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LEIA O POEMA A SEGUIR. ELE É PARTE DE UM LIVRO CHAMADO FAMÍLIA.
FAMÍLIA
TEM FAMÍLIA QUE É ASSIM: PAI, MÃE, FILHOS, AVÓS, TIOS E PRIMOS. MAS TAMBÉM EXISTE FAMÍLIA QUE SÓ TEM PAI, MÃE, FILHOS E UM AVÔ OU UMA AVÓ. TEM FAMÍLIA QUE É SÓ MÃE COM OS FILHOS. [...] MAS UMA COISA É CERTA: FAMÍLIA TODO MUNDO TEM! CADA UMA DO SEU JEITO E AO SEU MODO. [...]
ANNA CLAUDIA RAMOS E ANA RAQUEL. FAMÍLIA. 6. ED. SÃO PAULO: FORMATO EDITORIAL, 2009. P. 6-23. (COLEÇÃO TODO MUNDO TEM).
A) SUBLINHE NO POEMA, COM LÁPIS VERMELHO, OS TIPOS DE FAMÍLIA APRESENTADOS.
B) CONTORNE DE VERDE AS PARTES DO POEMA QUE MOSTRAM UMA FAMÍLIA PARECIDA COM A SUA.
A)
B) Resposta pessoal.
Significa isso que o povo da Primeira República não passava da carneirada dos currais eleitorais e da massa apática dos excluídos? Seguramente que não. Por fora do sistema legal de representação havia ação política, muitas vezes violenta. Entre os poucos que votavam, os que escolhiam não votar e os muitos que não podiam votar, havia o que chamo de povo da rua, isto é, a parcela da população que agia politicamente, mas à margem do sistema político, e às vezes contra ele. É difícil calcular o tamanho desse povo. Podemos apenas surpreendê-lo em suas manifestações. E podemos também dizer que ele existia tanto nas cidades como no campo.
CARVALHO, José Murilo. O pecado original da República. Revista de História. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2019.
Com base na leitura do trecho anterior, pode-se concluir que na Primeira República:
os críticos ao modelo republicano foram tolerados para dar um ar democrático ao período.
o coronelismo impediu qualquer manifestação de oposição ao poder das oligarquias.
o coronelismo se mostrou sutil no controle das oposições, o que permitiu sua decadência.
apesar do coronelismo e do voto de cabresto, havia uma parcela da população atuando contra o regime político vigente.
Mesmo diante das ações das oligarquias para manter sua hegemonia política, houve rupturas promovidas por grupos marginalizados daquela sociedade, como é o caso da eclosão de diversos movimentos na Primeira República.
[...] Nascida em Natal, Celina morava em Mossoró, no Rio Grande do Norte, quando o Poder Judiciário local permitiu que mulheres se alistassem para votar em uma eleição complementar para o Senado. Celina e outras 20 mulheres se inscreveram. Ela foi a primeira a conseguir esse direito. [...]
— Naquela época, as mulheres só ficavam em casa, mas Celina não se prendeu às restrições. [...] O que ela fez foi um marco, abriu as portas para a emancipação feminina. O voto é uma das formas de exercer nossa cidadania [...].
O Senado acabou invalidando os votos daquela eleição por não aceitar o voto feminino. Mas Celina e as outras mulheres ficaram conhecidas pelo pioneirismo. O sufrágio feminino foi adotado no Código Eleitoral em 1932, no início da Era Vargas, e as mulheres também puderam disputar vagas na política um ano depois. [...]
MARTINS, Elisa. Celina, a inspiração na história da primeira eleitora do Brasil. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
Celina Guimarães Viana foi a primeira mulher a conseguir o direito de votar, ainda na década de 1920. Sua ação foi considerada um marco na luta pelos direitos das mulheres.
Com base no trecho lido e em seus conhecimentos, pesquise a luta das mulheres por direitos iguais na sociedade brasileira, considerando os seguintes aspectos: o exercício da cidadania e a inserção no mercado de trabalho das mulheres na Primeira República; as mudanças e permanências dos direitos das mulheres entre o período da Primeira República e os dias atuais.
As mulheres tinham seus direitos limitados na Primeira República, comparados aos dias atuais. Nesse sentido, elas estavam excluídas da participação política e das posições de destaque na sociedade brasileira. No entanto, sua presença no mercado de trabalho podia ser notada: as mulheres da classe trabalhadora estavam nas fábricas, nas lavouras e nas atividades domésticas, por exemplo. Atualmente, a mulher conquistou o mercado de trabalho e participa da vida política; no entanto, é importante perceber que as estruturas excludentes permanecem enraizadas com o machismo na sociedade. No aspecto econômico, ainda existem as diferenças salariais entre mulheres e homens que trabalham nos mesmos cargos, além da dificuldade de acesso a posições de liderança.No aspecto social, as lutas das mulheres apontam para a divisão de deveres em relação à criação dos filhos e para os direitos reprodutivos.
ACABOU A LUZ NESTA CASA! VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
QUAIS FONTES DE LUZ ESTÃO SENDO MOSTRADAS NA IMAGEM?
Luz de vela, luz de lanterna, luz de fogão e luz da Lua.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir. Depois, responda à questão.
O presidente dirigiu-se ao eleitor.
— Como é seu nome?
O homem olhou para Rodrigo, hesitante, depois para a cédula que um capanga lhe havia posto nas mãos, e finalmente balbuciou, visivelmente embaraçado:
— ArnestoTavareNune.
Rodrigo pôs-se de pé.
— Apelo para os membros da mesa e para os senhores aqui presentes que sabem tão bem quanto eu que Ernesto Tavares Nunes está morto e enterrado.
Fez-se um silêncio.
VERISSIMO, Érico. O retrato. São Paulo: Círculo do Livro, [s. d.]. p. 259-260. (O tempo e o vento, v. 2).
De que maneira a imagem e o trecho se relacionam à Primeira República?
A imagem e o trecho lançam um olhar sobre o coronelismo, prática comum na Primeira República.
CLASSIFIQUE AS IMAGENS ABAIXO EM VISÃO FRONTAL, VISÃO VERTICAL OU VISÃO OBLÍQUA, DE ACORDO COM O PONTO DE VISTA.
O Abaporu, pintura de Tarsila do Amaral de 1928, é um dos símbolos do movimento modernista brasileiro iniciado em 1922. Explique o cenário econômico e social do Brasil dos anos 1920 que contribuiu para o surgimento do Modernismo.
O Brasil vivia uma realidade econômica externo-dependente, submetida às variações do capital estrangeiro e do mercado. Culturalmente, as coisas não eram muito diferentes.
O movimento modernista tenta justamente romper com esse aspecto de dependência externa, ao menos no ambiente cultural.
Em SP, colégios mudam hábitos e enfatizam importância de preservar a água
A ameaça de um colapso no sistema de abastecimento de água de São Paulo tem levado as escolas a mudarem hábitos administrativos e a aumentarem a ênfase sobre a importância da preservação do meio ambiente nos projetos pedagógicos. “Vamos enfrentar alguns anos de crise hídrica. Não acredito que isso seja resolvido em curto prazo”, comenta a diretora do Colégio Palmares, Denise Krein. A escola fica em Pinheiros, zona oeste da capital, e tem quase mil alunos.
“As mangueiras foram aposentadas”, destaca Denise sobre as mudanças na rotina da instituição. Ela fala não só sobre a limpeza dos pátios e o modo de regar as plantas, mas também sobre o lazer das crianças. No início do ano letivo, os alunos da pré-escola eram convidados a ir de sunga e biquíni para participarem de um banho de mangueira. Porém, devido à crise hídrica, a atividade foi cancelada. “As crianças entendem que é pela economia da água”, enfatiza a diretora. A meta é reduzir em até 20% os 80 mil litros consumidos quinzenalmente.
A supervisora de Manutenção e Segurança do Palmares, Zenilia Cipriano, explica que vários elementos da rotina da escola foram alterados. “Nós montamos uma planilha e começamos a verificar todos os registros de água. Então, nós coletamos dados duas vezes por semana, porque muitas vezes estoura cano, tem vazamentos. É custo para o colégio como desperdício de água.”
Zenilia disse que contou com a boa vontade da equipe para fazer as mudanças. Em alguns casos, no entanto, foi preciso alterar procedimentos, como no caso do pátio, que deixou de ser lavado para ser limpo com pano. “Nós temos um pátio enorme para passar pano, mas nós realocamos funcionários para ter mais pessoas para ajudar a passar o pano em todo o local.”
O Colégio Pio XII, na zona sul paulistana, transformou um lago ornamental em jardim e passou a pedir que os alunos levem garrafinhas de água. “Para que as crianças ao pegarem água do bebedouro não jogassem o que sobrou fora”, explica a diretora adjunta Fátima Lopes dos Santos.
Segundo ela, os alunos têm se adaptado bem às mudanças. As crianças ficaram preocupadas, no entanto, com o destino das carpas que viviam no lago. Fátima fez questão de tranquilizá-las explicando que os peixes foram doados e hoje vivem bem. O local em que ficava o espelho d’água abriga atualmente uma estátua de São Francisco de Assis, padroeiro da instituição.
[…] O trabalho de economia com as crianças é complementado com orientações para os funcionários da limpeza e da cantina. “No próprio cardápio eles vão evitar incluir esses itens que precisam de mais higienização, como folhagens. Também um cardápio em que você utilize o mínimo de utensílios”, comenta sobre as medidas adotadas para que o gasto de água seja reduzido ao mínimo necessário.
MELLO, Daniel. Em SP, colégios mudam hábitos e enfatizam importância de preservar a água. Agência Brasil, EBC, 17 fev. 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2019.
Situações extremas contribuem para momentos de mudanças. A reportagem acima mostra uma pequena revolução ocorrida no cotidiano das escolas durante a crise hídrica de 2014, em São Paulo. Observando a história dos russos revolucionários, a decisão de mudar seu destino também só ganhou força em momentos de agravamento dos problemas que já viviam.
É importante perceber a capacidade de transformação e superação do ser humano em momentos de crise, como o desmonte de velhas práticas e o desenvolvimento de outras, novas, capazes de melhorar seu dia a dia.
Existe, entretanto, um aspecto perturbador em situações desse tipo: Será que não somos capazes de prever situações e tomar atitudes antes de elas se tornarem crises agudas? A falta de ação da família Romanov diante dos problemas econômicos e sociais levou à sua queda. A ausência de consciência sobre a questão hídrica da região Sudeste do Brasil provocou políticas de racionamento e conscientização sobre o consumo da água.
● Façamos um pequeno exercício: O que podemos fazer hoje para evitar problemas maiores e mais graves no futuro? Será que somos capazes de pensar o futuro próximo? Como evitar problemas com o lixo? Como garantir políticos honestos em cargos públicos? Como garantir corpos saudáveis no futuro? Será que somos capazes de nos planejar ou são necessárias revoluções, grandes ou pequenas, para que haja mudanças em nossa vida?
Resposta pessoal.
Leia o trecho a seguir.
Tem sido frequente em sociedades que passaram por regimes autoritários ou ditaduras, sucedidos por regimes democráticos, a construção de uma memória segundo a qual o autoritarismo só foi possível em função de instituições e práticas coercitivas e manipulatórias. [...] O principal problema que as interpretações colocaram, provavelmente, é não ter compreendido os regimes autoritários e as ditaduras como produto social.
ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha V. Introdução. In: (Org.). A construção social dos regimes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX (Brasil e América Latina). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 11. v. II.
De acordo com o trecho e com os seus conhecimentos, os regimes autoritários se sustentam, principalmente, com base
na total manipulação da população.
na intensa propaganda e publicidade.
nas práticas violentas contra a maioria da população.
no apoio de grandes parcelas das sociedades.
nos meios de comunicação de maior alcance social.
A principal base de apoio dos regimes autoritários eram as grandes parcelas sociais que concordavam, muitas vezes, com práticas violentas e repressoras sob a alegação de que elas eram necessárias para a manutenção da ordem social.
Leia o trecho a seguir.
Agora eu sei o que são os horrores da guerra. Dobramos o número de pessoas no atendimento, mas e daí, imagine 1 000 gravemente feridos chegando por dia. Os médicos estão começando a dormir, porque depois de trabalhar dia e noite, eles percebem que podemos ficar nessa toada durante meses, como em Verdun. Ouvimos falar de grandes sucessos, mas é claro que há derrotas e parece que há pilhas de ingleses e alemães mortos.
A HORA da insanidade. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
O trecho acima é do relato feito pelo reverendo britânico John Stanhope Walker, capelão do 21º Hospital de Evacuação, da Batalha do Somme, em 1916. Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi a morte de milhares de soldados. De que maneira a Primeira Guerra Mundial se contrapõe à ideia de que a Europa vivia, no início do século XX, a Belle Époque?
No final do século XIX e início do século XX, a Europa vivia uma era de progresso e desenvolvimento que ficou conhecida como Belle Époque. Esse período foi marcado por grande desenvolvimento tecnológico, científico e cultural, o que contribuiu para a construção da ideia de que a Europa vivia uma Era de Ouro. Contudo, nesse mesmo período, existiam graves problemas no continente europeu, como pobreza, desemprego e tensões entre os países. A Primeira Guerra Mundial foi o episódio que demonstrou que a Belle Époque era uma ilusão, pois os países europeus não foram capazes de evitar um conflito de proporções catastróficas.
(Fuvest-SP)
Salão repleto de luzes, orquestra ao fundo, brilho de cristais por todo lado. O crupiê distribui fichas sobre o pano verde, cercado de mulheres em longos vestidos e homens de black-tie. A roleta em movimento paralisa o tempo, todos retêm a respiração. Em breve estarão definidos a sorte de alguns e o azar de muitos. Foi mais ou menos assim, como um lance de roleta, que a era de ouro dos cassinos — maravilhosa para uns, totalmente reprovável para outros — se encerrou no Brasil. Para surpresa da nação, logo depois de assumir o governo, em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra pôs fim, com uma simples penada, a um dos negócios mais lucrativos da época: a exploração de jogos de azar, tornando-os proibidos em todo o país. (...)
Jane Santucci, “O dia em que as roletas pararam”, Nossa História.
crupiê: empregado de uma casa de jogos
black-tie: smoking, traje de gala
a) No texto, a autora utilizava vários recursos descritivos. Aponte um desses recursos. Justifique sua escolha.
b) A que fato relatado no texto se aplica a comparação “como um lance de roleta”?
a) Para destacar o aspecto figurativo da descrição, o recurso adotado é o predomínio de substantivos concretos nas construções nominais: “salão repleto de luzes, orquestra ao fundo, brilho de cristais por todo lado”.
Obs.: É também possível responder que, para expressar a simultaneidade própria da descrição, são exploradas formas verbais do presente do indicativo: “A roleta em movimento paralisa o tempo, todos retêm a respiração”.
b) A comparação “como um lance de roleta” faz referência ao encerramento abrupto e imprevisível da “era de ouro dos cassinos”.
Texto para a questão 1.
As primeiras lições que recebi de aeronáutica foram-me dadas por um grande visionário: Júlio Verne. De 1888, mais ou menos, a 1891, quando parti pela primeira vez para a Europa, li, com grande interesse, todos os livros desse grande vidente da locomoção aérea e submarina.
Estava eu em Paris quando, na véspera de partir para o Brasil, fui, com meu pai, visitar uma exposição de máquinas no desaparecido Palácio da Indústria. Qual não foi o meu espanto quando vi, pela primeira vez, um motor a petróleo, da força de um cavalo, muito compacto, e leve, em comparação aos que eu conhecia, e... funcionando! Parei diante dele como que pregado pelo destino. Estava completamente fascinado. Meu pai, distraído, continuou a andar até que, depois de alguns passos, dando pela minha falta, voltou, perguntando-me o que havia. Contei-lhe a minha admiração de ver funcionar aquele motor, e ele me respondeu: “Por hoje basta”. Aproveitando-me dessas palavras, pedi-lhe licença para fazer meus estudos em Paris. Continuamos o passeio, e meu pai, como distraído, não me respondeu. Nessa mesma noite, no jantar de despedida, reunida a família, meu pai anunciou que pretendia fazer- -me voltar a Paris para acabar meus estudos. Nessa mesma noite corri vários livreiros; comprei todos os livros que encontrei sobre balões e viagens aéreas. Diante do motor a petróleo, tinha sentido a possibilidade de tornar reais as fantasias de Júlio Verne. Ao motor a petróleo devi, mais tarde, todo o meu êxito. Tive a felicidade de ser o primeiro a empregá-lo nos ares.
Uma manhã, em São Paulo, com grande surpresa minha, convidou-me meu pai a ir à cidade e, dirigindo-se a um cartório de tabelião, mandou lavrar escritura de minha emancipação. Tinha eu dezoito anos. De volta à casa, chamou-me ao escritório e disse-me: “Já lhe dei hoje a liberdade; aqui está mais este capital”, e entregou-me títulos no valor de muitas centenas de contos. “Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz; vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz. Vamos ver se você se faz um adulto; prefiro que não se faça doutor; em Paris, você procurará um especialista em física, química, mecânica, eletricidade, etc., estude essas matérias e não esqueça que o futuro do mundo está na mecânica”.
Adaptado de DUMONT, Santos. O que eu vi, o que nós veremos . Rio de Janeiro: Hedra, 2016. Organização de Marcos Villares.
(UFRGS)
Assinale a alternativa que está de acordo com os modos de organização da composição do texto.
Predomina o caráter argumentativo, porque o autor quer provar ao leitor a importância da sua invenção.
Há mistura de exposição com descrição, verificada pela presença de verbos no presente e no passado.
Há mistura de narração com descrições, porque o autor relata ações passadas com caracterização de objetos.
Há mistura de narração e diálogos, porque o autor movimenta-se entre o passado dos acontecimentos e o presente em que escreve.
Predomina a exposição, porque o autor apresenta fatos que podem ser generalizados e universalizados para os leitores.
(Unicamp-SP) Em algumas localidades do estado de Santa Catarina, costuma-se registrar neve durante o período de inverno, caso de São Joaquim e de outros municípios da região serrana.
Qual das alternativas abaixo associa corretamente dois fatores geográficos que favorecem a ocorrência do fenômeno na região indicada?
Altitudes acima de 1.000 metros; latitude entre 23° S e 66° S.
Altitudes abaixo de 1.000 metros; latitude entre 66° S e 90° S.
Altitudes acima de 1.000 metros; latitude entre 23° S e 66° N.
Altitudes abaixo de 1.000 metros; latitude entre 66° N e 90° S.
(Famerp-SP) A figura indica a medida de alguns dos ângulos internos de um quadrilátero ABCD e de um triângulo ADE, sendo que é paralelo a .
Nessa situação, a medida do ângulo CA , indicada por z, é igual a:
25°
20°
30°
10°
15°
(UPE) Nos estudos de natureza geoeconômica e populacional do Brasil, a utilização de gráficos dos indicadores sociais torna-se fundamental para a análise de natureza geográfica. Sobre esse assunto, observe o gráfico abaixo, com números em milhões.
É CORRETO afirmar que esse gráfico, pelas características observadas, refere-se mais especificamente à(ao)
evolução da população residente no Brasil.
renda per capita.
crescimento do Produto Nacional Bruto.
avanço da dívida interna do país.
taxa de crescimento vegetativo da população.
Diferença salarial entre homens e mulheres ainda persiste
Se comparados os anos de estudo, elas podem ganhar até 25,6% menos
BRASÍLIA – As disparidades salariais entre gêneros persistem como um obstáculo para o empoderamento econômico das mulheres e a superação da pobreza e da desigualdade na América Latina, advertiu nesta terça-feira a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a respeito do Dia Internacional da Mulher.
Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído 12,1 pontos percentuais entre 1990 e 2014, as mulheres recebem, em média, apenas 83,9 unidades monetárias por 100 unidades monetárias recebidas pelos homens, de acordo com a CEPAL. Se a remuneração recebida por ambos os sexos por anos de estudo são comparadas, observa-se que elas podem ganhar até 25,6% menos do que seus colegas do sexo masculino em condições semelhantes, disse o instituto regional.
A partir das informações coletadas em pesquisas domiciliares, a CEPAL analisou o salário médio de homens e mulheres que trabalharam em centros urbanos, com idades entre 20 e 49 anos, 35 horas ou mais por semana em 18 países na região. A pesquisa faz uma comparação por anos de estudo e sua evolução entre 1990 e 2014, observando a persistência de diferenças significativas dependendo do nível de escolaridade de pessoas empregadas.
No grupo das mulheres com menor nível de escolaridade (até cinco anos de estudo) foi observada a maior redução da diferença (19,7 pontos percentuais). Houve um aumento em relação aos salários dos homens de 58,2% para 77, 9%. Isto porque, segundo a CEPAL, há dois fatores: a regulamentação e formalização do trabalho doméstico remunerado, como países que estabeleceram taxas de salário mínimo por hora e tempos máximos do dia de trabalho; e o aumento de salários mínimos que se aplicam a toda a população.
Mais estudo, mais diferença
A diferença salarial mais alta ocorre na população mais instruída (treze anos ou mais de estudo). Houve uma diminuição na diferença de 9,3 pontos percentuais entre 1990 e 2014. Os homens deste grupo ainda ganham 25,6 por cento mais do que as mulheres. Segundo a CEPAL, a inclusão das mulheres em áreas como ciência e tecnologia, indústrias, como telecomunicações e grandes empresas, pode estar contribuindo positivamente, embora ainda não gere a plena igualdade.
Nos níveis intermediários de educação os números não foram substancialmente alterados. Mulheres com seis a nove anos de escolaridade ganhavam 70% do salário dos homens em 1990 e em 2014 esse número subiu para 75,3% (uma redução na diferença de 5,3 pontos percentuais no intervalo) e aquelas com 10 a 12 anos de instruções subiram de 67,6% para 74,5% (redução de 6,9 pontos percentuais na diferença salarial).
— Receber o mesmo salário que os homens em condições de igualdade é um direito das mulheres. É um requisito inevitável para que alcancem a autonomia econômica e para avançar na igualdade de gêneros — disse a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, no contexto do Dia Internacional da Mulher, cujo tema este ano é “Por um Planeta 50-50 em 2030: Demos um passo para a igualdade de gênero. – Nada sobre nós sem nós – enfatiza Bárcena.
Para a eliminação da diferença salarial, a CEPAL planeja promover espaços para a negociação coletiva e participação ativa dos trabalhadores nos processos em que estas questões são debatidas; melhorar salários mínimos, uma vez que estes promovem a igualdade, especialmente em setores com remuneração inferior; implementar políticas como a licença paternidade; e assegurar a igualdade de oportunidades de treinamento, promoções, horas extras e outros compromissos de trabalho que melhoram a folha de pagamento.
DIFERENÇA salarial entre homens e mulheres ainda persiste. O Globo. Rio de Janeiro, 8 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2019.
Existe uma historicidade na diferença de tratamento recebido pelas mulheres no Brasil. Durante a Primeira República, as restrições sociais que impunham a não participação delas na política podem hoje nos causar estranhamento, assim como a pouca autonomia econômica e social que elas conquistaram a duras penas naquela primeira metade do século XX, nas raras exceções registradas.
Entretanto, lendo o texto, percebemos que ainda há diferenças, no Brasil e no mundo, entre homens e mulheres. Os salários das mulheres ainda tendem a ser mais baixos que os dos homens, e a diferença é mais evidente à medida que o nível de escolaridade aumenta.
● Depois de refletir sobre o texto, pense em estratégias para alterar esse quadro. As mídias sociais têm hoje o mesmo peso de manifestações nas ruas? Quais são os caminhos de reivindicação? Quais são os obstáculos atuais à igualdade da mulher no mercado de trabalho? Discuta essas questões com os colegas e o professor.
LENDO O SOBRENOME DAS FAMÍLIAS, VOCÊ ACHA QUE ELAS VÊM DO MESMO LUGAR OU DE LUGARES DIFERENTES?
Informe aos alunos que essas famílias têm origem em diferentes partes do mundo: a família Suemoto vem do Japão; os Pereira vêm da Europa; os Abrahão, da Síria; e os Okereke, da África.
Há semelhanças entre as guerras de Canudos e do Contestado? Justifique.
Sim. Podem-se destacar a presença de líderes com discursos messiânicos e um ambiente marcado pela miséria e pela concentração fundiária.
DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ESTUDOU NESTAS AULAS, COMPLETE AS FRASES A SEGUIR.
A) O SOL É UMA
B) O SOL PRODUZ MUITA
C) A ENERGIA DO SOL PRODUZ _____ E _____, QUE CHEGAM AO NOSSO PLANETA.
A) O SOL É UMA ESTRELA .
B) O SOL PRODUZ MUITA ENERGIA.
C) A ENERGIA DO SOL PRODUZ LUZ E CALOR, QUE CHEGAM AO NOSSO PLANETA.
ASSINALE O QUADRINHO QUE MOSTRA O TIPO DE FAMÍLIA QUE VOCÊ TEM.
( ) FAMÍLIA BIOLÓGICA
( ) FAMÍLIA DO CORAÇÃO
Resposta pessoal.
OBSERVE AS IMAGENS E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) CONTORNE OS OBJETOS QUE AS CRIANÇAS SEGURAM COM A MÃO DIREITA.
B) MARQUE UM X NOS OBJETOS QUE ELAS SEGURAM COM A MÃO ESQUERDA.
LEIA OS VERSOS A SEGUIR. ELES SÃO DE UM TIPO DE TEXTO CONHECIDO COMO REPENTE.
REPENTE DE FRANCISCO PAIXÃO
E VAI DE NOVO A SÃO PAULO EU VOU LHES DIZER A VERDADE ELE VAI FAZER PARTIDA VIAJAR PRA OUTRA CIDADE A SAÍDA DE JOÃO AQUI NOS DEIXA SAUDADE
JOÃO MAURO BARRETO DE ARAÚJO. VOZ, VIOLA E DESAFIO: EXPERIÊNCIAS DE REPENTISTAS E AMANTES DA CANTORIA NORDESTINA. SÃO PAULO: USP, 2010. P. 239.
AGORA, RESPONDA:A) PARA ONDE JOÃO VAI?
B) QUAL É O SENTIMENTO DAS PESSOAS QUE DEIXARAM DE VIVER COM JOÃO?
A) João vai para São Paulo.
B) Eles sentem saudade.
Observe os cartazes acima. São peças de propaganda soviética utilizadas para disseminar os ideais sociais, políticos, econômicos e culturais do socialismo. Crie uma legenda para cada cartaz e depois compare o que você escreveu com a tradução fornecida pelo professor. Será que sua interpretação se aproxima do que a imagem tentava transmitir para o povo russo?
Professor, compare as legendas produzidas pelos alunos com as traduções dos cartazes:
Cartaz 1 – Homenagem ao Dia Internacional da Mulher: “Operária ajuda companheira a sair dos destroços do mundo do trabalho.” Cartaz 2 – “O poder soviético é um milhão de vezes mais democrático que a mais democrática república burguesa.”
Leia a seguir um trecho do discurso de Hitler no Congresso de Nuremberg.
Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência.
Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos.
DISCURSO de Adolf Hitler no Congresso Nazista de Nuremberg, 1933. In: O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, explique a ideia defendida pelo nazismo considerando as características estudadas desse movimento.
A ideia no discurso de Hitler é de homogeneização social, ou seja, de estabelecer um padrão de comportamento e garantir o fim das diferenças sociais. Esse projeto de nação é um reflexo do antiliberalismo, uma característica do nazismo.
Quando, em 1929, surgiu o personagem Popeye, que com sua latinha de espinafre se livrava das maiores enrascadas, ele também ajudou os Estados Unidos a contornar uma questão relativa à crise de 1929, pois:
Popeye mostrava que havia esperança na opção política pelo liberalismo em oposição ao ascendente socialismo.
sua relação com Olívia Palito mostrava a importância da mulher na vida de todo homem bem-sucedido.
mostrava a força que o homem comum americano podia encontrar para lutar contra o autoritarismo e pela liberdade.
valorizava as Forças Armadas, em especial a Marinha, desmoralizadas depois da participação dos Estados Unidos na Primeira Grande Guerra.
estimulava as crianças a consumir espinafre, rico em ferro e substituto da carne em tempos de crise, combatendo o risco de subnutrição e anemia.
Em meio ao ambiente de crise, a busca por soluções criativas e de baixo custo era uma prática comum. Popeye, como personagem, foi parte das estratégias de superação de uma questão delicada, sobretudo em relação às camadas populares: a desnutrição infantil.
(PUC-PR) O desenho ao lado é do geógrafo francês Antônio Pellegrini, que, em 1858, ilustrou os dois mapas. Observe-o e, tomando por base seus conhecimentos prévios de Geografia Física, assinale a alternativa INCORRETA.
Trata-se de uma ilustração preliminar à teoria da deriva continental, notoriamente defendida ainda no século XIX pelo geógrafo mencionado, mas também pelo alemão Alfred Wegener, já no século XX.
Apesar de as discussões sobre o assunto serem bem antigas, somente no século XX os pesquisadores concluíram que a litosfera terrestre é composta por vários pedaços, tanto nos continentes quanto no leito dos oceanos, e que esses pedaços poderiam ser chamados de “placas tectônicas”.
Na análise das placas tectônicas constata-se que o seu deslocamento continua a ocorrer até os dias atuais, fato este retratado nos inúmeros terremotos, de diferentes magnitudes, que ocorrem diariamente no planeta.
O esboço que o geógrafo construiu visava explicar as mudanças marítimas e o impacto das correntes oceânicas no clima continental.
Na perspectiva da teoria da deriva continental, a ideia defendida é a de que, outrora, os continentes já estiveram interligados num supercontinente chamado Pangeia.
(Fuvest-SP)
(…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.
PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.
Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca-se a monumentalidade de suas construções.
A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada:
no processo de formação da urbe romana e de edificação de entradas defensivas contra invasões de povos considerados bárbaros.
nas celebrações religiosas das divindades romanas vinculadas aos ritos de fertilidade e aos seus ancestrais etruscos.
nas celebrações das vitórias militares romanas que permitiram a expansão territorial, a consolidação territorial e o estabelecimento do sistema escravista.
na edificação de monumentos comemorativos em memória das lutas dos plebeus e do alargamento da cidadania romana.
nos registros das perseguições ao cristianismo e da destruição de suas edificações monásticas.
(Uece) ______ passengers entered the train. There were ______ passengers on the train.
Much; many
Plenty; a lot
Lot of; few
Lots of; a little
A lot of; lots of
(UEG-GO) Uma divisão regional é fruto de teorias e métodos utilizados para a regionalização. Ela apresenta uma espécie de fotografia do estágio da organização do espaço geográfico nacional feita a partir das lentes dessas teorias e desses métodos. Com base nesse fragmento e nos mapas a seguir, apresente as diferenças entre as regionalizações estabelecidas para o Brasil por Milton Santos (1999), IBGE (1988) e Pinchas Geiger (1964), identificando os critérios (naturais, econômicos e/ou sociais) utilizados pelos autores.
A divisão regional de Milton Santos considera, entre outros aspectos, o nível de inserção e assimilação de novas técnicas e tecnologias de produção e informação. O mapa do IBGE utiliza como critérios os elementos naturais, humanos e econômicos do país, e respeita os limites político-administrativos. Por fim, a divisão proposta por Pedro Pinchas Geiger considera o processo de formação territorial do país, assim como os aspectos naturais, humanos e econômicos, e despreza os limites político-administrativos dos estados integrantes de cada região
(Enem Digital)
Menino de engenho
A minha mãe sempre me falava do engenho como
de um recanto do céu. E uma negra que ela trouxera para
criada contava histórias de lá, das moagens, dos banhos
de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a
imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de
fadas, de um reino fabuloso.
REGO, J. L. Menino de engenho. In: Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.
O conceito geográfico que define a relação descrita no texto entre indivíduo e espaço é:
Rede, pois permite o fluxo de informações.
Escala, pois dimensiona a área de utilização.
Lugar, pois oferece uma noção de afetividade.
Território, pois caracteriza um exercício de poder.
Região, pois delimita conjuntos por homogeneidades.
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