Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Na aula de laboratório, a professora levou algumas amostras de sangue para tipagem sanguínea e realizou o seguinte experimento: pingou duas gotas de cada tipo de sangue em quatro placas. Em seguida, em cada placa, pingou soro anti-A em uma das gotas de sangue e soro anti-B na outra (Figura 20). Utilize essas informações para responder à questão.

Explique por que ocorreu aglutinação em algumas gotas de sangue quando o soro foi aplicado.

Resposta:

O soro possui aglutininas (anti-A ou anti-B) que, quando entram em contato com os aglutinogênios presentes nas hemácias das amostras de sangue, provocam aglutinação.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que é evolução?

Resposta:

No sentido biológico, evolução corresponde às modificações das espécies ao longo do tempo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

A vida como ela será

Transformações que o homem impôs ao ambiente vão determinar o jogo da evolução nos próximos milhões de anos. Eis o que a ciência diz sobre o futuro da vida sobre a terra.

Daqui a mais ou menos 1 bilhão de anos, a Terra não será mais habitável. No limite do seu material combustível, o Sol estará se expandindo. A elevação da temperatura no terceiro planeta do sistema solar tornará inviável a sobrevivência de qualquer criatura. Isso significa que a vida em nosso mundo já ultrapassou a meia-idade. Estamos – nós, seres vivos – mais perto do fim que do começo. No tempo que resta, que cara terá a vida sobre a Terra? Que espécies surgirão e quais estarão fadadas a desaparecer na trilha das mudanças evolucionárias? E por quanto tempo ainda viveremos – nós, seres humanos – para presenciar essas mudanças? 

Não há resposta segura para tais perguntas. Qualquer cientista criterioso dirá que projeções são quase impossíveis em um processo tão complexo como é a evolução. “É muito difícil fazer predições sobre o futuro evolucionário, porque o processo é multifatorial”, explica Francisco Salzano, professor de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ou seja, os seres vivos mudam segundo fatores intrínsecos (basicamente, ligados ao seu repertório genético) e extrínsecos (em especial, aqueles relacionados ao meio ambiente). Entre essas duas ordens de fatores, há muito lugar para acidentes imprevisíveis. É o caso, por exemplo, do meteoro que, segundo a hipótese mais aceita, acabou com o reinado dos dinossauros há 65 milhões de anos. 

Algumas tendências, no entanto, podem ser identificadas a partir do que vemos acontecer hoje. A principal força evolucionária em ação sobre o planeta atualmente é o ser humano. O homem extermina animais selvagens e cria cada vez mais gado. Devasta florestas inteiras e delimita reservas naturais. Sua habilidade tecnológica e cultural conquistou uma posição virtualmente absoluta sobre as demais espécies. Seus pouquíssimos inimigos naturais não são predadores, mas parasitas que precisam dele para sobreviver e se propagar – basta pensar no rato ou no vírus HIV.

Sobretudo, o ser humano tem colocado em prática uma das mais poderosas forças evolucionárias: a extinção. Nossa breve porém industriosa passagem pela Terra produziu uma lista extensa de perdedores e um seleto grupo de vencedores. [...]

A vida selvagem é a grande perdedora. Mesmo que consigamos conservar o pouco que restou de florestas e outros hábitats naturais – o que é muito improvável já que o crescimento populacional tende a exercer uma pressão cada vez maior sobre esses espaços –, em grande parte eles serão museus vivos, reunindo criaturas condenadas. A situação é ainda mais delicada para os animais de grande porte, que precisam de largos espaços para se propagar. 

[...]

Nós mesmos ainda estamos sujeitos à seleção natural? Estamos evoluindo? Muitos cientistas acreditam que a evolução humana já não se dá no terreno da biologia, mas da cultura, com regras muito diferentes. A medicina permitiu que indivíduos de constituição mais fraca e, em alguns casos, até mesmo portadores de doenças hereditárias possam viver e procriar, escapando assim da seleção natural que, no mundo selvagem, abrevia a linhagem dos geneticamente destituídos. 

A VIDA como ela será. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2019.

Glossário Antrópico: relativo às modificações provocadas pelo ser humano no ambiente.

Com base na leitura do texto, converse com o professor e os colegas sobre a importância dos processos evolutivos para a história da vida na Terra e como eles podem ser influenciados por ações antrópicas.

Resposta:

Professor, é importante lembrar que a seleção natural atuou desde o início e ao longo de toda a história da vida determinando quais formas eram mais aptas ao ambiente em que viviam e que, portanto, persistiriam, constituindo os ancestrais das formas de vida atuais. Enfatize que esse é um processo contínuo, que permanecerá ocorrendo ao longo dos próximos anos. Estimule o debate sobre a influência do ser humano no processo evolutivo da nossa e de outras espécies e como a extinção de espécies pode afetar a biodiversidade.  

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Soluções para problemas ambientais - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia a notícia a seguir.

Estudo faz revelação preocupante sobre o Acordo de Paris

[...]

É necessário um verdadeiro mutirão global para reduzir significativamente os gases de efeito estufa lançados todos os anos na atmosfera. Tentar frear o aquecimento global para que fique abaixo dos 2 °C preestabelecidos exige que cada um faça sua parte. Foi o mecanismo que a ONU escolheu para o Tratado de Paris: cada país colabora como pode. Só que uma pesquisa acaba de revelar que essa tática não está funcionando tão bem quanto se imaginava.

Para entrar no tratado internacional, cada país teve que criar sua versão do documento chamado oficialmente de NDC (Contribuições Determinadas em Nível Nacional). Eles nada mais são do que a formalização dos planos de ação climática em que os países se comprometem a reduzir suas emissões domésticas — e prestam contas sobre como pretendem fazer isso. Cada país tem liberdade para escolher sua própria estratégia.

O problema é que, [...] sem uma padronização clara definindo um denominador comum para as metas, fica difícil compará-las — ou mesmo identificar se não passam de pura enrolação. É o que demonstra um estudo [...] que aponta a falta de consistência e transparência em diversos planos de ação climática nacionais.

[...] Para entender o que estava errado, os cientistas categorizaram e padronizaram as tais NDCs. Vamos iniciar tomando como exemplo o caso de Rússia, Índia e Paquistão. Todos se comprometeram em reduzir suas emissões em um percentual determinado. Mas a Rússia usou como parâmetro as emissões de um ano-base do passado, enquanto a Índia definiu um critério atrelado ao PIB, e o Paquistão prometeu não lançar uma certa quantidade de carbono na atmosfera tomando como base um cenário “business as usual” [em que nada muda ao longo do tempo] [...].

As análises demonstraram que todos os três países tomados como “modelos” [...] irão aumentar substancialmente suas emissões até 2030. “Descobrimos que a América do Norte e a UE são as únicas regiões visando reduções absolutas nas emissões”, afirma [Lewis] King [autor principal do estudo]. “No Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, aumentos substanciais são esperados.”

Os autores da pesquisa [...] concluíram que o formato de NDC que produz os resultados mais eficientes é o comprometimento de redução absoluta com ano-alvo e ano-base. É aquilo a que se propôs o Brasil: nossa meta é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 2025 para 37% abaixo dos níveis de 2005. As outras três categorias citadas aumentam as emissões entre 29% e 53%.

[...]

OLIVEIRA, A. J. Estudo faz revelação preocupante sobre o Acordo de Paris. Superinteressante. Disponível em:  .  Acesso em: 13 set. 2019.

No que diz respeito à redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, ações individuais e coletivas são fundamentais para alcançar objetivos sustentáveis. Converse com os colegas e discutam: quais atitudes individuais podem colaborar com o cumprimento dos termos do Acordo de Paris? Qual é a importância desse tipo de pacto internacional? 

Resposta:

Professor, com esta atividade procure desenvolver a Competência geral 7 da BNCC, que trata da capacidade de argumentação e defesa de ideias que promovam a consciência ambiental e o consumo responsável. Comente que tratados internacionais como o Acordo de Paris contribuem para impulsionar setores, por exemplo, os de energias limpas, agricultura de baixo carbono e redução do desmatamento, facilitando o desenvolvimento de ações que visam reduzir emissões de gases para evitar as catástrofes climáticas que colocam em risco os ecossistemas e as próximas gerações de seres vivos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A vida surgiu na Terra há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Sugere-se que as primeiras formas de vida tenham sido organismos procarióticos unicelulares. Ao longo do tempo, esses organismos teriam incorporado DNA e outros organismos, como bactérias, que deram origem a mitocôndrias e cloroplastos (Figura 33).

a)  Identifique e explique o processo que levou esses organismos primitivos a apresentar mitocôndrias e cloroplastos no interior das células eucarióticas.

b) Qual dos organismos apresentados tem maior probabilidade de ser ancestral dos animais atuais? Justifique.

Resposta:

a) O processo é a endossimbiose, no qual bactérias foram incorporadas por outros organismos unicelulares dando origem, posteriormente, às mitocôndrias e aos cloroplastos.

b) O organismo eucariótico A, pois os animais atuais têm células eucarióticas não fotossintetizantes, ou seja, que não possuem cloroplasto. A presença de mitocôndrias permitiu maior geração de energia por essas células, o que mais tarde possibilitou a formação de organismos pluricelulares.

O processo é a endossimbiose, em que seres unicelulares procarióticos, em algum momento, foram incorporados por outros organismos unicelulares e tornaram-se organelas celulares. Essa relação mutualística favoreceu a sobrevivência dos organismos e deu origem a diferentes mecanismos energéticos. 

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 2 - Movimentos da Terra - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFJF-MG)

Faça parte desta experiência.

Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande; a experiência deve ser realizada à noite.

Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.

Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.

Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p. 29.

Qual processo a experiência está representando?



( a )

Movimento de translação. 

( b )

Precessão do equinócio. 

( c )

Movimento de rotação. 

( d )

Pôr do sol. 

( e )

Estações do ano.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Aula 2 - Os dois níveis da leitura - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) O poema abaixo vem impresso na orelha do livro Psia, de Arnaldo Antunes.

Na orelha do livro, Antunes apresenta ao leitor seu processo de criação poética. É correto dizer que o autor se propõe a



( a )

revelar a primazia da comunicação oral sobre a escrita das palavras. 

( b )

discutir a flexão de gênero, que torna a palavra “psia” um substantivo. 

( c )

defender a conversão das palavras em coisas, mudando seu estatuto. 

( d )

explorar o poder de representação da interjeição exclamativa “psiu!”. 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 6 - Brasil: primeiros registros - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Udesc) O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação. Analise as proposições em relação a este período.

I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.

II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.

III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa —, e não a um referencial estético.

IV. As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos valores da cultura greco-latina.

V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra.

Assinale a alternativa correta. 



( a )

Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. 

( b )

Somente a afirmativa II é verdadeira. 

( c )

Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras. 

( d )

Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 4 e 5 - Renascimento e Camões - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

Jacó encontra-se com Raquel

Depois disse Labão a Jacó: Acaso, por seres meu parente, irás servir-me de graça? Dize-me, qual será o teu salário? Ora Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. Lia tinha olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante. Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel. Respondeu Labão: Melhor é que eu te dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo.

Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela. Reuniu, pois, Labão todos os homens do lugar, e deu um banquete. À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó. E coabitaram. [...]. Ao amanhecer, viu que era Lia, por isso disse Jacó a Labão: Que é isso que me fizeste? Não te servi por amor a Raquel? Por que, pois, me enganaste? Respondeu Labão: Não se faz assim em nossa terra, dar-se a mais nova antes da primogênita. Decorrida a semana desta, dar-te-emos também a outra, pelo trabalho de mais sete anos que ainda me servirás.

Concordou Jacó, e se passou a semana desta; então Labão lhe deu por mulher Raquel, sua filha. [...] E coabitaram. Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos.

Gênesis, 29: 15-30. Bíblia Sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1962.

Soneto 88

Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, Que a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se a não tivera merecida,

Começa de servir outros sete anos, Dizendo: — Mais servira, se não fora Pera tão longo amor, tão curta a vida!

CAMÕES. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1963. p. 298.

O racionalismo é uma das características mais frequentes da literatura clássica portuguesa. A logicidade do pensamento quinhentista repercutiu no rigor formal de seus escritores e no culto à expressão das “verdades eternas”, sem que isto implicasse tolhimento da liberdade imaginativa e poética. Com base nestas observações, releia os dois textos apresentados e:

a) aponte um procedimento literário de Camões que comprove o rigor formal do Classicismo.

b) indique o dado da passagem bíblica que, por ter sido omitido por Camões, revela a prática da liberdade poética e confere maior carga sentimental ao seu modo de focalizar o mesmo episódio.

Resposta:

a) O rigor formal do Classicismo é evidenciado na própria escolha da forma fixa do soneto, constituída de 14 versos decassílabos rimados.

b) O soneto não fornece ao leitor a informação de que Jacó pôde se casar com Raquel uma semana depois de “coabitado” com Lia.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Aula 1 - Fatores de textualidade - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. É fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada.

FERNANDES, M.; RANGEL, F. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: LePM, 2009.

A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a):



( a )

barulho excessivo produzido pelo ranger das cadeiras do teatro. 

( b )

indicação da neutralidade como a melhor opção ideológica naquele momento. 

( c )

constatação da censura em função do engajamento social do texto dramático. 

( d )

conotação entre o alinhamento político e a posição corporal dos espectadores. 

( e )

interrupção do espetáculo em virtude do comportamento inadequado do público.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 4 - Razão e proporção - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uerj) Admita que, em dezembro de 2014, uma filha tinha 20 anos e seu pai, 50. Em dezembro de 2024, a razão entre as idades da filha e do pai será de:



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 4 - Análises gráficas de movimento - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Um veículo A passa por um posto policial a uma velocidade constante acima do permitido no local. Pouco tempo depois, um policial em um veículo B parte em perseguição do veículo A. Os movimentos dos veículos são descritos nos gráficos da figura.

Tomando o posto policial como referência para estabelecer as posições dos veículos e utilizando as informações do gráfico, calcule:

a) a distância que separa o veículo B de A no instante t = 15,0 s.

b) o instante em que o veículo B alcança A.

Resposta:

a) Os deslocamentos dos veículos A e B entre os instantes t = 0 e t = 15 s podem ser obtidos, graficamente, como segue:

b) Em t = 15 s, a velocidade de B já é maior do que a velocidade de A, e B está 250 m à frente de A. Logo, o intervalo de tempo necessário para que B alcance A pode ser obtido, graficamente, pela diferença entre os deslocamentos de B e A:

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 7 e 8 - Movimento uniformemente variado - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Ken Block é um piloto de rally e de powerslide estadunidense que faz diversas manobras com carros de rally em áreas bastante inusitadas, como em um pátio de uma fábrica ou em regiões desérticas.

Em uma manobra, Ken breca bruscamente e inverte o sentido do movimento de seu carro. O gráfico a seguir descreve esse movimento.

A partir do gráfico:

a) qual o tipo de movimento realizado pelo carro do piloto?

b) determine a função horária dos espaços desse movimento.

c) determine a função horária das velocidades desse movimento.

d) construa o gráfico velocidade X tempo desse movimento.

Resposta:

a) Como o gráfico s X t é um arco de parábola, trata-se de um movimento uniformemente variado.

b) A partir do gráfico, t0 = 0 e s= 0. Para t = 5 s, s = 100 m, e para t = 10 s, s = 0. Substituindo na função horária dos espaços:

c) Substituindo as informações na função horária das velocidades: v = v0 + at ⇒ v = 40 - 8t Observação: Neste exercício é interessante fazer uma discussão sobre o movimento em si, que iniciou retardado, foi invertido e depois passou a ser acelerado no outro sentido, aproveitando para mostrar a relação dos gráficos. Feche a discussão concluindo que, se o movimento começar retardado e a aceleração não for alterada, haverá inversão no sentido do movimento, e que, se houver inversão no sentido do movimento, certamente o movimento começou retardado. Mostre o contraexemplo, escrevendo no rascunho da lousa um movimento que já inicia acelerado, com v0 e a com mesmos sinais, e comente que, nesse caso, não haverá inversão, pois o ponto material está cada vez mais rápido.

d) 

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 3 - Aceleração escalar média e instantânea: gráficos de movimento - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o corredor dos 100 metros rasos Usain Bolt venceu a prova com o tempo de 9 segundos e 81 centésimos de segundo. Um radar foi usado para medir a velocidade de cada atleta e os valores foram registrados em curtos intervalos de tempo, gerando gráficos de velocidade em função do tempo. O gráfico do vencedor é apresentado ao lado.

Considerando o gráfico de v versus t, responda aos itens a seguir.

a) Calcule a quantidade de metros que Bolt percorreu desde o instante 2,5 s até o instante 4,5 s, trecho no qual a velocidade pode ser considerada aproximadamente constante.

b) Calcule o valor aproximado da aceleração de Usain Bolt nos instantes finais da prova, ou seja, a partir de 9 s.

Resposta:

a) Considerando que a velocidade escalar seja aproximadamente constante (v = 37,5 km/h = 10,4 m/s) no intervalo de tempo considerado, pode-se obter o deslocamento de Usain Bolt nesse mesmo intervalo de tempo como segue:

Δs = v . Δt = 10,4 . (4,5 - 2,5) ∴ Δs = 20,8 m

b) Utilizando a definição de aceleração escalar média:

 

NOTA DA TUTORIA: No gabarito original do vestibular, é colocado que -15/3,6 dá aproximadamente -4,1, porém o valor exato seria -4,1666... que pelas regras de aproximação deveria ser aproximado para -4,2. Não podemos alterar o gabarito, mas podemos orientar os alunos sobre este problema.

Além disso, na letra A, o vestibular aceitou estimativas da velocidade desde 36 km/h até 39 km/h.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aula 8 - Identificação de simetrias I - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Famerp) A figura, feita em escala, indica um painel formado por sete retângulos amarelos idênticos e dois retângulos azuis idênticos. Cada retângulo azul tem dimensões x e y, ambas em metros.

Na situação descrita, x - y é igual a



( a )

2,5 m. 

( b )

4 m.

( c )

3,5 m.

( d )

3 m.

( e )

2 m.

Resposta:

Sendo a e b as medidas do menor e do maior lado do retângulo amarelo, respectivamente, tem-se:

3a = 15 ∴ a = 5

b + 1 = 2a ∴ b = 9

Com isso, pela base do painel,

x + 2a + b = 26 ∴ x = 7

E, pela altura do painel,

2y + b = 15 ∴ y = 3

Logo, x - y = 7 - 3 = 4.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Em seu livro A origem das espécies, Darwin também cita o processo de seleção artificial, também conhecido como reprodução seletiva. Esse processo é utilizado há muito tempo por agricultores e criadores de animais, que induzem cruzamentos entre indivíduos específicos para selecionar características de interesse comercial.

Veja, a seguir, alguns exemplos de como a interferência humana contribuiu para a seleção artificial de algumas espécies (Figura 22):

Com base nos exemplos apresentados, converse com os colegas e o professor sobre os benefícios e prejuízos causados pela seleção artificial. Se necessário, pesquise outros exemplos dessa técnica em livros e na internet.

Resposta:

Professor, espera-se que os alunos reconheçam que o surgimento de novas espécies por meio da seleção artificial pode contribuir para a agricultura, selecionando indivíduos com características de interesse comercial, como maior produção de frutos, frutos mais doces, maior ou menor produção de sementes, etc.  Porém, a seleção artificial reduz a variabilidade das populações, o que pode ser desvantajoso caso ocorram mudanças no ambiente, além de favorecer o aparecimento de mutações e doenças genéticas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Sobre Lamarck, foi proposta a frase a seguir:

“Quem disse que Lamarck está errado? Ele só errou o alvo”.

SOARES, Rafael. Quem disse que Lamarck está errado? Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.

Com base no que foi apresentado sobre o lamarckismo, descreva algumas contribuições dessa teoria para o entendimento da evolução dos seres vivos.

Resposta:

Lamarck foi o primeiro cientista a propor explicações sobre o evolucionismo. Apesar de contradições quanto à lei do uso e desuso e sobre a hereditariedade, o naturalista refutou a ideia do fixismo e percebeu a influência do meio sobre a evolução das espécies.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Conservação da biodiversidade - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique o que são unidades de conservação.

Resposta:

As unidades de conservação são áreas naturais protegidas pela legislação e têm o objetivo de conservar e preservar o meio ambiente.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Tanto os conhecimentos provenientes da Biologia molecular como os conhecimentos sobre o sequenciamento gênico corroboram a teoria da endossimbiose, formulada por Lynn Margulis em 1970. Essa teoria tem impactos significativos no estudo da evolução das espécies. Aponte a alternativa que indica os processos metabólicos dos seres vivos atuais que foram significativamente alterados pela endossimbiose.



( a )

Processos energéticos, como fotossíntese e respiração, uma vez que algumas organelas, como cloroplastos e mitocôndrias, teriam sua origem na incorporação de células procarióticas.

( b )

Digestão celular, uma vez que as mitocôndrias estão relacionadas à quebra de alimentos absorvidos pela célula.

( c )

Absorção de nutrientes, uma vez que as células primitivas provavelmente não tinham membrana plasmática, que, por sua vez, teria se originado a partir da fusão de uma célula.

( d )

Movimentação celular, já que uma célula anterior à fusão simbiótica seria incapaz de sintetizar o citoesqueleto composto de proteínas.

( e )

Reprodução, uma vez que moléculas como o RNA e o DNA não poderiam ter surgido em um organismo isolado, em um período anterior à fusão proposta pela teoria endossimbiótica.

Resposta:

Alternativa a.

A endossimbiose alterou o mecanismo energético da célula, dando origem à fotossíntese e à respiração celular. 

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Soluções para problemas ambientais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

[...] As emissões de gases de efeito estufa ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia: na agricultura, por meio da preparação da terra para plantio e aplicação de fertilizantes; na pecuária, por meio do tratamento de dejetos animais e pela fermentação entérica do gado; no transporte, pelo uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural; no tratamento dos resíduos sólidos, pela forma como o lixo é tratado e disposto; nas florestas, pelo desmatamento e degradação de florestas; e nas indústrias, pelos processos de produção, como cimento, alumínio, ferro e aço, por exemplo. [...]

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Governo Federal. Efeito estufa e aquecimento global. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2019.

Cite ações individuais que podem contribuir para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Resposta:

Pode-se citar: redução do consumo de bens associada à reutilização e à reciclagem, uso de transportes alternativos aos automóveis, redução da geração de lixo, etc.

Apesar de a questão se referir especificamente a ações individuais, como a substituição do automóvel por meios alternativos de transporte, é importante os alunos compreenderem que essas ações devem estar atreladas a políticas públicas e ações governamentais.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Aula 6 - Substantivo: os nomes e a visão do enunciador - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Muitos políticos olham com desconfiança os que se articulam com a mídia. Não compreendem que não se faz política sem a mídia. Jacques Ellul, no século passado, afirmava que um fato só se torna político pela mediação da imprensa. Se 20 índios ianomâmis são assassinados e ninguém ouve falar, o crime não se torna um fato político. Caso apareça na televisão, o que era um mistério da floresta torna-se um problema mundial.

Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de S.Paulo

Explique a distinção, explorada no texto, entre dois tipos de fatos: um, relacionado a “mistério da floresta”; outro, relacionado a “problema mundial”.

Resposta:

A expressão “mistério da floresta” figurativiza um fato qualquer que, não veiculado pela mídia, é como se simplesmente não tivesse existência (é o não ser para o domínio do conhecimento) e, portanto, não provoca nenhuma repercussão política. Já “problema mundial” sugere um evento que, mediado pela imprensa, ganha existência para o público e, por conseguinte, amplitude política e repercussão mundial.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Aula 1 - Fatores de textualidade - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

• Quarenta e seis anos depois, a vietnamita que comoveu o mundo quer que sua foto contribua para a paz

Só vi esse registro muito tempo depois. Passei 14 meses no hospital, tratando as queimaduras. Quando voltei para casa, meu pai me mostrou a foto, recortada de um jornal vietnamita: “Aqui está sua foto, Kim”. Olhei a foto e, meu Deus, como fiquei envergonhada! Como eu estava feia! E pelada! Todos estavam vestidos, e eu, uma menina, estava sem roupa. Vi a agonia e dor em meu rosto. Fiquei com raiva. Por que ele tirou aquela foto de mim? Era melhor não ter tirado nenhuma! Eu era só uma criança, mas tinha de lidar com muita dor. Quanto mais famosa a imagem ficava, mais eu precisava encarar minha tragédia.

Kim Phuc Phan Thi, em depoimento a Ruan de Sousa Gabriel, 19/09/2018. Disponível em https://epoca.globo.com/.

a) Justifique o emprego das sentenças exclamativas, explicitando o motivo do espanto de Kim.

b) A partir da expressão “minha tragédia”, que encerra o depoimento, analise os dois níveis de apreensão do evento trágico, considerando o momento do primeiro contato de Kim com o registro fotográfico e o momento do testemunho.

Resposta:

• a) Kim, por ser criança, ao ter entrado em contato com a foto pela primeira vez, externa sentimentos de vergonha ou de pudor (“Olhei a foto e, meu Deus, como fiquei envergonhada!” e “E pelada!”), de repulsa (“Como eu estava feia!”) e de raiva (“Era melhor não ter tirado nenhuma!”). As sentenças exclamativas sugerem o vigor com que proferiu as falas, provavelmente em voz alta ou em tom de desabafo e com certa irritação.

b) A expressão “minha tragédia” pode ser traduzida por dois níveis de significação. Num primeiro momento, e dada a pouca idade de Kim (“Eu era só uma criança”), o evento foi tomado como algo particular: a dor que sentia ao ver o registro fotográfico era decorrente de constrangimento moral ao ter sido exposta publicamente num jornal e naquelas condições. Num segundo momento, dada a maturidade com que dá o testemunho (“Quarenta e seis anos depois”), como algo social ou coletivo: a exposição pública de sua dor traduziu a situação das vítimas inocentes de uma guerra. A imagem de seu sofrimento tematiza os horrores de uma guerra.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 7 e 8 - A estética barroca - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Considere as imagens e o texto para responder à questão:

II / São Francisco de Assis*

Senhor, não mereço isto. Não creio em vós para vos amar. Trouxestes-me a São Francisco e me fazeis vosso escravo.

Não entrarei, senhor, no templo, seu frontispício me basta. Vossas flores e querubins são matéria de muito amar.

Dai-me, senhor, a só beleza destes ornatos. E não a alma. Pressente-se dor de homem, paralela à das cinco chagas.

Mas entro e, senhor, me perco na rósea nave triunfal. Por que tanto baixar o céu? por que esta nova cilada?

Senhor, os púlpitos mudos entretanto me sorriem. Mais que vossa igreja, esta sabe a voz de me embalar.

Perdão, senhor, por não amarvos. 

Carlos Drummond de Andrade

Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura das igrejas sob a estética do Barroco:

I. Unem-se, no edifício, diferentes artes, para assaltar de uma vez os sentidos, de modo que o público não possa escapar.

II. O arquiteto procurava surpreender o observador, suscitando nele uma reação forte de maravilhamento.

III. A arquitetura e a ornamentação dos templos deviam encenar, entre outras coisas, a preeminência da Igreja.

A experiência que se expressa no poema de Drummond registra, em boa medida, as reações do eu lírico ao que se encontra registrado em:



( a )

I, apenas. 

( b )

II, apenas.

( c )

II e III, apenas. 

( d )

I e III, apenas. 

( e )

I, II e III.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aula 4 - Text Comprehension: Earthquakes - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

to strike (struck): atingir; ocorrer sparsely populated: com pequenas e espalhadas quantidades de população depth: profundidade layer: camada core: núcleo; centro; essência mantle: manto crust: crosta slightly: ligeiramente; levemente to split: rachar; dividir rough: (de terreno) acidentado; áspero; irregular to lie: jazer; situar-se earthquake: terremoto to scatter(ed): espalhar-se beneath: abaixo to enable(ed): permitir smooth: liso

Watch out

O sufixo -ness em roughness (ℓ. 8) sinaliza “substantivo”. rough (áspero, irregular) + ness roughness (aspereza; caráter acidentado; irregularidade). Por outro lado, o sufixo -ful em powerful (ℓ. 13) dá ideia de “cheio de; caracterizado por”. powerful powerful (poderoso) O antônimo de -ful é -less: power less powerless (sem força; impotente)

Baseando-se no texto, assinale a alternativa correta.

(Transf. USP) Um dos objetivos do estudo abordado no texto foi



( a )

avaliar o grau de encolhimento da zona do manto externo do planeta.

( b )

investigar a presença de montanhas em camadas profundas da Terra.

( c )

confirmar a distribuição de anomalias térmicas em área subterrânea.

( d )

observar a recorrência de abalos sísmicos num limite de tempo específico.

( e )

verificar mudança de temperaturas nas áreas planas da crosta terrestre.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 3 - Radicais em denominadores de frações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) Usando a tecnologia de uma calculadora pode-se calcular a divisão de 2 por e obter um resultado igual a:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Racionalizando o denominador da fração dada, temos:

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 2 - Potências de expoentes racionais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unisinos-RS) Simplificando-se a expressão , obtém-se o número:



( a )

( b )

( c )

0,4

( d )

0,16

( e )

Resposta:

Temos que:

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 5 e 6 - Movimento uniforme - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Um soldado de elite está treinando tiro ao alvo. Ele escuta o barulho do impacto do projétil contra o alvo t segundos após pressionar o gatilho. Sendo v a velocidade do projétil e vs a velocidade do som naquelas condições ambientes, determine a distância d entre o soldado e o alvo.

Resposta:

O tempo t corresponde ao intervalo que o projétil leva para se mover da arma até o alvo mais o intervalo de tempo que o som leva para se propagar do alvo até a orelha do soldado.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 3 e 4 - Introdução à resolução de equações - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(FGV-RJ) Bruno e Carlos são irmãos e possuem juntos 78 moedas de 1 real. Bruno, que possuía mais moedas, deu a Carlos o dobro do número de moedas que Carlos possuía. Nesse momento, Carlos ficou com mais moedas que o irmão e deu a Bruno 10 moedas. No final dessas duas transações, Bruno ficou com duas moedas a mais do que Carlos.

Determine quantas moedas cada um tinha inicialmente.

Resposta:

Vamos denotar por n a quantidade de moedas que Bruno possuía inicialmente, de modo que Carlos tinha (78 - n) moedas.

A tabela a seguir mostra a quantidade de moedas que cada um dos irmãos possuía ao longo das transações:

Após a última transação, Bruno ficou com duas moedas a mais do que Carlos, ou seja:

3n - 146 = 224 - 3n + 2

6n = 372

 n = 62

Assim, inicialmente, Bruno possuía 62 moedas e Carlos, 16.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 1 e 2 - Técnicas algébricas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(ESPM) Se x2 = x + 3, a expressão x3 - x - 3 é igual a:



( a )

x2 - 9

( b )

x - 6

( c )

x2 - 2x + 1 

( d )

x2 + 6x - 1

( e )

x2 + 2x - 3

Resposta:

Se x2 = x + 3, então x3 = x · x2 = x · (x + 3) = x2 + 3x

Logo, x3 - x - 3 = x2 + 3x - x - 3 = x2 + 2x - 3.

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 1 - Cinemática escalar: fundamentos e velocidade escalar média - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros. A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na



( a )

trajetória 1.

( b )

trajetória 2. 

( c )

trajetória 3.

( d )

trajetória 4.

( e )

trajetória 5.

Resposta:

A trajetória de um corpo (pacote de livros) lançado horizontalmente para a direita é um arco de parábola cujo vértice é o ponto de lançamento. Logo, a resposta correta é (4).

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas