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Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 9 - Cremes dentais - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Como estudamos, os cremes ou géis dentais apresentam diversos componentes diferentes, que, por sua vez, também exercem funções diferentes quanto à higiene bucal. Algumas das substâncias presentes nesses produtos podem atuar como abrasivos, ou seja, por meio da abrasão ou polimento do dente, auxiliando na remoção de manchas, placas e restos de alimentos. Dependendo de sua formulação, podem apresentar diferentes abrasivos que promovem diferentes níveis de desgaste na superfície do dente. Geralmente, esses compostos são classificados de acordo com a escala de dureza de Mohs (é uma medida comparativa da resistência ao risco de um material quando é atritado com outro material), sendo utilizada com referência de dureza a dentina presente no dente.

A partir das informações apresentadas, responda os itens a seguir:

Resposta:

a) O polimento dentário por meio da utilização de abrasivos é um processo físico, pois não são formadas novas substâncias durante o processo.

b) A alumina, pois apresenta a maior dureza, de acordo com a escala de Mohs.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Capítulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ENEM)

No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã-Bretanha declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Leia trechos das declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião:

George Bush:

Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.

Osama Bin Laden:

Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.

O Estado de S. Paulo, 8 out. 2001 (adaptados).

Pode-se afirmar que:



( a )

a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.

( b )

a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.

( c )

ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar justiça.

( d )

ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.

( e )

ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 8 - Hidratantes e protetores solares - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A suavidade da pele ao toque é, efetivamente, obtida à custa de água. A maior parte dos cientistas postula que é necessário um mínimo de 10% de água no estrato córneo para produzir elasticidade/flexibilidade e suavidade, sendo a taxa de hidratação certa a chave da manutenção da integridade da pele humana.

A retenção de água na pele é promovida pelo estrato córneo e depende, essencialmente, de dois fatores:

I. a presença de agentes higroscópicos naturais no interior das células que compõem o estrato córneo (a mistura dos agentes é chamada fator umectante natural);

II. a presença de uma camada lipídica que recobre a pele. Essa camada é formada pelo sebo produzido pelas glândulas sebáceas e por lipídios provenientes da degradação das células que formam o estrato córneo.

Apesar dos fatores mencionados, existe uma perda natural de água por meio da pele por evaporação. Porém, alguns fatores ambientais, como clima seco e o uso de alguns produtos de limpeza, como os detergentes de louça, contribuem para acelerar o processo de evaporação, podendo levar ao ressecamento da pele.

Resposta:

a) O clima seco faz a taxa de evaporação da água da pele aumentar.

b) O detergente de louça remove a camada lipídica que recobre a pele, facilitando e aumentando a taxa de evaporação da água.

Questão 01 - Biologia - Ecologia - Capítulo 4 - Ciclos biogeoquímicos I - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UPF-RS) Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos têm em sua composição o carbono, que é constantemente retirado da natureza e, por meio do CO2, devolvido à atmosfera, formando assim o ciclo desse elemento.

Assinale a alternativa que contempla as formas pelas quais o CO2 retorna à atmosfera.



( a )

Respiração, fotossíntese e combustão.

( b )

Transpiração, fotossíntese e respiração.

( c )

Decomposição, respiração e evaporação.

( d )

Fotossíntese, combustão e evaporação.

( e )

Decomposição, respiração e combustão.

Questão 01 - Química - Interações atômicas e moleculares - Capítulo 1 - Ligação iônica - Exercícios - BY NC 3.0BR

Leia o texto para responder à questão a seguir.

O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol) e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Nos minerais estroncianita e celestita, o elemento estrôncio se apresenta sob a forma de



( a )

íons de carga 1+.

( b )

íons de carga 1.

( c )

átomos neutros.

( d )

íons de carga 2+.

( e )

íons de carga 2.

Resposta:

Resposta Correta D.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 3 - Patrimônio - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

A curiosidade pelos lugares em que se cristaliza e se refugia a memória está ligada a este momento particular de nossa história. Momento de transição no qual a consciência da ruptura com o passado se confunde com o sentimento de uma memória desgarrada, mas em que esse desgarramento desperta suficiente memória para que possa considerar o problema de sua encarnação. O sentimento de continuidade se volta de forma residual em direção a lugares. Lugares de memória porque já não há âmbitos de memória.

NORA, Pierre. Le Lieux de la mémoire. Montevideu: Trilce, 2008. p. 19. Tradução livre de Raphael Amaral.

De acordo com Pierre Nora, a existência de lugares de memória está relacionada a uma forma específica que nossa época demonstra de lidar com o passado. Por esse viés:



( a )

As sociedades industriais abandonaram o culto ao passado característico de eras anteriores, preservando a memória apenas em museus.

( b )

Monumentos e obras de arte são uma maneira de assegurar a permanência do passado da forma exata como sociedades de outras eras existiram. 

( c )

O estabelecimento de lugares de memória é uma forma de buscar uma relação mais estável com o passado através de laços de continuidade.

( d )

Descontinuidades e rupturas na memória nas sociedades contemporâneas estão relacionadas à desvalorização total do passado.

( e )

Os museus garantem que a memória seja mantida de forma estável promovendo uma relação harmoniosa do presente com o passado.

Resposta:

Professor, os exercícios a seguir não necessariamente precisam ser feitos pelos estudantes em sala de aula, podendo ser orientados para que sejam resolvidos em outro momento. Porém, caso você avalie que algum deles seja adequado para uma discussão conjunta presencial, fique à vontade para utilizá-lo durante a sua aula, da maneira como você interpretar que for mais conveniente à sua própria forma de trabalhar os objetivos de conhecimento propostos para este módulo.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 7 - Economia verde - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

O gráfico a seguir apresenta dados relacionados ao nível de desenvolvimento social, econômico e ambiental de diversos países e seus respectivos continentes.

A transição para uma economia verde vai variar consideravelmente entre nações, pois esta depende das especificidades de capital humano e natural de cada país e de seu nível relativo de desenvolvimento.

PNUMA. Rumo a uma Economia Verde. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, 2011. p. 4. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/462121/mod_resource/content/1/economia_verde_pnuma.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.

Fundamentado nos dados apresentados e em seus conhecimentos, responda às seguintes questões.

Resposta:

a) Segundo os dados apresentados, a Europa possui maior quantidade de países com alto desenvolvimento humano, enquanto a África detém maior número de países com baixo desenvolvimento humano.

b) Alguns países atingiram altos níveis de desenvolvimento humano, mas, frequentemente, às custas da exploração de grande parte dos seus recursos naturais, da qualidade de seu meio ambiente e de altas emissões de gases de efeito estufa. O desafio para esses países é reduzir suas pegadas ecológicas per capita sem prejudicar a qualidade de vida da população.

As nações menos desenvolvidas mantêm uma pegada ecológica per capita relativamente pequena, mas precisam fornecer um nível melhor de serviços e bem- -estar material para seus cidadãos. O desafio desses países é fazer isso sem aumentar drasticamente suas pegadas ecológicas.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 5 - Pegada de carbono - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Você sabia que existem formas de calcular a quantidade de carbono que você emite em suas atividades do cotidiano? Para isso, é necessário que você busque em sites de pesquisas o termo “calculadora de pegada de carbono”. Entre as opções que oferecem a calculadora, sugerimos as seguintes.

• Iniciativa Verde. Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2020.

• Idesam. Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2020. 

Escolha um site, de preferência o mesmo que os seus colegas escolherem, e realize as atividades a seguir.

Resposta:

a) Resposta pessoal, pois depende dos dados inseridos.

b) Resposta pessoal, pois depende dos dados inseridos.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 6 - Raios sobem ou descem? - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

De onde vêm as cargas elétricas armazenadas na garrafa?

Resposta:

O processo de eletrização começa com a esfregação (atrito) entre cabelo e bexiga (ou cano de PVC e flanela ou régua de acrílico e papel toalha). Após essa etapa, ocorre transferência de carga elétrica entre a bexiga e a esfera da garrafa. De acordo com a série triboelétrica (Módulo 5), o cabelo fica eletrizado positivamente e a bexiga, negativamente.

Dessa forma, ao encostar na esfera, a bexiga transfere elétrons, que se repelem mutuamente, ocupando a esfera, o arame e a folha de papel-alumínio interna. Portanto, as cargas elétricas vêm do cabelo, que eletriza a bexiga, que, por sua vez, eletriza a armadura interna da garrafa.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 6 - Pegada hídrica - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

A pegada hídrica de um consumidor europeu é de aproximadamente 5 100 litros diários, 25% maior do que a pegada hídrica média mundial. Grande parte do consumo de água dos europeus está associada aos seus hábitos alimentares. Observe as informações a seguir.

* No momento de elaboração desse estudo, o Reino Unido ainda fazia parte da União Europeia. Em 2020, o Reino Unido oficializou sua saída do bloco europeu.

Resposta:

a) Grande parte da água consumida está embutida nos alimentos, conhecida como água virtual. Uma dieta baseada em produtos de origem animal eleva a pegada hídrica do consumidor, pois carnes e queijos envolvem grandes volumes de água virtual, conforme apontado no gráfico. Ao contrário, uma dieta mais equilibrada, com menos carnes, gorduras animais, óleos vegetais e açúcar, e mais frutas e vegetais reduz a pegada hídrica do consumidor, em razão do menor volume de água virtual embutido nesses alimentos.

b) As quatro regiões apresentam consumo de açúcar, gorduras animais e culturas oleicas acima do recomendado, e baixo consumo de frutas e legumes, justificando a elevada pegada hídrica por consumidor na Europa. As regiões sul e oeste apresentam as maiores pegadas hídricas em razão do maior consumo de carne.

Questão 01 - Biologia - Ecologia - Capítulo 1 - Níveis de organização e conceitos ecológicos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Em relação aos níveis de organização em Ecologia, assinale a alternativa correta.



( a )

POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma espécie, que estão presentes em determinada região.

( b )

POPULAÇÃO é o conjunto de indivíduos de diferentes espécies.

( c )

ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.

( d )

BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o ambiente.

( e )

COMUNIDADE é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.

Questão 01 - Química - Notação química e composição da matéria - Capítulo 2 - Classificação, características e propriedades físicas de sistemas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(IFSC) Pedrinho estava com muita sede e encheu um copo com água bem gelada. Antes de beber observou que o copo ficou todo “suado” por fora, ou seja, cheio de pequenas gotículas de água na superfície externa do copo. É CORRETO afirmar que tal fenômeno é explicado: 



( a )

pela sublimação da água existente no copo. 

( b )

pela porosidade do copo que permitiu que parte da água gelada passasse para o lado de fora do copo. 

( c )

pela vaporização da água do copo para fora do copo. 

( d )

pelas correntes de convecção formadas em função do aquecimento da água gelada pelo meio ambiente. 

( e )

pela condensação dos vapores de água da atmosfera em contato com o copo gelado.

Questão 01 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 3 - Mineração, barragens e danos socioambientais - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda às questões.

Problemas de instabilidade de grandes barragens e a possibilidade de uma falha de barragens ameaçam a segurança das pessoas e da propriedade industrial, além de causar efeitos ambientais substanciais. Vários acidentes com falhas de barragens ocorreram nos últimos anos. Muitos desses eventos de falha resultaram em danos maciços sob a forma de baixas humanas, destruição de propriedade, poluição do meio ambiente e perda econômica para o setor de mineração. A tragédia envolvendo o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), trouxe à tona a segurança dessas estruturas, que são parte integrante da mineração em todo o mundo. [...]

MACHADO, L. V. T.; AZEEZ, D. G. Incidentes e acidentes em barragens. 7º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade. Disponível em: https://www.itr.ufrrj.br/ sigabi/wp-content/uploads/7_sigabi/VASCONCELLOS_LUCAS_355a358.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.

Resposta:

Recomendamos que as questões 1 e 2 sejam utilizadas para a primeira aula deste módulo. Nelas os enfoques são o estudo de como é feita a construção e o alteamento de barragens e os impactos socioeconômicos que o rompimento de barragens pode causar. Nesta aula se inicia a discussão dos impactos ambientais do derramamento de rejeitos. Convém enfatizar, neste início de discussão, as situações de soterramento e assoreamento dos rios.

a) Há três métodos de alteamento de barragens: à montante, à jusante e à linha de centro. No alteamento à montante, os diques de contenção crescem por meio de degraus, feitos com o próprio material do rejeito e no sentido oposto ao fluxo da água dos resíduos. No alteamento à jusante, o dique de contenção é ampliado sobre ele mesmo, no sentido do fluxo da água da barragem. No alteamento à linha de centro, os novos diques são feitos exatamente uns sobre os outros. Quanto à segurança, o alteamento à montante é o menos seguro, o alteamento à linha de centro tem segurança intermediária e o alteamento à jusante tem a maior segurança.

b) O alteamento feito nas duas barragens que se romperam foi pelo método à montante, o menos seguro. Esse método é largamente utilizado por ser o mais barato e o mais rápido para ampliar a capacidade de armazenamento de uma barragem.

c) O desgaste da barragem pode acontecer por liquefação e por entubamento. Na liquefação, devido a fatores como excesso de chuvas ou de carga na barragem, as partículas do rejeito ou do dique de contenção perdem a adesão entre si, tornando-se um fluido e colocando em risco a estrutura da barragem. Já no entubamento ocorre infiltração no dique de contenção, formando um canal. Esse canal se amplia com o tempo, levando ao rompimento da barragem.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Capítulo 1 - Fala e escrita - Exercícios - BY NC 3.0BR

ENEM

As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da onça e do macaco). De fato, as comunidades indígenas nas chamadas “terras baixas da América do Sul” (o que exclui as montanhas dos Andes, por exemplo) não desenvolveram sistemas de escrita como os que conhecemos, sejam alfabéticos (como a escrita do português), sejam ideogramáticos (como a escrita dos chineses) ou outros. Somente nas sociedades indígenas com estratificação social (ou seja, já divididas em classes), como foram os astecas e os maias, é que surgiu algum tipo de escrita. A história da escrita parece mesmo mostrar claramente isso: que ela surge e se desenvolve - em qualquer das formas - apenas em sociedades estratificadas (sumérios, egípcios, chineses, gregos etc.). O fato é que os povos indígenas no Brasil, por exemplo, não empregavam um sistema de escrita, mas garantiram a conservação e continuidade dos conhecimentos acumulados, das histórias passadas e, também, das narrativas que sua tradição criou, através da transmissão oral. Todas as tecnologias indígenas se transmitiram e se desenvolveram assim. E não foram poucas: por exemplo, foram os índios que domesticaram plantas silvestres e, muitas vezes, venenosas, criando o milho, a mandioca (ou macaxeira), o amendoim, as morangas e muitas outras mais (e também as desenvolveram muito; por exemplo, somente do milho criaram cerca de 250 variedades diferentes em toda a América).

D’ANGELIS, W. R. Histórias dos índios lá em casa: narrativas indígenas e tradição oral popular no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2012.

A escrita e a oralidade, nas diversas culturas, cumprem diferentes objetivos. O fragmento aponta que, nas sociedades indígenas brasileiras, a oralidade possibilitou



( a )

a conservação e a valorização dos grupos detentores de certos saberes.

( b )

a preservação e a transmissão dos saberes e da memória cultural dos povos.

( c )

a manutenção e a reprodução dos modelos estratificados de organização social.

( d )

a restrição e a limitação do conhecimento acumulado a determinadas comunidades.

( e )

o reconhecimento e a legitimação da importância da fala como meio de comunicação.

Questão 01 - Química - Interações atômicas e moleculares - Capítulo 2 - Ligação covalente - Exercícios - BY NC 3.0BR

Utilizando os elétrons da camada de valência, escreva a estrutura eletrônica ligando corretamente: 

a) 2 átomos de Br

b) 1 átomo de C e 4 átomos de F. 2 átomos de H e 1 átomo de S.

c) 1 átomo de N e 3 átomos de F.

Resposta:

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 4 - Empréstimos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Uma pessoa adquire um cartão de crédito com limite de R$ 2.000,00. Já na primeira fatura, ela gasta R$ 2.000,00, mas paga, apenas, R$ 1.200,00.

Na fatura seguinte, recebe este aviso:

Valor devido referente ao crédito rotativo: R$ 1.200,00

Qual é a taxa de juros do crédito rotativo praticada pela operadora do cartão de crédito?

Resposta:

50% ao mês.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 3 - Calculando a velocidade da luz - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

As figuras 1 e 2 representam a mesma corda de um instrumento musical percutida pelo músico e vibrando em situação estacionária.

De uma figura para outra, não houve variação na tensão da corda. Assim, é correto afirmar que, da figura 1 para a figura 2, ocorreu



( a )

um aumento na velocidade de propagação das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.

( b )

um aumento no período de vibração das ondas na corda, mas uma diminuição na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.

( c )

uma diminuição na frequência de vibração das ondas formadas na corda, sendo mantida a frequência de vibração do som emitido pelo instrumento.

( d )

uma diminuição no período de vibração das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.

( e )

um aumento na frequência de vibração das ondas formadas na corda, sendo mantida a velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Capítulo 2 - Gêneros textuais - Exercícios - BY NC 3.0BR

ENEM

Filha do compositor Paulo Leminski lança disco com suas canções

“Leminskanções” dá novos arranjos a 24 composições do poeta

Frequentemente, a cantora e compositora Estrela Ruiz é questionada sobre a influência da poesia de seu pai, Paulo Leminski, na música que ela produz. “A minha infância foi música, música, música”, responde veementemente, lembrando que, antes de poeta, Leminski era compositor.

Estrela frisa a faceta musical do pai em Leminskanções. Duplo, o álbum soma Essa noite vai ter sol, com 13 composições assinadas apenas por Leminski, e Se nem for terra, se transformar, que tem 11 parcerias com nomes como sua mulher, Alice Ruiz, com quem compôs uma única faixa, Itamar Assumpção e Moraes Moreira.

BOMFIM, M. Disponível em: Acesso em: 22 ago. 2014 (adaptado).

Os gêneros textuais são caracterizados por meio de seus recursos expressivos e suas intenções comunicativas. Esse texto enquadra-se no gênero



( a )

biografia, por fazer referência à vida da artista.

( b )

relato, por trazer o depoimento da filha do artista.

( c )

notícia, por informar ao leitor sobre o lançamento do disco.

( d )

resenha, por apresentar as características do disco.

( e )

reportagem, por abordar peculiaridades sobre a vida da artista.

Questão 01 - Física - Cinemática - Capítulo 1 - Conceitos iniciais de Cinemática - Exercícios - BY NC 3.0BR

O estado de São Paulo possui 645 municípios, com variadas opções de turismo. Um destino bastante apreciado é a cidade de Holambra (composição das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil, devida a sua arquitetura e sua gastronomia inspiradas na cultura holandesa), localizada a 135 quilômetros da cidade de São Paulo. Holambra também é famosa pelo cultivo das mais variadas espécies de flores.

Se você não conhece com detalhes o estado de São Paulo, é muito difícil localizar a cidade de Holambra no mapa.

a) Qual seria a primeira informação de que você teria de dispor para localizar Holambra?

b) Quais seriam as próximas informações que você deveria obter para localizar a cidade de Holambra?

Resposta:

a) A localização da cidade de São Paulo.

b) A escala do mapa, a fim de determinar a distância de 135 km. Além disso, a direção, a partir da cidade de São Paulo, em que se localiza Holambra.

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 5 - Projeto de criação – Intervenção e exposição no espaço escolar e urbano - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

Veja a obra Batuque, de Johann Moritz Rugendas, para responder à questão:

A partir da leitura da imagem e do título da obra é possível afirmar que:



( a )

A obra de Rugendas valoriza as manifestações culturais afro-brasileiras vinculadas à religião e às manifestações artísticas. 

( b )

A obra de Rugendas faz uma crítica à música dançada nos terreiros das religiões de matriz africana. 

( c )

A obra de Rugendas reproduz a ideia convencional de convivência pacífica entre brancos, negros e indígenas. 

( d )

A obra de Rugendas pertence ao conjunto de obras afro-brasileiras, embora tematize uma manifestação artística de origem europeia. 

( e )

A obra de Rugendas, pelo movimento das figuras representadas, valoriza expressões culturais como a congada e a marujada.

Resposta:

A resposta adequada à questão está na letra “a”, pois, além de o título indicar o batuque como assunto da obra, a imagem apresenta movimentos coreográficos associados ao samba. Não há nenhum elemento formal no quadro que indicie algum tipo de crítica, tampouco há pessoas brancas figuradas na obra. Assim também não há referências à cultura europeia e mesmo a outras manifestações culturais que não sejam o próprio batuque. 

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 7 - Economia verde - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Com base em seus conhecimentos e no texto abaixo, responda às questões a seguir.

A economia verde tem o potencial de gerar milhões de empregos na América Latina e no Caribe e diminuir os custos trabalhistas derivados dos problemas ambientais modernos, como as mudanças climáticas, a sobre-exploração de recursos naturais e a poluição dos ecossistemas. A conclusão consta do mais novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) […].

QUEIROZ, Augusto. Economia verde pode gerar milhões de empregos na América Latina. Agência Brasil, 22 maio 2019. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2020.

Resposta:

a) Economia verde pode ser definida como práticas econômicas que resultam em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo que diminui expressivamente os danos ambientais e a escassez ecológica, viabilizando a sustentabilidade no século XXI. Fundamenta-se em três princípios básicos: eficiência no uso de recursos, baixa emissão de carbono e busca pela inclusão social.

b) No que se refere às práticas cotidianas de consumo, no contexto da economia verde, destacam-se:

• maior utilização do transporte coletivo para reduzir as emissões de gases poluentes;

• consumo de cultivos agrícolas de origem orgânica;

• crescimento do uso de energias limpas e renováveis;

• separação dos resíduos sólidos que podem ser reciclados do lixo orgânico;

• utilização adequada da água.

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 5 - Preços - Atividade complementar - BY NC 3.0BR

Neste Módulo, você estudou a importância de comparar preços e os fatores que devem ser considerados nessa comparação, como o frete. Agora, escolha um produto e faça uma pesquisa em, pelo menos, quatro lojas diferentes. Para isso, escolha uma loja física e três lojas digitais de sua preferência e, em seguida, indique qual loja foi mais vantajosa. Lembre-se de considerar os custos de transporte.

Se considerar oportuno, utilize uma planilha eletrônica para a resolução.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 5 - Pegada de carbono - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Este mapa representa a pegada de carbono de 13 mil cidades do mundo com base em dados nacionais sobre as emissões, os perfis dos consumidores urbanos e rurais, a população e a renda das cidades. Observe.

A partir da observação do mapa e de acordo com seus conhecimentos, responda.

Resposta:

a) As regiões com maior pegada de carbono são: América do Norte, Europa Ocidental e Leste Asiático

b) As diferenças estão relacionadas com o grau de desenvolvimento socioeconômico de um país ou uma região. Nas áreas em que a pegada de carbono é elevada, como na América do Norte, na Europa Ocidental e no Leste Asiático, há diversidade de atividades econômicas, especialmente indústrias, maior nível de consumo, demanda energética e uso de automóveis, o que justifica a elevada emissão de CO2. Já as regiões onde a pegada de carbono é menor, como na África ou na América Latina, o menor desenvolvimento socioeconômico resulta em uma pegada inferior quando comparada à das regiões mais ricas do planeta. É importante ressaltar que, mesmo nas regiões de menor pegada de carbono, há cidades como Johannesburgo (África do Sul) e São Paulo (Brasil) que têm elevada pegada de carbono.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 6 - Raios sobem ou descem? - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Em células humanas, a concentração de íons positivos de sódio (Na+) é menor no meio intracelular do que no meio extracelular, ocorrendo o inverso com a concentração de íons positivos de potássio (K+). Moléculas de proteína existentes na membrana celular promovem o transporte ativo de íons de sódio para o exterior e de íons de potássio para o interior da célula. Esse mecanismo é denominado bomba de sódio-potássio. Uma molécula de proteína remove da célula três íons de Na+ para cada dois de K+ que ela transporta para o seu interior. Esse transporte ativo contrabalança processos passivos, como a difusão, e mantém as concentrações intracelulares de Na+ e de K+ em níveis adequados. Com base nessas informações, determine

Resposta:

a) R =  

b) E = 107 V/m

Questão 01 - História - Capítulo 8 - Baixa Idade Média: Cruzadas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) Leia o texto a seguir.

A Cruzada foi fonte de enormes infelicidades, desde a própria época: a tomada de Jerusalém, em 1099, o saque de Constantinopla em 1204 são páginas vergonhosas da história do Ocidente Cristão [...]. É claro que a Cruzada foi muito importante para a identidade da cristandade: um tal projeto une uma comunidade, dá-lhe uma unidade.

LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 101–102.

Quando, no século XI, o papa Urbano II convocou a Primeira Grande Cruzada ao Oriente, usou como justificativa para tamanha movimentação de tropas e recursos o projeto de



( a )

reafirmar a universalidade da fé católica, ameaçada pelas conversões em massa dos cristãos do Oriente ao islamismo. 

( b )

reunificar os Impérios Romano do Oriente e do Ocidente, separados desde o Édito de Tessalônica de 395.

( c )

retomar a posse de reinos cristãos ibéricos ocupados por muçulmanos, num projeto militar chamado de Reconquista. 

( d )

defender os cristãos do Oriente e a retomada dos "lugares santos" que estavam em posse dos muçulmanos.

( e )

punir os cavaleiros cristãos que desobedeciam a Paz e a Trégua de Deus, enviando-os em missão suicida ao Oriente.

Questão 01 - História - Capítulo 7 - Idade Média: a experiência do feudalismo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Famema-SP)

O problema das “origens” do feudalismo gerou inúmeras polêmicas sobre o fim do Império Romano no Ocidente (século V) e o surgimento das instituições feudais. Comumente, aceita-se a tese da junção de formas sociais romanas e germânicas que, justapostas, engendrariam as bases da sociedade feudal.

Outros historiadores têm procurado ver na própria crise interna do império, particularmente a partir do século III, as causas da decadência romana e sua fragilidade em face dos bárbaros.

Francisco C. T. da Silva. Sociedade feudal, 1982. Adaptado.

As origens do sistema feudal podem ser encontradas



( a )

no declínio da escravidão no Império Romano, o que originou nova forma de trabalho, e na noção de fidelidade pessoal dos germanos. 

( b )

no fracasso da reforma agrária no Império Romano, o que intensificou as guerras civis, e na concepção de poder divino dos germanos.

( c )

na assimilação dos povos dominados, que se tornaram plenos cidadãos romanos, e na ideia de propriedade privada dos germanos. 

( d )

no fortalecimento da autoridade imperial, que se sobrepôs ao Senado romano, e na tradição das leis escritas dos povos germânicos.

( e )

na crise dos minifúndios romanos, o que gerou intenso êxodo rural, e nas relações escravistas típicas das comunidades germânicas.

Questão 01 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 3 - Mineração, barragens e danos socioambientais - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Em 05 de novembro de 2017 completaram-se dois anos do pior acidente da história da mineração brasileira, ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, tendo como causa o rompimento da barragem do Fundão, controlada pela mineradora Samarco. O acidente acabou por liberar 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração dentre os quais podem ser encontrados óxido de ferro, água e lama.

Sobre esse desastre ecológico, pode-se afirmar que



( a )

a lama liberada, uma vez seca, forma uma espécie de pavimentação que impede o crescimento e o estabelecimento de novas espécies no local. 

( b )

a cobertura de lama é rica em matéria orgânica, alterando o pH do solo, o que possibilita maior rapidez no processo de sucessão ecológica para repovoamento específico no local.

( c )

a grande mortandade de peixes observada no Rio Doce deve-se ao óxido de ferro, um composto molecular que se deposita nas guelras, causando asfixia. 

( d )

os rejeitos liberados continham metais de transição, como ferro e silício.

Resposta:

As questões 1 a 5 são recomendadas para a primeira aula deste módulo; as questões 6 a 10 para a segunda aula.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 4 - Identidade - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e assinale a alternativa correta.



( a )

A propaganda associa a permanência de Pinochet no poder aos valores da unidade familiar cristã, símbolo da defesa da nação chilena.

( b )

A propaganda reflete os valores progressistas chilenos, uma vez que a continuidade de Pinochet no poder representaria o aprofundamento do neoliberalismo.

( c )

A Igreja Católica chilena sempre se posicionou contra o governo de Pinochet, por isso os católicos não aprovaram a propaganda.

( d )

A imagem mostra que, a fim de continuar no governo, Pinochet decidiu acabar com a ditadura e condenar os torturadores.

( e )

A propaganda mostra que Pinochet pôde se manter no poder graças à repressão realizada sobre os grupos de oposição.

Resposta:

Alternativa a: a propaganda busca associar a identidade cultural cristã conservadora à imagem do ditador como defensor da unidade familiar tradicional.

Questão 01 - Matemática - Estatística e proporcionalidade - Capítulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - BY NC 3.0BR

ENEM - Ao acessar uma página da internet, que trata da pesquisa de assuntos de interesse juvenil, encontramos a figura:

Sabe-se que nesse tipo de comunicação visual, comum em páginas da internet, o tamanho das letras está diretamente associado ao número de vezes que o assunto ou termo foi pesquisado ou lido naquela página. Dessa forma, quanto maior o tamanho das letras de cada palavra, maior será o número de vezes que esse tema foi pesquisado.

De acordo com a figura, quais são, em ordem decrescente, os três assuntos que mais interessaram às pessoas que acessaram a página citada?



( a )

HQ, FÉ, PAZ. 

( b )

MANGÁS, FÉ, LIVROS. 

( c )

MÚSICA, BALADAS, AMOR.

( d )

AMOR, MÚSICA, BALADAS. 

( e )

AMOR, BALADAS, MÚSICA.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 6 - Museus - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Explique como a Revolução Francesa possibilitou a ampliação daquilo que seria originalmente o acervo do museu.

Resposta:

Por meio dos ataques contra as instituições religiosas e dos saques feitos sobre as residências da nobreza emigrada, os revolucionários saquearam incontáveis peças de enorme valor artístico e patrimonial. Dessa forma, essas expropriações fizeram com que o acervo (originalmente composto apenas por peças que já estivessem sob propriedade da monarquia) passasse a incluir objetos obtidos em meio à violência revolucionária.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas