Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Jotabê, Feliciano, Facebook
O deputado Marco Feliciano não é bobo — e por isso enxerga o óbvio: rede social não depõe ninguém, não influi muito. Significa pouco até para a maioria dos usuários, que veem o Facebook, por exemplo, como uma Disney, um Tivoli Park para espíritos ególatras. Todos querem fazer rir no Facebook. Marco Feliciano, ao contrário, fala sério, e por isso leva vantagem. Não está preocupado com a imagem que eu, por exemplo, faço dele. Não sou seu eleitor e ele possivelmente sabe disso. Está, sim, de olhos bem abertos para aqueles que o elegeram, e que lhe são fiéis em todos os níveis porque continuarão a apoiá-lo — leia-se “votando nele” — se ele mantiver o ideário que o levou à condição em que está: blindado pela lei, protegido pelos privilégios que são concedidos a todos os deputados, falando o que quer e sofrendo banais retaliações que não maculam tanto assim a imagem (se é que ela importa) de um homem público. [...] São sete da noite: quarta-feira, dia 3 de abril. Acabo de ler que Marco Feliciano exigiu que a reunião da CDH, a comissão que ele chefia, fosse feita a portas semifechadas, permitindo que somente jornalistas e outros deputados tivessem acesso a ela. Repito: ele não é bobo e, por mais que haja manifestações aqui e acolá, sejam elas de civis comuns ou de colegas de parlamento, tais protestos se tornarão mais raros com o tempo.
[...]
GRIJÓ, Francisco. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2016.
Glossário Tivoli Park: parque de diversões situado em Copenhague, capital da Dinamarca. Ególatra: pessoa que cultua, venera a si mesma. Ideário: conjunto ou sistema de ideias políticas, sociais, econômicas, etc. Blindado: protegido, preservado. Retaliação: represália, revide. Macular: manchar, sujar. CDH: Comissão de Direitos Humanos.
A crônica muitas vezes leva o leitor a fazer uma reflexão sobre os mais diversos temas. É possível dizer que a crônica apresentada caracteriza-se por:
fazer uma análise da pouca eficácia das redes sociais contra políticos polêmicos, como o deputado Marco Feliciano.
enfatizar que as redes sociais são as novas formas de entretenimento dos jovens e dos políticos, substituindo a Disney e o Tivoli Park.
comprovar que a política, ao contrário da rede social, não é para fazer rir e, sim, para ser tratada com seriedade.
noticiar que Marco Feliciano fez uma reunião a portas semifechadas, a fim de evitar comentários em redes sociais.
analisar a rede social como uma nova forma, encontrada pelos políticos polêmicos, de angariar votos e eleger-se.
O texto mostra que as redes sociais nem sempre têm poder de influência sobre determinados assuntos, no caso o político. Se necessário, esclareça que o “Jotabê” do título se refere a Jair Bolsonaro, outro político polêmico como o deputado Marco Feliciano.
Os ácidos sulfúrico e nítrico estão entre as substâncias mais consumidas no mundo. Eles podem ser produzidos na indústria química por meio da oxidação direta das substâncias simples do elemento central de suas fórmulas. Os óxidos gerados nesse processo sofrem outra reação com O2 e os produtos dessa segunda etapa são finalmente adicionados à água para que ocorra a formação dos respectivos ácidos.
a) Escreva a sequência de equações que permite produzir os ácidos nítrico e sulfúrico a partir das substâncias simples nitrogênio (N2) e enxofre (S).
b) Equacione as reações de ionização de todos os ácidos produzidos ao final dos processos do item a, nomeando os ânions gerados.
RESOLVER PROBLEMAS FAZ PARTE DO NOSSO COTIDIANO, NÃO É MESMO? É COMUM TERMOS ALGUMA SITUAÇÃO PARA A QUAL PRECISAMOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO. PARA ISSO, MUITAS VEZES PRECISAMOS CRIAR UMA ESTRATÉGIA.
GLOSSÁRIO ESTRATÉGIA: CONJUNTO DE AÇÕES PLANEJADAS PARA SE ATINGIR UM OBJETIVO.
DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ TEM RESOLVIDO DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. NESTE MÓDULO VOCÊ VAI AMPLIAR SUA HABILIDADE DE CRIAR ESTRATÉGIAS PESSOAIS PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROPOSTAS.
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EXIGE ALGUNS PROCEDIMENTOS APRESENTADOS A SEGUIR.
1. LEIA O TEXTO E SE CERTIFIQUE DE QUE VOCÊ CONHECE TODAS AS PALAVRAS DO CONTEXTO.
2. GRIFE OS DADOS (SE HOUVER) E QUAL É A PERGUNTA FEITA. MUITOS PROBLEMAS NÃO APRESENTAM DADOS NUMÉRICOS, MAS HÁ INFORMAÇÕES QUE AJUDAM A PLANEJAR UMA ESTRATÉGIA PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO.
3. CRIE A SUA ESTRATÉGIA PARA RESOLVER. PODE SER UM DESENHO, UMA TABELA, UM CÁLCULO, O MANUSEIO DE MATERIAL OU ALGUMA OUTRA.
4. LEIA NOVAMENTE O TEXTO E AVALIE SE A SUA RESPOSTA É POSSÍVEL. SE FOR, ESCREVA-A.
OS BRIGADEIROS SÃO OS DOCES PREFERIDOS DAS CRIANÇAS. A MÃE DAS MENINAS DECIDIU PREPARAR 15 BRIGADEIROS A MAIS DO QUE O TOTAL QUE HAVIA PLANEJADO. QUANTOS BRIGADEIROS A MÃE DAS MENINAS VAI PREPARAR?
A MÃE DAS MENINAS VAI PREPARAR: ________ BRIGADEIROS.
A MÃE DAS MENINAS VAI PREPARAR: 99 BRIGADEIROS (84 + 15 = 99).
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E FAÇA O QUE SE PEDE.
Leia o texto a seguir.
Paz social
Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança.
Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.
A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século XX. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 20. ed. São Paulo: Ática, 1993.
Os textos argumentativos assumem funções específicas, formais e de conteúdo. O artigo de Gilberto Dimenstein tem como objetivo:
convencer o leitor de que há passividade no trato com crianças e jovens de rua.
persuadir o leitor a mudar seu comportamento acerca da história do Brasil.
entreter o leitor com reflexões sobre a forma como as pessoas tratam os moradores de rua.
sugerir ao leitor que a violência está em todos os lugares.
comparar as crianças de realidades socioeconômicas diferentes.
O texto coloca em evidência a postura da sociedade em relação às crianças e aos jovens em situação de rua, mostrando como os cidadãos não se atentam a essa problemática como deveriam.
Leia o texto a seguir.
Poder da mídia
As informações dos meios de comunicação, da mídia impressa e eletrônica, quase sempre contam com a confiança da maioria da opinião pública. Ela tende a fazer uma leitura linear da informação, sem questionamento, crédula, e assim aceita como verdade a versão do fato, seja diante de um dado novo sobre um episódio conhecido, seja porque surgiu outro sobre o qual nada sabia. Essa realidade reflete a necessidade de mudanças, de sorte que os profissionais, as empresas, atuem dentro dos limites do poder que detêm e dos riscos e consequências do seu exercício. A questão não é só da nossa mídia, mas da área de comunicação em quase todos os países.
A Era da Informação, que gerou tantas esperanças, não pode ser vista como formada por empresas e profissionais infalíveis, juízes de todo mundo. A mídia também deve ter limites, normas, pois do contrário a sociedade, o público, fica sem condições de influir no processo democrático, de enfrentar o poder dos meios de comunicação. Há necessidade, portanto, de ampliar o debate, de garantir espaços para pessoas, instituições, tendências, ideias. A existência do debate, do confronto de ideias, ajudará no exercício da liberdade de imprensa, na sua contribuição para o regime democrático, que não pode ter a mídia como dona da verdade e única força moral, transformadora.
Tal tendência é perigosa para o conjunto de uma nação, de um Estado, na medida em que a mídia atua como porta-voz da sociedade, que em sua maioria é receptora da informação, de debates com pessoas com os mesmos pontos de vista, ou seja, uma inegável censura à difusão das ideias. Além disso, temos de refletir sobre a concentração de poder na área da comunicação, hoje sob controle de sete grandes grupos com base nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, México e Brasil. Tais grupos influem nos governos, detêm o controle de grandes corporações, que dispõem de meios e modelos para influir nas ideias e nos destinos de pessoas e nações.
Evidente que o mundo da comunicação, por seu gigantismo, vem sendo cada dia mais competitivo, sendo comum a difusão de informação que carece de confirmação, que viceja no terreno da invenção, da suposição, em que sempre tarda a autocrítica, que fica restrita ao universo das redações ou ao bar da esquina. Diante disso, nos Estados Unidos, na Europa, crescem setores organizados que buscam influir nos rumos da informação, criando espaços para questionamentos, reparos, de forma objetiva e imediata. Entre os críticos da mídia, dos seus defeitos, Noam Chomsky assegura que seu produto “é moldado para atender as necessidades de poder e dominação nos quais ela se embute, gerando o risco de transformar o público em átomos isolados de consumo, passivos e obedientes”.
Não resta dúvida, portanto, que estamos diante de um desafio e com o dever de agir para alterar os rumos da tendência da mídia. A liberdade de imprensa tem de ser defendida, assegurada, sem censura, restrições. A tarefa de todos nós deve ser garantir a liberdade de expressão, a exigência de ética, de formação profissional e normas claras de forma que o exercício do jornalismo seja um instrumento da cidadania e ajude a consolidar a democracia como forma educativa de Governo.
JORGE NETO, Nagib. Poder da mídia. Diário de Pernambuco, 25 set. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2019.
A partir da leitura do artigo de opinião apresentado acima, discuta com seus colegas sobre a forma como a mídia influencia o comportamento dos cidadãos na sociedade. Para isso, explore exemplos presentes em propagandas, novelas, séries, reality shows e até mesmo em redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea.
(Vunesp) Alguns produtos de limpeza contêm, em suas composições, amoníaco, que impropriamente é representado como NH4OH(aq). O cheiro forte e sufocante desse composto básico tende a desaparecer depois de utilizado na remoção de gordura impregnada em pias e panelas.
a) Forneça as equações químicas para a dissolução da amônia e para sua dissociação em água.
b) Explique o desaparecimento do cheiro forte do amoníaco após sua utilização.
a)
b) Após o uso, a amônia evapora para o ambiente, pois é um composto gasoso. Com isso, ocorre diminuição de seu cheiro.
Escreva as equações balanceadas das reações de neutralização total entre os seguintes ácidos e bases, indicando os nomes dos sais formados.
a) ácido clorídrico + hidróxido de alumínio
b) ácido sulfúrico + hidróxido de sódio
c) ácido fosfórico + hidróxido de cálcio
NA CENA, QUE DIFERENÇAS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR ENTRE O CÉU À NOITE E O CÉU DURANTE O DIA?
Noite: o céu está escuro; é possível ver a Lua cheia e estrelas. Dia: o Sol está no céu, sua presença ilumina a paisagem; o céu está azul-claro e é possível ver nuvens, mas não se veem as outras estrelas e a Lua.
(Uece) As células procariontes são reconhecidas como aquelas que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Sobre os procariontes, é possível afirmar que contêm apenas
complexo golgiense e ribossomos.
ribossomos e parede celular.
retículo endoplasmático e parede celular.
mitocôndria e plasmídeos.
O crescimento da superfície de uma célula obedece a uma razão quadrática, enquanto o volume, a uma razão cúbica. Assim, para manter as trocas com o meio eficientes, a célula não pode reduzir muito sua relação superfície/volume, e isso limita seu tamanho. Como as células eucarióticas possuem compartimentos internos com os quais podem realizar trocas, essa relação se torna mais eficiente.
(Unifesp) A heparina é um medicamento de ação anticoagulante prescrito em diversas patologias. De acordo com indicação médica, um paciente de 72 kg deverá receber 100 unidades de heparina por quilograma por hora (via intravenosa). No rótulo da solução de heparina a ser ministrada consta a informação 10 000 unidades/50 mL.
a) Calcule a quantidade de heparina, em mL, que esse paciente deverá receber por hora.
b) Sabendo que 20 gotas equivalem a 1 mL, esse paciente deverá receber 1 gota a cada x segundos. Calcule x.
a) Do enunciado, temos que o paciente deverá receber 72 . 100 = 7 200 unidades de heparina por hora. Como no rótulo a informação diz que 10 000 unidades equivalem a 50 mL, temos:
10 000 unidades ------------- 50 mL
7 200 unidades ------------- Q mL
Assim, temos que 10 000 . Q = 7 200 . 50, ou seja, Q = 36.
Portanto, esse paciente deverá receber 36 mL de heparina.
b) O paciente deverá receber 36 mL em uma hora. Como 1 mL equivale a 20 gotas, temos que 36 mL equivalem a 36 . 20 = 720 gotas; assim, temos:
720 gotas ------------- 3 600 segundos (1 hora)
1 gota ------------- x segundos
Assim, temos que 720 . x = 1 . 3 600, ou seja, x = 5.
Logo, esse paciente deverá receber 1 gota do medicamento a cada 5 segundos.
(Unifesp) As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os diferentes níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos: número de indivíduos, biomassa ou energia. Elas são lidas de baixo para cima e o tamanho dos retângulos é proporcional à quantidade que expressam. Considere uma pirâmide com a seguinte estrutura:
a) Que tipo de pirâmide, entre os três tipos citados no texto, não poderia ser representada por essa estrutura? Por quê?
b) Dê um exemplo de uma pirâmide que pode ser representada pela estrutura indicada. Substitua 1, 2 e 3 por dados quantitativos e qualitativos que justifiquem essa estrutura de pirâmide.
a) Pirâmide de energia. A energia diminui de um nível trófico para o seguinte, a partir dos produtores (1), em todas as cadeias alimentares.
b) Pirâmide de biomassa. Em ecossistemas aquáticos, a biomassa dos produtores (1), representados pelas algas do fitoplâncton, é menor do que a biomassa dos consumidores primários (2), representados pelos organismos constituintes do zooplâncton, como microcrustáceos e diversas larvas. A velocidade de reprodução dos produtores é maior do que a capacidade reprodutiva dos consumidores primários. O nível trófico 3 pode ser representado pelos peixes que se alimentam dos organismos do zooplâncton.
(Enem) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
Fitoplâncton.
Zooplâncton.
Moluscos.
Crustáceos.
Peixes.
(Unicamp-SP) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que
a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida.
os coacervados deram origem às moléculas orgânicas.
a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur.
o vitalismo é uma das bases da biogênese.
Um composto químico desconhecido foi analisado no laboratório. Os resultados de alguns testes revelaram as seguintes propriedades sobre esse composto:
I. É solúvel em água. II. Sua solução conduz corrente elétrica. III. É sólido nas condições ambientes. IV. Não funde facilmente. V. Sua solução aquosa neutraliza o vinagre.
Dentre as opções a seguir, o composto desconhecido pode ser:
HCℓ
NaCℓ
NH3
NaOH
SiO2
ESCOLHA UM COLEGA PARA SER ENTREVISTADO E FAÇA AS PERGUNTAS A SEGUIR. DEPOIS, REGISTRE AS RESPOSTAS. A) QUAL É SEU NOME COMPLETO?
B) QUAL É SUA COMIDA PREDILETA?
C) QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
D) DE QUE COR VOCÊ MAIS GOSTA?
E) VOCÊ TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? QUAL?
Respostas pessoais
COMPLETE AS RETAS NUMÉRICAS COM OS NÚMEROS QUE FALTAM. CONSIDERE QUE OS NÚMEROS AUMENTAM DE 1 EM 1 UNIDADE.
A) 23 A 30
B) 38 A 45
A) 24, 25, 26, 27, 28 e 29.
B) 39, 40, 41, 42, 43 e 44.
PARA FAZER A BRINCADEIRA SIGA O MESTRE, A TURMA DEVE IR PARA O PÁTIO OU A QUADRA DA ESCOLA. TODOS DEVEM FICAR EM FILEIRAS E OBEDECER AOS COMANDOS DO PROFESSOR.
QUANDO VOCÊ MOVE A LUPA PARA MAIS PERTO DO OBJETO, O QUE ACONTECE?
É possível ver melhor o objeto e seus detalhes.
Um debate constante ao longo do século XX no Brasil foi a política de desenvolvimento econômico a ser adotada. Dois temas foram recorrentes: o embate entre agroexportação e industrialização e o controle da inflação.
Neste módulo, falamos sobre a política de valorização representada pelo Convênio de Taubaté e pelo Funding Loan. As duas medidas adotadas na República Oligárquica foram justificadas como importantes para o pleno funcionamento da economia no período. Entretanto, foram alvos de críticas de diversos setores da sociedade brasileira.
Considerando que uma minoria possuía terras e enriquecia com o café e que o poder estava nas mãos dessas oligarquias, qual era a situação dos trabalhadores nesse período?
Com a ajuda do professor, pesquise o impacto das políticas do Estado (tanto o Convênio de Taubaté quanto o Funding Loan) na vida dos trabalhadores.
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR A ATIVIDADE PEGA-PEGA DE SOMBRAS.
A) O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE SE FORME UMA SOMBRA?
B) O QUE FOI NECESSÁRIO FAZER PARA IMPEDIR QUE A SUA SOMBRA FOSSE “PEGA” POR UM COLEGA?
a) Para ocorrer a formação da sombra é preciso haver uma fonte de luz (no caso, o Sol), um objeto (por exemplo, as crianças) e um anteparo, ou seja, um local onde a sombra vai aparecer, como o chão, a parede, etc.
b) Para evitar que a sombra fosse “pega”, foi necessário prever a direção correta da formação da sombra e, assim, movimentar o corpo para mudar a posição.
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE PETER PAN? NA VERSÃO EM DESENHO ANIMADO PARA O CINEMA, HÁ UMA CENA EM QUE A SOMBRA DE PETER PAN SE DESCOLA DE SEUS PÉS E PASSA A TER VIDA PRÓPRIA.
É POSSÍVEL A SOMBRA ESCAPAR DE UMA PESSOA? POR QUÊ?
Não é possível que uma sombra escape, pois ela não tem vida própria.
OBSERVE A CÓPIA DE SUA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) ANOTE O NOME DE DUAS VACINAS QUE VOCÊ JÁ TOMOU.
B) ESCREVA OUTRA INFORMAÇÃO ANOTADA NELA QUE TENHA CHAMADO A SUA ATENÇÃO.
Respostas pessoais
(Enem) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
seres vivos podem ser criados em laboratório.
a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.
seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.
(Fac. Albert Einstein-SP) D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves em 16 de Dezembro de 1815. Essa medida objetivou, entre outros fatores,
atender a uma exigência das Cortes de Lisboa, de acordo com os princípios liberais da Revolução do Porto.
impedir a ampliação do império francês nas Américas, com as guerras por territórios coloniais extraeuropeus.
apaziguar a elite brasileira do Nordeste, que era favorável à abolição da escravidão e da implementação da república.
legitimar a dinastia de Bragança, de acordo com os princípios restauradores invocados pelo Congresso de Viena.
(Enem)
A gripe é uma infecção respiratória aguda de curta duração causada pelo vírus influenza. Ao entrar no nosso organismo pelo nariz, esse vírus multiplica-se, disseminando-se para a garganta e demais partes das vias respiratórias, incluindo os pulmões.
O vírus influenza é uma partícula esférica que tem um diâmetro interno de 0,00011 mm.
Disponível em: www.gripenet.pt. Acesso em: 2 nov. 2013 (adaptado).
Em notação científica, o diâmetro interno do vírus influenza, em mm, é
(PUC-PR) Leia com atenção as proposições abaixo:
I. Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.
II. Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.
III. A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.
É ou são verdadeiras:
Todas.
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
(Enem) A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.
A função interativa I representa a proporção de
herbivoria entre P1 e P2.
polinização entre P1 e P2.
P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.
P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3.
energia de P1 e de P2 que saem do sistema.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas