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Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 7 e 8 - Equações do 2º grau - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Um empreiteiro contratou um serviço com um grupo de trabalhadores pelo valor de R$ 10 800,00 a serem igualmente divididos entre eles. Como três desistiram do trabalho, o valor contratado foi dividido igualmente entre os demais. Assim, o empreiteiro pagou, a cada um dos trabalhadores que realizaram o serviço, R$ 600,00 além do combinado no acordo original.

a) Quantos trabalhadores realizaram o serviço?

b) Quanto recebeu cada um deles?

Resposta:

a) Com x trabalhadores, cada um deles receberia reais. Com a desistência de 3 deles, cada um dos demais recebeu .

Do enunciado, temos  +  600 = . Dividindo ambos os membros por 600, temos:

x = -6  ou x = 9

Logo, havia, inicialmente, 9 trabalhadores; desses, apenas 6 realizaram o serviço.

b) O valor, em reais, que cada um dos 6 trabalhadores recebeu é dado por:

Questão 01 - História - Geral - Aula 3 - Antiguidade Clássica: a pólis e a expansão do mundo grego - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.

Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.

De acordo com o texto, na Antiguidade, uma das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi 



( a )

o declínio da oralidade, pois, em seu território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de imagens. 

( b )

o isolamento progressivo de seus membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços públicos. 

( c )

a manutenção de instituições políticas arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca. 

( d )

a diversidade linguística e religiosa, pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades culturais. 

( e )

a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros.​

Questão 01 - Física - Setor C - Aula 3 - Condução de calor: lei de Fourier - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Suponha que você seja o engenheiro responsável pela escolha do isolante térmico que será usado em estufas médicas empregadas na esterilização de instrumental cirúrgico. No mercado, você encontra dois produtos de custos praticamente idênticos. O material A tem condutibilidade térmica KA e é vendido em placas de espessura eA . Já o material B possui condutividade térmica KB = 2 KA e espessura eB = 2 eA . Considerando exclusivamente o isolamento térmico, e supondo que você só pode usar placas individuais, você optaria pelo produto A, pelo produto B ou seria indiferente usar A ou B? Justifique.

Resposta:

De acordo com a lei de Fourier, o fluxo de calor por uma superfície é diretamente proporcional ao coeficiente de condutividade térmica (K) e inversamente proporcional à espessura (e). Como KB = 2 KA , o produto B teria um fluxo de calor duas vezes maior. Por outro lado, como eB = 2 eA , esse mesmo produto B teria um fluxo de calor duas vezes menor. Assim, nas circunstâncias descritas, esses parâmetros se equilibram. Portanto, é indiferente usar A ou B.

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 5 - Avaliando as trocas de calor em um corpo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-PR)

No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de intensidade de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.

Fonte: (Adaptado) USINA ECOELÉTRICA. Energia Solar. Disponível em: . Acesso em 9 de mar.2017

Uma placa de aquecimento solar de eficiência 20% e 1 m2 , funcionando por 1 h, é capaz de variar a temperatura de 3,6 litros de água em aproximadamente:

Dado: calor específico da água c = 4,2 kJ/(kg · °C); densidade da água d = 103 kg/m3 .



( a )

12 °C. 

( b )

31 °C. 

( c )

75 °C. 

( d )

98 °C. 

( e )

121 °C.

Resposta:

Se 19% + 35% = 54% da radiação solar não chegam ao solo, então somente 46% de + 410 W/m2 = 648,6 W/m2 atingem o solo.

No entanto, apenas 20% é a eficiência do aquecimento solar. Logo, a potência útil é:

Como a placa tem 1 m2, então, a potência é 129,72 W. Mas

Questão 01 - Matemática - Potências de números reais - Capítulo 2 - Potências de expoente racional - Exercícios - BY NC 3.0BR

Escreva cada uma das expressões a seguir usando a menor quantidade possível de radicais, com radicandos distintos:

Resposta:

 

 

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 6 - Pegada hídrica - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O conceito de pegada hídrica é bastante utilizado no mundo como um indicador do consumo de água pelas pessoas e do seu uso na produção de bens e serviços. Observe o mapa a seguir.

Resposta:

a) A pegada hídrica de um consumidor é a soma das pegadas hídricas de todos os produtos consumidos por ele. Assim, quanto maior o poder aquisitivo e o padrão de consumo de uma pessoa, maior será a sua pegada hídrica, em razão, especialmente, do maior consumo de alimentos e produtos industrializados, que apresentam grandes volumes de água virtual embutidos.

b) Os Estados Unidos estão entre os países com maior pegada hídrica per capita, entre 2 100 e 2 500 m3 por ano/pessoa, devido ao elevado padrão de consumo alimentar e de produtos industrializados. O Brasil também apresenta elevada pegada hídrica per capita, entre 1 300 e 1 500 m3 por ano/pessoa, em razão, especialmente, do elevado consumo de carne bovina e do desperdício doméstico. A China está entre os países do mundo com menor pegada hídrica, entre 600 e 1 000 m3 por ano/pessoa, devido a sua elevada densidade demográfica e uma base alimentar menos dependente do consumo de carne bovina.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 3 - Text Comprehension; Simple Present; Present Continuous; Simple Future; “going to” Future - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-PR) Escolha a alternativa correta para a oração abaixo:

When Carlos has a headache, he _________ some tea.



( a )

is drinking

( b )

drank

( c )

used to drink

( d )

drinks

( e )

would drink

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 2 - Text Comprehension: Referents and Determiners - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Faça uma primeira leitura rapidamente (skimming) sublinhando as palavras cognatas e conhecidas. Faça inferências sobre o texto com base nessas palavras e no seu conhecimento prévio sobre o tema.

When “Star Wars: The Force Awakens” opens on Dec. 18 and, for the first time in nearly a decade, moviegoers can return to that galaxy of long ago and far, far away, they will find that it contains two new stars. The film, which is directed by J. J. Abrams and continues the interstellar saga of Luke Skywalker, Princess Leia and Han Solo some 30 years after the events of “Return of the Jedi” (1983), is also a launching pad for two young actors who are barely half as old as the “Star Wars” franchise itself.

Daisy Ridley, who plays a mysterious scavenger named Rey, and John Boyega, who plays a disaffected storm trooper named Finn, are among the new heroes of “The Force Awakens” and are bracing themselves for the biggest roles of their careers.

(www.nytimes.com.br)

moviegoer: frequentador de cinema launching pad: plataforma de lançamento scavenger: catador trooper: soldado to brace(d): preparar role: papel; função

(EEAR-SP) Segundo o texto, o filme “Star Wars: The Force Awakens”:



( a )

apresenta novos atores representando personagens como a Princesa Leia e Luke Skywalker e Han Solo.

( b )

é o primeiro da franquia “Star Wars” a ser lançado em quase dez anos.

( c )

traz um misto de ficção e realidade, uma vez que mostra os personagens vivendo no mundo atual.

( d )

introduz dois novos atores de nomes Rey e Finn.

( e )

é uma releitura de “O Retorno de Jedi” lançado em 1983.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 5 - As fronteiras do Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FMP-SC)

Terras indígenas

Os grupos indígenas terão importante papel na integração da Amazônia sul-americana, dada sua presença maciça na faixa de fronteira e suas práticas já em curso. Na medida em que uma mesma etnia é encontrada tanto no Brasil como em países vizinhos, é comum a transposição dos limites políticos para visita a parentes e trocas comerciais complementares. É o que se verifica com maior intensidade no alto Solimões e na fronteira com a Guiana Francesa.

BECKER, B.; STENNER, C. Um futuro para a Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 135.

A presença e as práticas indígenas mencionadas são um fator geográfico de formação e intensificação de



( a )

reservas extrativistas 

( b )

metrópoles regionais

( c )

tecnopolos 

( d )

cidades gêmeas 

( e )

zonas francas

Questão 01 - Química - Estrutura da matéria - Capítulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Além da curiosidade, os cientistas têm um método de trabalho que, embora não seja fixo, auxilia nas investigações realizadas, esse procedimento é normalmente conhecido como método científico. Esse método envolve diversos passos, como a observação de fenômenos naturais ou artificiais, a elaboração de hipóteses para explicá-los, a realização de experimentos e análise dos resultados, o que muitas vezes leva à necessidade de reelaboração das hipóteses iniciais, assim como a realização de novos experimentos. Assim, a partir de um conjunto de dados bem estabelecidos, pode-se tirar conclusões e propor teorias ou modelos explicativos.

Elabore um diagrama, organizando, como achar mais adequado, os diferentes passos do método científico indicados no texto.

Resposta:

Resposta pessoal. Um exemplo de resposta é:

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 2 - Artistas mulheres e seus lugares de representação, criação e fala - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Na forma de debate aberto com a sala ou em pequenos grupos de discussão, leia o texto e crie respostas para as questões abaixo:

Resposta:

a) Não, são desvantagens. As autoras deram este título ao cartaz de modo a construir uma provocação irônica ao comparar a realidade das artistas mulheres, suas dificuldades e falta de reconhecimento com a situação desigual enfrentada pelos homens.

b) Não, outros ambientes sociais também apresentam espaços desproporcionalmente pequenos e desiguais para as mulheres. Pode-se citar por exemplo uma variedade de carreiras nos esportes, mercado de trabalho ou política em que mulheresrecebem menores salários, patrocínios, reconhecimento, etc.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 8 - Desenvolvimento sustentável - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

A pegada ecológica é uma metodologia que analisa os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais da Terra. Em outras palavras, a pegada ecológica calcula a área necessária (em hectares) para sustentar uma determinada população, considerando os padrões de consumo de recursos ecológicos. As projeções para o ano de 2050 apontam que população mundial necessitará de mais dois planetas para manter o seu consumo, caso permaneçam os mesmos padrões da atualidade.

Um possível colapso ambiental pode ser evitado no futuro a partir da adoção de medidas, como



( a )

o estímulo ao consumo consciente de alimentos, valorizando produtos orgânicos locais. 

( b )

a redução da queima de combustíveis fósseis, minimizando os efeitos no buraco da camada de ozônio. 

( c )

a ampliação da utilização de fontes de energia renováveis, como a solar, a eólica, a hidráulica e a nuclear. 

( d )

a intensificação do processo de urbanização, aumentando as áreas densamente edificadas e impermeabilizadas. 

( e )

o incentivo ao desenvolvimento sustentável, combinando desenvolvimento socioeconômico com degradação ambiental.

Resposta:

O colapso ambiental pode ser evitado por meio da adoção de medidas socioeconômicas na direção do desenvolvimento sustentável, ou seja, respeitando os limites e a capacidade da natureza de renovação dos seus recursos, evitando o consumo de recursos não renováveis, como os combustíveis fósseis, cuja queima aumenta a emissão de dióxido de carbono na atmosfera e agrava o efeito estufa.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Capítulo 2 - Gêneros literários clássicos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEG-GO)

Senhora, que bem pareceis! Se de mim vos recordásseis que do mal que me fazeis me fizésseis correção, quem dera, senhora, então que eu vos visse e agradasse.

Ó formosura sem falha que nunca um homem viu tanto para o meu mal e meu quebranto! Senhora, que Deus vos valha! Por quanto tenho penado seja eu recompensado vendo-vos só um instante.

De vossa grande beleza da qual esperei um dia grande bem e alegria, só me vem mal e tristeza. Sendo-me a mágoa sobeja, deixai que ao menos vos veja no ano, o espaço de um dia.

Rei D. Dinis. CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253. 

Quem te viu, quem te vê

Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala Você era a favorita onde eu era mestre-sala Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua

Hoje o samba saiu procurando você Quem te viu, quem te vê Quem não a conhece não pode mais ver pra crer Quem jamais a esquece não pode reconhecer [...]

Chico Buarque 

A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:



( a )

a vassalagem do trovador diante da mulher amada que se encontra distante.

( b )

a idealização da mulher como símbolo de um amor profundo e universal.

( c )

a personificação do samba como um ser que busca a plenitude amorosa.

( d )

a possibilidade de realização afetiva do trovador em razão de estar próximo da pessoa amada.

Questão 01 - Física - Dinâmica newtoniana - Capítulo 1 - O estudo dos movimentos e das interações entre os corpos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os processos de investigação científicos são fundamentais na nossa vida. A partir deles, toda a Ciência é construída. Tais processos não são aleatórios, eles seguem algumas regras para que possam ser considerados científicos. Sobre tais regras, podemos dizer que:



( a )

é importante que as hipóteses estejam sempre corretas, pois não há erros nas ciências da natureza. 

( b )

as conclusões que são obtidas por processos de investigação científica consideram todas as afirmações corretas, mesmo que elas contradigam o resultado experimental.

( c )

as conclusões sempre coincidem com as hipóteses feitas. 

( d )

a validação das hipóteses em um processo de investigação científica pode ser feita a partir da simples opinião das pessoas, também conhecido como senso comum. 

( e )

as conclusões, que são decorrência da validação das hipóteses, devem ser obtidas a partir de informações científicas ou a partir de resultados experimentais.

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 5 - Projeto de criação – Intervenção e exposição no espaço escolar e urbano - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Proposta de projeto de criação e curadoria (A): Em grupos ou com a participação de toda a sala, organizem e selecionem as obras de arte produzidas nos quatro primeiros módulos do curso em meio físico (imagens, fotomontagens, colagens ou outras). Opcionalmente, produzam novas obras dentro das mesmas linguagens e dos mesmos temas trabalhados no curso.

Resposta:

a) Resposta aberta. Espera-se que, com a orientação do professor, os alunos sejam capazes de se organizar, discutir e planejar uma intervenção artística ou exposição em formato tradicional dentro do espaço escolar com as obras de arte criadas durante o curso.

b) Resposta aberta. Espera-se que, com a orientação do professor, os alunos sejam capazes de se organizar, discutir e teorizar sobre suas produções artísticas, mobilizando conhecimentos desenvolvidos durante o curso.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 7 e 8 - Equações do 2º grau - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Resolva, em R, as seguintes equações:

a) x2 - 7x + 10 = 0

b) (x2 - 7x)(x + 3) + 10x + 30 = 0

c) (x2 - 7x) · (x + 3) + 10x = -30

d) 4x4 - 13x2 + 9 = 0

e)

Resposta:

a) 

b)

 

c)

d) Sendo x2 = t, temos a equação 4t2 - 13t + 9 = 0, cujas raízes são 1 e . Logo, x = 1, x = -1, x =  ou .

e) 

Se x<2, a equação não tem solução real.

Com x ≥ 2, elevando ambos os membros da igualdade ao quadrado, temos:

As raízes desta equação são 1 e 5. Como x ≥ 2, temos x = 5.

S = {5}

Questão 01 - História - Geral - Aula 2 - Antiguidade Clássica: a formação do mundo grego - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

O texto e a pintura a seguir abordam a maneira como a Antiguidade foi interpretada na contemporaneidade.

[...] construímos nossa visão estilizada e idealizada da Antiguidade. Um exemplo disso, [...] está no quadro de Edward Lear, romântico inglês do século XIX, que traz uma famosa paisagem clássica, o templo de Apolo em Bassai, na Grécia. A pintura representa a ideia de clássico construída pelo romantismo: ruínas gregas em uma paisagem bucólica. Mas, na verdade, o quadro foi pintado com base em alguns esboços do templo e de uma paisagem do próprio campo inglês. Assim, a imagem do clássico foi construída a partir do próprio cenário do Ocidente contemporâneo ao autor. Exemplo eloquente [...] de que quase todas as imagens dos clássicos são construídas a partir do próprio contexto histórico de quem as elabora, ou seja, a partir do próprio Ocidente contemporâneo.

A partir do texto, explique a relação que a pintura estabelece com a Antiguidade.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 22.

Resposta:

Trata-se de uma representação da Antiguidade em uma perspectiva da Europa do século XIX. Ao colocar o templo grego em uma paisagem inglesa, o pintor aponta indícios do quanto a representação da Antiguidade foi marcada pelos valores da sociedade contemporânea.

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 7 e 8 - Estudo dos gases ideais: variáveis de estado, energia interna e transformações gasosas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) A Lua não tem atmosfera, diferentemente de corpos celestes de maior massa. Na Terra, as condições propícias para a vida ocorrem na troposfera, a camada atmosférica mais quente e densa que se estende da superfície até cerca de 12 km de altitude.

a) A pressão atmosférica na superfície terrestre é o resultado do peso exercido pela coluna de ar atmosférico por unidade de área, e ao nível do mar ela vale p0 = 100 kPa. Na cidade de Campinas, que está a 700 m acima do nível do mar, a pressão atmosférica vale p1 = 94 kPa. Encontre a densidade do ar entre o nível do mar e a altitude de Campinas, considerando-a uniforme entre essas altitudes.

b) Numa viagem intercontinental um avião a jato atinge uma altitude de cruzeiro de cerca de 10 km. Os gráficos a seguir mostram as curvas da pressão p e da temperatura T médias do ar atmosférico em função da altitude para as camadas inferiores da atmosfera. Usando os valores de pressão e temperatura desses gráficos e considerando que o ar atmosférico se comporta como um gás ideal, encontre o volume de um mol de ar a 10 km de altitude. A constante universal dos gases é R = 8,3 .

Dado: A diferença de pressão Δp devido ao peso da coluna de um fluido em equilíbrio, de densidade d, de altura h, em um local onde a aceleração gravitacional é g, é dada pelo teorema de Stevin:

Δp = d · g · h

Resposta:

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 12 - Tecnologias de produção - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Como estudamos no Módulo 2, alguns produtos cosméticos de ação esfoliantes apresentam em sua composição microesferas plásticas que podem apresentar diâmetro variando entre cerca de 1 a 5 mm. Embora essas microesferas sejam consideravelmente pequenas, elas são “grandes” quando comparadas às estruturas formuladas em escala nanométrica. Suponha que uma microesfera de 1 mm de diâmetro vá ser dividida em diversas microesferas de 1 nm de diâmetro. Calcule o número de microesferas em escalas nanométricas que podem ser obtidas a partir do procedimento descrito.

Dados: π = 3

Resposta:

V micro =  · 3 · (5 · 10-4 m)3

V micro = 4 · (125 · 10-12 m3)

V micro = 500 · 10-12 m3 = 5 · 10-9 m3

V nano =  · 3 · (5 · 10-10 m)3

V nano = 4 · (125 · 10-30 m3)

V nano = 500 · 10-30 m3 = 5 · 10-28 m3

Logo, o número de nano esferas obtidas (n) pode ser calculado por meio da seguinte relação:

Desse modo, cada microesfera indicada pode ser dividida em 1019 nanoesferas.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 4 - Prevendo a conta de luz e discutindo como reduzi-la - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(FAESP) Em um hospital, existem três salas cirúrgicas onde são utilizadas lâmpadas alógenas para a iluminação do ambiente durante os procedimentos operatórios.

A tabela informa quantas lâmpadas há em cada sala, a potência elétrica de cada uma e o tempo de utilização diário dessas lâmpadas.

A energia elétrica consumida pelas lâmpadas que iluminam essas três salas em um dia, devido às cirurgias realizadas nesse hospital, é



( a )

5,6 kWh 

( b )

4,8 kWh

( c )

2,2 kWh

( d )

3,5 kWh

( e )

6,4 kWh

Resposta:

A potência total das lâmpadas em cada sala pode ser obtida multiplicando-se a potência de cada lâmpada pela quantidade de lâmpadas na sala.

A energia consumida diariamente, em kWh, pode ser obtida multiplicando-se a potência de cada lâmpada, em kW, pelo respectivo intervalo de tempo de utilização diário, em horas ΔE = P · Δt.

Assim, a energia elétrica consumida pelas lâmpadas que iluminam essas três salas em um dia, devido às cirurgias realizadas nesse hospital, pode assim ser obtida: E = 2,4 + 2,4 + 1,6 E = 6,4 kWh.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 12 - Tecnologias de produção - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto para responder a questão proposta.

Inteligência artificial para criar cosméticos personalizados em casa

Inteligência artificial já é realidade no setor cosmético. [...] o novo dispositivo permite customizar cosméticos em tempo real e de qualquer lugar – base, batons e cremes de tratamento para o rosto de acordo com as próprias necessidades. O lançamento promete revolucionar o mercado da beleza e tem previsão de chegar ao mercado em 2021.

[...] os aparelhos, ainda em fase de testes, se conectam ao smartphone via Bluetooth a partir de um software de inteligência artificial que mapeia o rosto do usuário. A partir daí [...] [o aparelho] funciona graças a três cartuchos de cor líquida instalados no interior da peça, que podem ser trocados para alcançar o tom desejado da maquiagem.

Para criação de produtos para tratamento facial, o software de inteligência artificial escaneia o rosto do usuário por diferentes ângulos e, em seguida, cria misturas cosméticas com propriedades de skincare, considerando fatores ambientais como umidade, emissão de raios UV, temperatura e grau de poluição. Diferentemente dos cartuchos de batom e base, os que são voltados para a rotina de skincare possuem FPS, hidratante e sérum.

REVISTA HeC. Disponível em: https://revistahec.com.br/inteligencia-artificial-para-criar-cosmeticos-personalizados-em-casa/. Acesso em: 22 abr. 2020.

No mercado de cosméticos já existem produtos altamente específicos para diferentes características de pele e cabelos. Explique quais são as diferenças entre os produtos já existentes com aqueles mencionados no texto.

Resposta:

Os produtos já existentes no mercado, apesar de específicos, destinam-se a um grupo de pessoas que apresentam características parecidas, ou que desejam efeitos similares pelo uso de cosméticos. Já os produtos mencionados no texto, fabricados em casa, por meio do uso da inteligência artificial, são altamente personalizados, produzidos em função das características de uma pessoa específica, sendo assim um cosmético pessoal. Além disso, esses novos produtos utilizam a tecnologia de uma forma mais intensiva, por meio da captação de informações pessoais associadas a técnicas de inteligência artificial.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 1 - Text Comprehension: Reading and Understanding Multiple Texts - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

(Unicamp-SP) A figura [1] refere-se a uma campanha. Qual o objetivo dessa campanha?

Resposta:

O objetivo da campanha é o de incentivar a leitura.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 6 - Os fusos horários - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Uma embarcação situada no Oceano Atlântico está a 30° Oeste em relação ao Meridiano de Greenwich. Para chegar ao Porto do Rio de Janeiro, a embarcação deverá seguir a direção 12° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual.

Considerando que eram 14h em Greenwich quando a embarcação estava naquele meridiano e que, para chegar ao porto, ela levará oito horas, pode-se dizer que a embarcação chegará ao Rio de Janeiro, pelo horário local, às:



( a )

8h. 

( b )

14h. 

( c )

19h. 

( d )

20h. 

( e )

22h.

Questão 01 - Química - Estrutura da matéria - Capítulo 3 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:

Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.



( a )

I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford-Bohr.

( b )

I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford-Bohr.

( c )

I - Rutherford-Bohr, II - Thomson, III - Dalton.

( d )

I - Dalton, II - Rutherford-Bohr, III - Thomson.

( e )

I - Thomson, II - Rutherford-Bohr, III - Dalton.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 1 - O conceito de cultura - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Analise a releitura que a artista norte-americana faz sobre a frase do escritor nazista.

Resposta:

Professor, recomenda-se que estas atividades sejam realizadas a partir de debates com os estudantes. Seria interessante que elas fossem utilizadas para discutir o conceito de cultura presente nas frases expostas e a obra produzida por Barbara Kruger. Nesse sentido, uma possibilidade é que esses debates ocorram em pequenos grupos. Ou então, por meio de uma roda de discussão mais ampla, na qual os estudantes confrontassem suas interpretações. Seguindo essa sugestão, apenas no momento final da aula seria redigida uma resposta escrita individual.

Por meio de sua arte, Barbara Kruger realiza diversas críticas ao comportamento consumista imperante nas sociedades contemporâneas. Especificamente nesta obra, a artista aponta que mesmo bens culturais convertem-se em meros objetos de consumo. A cultura, por esse viés, somente é accessível de acordo com o poder de compra apresentado pelo público consumidor de expressões culturais. Trata-se, portanto, de uma crítica à mercantilização da cultura.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 7 - Música e cultura (séculos XIX a XXI) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Explique as origens do jazz nos Estados Unidos.

Resposta:

O jazz está relacionado à transição do século XIX ao XX nos Estados Unidos. Como consequência da Guerra de Secessão e da abolição da escravidão, ocorreu uma intensa movimentação populacional negra pelo país, destacadamente aos estados do norte. A isso, nos estados próximos ao Caribe, soma-se a presença imigrante europeia e negra. A mistura de instrumentos europeus, africanos, melodias e ritmos também de origem africana, assim como as transformações no blues, impulsionaram as primeiras formações de grupos de jazz.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 8 - Quantos graus têm meus óculos? - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) Para transformar seu celular em um microscópio, basta colocar uma gota de água na lente do telefone e, com cuidado, virar o dispositivo. “A gota suspensa serve como lente”, diz o fotógrafo Alexandre Wild, que começou a usar a técnica após ler que uma equipe que desenvolve microscópios fazia experiências com água antes de mudar para uma lente sólida.

As figuras abaixo mostram, respectivamente, a gota de água suspensa na câmera do dispositivo e a fotografia da parte interna de uma flor.

No ar, a gota de água presa ao celular, usada para captar a imagem da flor, tem o mesmo comportamento que lentes usadas para corrigir o problema de



( a )

miopia. 

( b )

daltonismo. 

( c )

astigmatismo. 

( d )

hipermetropia.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 1 - Elementos de orientação - Exercícios - BY NC 3.0BR

Observe o mapa abaixo e responda às questões a seguir, indicando apenas o(s) estado(s) limítrofe(s):

Limítrofe: vizinho.

a) Quais são os estados localizados a leste de Mato Grosso?

b) Cite o estado que está localizado a nordeste de Tocantins.

c) Indique o estado localizado a sudeste de Minas Gerais.

d) Qual estado fica a oeste de São Paulo?

Resposta:

a) Tocantins e Goiás.

b) Maranhão.

c) Rio de Janeiro.

d) Mato Grosso do Sul.

Questão 01 - Física - Cinemática - Capítulo 2 - O movimento uniforme - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão 1 

Uma empresa de transportes está situada no marco 15 km de uma estrada. As viagens realizadas pelos caminhões são monitoradas por aparelhos de GPS instalados nos próprios veículos. Esses dados são analisados por um gerente, responsável pela estratégia e pelo custo das viagens. Em uma dessas análises, o gerente construiu um gráfico indicando os marcos quilométricos ocupados por um dos caminhões dessa empresa em função do horário.

Assinale certo (C) ou errado (E) para as afirmações a seguir:

a) ( ) Durante todo o intervalo de tempo aferido, o movimento do caminhão foi uniforme.

b) ( ) O movimento do caminhão foi sempre no mesmo sentido da estrada.

c) ( ) Entre 8 h e 8 h 40 min o caminhão parou duas vezes.

d) ( ) A velocidade do caminhão nos primeiros 10 minutos de viagem foi constante e igual a 60 km/h.

Resposta:

a) e

b) e

c) c

d) c

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 5 - Projeto de criação – Intervenção e exposição no espaço escolar e urbano - Exercícios de criação - BY NC 3.0BR

Crie uma fotomontagem, digital ou física, sobre os temas estudados no curso. Ela poderá ser usada na exposição final. Material necessário sugerido:

• Celular, tablet, projetor ou computador da escola.

• Tesoura e cola.

• Impressora.

Nome da obra: O lugar do negro é a sala de aula.

Artista: Coletivo de Alunas Voluntárias.

Materiais usados: Recorte de obra e material didático.

Legenda: O coletivo de artistas dialoga com as discussões feitas no curso e na contemporaneidade, questionando os espaços tanto da arte quanto do negro na sociedade. Enquanto a arte pode e deve ocupar todos os espaços escolares, contribuindo em seu significado e provocando discussões, os negros devem ter o direito à educação assegurado.

Nome da obra: A criação da mulher.

Artista: Duique.

Materiais usados: Recorte de obra e placa de sinalização.

Legenda: O artista e professor Duique dialoga com as discussões feitas no curso e na contemporaneidade, questionando os espaços tanto da arte quanto da mulher na sociedade. Enquanto a arte pode e deve ocupar todos os espaços escolares, contribuindo em seu significado e provocando discussões, as mulheres devem ter sua igualdade reconhecida e respeito nos diversos espaços sociais.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas