Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Veja a imagem abaixo para responder ao que se pede.
a) A obra de Jaider Esbell é composta pelo contraste de linhas brancas sobre o fundo preto. Dividida em três partes, e obra dá figuração a) em primeiro plano e no canto inferior esquerdo ao espaço urbano, em que se podem ver prédios, seguidos de torres de energia elétrica; b) num segundo plano (próximo do primeiro) na parte inferior direita, ao espaço da natureza, destruída pelas relações com a cidade do primeiro plano; c) e na parte superior, como que pairando sobre a relação estabelecida entre os dois espaços, fora dos planos e da perspectiva, a palavra “progresso”. A divisão entre as três partes é estabelecida pela representação de dutos de uma usina (provavelmente hidrelétrica).
b) Uma possível hipótese interpretativa pode ser: o contraste entre preto e branco sugerem a ausência de vida das cores da natureza. Essa ausência pode ser fruto da relação que ganha figuração na obra entre o processo de desenvolvimento vindo da cidade e suas consequências na natureza. Assim, a obra realiza uma crítica à ideia de progresso, geralmente vinculada aos processos de modernização e expansão dos centros urbanos.
c) Resposta pessoal.
O bioma Mata Atlântica é um dos mais diversos do planeta, sendo classificado como um hotspot. Acredita-se que uma das causas para a variedade de espécies esteja relacionada com sua antiga interligação com o bioma Amazônico, mas após a separação desses ambientes as espécies teriam apresentado histórias evolutivas independentes. Tal evento natural, associado com características da Mata Atlântica – grande umidade, solo fértil e altas temperaturas –, favoreceram o surgimento de novas espécies. No entanto, este é também um dos biomas mais ameaçados atualmente. Dados mostram que 92% de sua extensão original no território brasileiro foi desmatada. Um dos fatores que levaram a isso foi a dinâmica de ocupação territorial no país, com 70% da população vivendo em regiões que eram ocupadas pela Mata Atlântica, como mostrado nos mapas abaixo.
Hotspot: em Ecologia, o termo refere-se a áreas de florestas tropicais que abrigam uma grande concentração de espécies, com alto grau de endemismo e que estão sob ameaça.
Discuta os fatores que podem explicar a maior perda de hábitats da Mata Atlântica quando comparado a biomas remotos, como desertos e regiões polares.
As principais causas da degradação da Mata Atlântica estão relacionadas com a expansão das atividades humanas.
O solo fértil, as temperaturas amenas e a proximidade da costa e de águas fluviais favorecem o estabelecimento de atividades agrícolas e a expansão de áreas urbanas sobre este hábitat.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir.
O que se torna visível nas fotografias da Comuna é muito mais do que a identidade daqueles sujeitos. No campo da formação das subjetividades, entende-se que a identidade coletiva se estabelece no plano do discurso. Ao expor a classe trabalhadora, as fotografias da Comuna trazem consigo os elementos culturais que os definem enquanto sujeitos. Forjada num processo de embate político, as imagens da Comuna de Paris trazem também os elementos antagônicos do conflito. Como toda identidade, a classe trabalhadora não se define apenas a partir de seus elementos próprios, ela é construída num processo de diferenças, no caso, a oposição diante da cultura da elite burguesa. Em muitas das fotografias da Comuna esses novos sujeitos se apresentam sob os símbolos que demarcam o poder do Estado burguês.
CLAUDINO, Walfrido Cabral. Fotografia e movimentos sociais: políticas de visibilidade na cena contemporânea. Londrina. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, p. 104. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestradocomunicacao/wp-content/uploads/ CLAUDINO-Walfrido-C.-Fotografia-e-Movimentos-Sociais.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
Uma das novidades relacionadas com a Segunda Revolução Industrial foi que as revoluções passaram a ser registradas também através de máquinas fotográficas. Nesse processo:
Nas fotografias da Comuna de Paris, os trabalhadores tentavam se vestir com a indumentária típica da burguesia, pois a fotografia era um recurso das elites.
As imagens tentavam construir uma identidade harmônica entre as classes sociais, impedindo a plena compreensão a política da época a partir das fotos.
A disseminação das fotografias de monumentos depredados possuía como principal função denunciar a violência dos rebeldes e legitimar a repressão.
Além de funcionar como registros de evidências históricas, as fotografias do século XIX também construíram identidades e moldaram subjetividades.
Tanto como evidência histórica quanto como instrumento de luta política, a fotografia foi o principal meio na propagação das ideias revolucionárias.
Alternativa d: As fotografias criaram discursos que foram utilizados na formação das identidades coletivas, sendo um fator fundamental na identidade da classe trabalhadora no século XIX.
Leia o texto.
Espaço Schengen aboliu 26 fronteiras
[...] O acordo foi assinado em 1985 por cinco países fundadores da União Europeia (UE) – Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Luxemburgo – na localidade luxemburguesa de Schengen, próxima do ponto em que se cruzam as fronteiras de França, Alemanha e Luxemburgo.
A sua aplicação começou em 1995 em sete países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha.
Seguiram-se Itália e Áustria, em 1997, Grécia, em 2000, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, em 2001 e, após o alargamento da UE de 2004, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. A Suíça entrou em 2008 e o Liechtenstein, em 2011.
Cinco países da UE não integram Schengen: Reino Unido e Irlanda, por opção própria, Romênia, Bulgária, Croácia e Chipre, que aguardam “luz verde” de Bruxelas.
[...]
ESPAÇO Schengen aboliu 26 fronteiras. Diário de Notícias, 28 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019.
O Espaço Schengen é um importantíssimo mecanismo dentro do princípio de formação da União Europeia. Explique o que é esse espaço.
O Espaço Schengen é uma zona de livre circulação de pessoas entre os países signatários do acordo. Grande parte deles integra a União Europeia.
Assinale a alternativa que cita as principais fontes energéticas europeias.
Nuclear, carvão mineral, biocombustíveis.
Petróleo, solar, gás natural.
Nuclear, petróleo, geotérmica.
Gás natural, biocombustíveis, hidreletricidade.
Petróleo, hidreletricidade, carvão mineral.
Principais destaques na produção energética europeia: energia nuclear, biocombustíveis e carvão mineral. As três têm os maiores percentuais na matriz energética europeia.
Explique de que maneira a União Europeia busca manter a estabilidade do bloco.
A União Europeia coordena políticas econômicas e financeiras visando garantir uma atuação em parceria com os países-membros, principalmente com aqueles envolvidos em crises econômicas.
Se a equação 3x2 - 5x + c = 0 admite o número 2 como raiz, então o valor de c é igual a:
26
-22
-2
6
1
Substituindo o valor da raiz dada na equação, obtemos:
3 · 22 - 5 · 2 + c = 0
12 - 10 + c = 0
c = 10 - 12 = -2
Portanto, alternativa c.
Como já vimos em Ciências, a Lua é um satélite natural que orbita o planeta Terra. Esse movimento só é possível por causa da gravidade, que é responsável por gerar forças que atuam tanto na Terra como na Lua, interligando-as, como se uma estivesse puxando a outra.
Para calcular a força gravitacional entre dois corpos, utilizamos a lei da gravitação universal, expressa por F = , em que: F representa a força gravitacional entre os corpos; G é a constante gravitacional universal; M é a massa do primeiro corpo; m é a massa do segundo corpo; e d é a distância entre eles.
Sabendo que G = 6,7 · 10-11 Nm2/kg2, massa da Terra = 6,0 · 1024 kg, massa da Lua = 7,3 · 1022 kg e a distância Terra-Lua = 3,8 · 108 m, qual é o valor da força gravitacional entre a Terra e a Lua?
Um quintal tem o formato de um retângulo tal que a medida de um de seus lados é o triplo da medida do outro, e seu perímetro, em metros, é numericamente igual à sua área, em metros quadrados. Nesse caso, quanto mede o maior lado do quintal?
3 m
4 m
6 m
8 m
18 m
Considerando:
Medidas dos lados do retângulo que representa o quintal: x e 3x
Perímetro: P = 3x + 3x + x + x = 8x
Área: A = 3x · x = 3x2
Fazendo A = P, temos:
3x2 = 8x
x = 0 (não convém) ou x =
Maior lado: 3x = 3 · = 8 m.
Um engenheiro trabalha em um projeto no qual há dois recintos de bases quadradas que são adjacentes a um corredor de 10 metros de comprimento, como ilustra a figura abaixo. Por descuido, o engenheiro se esqueceu de anotar as medidas dos lados desses recintos, mas sabe que um deles tem 20 metros quadrados de área a mais que o outro. Quanto mede o lado do menor recinto?
Resolução
Vamos chamar de S a área do menor recinto. Desse modo, de acordo com os dados do enunciado e considerando que é possível calcular a medida do lado de um quadrado obtendo a raiz quadrada de sua área, podemos escrever a seguinte equação:
Ao elevar ambos os membros da equação ao quadrado, obtemos:
S + 20 = 100 - 20 + S ⇒ 20 = 80 ⇒ = 4
Portanto, S = 16.
(De fato, é uma sentença verdadeira.)
Sendo x a medida do lado do recinto menor, então x2 = 16 ⇒ x = 4 (pois apenas o resultado positivo convém). Portanto, o lado do menor recinto mede 4 metros.
O produto das raízes positivas da equação x4 - 11x2 + 18 = 0 vale:
Leia a notícia a seguir.
Inovação reduz efeitos das mudanças climáticas
[...] Para minimizar os danos das mudanças climáticas, a biotecnologia tem se dedicado ao desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas resistentes a estresses abióticos, como a salinidade e a falta de água. O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) reuniu alguns dos mais promissores trabalhos de engenharia genética que podem contribuir para a preservação desse precioso recurso.
Uma das estratégias usadas pelos pesquisadores é identificar genes que possam ser utilizados para aumentar a eficiência do uso da água em plantas.
É exatamente o caso do Ripe (do inglês Realizing Increased Photosynthetic Efficiency for sustainable increases in crop yield), grupo que tem como objetivo melhorar a eficiência da fotossíntese para incrementar o rendimento de culturas agrícolas por meio da engenharia genética.
Fundado em 2012, o Ripe já conseguiu ampliar a capacidade fotossintética de plantas, resultando em uma produtividade 15% maior. O próximo passo é reunir em uma só planta o avanço já conquistado com a capacidade de economia de água.
Isso seria feito por meio da manipulação do gene responsável pela produção da proteína PsbS, que provoca o fechamento dos estômatos – poros microscópicos que controlam a entrada e saída de gases nas folhas das plantas.
São esses órgãos que permitem a entrada do dióxido de carbono [gás carbônico], utilizado como combustível para a fotossíntese e a evaporação da água. Controlar geneticamente o fechamento dos estômatos poderia diminuir a perda de água da planta.
No Brasil, a preservação da água também é uma preocupação dos pesquisadores. Algumas instituições já apresentam resultados promissores, a exemplo do Instituto Agronômico (IAC), que identificou uma série de genes que podem ser usados no desenvolvimento de plantas transgênicas com resistência à seca. Já há resultados com canas-de-açúcar.
Outro bom exemplo de aplicação desta tecnologia vem da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou um gene do café que confere resistência à seca. Em uma planta modelo, os resultados foram animadores. O próximo passo é inserir e testar esse gene em plantas de interesse agronômico como soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, arroz e algodão.
Na Embrapa Soja, em colaboração com o Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas), os esforços resultaram em uma soja geneticamente modificada com resistência à seca [Figura 15]. Testes de campo apontam que a produtividade da soja transgênica aumentou cerca de 13% quando comparada a uma variedade não modificada. Apesar disso, ainda são necessários mais testes para a planta chegar ao mercado. [...]
INOVAÇÃO reduz efeitos das mudanças climáticas. Diário do Comércio. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2019.
Com base na leitura do texto, converse com o professor e os colegas sobre a importância da Genética para o desenvolvimento da agricultura.
Espera-se que os alunos reconheçam a aplicabilidade da Genética na identificação de genes e no desenvolvimento de espécies vegetais com características favoráveis economicamente, como resistência à seca e a pragas, cor, sabor, tamanho, etc., e vejam nessa técnica uma possibilidade de introdução do plantio em regiões com escassez de água. Comente com eles as pesquisas que buscam desenvolver variedades de plantas com maior valor nutritivo e as implicações que os transgênicos podem trazer para a agricultura. É possível desenvolver a Competência específica 1 de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular, relacionada à compreensão das Ciências da Natureza como empreendimento humano.
Ricardo e Vitória estão participando de um jogo de tabuleiro. Para que Ricardo vença na próxima rodada, ele precisa jogar dois dados simultaneamente e obter soma igual a 10 entre as duas faces voltadas para cima. Qual é a probabilidade de isso ocorrer? A partir do resultado obtido, é possível afirmar que Ricardo vencerá ou não vencerá a partida na próxima rodada?
Resolução
Com base no princípio multiplicativo, o número de elementos do espaço amostral é:
n(S) = 6 · 6 = 36
O evento que vamos analisar é a soma das faces dos dois dados lançados ser igual a 10:
E = {(4,6); (5,5); (6,4)}
Portanto, o número de elementos desse evento é:
n(E) = 3
Assim, a probabilidade de esse evento ocorrer é:
Pelo resultado obtido, não podemos afirmar com certeza que Ricardo vencerá ou perderá a partida na próxima rodada, mas podemos afirmar que as chances de ele vencer são poucas, pois são menores que 10%.
A cor da porção suculenta do caju (pseudofruto) é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona a cor amarela, e o alelo dominante, a cor vermelha. Qual é a porcentagem esperada para a coloração dos pseudofrutos dos cajueiros resultantes de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
50% de cajus vermelhos e 50% de cajus amarelos.
25% de cajus vermelhos e 75% de cajus amarelos.
75% de cajus vermelhos e 25% de cajus amarelos.
100% de cajus vermelhos.
100% de cajus amarelos.
Qual é a importância do projeto Genoma Humano para a Genética molecular?
O projeto Genoma Humano foi responsável pelo sequenciamento completo de nosso DNA. Esses dados promoveram avanços nos estudos genéticos, permitindo reconhecer a sequência de um gene e auxiliar no diagnóstico de doenças e identificação de mutações.
Após a Guerra Fria, o fim da antiga União Soviética possibilitou a expansão do capitalismo no Leste europeu. Acerca disso, é possível afirmar que
a expansão de corporações capitalistas possibilitou que cada indivíduo do Leste europeu consumisse as melhores marcas do mundo.
governantes da antiga União Soviética adotaram medidas xenófobas, impedindo que empresas capitalistas se instalassem nos novos países.
a hegemonia de padrões culturais capitalistas no mundo contemporâneo favoreceu a consolidação de corporações internacionais e padronizou hábitos de consumo e sociabilidades.
setores inteiros da Rússia se mobilizaram para impedir a entrada de empresas que ameaçassem prejudicar as origens da cultura russa.
a formação de novos hábitos culturais no contexto do neoliberalismo impediu o surgimento de movimentos xenófobos no Leste europeu.
Professor, os exercícios a seguir não necessariamente precisam ser feitos pelos estudantes em sala de aula, podendo ser orientados para que sejam resolvidos em outro momento. Porém, caso você avalie que algum deles seja adequado para uma discussão conjunta presencial, fique à vontade para utilizá-lo durante a sua aula.
(UEG-GO) Aproximadamente 60% das espécies de primatas do mundo, incluindo chimpanzés e orangotangos, correm risco de extinção, conforme apresentado a seguir.
Pesquisadores analisaram dados sobre o status de conservação das espécies em questão. Diferentes fatores podem justificar a velocidade de extinção dessas espécies, dentre eles:
transformação de fragmentos em áreas contínuas.
estabilidade no uso e ocupação do solo.
expansão das fronteiras agrícolas.
manutenção de áreas preservadas.
controle de natalidade das espécies.
Classifique cada número abaixo em número racional (R) ou número irracional (I).
a) ( ) 4,25
b) ( ) 1 3
c) ( )
d) ( ) 7,171771777...
e) ( )
f) ( ) 8,434343...
g) ( ) -76
h) ( ) –
i) ( ) 2 + π
j) ( ) 7,3333333...
k) ( )
a) R
b) R
c) R
d) I
e) I
f) R
g) R
h) I
i) I
j) R
k) R
Nos últimos anos, a Europa vem investindo em novas fontes energéticas em razão das demandas mundiais. Separem-se em seis grupos, pesquisem as novas fontes energéticas nas quais o continente europeu investe e identifiquem os principais países que exploram esse setor.
O espaço europeu é marcado pelo alto desenvolvimento das indústrias instaladas no continente, que é referência na produção mundial e um importante polo produtor e difusor de produtos industriais. Explique as principais características do espaço industrial europeu e sua relação com o desenvolvimento tecnológico.
A indústria europeia é caracterizada pela alta mecanização da produção. O incremento da robotização tem gerado um aumento expressivo da produtividade e dos lucros das empresas. As fábricas atuais possuem menor número de funcionários, consomem menos energia e apresentam alto desempenho no processo de produção.
Uma das características de muitas cidades europeias é o elevado desenvolvimento econômico. Explique os fatores que justificam essa situação.
O estabelecimento de indústrias de ponta e de um setor terciário moderno.
Com a ajuda de uma calculadora, determine entre quais números inteiros e consecutivos cada número real abaixo se encontra.
a)
b) -
c)
d) 5 - 4π
a) Entre 3 e 4.
b) Entre –5 e –4.
c) Entre 1 e 2.
d) Entre –6 e –5.
Marcela quer colocar uma tela de 6 m2 na janela da sala de seu apartamento para evitar que seu gato de estimação fuja. As dimensões da tela estão expressas, em metro, na figura abaixo.
Nessas condições, determine:
a) a medida x;
b) as dimensões da tela.
Como a área da tela é igual a 6 m2 , podemos escrever a seguinte equação, que fornece a medida x:
Como x representa uma medida, o valor negativo não convém. Portanto, x = 4 m.
b) Usando o valor obtido no item anterior, concluímos que as dimensões da tela são 3 m e 2 m.
O técnico da escola de handebol Gol de Placa fez um levantamento da estatura, em centímetro, de 40 atletas e tabulou os dados.
A partir desses dados, construa uma tabela de distribuição de frequência e um histograma. Depois, responda à questão: Em que faixa de altura encontra-se a maior parte dessas atletas?
Observando a tabela de frequência e o histograma, nota-se que a maior parte dessas atletas tem entre 1,58 m e 1,62 m de altura.
Sendo U = ℝ, resolva as seguintes equações biquadradas:
a) x4 - 26x2 + 25 = 0
b) x2 + = 26, para x ≠ 0
c) x4 - 46x2 - 96 = 0
d) 2x4 + 7x2 + 3 = 0
e) -80 + 5x4 = 0
f) -100x2 + 4x4 = 0
g) -5x4 = 0
h) 6 + = -x2, para x ≠ 0
Considerando x2 = y em todos itens, temos:
Durante 30 dias, o radar de um cruzamento de duas grandes avenidas recolheu os dados do último algarismo da placa dos carros. O gráfico de colunas a seguir mostra, para cada algarismo, o percentual da quantidade de carros aferida.
Represente as informações acima usando o gráfico de setores.
O quadro abaixo representa as notas, com seus respectivos pesos, obtidas por um aluno nos quatro bimestres.
Se o aluno foi aprovado com média anual final igual a 7,0 (sete), a nota obtida por esse aluno na prova do 1º bimestre foi:
5,3
5,9
6,2
6,7
7,0
Considerando que x é a nota do primeiro bimestre, podemos escrever que:
Com os colegas, formem grupos de 4 ou 5 alunos, de acordo com as orientações do professor. Utilizem as informações do texto a seguir e registrem os valores de média, moda e mediana e façam um gráfico que represente os dados do rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente no Brasil e em cada Unidade da Federação. Se possível, com a ajuda do professor, utilizem uma planilha eletrônica para registrar esses valores.
O quadro abaixo se refere a uma prova aplicada a 200 alunos, distribuídos em 4 turmas: A, B, C e D.
Calcule a média aritmética simples das notas dessa prova.
A partir do quadro abaixo, podemos calcular a média aritmética simples das notas.
Existem algumas proteínas na superfície das hemácias que caracterizam o tipo sanguíneo segundo o sistema ABO. Qual é o nome dessa proteína?
A proteína presente na superfície da hemácia é chamada aglutinogênio.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas