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Escreva um poema revelando a sua forma de ver (e de fazer ver) a realidade.
Vamos começar planejando o que escrever.
As opções a seguir sugerem temas diferentes para o poema. Em cada opção, há sugestões para os versos iniciais. Escolha o tema e os termos iniciais que mais lhe agradarem.
Opção 1: Se você quer escrever sobre si mesmo, inicie o poema com um destes verbos e complementos:
• Quero (ser/tornar-me) • Sou (peixe, ave, flor, etc.) • Tenho (saudade, medo, vontade, etc.)
Opção 2: Se você prefere escrever sobre alguém, utilize uma destas formas para iniciar:
• Teu nome é • Você é (sonho, nuvem, bicho, etc.)
Opção 3: Se prefere escrever sobre os poemas, comece assim:
• Poemas são • O poema não precisa ser longo. O importante é que você procure aspectos inusitados do tema que escolheu e empregue uma linguagem diferente da que utiliza no dia a dia. • Lembre-se de que a pontuação (ou a ausência dela) e a repetição são recursos que você pode utilizar para dar efeitos de sentido e originalidade a seu texto
Quando terminar de escrever o poema, releia-o e faça a revisão.
Você viu que os substantivos podem variar em grau, assumindo, por exemplo, a forma diminutiva. O diminutivo pode ser formado acrescentando -inho(a) ou -zinho(a), como garotinho, ruazinha, etc.
Complete o quadro a seguir com os diminutivos dos substantivos:
Ao redor do mundo podemos encontrar uma grande diversidade de paisagens. Algumas conservam suas características naturais, outras já foram de tal forma modificadas pelo ser humano que temos dificuldade de identificar seus elementos naturais.
Assinale a alternativa que traz um exemplo de paisagem natural.
Avenida arborizada em uma grande cidade industrializada.
Unidade de conservação ambiental na zona rural.
Prática de ecoturismo em hotel fazenda.
Área de preservação ambiental criada dentro de uma cidade.
Alternativa B. Uma unidade de conservação ambiental é uma área natural que foi preservada da ação humana, tratando-se, portanto, de uma paisagem natural.
As demais alternativas estão incorretas, pois:
a. As áreas urbanas e industriais são fruto da intervenção humana, não podendo ser consideradas paisagens naturais, mesmo que apresentem grande quantidade de árvores em suas avenidas.
c. Ainda que o ecoturismo vise a uma relação mais harmônica do ser humano com a natureza, a construção de um hotel-fazenda implica a transformação da paisagem natural em paisagem cultural.
d. As áreas de preservação ambiental em ambientes urbanos buscam conservar resquícios da vegetação original, mas estão inseridas em uma área antropizada e constituem, por isso, uma paisagem cultural.
A figura acima representa o Brasil. Você sabe onde está o lugar em que você vive no país?
Ao observar uma paisagem, é comum encontrarmos diversos elementos, tanto naturais quanto culturais. Como uma grande quantidade de elementos de uma paisagem pode dificultar nossa observação, podemos fazer isso em etapas, separando os planos da paisagem, como na imagem abaixo, que retrata um lago em meio a montanhas europeias em Hallstatt, na Áustria.
a. Que elementos podem ser observados em cada plano da paisagem acima?
b. Em qual plano há mais elementos naturais? E culturais?
a. No primeiro plano estão presentes edifícios, que podem ser moradias ou prédios comerciais, áreas verdes (na foto, cobertas por neve),vias de circulação e uma igreja.
No segundo plano há um lago.
No terceiro plano há uma vertente com vegetação e rochas expostas.
No quarto plano se encontram outras vertentes da cadeia montanhosa.
b. Há mais elementos naturais no segundo, terceiro e quarto planos; e mais elementos culturais no primeiro plano.
Sobre as características territoriais do Brasil, é correto afirmar que:
o Brasil é o 5º maior país do mundo e encontra-se totalmente no hemisfério sul.
devido à sua grande extensão territorial, o Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul.
o Brasil é o maior país da América do Sul, sendo cortado pela linha do equador e pelo trópico de Capricórnio.
o território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.
A alternativa correta é a C. As demais alternativas estão incorretas, pois:
a. o Brasil tem uma parte dos estados do AP, AM, PA e RR no hemisfério norte – acima da linha do equador.
b. o Brasil não faz fronteira com o Chile e o Equador.
d. o Brasil é banhado apenas pelo oceano Atlântico.
Mudanças de estado físico da água
Neste experimento, você vai analisar a mudança de estado físico da água em uma situação específica.
Material
• 1 copo de vidro • cubos de gelo
Procedimento
a) Coloque alguns cubos de gelo no copo.
b) Coloque o copo em algum lugar em que incidam raios solares.
c) Observe o que ocorre depois de certo tempo.
O que ocorre com os cubos de gelo com o passar do tempo? Qual era o estado físico dos cubos de gelo no início do experimento? E no final?
Os cubos de gelo derretem, ou seja, deixam o estado sólido e passam ao estado líquido.
Elabore a tabela de registros em seu caderno, de forma organizada, para todas as observações previstas ao longo do ano. Ela deve ter no mínimo 15 linhas para preenchimento, correspondentes a, pelo menos, 15 observações durante o ano. Na tabela, devem ser registrados os dados coletados nas medições e deve ser realizado um esboço da sombra na posição em que ela aparece no chão.
Oriente os alunos a elaborar a tabela de registro em casa, conforme o modelo na seção Experimentando.
Na atividade experimental você notou gotas de água líquida no lado de fora do copo. Essas gotas são resultado da passagem do vapor de água do ar para o estado líquido, ao entrar em contato com a superfície fria do copo.
Um aluno, ao ver o fenômeno, propôs outra explicação para o aparecimento das gotas de água líquida: A água líquida do lado de fora do copo é resultado do derretimento do gelo dentro do copo. O que ocorreu foi que ela atravessou a parede do copo de dentro para fora.
Proponha um experimento que possa testar a hipótese proposta pelo aluno.
Resposta pessoal. Um teste possível é colocar água líquida à temperatura ambiente dentro do copo e observar se ela consegue atravessar sua parede.
Uma investigação científica costuma envolver o chamado método científico. Considerando as etapas que comumente são adotadas pelos cientistas, podemos afirmar que:
O processo se inicia com a realização de experimentos para a coleta de dados que levarão a uma ou mais conclusões.
As hipóteses são estabelecidas após observações de fenômenos que geram perguntas ao investigador.
As hipóteses são feitas posteriormente à coleta de dados, por experimentos, que buscam comprová-las.
Após a realização de observações de um fenômeno se estabelecem conclusões que poderão ser testadas nos experimentos.
Esse teste trabalha com o resumo das etapas do método científico.
Alternativa b.
a. Incorreta. Um processo investigativo inicia-se com a observação de um ou mais fenômenos e uma proposta de hipótese para explicá-los, que vai ser testada pelo experimento em si.
c. Incorreta. As hipóteses são levantadas antes da realização dos experimentos, que buscam, na verdade, testá-las.
d. Incorreta. A partir de observações de fenômenos são estabelecidas hipóteses, e não conclusões, pois estas só podem ser obtidas depois dos experimentos que testarão as hipóteses.
Sabendo que atualmente as velas são feitas com derivados do petróleo, podemos dizer que, de certa forma, o petróleo ajudou a salvar as baleias? Por quê?
As velas atuais são feitas de parafina – um derivado do petróleo – e, por esse motivo, podemos dizer que as baleias foram “salvas” pelo petróleo, na medida em que sua caçada diminuiu muito em razão da menor demanda por sua gordura como matéria-prima para as velas.
Ressalte, porém, que as baleias continuaram a ser caçadas por outros motivos, como pela sua carne, mas que tratados internacionais a partir dos anos 1970-1980 diminuíram muito sua caça, possibilitando a recuperação de populações de várias espécies. No entanto, mais recentemente, em 2019, alguns países como o Japão já deixaram a comissão que protege as baleias e reiniciaram sua caça.
(IFMG) A água é encontrada na natureza em vários estados físicos e a sequência de transformações sofridas pela mesma é denominada ciclo da água. A figura seguinte representa duas etapas desse ciclo.
As etapas do ciclo da água, representadas na figura pelas setas, são chamadas de
calefação e liquefação.
ebulição e ressublimação.
vaporização e sublimação.
evaporação e condensação
Observe, no quadro a seguir, algumas representações numéricas em quatro sistemas de numeração diferentes.
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das sentenças a seguir.
a) ( ) Os sistemas egípcio e babilôni c o repetiam um mesmo símbolo, de acordo com a quantidade, para representar de 1 até 9.
b) ( ) Os romanos utilizavam letras para representar os números.
c) ( ) Os hindus criaram um símbolo para o zero.
d) ( ) Nos quatro sistemas há um símbolo para representar a quantidade dez.
e) ( ) O sistema egípcio era aditivo.
a) ( V )
b) ( V )
c) ( V )
d) ( F )
e) ( V )
Os números naturais são aqueles relacionados a contextos de contagem e podem ser utilizados em diferentes situações. Você já retomou no Módulo 1 que eles podem ser organizados em ordens e classes. No entanto você já deve ter visto em TV, jornais ou livros números como o da manchete abaixo:
a) Escreva o número 35,8 bilhões com todas as suas ordens.
b) Esse é um número natural? Por quê?
c) Em sua opinião, por que esse número é escrito com vírgula?
a) 35 800 000 000
b) Sim, porque ele pode ser escrito com todas as suas ordens inteiras e sem utilização de uma vírgula.
c) Porque ele está na escrita simplificada, visto que possui muitas ordens.
(UPM-SP) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia a dia é:
a queima de um fósforo.
o derretimento do gelo.
a transformação do leite em coalhada.
o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
o escurecimento de um objeto de metal.
Para cada item, construa uma oração com, pelo menos, três termos coordenados entre si que se refiram:
a. às partes do corpo humano.
b. a suas diversões prediletas.
c. a redes sociais que divertem você.
As respostas a seguir são sugestões
a. As partes do corpo humano são: cabeça, tronco e membros
b. Gosto de brincar, nadar, ler e jogar bola.
c. As redes sociais MySpace, MySpace Music e Facebook me divertem muito.
Um dos processos de formação de palavras novas consiste em acrescentar uma partícula, chamada prefixo, no início de uma palavra já existente.
Foi assim que se criou o substantivo inapetência, título do relato de Nina Horta:]
Assinale a alternativa em que as três palavras se formaram pelo acréscimo do prefixo de negação in-:
informação – insolação – intenso.
incomível – invencível – infeliz.
interpretar – inverno – inserir.
inútil – inventar – introduzir.
Para responder, o aluno não necessita decompor rigorosamente todas as palavras. Basta que ele perceba o significado negativo do prefixo, comparando a palavra derivada com a primitiva: comível/incomível, vencível/invencível, feliz/infeliz. Comente que, em algumas palavras das outras alternativas, o in- não tem sentido de negação (informação – insolação – intenso – inverno – inserir – inventar) ou nem mesmo está presente (interpretar – introduzir).
Com o desenvolvimento da atividade industrial, ocorreu o crescimento das áreas urbanas e o aumento da população em diversos países ao redor do globo.
Observe as imagens a seguir, que retratam um exemplo de alteração da paisagem pela ação humana. Depois, faça o que se pede.
Descreva as principais transformações ocorridas na paisagem do centro histórico do Rio de Janeiro (RJ), desde a primeira metade do século XX até a imagem mais recente, dos dias atuais. Que elementos mudaram? Quais permaneceram?
Espera-se que os alunos apontem o traçado da avenida e alguns edifícios como remanescentes e vários novos edifícios, a pavimentação da avenida e novas árvores, entre outros elementos, como mudanças.
Observe o mapa-múndi a seguir, com os cinco maiores países destacados em rosa.
Identifique, escrevendo no mapa acima:
a. os nomes dos 5 maiores países.
b. passe um traço vermelho sobre a linha do equador e nomeie-a.
c. passe um traço verde sobre o meridiano de Greenwich e nomeie-o.
d. passe um traço laranja sobre o trópico de Capricórnio e nomeie-o.
Observação: professor, destaque para os alunos o trópico de Câncer.
Leia a letra da música “A paisagem”, de Zeca Pagodinho.
A planície tão verdejante Perfumada com a essência da flor A natureza sorria Em seu afã de amor O povo com galhardia Na liberdade que sonhou
A tempestade se fez O céu azul encobria A paisagem se perdeu Foi-se o dom da primazia Mas vibrei com a estiagem Quando se fez a miragem Vou lançando a poesia
Tem boi deitado na linha Vacas soltas no curral Tropeiros de pés no chão Se esquivando do lamaçal Mugido do boi de guia Tornou ao tom natural
PAGODINHO, Zeca. “A paisagem”, do álbum Água da minha sede. Universal Music, 2000.
Essa canção retrata a influência de elementos naturais na paisagem, em que há também a presença de elementos humanos.
a. Quais são os elementos naturais descritos?
b. Quais são os elementos humanos?
c. Por que os tropeiros estão “de pés no chão, se esquivando do lamaçal”?
a. São descritos: a planície verdejante, a essência da flor, a tempestade, o céu azul, a estiagem, o boi, as vacas, o lamaçal.
b. O aluno poderá citar o povo e os tropeiros e também o boi e a vaca como elementos humanos, por se tratar de animais que estão sendo criados pela sociedade para seu consumo.
c. A música descreve uma tempestade que encobriu o céu azul. Assim, a água da chuva se misturou à terra, virando lama.
Observações do Sol e das sombras
Nesta atividade, com seus colegas, você fará observações da posição aparente do Sol e das sombras formadas ao longo do ano.
Material
• 1 haste de 1,2 m de comprimento (pode ser um cabo de vassoura) • 1 balde, ou um objeto similar, com areia (opcional, caso não seja possível fincar o cabo de vassoura diretamente no chão) • 1 trena ou fita métrica
Procedimento
a) Combine com o professor o horário mais adequado para a realização das observações das sombras projetadas pela haste. É importante que as observações sejam realizadas sempre em períodos diferentes do dia (manhã e tarde). Os horários das medições realizadas pela manhã devem ser sempre os mesmos, assim como os horários das medições feitas à tarde.
b) Para fazer as observações, escolha um local da escola que seja aberto. Esse local terá de ser o mesmo durante todo o ano.
c) Finque o cabo de vassoura no chão (superfície plana e horizontal), deixando-o na posição vertical. Caso não seja possível fincá-lo no chão, utilize um balde com areia, lembrando que o cabo não pode ficar inclinado. Esse cabo funcionará como um gnômon.
d) Em seguida, é preciso observar o lado onde “nasce o Sol” e identificá-lo como "horizonte leste” e onde “se põe o Sol” e identificá-lo como “horizonte oeste”. Uma vez determinados esses dois horizontes, anote para que sentido a sombra da haste se dirigiu. Depois, meça o tamanho da sombra e anote. Se for possível, tire fotografias e não se esqueça de organizá-las e identificá-las adequadamente.
Representação esquemática de uma medição do experimento (A) e do esboço que deve ser registrado a cada medição (B).
e) Repita esse procedimento a cada 14 dias (a cada duas semanas), sempre nos mesmos horários em todas as medições diárias. Nas aulas do último bimestre deste ano, esses dados serão analisados por você e seus colegas.
Atenção
• No local escolhido não pode haver sombra de árvores, de casas ou de outras estruturas que atrapalhem suas observações. • A altura da parte exposta do cabo de vassoura deve ser a mesma em todas as medições feitas durante o ano.
Registro
Para o registro dos dados obtidos, você utilizará uma tabela, conforme o modelo abaixo. Para mais informações sobre como produzi-la, siga as instruções da seção Em casa.
Professor, caso seja difícil para a turma fazer as observações em períodos diferentes, programe pelo menos duas medições em um mesmo período, no começo e no final do período de aulas do dia, por exemplo.
O que acontece com a água líquida das roupas lavadas depois de algum tempo que elas são colocadas no varal?
Uma possível resposta dos alunos é que a água das roupas seca. Diante dessa resposta, cabe questioná-los sobre o que significa a palavra “secar”, conduzindo a discussão para esclarecer que, neste caso, “secar” é a forma mais comum de se dizer que a água líquida se transforma em vapor de água.
Calcule as densidades dos materiais e preencha a tabela abaixo.
Um estudante analisou a propriedade de três materiais:
Material A: quando colocado em um frasco não tem seu formato alterado.
Material B: quando colocado dentro de um frasco, espalha-se por todo o espaço disponível.
Material C: quando colocado dentro de um frasco, tem seu formato alterado, mas seu volume permanece o mesmo.
Os estados físicos dos materiais A, B e C são, respectivamente:
líquido, sólido e gasoso.
gasoso, sólido e líquido.
sólido, gasoso e líquido.
sólido, líquido e gasoso.
gasoso, líquido e sólido.
Entre as características observadas numa vela acesa, pode-se dizer que, quando comparada a uma vela apagada:
O comprimento modificou-se lentamente durante a observação, diminuindo aproximadamente 1,5 cm em 10 minutos.
A parafina que escorreu voltou a ser sólida enquanto a vela ainda estava acesa.
O corpo da vela se aqueceu por inteiro, isto é, de uma extremidade à outra, enquanto estava queimando.
A chama tinha uma cor em degradê, de um vermelho intenso em sua base até um amarelo-claro brilhante em sua ponta.
Investigando uma vela
Provavelmente, você conhece uma vela, mas será que já a observou com atenção?
Neste momento, em grupo, você iniciará a atenta observação de uma vela e, a partir disso, formulará e testará hipóteses para explicar fenômenos.
Material
• 1 vela branca nº 10 • 1 caixa de fósforos com palitos longos • 1 pires de louça • 1 régua, preferencialmente de metal • 1 folha de papel sulfite branca
Parte 1 – Observando uma vela
Procedimento
a) Observem a vela apagada e a descrevam, comentando características como cor, formato, tamanho e material do qual é feita.
b) Registre no caderno as características notadas pelo grupo. Você pode, também, fazer um desenho da vela para acompanhar a descrição.
c) Coloquem a folha de papel sobre uma superfície e, no centro dela, o pires de louça.
d) Com o acompanhamento do professor, um dos componentes do grupo, com uma das mãos, deve segurar a vela bem próximo da base dela enquanto o professor a acende (imagem 1 da próxima página). Assim que a chama se estabilizar, quem estiver segurando a vela deve mantê-la próxima ao pires e na posição vertical. Depois, deve inclinar a vela de forma que gotas de parafina caiam no centro do pires (imagem 2 da próxima página) e colocar a base sobre as gotas de parafina ainda líquidas, que logo vão se solidificar e manter a vela fixa (imagem 3 da próxima página).
e) Após fixar a vela no pires, não a movimentem mais (imagem 4 da próxima página).
f) Observem a vela acesa, procurando identificar alterações, características e cores da chama, etc.
g) Após trocar informações com os colegas, registre-as no caderno.
Registro
Com base em suas observações, o que queima na vela, isto é, qual é o combustível dela: o pavio ou a parafina? Justifique.
Espera-se que a maioria dos alunos responda que é o pavio. Em geral, as pessoas acreditam que a cera (parafina) da vela tem apenas a função de retardar a queima do pavio, o que na realidade é incorreto, pois a parafina também é combustível. Os experimentos seguintes do Módulo têm por objetivo reavaliar essa concepção equivocada.
Apenas observando a imagem, é possível identificar com certeza qual recipiente contém sal de cozinha e qual contém açúcar refinado? Por quê?
Espera-se que os alunos concluam que não é possível afirmar qual recipiente contém açúcar refinado e qual contém sal de cozinha, porque esses ingredientes são visualmente muito parecidos.
Os algarismos romanos podem ser utilizados para a indicação de séculos. O século é uma unidade de medida de tempo que equivale a 100 anos. Na civilização ocidental, conta-se o tempo a partir do ano do nascimento de Cristo, o ano 1 da Era Cristã. Assim:
• do ano 1 ao ano 100 (1º século): século I; • do ano 101 ao ano 200 (2º século): século II;
Complete o quadro com o século correspondente, utilizando algarismos romanos.
Considere os seguintes processos:
I. Atração do ferro pelo ímã.
II. Combustão da gasolina.
III. Desaparecimento de bolinhas de naftalina.
IV. Enferrujamento de um prego.
Indique as transformações químicas .
Processos II e IV.
Em cada item há duas adições. Sem efetuar os cálculos, mas apenas observando as parcelas, analise se há ou não uma igualdade. Se houver, coloque o sinal =; do contrário, o sinal ≠.
a) 15 + 18 _________ 13 + 20
b) 27 + 68 _________ 30 + 65
c) 46+39 _________ 50 + 40
d) 115 + 237 _________ 110 + 242
e) 218 + 198 _________ 210 + 200
f) 314 + 97 _________ 311 + 100
a) =
b) =
c) ≠
d) =
e) ≠
f) =
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas