Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
(Fuvest-SP) Há exatos 100 anos, J. J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico
o átomo ser indivisível.
a existência de partículas subatômicas.
os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.
o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.
NAS AULAS DE CIÊNCIAS, VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO ALGUMAS NOÇÕES SOBRE ASTRONOMIA. VOCÊS VÃO ESCOLHER QUAL ASSUNTO MAIS GOSTARAM OU GOSTARIAM DE ESTUDAR. DEPOIS, VÃO FAZER UMA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER O ASSUNTO PREFERIDO ENTRE OS TRÊS MAIS CITADOS.
A) REGISTRE NA TABELA ABAIXO O RESULTADO DA VOTAÇÃO.
B) COM OS DADOS DA TABELA ANTERIOR, CONSTRUA UM GRÁFICO DE COLUNAS MÚLTIPLAS.
C) ESCREVA O TÍTULO DO GRÁFICO NA LINHA QUE ESTÁ ACIMA DELE.
D) ELABORE UMA PERGUNTA DE ACORDO COM O GRÁFICO QUE VOCÊ CONSTRUIU E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
E) ESCREVA 2 INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBSERVOU DE ACORDO COM OS DADOS DO GRÁFICO.
As respostas dependem do resultado da votação realizada com a turma.
NA TURMA DO 2º ANO, OS ALUNOS VOTARAM NOS ASSUNTOS QUE MAIS GOSTAM DE ESTUDAR EM MATEMÁTICA. VEJA O RESULTADO.
A) ORGANIZE OS DADOS DA VOTAÇÃO NA TABELA SEGUINTE ESCREVENDO, EM ORDEM DECRESCENTE, OS NÚMEROS QUE INDICAM A QUANTIDADE DE VOTOS DE CADA ASSUNTO.
B) QUAL ASSUNTO RECEBEU MAIS VOTOS?
C) QUANTOS VOTOS O ASSUNTO MAIS VOTADO RECEBEU A MAIS QUE O ASSUNTO MENOS VOTADO?
D) CADA ALUNO VOTOU APENAS UMA VEZ E EM APENAS UM ASSUNTO. QUANTOS ALUNOS PARTICIPARAM DESSA VOTAÇÃO? REGISTRE COMO PENSOU.
A)
B) O assunto mais votado foi formas geométricas
C) Ele teve 6 votos a mais (10 - 4 = 6).
D) Trinta e dois alunos participaram da votação (10 + 7 + 6 + 5 + 4 = 32)..
ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR.
• DEPOIS, COM A AJUDA DELE, COMPLETE A HISTÓRIA COM OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE FALTAM.
A SERPENTE E O VAGA-LUME
CONTA-SE QUE UMA SERPENTE COMEÇOU A PERSEGUIR UM VAGA-LUME. FUGIU UM DIA E ELA NÃO DESISTIU; DOIS DIAS E NADA. NO TERCEIRO DIA, JÁ SEM FORÇAS, O VAGA-LUME PAROU E DISSE À COBRA:
— POSSO LHE FAZER TRÊS PERGUNTAS
— PERTENÇO À SUA CADEIA ALIMENTAR
— NÃO — EU LHE FIZ ALGUM MAL
— NÃO
ENTÃO, POR QUE VOCÊ QUER ACABAR COMIGO
E A SERPENTE RESPONDE
PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR [...]
DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 8 MAIO 2019.
(UPE) Examine a figura a seguir:
É CORRETO afirmar que ela ilustra o(a)
processo de desertificação em ambientes temperados.
formação de terraço fluvial.
origem e a evolução de solos.
efeito da poluição dos neossolos, em face das atividades agrícolas.
conjunto de horizontes de uma dobra geológica.
(Fuvest-SP) Leia o seguinte texto, extraído de uma matéria jornalística sobre supercomputadores:
Supercomputadores são usados para cálculos de simulação pesada. Um exemplo recorrente do uso desse tipo de equipamento é a de simulação climática: com quatrilhões por segundo de processamento, torna-se possível que um computador tenha capacidade de calcular as oscilações meteorológicas. Isso ajuda a prevenir desastres, ou a preparar políticas de apoio à agricultura, se antecipando a cenários os mais variados. Evidentemente, há outros usos, como pesquisas científicas que precisam também simular cenários, com uma ampla gama de variáveis. Estudos militares e de desenvolvimento de tecnologia também se beneficiam do poder computacional desse tipo de equipamento.
Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2016.
a) Reescreva o trecho “é a de simulação climática: com quatrilhões por segundo de processamento”, levando em conta a correção e a clareza.
b) A palavra “cenários” (sublinhada no texto) foi empregada com o mesmo sentido em suas duas ocorrências? Justifique sua resposta.
a) Uma forma possível de reescrita seria: é a simulação climática: com o poder de processar quatrilhões de dados por segundo.
b) Ainda que o termo cenários seja utilizado metaforicamente em ambos os casos e apresente em comum o traço semântico da “simulação”, como colocado no primeiro período do texto (“Supercomputadores são usados para cálculos de simulação pesada.”), os sentidos não são exatamente os mesmos nas duas ocorrências. Na primeira delas, a palavra cenários se refere à antecipação dos eventos climáticos consequentes das oscilações meteorológicas. O termo assume, portanto, um sentido restrito a um determinado campo científico. Já na segunda, cenários faz referência à situação em que se inscrevem acontecimentos de qualquer natureza. Dessa forma, o sentido se amplia e o uso não se limita a uma área específica de pesquisas, como ocorreu anteriormente.
• Quarenta e seis anos depois, a vietnamita que comoveu o mundo quer que sua foto contribua para a paz
Só vi esse registro muito tempo depois. Passei 14 meses no hospital, tratando as queimaduras. Quando voltei para casa, meu pai me mostrou a foto, recortada de um jornal vietnamita: “Aqui está sua foto, Kim”. Olhei a foto e, meu Deus, como fiquei envergonhada! Como eu estava feia! E pelada! Todos estavam vestidos, e eu, uma menina, estava sem roupa. Vi a agonia e dor em meu rosto. Fiquei com raiva. Por que ele tirou aquela foto de mim? Era melhor não ter tirado nenhuma! Eu era só uma criança, mas tinha de lidar com muita dor. Quanto mais famosa a imagem ficava, mais eu precisava encarar minha tragédia.
Kim Phuc Phan Thi, em depoimento a Ruan de Sousa Gabriel, 19/09/2018. Disponível em https://epoca.globo.com/.
a) Justifique o emprego das sentenças exclamativas, explicitando o motivo do espanto de Kim.
b) A partir da expressão “minha tragédia”, que encerra o depoimento, analise os dois níveis de apreensão do evento trágico, considerando o momento do primeiro contato de Kim com o registro fotográfico e o momento do testemunho.
a) Kim, por ser criança, ao ter entrado em contato com a foto pela primeira vez, externa sentimentos de vergonha ou de pudor (“Olhei a foto e, meu Deus, como fiquei envergonhada!” e “E pelada!”), de repulsa (“Como eu estava feia!”) e de raiva (“Era melhor não ter tirado nenhuma!”). As sentenças exclamativas sugerem o vigor com que proferiu as falas, provavelmente em voz alta ou em tom de desabafo e com certa irritação.
b) A expressão “minha tragédia” pode ser traduzida por dois níveis de significação. Num primeiro momento, e dada a pouca idade de Kim (“Eu era só uma criança”), o evento foi tomado como algo particular: a dor que sentia ao ver o registro fotográfico era decorrente de constrangimento moral ao ter sido exposta publicamente num jornal e naquelas condições. Num segundo momento, dada a maturidade com que dá o testemunho (“Quarenta e seis anos depois”), como algo social ou coletivo: a exposição pública de sua dor traduziu a situação das vítimas inocentes de uma guerra. A imagem de seu sofrimento tematiza os horrores de uma guerra.
(Unicamp-SP)
Um estudo associou o nível de desmatamento com a biodiversidade de organismos em duas regiões próximas, com mesma extensão territorial e flora similar. As quantidades de áreas com florestas tropicais conservadas (florestas com estrutura vertical bem definida e sem sinais de perturbação ambiental) e com pastos limpos (pastos com baixa densidade de espécies lenhosas, com uma forrageira dominante) foram avaliadas e estão representadas no gráfico A. O gráfico B apresenta o número de espécies de plantas encontradas nos estratos inferior (espécies de baixo porte) e superior (espécies de alto porte) da vegetação em cada região.
a) Considerando a cobertura vegetal e a biodiversidade, associe as regiões 1 e 2 mostradas no gráfico A com as regiões X e Y mostradas no gráfico B. Justifique sua resposta.
b) Serviços ecossistêmicos são os benefícios da natureza para as pessoas, os quais são vitais para o bem-estar humano e para as atividades econômicas. Entre tais serviços, há os classificados como serviços ecossistêmicos de regulação do ambiente, tais como os que afetam o ciclo biogeoquímico. Cite e explique dois serviços ecossistêmicos de regulação afetados pelo desmatamento e por queimadas.
a) A região 1 corresponde à região X, uma vez que apresenta maior quantidade de áreas de pastos limpos e menor biodiversidade, já que possui menor número de espécies vegetais. A região 2 corresponde à região Y, uma vez que a região 2 apresenta maior quantidade de áreas conservadas e, também, maior número de espécies vegetais, nos estratos superior e inferior.
b) A regulação do clima é afetada, uma vez que o desmatamento e as queimadas reduzem as populações vegetais, que liberam grandes quantidades de vapor de água para a atmosfera por meio da transpiração, participando ativamente na formação de nuvens, e, portanto, influenciando a distribuição de chuvas. Desmatamento e queimadas também prejudicam a regulação do solo – uma vez que a vegetação o protege, por meio de suas raízes, que evitam a erosão –, o que causa assoreamento dos rios.
Observe a representação do espectro eletromagnético abaixo:
O elétron do átomo de hidrogênio, ao passar do estado excitado, n = 4, para o estado fundamental, n = 1, emite um fóton. O comprimento de onda desse fóton emitido corresponde a uma radiação em qual região do espectro eletromagnético?
Dado: h>4,13 . 10-15 eV . s.
A representação abaixo corresponde à parte superior da tabela periódica, na qual as letras não correspondem aos verdadeiros símbolos dos elementos.
a) Escreva a configuração eletrônica, em subníveis, da camada de valência dos elementos E e R.
b) Associe os diagramas I e II com as substâncias simples formadas pelos elementos E e R.
a) E: 4s2 R: 3s2 3p5
(PUC-MG) Os elementos químicos são distribuídos na tabela periódica de acordo com o crescimento do número atômico. Tal distribuição faz com que os elementos com propriedades semelhantes fiquem reunidos em uma mesma coluna e regiões específicas da tabela. Sobre a periodicidade química dos elementos, leia com atenção os itens a seguir.
I. Os elementos da família dos metais alcalinos são os elementos químicos que apresentam maior energia de ionização. II. O raio atômico é a distância medida entre dois núcleos em uma ligação química. III. Os elementos da família dos halogênios são os elementos químicos que apresentam maior afinidade eletrônica. IV. A eletronegatividade é a tendência que um átomo possui de atrair os elétrons de outro átomo em uma ligação química.
São afirmativas CORRETAS:
I, III e IV.
II, III e IV.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Quantidade de movimento () é uma grandeza física vetorial associada a todo corpo em movimento. Ela é muito útil para estudar colisões, explosões, desintegrações radioativas, etc. Observe o sistema de quatro corpos a seguir e, associada a cada um deles, a sua quantidade de movimento.
A quantidade de movimento de um sistema de corpos é definida como a soma das quantidades de movimento dos corpos que compõem o sistema. Matematicamente:
No caso apresentado, que é de um sistema de quatro corpos:
sistema = A + B + C + D
Caracterize a quantidade de movimento do sistema de corpos dado.
No laboratório de uma universidade cientistas estavam estudando uma espécie de esponja produtora de substância química de interesse farmacêutico. No aquário em que as esponjas eram criadas havia uma bomba que mantinha a circulação de água. Na madrugada de sábado houve um problema elétrico e as bombas desligaram-se, o que só foi percebido pelos funcionários da universidade na manhã de segunda-feira.
Conhecendo a biologia das esponjas e considerando que a taxa de oxigênio se manteve em níveis satisfatórios, é possível afirmar que elas continuaram se alimentando mesmo com o fato ocorrido? Justifique.
Sim, pelo fato de possuírem coanócitos, que, além de digerirem os alimentos, mantêm um fluxo de água passando constantemente pelo interior do animal e trazendo partículas de alimentos presentes na água. As esponjas independem da circulação externa da água, já que elas mesmas forçam essa circulação.
No início do século XXI, houve a ampliação de movimentos antiglobalização. Assinale a alternativa que contém características corretas sobre esses movimentos.
Nacionalismos exacerbados, com o surgimento de lutas armadas entre diversas potências mundiais.
Manifestações coletivas contrárias à padronização cultural e à abertura econômica indiscriminada.
Movimentos de padronização, com a luta para a homogeneização de idiomas.
Extremismos políticos, com a instalação de regimes democráticos em diversos países.
Movimentos nacionalistas, que buscam integrar os aspectos ocidentais à sua cultura.
Os movimentos antiglobalização buscam garantir a diversidade cultural mundial, bem como resguardar mercados contra a concorrência desequilibrada entre os países economicamente hegemônicos e os menos poderosos economicamente.
Em uma viagem de férias, um grupo de estudantes resolveu desbravar as praias do mar Mediterrâneo. De acordo com seus conhecimentos, caracterize a vegetação e a conservação da região.
A vegetação mediterrânea ocupa as proximidades do litoral mediterrâneo. Caracteriza-se por apresentar arbustos e árvores de pequeno porte. Parte da vegetação da região foi derrubada e substituída por videiras e oliveiras resistentes às secas ou deu lugar a cidades e indústrias.
A seguir, leia um trecho da peça teatral O pagador de promessas. A história se passa na década de 1960, na Bahia. Zé do Burro, o protagonista, faz uma promessa a Santa Bárbara para que esta salve o seu burro, que havia sido ferido por um galho de árvore.
Acompanhado de sua esposa, Rosa, ele carrega nos ombros uma grande cruz a fim de pagar a promessa. Os dois caminham léguas pelo Sertão baiano até Salvador. Chegam à cidade pela madrugada e se acomodam nas escadarias da Igreja de Santa Bárbara. A partir daí, a trama traz à tona diversos conflitos — questões políticas, econômicas e culturais.
Zé do Burro é um homem ingênuo, com senso de justiça grosseiro. Rosa é bonita e sedutora. A ingenuidade dele a incomoda.
O pagador de promessas
PRIMEIRO ATO
PRIMEIRO QUADRO
[...] Zé do Burro vai até o centro da praça e aí pousa a sua cruz, equilibrando-a na base e num dos braços, como um cavalete. Está exausto. Enxuga o suor da testa.
ZÉ (Olhando a igreja.) — É essa. Só pode ser essa.
(Rosa para também, junto aos degraus, cansada, enfastiada e deixando já entrever uma revolta que se avoluma.)
ROSA — E agora? Está fechada.
ZÉ — É cedo ainda. Vamos esperar que abra.
ROSA — Esperar? Aqui?
ZÉ — Não tem outro jeito.
ROSA (Olha-o com raiva e vai sentar-se num dos degraus. Tira o sapato.) — Estou com cada bolha d’água no pé que dá medo.
ZÉ — Eu também. (Contorce-se num ritual de dor. Despe uma das mangas do paletó.) — Acho que os meus ombros estão em carne viva.
ROSA — Bem feito. Você não quis botar almofadinhas, como eu disse.
ZÉ (Convicto.) — Não era direito. Quando eu fiz a promessa, não falei em almofadinhas.
ROSA — Então: se você não falou, podia ter botado; a santa não ia dizer nada.
ZÉ — Não era direito. Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus. Jesus não usou almofadinhas.
ROSA — Não usou porque não deixaram.
ZÉ — Não, nesse negócio de milagres, é preciso ser honesto. Se a gente embrulha o santo, perde o crédito. De outra vez o santo olha, consulta lá os seus assentamentos e diz: — Ah, você é o Zé do Burro, aquele que já me passou a perna! E agora vem me fazer nova promessa. Vá fazer promessa pro diabo que o carregue, seu caloteiro duma figa! E tem mais: santo é como gringo, passou calote num, todos os outros ficam sabendo.
ROSA — Será que você ainda pretende fazer outra promessa depois desta? Já não chega?…
ZÉ — Sei não… a gente nunca sabe se vai precisar; por isso, é bom ter sempre as contas em dia. [...]
DIAS GOMES. O pagador de promessas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Coleção Prestígio).
Glossário Enfastiado: entediado. Embrulhar: enganar, trapacear.
Dias Gomes nasceu em Salvador, em 1922. Foi dramaturgo, roteirista e romancista. Tornou-se conhecido pelas peças teatrais e telenovelas que escreveu. Faleceu em São Paulo, em 1999.
Nas peças teatrais, as falas ajudam o espectador a compreender qual é a história encenada. Faça um resumo dos acontecimentos da cena.
Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: Zé do Burro e Rosa chegam à Igreja de Santa Bárbara. Ele fez uma viagem a pé, carregando uma cruz, para pagar uma promessa. Chegam cedo à porta da igreja, que ainda está fechada. Ele se equilibra com a cruz, e sua esposa se senta nos degraus. Eles discutem.
A questão desta seção têm como objetivo identificar a capacidade de decodificação das informações presentes no texto.
IMAGINE QUE VOCÊ FARÁ UMA FESTA PARA COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO. ELA SERÁ NA SUA CASA. ENTÃO, É PRECISO ORGANIZAR O EVENTO.
COMECE PRODUZINDO O CONVITE DE ANIVERSÁRIO.
1. ESCREVA AS INFORMAÇÕES DE QUE VOCÊ NÃO PODE SE ESQUECER.
A) TEMA DA SUA FESTA:
B) NOME DE UM CONVIDADO:
2. CRIE UM PEQUENO TEXTO PARA AVISAR AO CONVIDADO QUE VOCÊ O ESPERA PARA COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO E DIGA QUAL SERÁ O TEMA DA FESTA.
• USE SINAL DE EXCLAMAÇÃO NO SEU TEXTO PARA MOSTRAR QUE VOCÊ ESTÁ EMPOLGADO!
PREENCHA AS INFORMAÇÕES DE SUA FESTA.
DATA:
HORÁRIO:
LOCAL:
(ESCREVA AQUI O ENDEREÇO DA FESTA: NOME DA RUA, NÚMERO DA CASA, BAIRRO E CIDADE.)
4. ESCREVA UMA FRASE CURTA USANDO PONTO DE EXCLAMAÇÃO PARA FINALIZAR SEU CONVITE. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
5. AGORA, JUNTE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ ANOTOU E ESCREVA O TEXTO FINAL DE SEU CONVITE. NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU NOME NELE.
Respostas pessoais.
TEXTO 2
VOCÊ CONHECE O JOGO LEGO? JÁ BRINCOU COM AS PEÇAS DE UM LEGO?
VEJA UM MODELO DE CONVITE INSPIRADO NESSE JOGO.
QUAL É A FINALIDADE DESSE CONVITE? QUE PALAVRA INDICA O TIPO DE FESTA QUE VAI ACONTECER?
A finalidade é convidar para uma festa de aniversário. A palavra que indica o tipo de evento é “anos”.
OS ALUNOS DO 2º ANO VÃO VISITAR UM PLANETÁRIO PARA APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE ASTRONOMIA.
VEJA QUANTOS ALUNOS VÃO A ESSE PASSEIO.
O QUE HÁ DE DIFERENTE NESTE GRÁFICO EM RELAÇÃO AO ESTUDADO ANTERIORMENTE?
Espera-se que os alunos concluam que nesse tipo de gráfico há duas colunas comparativas: meninos e meninas.
(Fuvest-SP) Um recipiente hermeticamente fechado e opaco contém bolas azuis e bolas brancas. As bolas de mesma cor são idênticas entre si e há pelo menos uma de cada cor no recipiente. Na tentativa de descobrir quantas bolas de cada cor estão no recipiente, usou-se uma balança de dois pratos. Verificou-se que o recipiente com as bolas pode ser equilibrado por:
I. 16 bolas brancas idênticas às que estão no recipiente ou; II. 10 bolas brancas e 5 bolas azuis igualmente idênticas às que estão no recipiente ou; III. 4 recipientes vazios também idênticos ao que contém as bolas.
Sendo PA , PB e PR , respectivamente, os pesos de uma bola azul, de uma bola branca e do recipiente na mesma unidade de medida, determine:
a) os quocientes
b) o número nA de bolas azuis e o número nB de bolas brancas no recipiente.
a) Do enunciado, temos:
b) Considere as igualdades (I), (II) e (III) apresentadas no item anterior. Dividindo (I) por PB , obtemos:
(Unicamp-SP) O poema abaixo vem impresso na orelha do livro Psia, de Arnaldo Antunes.
Na orelha do livro, Antunes apresenta ao leitor seu processo de criação poética. É correto dizer que o autor se propõe a
revelar a primazia da comunicação oral sobre a escrita das palavras.
discutir a flexão de gênero, que torna a palavra “psia” um substantivo.
defender a conversão das palavras em coisas, mudando seu estatuto.
explorar o poder de representação da interjeição exclamativa “psiu!”.
Segundo o quadrinho, o personagem amarrado à esquerda:
implica com Hagar por ele ter tomado atitudes erradas.
sente-se culpado pela situação a qual estão enfrentando.
descreve a Hagar o que está ocorrendo.
afirma que há um lado positivo no que está ocorrendo.
indaga seu companheiro sobre o que deve fazer no momento.
(Fuvest-SP)
Os Impérios helenísticos, amálgamas ecléticas de formas gregas e orientais, alargaram o espaço da civilização urbana da Antiguidade clássica, diluindo-lhe a substância [...]. De 200 a.C. em diante, o poder imperial romano avançou para leste [...] e nos meados do século II as suas legiões haviam esmagado todas as barreiras sérias de resistência do Oriente.
P. Anderson. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982.
Na região das formações sociais gregas,
a autonomia das cidades-Estado manteve-se intocável, apesar da centralização política implementada pelos imperadores helenísticos.
essas formações e os impérios helenísticos constituíram-se com o avanço das conquistas espartanas no período posterior às guerras no Peloponeso, ao final do século V a.C.
a conquista romana caracterizou-se por uma forte ofensiva frente à cultura helenística, impondo a língua latina e cerceando as escolas filosóficas gregas.
o Oriente tornou-se área preponderante do Império Romano a partir do século III d.C., com a crise do escravismo, que afetou mais fortemente sua parte ocidental.
os espaços foram conquistados pelas tropas romanas, na Grécia e na Ásia Menor, em seu período de apogeu, devido às lutas intestinas e às rivalidades entre cidades-Estado.
Observe o mapa e depois responda:
O mapa indica a origem dos escravos que trabalhavam nas minas da Ática, sob domínio ateniense, por volta do século V a.C. Qual característica da escravidão na Grécia antiga pode ser identificada a partir dos dados contidos no mapa?
De acordo com os dados apresentados no mapa, os escravos eram provenientes de territórios distantes do centro do mundo grego nas margens do mar Egeu, chamando atenção para a prática da escravidão dos considerados bárbaros, isto é, não gregos.
(UFPR) Um aquecedor elétrico de potência constante P = 2100 W foi utilizado para transferir energia para uma massa de água na forma de gelo de valor m = 200 g, cuja temperatura inicial era T0 = 0 °C. Essa massa de gelo está colocada num recipiente de capacidade térmica desprezível e, por hipótese, toda a energia fornecida pelo aquecedor foi transferida sem perdas para o gelo. Os calores específicos de gelo e água líquida são e podem ser supostos constantes na faixa de temperatura considerada. Além disso, os calores de fusão do gelo e ebulição da água são . Sabe-se que o aquecedor forneceu uma energia total de valor Q = 84 kJ. Se necessário, use a conversão 1 cal = 4,2 J. O sistema está ao nível do mar, sujeito à pressão atmosférica usual de 1 atm, e onde a água evapora a 100 °C e solidifica a 0 °C.
a) Determine a temperatura final Tf da massa de água após a transferência de energia.
b) Determine o intervalo de tempo Δt em que o aquecedor ficou ligado.
a) O calor total fornecido pelo aquecedor é:
Para a fusão do gelo:
Assim, sobram apenas 4000 cal para aquecimento da água originada pelo derretimento do gelo.
Qsens = m · c · Δθ
Substituindo os valores e calculando a temperatura final, temos:
b) A potência é:
Substituindo os valores:
Índice pluviométrico é uma grandeza física que indica a quantidade de chuva que cai em um determinado local, em um certo período. Ele apresenta dimensão de comprimento e, em geral, é dado em milímetros. Seu instrumento de medida é denominado pluviômetro.
O gráfico mostra que o índice pluviométrico varia em função da época do ano. A precipitação média medida ao longo dos últimos 30 anos indica que o índice pluviométrico é alto no início do ano, cai até o mês de agosto e volta a fechar o ano em alta. Sabendo que a área da cidade de São Paulo é de cerca de 1 500 km2 e que o índice pluviométrico é calculado em m2 , quantos litros de água desabam do céu, aproximadamente, em média, durante todo o mês de janeiro?
A partir da leitura do gráfico, vemos que no mês de janeiro o índice pluviométrico (ip) é aproximadamente 240 mm. Executando as devidas transformações de unidade:
(UFRGS-RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Em relação à malária, o parasita Plasmodium falciparum aloja-se nas glândulas salivares do mosquito Anopheles, penetra na corrente sanguínea humana e instala-se no __________, invadindo e causando ruptura dos __________.
pâncreas - glóbulos brancos
fígado - glóbulos brancos
pâncreas - vasos sanguíneos
fígado - glóbulos vermelhos
coração - vasos sanguíneos
Uma granada é lançada ao ar. Durante seu movimento de lançamento, ela explode, dividindo-se em 3 partes diferentes, que se movimentam com velocidades diferentes e em direções distintas. Na figura a seguir, estão representadas as velocidades vetoriais de cada pedaço após a explosão.
Utilizando o teorema dos sistemas isolados, podemos obter a seguinte expressão vetorial:
4 . = 3 . 1 + 2 + 3
A partir da expressão vetorial e dos vetores dados, caracterize o vetor no espaço a seguir:
Utilizando o teorema dos sistemas isolados e a expressão apresentada:
Portanto:
4v = 8 m/s ∴ v = 2 m/s
A Europa tem vasto litoral, constituindo-se praticamente em uma grande península euroasiática. Caracterize o litoral do continente europeu.
Trata-se de um litoral extenso e irregular, com a presença de baías, mares, estreitos, canais, ilhas e penínsulas.
Assinale, a seguir, a alternativa cujos elementos exemplificam as redes que viabilizam fluxos materiais.
Ferrovias, notícias, rodovias.
Capitais, infovias, tráfico de drogas.
Ferrovias, hidrovias, rodovias.
Informações, capitais, pessoas.
Capitais, pessoas e mercadorias.
É a única alternativa que apresenta exemplos de redes para transporte de fluxos materiais: ferrovias, hidrovias e rodovias.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas