Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia o texto do filósofo Hans Jonas e responda às questões.
A presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana, agora ela própria tornou-se um objeto de dever – isto é, o dever de proteger a premissa básica de todo o dever, ou seja, a presença de meros candidatos a um universo moral no mundo físico do futuro; isso significa, entre outras coisas, conservar este mundo físico de modo que as condições para uma tal presença permaneçam intactas; e isso significa proteger a sua vulnerabilidade diante de uma ameaça dessas condições.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora da PUC Rio, 2006, p. 41.
a) Segundo o texto, qual mudança ocorreu com a ideia do dever?
b) É comum associar a ideia de ética apenas às relações entre seres humanos. Considerando o texto, pode-se dizer que esse é o caso da ética de Hans Jonas? Por quê?
a. Para Jonas, a ideia do dever tradicionalmente já tomava como dado indiscutível a presença do homem no mundo. A mudança é que agora as condições para essa presença estariam ameaçadas. Por isso, o dever volta-se para a conservação do mundo físico enquanto condição para a sobrevivência do ser humano.
b. Não. De acordo com o texto, o dever ético aplica-se à necessidade de preservação do mundo físico como premissa para a existência de um universo moral para os seres humanos. Assim, essa concepção leva em conta não apenas relações entre seres humanos, como também entre estes e o meio ambiente como um todo.
Desmatamento na Amazônia é ‘perda irreparável’, diz especialista em recuperação ambiental
Laís Alegretti - @laisalegretti / da BBC News Brasil em Londres/ 21 agosto 2019
É possível recuperar áreas desmatadas da Amazônia?
Na hipótese mais otimista, sim, mas seriam necessários, no mínimo, 20 anos. No pior – e mais comum – dos cenários, no entanto, a floresta destruída nunca voltará a ser o que era antes, segundo Jerônimo Sansevero, professor do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Estamos tendo uma perda irreparável. Nunca tivemos uma perda tão alta nas últimas três décadas”, afirmou.
A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil km² a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability.
O resultado é mais que o dobro da área de 180 mil km² registrada no mesmo período pelo sistema de monitoramento de desmatamento anual adotado pelo Inpe.
Especialista em restauração ambiental, Sansevero explica que a chance de recuperação da área desmatada depende, primeiro, do tamanho do impacto causado na vegetação original.
E compara à superação de um trauma para o ser humano. “Alguns traumas a gente consegue superar, mas outros têm um impacto tão grande que você não consegue voltar ao que era antes.”
Nas áreas em que o solo foi afetado de forma muito forte – com mineração, por exemplo –, dificilmente haverá a recomposição da vegetação original, segundo ele. Em locais onde houve uma agricultura de baixo impacto – sem uso de queimadas e de máquinas –, as chances de recuperação são maiores.
Incerteza climática não ajuda
Os especialistas usam o termo “resiliência” para descrever essa capacidade de recuperação. E Sansevero diz que, infelizmente, é a “menor parte” das áreas destruídas que tem esse potencial de retomar as condições anteriores.
“Estamos falando de uma menor parte que conseguiria se recuperar em 20 anos. As outras áreas já perderam essa capacidade porque já têm desmatamento em larga escala.”
Um fator fundamental para a recuperação é a proximidade a uma área de floresta, que serve como fonte de sementes e frutos que podem dar origem a novas plantas na área destruída.
Outra questão importante é o clima. Segundo Sansevero, áreas naturalmente mais secas têm menor capacidade de recuperação.
“Ou seja, se a gente considera o cenário de incerteza do que vai ocorrer com clima, isso também gera incerteza do que vai acontecer com esse potencial de recuperação. À medida que o clima passa a ficar mais seco, vamos perder essa resiliência.” (...)
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49426494. Adaptado)
Considerando a reflexão proposta no texto acima e suas leituras acerca do assunto que envolve as queimadas na Floresta Amazônica, escreva um texto dissertativo-argumentativo discutindo a relação entre a sustentabilidade ambiental e os interesses econômicos mais imediatos no cenário da Floresta Amazônica.
Resposta pessoal.
• (Insper-SP)
Texto 1
Embora os índices de desnutrição no Brasil tenham melhorado neste século, a parcela de pessoas que passam fome no país ainda é considerável, aponta estudo recém- -divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Em seu relatório anual sobre a fome no mundo, a entidade aponta que a parcela de desnutridos no Brasil caiu de 4,6% da população do período de 2004-2006 para menos de 2,5% entre 2016 e 2018.
Ou seja, mesmo com a queda nos últimos anos, ainda poderia haver algo como 5 milhões de pessoas desnutridas no país, aponta a organização. No relatório, intitulado “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo”, a FAO identifica o Brasil como um dos países em que o combate à fome sofreu as consequências da crise econômica. A entidade estima que esse ponto de inflexão ocorreu no ano de 2012.
O relatório aponta outros dados preocupantes. A prevalência de anemia entre mulheres em idade reprodutiva (de 15 a 49 anos) subiu. De acordo com os dados, a parcela era de 25,3% em 2012 e chegou a 27,2% em 2016 (dado mais recente). Já o índice de bebês que nascem abaixo do peso se manteve estável em 8,4% do total entre 2012 e 2015, de acordo com o estudo da FAO.
(Fábio Zanini. “Apesar de menor, fome ainda afeta o Brasil, aponta órgão da ONU”. www1.folha.uol.com.br, 20.07. 2019. Adaptado.)
Texto 2
Só no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que até 2030 haverá um crescimento de mais de 14 milhões de pessoas, fazendo com que a população do país chegue a cerca de 223 milhões de habitantes. Diante desse cenário, a pergunta que fica é: como garantir alimento para todas essas pessoas?
Para Flávia Mori Sarti, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), a segurança alimentar é multidimensional. Para além do aspecto tecnológico, a professora aponta como o assunto também envolve questões culturais, de saúde e, principalmente, de política. “A segurança alimentar está inserida em um contexto alarmante dependente de situação socioeconômica, nível educacional e também daquilo que o próprio governo permite que chegue às pessoas”, explica.
No Brasil, já existem programas que visam proporcionar o direito humano a uma alimentação adequada. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), é um dos mais conhecidos e é responsável pela realização de ações que promovam uma interação entre sociedade e governo em busca de uma melhoria no acesso a alimentos.
“Além das políticas públicas voltadas para a produção de alimentos seguros, outras ações adicionais deveriam ser feitas para reduzir o desperdício de alimento em todas as etapas de produção e distribuição”, comenta Flávia. Além disso, para a pesquisadora, se preocupar com essa perda também é papel das empresas, corporações e dos próprios produtores.
(Fernanda Teles. “Segurança alimentar: o desafio de garantir alimentos saudáveis para as futuras gerações”. https://paineira.usp.br, 17.05. 2018. Adaptado.)
Texto 3
O Brasil é o 4º maior produtor de alimentos do mundo, atrás de China, Estados Unidos e Índia, e o 2º nas exportações, depois dos Estados Unidos. A soja, a carne, o açúcar e o café estão entre os principais produtos na pauta das exportações brasileiras, somando aproximadamente 30% do total exportado pelo país. No entanto, mesmo sendo o Brasil um grande produtor de alimentos, nele ainda são encontrados milhares de cidadãos mal nutridos. Muitos desses famintos são pequenos produtores que vivem no campo, junto da produção. Muitas vezes não consomem o alimento que eles próprios produzem, porque precisam vendê-lo para conseguir algum dinheiro para outras necessidades mais urgentes — medicamentos, por exemplo.
(Amélio Dall’Agnol. “Produção de alimentos e saúde da população”. https://blogs. canalrural.uol.com.br, 13.07. 2017. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Fome no Brasil: a relação entre a produção e a distribuição dos alimentos
• Resposta pessoal. O exercício pede a recombinação dos recursos argumentativos aqui organizados pela revista. Uma das diversas maneiras de definir outra progressão argumentativa é empregar os argumentos de uma posição para ser rebatido pela oposta, em um movimento de refutação.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
(Med. Itajubá-MG) Nessa propaganda, a analogia estabelecida entre o profissional que desenvolve plantas para imóveis e aquele que opera um negócio próprio tem por objetivo
destacar a similaridade entre o design de plantas e a gestão de negócios.
comunicar que a devida qualificação é essencial a todos os profissionais.
divulgar que o Sebrae tem parcerias e especializações para essas duas áreas.
demonstrar que o Sebrae pode articular a fusão coesa de duas áreas diferentes.
mostrar que profissionais distintos podem partilhar o mesmo modelo de gestão.
b.
(UPF) Sejam p e q números reais positivos tais que p>q, é verdadeiro afirmar que
Se p>q, então −p
(Fuvest)
Ao primeiro brilho da alvorada chegou do horizonte uma nuvem negra, que era conduzida [pelo] senhor da tempestade (...). Surgiram então os deuses do abismo; Nergal destruiu as barragens que represavam as águas do inferno; Ninurta, o deus da guerra, pôs abaixo os diques (...). Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra. Na alvorada do sétimo dia o temporal (...) amainou (...) o dilúvio serenou (...) toda a humanidade havia virado argila (...). Na montanha de Nisir o barco ficou preso (...). Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe, mas, não encontrando um lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, (...) grasnou e não mais voltou para o barco. Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses (...).
A Epopeia de Gilgamesh, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Com base no texto, registrado aproximadamente no século VII a.C. e que se refere a um antigo mito da Mesopotâmia, bem como em seus conhecimentos, é possível dizer que a sociedade descrita era:
mercantil, pacífica, politeísta e centralizada.
agrária, militarizada, monoteísta e democrática.
manufatureira, naval, monoteísta e federalizada.
mercantil, guerreira, monoteísta e federalizada.
agrária, guerreira, politeísta e centralizada.
Resolva, em R, as seguintes equações:
a) x2 - 7x + 10 = 0
b) (x2 - 7x)(x + 3) + 10x + 30 = 0
c) (x2 - 7x) · (x + 3) + 10x = -30
d) 4x4 - 13x2 + 9 = 0
e)
a)
b)
c)
d) Sendo x2 = t, temos a equação 4t2 - 13t + 9 = 0, cujas raízes são 1 e . Logo, x = 1, x = -1, x = ou .
e)
Se x<2, a equação não tem solução real.
Com x ≥ 2, elevando ambos os membros da igualdade ao quadrado, temos:
As raízes desta equação são 1 e 5. Como x ≥ 2, temos x = 5.
S = {5}
O texto e a pintura a seguir abordam a maneira como a Antiguidade foi interpretada na contemporaneidade.
[...] construímos nossa visão estilizada e idealizada da Antiguidade. Um exemplo disso, [...] está no quadro de Edward Lear, romântico inglês do século XIX, que traz uma famosa paisagem clássica, o templo de Apolo em Bassai, na Grécia. A pintura representa a ideia de clássico construída pelo romantismo: ruínas gregas em uma paisagem bucólica. Mas, na verdade, o quadro foi pintado com base em alguns esboços do templo e de uma paisagem do próprio campo inglês. Assim, a imagem do clássico foi construída a partir do próprio cenário do Ocidente contemporâneo ao autor. Exemplo eloquente [...] de que quase todas as imagens dos clássicos são construídas a partir do próprio contexto histórico de quem as elabora, ou seja, a partir do próprio Ocidente contemporâneo.
A partir do texto, explique a relação que a pintura estabelece com a Antiguidade.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 22.
Trata-se de uma representação da Antiguidade em uma perspectiva da Europa do século XIX. Ao colocar o templo grego em uma paisagem inglesa, o pintor aponta indícios do quanto a representação da Antiguidade foi marcada pelos valores da sociedade contemporânea.
(Unicamp-SP) A Lua não tem atmosfera, diferentemente de corpos celestes de maior massa. Na Terra, as condições propícias para a vida ocorrem na troposfera, a camada atmosférica mais quente e densa que se estende da superfície até cerca de 12 km de altitude.
a) A pressão atmosférica na superfície terrestre é o resultado do peso exercido pela coluna de ar atmosférico por unidade de área, e ao nível do mar ela vale p0 = 100 kPa. Na cidade de Campinas, que está a 700 m acima do nível do mar, a pressão atmosférica vale p1 = 94 kPa. Encontre a densidade do ar entre o nível do mar e a altitude de Campinas, considerando-a uniforme entre essas altitudes.
b) Numa viagem intercontinental um avião a jato atinge uma altitude de cruzeiro de cerca de 10 km. Os gráficos a seguir mostram as curvas da pressão p e da temperatura T médias do ar atmosférico em função da altitude para as camadas inferiores da atmosfera. Usando os valores de pressão e temperatura desses gráficos e considerando que o ar atmosférico se comporta como um gás ideal, encontre o volume de um mol de ar a 10 km de altitude. A constante universal dos gases é R = 8,3 .
Dado: A diferença de pressão Δp devido ao peso da coluna de um fluido em equilíbrio, de densidade d, de altura h, em um local onde a aceleração gravitacional é g, é dada pelo teorema de Stevin:
Δp = d · g · h
Como estudamos no Módulo 2, alguns produtos cosméticos de ação esfoliantes apresentam em sua composição microesferas plásticas que podem apresentar diâmetro variando entre cerca de 1 a 5 mm. Embora essas microesferas sejam consideravelmente pequenas, elas são “grandes” quando comparadas às estruturas formuladas em escala nanométrica. Suponha que uma microesfera de 1 mm de diâmetro vá ser dividida em diversas microesferas de 1 nm de diâmetro. Calcule o número de microesferas em escalas nanométricas que podem ser obtidas a partir do procedimento descrito.
Dados: π = 3
V micro = · 3 · (5 · 10-4 m)3
V micro = 4 · (125 · 10-12 m3)
V micro = 500 · 10-12 m3 = 5 · 10-9 m3
V nano = · 3 · (5 · 10-10 m)3
V nano = 4 · (125 · 10-30 m3)
V nano = 500 · 10-30 m3 = 5 · 10-28 m3
Logo, o número de nano esferas obtidas (n) pode ser calculado por meio da seguinte relação:
Desse modo, cada microesfera indicada pode ser dividida em 1019 nanoesferas.
(FAESP) Em um hospital, existem três salas cirúrgicas onde são utilizadas lâmpadas alógenas para a iluminação do ambiente durante os procedimentos operatórios.
A tabela informa quantas lâmpadas há em cada sala, a potência elétrica de cada uma e o tempo de utilização diário dessas lâmpadas.
A energia elétrica consumida pelas lâmpadas que iluminam essas três salas em um dia, devido às cirurgias realizadas nesse hospital, é
5,6 kWh
4,8 kWh
2,2 kWh
3,5 kWh
6,4 kWh
A potência total das lâmpadas em cada sala pode ser obtida multiplicando-se a potência de cada lâmpada pela quantidade de lâmpadas na sala.
A energia consumida diariamente, em kWh, pode ser obtida multiplicando-se a potência de cada lâmpada, em kW, pelo respectivo intervalo de tempo de utilização diário, em horas ΔE = P · Δt.
Assim, a energia elétrica consumida pelas lâmpadas que iluminam essas três salas em um dia, devido às cirurgias realizadas nesse hospital, pode assim ser obtida: E = 2,4 + 2,4 + 1,6 E = 6,4 kWh.
Leia o texto para responder a questão proposta.
Inteligência artificial para criar cosméticos personalizados em casa
Inteligência artificial já é realidade no setor cosmético. [...] o novo dispositivo permite customizar cosméticos em tempo real e de qualquer lugar – base, batons e cremes de tratamento para o rosto de acordo com as próprias necessidades. O lançamento promete revolucionar o mercado da beleza e tem previsão de chegar ao mercado em 2021.
[...] os aparelhos, ainda em fase de testes, se conectam ao smartphone via Bluetooth a partir de um software de inteligência artificial que mapeia o rosto do usuário. A partir daí [...] [o aparelho] funciona graças a três cartuchos de cor líquida instalados no interior da peça, que podem ser trocados para alcançar o tom desejado da maquiagem.
Para criação de produtos para tratamento facial, o software de inteligência artificial escaneia o rosto do usuário por diferentes ângulos e, em seguida, cria misturas cosméticas com propriedades de skincare, considerando fatores ambientais como umidade, emissão de raios UV, temperatura e grau de poluição. Diferentemente dos cartuchos de batom e base, os que são voltados para a rotina de skincare possuem FPS, hidratante e sérum.
REVISTA HeC. Disponível em: https://revistahec.com.br/inteligencia-artificial-para-criar-cosmeticos-personalizados-em-casa/. Acesso em: 22 abr. 2020.
No mercado de cosméticos já existem produtos altamente específicos para diferentes características de pele e cabelos. Explique quais são as diferenças entre os produtos já existentes com aqueles mencionados no texto.
Os produtos já existentes no mercado, apesar de específicos, destinam-se a um grupo de pessoas que apresentam características parecidas, ou que desejam efeitos similares pelo uso de cosméticos. Já os produtos mencionados no texto, fabricados em casa, por meio do uso da inteligência artificial, são altamente personalizados, produzidos em função das características de uma pessoa específica, sendo assim um cosmético pessoal. Além disso, esses novos produtos utilizam a tecnologia de uma forma mais intensiva, por meio da captação de informações pessoais associadas a técnicas de inteligência artificial.
Texto para a questão.
(Unicamp-SP) A figura [1] refere-se a uma campanha. Qual o objetivo dessa campanha?
O objetivo da campanha é o de incentivar a leitura.
(UFRGS-RS) Uma embarcação situada no Oceano Atlântico está a 30° Oeste em relação ao Meridiano de Greenwich. Para chegar ao Porto do Rio de Janeiro, a embarcação deverá seguir a direção 12° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual.
Considerando que eram 14h em Greenwich quando a embarcação estava naquele meridiano e que, para chegar ao porto, ela levará oito horas, pode-se dizer que a embarcação chegará ao Rio de Janeiro, pelo horário local, às:
8h.
14h.
19h.
20h.
22h.
(UFJF/Pism-MG) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford-Bohr.
I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford-Bohr.
I - Rutherford-Bohr, II - Thomson, III - Dalton.
I - Dalton, II - Rutherford-Bohr, III - Thomson.
I - Thomson, II - Rutherford-Bohr, III - Dalton.
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O desafio de garantir a preservação dos recifes de corais brasileiros, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto I
Os recifes de coral constituem-se em importantes ecossistemas, altamente diversificados, no nível local, regional e principalmente no global. Por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais são considerados o mais diverso habitat marinho do mundo e, por isso mesmo, possuem grande importância econômica, pois representam a fonte de alimento e renda para muitas comunidades. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes, incluindo 65% dos peixes.
Apesar de toda sua importância, os ambientes recifais em todo o mundo vêm sofrendo um rápido processo de degradação através das atividades humanas. A degradação dos recifes de coral está intimamente ligada às atividades humanas e econômicas. Os oceanos em aquecimento, provavelmente como resultado da mudança climática, estressam os corais a ponto de expelirem as algas que os habitam (as zooxantelas), deixando-os “branqueados”. Poluição de nutrientes e sedimentos, mineração de areia e rocha e o uso de explosivos e cianeto (ou outras substâncias tóxicas) na pesca também estressam os recifes mundiais.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Recifes de coral. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2017.
Texto II
No encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico, no norte do Brasil, está localizado um novo tipo de bioma que traz esperanças para a preservação de animais aquáticos durante o aquecimento global. Os Corais da Amazônia, que tiveram a existência confirmada em 2016 por um grupo de cientistas, são uma aposta para proteger diversas espécies dos efeitos das mudanças climáticas.
Justamente por ser um território fundo, de água turva e pouca luz solar, os cientistas acreditam que o bioma esteja imune aos efeitos do aquecimento global e, assim, pode ajudar a preservar formas de vida que correm o risco de desaparecer em outras partes do planeta.
FABRO, Nathalia. Corais da Amazônia podem ajudar a salvar outros do aquecimento global. Galileu, 7 jul. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.
Texto III
Em 2013, antes da publicação do estudo com a descoberta dos recifes de corais, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realizou o leilão de concessões de blocos de exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas. Ainda não está confirmada a existência do combustível fóssil no subsolo. Contudo, as empresas enxergam na área potencial de produzir 14 bilhões de barris de petróleo. No Pré-Sal, para efeito de comparação, a capacidade é de 163 bilhões de barris.
O problema é que, para os órgãos do governo de fiscalização ambiental e o Ministério Público, a exploração de petróleo na foz do Amazonas traz riscos para os ecossistemas e para as comunidades que sobrevivem da pesca e de recursos do mar.
Um derramamento de óleo teria consequências devastadoras, como o possível “asfaltamento” dos corais da Amazônia com a deposição de resíduos do óleo.
Texto IV
Título VII – Da Ordem Econômica e Financeira Capítulo I – Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim as segurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
(...) VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional n o 42, de 19.12.2003).
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- -lo para as presentes e futuras gerações.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.
Instruções
. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, em até 30 linhas.
. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
. tiver até 7 (sete) linhas escritas. . fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo- -argumentativo.
. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
(Fuvest-SP)
Texto 1
Texto 2
Somente numa sociedade onde exista um clima cultural, em que o impulso à curiosidade e o amor à descoberta sejam compreendidos e cultivados, pode a ciência florescer. Somente quando a ciência se torna profundamente enraizada como um elemento cultural da sociedade é que pode ser mantida e desenvolvida uma tecnologia progressista e inovadora, tornando-se, então, possível uma associação íntima e vital entre ciência e tecnologia. Essa associação é uma característica da nossa época e certamente essencial para a manutenção de uma civilização com os níveis presentes de população e qualidade de vida.
Oscar Sala, O papel da ciência na sociedade. 1974. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revhistoria. Adaptado.
Texto 3
Quanta do latim Plural de quantum Quando quase não há Quantidade que se medir Qualidade que se expressar Fragmento infinitésimo Quase que apenas mental Quantum granulado no mel Quantum ondulado no sal Mel de urânio, sal de rádio Qualquer coisa quase ideal Cântico dos cânticos Quântico dos quânticos Canto de louvor De amor ao vento Vento arte do ar Balançando o corpo da flor
Levando o veleiro pro mar Vento de calor De pensamento em chamas Inspiração Arte de criar o saber Arte, descoberta, invenção Teoria em grego quer dizer O ser em contemplação Sei que a arte é irmã da ciência Ambas filhas de um Deus fugaz Que faz num momento E no mesmo momento desfaz Esse vago Deus por trás do mundo Por detrás do detrás Cântico dos cânticos Quântico dos quânticos
Gilberto Gil, Quanta. 1997.
Texto 4
Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.
Carl Sagan, 1996.
Texto 5
Algo muito estranho está acontecendo no mundo atual. Vivemos melhor que qualquer outra geração anterior. Pessoas são saudáveis graças às ciências da saúde. Moram em residências robustas, produto da engenharia. Usam eletricidade, domada pelo homem devido ao seu conhecimento de química e física. Paradoxalmente, essas mesmas pessoas ligam seus computadores, tablets e celulares para adquirir e disseminar informações que rejeitam a mesma ciência que é tão presente em suas vidas. Vivemos num mundo em que pessoas usam a ciência para negar a ciência.
Alicia Kowaltowski, Usando a ciência para negar a ciência. 2019. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/. Adaptado.
Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: o papel da ciência no mundo contemporâneo.
Instruções:
• A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
• Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.
• Dê um título a sua redação.
• Resposta pessoal.
(FGV-SP)
Feitas as contas, a historiografia tradicional do bandeirantismo errou na proposição secundária (as bandeiras caçavam índios para vendê-los no Norte), mas acertou na principal (as bandeiras foram originadas pela quebra do tráfico atlântico): os anos 1625-50 configuram, incontestavelmente, um período de “fome de cativos”.
(Luiz Felipe de Alencastro, O Trato do Viventes. p. 198-9)
Esse “período de ‘fome de cativos’” relacionou-se
aos conflitos entre os holandeses e os portugueses no controle sobre o tráfico negreiro africano.
às inúmeras guerras internas na África, que diminuíram drasticamente a oferta de homens para o tráfico intercontinental.
à ascensão da marinha de guerra inglesa que, interessada na exploração da África, conteve a retirada de homens do continente.
à ação militar e diplomática da França, que obteve o monopólio virtual do tráfico de escravos para a América.
a importantes restrições de escravização dos africanos impostas pela Igreja Católica.
(Unesp)
A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos gloriosamente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado.
(François Hartog. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo, 2015. Adaptado.)
O texto afirma que a obra de Homero:
questiona as ações heroicas dos povos fundadores da Grécia Antiga, pois se baseia na concepção filosófica de physis.
valoriza os mitos em que os gregos acreditavam e que estão no fundamento das concepções modernas de tempo e história.
é fundadora da ideia de história, pois concebe o passado como um tempo que prossegue no presente e ensina os homens a aprenderem com seus erros.
identifica uma forma do pensamento mítico e uma visão de passado estranha à ideia de diálogo entre temporalidades, que caracteriza a história.
desenvolve uma abordagem crítica do passado e uma reflexão de caráter racionalista, semelhantes à da filosofia pré-socrática.
(Unifesp) Raquel imprimiu um número x de fotografias ao custo unitário de 54 centavos. Cada foto foi vendida ao preço de 75 centavos sobrando, no final do período de vendas, y fotografias sem vender, o que resultou em um prejuízo de 12 reais em relação ao custo total das impressões.
a) Calcule quantas fotografias foram impressas, para o caso em que y = 100
b) Determine a expressão de y em função de x para a situação descrita no enunciado.
a) Para y = 100, temos:
b)
O custo total das fotografias é 0,54x e a receita obtida com a venda das fotografias é 0,75(x - y). Logo:
(Fuvest-SP) Um empreiteiro contratou um serviço com um grupo de trabalhadores pelo valor de R$ 10 800,00 a serem igualmente divididos entre eles. Como três desistiram do trabalho, o valor contratado foi dividido igualmente entre os demais. Assim, o empreiteiro pagou, a cada um dos trabalhadores que realizaram o serviço, R$ 600,00 além do combinado no acordo original.
a) Quantos trabalhadores realizaram o serviço?
b) Quanto recebeu cada um deles?
a) Com x trabalhadores, cada um deles receberia reais. Com a desistência de 3 deles, cada um dos demais recebeu .
Do enunciado, temos + 600 = . Dividindo ambos os membros por 600, temos:
x = -6 ou x = 9
Logo, havia, inicialmente, 9 trabalhadores; desses, apenas 6 realizaram o serviço.
b) O valor, em reais, que cada um dos 6 trabalhadores recebeu é dado por:
(Fuvest-SP)
O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.
Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.
De acordo com o texto, na Antiguidade, uma das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi
o declínio da oralidade, pois, em seu território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de imagens.
o isolamento progressivo de seus membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços públicos.
a manutenção de instituições políticas arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca.
a diversidade linguística e religiosa, pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades culturais.
a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros.
Suponha que você seja o engenheiro responsável pela escolha do isolante térmico que será usado em estufas médicas empregadas na esterilização de instrumental cirúrgico. No mercado, você encontra dois produtos de custos praticamente idênticos. O material A tem condutibilidade térmica KA e é vendido em placas de espessura eA . Já o material B possui condutividade térmica KB = 2 KA e espessura eB = 2 eA . Considerando exclusivamente o isolamento térmico, e supondo que você só pode usar placas individuais, você optaria pelo produto A, pelo produto B ou seria indiferente usar A ou B? Justifique.
De acordo com a lei de Fourier, o fluxo de calor por uma superfície é diretamente proporcional ao coeficiente de condutividade térmica (K) e inversamente proporcional à espessura (e). Como KB = 2 KA , o produto B teria um fluxo de calor duas vezes maior. Por outro lado, como eB = 2 eA , esse mesmo produto B teria um fluxo de calor duas vezes menor. Assim, nas circunstâncias descritas, esses parâmetros se equilibram. Portanto, é indiferente usar A ou B.
(PUC-PR)
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de intensidade de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
Fonte: (Adaptado) USINA ECOELÉTRICA. Energia Solar. Disponível em: . Acesso em 9 de mar.2017
Uma placa de aquecimento solar de eficiência 20% e 1 m2 , funcionando por 1 h, é capaz de variar a temperatura de 3,6 litros de água em aproximadamente:
Dado: calor específico da água c = 4,2 kJ/(kg · °C); densidade da água d = 103 kg/m3 .
12 °C.
31 °C.
75 °C.
98 °C.
121 °C.
Se 19% + 35% = 54% da radiação solar não chegam ao solo, então somente 46% de + 410 W/m2 = 648,6 W/m2 atingem o solo.
No entanto, apenas 20% é a eficiência do aquecimento solar. Logo, a potência útil é:
Como a placa tem 1 m2, então, a potência é 129,72 W. Mas
Escreva cada uma das expressões a seguir usando a menor quantidade possível de radicais, com radicandos distintos:
O conceito de pegada hídrica é bastante utilizado no mundo como um indicador do consumo de água pelas pessoas e do seu uso na produção de bens e serviços. Observe o mapa a seguir.
a) A pegada hídrica de um consumidor é a soma das pegadas hídricas de todos os produtos consumidos por ele. Assim, quanto maior o poder aquisitivo e o padrão de consumo de uma pessoa, maior será a sua pegada hídrica, em razão, especialmente, do maior consumo de alimentos e produtos industrializados, que apresentam grandes volumes de água virtual embutidos.
b) Os Estados Unidos estão entre os países com maior pegada hídrica per capita, entre 2 100 e 2 500 m3 por ano/pessoa, devido ao elevado padrão de consumo alimentar e de produtos industrializados. O Brasil também apresenta elevada pegada hídrica per capita, entre 1 300 e 1 500 m3 por ano/pessoa, em razão, especialmente, do elevado consumo de carne bovina e do desperdício doméstico. A China está entre os países do mundo com menor pegada hídrica, entre 600 e 1 000 m3 por ano/pessoa, devido a sua elevada densidade demográfica e uma base alimentar menos dependente do consumo de carne bovina.
(PUC-PR) Escolha a alternativa correta para a oração abaixo:
When Carlos has a headache, he _________ some tea.
is drinking
drank
used to drink
drinks
would drink
Texto para a questão.
Faça uma primeira leitura rapidamente (skimming) sublinhando as palavras cognatas e conhecidas. Faça inferências sobre o texto com base nessas palavras e no seu conhecimento prévio sobre o tema.
When “Star Wars: The Force Awakens” opens on Dec. 18 and, for the first time in nearly a decade, moviegoers can return to that galaxy of long ago and far, far away, they will find that it contains two new stars. The film, which is directed by J. J. Abrams and continues the interstellar saga of Luke Skywalker, Princess Leia and Han Solo some 30 years after the events of “Return of the Jedi” (1983), is also a launching pad for two young actors who are barely half as old as the “Star Wars” franchise itself.
Daisy Ridley, who plays a mysterious scavenger named Rey, and John Boyega, who plays a disaffected storm trooper named Finn, are among the new heroes of “The Force Awakens” and are bracing themselves for the biggest roles of their careers.
(www.nytimes.com.br)
moviegoer: frequentador de cinema launching pad: plataforma de lançamento scavenger: catador trooper: soldado to brace(d): preparar role: papel; função
(EEAR-SP) Segundo o texto, o filme “Star Wars: The Force Awakens”:
apresenta novos atores representando personagens como a Princesa Leia e Luke Skywalker e Han Solo.
é o primeiro da franquia “Star Wars” a ser lançado em quase dez anos.
traz um misto de ficção e realidade, uma vez que mostra os personagens vivendo no mundo atual.
introduz dois novos atores de nomes Rey e Finn.
é uma releitura de “O Retorno de Jedi” lançado em 1983.
(FMP-SC)
Terras indígenas
Os grupos indígenas terão importante papel na integração da Amazônia sul-americana, dada sua presença maciça na faixa de fronteira e suas práticas já em curso. Na medida em que uma mesma etnia é encontrada tanto no Brasil como em países vizinhos, é comum a transposição dos limites políticos para visita a parentes e trocas comerciais complementares. É o que se verifica com maior intensidade no alto Solimões e na fronteira com a Guiana Francesa.
BECKER, B.; STENNER, C. Um futuro para a Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 135.
A presença e as práticas indígenas mencionadas são um fator geográfico de formação e intensificação de
reservas extrativistas
metrópoles regionais
tecnopolos
cidades gêmeas
zonas francas
Texto para a questão.
Além da curiosidade, os cientistas têm um método de trabalho que, embora não seja fixo, auxilia nas investigações realizadas, esse procedimento é normalmente conhecido como método científico. Esse método envolve diversos passos, como a observação de fenômenos naturais ou artificiais, a elaboração de hipóteses para explicá-los, a realização de experimentos e análise dos resultados, o que muitas vezes leva à necessidade de reelaboração das hipóteses iniciais, assim como a realização de novos experimentos. Assim, a partir de um conjunto de dados bem estabelecidos, pode-se tirar conclusões e propor teorias ou modelos explicativos.
Elabore um diagrama, organizando, como achar mais adequado, os diferentes passos do método científico indicados no texto.
Resposta pessoal. Um exemplo de resposta é:
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas