Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Inglesa - Aula 3 - Text Comprehension: Calories and Energy - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

“A comprehensive program is needed to prevent and address obesity in all segments of the population, with a specific focus on children”, the World Medical Association (WMA) said. The approach must include initiative on price and availability of nutritious foods, access to education, advertising and marketing, information, labeling and other areas specific to regions and countries.”

WMA called on governments to consider taxes on unhealthy foods and sugary drinks, and use the additional revenue to fund research aimed at preventing childhood obesity. However, it is advertising that appears to be concerning world health leaders the most. “Many advertisements are in conflict with nutritional recommendations of medical and scientific bodies, with junk food ads often scheduled for times when there is a large concentration of child viewers”.

WMA highlighted the “scientifically proven link” between the extent of media consumption and adverse effects of body weight on children. Whether it’s traditional television marketing or through social networks, video games and websites, WMA said the ads being used increase children’s emotional response to brands and “exploit their trust”. “We know there is a link between the extent of advertising and childhood obesity, and so we are recommending that the advertising of non-nutritious products on television be restricted during programs that appeal to children.”

WMA also flagged other interventions, including reformulation and restrictions on price promotions for unhealthy foods.

"World Health Leaders Push for Junk Food Taxes and Ad Bans." Available at: . Accessed on: Oct. 12th, 2016. (Adapted.)

comprehensive: abrangente. to address(ed): tratar. availability: disponibilidade. labeling: rotulagem. to call(ed) on: pedir para fazer algo. revenue: renda. to aim(ed) at: visar; ter como objetivo. to concern(ed): preocupar. body: entidade; comunidade. to highlight(ed): ressaltar. to increase(ed): aumentar. brand: marca. trust: confiança. to appeal(ed): atrair. to flag (flagged): sinalizar; marcar como importante.

(UEFS-BA) WMA asked governments to use taxes on unhealthy foods to:



( a )

hire more researchers to work for their association.

( b )

provide the money for additional research on childhood obesity.

( c )

supply public schools with more nutritional food. 

( d )

carry out extensive research on the benefits of organic foods. 

( e )

put ads on television to persuade children to stop consuming junk food.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 2 - Expansão Marítima e Grandes Navegações - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Leia o texto a seguir.

Tocadas em 1500 pelos homens de Pedro Álvares Cabral, as terras que hoje são brasileiras foram desde então oficialmente incorporadas à coroa portuguesa. Se haviam sido frequentadas antes, como sugere o Esmeraldo de Situ Orbis, e defendem alguns historiadores portugueses, disso não ficou maior registro, e não há, pois, como fugir da data consagrada e recentemente celebrada – para o bem e para o mal – por brasileiros e portugueses. Descoberto oficialmente, pois, em 1500, sob o pontificado de Alexandre VI Borgia, não se pode dizer, a rigor, que existisse, então, nem Brasil nem brasileiros. Vários são os sentidos dessa não existência.

(Adaptado de: SOUZA, L. M. O nome do Brasil. Revista de História. São Paulo, 2001. n.145. p.61-86. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2013.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, responda aos itens a seguir.

a) Cite e explique 2 fatores que possibilitaram o pioneirismo do Estado português nas Grandes Navegações.

b) Explique o que a historiadora e autora desse texto, Laura de Mello e Souza, quer dizer com a seguinte passagem: “não se pode dizer, a rigor, que existisse, então, nem Brasil nem brasileiros.”.

Resposta:

a) Dentre os fatores que possibilitaram o pioneirismo português nas Grandes Navegações, destacam-se: uma precoce centralização política do Estado português, que favoreceu maiores articulações entre monarcas e comerciantes; o desenvolvimento de técnicas náuticas, como caravelas, utilização de quadrantes e astrolábios e novas técnicas de cartografia que possibilitaram a expansão marítima.

b) Considerando o texto de Laura de Mello e Souza, no século XVI não havia um país chamado Brasil e, consequentemente, a nacionalidade brasileira. Somente é possível falar de Estado nacional brasileiro e de uma nação brasileira a partir do século XIX. Dessa forma, o que existia na América no momento da chegada dos europeus eram uma vasta variedade de grupos indígenas sem uma unidade cultural entre si. Suas línguas eram diferentes umas das outras, assim como também eram diversas suas formas de organização social, econômica e religiosa.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 3 - Brasil colonial: sistema colonial e organização administrativa - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:



( a )

Trata-se de uma característica central do sistema colonial moderno e um elemento constitutivo das práticas mercantilistas do Antigo Regime, que considera fundamental a dinâmica interna da economia colonial. 

( b )

Definia-se por um sistema baseado em dois polos: um centro de decisão, a metrópole, e outro subordinado, a colônia. Esta submetia-se à primeira através de uma série de mecanismos político-institucionais. 

( c )

Em mais de uma ocasião, os colonos reclamaram e foram insubordinados diante do pacto colonial, ao exigirem sua presença e atuação nas Cortes dos reis ou ao pedirem a presença do Marquês de Pombal na colônia. 

( d )

A noção de pacto colonial é um projeto embrionário de Estado que acomodava as tensões surgidas entre os interesses metropolitanos e coloniais, ao privilegiar as experiências do “viver em colônia”.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 3 e 4 - Separação de misturas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Considere um sistema formado por água, areia, cloreto de sódio (NaC) dissolvido, limalha de ferro e acetona. Indique a sequência mais adequada para a separação dos componentes desse sistema.

Dados: T.E. das substâncias — água: 100 °C; acetona: 56 °C; cloreto de sódio: 1 490 °C.

Resposta:

Nesse sistema, temos fases sólidas (areia + limalha de ferro) que podem ser separadas da solução líquida (água + sal dissolvido + acetona) por meio de uma filtração simples.

Resíduo: a limalha de ferro pode ser separada da areia com a utilização de um ímã (atração magnética). Filtrado: o filtrado contendo água + sal dissolvido + acetona poderá ser separado por meio de destilação fracionada, sendo que a acetona seria a primeira a ser destilada (menor T.E.) e posteriormente a água, sobrando o sal de cozinha (resíduo sólido) no balão.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 5 - Brasil colonial: tráfico negreiro e escravidão - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) O documento abaixo foi redigido pelo governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, em 18 de agosto de 1694, para comunicar ao Rei de Portugal a tomada da Serra da Barriga.

“[...] Não me parece dilatar a Vossa Majestade da gloriosa restauração dos Palmares, cuja feliz vitória senão avalia por menos que a expulsão dos holandeses, e assim foi festejada por todos estes povos com seis dias de luminárias. [...] Os negros se achando de modo poderosos que esperavam o nosso exército metidos na serra [...], fiando-se na aspereza do sítio, na multidão dos defensores. [...] Temeu-se muito a ruína destas Capitanias quando à vista de tamanho exército e repetidos socorros como haviam ido para aquela campanha deixassem de ser vencidos aqueles rebeldes pois imbativelmente se lhes unir-se os escravos todos destes moradores [...]”.

Décio Freitas, República de Palmares – pesquisa e comentários em documentos históricos do século XVII. Maceió: UFAL, 2004, p. 129.

Sobre o documento acima e seus significados atuais, é correto afirmar que



( a )

foi escrito por uma autoridade da Coroa na colônia e tem como principal conteúdo a comemoração da morte de Zumbi dos Palmares. A data de 20 de novembro, como referência ao líder do quilombo, tem uma conotação simbólica para a população negra em contraponto à visão oficial do 13 de maio de 1888. 

( b )

o feito da tomada de Palmares, em 1694, pelos exércitos da Coroa, é entendido como menos glorioso quando comparado à expulsão dos holandeses de Pernambuco, em 1654. Os dois eventos históricos não têm o mesmo apelo para a formação da sociedade brasileira na atualidade. 

( c )

o texto de Caetano de Melo e Castro indica que Palmares não gerou temor às estruturas coloniais da Capitania de Pernambuco. A comemoração oficial do Dia da Consciência Negra é uma invenção política do período recente. 

( d )

o Quilombo de Palmares representou uma ameaça aos poderes coloniais, já que muitos eram os rebeldes que se organizavam ou se aliavam ao quilombo. A data é celebrada, na atualidade, como símbolo da resistência pelos movimentos negros.

Questão 01 - Química - Setor A - Aula 7 - Propriedades periódicas II: afinidade eletrônica, eletronegatividade e caráter metálico - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unisa-SP) Os metais alcalinos reagem violentamente com água por reações de deslocamento, produzindo um composto iônico e um gás combustível. A reatividade desses metais varia no grupo em função do número de camadas eletrônicas.

a) Escreva a equação balanceada que representa a reação entre o metal alcalino localizado no terceiro período da classificação periódica e a água. Indique a função química a que pertence o composto iônico formado nessa reação.

b) Compare as reatividades dos metais lítio e potássio. Justifique sua resposta com base no número de camadas eletrônicas.

Resposta:

b) A reatividade aumenta com o aumento do número de camadas eletrônicas, pois o elétron da camada de valência é menos atraído pelo núcleo, sendo mais fácil para esse metal perder esse elétron, maior caráter metálico. Como ambos os metais estão na mesma família, o potássio (localizado no quarto período) possui um número de camadas maior que o lítio (localizado no segundo período), a reatividade do potássio é maior do que a do lítio.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Os números em nosso cotidiano - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS NÚMEROS PRESENTES NAS INFORMAÇÕES A SEGUIR.

A) PINTE DE AMARELO OS NÚMEROS QUE INDICAM CÓDIGOS.

B) PINTE DE AZUL OS NÚMEROS QUE INDICAM CONTAGEM.

C) PINTE DE VERMELHO OS NÚMEROS QUE INDICAM MEDIDAS.

Resposta:

A) Dados pessoais de Marta: RG – 81 003 004-5, CPF: 919.897.036-11; telefone dos bombeiros: 193.

B) Número de irmãos: 3

C) Horário do show: 20 horas; placa com a metragem: 800 metros.

Questão 01 - Física - Setor C - Aula 4 - Movimento uniforme - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Apesar de o ciclismo de estrada não ser um esporte muito difundido no Brasil, há cada vez mais adeptos dessa prática esportiva em nosso país. Uma das provas de ciclismo mais tradicionais do mundo é a Tour de France, competição que surgiu em 1903 e desde então atrai uma audiência crescente ao redor do mundo. Nessa prova, os ciclistas atingem velocidades de até incríveis 130 km/h! Claro que apenas durante poucos minutos.

Em uma prova de ciclismo de estrada, os três primeiros colocados, chamados A, B e C, respectivamente, mantêm suas velocidades constantes. Em determinado instante, o segundo colocado estava a 20 metros do primeiro e a 50 metros do terceiro. As velocidades dos três ciclistas são, respectivamente, 12 m/s, 10 m/s e 15 m/s. Desprezando as dimensões dos conjuntos ciclista + bicicleta, e considerando que os ciclistas mantêm suas velocidades inalteradas, determine:

a) o instante t1 em que o terceiro colocado alcança o segundo colocado;

b) o instante t2 em que o ciclista A estará exatamente no ponto médio entre os outros dois ciclistas.

Resposta:

a) A figura a seguir ilustra a situação apresentada no enunciado.

Adotando-se a origem e a orientação da trajetória conforme indicado na figura, e considerando o mesmo instante inicial t0 = 0 para os três ciclistas:

MU: ss = s0 + v · t

A (primeiro colocado): sA = 70 + 12t

B (segundo colocado): sB = 50 + 10t

C (terceiro colocado): sC = 15t

O encontro entre o terceiro e o segundo colocados é calculado por:

sT = sS

15t1 = 50 + 10t1 ∴ t1 = 10 s

b) O primeiro estará no ponto médio entre os outros dois quando:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios - Produção de texto - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ VIU QUE AS TIRAS CONTAM UMA HISTÓRIA USANDO DESENHOS E PALAVRAS.

AGORA, VOCÊ VAI LER A TIRA A SEGUIR E RECONTAR A HISTÓRIA SÓ COM PALAVRAS.

OBSERVE COM ATENÇÃO A TIRA DE NANCY PARA ENTENDER A HISTÓRIA. DEPOIS, OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 18 SET. 2019 

1. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE:

• O AMBIENTE OU SITUAÇÃO DE CADA PERSONAGEM.

• O QUE OS BALÕES DE PENSAMENTO DOS MENINOS TÊM EM COMUM?

• O QUE O BALÃO DE PENSAMENTO DE NANCY MOSTRA?

• O QUE TORNA A TIRA ENGRAÇADA?

2. AGORA, EM UMA FOLHA AVULSA, RECONTE A HISTÓRIA.

• O REGISTRO DEVE SER INDIVIDUAL.

3. CASO TENHA DÚVIDAS SOBRE O REGISTRO CORRETO DAS PALAVRAS, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.

4. DEPOIS DE PRONTO, SEU TEXTO SERÁ COLOCADO EM UM MURAL NA SALA DE AULA.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - História dos números - Exercícios (pg. 26) - BY NC 3.0BR

OBSERVE A COLEÇÃO DE FLORES. FAÇA AGRUPAMENTOS DE 2 EM 2.

A) QUANTOS GRUPOS FORAM FORMADOS?

B) SOBRARAM FLORES SEM GRUPOS? SE SIM, QUANTAS?

Resposta:

a) Foram formados 6 grupos de 2.

b) Sim. Sobrou uma flor.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ TINHA LIDO ALGUMA TIRA DA NANCY?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Composição e estados físicos da matéria - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere que  representa H,  representa C e O representa O.

A respeito do sistema:

a) É uma substância pura ou uma mistura?

b) Escreva as fórmulas das substâncias presentes.

c) Escreva a fórmula da substância simples.

d) Escreva as fórmulas das substâncias compostas.

e) Qual é o número total de moléculas?

f) Qual é o número total de átomos?

Resposta:

a) Mistura.

b) O2; H2O; CO2.

c)  O2.

d)  H2O; CO2.

e) 10

f) 26

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios (pg. 43 - 50) - BY NC 3.0BR

VAMOS COMPOR NÚMEROS. ESCREVA A QUANTIDADE DE GRUPOS E PALITOS SOLTOS QUE HÁ EM CADA QUADRO E O NÚMERO CORRESPONDENTE.

C) NO ITEM B, QUE ALGARISMO VOCÊ UTILIZOU PARA INDICAR A AUSÊNCIA DE DEZENAS?

Resposta:

C) O algarismo zero.

Questão 01 - Química - Setor A - Aula 2 - Mol e massa molar - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unifesp)

A descoberta das propriedades antitumorais do cisplatina, fórmula molecular [Pt(NH3)2C2], constituiu um marco na história da Química Medicinal. Esse composto é usado em vários tipos de neoplasias, como câncer de próstata, pulmão, cabeça, esôfago, estômago, linfomas, entre outros.

O cisplatina sofre hidrólise ao penetrar na célula, e seu alvo principal é o DNA celular. A ligação deste fármaco ao DNA ocorre preferencialmente através de um dos átomos de nitrogênio das bases nitrogenadas adenina ou guanina.

No Brasil, um dos nomes comerciais do fármaco cisplatina é Platinil®. Usualmente, os frascos deste medicamento acondicionam solução injetável, contendo 50 mg de cisplatina. Uma determinada indústria farmacêutica utilizou 0,050 mol de cisplatina na produção de um lote de frascos do medicamento Platinil® do tipo descrito.

(http://qnesc.sbq.org.br. Adaptado.)

a) A interação da platina é mais estável com qual base nitrogenada? Justifique sua resposta.

b) Determine o número de frascos de Platinil® contidos no lote produzido por aquela indústria farmacêutica, supondo 100% de eficiência no processo. Apresente os cálculos efetuados.

Resposta:

a) A interação da platina é mais estável com a guanina, pois neste composto ocorre ligação de hidrogênio intramolecular.

b) Teremos:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - As tiras com desenhos e palavras - Exercícios (pg. 39) - BY NC 3.0BR

QUAIS DESSES PERSONAGENS VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE O NOME DELES?

Resposta:

1: Charlie Brown (da série de HQs chamada Minduim). 2: Garfield. 3: Armandinho. 4: Cebolinha. 5: Mônica. 6: Mafalda. 7: Snoppy. 8: Cascão.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Capítulo 6 - Biogeografia do Brasil I - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem – Libras)

No mês de fevereiro de 2015, foram detectados 42 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa um aumento de 282% em relação a fevereiro de 2014. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015 atingiu 1.702 quilômetros quadrados. Houve aumento de 215% do desmatamento em relação ao período anterior (agosto de 2013 a fevereiro de 2014).

FONSECA, A.; SOUZA JR., C.; VERÍSSIMO, A. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (fev. 2015). Belém: Imazon, 2015.

O dano ambiental relatado deriva de ações que promovem o(a)



( a )

instalação de projetos silvicultores. 

( b )

especialização da indústria regional.

( c )

expansão de atividades exportadoras. 

( d )

fortalecimento da agricultura familiar. 

( e )

crescimento da integração lavoura-pecuária.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 1 - Brasil pré-colonial: povos indígenas, diversidade e conquista - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Texto I

A realidade dos isolados não corresponde a do imaginário muito difundido pela imprensa de povos que vivem na idade da pedra ou em situação prístina. [...]

Os isolados também não são exemplares vivos de como os índios viviam no tempo da chegada de Colombo ou Cabral. [...] Eles se adaptaram em relação à nova paisagem política; as mudanças de organização, subsistência, tecnologia de moradia e arte seriam uma resposta à presença de outros povos e ao consequente estresse e privação que os índios suportaram. [...]

Longe da imagem romântica de homens, mulheres e crianças numa espécie de paraíso florestal pré-revolução industrial [...], a realidade contemporânea dos grupos isolados é que estes são povos pressionados por diversos agentes externos, tais como os setores extrativista, turístico e missionário.

ARISI, Barbara Maisonna. Matis e Korubo: Contato e índios isolados, relações entre povos no Vale do Javari, Amazônia. Florianópolis, 2007. p. 34-35. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2018.

Texto II

Com tablets, celulares, câmeras fotográficas e notebooks, indígenas das 15 etnias participantes registram e compartilham cada momento vivido durante o evento [Jogos Tradicionais Indígenas]. Dentro e fora da arena de competição, é visível a integração dos povos tradicionais com o uso dos recursos tecnológicos. “Mesmo com todo o avanço da tecnologia, muita gente ainda se assusta quando vê o nosso povo utilizando esses recursos. O que é um verdadeiro desconhecimento, pois o uso desses novos meios em nenhum momento prejudica as nossas tradições. Muito pelo contrário, além de servir como veículo de informação, temos a tecnologia como grande aliada, pois com ela podemos expor nossas opiniões e divulgar nossos cotidianos muito além da aldeia”, conta o jovem Japirktire Parkatejê, 25 anos, da etnia Gavião Parkatejê.

Jogos Tradicionais mostram integração de indígenas com a tecnologia. Disponível em:. Acesso em: 7 abr. 2018.

Texto III

Com relação à postura diante da natureza, havia, entretanto, uma diferença básica entre os europeus e os índios. Enquanto estes concebiam o homem como parte praticamente indistinta da natureza, enxergando o universo como um todo, os europeus, apoiados ideologicamente na tradição bíblica, que atribuíam ao homem direito de vida e morte sobre os animais e plantas, acreditavam no ser humano como senhor absoluto da natureza, com direito e poder de usufruir de seus recursos sem preocupar-se com as consequências predatórias e destrutivas desse tipo de exploração do meio ambiente.

MESGRAVIS, Laima; PINSKY, Carla Bassanezi. O Brasil que os europeus encontraram. São Paulo: Editora Contexto, 2000. p. 27.

Considerando os textos apresentados:

a) Indique uma diferença entre as etnias indígenas que habitam o Brasil do século XXI.

b) O estranhamento causado pela integração entre indígenas e tecnologias industrializadas é resultante de uma certa concepção de História. Explique qual é essa concepção.

Resposta:

a) De acordo com os textos apresentados, uma diferença entre as etnias indígenas do Brasil contemporâneo consiste na forma como lidam com os não indígenas. Enquanto ainda existem agrupamentos indígenas que preferem manter o maior distanciamento possível das sociedades organizadas por meio de estruturas ocidentais, outras nações indígenas integram tecnologias resultantes da Revolução Industrial ao seu cotidiano, sem deixar de valorizar suas próprias tradições e identidades.

b) A concepção de História à qual se refere o estranhamento consiste em pressupor que os povos indígenas do século XXI têm o dever de se assemelharem aos povos indígenas do século XVI. Primeiramente, a ideia existente sobre os indígenas do século XVI é moldada a partir do olhar do colonizador, ou seja, uma concepção cristã eurocêntrica frequentemente mais preocupada em julgar do que em entender os nativos da América. Além disso, esse estranhamento ainda ignora que os povos indígenas também possuem história e, portanto, alteram suas identidades, costumes e sociabilidades ao longo do tempo, assim como quaisquer outros povos do planeta.

A origem desse estranhamento está em duas concepções equivocadas: 

• a ideia de que existe um modelo de indígena “original”, “puro”, dotado de uma “essência” imutável em sua identidade, que deve ser mantida intocada, sendo que a aproximação com essa “essência” determina o quanto alguém pode ser considerado, ou não, indígena;

• o desdém pela diversidade presente nas nações indígenas e a crença em um padrão homogeneizante de comportamento, que determina como seria um indígena “verdadeiro”.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 2 - Expansão Marítima e Grandes Navegações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A cartografia oferece-nos um excelente exemplo para ilustrar [o] complexo confronto entre o que os livros e a tradição oral registram, entre o que os mestres ensinam e o que se aprende com a própria experiência. Na luta entre esta dupla linha de forças [tradição e experiência], a persistência do vivido pelos Portugueses teve um papel fundamental na alteração das mentalidades.

ALEGRIA, Maria Fernanda, et al. Cartografia e Viagens. In: BETHENCOURT, F. e CHAUDHURI, K. (Dir.). História da expansão portuguesa. v. I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1998. p. 26.

Considerando o mapa e o texto apresentados, é possível afirmar que durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI



( a )

a nova cartografia era resultado de pesquisas científicas, jamais se relacionando com interesses econômicos. 

( b )

a expansão marítima portuguesa afrontou dogmas religiosos e ocorreu contra os interesses da Igreja católica. 

( c )

a experiência náutica, juntamente com inovações cartográficas, possibilitou a renovação das mentalidades do período. 

( d )

os relatos de marinheiros portugueses sobre os monstros marinhos eram confirmados pelas representações cartográficas. 

( e )

a mentalidade medieval sobre o limite dos oceanos e a disposição geográfica dos oceanos foi reforçada.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 4 - Brasil colonial: estrutura da economia açucareira - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

A aquarela do artista holandês Frans Post (1612-1680) retrata o descarregamento e a moagem da cana-de-açúcar na América portuguesa do século XVII. A partir da obra de arte apresentada:

a) Explique quais foram as principais características da plantation açucareira nos séculos XVI e XVII.

b) Identifique ao menos outras duas atividades econômicas retratadas na obra além da produção açucareira.

Resposta:

a) A plantation açucareira colonial consistiu na produção em larga escala de açúcar para o mercado internacional por meio do trabalho escravizado. Dessa forma, suas principais características foram: latifúndios, monocultura da cana-de-açúcar, produção voltada à exportação e escravização de populações negras.

b) A partir da aquarela de Frans Post é possível perceber atividades econômicas variadas que se relacionaram com a plantation açucareira. Dentre elas, destacamos: o tráfico negreiro, que abasteceu as regiões produtoras de açúcar com mão de obra escravizada africana; a pecuária, utilizada, por exemplo, para o transporte de cana-de-açúcar; atividades econômicas que envolvem a construção do engenho e de suas engrenagens para a produção de açúcar (comumente exercidas por brancos pobres, mestiços e libertos); o trabalho do feitor, que nesse caso consiste em alguém empregado pelo senhor de engenho para fiscalizar as atividades do engenho e zelar pelo seu pleno funcionamento, assim como a fiscalização sobre os trabalhadores escravizados.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 1 - Brasil pré-colonial: povos indígenas, diversidade e conquista - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

Texto I

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).

Texto II

Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.

SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da



( a )

concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado. 

( b )

percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias. 

( c )

compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados. 

( d )

transposição direta das categorias originadas no imaginário medieval. 

( e )

visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios - R / RR - BY NC 3.0BR

AGORA, VAMOS RETOMAR O EMPREGO DO R / RR EM UM POEMA. ACOMPANHE A LEITURA.

AMIGOS?

PERTO DOS CACHORROS-QUASE-QUENTES NO CARRINHO UM CACHORRO-QUASE-FRIO ABANAVA O RABINHO.

ALMIR CORREIA. POEMAS SAPECAS, RIMAS TRAQUINAS. BELO HORIZONTE: FORMATO EDITORIAL, 1997. P. 24.

A) NESTE POEMA APARECE A PALAVRA CARRINHO. TIRE UM R DESSA PALAVRA E ESCREVA A NOVA PALAVRA.

B) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O SOM DO R, EM CARINHO, E DO RR, EM CARRINHO?

C) NA PALAVRA RABINHO, O SOM DO R É IGUAL AO DA PALAVRA CARRINHO OU DA PALAVRA CARINHO?

D) POR QUE O SOM DO R NA PALAVRA RABINHO É FORTE, MAS É ESCRITO COM UMA SÓ LETRA?

Resposta:

A) Carinho.

B) Em carinho, o som do r é fraco; em carrinho, é forte.

C) O som do r é igual ao de carrinho.

D) Porque não existe rr em início de palavra, e, nessa posição, a letra r sempre tem som forte.

Questão 01 - Física - Setor C - Aula 4 - Movimento uniforme - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

André e Marcos moram na mesma rua e costumam correr juntos todos os dias da semana pela manhã. Uma pista de cooper tem seu início na mesma rua, entre as casas dos amigos. Sabendo-se que André mora no número 700 e Marcos, no número 100, o gráfico ilustra os espaços dos amigos a partir do instante em que Marcos sai de sua casa. Ao sair de casa para ir ao encontro de Marcos, André correu a uma velocidade escalar em módulo igual a 7,2 km/h.

A respeito desse gráfico são feitas as seguintes afirmações. Assinale as afirmativas corretas

I. Quando se movimentaram, tanto Marcos quanto André realizaram movimento retilíneo uniforme.

II. André e Marcos partem de suas casas no mesmo horário.

III. Marcos chega antes ao início da pista de cooper, e espera por André durante 2 min 40 s.

V. A pista de cooper está localizada no número 300 da rua dos amigos.

V. O módulo da velocidade de Marcos é igual a 2,5 km/h.

Resposta:

I. Incorreta. Quando em movimento, Marcos e André realizam movimentos uniformes, mas nada se pode afirmar sobre a forma da trajetória.

II. Incorreta. A partir do gráfico, André saiu de sua casa 40 s após Marcos.

III. Correta. Sabendo que os dois se movimentam no sentido da pista, onde se encontram, lemos no gráfico que Marcos chega ao destino no instante 80 s, e André, no instante 240 s. Dessa forma, Marcos chega 160 s antes, ou 2 min 40 s antes.

IV. Correta. A partir do instante em que André se movimenta no sentido da pista, o gráfico é uma reta inclinada, o que mostra que ele realiza um movimento uniforme. Dessa forma, entre o instante em que André sai de sua casa e o instante em que ele chega à pista de cooper:

Substituindo-se os valores, já se ajustando as unidades e os sinais: 

V. Incorreta. O gráfico indica que, entre os instantes 0 e 80 s, Marcos realiza um movimento uniforme. Dessa forma: 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios - C / QU - BY NC 3.0BR

AGORA, LEIA COM OS COLEGAS ESTAS PALAVRAS COM C E QU.

A) NESSAS PALAVRAS, QUE VOGAIS VÊM DEPOIS DE QU?

B) QUE SOM TEM A LETRA C SEGUIDA DE E OU I? E QUE SOM TÊM AS LETRAS QU SEGUIDAS DE E OU I?

C) ESCREVA OUTRAS SEIS PALAVRAS QUE TENHAM QUE E QUI.

D) PALAVRAS ESCRITAS COM CA OU CO PODEM MUDAR A LETRA C PARA QU EM PALAVRAS DA MESMA FAMÍLIA. VEJA:

• LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA, NA COLUNA AO LADO, PALAVRAS DA MESMA FAMÍLIA USANDO AS LETRAS QU.

Resposta:

A) As vogais e, i.

B) A letra c seguida de e ou i tem o som /s/. As letras qu seguidas de e ou i tem o som /k/.

C) Respostas pessoais (sugestões): queijo, querida, aqui, parque, aquela, caqui.

D) 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

BARALHO DE PALAVRAS

1. RECORTE AS CARTAS DO ANEXO 2.

2. FORME UM GRUPO COM MAIS TRÊS COLEGAS.

3. CADA PARTICIPANTE DO GRUPO RECEBERÁ DO PROFESSOR SEIS CARTAS.

• SOBRE A MESA, SERÃO COLOCADAS OUTRAS SEIS CARTAS COM A FACE DAS PALAVRAS VIRADA PARA CIMA.

4. CADA JOGADOR DEVE OBSERVAR AS PRÓPRIAS CARTAS, LER AS PALAVRAS NELAS IMPRESSAS E ORGANIZÁ-LAS EM PARES, QUANDO HOUVER.

• AS CARTAS QUE FORMAM PARES DEVEM SER COLOCADAS SOBRE A MESA, NA FRENTE DO JOGADOR.

5. AS CARTAS SEM PARES QUE SOBRAREM NA MÃO DOS JOGADORES SERÃO UTILIZADAS PARA FORMAR PARES COM AS CARTAS QUE ESTIVEREM NO CENTRO DA MESA.

• A CADA JOGADA, OS JOGADORES DEVEM DESCARTAR UMA DE SUAS CARTAS SEM PAR E PEGAR OUTRA ENTRE AS COLOCADAS NO CENTRO DA MESA. COM ELA, FORME UM NOVO PAR COM OUTRA CARTA QUE JÁ ESTÁ NA SUA MÃO.

• OS JOGADORES REPETEM ESSA AÇÃO A CADA RODADA.

6. O PROFESSOR SORTEIA O PRIMEIRO JOGADOR E O PRÓXIMO SERÁ AQUELE QUE ESTIVER À DIREITA DO COLEGA QUE JOGOU.

7. VENCE O JOGO QUEM FORMAR MAIS PARES DE PALAVRAS.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - História dos números - Exercícios (pg. 32 - 33) - BY NC 3.0BR

REGISTRE COM NÚMEROS OS AGRUPAMENTOS QUE SEU GRUPO FEZ DURANTE O JOGO.

Resposta:

Respostas de acordo com o resultado do jogo.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Composição e estados físicos da matéria - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Em uma aula prática de Química do Ensino Médio, o professor apresentou aos alunos três copos, cada um contendo um líquido incolor diferente, que foram chamados de X, Y e Z.

Depois, fez os seguintes experimentos:

1º Em cada copo, introduziu duas esferas maciças, A e B. O resultado obtido está representado nas figuras acima.

2º Pesou 10 g de cada líquido e transferiu-os, separadamente, para três tubos de ensaio idênticos, obtendo o resultado representado na figura abaixo.

Então, fez aos alunos a pergunta a seguir.

Qual a ordem crescente das densidades (d) dos líquidos X, Y e Z ?

Resposta:

Observando a ilustração, notamos que a esfera B está no fundo do líquido Z, logo, podemos concluir que dB>dZ.

Já a esfera A flutua no líquido Z, logo, podemos concluir que dA<dZ.

Concluindo, temos dA<dZ<dB e que a densidade de Z é intermediária às densidades de A e B.

As duas esferas, A e B, se encontram no fundo do líquido Y, logo podemos concluir que dA e dB>dY.

Relacionando: dA e dB>dY

dA<dZ<dB

Concluímos que dY<dZ

As duas esferas, A e B, flutuam no líquido X, logo temos que dA e dB<dX.

Relacionando: dA e dB>dY

dA e dB<dX

dA<dZ<dB

Portanto, temos que dY<dZ<dX

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Uso de conjunções coordenativas e de orações coordenadas na construção textual - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Observe a seguinte construção:

Não sou alto nem sou baixo.

● Caso quiséssemos substituir o termo em destaque por uma conjunção de mesmo valor, como ficaria a reescrita desse período?

Em seguida, explique por que esse tipo de construção é uma forma de evitar um problema coesivo.

Resposta:

A reescrita seria: “Não sou alegre e não sou triste”. A coesão é mantida, uma vez que não é necessária a repetição do advérbio não.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios (pg. 41) - BY NC 3.0BR

REGISTRE OS AGRUPAMENTOS E OS PALITOS SOLTOS DE CADA PARTICIPANTE DO JOGO NUNCA 10.

A) QUEM GANHOU O JOGO?

POR QUÊ?

B) QUE TIPO DE AGRUPAMENTO REPRESENTAM:

• OS PALITOS SOLTOS:

• OS FEIXINHOS:

• OS FEIXÕES:

C) EM CADA FEIXÃO, HÁ QUANTOS FEIXINHOS?

D) EM ORDEM CRESCENTE, ESCREVA OS NÚMEROS QUE INDICAM AS QUANTIDADES DE AGRUPAMENTOS E PALITOS SOLTOS QUE VOCÊ PREENCHEU NO QUADRO.

MAS ATENÇÃO: CASO ALGUM NÚMERO ESTEJA REPETIDO, NÃO PRECISA INDICAR NA RESPOSTA DESTE ITEM.

Resposta:

A) Resposta de acordo com o resultado do jogo.

Resposta de acordo com o resultado do jogo.

B) • unidades.

• dezenas.

• centenas.

C) 10

D) Resposta de acordo com o resultado do jogo.

Questão 01 - Química - Setor A - Aulas 3 e 4 - Mol: exercícios - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Um paciente infectado com vírus de um tipo de herpes toma, a cada 12 horas, 1 comprimido de um medicamento que contém 125 mg do componente ativo penciclovir.

Dados: Massa molar (g · mol-1): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16.

Constante de Avogadro: N = 6,02 · 1023 mol-1.

Dê a fórmula molecular e a massa molar do penciclovir e calcule o número de moléculas desse componente que o paciente ingere por dia.

Resposta:

Fórmula molecular: C10H15O3N5

Massa molar = (10 · 12 g/mol) + (15 · 1 g/mol) + (3 · 16 g/mol) + (5 · 14 g/mol) = 253 g/mol

O paciente toma a cada 12 horas um comprimido, logo em um dia toma 2 comprimidos, que equivalem a 2 · 125 mg (250 · 10-3 g).

          253 g ________ 6,02 · 1023 moléculas

250 · 10-3 g ________ y

y = 5,95 · 1020 moléculas.

O paciente ingere por dia 5,95 · 1020 moléculas de penciclovir.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios (pg. 40 - 41) - BY NC 3.0BR

REGISTRE OS AGRUPAMENTOS E OS PALITOS SOLTOS DE CADA PARTICIPANTE DO JOGO NUNCA 10.

A) QUEM GANHOU O JOGO?

POR QUÊ?

B) QUE TIPO DE AGRUPAMENTO REPRESENTAM:

• OS PALITOS SOLTOS:

• OS FEIXINHOS:

• OS FEIXÕES:

C) EM CADA FEIXÃO, HÁ QUANTOS FEIXINHOS?

D) EM ORDEM CRESCENTE, ESCREVA OS NÚMEROS QUE INDICAM AS QUANTIDADES DE AGRUPAMENTOS E PALITOS SOLTOS QUE VOCÊ PREENCHEU NO QUADRO.

MAS ATENÇÃO: CASO ALGUM NÚMERO ESTEJA REPETIDO, NÃO PRECISA INDICAR NA RESPOSTA DESTE ITEM.

Resposta:

A) Resposta de acordo com o resultado do jogo.

Resposta de acordo com o resultado do jogo.

B) • Unidades.

• Dezenas.

• Centenas.

C) 10

D) Resposta de acordo com o resultado do jogo.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas