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Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Por que as sociedades se organizam de formas diferentes, se todas são compostas por seres humanos biologicamente semelhantes?

Resposta:

Porque cada sociedade ou grupo tem a própria história, no decorrer da qual desenvolve formas específicas de organização, sobrevivência, relacionamento social, exploração e integração com os recursos naturais. Por isso, mesmo sendo compostas por seres humanos biologicamente semelhantes, as sociedades não vivem necessariamente da mesma maneira.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir

[...] Come-se aipim em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, mandioca em grande parte do Sul e do Sudeste e macaxeira em quase todo o Nordeste. Não temos apenas a constatação de que a mandioquinha vire batata-baroa ou batata-salsa a depender da região. A hipertrofia da identidade ocorre quando você acha errado ou estranho que o outro tenha um nome “incorreto” para algo que você conheça de outra forma. [...]

A identidade regional é faca de dois gumes afiados. Positiva, [...] marca uma fronteira para que eu seja mais autêntico e não um papagaio do que imagino ser o correto dos grandes centros. Negativa, ela protege preconceitos graves, inventa glórias e importâncias inexistentes e pode até oprimir terceiros. Identidade une e pode conter ódios para serem projetados na diferença.

KARNAL, Leandro. O rio da minha aldeia. O Estado de S. Paulo, 22 ago. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019.

Hipertrofia: crescimento exagerado, excessivo.

Considerando o texto, responda às questões.

a) Qual é o lado positivo do etnocentrismo?

b) Qual é o lado negativo do etnocentrismo?

c) Explique a afirmativa: “Identidade une e pode conter ódios para serem projetados na diferença”.

Resposta:

a) O lado positivo do etnocentrismo é a valorização da própria cultura e o fato de que as pessoas sejam autênticas em sua cultura, sem sentir necessidade de ficar imitando outras.

b) A desvalorização ou não aceitação de práticas culturais diferentes da sua, além do estímulo a preconceitos, invenção de glórias e histórias inexistentes sobre a própria sociedade.

c) As pessoas podem usar a identidade cultural para se unir a pessoas semelhantes e, juntas, cometerem ações de ódio contra quem é diferente.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe a escultura em relevo a seguir, feita em pedra. Nela, aparece em destaque o rei Assurbanipal, que governou a Assíria entre 668 a.C. e 627 a.C.

Relevo: esse tipo de escultura é chamado de relevo porque o que é representado sobressai de superfície plana.

a) Observe os detalhes da imagem e responda: que informações esse relevo oferece aos historiadores sobre os assírios?

b) Em sua opinião, os historiadores encontrariam esculturas como essa nas outras sociedades estudadas neste Módulo? Por quê?

Resposta:

a) Observando o relevo, os historiadores podem concluir que o rei Assurbanipal caçava leões (ou que os escultores queriam que os assírios pensassem que ele os caçava); que essa caça era registrada de forma a demonstrar a “bravura” do rei, uma vez que caçar leões é uma atividade que exige coragem; e que esculturas como essa eram formas de reafirmar o poder do rei. Outros elementos que podem ser destacados: os assírios dominavam técnicas necessárias para utilizar cavalos em suas caças e equipamentos como a lança. O relevo também fornece informações sobre o domínio técnico necessário para a produção desse tipo de representação artística.

b) Não em todas. Esculturas que registram feitos do governante somente seriam possíveis em sociedades que utilizassem técnicas semelhantes e que tivessem governantes com poderes sobre a população. Em sociedades como a Yanomami isso não aconteceria, uma vez que não há lideranças desse tipo. (Como pedimos a opinião dos alunos, elas devem ser aceitas. Podem aparecer respostas que falem da existência ou não de leões ou de caças, por exemplo. Elas devem ser aceitas desde que sejam coerentes com o sentido da imagem.)

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios (pg. 328) - BY NC 3.0BR

Você sabe o que significa dizer que a água é potável?

Resposta:

Água potável é aquela própria para o consumo humano, podendo ser proveniente de uma fonte natural, como um poço artesiano, ou a água tratada que chega nas residências dos locais que possuem estações de tratamento de água. Durante a discussão dessa definição, pode-se citar que, para ser considerada potável, a água deve seguir algumas normas de qualidade quanto à quantidade de certas substâncias (como sais minerais, flúor e cloro) e de microrganismos, criando um gancho para a próxima questão. Além disso, vale comentar que um dos parâmetros de classificação da água como potável é sua transparência, que deve ser elevada.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Um colega de turma fez a seguinte afirmação: “Uma mistura de água e sal de cozinha é sempre homogênea”. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno diga que não concorda, pois depende da quantidade de água e sal misturados. Caso a quantidade de sal seja muito grande, uma parte dele não vai se dissolver e ficará no fundo do recipiente; nesse caso, não haverá uma mistura homogênea.

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Observe a imagem.

Na imagem acima, percebe-se que o gelo está derretendo. Ao derreter, o gelo sofre uma transformação física ou química? Justifique.

Resposta:

Transformação física, pois a água somente muda do estado sólido para o líquido, sem que ocorra a formação de novas substâncias.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Um estudante organizou um procedimento para separar determinado sistema contendo água, óleo, pó de ferro e areia. O procedimento apresentava o seguinte esquema:

Complete os quadros indicando os componentes separados a cada etapa.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe as imagens:

Indique as transformações físicas e químicas.

Resposta:

Física: c.

Químicas: a; b; d; e.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Estudo dos prismas - BY NC 3.0BR

Vamos agora sistematizar as principais características desse tipo de poliedro. Para isso, considere o prisma desenhado a seguir entre dois planos.

As faces retangulares do prisma acima são chamadas de faces laterais. Quantas faces laterais esse prisma possui?

Resposta:

O prisma possui 7 faces laterais. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O espaço e suas representações - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

a. Indique as latitudes dos pontos assinalados.

A: __________________

B: __________________

C: __________________

D: __________________

E: __________________

b. Indique as longitudes dos pontos assinalados.

A: __________________

B: __________________

C: __________________

D: __________________

E: __________________

c. Indique as coordenadas dos pontos assinalados.

A: __________________

B: __________________

C: __________________

D: __________________

E: __________________

d. Assinale os pontos A, B, C, D e E no gráfico de acordo com as seguintes coordenadas geográficas.

A: 0° 0°

B: 0° 180° E

C: 40° S 40° O

D: 90° N 70° E

E: 90° S 90° O

Resposta:

a. A: 50° N      B: 90° N      C: 90° S       D: 60° N      E: 0° 

b. A: 0°         B: 60° O      C: 120° O    D: 80° E       E: 180° E   

c. A: 60° N 60° O                         B: 50° N 60° E                                      C: 10° N 100° E                                       D: 70° S 0°                                         E: 50° S 110° O             

d.     

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão das classes gramaticais (II) - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

A locução prepositiva é composta de duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Trata-se de um conjunto em que a última palavra é sempre uma preposição essencial. Sendo assim, destaque da tirinha uma locução prepositiva e apresente o seu valor semântico.

Resposta:

A locução prepositiva da tirinha é depois de e apresenta valor semântico de tempo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão das classes gramaticais (I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a anedota reproduzida a seguir e responda à questão proposta sobre ela.

Tarde da noite, um sujeito ia passando perto de um cemitério quando ouve:

— Pléc, pléc, pléc...

Acelera o passo, mas o barulho parece aumentar.

— Pléc, pléc, pléc...

Curioso e assustado, estica o pescoço por sobre o muro e vê um homem com uma talhadeira e um martelo sentado em um dos túmulos, talhando a lápide.

— Puxa — murmura, aliviado. — O senhor me pregou um susto e tanto!

— Desculpe — responde o homem, que continua o trabalho.

— Afinal, o que o senhor está fazendo? — torna a perguntar o sujeito.

— Estou corrigindo o meu nome... Escreveram errado na lápide!

Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

Glossário Talhadeira: instrumento usado para cortar ou esculpir, dando forma. Lápide: pedra com inscrição em memória de alguém.

O autor da anedota construiu a narrativa em atmosfera de terror. Assinale a alternativa que não é coerente com essa atmosfera.



( a )

O espaço em que se passa a narrativa é comum às histórias de terror: o cemitério. 

( b )

O tempo da narrativa é “tarde da noite”, o que contribui para o clima de mistério. 

( c )

O posicionamento dos personagens em diálogo também intensifica o mistério da cena: um está dentro do cemitério, o outro do lado de fora, mas perto do muro. 

( d )

Talhar a lápide é uma ação, em si, assustadora, por isso é empregada na história. 

( e )

O barulho emitido pelo sujeito do lado de dentro do cemitério provoca estranhamento no personagem do lado de fora e contribui para o mistério.

Resposta:

As alternativas procuram chamar a atenção dos alunos para os elementos que ajudam a construir a atmosfera de terror no texto. A ação de talhar uma lápide, em si, não seria aterrorizante; só é porque o personagem é o próprio defunto.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Operações com números reais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O número de bactérias de uma colônia em um experimento cresce da seguinte forma:

● no final da primeira hora, há 2 bactérias;

● no final da segunda hora, há 4 bactérias;

● no final da terceira hora, há 8 bactérias;

● e assim sucessivamente, sempre dobrando a quantidade de bactérias a cada hora.

Ao final de quantas horas depois do início do experimento haverá 512 bactérias?

Resposta:

9 horas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Represente o perímetro de cada figura usando uma expressão algébrica.

Resposta:

a) 2x + 2y

b) 3x + 4

c) 4a + 2b

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Monômios e introdução a polinômios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Roberta comprou uma dúzia de laranjas por 2n reais e pretende revender cada laranja por reais. Qual será seu lucro, em reais, por cada laranja vendida?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - História - Módulo 2 - As pistas escritas e não escritas deixadas pela sociedade - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Na abertura deste Módulo observamos uma pintura rupestre que compõe o rico acervo do sítio arqueológico de Xiquexique 1, localizado no município de Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte.

A região abriga mais de 60 sítios arqueológicos, chamando a atenção daqueles que buscam pistas para a compreensão do povoamento e do cotidiano dos homens e mulheres que habitaram o território brasileiro antes de nós.

Apesar de tamanha importância, nem todos que visitam esses sítios colaboram com a sua preservação. Há registros de depredação, vandalismo e até o comércio (ilegal) de materiais que atestam a remota presença humana na região.

Para evitar ou minimizar atitudes destrutivas, é possível montar sistemas de vigilância, controlar e até mesmo restringir a entrada de visitantes. No entanto, estudos apontam que os melhores resultados são obtidos com campanhas de sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural* de um povo.

a) Explique por que devemos combater o comércio (compra e venda) de vestígios arqueológicos de sítios como o de Xiquexique.

b) Elabore uma proposta de sensibilização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural de sua cidade.

• Pesquise um elemento material de sua cidade que possa ser considerado um patrimônio cultural. Consiga fotos e descreva-o, apontando sua importância: por que ele é representativo do local em que você vive? Por que esse local merece ser preservado para as gerações futuras e conhecido por mais pessoas?

• Crie um slogan (frase ou expressão fácil de memorizar, utilizada em campanhas publicitárias) que convença os moradores de sua cidade ou turistas a conservar o local que você pesquisou.

• Organize essas informações (fotos, importância, slogan) em um cartaz ou folheto que seja bem criativo e atrativo. 

Resposta:

a) As peças e os desenhos de sítios arqueológicos como o de Xiquexique são importantes para conhecermos como viviam os primeiros habitantes do território brasileiro. Se um sítio for saqueado ou depredado, não poderá ser estudado, o que acarretará prejuízos para o conhecimento do passado.

b) Esta atividade pretende estimular os alunos a conhecer melhor os elementos do patrimônio cultural presentes na região em que vivem, além de mobilizá-los para a valorização desses conjuntos. Caso tenham dificuldade de identificação, oriente-os. No Saiba mais intitulado “Patrimônio cultural”, o aluno poderá ampliar sua compreensão sobre o conceito de patrimônio cultural, reconhecendo a importância de valorizar desde edificações monumentais até aquelas que, mesmo aparentemente simples, ajudem a conhecer a forma como viveram ou vivem os habitantes de alguma localidade, como a cidade onde moram.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Exercícios (pg. 163) - BY NC 3.0BR

Quais semelhanças e diferenças você identifica entre as sociedades representadas nas fotos?

Resposta:

Esta é uma atividade introdutória. O aluno não deve utilizar conhecimentos conceituais para respondê-la, mas sim sua capacidade de observação e inferência. Espera-se que eles identifiquem que em todas as imagens há construções (ou vestígios de construções) feitas por aquelas sociedades. Como diferenças, eles podem indicar os estilos de construção e apontar os locais: construções em meio a florestas, em montanhas ou em áreas mais áridas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios - Experimentando: Classificação de sistemas - BY NC 3.0BR

Nesta atividade, você vai praticar a classificação de sistemas em homogêneos ou heterogêneos.

Material

• água destilada • óleo de cozinha • sal de cozinha • álcool hidratado • pedras de gelo (obtidas do congelamento da água destilada) • 4 copos transparentes • uma colher

Procedimento

a) Separe cada copo para receber um sistema.

b) Identifique os copos da seguinte forma:

1. Água destilada e óleo 2. Água destilada e sal totalmente dissolvido 3. Álcool hidratado 4. Água destilada e gelo

c) Produza os sistemas referentes a cada copo, de acordo com a identificação realizada.

d) Observe cada sistema. 

Registro

Indique a seguir como você classificaria cada sistema.

1. _________________

2. _________________

3. _________________

4. _________________

Resposta:

1. Heterogêneo

2. Homogêneo

3. Homogêneo

4. Heterogêneo

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

O ar atmosférico de uma região montanhosa, livre de poluentes, é constituído por uma substância pura ou uma mistura? Justifique.  

Resposta:

O ar, mesmo sem a presença de poluentes, é classificado como uma mistura, pois ele é constituído por mais de uma substância, como o oxigênio, o nitrogênio e o argônio.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)

Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.

Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.

Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.

Adaptado de BORGES, Jerry Carvalho. O manto negro da morte. Coluna Por dentro das células. Ciência Hoje On-line. Disponível em: .  .

De acordo com o texto acima, o petróleo:



( a )

é uma mistura.

( b )

é uma substância muito tóxica.

( c )

se dissolve rapidamente na água.

( d )

não deveria ser extraído de águas profundas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Exercícios (pg. 356) - BY NC 3.0BR

Você sabe de qual metal, componente do navio, se originou a ferrugem?

Resposta:

Resposta esperada: Ferro.

Para auxiliar os alunos nessa resposta, mostre imagens de outras embarcações que não estejam enferrujadas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Exercícios - Experimentando: Filtração - BY NC 3.0BR

Na filtração de uma mistura, quanto maior a eficiência do filtro, maior é a quantidade de partículas sólidas não dissolvidas que será retida.

Neste experimento, você construirá dois filtros diferentes para comparar a eficiência deles.

Material

• 2 garrafas PET transparentes cortadas no sentido horizontal

• 2 pedaços de tecido (o mesmo usado em panos de prato)

• 2 elásticos

• 1 L de água barrenta

• algodão

• cascalho

• areia fina

• areia grossa

• proveta de 500 mL (ou copo medidor graduado)

• relógio

Procedimento

a. Na parte externa da abertura de cada garrafa, prenda um pedaço de tecido utilizando um elástico. Monte as partes cortadas das garrafas como representado nas figuras ao lado.

b. Em uma das garrafas será realizado o experimento 1. Nela, insira somente um pedaço de algodão.

c. Na outra garrafa será realizado o experimento 2. Nela, insira o algodão e, sobre ele, uma camada de cascalho, uma camada de areia grossa e, finalmente, uma camada de areia fina.

d. Os dois sistemas, depois de montados, devem ter o aspecto indicado na imagem ao lado.

e. Adicione 300 mL de água barrenta no filtro constituído somente de algodão (experimento 1). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.

f. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 1 e anote suas observações.

g. Adicione a mesma quantidade de água barrenta (300 mL) no filtro em camadas (experimento 2). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.

h. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 2 e anote suas observações.

Em qual dos experimentos a filtração demorou mais? Por quê?

Resposta:

No experimento 2, pois o número de camadas que a água teve de atravessar era maior.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Planificações da superfície de um poliedro - BY NC 3.0BR

O cubo é um poliedro de 6 faces, todas elas quadradas. Assim, qualquer planificação da superfície de um cubo é formada por 6 quadrados. Mas será que qualquer figura formada por 6 quadrados justapostos é uma planificação de um cubo? Vamos discutir esta questão a seguir.

Considere as quatro figuras formadas por quadrados justapostos a seguir.

Junte-se com um grupo de 2 ou 3 colegas e, para cada figura, façam o que se pede em cada item. 

a. Unam os seis quadrados entregues pelo seu professor de forma a obter cada uma das figuras apresentadas acima.

b. Verifiquem se é possível montar um cubo com a figura formada sem modificar a posição dos quadrados.

c. Registre suas conclusões no quadro abaixo. 

Resposta:

c. 

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Estudo das pirâmides - BY NC 3.0BR

Do mesmo modo que fizemos para os prismas, agora vamos investigar as principais características de uma pirâmide. Para isso, considere a pirâmide desenhada a seguir.

As faces triangulares da pirâmide acima são chamadas de faces laterais. Quantas faces laterais essa pirâmide possui?

Resposta:

A pirâmide possui 8 faces laterais. 

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Semelhança - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Observe a foto do Cristo Redentor, estátua que representa um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro, localizada no topo do morro do Corcovado.

a) A altura real da estátua, sem contar o pedestal, é 30 metros. Se a foto foi impressa em uma escala 1 : x, determine, com auxílio de sua régua, o valor aproximado de x.

b) Determine a altura real aproximada da estátua, incluindo seu pedestal.

Resposta:

a) Medindo a altura da estátua na foto, sem contar o pedestal, obtemos 4 cm. Como sua altura real é 30 m, que equivalem a 3 000 cm, a escala da foto é dada por:

Portanto, x = 750.

b) Medindo a altura da estátua na foto, contando o pedestal, obtemos 5 cm. Assim, sendo H a altura total da estátua, temos:

Portando a altura real da estátua, contando seu pedestal, é de aproximadamente 37,5 metros.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão das classes gramaticais (II) - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o editorial abaixo e responda à questão seguinte.

O que queremos para os jovens da atualidade?

E o tempo vai passando, as culturas se modificando, as brincadeiras de adolescentes deixam de ser brincadeiras e passam a ganhar novos rumos aos 12, 13 e 14 anos. O brincar de jogar bola e o pique esconde deram lugar ao celular, internet, bebidas e, infelizmente, às drogas, que levam ao vandalismo, à prostituição, ao roubo...

A sociedade está vivendo uma era diferente de 10, 20 anos atrás. […]

Nesta edição, algumas matérias chamam a atenção pela idade dos envolvidos e atos realizados em bens públicos que levam a entender que as culturas estão se modificando, que as crianças e jovens não se distraem com coisas de suas idades e já entendem, ou pensam que entendem, as situações vividas no cotidiano de grandes cidades e que batem à porta também das pequenas cidades, como as drogas, o vício, o roubo.

[...] Se os cuidados não vêm de casa, provavelmente o que eles aprenderem nas ruas será a filosofia de vida que levarão para o resto dos dias, até se tornarem adultos, entrarem para o mundo do crime, serem presos ou perderem a vida para o tráfico de drogas, afinal, esses são destinos que acompanhamos todos os dias nos noticiários nas grandes cidades, mas que aos poucos vão invadindo as pacatas cidades do interior.

O que passa na cabeça de um jovem que necessita do álcool e da droga para se satisfazer? Será que eles não pensam que o futuro pode não chegar? Que o destino é incerto, mas o deles provavelmente já está traçado, pois se tiverem dinheiro e a família abrir os olhos a tempo, poderão ir para clínicas de reabilitação, mas e se não tiverem? Cabe a cada um refletir que futuro quer para seus filhos e para os jovens da sociedade atual, e juntar forças para combater o mal que assombra a realidade dos jovens da atualidade.

O QUE queremos para os jovens da atualidade? Jornal Correio dos Lagos, 2 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2019.

Cada texto apresenta uma linguagem e uma estrutura. A tipologia textual relaciona-se com a estrutura, a forma e o conteúdo: narração (história contada por um narrador), descrição (visualização do ser descrito), dissertação (análise e defesa de tese) e injunção (comandos ou instruções com viés de ordem ou conselho). Qual é a tipologia textual predominante no gênero textual editorial?

Resposta:

Dissertação argumentativa.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Morfologia x sintaxe - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o poema a seguir para fazer a atividade proposta. 

Humano

A alma se desespera, mas o corpo é humilde; ainda que demore, mesmo que não coma, dorme.

PRADO, Adélia. Miserere. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Adélia Prado nasceu em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, em 1935. É poeta, contista, cronista e romancista. Costuma trabalhar, em sua obra, a condição feminina levando em conta o cotidiano doméstico e a sexualidade.

Nesse poema, o eu lírico opõe dois seres. Marque a alternativa correta a respeito de como são mencionados esses seres na construção do poema.



( a )

Os substantivos que designam esses seres têm função de sujeito, um para o primeiro verbo do poema e o outro para o segundo.

( b )

Os substantivos que designam esses seres têm função de sujeito, um para o penúltimo verbo do poema e o outro para o último.

( c )

Esses seres são apenas sugeridos pelas desinências verbais. 

( d )

Apenas um desses seres é mencionado no poema e tem função de sujeito para o primeiro verbo. 

( e )

Não há oposição no poema.  

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Sejam p o preço de uma pera e m o preço de uma maçã. Nessas condições, faça o que se pede.

a) Qual é a expressão algébrica que representa o preço de uma dúzia de peras?

b) Indique o preço de três peras e quatro maçãs usando uma expressão algébrica.

Resposta:

a) 12p

b) 3p + 4m

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Felipe construiu uma estrutura de madeira para usar como base de uma mesa para sua sala de jantar. A estrutura tem o formato de cubo, e ele vai dispor sobre ela um vidro para servir como tampo da mesa. O vidro deve ter 50 cm de sobra em todos os lados, para que as pessoas possam se sentar em torno da mesa sem dificuldade. Com base nas medidas indicadas na figura, responda às questões.

a) Que expressão algébrica representa, em centímetros cúbicos, o volume da estrutura construída por Felipe?

b) E que expressão indica, em centímetros quadrados, a área do tampo de vidro?

Resolução

a) A estrutura construída por Felipe é cúbica, e sua aresta mede a. Então, seu volume é igual ao cubo da medida da aresta. Portanto, a expressão algébrica que representa o volume da estrutura, em cm3, é a3.

b) Como o tampo de vidro deve ter 50 cm de sobra em todos os lados, podemos representá-lo pela figura:

Desse modo, o tampo de vidro terá o formato de um quadrado, cujo lado mede:

50 + a + 50 = a + 100

Portanto, a expressão que indica a área do tampo de vidro, em cm2, é (a + 100)2.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Monômios e introdução a polinômios - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Para consertar seu computador, Mateus contratou um técnico que cobra uma taxa de y reais pela visita técnica e 0,3y reais por hora de trabalho. Sabe-se que o técnico levou 3 horas para consertar o computador e ainda gastou 2,4y reais na compra de peças para reposição. Quanto Mateus pagou pelo conserto?

Resposta:

Para calcular o valor total pago pelo conserto, precisamos adicionar a taxa da visita técnica, o valor cobrado por hora vezes o tempo de duração do conserto e o valor gasto com as peças para reposição.

Como o técnico levou 3 horas para realizar o conserto, temos:

y + 3(0,3y) + 2,4y = y + 0,9y + 2,4y = 4,3y

Logo, Mateus pagou 4,3y reais pelo conserto.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas