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Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Uso de conjunções coordenativas e de orações coordenadas na construção textual - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Em cada item abaixo, reescreva as orações, unindo-as adequadamente em um só período por meio de uma conjunção coordenativa. A seguir, explique o sentido da conjunção escolhida.

a) Lavei o carro. Não consegui lavar os tapetes.

b) Percebo que o marido de Maria não liga para ela. Ele não a procura nem pergunta por ela.

c) Os brinquedos estão todos quebrados. Não poderão mais ser utilizados.

d) Estudei toda a matéria da prova. Serei aprovado.

e) Na escola, fiz exercícios de Matemática. Treinei para o teste de Português.

f) O rapaz não sabe se enfrenta o cão. O rapaz não sabe se corre do cão.

Resposta:

a) Lavei o carro, mas não consegui lavar os tapetes. Sentido de adversidade. Outras possibilidades: porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

b) Percebo que o marido de Maria não liga para ela, pois ele não a procura nem pergunta por ela. Sentido de explicação. Outras possibilidades: porque, porquanto.

c) Os brinquedos estão todos quebrados, logo não poderão mais ser utilizados. Sentido de conclusão. Outras possibilidades: portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso, de modo que.

d) Estudei toda a matéria da prova, então serei aprovado. Sentido de conclusão. Outras possibilidades: logo, portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso, de modo que.

e) Na escola, fiz exercícios de Matemática e treinei para o teste de Português. Sentido de adição. Outras possibilidades: não só/ como, além disso, não só/mas também.

f) O rapaz não sabe se enfrenta o cão ou se corre do cão. Sentido de alternância.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Orações subordinadas (revisão) na construção de peças teatrais (II) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Sem modificar o sentido, reescreva as frases, substituindo os termos em destaque por orações subordinadas substantivas e fazendo as adaptações necessárias.

a) O desejo dela era o comparecimento de todos à festa de 15 anos.

b) A solução mais viável é a separação dos alunos em grupo.

c) Este é meu desejo: sua vinda ainda este mês.

d) Ana estava certa da chegada de sua amiga à cidade.

e) Todos tinham certeza da aprovação nos testes.

Resposta:

a) O desejo dela era que todos comparecessem à festa de 15 anos

b) A solução mais viável é que se separem os alunos em grupos.

c) Este é meu desejo: que você venha ainda este mês.

d) Ana estava certa de que sua amiga chegaria à cidade.

e) Todos tinham certeza de que seriam aprovados nos testes.

Os alunos terão de demonstrar o entendimento entre construções nominais e verbais. Para isso, eles deverão construir orações subordinadas substantivas a partir do período simples.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - O espaço em que vivemos - Exercícios (pg. 53) - BY NC 3.0BR

O QUE ESSA IMAGEM SUGERE?

Resposta:

Espera-se que os alunos percebam que o motorista utiliza o GPS para ver o trajeto que terá que seguir.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Orações subordinadas (revisão) na construção de peças teatrais (I) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Releia os fragmentos a seguir, extraídos da peça O noviço:

AMBRÓSIO — Que dúvida! E eu julgo que podes conciliar esses dois pontos [...].

***

AMBRÓSIO — [...] Casar-se-á, e terás um genro que exigirá a legítima de sua mulher [...].

Podemos dizer que os termos destacados exercem o mesmo papel coesivo? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. Na primeira ocorrência o termo destacado apenas uniu as orações; já na segunda, não só ligou as orações como apresenta como referente o substantivo genro.

A situação-problema exige do aluno a capacidade de perceber se há uma retomada de referente ou não. Aqui não falamos sobre pronome relativo, já que ele ainda não foi discutido.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - As tiras com desenhos e palavras - Exercícios - Sílabas; C / QU; E / I; O /U - BY NC 3.0BR

RETIRE DE CADA PALAVRA A SÍLABA EM DESTAQUE E ESCREVA AO LADO A NOVA PALAVRA QUE SE FORMOU.

A) MA-CA-CA

B) CA-ME-LO 

C) CON-FEI-TA-RI-A 

D) BO-NE-CA 

E) FLO-REI-RA 

F) CA-RA-COL

G) CA-VA-LO 

H) SA-PA-TO 

I) JA-NE-LA

Resposta:

A) maca

B) calo

C) contaria

D) boca

E) flora

F) cara

G) calo

H) pato

I) nela

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 5 - Projeções cartográficas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Faceres-SP)

O globo terrestre, embora procure representar, de forma mais próxima possível, características do planeta em termos de formas e distâncias, tem utilização prática reduzida: é difícil transportá-lo em viagens ou fazer medidas em sua superfície.

(MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010. p. 201. Adaptado).

Por isso os cartógrafos, com auxílio da matemática, inventaram:



( a )

A escala que permite calcular as distâncias no terreno a partir de medidas feitas na representação.

( b )

A legenda que permite nos mostrar o significado dos símbolos.

( c )

As coordenadas geográficas que nos auxiliam na localização.

( d )

As projeções cartográficas, que permitem representar a superfície esférica da Terra numa superfície plana, da forma mais precisa possível.

( e )

A indicação do Norte que nos permite a orientação no espaço geográfico.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 6 - Qual será o tema deste ano: grandes eixos temáticos - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os três temas transcritos a seguir podem ser enquadrados no eixo temático 4 – cidadania e poder. Embora pertençam ao mesmo eixo, há nítidas diferenças entre eles, seja no recorte temático, seja no direcionamento da discussão proposto pelos textos que compõem cada coletânea. Leia-os com atenção, identificando os contornos que o tema geral ganha com a contribuição de cada texto que integra as coletâneas. Em seguida, para cada tema, redija uma síntese das principais reflexões apreendidas dos textos.

Tema 1

(Unifenas-MG)

Bloco A

• No Brasil, a vida pública é, muitas vezes, a continuação da privada.

ITARARÉ, Barão de. (Aparício Torelly) – brasileiro (1895-1971) – humorista

• Política é a arte de enfiar a mão no excremento.

RESENDE, Otto Lara – brasileiro (1922-1992) – escritor e jornalista

• Não é raro que o diâmetro do cérebro do político seja inferior ao do seu bolso.

Roberto Campos – brasileiro (1917-2001) – economista

• Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira.

Ronald Reagan – americano (1911-2004) – ex-ator; ex-presidente (Apud O Poder de mau humor. Edição de Ruy Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993) 

Bloco B​

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

BRECHT, Bertolt – alemão (1898-1956) – poeta, dramaturgo

Não será exagero afirmar que a maioria dos brasileiros (ainda mais quando se considera o cenário político atual) apresenta uma visão pouco lisonjeira do exercício da política ou, mais especificamente, dos políticos. Com certeza, concordariam com o conteúdo do Bloco A. No entanto, encontrar-se-ão indivíduos que encarecem o valor da política, considerando-a indispensável ao funcionamento das instituições e, portanto, um elemento que não pode ser ignorado ou, ainda, desprezado. Essa posição está implícita no Bloco B.

Elabore um texto dissertativo cuja argumentação vá ao encontro do conteúdo do Bloco A ou do Bloco B, de tal modo que sua redação dê resposta à seguinte pergunta-tema: A política é importante (ou necessária)?

Tema 2

(Fuvest-SP)

Texto I

A ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política, pois esta determina quais são as demais ciências que devem ser estudadas na polis. Nessa medida, a ciência política inclui a finalidade das demais, e, então, essa finalidade deve ser o bem do homem.

ARISTÓTELES. Adaptado.

Texto II

O termo “idiota” aparece em comentários indignados, cada vez mais frequentes no Brasil, como “política é coisa de idiota”. O que podemos constatar é que acabou se invertendo o conceito original de idiota, pois a palavra idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política. Talvez devêssemos retomar esse conceito de idiota como aquele que vive fechado dentro de si e só se interessa pela vida no âmbito pessoal. Sua expressão generalizada é: “Não me meto em política”.

CORTELLA, M. S.; RIBEIRO, R. J. Política – para não ser idiota. Adaptado.

Texto III​

Filhos da época​

Somos filhos da época e a época é política. Todas as tuas, nossas, vossas coisas diurnas e noturnas, são coisas políticas. Querendo ou não querendo, teus genes têm um passado político, tua pele, um matiz político, teus olhos, um aspecto político. O que você diz tem ressonância, o que silencia tem um eco de um jeito ou de outro, político. [...]

SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas.

Texto IV​

As instituições políticas vigentes (por exemplo, partidos políticos, parlamentos, governos) vivem hoje um processo de abandono ou diminuição do seu papel de criadoras de agenda de questões e opções relevantes e, também, do seu papel de propositoras de doutrinas. O que não significa que se amplia a liberdade de opção individual. Significa apenas que essas funções estão sendo decididamente transferidas das instituições políticas (isto é, eleitas e, em princípio, controladas) para forças essencialmente não políticas – primordialmente as do mercado financeiro e do consumo. A agenda de opções mais importantes dificilmente pode ser construída politicamente nas atuais condições. Assim esvaziada, a política perde interesse.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Adaptado.

Texto V​

Resposta:

tema 1

Algumas reflexões para nortear a elaboração da síntese:

• As quatro primeiras citações manifestam a depreciação da política por pensadores, políticos e pela própria população. Destaca-se seu caráter corrupto, em que há a valorização dos interesses privados em prejuízo dos públicos.

• O texto de Brecht ressalta a importância da política, determinante para diversos aspectos da vida cotidiana, mas desprezada pelo analfabeto político. Pressupõe-se, portanto, que a política requer uma "alfabetização" – em nível individual e coletivo – para ser compreendida e valorizada.

tema 2

Reflexões que se destacam do conjunto de textos:

• A política está impregnada na vida cotidiana; a ciência política é a mãe das demais ciências e, ainda, a finalidade delas, já que almeja o bem do ser humano.

• Aqueles que recusam a política (os que se proclamam “apolíticos”) vivem fechados em si mesmos, presos apenas à sua realidade pessoal. Porém, até esse silêncio diante da política é também uma manifestação política.

• Identifica-se um paradoxo moderno: o aparato tradicional da política perdeu espaço para o mercado e o consumo, mas estes não conseguem cumprir as agendas sociais mais relevantes. O resultado é a apatia social em relação à política.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 1 - A dissertação no vestibular: mitos e verdades - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Textos para a questão 1

Os textos acima fazem referência a difundidas lendas sobre a redação de vestibular, todas elas pautadas no mito de que:



( a )

textos sincréticos sempre compõem a coletânea de textos da redação.

( b )

a estética é parte fundamental da composição de um texto de vestibular.

( c )

mito e ciência caminham juntos: sem conhecimento científico, nenhum dos acontecimentos expressos nas frases seria possível.

( d )

a citação de grandes personalidades, como filósofos renomados, garante a nota máxima em redação.

( e )

a criatividade e a inspiração são os principais critérios avaliados na redação.

Questão 01 - História - do Brasil - Capítulo 8 - A crise do Antigo Sistema Colonial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP)

As colônias que se formaram na América portuguesa tiveram, desde o século XVI, o caráter de sociedades escravistas. Com o passar do tempo, consolidaram-se em todas elas algumas práticas relacionadas à escravidão que ajudaram a cimentar a unidade e a própria identidade dos colonos luso-brasileiros. Dentre essas práticas, ressalta-se a combinação entre um avultado tráfico negreiro gerido a partir dos portos brasileiros e altas taxas de alforria.

(BERBEL, Márcia; MARQUESE, Rafael e PARRON, Tâmis. Escravidão e política. Brasil e Cuba, c. 1790-1850. São Paulo: Hucitec/Fapesp. 2010. p. 178-179)

Segundo o texto e seus conhecimentos sobre a história da escravidão na América Portuguesa, a sociedade escravista que nela se constituiu apresentava a



( a )

convivência entre a presença de um grande número de alforriados e o denso volume de escravos gerido internamente, constituindo-se como elemento importante na construção da identidade dos colonos. 

( b )

dissociação entre tráfico negreiro, controlado pelos portugueses reinóis, e alforria propiciada pelos colonos locais, gerando uma pluralidade de identidades na sociedade escravista. 

( c )

tensão entre práticas de alforria engendradas pelos colonos e medidas de estímulo ao tráfico negreiro empregadas pela Coroa portuguesa, como expressão de projetos diferentes de sociedade escravista. 

( d )

interação patriarcal entre colonos luso-brasileiros e escravos, devido à adoção de práticas de alforria, apesar da unidade e resistência vigentes entre os africanos escravizados e da opressão exercida pela Coroa portuguesa. 

( e )

contradição entre práticas escravistas estimuladas pelos traficantes portugueses que geriam os portos brasileiros e as propostas abolicionistas apregoadas pelo colonos luso-brasileiros que defendiam a alforria.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 8 - Brasil colonial: a presença holandesa e o açúcar - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(FGV-SP) Leia o excerto de uma peça teatral, de 1973.

Nassau

Como Governador-Geral do Pernambuco, a minha maior preocupação é fazer felizes os seus moradores. Mesmo porque eles são mais da metade da população do Brasil, e esta região, com a concentração dos seus quase 350 engenhos de açúcar, domina a produção mundial de açúcar. Além do mais, nessa disputa entre a Holanda, Portugal e Espanha, quero provar que a colonização holandesa é a mais benéfica. Minha intenção é fazê-los felizes… sejam portugueses, holandeses ou os da terra, ricos ou pobres, protestantes ou católicos romanos e até mesmo judeus.

Senhores, a Companhia das Índias Ocidentais, que financiou a campanha das Américas, fecha agora o balanço dos últimos quinze anos com um saldo devedor aos seus acionistas da ordem de dezoito milhões de florins.

Moradores

Viva! Já ganhou! [...] Viva ele! Viva!

Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra. Calabar: o elogio da traição, 1976. Adaptado.

Sobre o fato histórico ao qual a obra teatral faz referência, é correto afirmar que



( a )

as bases religiosas da colonização holandesa no nordeste brasileiro produziram uma organização administrativa que privilegiava a elite luso-brasileira, ao oferecer financiamento com juros subsidiados e parcelas importantes do poder político aos grandes proprietários católicos. 

( b )

a grande distância entre as promessas de tolerância religiosa e a realidade presente no cotidiano dos moradores da capitania de Pernambuco deu-se porque os dirigentes da companhia holandesa impuseram o calvinismo como religião oficial e perseguiram as demais religiões. 

( c )

a presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa trouxe benefícios aos proprietários luso-brasileiros, como o financiamento da produção, mas reproduziu a lógica do colonialismo, ao concentrar a riqueza no setor mercantil e não no produtivo. 

( d )

a felicidade prometida pelos invasores holandeses não pôde ser efetivada em função da lógica diplomática presente na relação entre Portugal e Holanda, pois se tratava de nações inimigas desde o século XV, em virtude da disputa pelo comércio oriental. 

( e )

as promessas dos invasores holandeses se confirmaram, e a elite ligada à produção açucareira e ao comércio colonial foi amplamente beneficiada, principalmente pelo livre comércio, o que explica a resistência desses setores sociais ao interesse português em retomar a região invadida pela Holanda.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 4 - Organização política e territorial brasileira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFU-MG)

A análise das formas de governo é tida como conceptualmente distinta da análise referente às formas de Estado ou de regime. (...) A bipartição clássica distingue a Forma de Governo parlamentar e a Forma de Governo presidencial.

(BOBBIO, Norberto. Dicionário de  Política. Brasília: UNB, 1986. p. 517.)

Assinale a alternativa que corresponde à Forma de Governo presidencial. 



( a )

O Sistema gira em torno da figura do primeiro-ministro. 

( b )

O Governo tem o poder de dissolver o Parlamento. 

( c )

O presidente acumula os poderes de chefe do Estado e de Governo. 

( d )

O presidente não tem poder para nomear e demitir ministros.​

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 1 - Conceitos em Ecologia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Enem) Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento.  Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo),  é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats.  Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da 



( a )

proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis. 

( b )

produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.  

( c )

exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida. 

( d )

ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimento do adulto. 

( e )

utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.

Resposta:

c) exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 7 - Agentes endógenos - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP)

Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de Krakatoa riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia.

WINCHESTER, S. Krakatoa – o dia em que o mundo explodiu. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, contracapa.

a) Por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões? Por que as encostas de vulcões normalmente são densamente povoadas?

b) Por que a atividade vulcânica deste tipo de vulcão pode causar o resfriamento nas temperaturas médias em toda a Terra?

Resposta:

a) A ocorrência de vulcões no sudeste asiático é resultado da sua localização no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de contato de placas tectônicas ou continentais que, dessa maneira, apresenta intensa atividade sísmica e vulcânica. As encostas dos vulcões, em geral, são densamente povoadas por apresentarem solos de elevada fertilidade, o que favorece o desenvolvimento agrícola.

b) A atividade vulcânica pode causar o resfriamento das temperaturas médias em toda a Terra por resultar na emissão de materiais vulcânicos (fuligens, cinzas, gases) na atmosfera. Isso provoca a diminuição da incidência de raios solares na superfície, dificultando o aquecimento desta e, consequentemente, da atmosfera.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 8 - Agentes exógenos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Vunesp–SP) Analise os diagramas.

Esses diagramas demonstram o processo de



( a )

desintegração mecânica acompanhada pela decomposição química das rochas na exposição aos agentes atmosféricos.

( b )

formação de novos aquíferos pela concentração de fluxos de água em terrenos arenosos

( c )

metamorfismo sofrido por rochas magmáticas quando sujeitas ao calor e à pressão.

( d )

diastrofismo da crosta terrestre pelo falhamento da superfície ao longo das eras geológicas.

( e )

afloramento de rochas ricas em matéria orgânica na formação de novos escudos cristalinos.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 2 - Biodiversidade - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado). 

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque



( a )

propicia o fluxo gênico. 

( b )

intensifica o manejo de espécies. 

( c )

amplia o processo de ocupação humana. 

( d )

aumenta o número de indivíduos nas populações. 

( e )

favorece a formação de ilhas de proteção integral.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Orações subordinadas (revisão) na construção de peças teatrais (II) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Analise as sentenças a seguir:

 I. Não me oponho a que as provas sejam realizadas em dupla. II. Não sou oposição a que as provas sejam realizadas em dupla.

Os períodos, embora muito parecidos, apresentam orações subordinadas que recebem classificações distintas. Classifique-as e explique o motivo pelo qual elas não devem receber a mesma classificação.

Resposta:

Na primeira sentença, há uma oração subordinada substantiva objetiva indireta. Na segunda, uma subordinada substantiva completiva nominal. No primeiro caso, a oração complementa um verbo; já na segunda ocorrência, um nome.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - O espaço em que vivemos - Exercícios (pg. 55 - 57) - BY NC 3.0BR

NA MALHA QUADRICULADA, USE SETAS PARA INDICAR, DE ACORDO COM A LEGENDA, OS TRAJETOS SUGERIDOS EM CADA ITEM, CONFORME CONSTA NA PRÓXIMA PÁGINA.

A) AONDE BOB VAI CHEGAR SE PERCORRER CADA TRAJETO INDICADO PELAS SETAS A SEGUIR? REGISTRE NA MALHA E COMPLETE AS FRASES.

• TRAJETO 1:  2   7   2

BOB VAI CHEGAR AO

• TRAJETO 2:  3   6   2

BOB VAI CHEGAR AO

• TRAJETO 3:  5   5   1

BOB VAI CHEGAR AO

B) DESCREVA, USANDO NÚMEROS E SETAS, O TRAJETO QUE BOB VAI FAZER SE:

• SAIR DA CASINHA E FOR ATÉ AO POTE DE RAÇÃO.

• SAIR DO POTE DE RAÇÃO E FOR ATÉ O OSSO.

Resposta:

A) • pote de água.

• osso.

• pote de ração.

B) • Resposta pessoal.

• Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Uso de conjunções coordenativas e de orações coordenadas na construção textual - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a lenda abaixo e responda à questão.

A lenda da mandioca

1 Conta-se que uma mulher tupi deu à luz uma garotinha e a chamou de Mani. A menina, que era linda, tinha a pele muito branca. Vivia feliz brincando pela aldeia. Todos a amavam muito, pois ela sempre transmitia muita alegria por onde passava.

2 Um dia, porém, Mani ficou doente e toda a aldeia ficou preocupada e triste. O pajé foi chamado e realizou vários rituais de cura e rezas para salvar a menina. Mas nada adiantou, e a menina morreu.

3 Os pais de Mani enterraram o corpo da menina dentro da própria oca, pois esse era o hábito do povo indígena tupi. Os pais regaram o local onde a menina tinha sido enterrada com água e muitas lágrimas.

4 Do túmulo de Mani nasceu uma planta tão poderosa que surpreendeu a todos. Sua raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro, como a pele de Mani. Em homenagem à menina, a planta ficou conhecida como Mani-oca, unindo o nome da menina ao nome da habitação indígena.

Lenda indígena recontada pelos autores.

Assinale a alternativa que apresenta uma conjunção coordenativa explicativa.



( a )

“[...] uma mulher tupi deu à luz uma garotinha e a chamou de Mani.” 

( b )

“Todos a amavam muito, pois ela sempre transmitia muita alegria por onde passava.” 

( c )

“Um dia, porém, Mani ficou doente […].” 

( d )

“Do túmulo de Mani nasceu uma planta tão poderosa que surpreendeu a todos.” 

( e )

“Em homenagem à menina, a planta ficou conhecida como Mani-oca […].”

Resposta:

Propõe o exame dos sentidos com que são empregadas as conjunções coordenativas na lenda.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - As tiras com desenhos e palavras - Exercícios - Produção de texto - BY NC 3.0BR

AGORA QUE VOCÊ JÁ VIU AS TIRAS, VAI RECONTAR UMA, MAS SEM DESENHOS – SÓ COM PALAVRAS.

1. LEIA A TIRA.

2. CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR. A) NO QUADRINHO 1, O QUE PARECE TER ACONTECIDO COM CASCÃO? E CEBOLINHA, AO FUNDO, PARECE INTERESSADO, INCOMODADO OU PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO? QUAL É A SUA OPINIÃO?

B) NO QUADRINHO 2, CONTINUAMOS A VER CASCÃO EM SITUAÇÃO SEMELHANTE À DO QUADRINHO 1. O QUE ISSO SIGNIFICA? E CEBOLINHA, AO FUNDO, O QUE ESTÁ FAZENDO? O QUE IMAGINAMOS QUE VAI ACONTECER AO OLHAR CEBOLINHA APENAS NESTA CENA?

C) NO QUADRINHO 3, AO OBSERVARMOS A EXPRESSÃO DE CEBOLINHA E AO VERMOS O SÍMBOLO NA MALA QUE ESTÁ NA MÃO DELE, BEM COMO A EXPRESSÃO DO CASCÃO, O QUE IMAGINAMOS QUE VAI ACONTECER?

D) NO QUADRINHO 4, FICA CLARA A INTENÇÃO DE CEBOLINHA AO CORRER EM BUSCA DA MALETA E IR EM DIREÇÃO A CASCÃO. O QUE ESTAVA INCOMODANDO CEBOLINHA DESDE O QUADRINHO 1? O QUE TORNA TODA A HISTÓRIA ENGRAÇADA QUANDO CHEGAMOS NO QUADRINHO 4?

3. EM UMA FOLHA À PARTE, RECONTE ESSA TIRA REGISTRANDO O QUE ACONTECEU EM CADA QUADRINHO.

• SE PRECISAR DE AJUDA PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE O REGISTRO CORRETO DAS PALAVRAS, CHAME O PROFESSOR.

Resposta:

2. a) Cascão parece ter machucado a perna em algum lugar, uma vez que grita de dor. Cebolinha passa pelo local no momento e parece incomodado com o que vê.

2. b) Nesse segundo quadro, Cascão parece continuar com muita dor, e Cebolinha sai correndo, aparentemente com pressa, para fazer alguma coisa, como talvez ajudar.

2. c) Imaginamos que Cascão será ajudado por Cebolinha, pois a maleta que ele traz na mão tem o símbolo de primeiros socorros.

2. d) No quadrinho 4, Cebolinha cobre a boca de Cascão com esparadrapo para que ele pare de incomodar com os gritos de dor. Essa é a surpresa que gera o humor da tirinha: a maleta com o símbolo de primeiros socorros induz o leitor a pensar que Cebolinha vai tratar do ferimento de Cascão, e não cobrir a boca do amigo para estancar o grito que incomodava Cebolinha.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - As tiras com desenhos e palavras - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

OBSERVE A TIRA DA NANCY.

GUY GILCHRIST. NANCY. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 5 MAIO 2019.

A) O QUE NANCY ESTÁ FAZENDO?

B) O QUE É SPLASH?

C) PREPARE-SE PARA CONTAR EM CLASSE O QUE ACONTECE NESSA TIRA.

Resposta:

A) Ela está pulando nas poças d’água.

B) É a representação escrita do ruído das botas de Nancy batendo nas poças d’água.

C) Os alunos deverão narrar que Nancy pula nas poças de água até que suas botas ficam presas na lama e ela é lançada para o alto, descalça.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 3 - Organizando as ideias: brainstorm e mind maps - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

Não dá pra não ter celular

Claro que dá pra não ter. Mas não ter é só para radicais, libertários, desprendidos ou os que têm uma vida regrada junto a telefones fixos. A maioria acha que não dá pra não ter um celular. Eu também, embora saiba que dá. Virou dependência. Nós achamos que precisamos e os outros também esperam isso de nós. “Como? Você não tem celular?”, perguntam, como se a pessoa fosse um ET. [...] Um amigo comparou a importância de seu celular à do maço de cigarro, quando fumava. Até o tamanho é parecido, observou. Checar o celular é a primeira e a última coisa que faz todos os dias. Como era com o cigarro.

STRECKER, Marion. Depoimento: não dá pra não ter celular. Folha de S.Paulo, Equilíbrio e saúde, 30 out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2018.

O texto tece considerações sobre uma das características mais marcantes dos tempos modernos: a onipresença de celulares inteligentes. Com a ajuda das questões a seguir, organize as ideias sobre o assunto.

a) Parafraseie as críticas da autora à onipresença do celular.

b) Elabore outros comentários que sustentem essa mesma visão sobre o tema.

Resposta:

a) • Aqueles que conseguem abolir o celular de suas vidas são tidos como exceção, como radicais, libertários ou desprendidos.

• O uso constante de celulares já configura uma dependência pessoal, uma patologia, um vício, como o cigarro.

• O celular constitui um caso de dependência a expectativas sociais: o uso do celular seria uma forma de sentir-se parte de grupos e da modernidade.

b) • A dificuldade de viver sem o celular revelaria a submissão a ele e a força de um estilo de vida que tem se organizado cada vez mais em torno da tecnologia.

• A onipresença dos smartphones poderia ser ligada à dificuldade moderna de lidar com a solidão íntima, com a convivência do indivíduo consigo mesmo.

• Trata-se de um novo código de conduta social, que massifica os indivíduos e comprime sua liberdade, praticamente impedindo-o de abrir mão do celular.

• Os males causados pelo uso intenso do celular vão desde os físicos (risco de câncer, por exemplo) até os psicológicos (dificuldade de concentração, por exemplo).

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aula 2 - O que se avalia na dissertação: competências e habilidades - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Famerp-SP)

Texto 1

A educação domiciliar ou homeschooling consiste na prática pela qual os próprios pais ou responsáveis assumem a responsabilidade direta pela educação formal dos filhos, que é feita em casa. As aulas podem ser ministradas por eles, ou por professores particulares contratados, com o auxílio de materiais didáticos e pedagógicos.

Mais de 60 países permitem ou ao menos não proíbem a educação domiciliar, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, França, Portugal, Bélgica, Irlanda, Finlândia, entre outros. Outros proíbem essa prática, como Alemanha, Espanha, Grécia e Suécia. A educação domiciliar é um fenômeno emergente e crescente e estima-se que apenas nos Estados Unidos, mais de 2 milhões de estudantes recebem essa modalidade de ensino. No Brasil, apesar de não haver legislação permissiva, acredita-se que cerca de 7 mil famílias e 15 mil crianças e adolescentes praticavam a educação domiciliar em 2018.

(Alessandra Gotti. “Educação domiciliar: os pais podem optar por substituir a escola no Brasil?” https://novaescola.org.br, 22.04.2019. Adaptado.)

Texto 2

Os críticos da educação domiciliar afirmam que a modalidade impede o processo pleno de socialização das crianças e jovens, algo que só é possível, segundo eles, no ambiente escolar. Eles argumentam ainda que a educação domiciliar é uma forma de os pais, por motivos religiosos, morais e ideológicos, isolarem os alunos da discussão de temas fundamentais para a evolução do aprendizado.

O publicitário Rick Dias, presidente da Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar), discorda: “Se a Constituição menciona pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas, não podemos conceber que a escolarização seja a única maneira de transmitir conhecimento. Apenas fizemos a opção que entendemos ser a melhor para nossos filhos”, diz ele.

A pedagoga e docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha, doutora na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação, discorda: “Escola e família são instituições complementares, e não capazes de substituir uma a outra no processo de ensino”. “Até que ponto os pais estão ou estarão preparados para ensinar seus filhos de forma ampla? São e serão capazes de controlar todos os pontos no desenvolvimento dos valores? E de identificar quando um erro é estrutural ou no desenvolvimento?”.

Já a professora da Faculdade de Educação da Unicamp e autora de uma tese de doutorado sobre o assunto, Luciane Barbosa, é defensora da educação domiciliar. Luciane apoia a regulamentação dessa modalidade de educação, mas ressalta que ela deve ser realizada “com muito cuidado”, em grupos de trabalho que envolvam universidade, famílias, associações representantes e poder público. “Assim será possível fazer com que os direitos de todas as crianças, dentro e fora das escolas, sejam respeitados”, acredita. Para ela, a saída é equilibrar a liberdade de escolha dos pais com o papel do Estado como ente responsável pela viabilização e fiscalização do direito à educação das crianças e adolescentes”.

(Eduardo Marini. “Ensino domiciliar não enfrenta os graves problemas educacionais do país”. www.revistaeducacao.com.br, 02.05.2019. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: A educação domiciliar no Brasil: exercício da liberdade de escolha ou negligência dos pais?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 9 - Clima mundial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) A figura a seguir exibe a imagem de um ciclone.

É correto afirmar que o ciclone em questão



( a )

ocorreu no Hemisfério Sul e corresponde a uma área de alta pressão atmosférica.

( b )

pode ocorrer em qualquer hemisfério, independentemente da pressão atmosférica.

( c )

ocorreu no Hemisfério Norte, em zonas tropicais e de baixa pressão atmosférica.

( d )

ocorreu no Hemisfério Sul e corresponde a uma área de baixa pressão atmosférica.

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 6 - Brasil colonial: cultura, religião e educação - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e leia o texto a seguir.

São Miguel é, no Brasil, o testemunho mais comovente de um empreendimento histórico fundado pelos jesuítas para preservar os índios do genocídio que pesava sobre eles nos primeiros tempos da colonização do Sul. As reduções indígenas foram materializações aparentemente bem-sucedidas de projetos de sociedades e de cidades utópicas tais como os humanistas do século XVI as haviam concebido, em particular Thomas Moore. Aliás, é singular que Utopia, de Thomas Moore, publicado em 1551, a ilha imaginária, tenha sido, contudo, situada no Brasil e que no momento de definir suas leis democráticas e igualitárias, Moore tenha tido conhecimento, por um jesuíta, das leis do império Inca do Peru, que acabava de ser descoberto. [...] Beneficiando-se da indeterminação que reinava nessa próspera região [Rio Grande do Sul] pela aplicação do Tratado de Tordesilhas, que dividia, a partir da descoberta, o Novo Mundo entre a Espanha e Portugal, os jesuítas, atraindo os guaranis para o interior dos recintos fortificados que os protegiam, e que foram chamados de “reduções”, procediam ao mesmo tempo à sua evangelização e à organização do que seria chamado hoje de sua “autogestão”.

LEAL, Claudia Feierabend Baeta. As missões da Unesco no Brasil: Michel Parent. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC, 2008. p. 152-153.

Localizada no Rio Grande do Sul, a região de sete aldeamentos indígenas, fundada por jesuítas entre os séculos XVII e XVIII, é chamada de Sete Povos das Missões, da qual destacam-se as ruínas de São Miguel das Missões. Acerca da ação dos jesuítas na América colonial:

a) Explique quais as principais diferenças entre os jesuítas e os demais colonizadores no trato com os povos indígenas durante a colonização da América.

b) Indique um conflito militar ocorrido nessa região opondo os interesses dos jesuítas aos dos demais colonizadores, apontando os motivos do conflito.

Resposta:

a) A principal função dos jesuítas na América colonial foi a de converter indígenas à fé católica. Ao montar aldeamentos para o desenvolvimento da catequese, eles utilizaram a mão de obra dos nativos em determinadas atividades econômicas. Porém, diferentemente dos demais colonizadores, os jesuítas se opunham à escravização dos indígenas, embora a aceitassem quando se tratava de nativos hostis à colonização capturados em guerras (as chamadas “guerras justas”).

b) Ocorrida entre 1753 e 1756, a Guerra Guaranítica foi uma guerra na qual tropas portuguesas e espanholas destruíram os aldeamentos de indígenas catequizados, dentre eles os de Sete Povos das Missões. As causas do conflito estão relacionadas com questões fronteiriças entre Portugal e Espanha sobre a América (Tratado de Madri, 1750) e à ordem de remover da região esses aldeamentos.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 2 - Formação geoeconômica do território brasileiro - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Leia o trecho a seguir e responda às questões:

O Brasil faz fronteira com dez países da América do Sul, entre os doze existentes, o que reforça o caráter estratégico dessa área para a competitividade do país e para a integração do continente. Mas grande parte das regiões de fronteira está isolada dos centros nacionais, quer pela ausência de redes de transportes e de comunicação, quer pelo peso político e econômico menor que possui. Na escala local-regional, o meio geográfico que melhor caracteriza a zona de fronteira é aquele formado pelas cidades gêmeas nos limites entre os países. Essas cidades gêmeas apresentam fluxos transfronteiriços com elementos comuns, que geram interações.

(Adaptado de Lia Osório Machado, Estado, territorialidade, redes: cidades gêmeas na zona de fronteira sul-americana em Maria Laura Silveira (org.), Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 258; e do Programa de Desenvolvimento de Faixa de Fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional em: www.mi.gov.br/programasregionais/fronteira.asp?area=spr_fronteira. Acesso em: 12 out. 2009.)

a) Comente, sucintamente, dois elementos incentivadores de fluxos transfronteiriços entre cidades gêmeas.

b) Aponte dois projetos nacionais elaborados entre as décadas de 1980 e 1990 que podem ser considerados como estratégicos para a manutenção das fronteiras brasileiras.

Resposta:

a) Entre os elementos incentivadores de fluxos transfronteiriços entre cidades gêmeas, destacam-se: o isolamento de grande parte das regiões fronteiriças em relação aos grandes centros nacionais; boas oportunidades de compra e venda de bens e serviços na cidade vizinha; a complementariedade econômica que, geralmente, instaura-se entre as cidades gêmeas.

b) Na década de 1980 foi desenvolvido o Projeto Calha Norte, visando instalar bases militares ao norte da calha do rio Solimões que se encarregariam da vigilância desse território e suas fronteiras. Na década de 1990 foi iniciado o Sistema de Vigilância Amazônica (Sivam), projeto de monitoramento que ampliou o controle sobre o espaço aéreo amazônico e sua parte fronteiriça.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 3 - Regionalização do espaço brasileiro - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fac. Albert Einstein-SP) Os mapas a seguir apresentam as duas divisões regionais utilizadas pelo Brasil, a Divisão Regional do IBGE e a Divisão em Complexos Regionais Brasileiros.

Sobre essas duas regionalizações podemos afirmar que:



( a )

A divisão em complexos regionais tem como critério os limites político-administrativos que coincidem os limites entre os estados. Não leva em conta questões de ordem socioeconômica. 

( b )

A divisão em grandes regiões parte inicialmente do conceito de região geográfica, pois esse conceito era tido como aquele que teria menos influência do papel da sociedade na construção do espaço geográfico. 

( c )

A divisão em grandes regiões parte do conceito de região homogênea, pois assim poderia agrupar áreas semelhantes em torno de um mesmo critério. Assim, seria possível propor uma análise de caráter regional para o planejamento urbano. 

( d )

A divisão em complexos regionais parte de critérios como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, por meio de suas atividades produtivas.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 5 - Dinâmica da crosta - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica.

Avalie as seguintes afirmações:

I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano e americano continuam se afastando um do outro.

II. A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico.

III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos continentes que, hoje, estão separados pelo Oceano Atlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos.

IV. A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana.

Está correto o que se afirma em



( a )

I, II e III, apenas. 

( b )

I, II e IV, apenas. 

( c )

II, III e IV, apenas. 

( d )

I, III e IV, apenas. 

( e )

I, II, III e IV.

Questão 01 - Geografia - do Brasil - Aula 7 - Agentes endógenos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.

ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012.

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de



( a )

alívio da tensão geológica. 

( b )

desgaste da erosão superficial. 

( c )

atuação do intemperismo químico. 

( d )

formação de aquíferos profundos. 

( e )

acúmulo de depósitos sedimentares.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 3 - Introdução ao metabolismo energético - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

Elysia chlorotica (um tipo de lesma-do-mar) é um molusco híbrido de animal e vegetal, considerado o primeiro animal autotrófico. Cientistas identificaram que o Elysia incorporou o gene das algas Vaucheria litorea – o psbO – das quais ele se alimentava, por isso desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese por aproximadamente nove meses. Os últimos estudos revelam que o molusco marinho também desenvolveu capacidades químicas, permitindo-lhe sintetizar clorofila, produzindo, assim, seu alimento. Essa capacidade é a mais nova proeza do Elysia, cujas habilidades evolutivas têm chamado a atenção da comunidade científica.

(Adaptado de: Superinteressante. mar.2010. Disponível em: | https://super.abril.com.br/ ciencia/criatura-e-fusao-de-animal-e-vegetal/ . Acesso em: 20 jun. 2012.)

a) Explique a função da clorofila na fotossíntese.

b) Pelo fato de realizar fotossíntese, qual seria uma possível vantagem adaptativa do Elysia chlorotica em relação a outros moluscos que são heterotróficos?

Resposta:

a) A molécula de clorofila tem a função de absorver a energia luminosa durante a fotossíntese, que é um processo celular que resulta na produção de glicose e gás oxigênio, a partir de água e gás carbônico e a absorção de energia luminosa. Essa energia é armazenada como energia química nas moléculas de glicose.

b) A Elysia chlorotica poderia viver em ambientes iluminados, mas com pouca disponibilidade de alimento, pois ela pode produzi-lo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Agrupamentos de 10 em 10 e de 100 em 100 - Exercícios (pg. 82 - 93) - BY NC 3.0BR

PARA REGISTRAR OS PONTOS DE SEU GRUPO, SIGA AS ORIENTAÇÕES:

. ANOTE NO QUADRO O NOME DE CADA ALUNO, SEGUINDO A ORDEM DE JOGADA.

. NO FIM DO JOGO, CADA PARTICIPANTE DITA PARA O GRUPO A QUANTIDADE DE PEÇAS QUE OBTEVE.

. COLOQUE ZERO QUANDO HOUVER AUSÊNCIA DE ALGUM AGRUPAMENTO NA ORDEM DA UNIDADE OU DA DEZENA.

Resposta:

As respostas deste exercício dependem dos resultados obtidos durante o jogo Nunca 10.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas