, conformes, semelhantes, coerentes consigo” –, o filósofo afirma:

Um exemplo de caráter inutilmente mal é o de Menelau em Orestes.

ARISTÓTELES. Arte retórica e Arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d]. p. 263.

Pesquise a história de Menelau, da peça Orestes, de Eurípedes, e explique o que caracteriza esse personagem como exemplo de “maldade inútil” para Aristóteles.

Resposta:

Menelau teve sua esposa Helena raptada por Páris, príncipe troiano. Para recuperá-la, o guerreiro instaura uma guerra entre as cidades-Estado da Grécia e de Troia, que culmina com a completa destruição da cidade. Menelau não ajuda seu sobrinho Orestes quando solicitado, mesmo sabendo que devia favores a seu irmão Agamênon (pai de Orestes) e que com a morte do herói não haveria mais descendentes na família. Aristóteles considera a maldade de Menelau inútil e pouco natural, como se o personagem apenas ostentasse um comportamento perverso sem sentido.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Linguagem cartográfica e novas tecnologias - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Uerj)

É impossível representar, sem distorções, uma superfície esférica em um plano. A área e a forma são atributos espaciais frequentemente alterados nos mapeamentos, conforme a projeção cartográfica utilizada. Na imagem, verifica-se a representação de uma mesma área circular ao longo dos paralelos e meridianos, como a que ocorre na projeção cartográfica denominada:



( a )

Peters.

( b )

Mercator.

( c )

Robinson.

( d )

Mollweide.

Resposta:

Alternativa a.

A alternativa a está correta porque a projeção cilíndrica equivalente de Gall-Peters busca a preservação da área dos continentes em detrimento da forma. As alternativas incorretas são: b, porque a projeção de Mercator é cilíndrica conforme, buscando a preservação da forma em detrimento da área; c, porque a projeção de Robinson é afilática, não preservando nenhuma propriedade geométrica e, assim, buscando representar com maior fidelidade a área e a forma dos continentes; d, porque a projeção de Mollweide é uma correção da projeção de Mercator, achatando o planisfério.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 6 - Gráfico de funções - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

O gráfico abaixo mostra o consumo de energia elétrica, nos últimos sete meses do ano de 2020, de uma determinada família.

Consumo: y (imagem da função)

Com base nesse gráfico, responda às questões.

a) Em que mês o consumo foi maior e que valor (em kWh) teve esse consumo?

b) Qual foi o consumo médio aproximado de energia no período analisado?

c) Qual foi o aumento do consumo do mês de dezembro para o mês de janeiro?

Resolução

a) A ordenada que corresponde ao maior consumo (coluna mais alta) é a do mês de janeiro (abscissa) no valor de 420 kWh.

b) Do gráfico, extraímos os consumos: [

Outubro: 400 kWh

Novembro: 300 kWh

Dezembro: 380 kWh

Janeiro: 420 kWh

Fevereiro: 350 kWh

Março: 250 kWh

Abril: 400 kWh

Para encontrar o consumo médio em kWh, basta somar os consumos mensais e dividir pelo número de meses (7):

Portanto, o consumo médio foi de aproximadamente 357,143 kWh.

c) Extraindo do gráfico:

Dezembro: 380 kWh

Janeiro: 420 kWh

Subtraindo os valores relativos aos dois consumos, temos o aumento, em kWh, solicitado:

420 - 380 = 40

Portanto, o aumento do consumo de dezembro para janeiro foi de 40 kWh.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 5 - Introdução à função - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere a relação f de M em N, representada no diagrama a seguir:

Para que f seja uma função de M em N, basta: 



( a )

apagar a seta (1) e retirar o elemento S.

( b )

apagar as setas (1) e (4) e retirar o elemento K.

( c )

retirar os elementos K e S.

( d )

apagar a seta (4) e retirar o elemento K.

( e )

apagar a seta (2) e retirar o elemento K.

Resposta:

Deve-se apagar uma das setas que relacionam X ao conjunto N e retirar o elemento K.

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 1 - Textos e gêneros textuais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Sonhos viram jogos virtuais em Dreams, novo exclusivo de PlayStation 4

Makson Lima Colaboração para o START 05/03/2020 04h00

Dreams, novo jogo exclusivo de PlayStation 4, é bem ambicioso. Quem passou algumas horas em LittleBigPlanet ou Terraway, jogos anteriores do estúdio Media Molecule, talvez possa estar acostumado ao conceito por trás do novo projeto, que está sendo aprimorado e refinado já há alguns anos, inclusive com um longo período de acesso antecipado.

Muito mais do que um game tradicional, Dreams é um conjunto de ferramentas para criação de experiências audiovisuais costuradas numa espécie de internet própria, com redes sociais amigáveis, convidativas e estimulantes. Tudo o que existe ali já foi uma tela em branco, e a Media Molecule fornece a tinta e os pincéis.

A internet dos sonhos não é como você imagina

Dreams parece avassalador a princípio, pois há muito o que fazer, ver, ouvir e jogar, mas a Media Molecule sabe dosar bem as coisas, e da forma mais agradável possível.

A TV conversa com você, e com voz afável e amigável, competentemente traduzida para nosso idioma. Das trevas, a luz nasce na ponta da antena de Bichim, seu guia e retícula por toda a vastidão do Sonhocosmo, nada mais que a “internet” em Dreams.

Seu primeiro amigo nesse mundo imenso será o Bichim da própria Media Molecule, e seus tutoriais são parte inerente da experiência. A princípio, o básico para entender a peculiar navegação, menus e sistemas de jogo.

Então, Sonho Criar ou Sonho Jogar, os dois principais fundamentos em Dreams. Você prefere experimentar jogos criados por outros Sonhonautas ou prefere criar os seus próprios? A quantidade de tutoriais, e que sempre funcionam como um jogo dentro de si mesmo, em Dreams é assombrosa. Divididos por categoriais, dos mais básicos e fundamentais aos mais avançados, daqueles voltados a criação de cenas, filmes, videoclipes, a verdadeiros passo a passo para começar o seu próprio projeto de jogo, de qualquer gênero possível e imaginável.

Tudo é tão ambicioso quanto soa, com infinitas possibilidades e conteúdo crescente e emergente.

[...]

Música, arte, jogos e muito experimentalismo aguardam quem resolver se aventurar pelo Sonhocosmo de Dreams, ainda que, por ora, esses sonhos de uma noite de verão estejam tolhidos por burocracias delimitadoras, dignas de pesadelos.

Lançamento: 14/02/2020

Plataforma: PS4

Classificação indicativa: 16 anos

[...]

LIMA, Makson. Sonhos viram jogos virtuais em Dreams, novo exclusivo de PlayStation 4. Disponível em: https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2020/03/05/crie-sonhos-ejogos-virtuais-em-dreams-novo-exclusivo-de-ps4.htm. Acesso em: 4 maio 2020.

Qual o tema e o objetivo do texto?

Resposta:

O texto aborda aspectos de um jogo de videogame em fase de lançamento. O objetivo do texto é divulgar e avaliar o jogo, levando o leitor a se interessar por ele.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - A ação externa na transformação do relevo terrestre - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Mandioca: um cultivo milenar reinventado pelos índios terenas

A mandioca, que também pode ser chamada de aipim ou macaxeira, é a base da alimentação de mais de 800 milhões de pessoas no mundo inteiro. E, na América Latina, representa um dos cultivos mais importantes para os indígenas. […]

Três anos atrás, a rotina deles [indígenas da Aldeia Ekeruá] se resumia a acordar cedo, subir na garupa de um caminhão, trabalhar de sol a sol nas terras alheias e voltar para casa com um pagamento mínimo. Até havia uma roça de mandioca na terra indígena, mas ela empregava só cinco pessoas, e dependia tanto de adubos químicos quanto de agrotóxicos.

A virada dos terenas ocorreu quando eles tiveram a chance de reinventar o cultivo. Um projeto que uniu os Governos federal e de São Paulo, o Banco Mundial e uma universidade privada, entre outros parceiros, está possibilitando aos indígenas tornar a produção mais eficiente e sustentável.

Nos últimos três anos, a área cultivada aumentou de 24 para 100 hectares sem a necessidade de desmatamento. Foram resgatadas técnicas tradicionais como o murundum, que consiste na formação de montinhos de terra para ajudar na colheita manual e proteger o solo contra erosão e ressecamento. Ao mesmo tempo, os indígenas começaram a testar novos adubos orgânicos e a reaproveitar a casca da mandioca. […]

A colheita é descascada e vai toda para uma cooperativa que cozinha a raiz e a vende embalada a vácuo. Está nos planos dos indígenas ter, no futuro, acesso à tecnologia que lhes permitirá fazer esse processamento, produzir farinha e outros insumos [...]

CERATTI, Mariana. Mandioca: um cultivo milenar reinventado pelos índios terenas. El País, 8 ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2020.

No trecho da reportagem acima, é possível notar um exemplo exitoso de projeto que contou com a participação de governos, iniciativa privada, além da colaboração internacional. Através dele, os terenas da aldeia Ekeruá obtiveram maior geração de renda e viram seus saberes tradicionais serem valorizados, tudo isso em consonância com a ideia de sustentabilidade ambiental. A partir da leitura da reportagem, refl ita sobre as questões a seguir.

• Podemos reproduzir e ampliar a experiência veiculada na reportagem, desenvolvendo uma nova economia, que valorize o saber tradicional, diminua a desigualdade social e que seja sustentável?

• Embora existam técnicas agrícolas que diminuam a erosão dos solos, elas nem sempre são utilizadas e os solos continuam sendo degradados. Como podemos interferir nessa situação?

• Será que, como consumidores, podemos selecionar os empreendimentos agropecuários que utilizam boas práticas, incentivando-os? De que forma?

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 1 - Textos e gêneros textuais - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Em grupos de até cinco alunos, converse com os colegas sobre um dos tópicos a seguir. Depois, elaborem dois parágrafos explicitando os pontos de vista do grupo sobre o tema. Escolham a forma de organização textual que vocês considerarem mais adequada à situação de comunicação.

I – Você prefere assistir a filmes estrangeiros dublados ou legendados? Por quê?

II – Investir na cultura e na educação de um país é tão importante quanto investir em outras áreas? Por quê?

III – Qual o papel do cinema ao abordar temas difíceis ou polêmicos?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Física - Módulo 6 - Cinemática angular - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEMG) Após estudar Física exaustivamente para as provas de vestibular, Lívia sentiu-se mal e precisou receber a visita de um médico.

Com base nas informações do diálogo apresentado e considerando uma roda que gire em torno do seu próprio eixo com velocidade angular (ω) constante, o período de rotação dessa roda é dado por:



( a )

2 (ω · π)-1 

( b )

2 · π · ω-1 

( c )

ω · 2 · π 

( d )

ω · (2 · π)−1

Resposta:

A velocidade angular é dada por:

Logo, temos:

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Climatologia geográfica: bases conceituais - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Os inconformados da indústria alimentícia

As emissões de gases causadores do efeito estufa pelo setor agrícola estimularam os apelos por uma dieta mais baseada em plantas e vegetais. Mas como fazer com que consumidores famintos e amantes de carne vermelha mudem de opinião?

Os empreendedores e criadores da Beyond Meat e da Impossible Foods aceitaram esse desafio com entusiasmo e venceram [em 2018] o prêmio Campeões da Terra [oferecido pela ONU] por criar alternativas sustentáveis aos hambúrgueres de carne bovina.

A Beyond Meat trabalhou com cientistas renomados para remover os principais componentes da carne e extraí-los das plantas, usando ingredientes como ervilhas, beterraba, óleo de coco e amido de batata.

A Impossible Foods tomou um rumo ligeiramente diferente para chegar a um resultado semelhante. A equipe do CEO Patrick Brown descobriu uma molécula contendo ferro que existe naturalmente em cada célula de cada animal e planta – e que é responsável pelos sabores e aromas únicos da carne. Esses conhecimentos foram utilizados para a produção de um hambúrguer sem carne.

As duas empresas exploraram uma demanda crescente, especialmente entre os consumidores mais jovens, por produtos que sejam bons tanto para o planeta quanto para as pessoas, provando que faz sentido para os negócios aproveitar essa vontade sem causar danos ao planeta.

A atitude deles é exatamente o que é necessário em escala global para combater a crise climática.

Como disse Patrick Brown: “existem grandes problemas globais, mas eles são solucionáveis e vamos resolvê-los. Aguarde”. [...]

ONU. Prêmio da ONU Meio Ambiente homenageia inovadores do desenvolvimento sustentável. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2020.

Atualmente, existe uma preocupação constante com os impactos negativos das mudanças climáticas. As mudanças climáticas em curso são, sem dúvida, relevantes e podem mudar o rumo do planeta e o modo de vida da humanidade.

As matérias jornalísticas sempre dão destaque aos prejuízos oriundos das mudanças em curso, ou mesmo à forma como as empresas, em busca de lucro, deixam de lado o meio ambiente e acabam contribuindo negativamente para essas mudanças. O texto que você acabou de ler, no entanto, mostra o outro lado da moeda: o mercado verde também pode ser viável e deve ser incentivado; afinal, é possível compatibilizar lucro e práticas ambientais corretas? Se pensarmos num cenário em que o processo de aquecimento global e a consequente alteração climática sejam irreversíveis, quais seriam as reais possibilidades de adequar econômica e socialmente nossas práticas a esses fenômenos?

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Climas do mundo e biomas - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(CFT-MG)

Embora aí seja verão, pode haver noites frias no navio. Aqui na floresta, como é de seu conhecimento, faz calor o ano inteiro. E chove muito. Por isso, traga também a gabardine. O guarda-chuva o senhor pode deixar em casa, pois os tenho aos montes. Não preciso dizer-lhe que aqui não se usam as mesmas roupas que aí.

STIGGER, Veronica. Opisanie Swiata. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 10.

O clima da região na qual se encontra o narrador do texto acima é o



( a )

Tropical.

( b )

Semiárido.

( c )

Equatorial.

( d )

Subtropical.

Resposta:

Alternativa c.

O texto descreve o clima equatorial em vigor nas áreas cortadas pela linha do equador, em baixa latitude. É quente, com baixa amplitude térmica (pouca diferença entre as temperaturas máxima e mínima), chuvas abundantes de 2 mil mm até 3 500 mm anuais) e bem distribuídas durante o ano. No Brasil, trata-se do clima dominante na Amazônia.

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 3 - O tipo textual dissertativo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Texto para as questões.

A quarentena do coronavírus vem aí – não há como escapar

A população da Alemanha está sendo confrontada com restrições à liberdade como não se via desde o pós-guerra. E muitos não estão levando regras a sério. Nos dias atuais, ter consideração salva vidas, opina Felix Steiner

Uma semana atrás, se alguém tivesse predito para mim o que a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, anunciou na noite desta segunda-feira (16/3), eu teria rido da pessoa. Medidas desse tipo na Alemanha moderna, em que a liberdade individual está acima de tudo? Inimaginável!

Sim, na China talvez funcione, também no Irã ou na Rússia – ou seja, em todo lugar onde há décadas os cidadãos estão acostumados ao bullying estatal. Mas aqui, em plena Europa? Jamais.

Até aí, tudo muito compreensível. E, no entanto, a mensagem central não chegou até muitos. Embora a coletiva de imprensa de Merkel da última quinta-feira, assim como as de diversos governadores estaduais no dia seguinte já tenha sido mais do que impressionante. Pelo menos deu medo em muita gente que conheço.

E, no entanto, não bastou, como mostra a vista – certamente não representativa – da minha janela da sala, nos últimos três dias. Na noite de sábado, meu vizinho foi jogar boliche com sua turma, como faz a cada dois sábados. Os rapazes da nossa rua foram treinar futebol juntos, tanto no sábado como no domingo.

E como as escolas estão fechadas desde segunda-feira, o clima na rua é de férias de verão. Só que ainda mais crianças brincam juntas, já que nenhuma das famílias saiu de férias. Mas por estes dias o tempo está ensolarado e quente, como se já fosse primavera.

De diversas cidades alemãs chegam imagens e notícias semelhantes: cafés e zoológicos lotados no domingo, playgrounds e parques animados, como se nada fosse. Com certeza a noção dos virologistas de “reduzir os contatos sociais ao mínimo necessário” é bem diferente disso. E é por isso que o que não funcionou em regime voluntário, com apelos à razão, está sendo agora imposto por meio de proibições.

A lista de proibições dos governos federal e estadual ainda tem muitas exceções, portanto nos próximos dias é concebível que se torne mais rigorosa. Concebível não, é certo: basta olhar para a França, Itália ou Espanha, onde já entraram em vigor toques de recolher de verdade, onde só um certo número de clientes pode entrar ao mesmo tempo nos supermercados para fazer compras. São circunstâncias que só conheço das narrativas de meus pais e avós, dos tempos do último pós-guerra.

Ninguém deseja nada disso, e só funcionará – se funcionar – por um tempo relativamente breve. Portanto sejamos ambiciosos: vamos tentar passar sem ainda mais proibições, finalmente levando a sério as regras vigentes!

Sim, por estes dias todos nós pagamos um preço alto, com o cerceamento de nossa liberdade. Porém, é muito mais alto o preço pago por aqueles cuja existência econômica está sendo destruída por esse estado de exceção: quanto menor for esse prazo, menor será o número deles.

Quem paga o preço máximo, contudo, são aqueles cujas vidas o coronavírus leva embora. Eles são, em primeira linha, cidadãos idosos e enfermos – mas não só, qualquer um pode ser afetado. Nos dias atuais, ter consideração salva vidas. Portanto: #FlattenTheCurve (#AchateACurva)

STEINER, Felix. Opinião: A quarentena do coronavírus vem aí – não há como escapar. DW, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/opini%C3%A3o-a-quarentena-docoronav%C3%ADrus-vem-a%C3%AD-n%C3%A3o-h%C3%A1-como-escapar/a-52809953. Acesso em: 26 mar. 2020.

O texto em estudo é predominantemente argumentativo ou expositivo?

Resposta:

O texto é predominantemente argumentativo.

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 7 - Representações gráficas e cartográficas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

A análise do gráfico permite afirmar que a América Latina apresenta



( a )

indicadores sociais mais próximos aos dos países ricos que aos da média mundial.

( b )

posição intermediária entre os países ricos e a média mundial, sendo o melhor índice o de longevidade.

( c )

renda igual à média mundial e indicadores de longevidade e educacionais melhores que os da média mundial. 

( d )

renda semelhante à dos países ricos e os piores indicadores de qualidade de vida do planeta. 

( e )

índices de longevidade e educacionais semelhantes aos dos países ricos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 6 - Qual será o tema deste ano: grandes eixos temáticos - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Enem PPL) Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Textos motivadores

Texto I

Os impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda. “A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”, aponta uma neuropediatra.

Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em: 3 de jun. 2019 (adaptado).

Texto II​

Riscos e benefícios das novas tecnologias para crianças​

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), há claras evidências de que as mídias digitais contribuem substancialmente para diferentes problemas de saúde, como a obesidade e comportamentos agressivos e/ou alienados. Por outro lado, a AAP reconhece os benefícios da tecnologia na aprendizagem e nos relacionamentos sociais, a partir da interatividade possibilitada pelos diferentes dispositivos de mídia digital.

As novas tecnologias de comunicação alteraram a forma de acesso e armazenamento da memória, pois, através de imagens, sons e movimentos apresentados nos dispositivos eletrônicos de comunicação é possível fixar conteúdos, armazenar sentimentos, aprendizagens e lembranças que não necessariamente foram vivenciadas presencialmente pelos espectadores. As mídias digitais propiciam experiências culturais através de interações diversificadas, permitindo às crianças apropriarem-se do conteúdo e da comunicação baseados em suas necessidades, motivações e interesse.

Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 12 - Água na superfície terrestre - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uece) A água na Terra está presente nos oceanos, na atmosfera e nos continentes. Os mananciais mais acessíveis e utilizados para satisfazer as necessidades sociais e econômicas do homem são



( a )

as águas subterrâneas. 

( b )

os rios e lagos de água doce. 

( c )

os oceanos. 

( d )

as águas das chuvas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas