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Leia o texto a seguir.
Tabaco e saúde pulmonar
O consumo do tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras enfermidades pulmonares.
Além disso, a exposição ao tabagismo passivo (ou seja, a exposição involuntária à fumaça do tabaco), em curto período, pode acarretar reações alérgicas — rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma. Em adultos expostos por longos períodos, o tabagismo passivo pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica). Em crianças, a exposição passiva aumenta o número de infecções respiratórias. Bebês expostos ainda no útero às toxinas da fumaça do tabaco — por meio do tabagismo materno ou da exposição materna ao fumo passivo — frequentemente experimentam redução do crescimento e da função pulmonar.
[...]
Câncer de pulmão
O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, responsável por mais de dois terços das mortes por esta doença no mundo. A exposição ao fumo passivo, em casa ou no local de trabalho, também aumenta o risco de câncer de pulmão. Este é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). E é o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.
Em aproximadamente 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
[...]
TABACO e saúde pulmonar. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2019.
Glossário Exacerbação: aumento da intensidade de uma doença.
O texto menciona o tabagismo passivo, ou seja, a inalação da fumaça do cigarro de forma involuntária. Essa prática também traz riscos à saúde. Você conhece algum fumante? Está no grupo dos fumantes passivos?
Converse com o professor e os colegas sobre de que forma poderíamos alertar os fumantes dos problemas causados pelo cigarro e, caso você seja um fumante passivo, de que maneira pode-se evitar essa situação.
Professor, aproveite este momento para retomar as principais doenças respiratórias apresentadas no módulo e enfatize que o vício em tabaco pode desencadear direta ou indiretamente algumas delas. Comente também que na fumaça do cigarro há várias substâncias cancerígenas. Lembre-se de discutir as medidas que podem levar as pessoas a parar de fumar, como o uso de adesivos de nicotina, entre outras. Há ainda legislações que proíbem o tabagismo em certos locais e obrigam as indústrias de cigarros a advertir nas embalagens dos produtos sobre os riscos do tabagismo. Esta é mais uma oportunidade para desenvolver as competências gerais e específicas da BNCC relacionadas ao autocuidado e ao autoconhecimento, estimulando os alunos a pensar criticamente sobre práticas que podem trazer consequências negativas à saúde.
A área colorida do quadrado a seguir pode ser indicada por:
a
2a
4a
4a - 2
4a - 4
Da figura, a área da parte colorida é:
a · a - (a - 2)(a - 2) = a2 - (a2 - 2a - 2a + 4) = a2 - (a2 - 4a + 4) = a2 - a2 + 4a - 4 = 4a - 4
As frases a seguir apresentam ambiguidade, ou seja, o modo como foram escritas possibilita mais de uma interpretação. Sua tarefa é perceber a ambiguidade e reescrever as frases de acordo com as possíveis interpretações, sem gerar nova ambiguidade. Observe o modelo.
Frase: Meu amigo, sua tia chegou com sua mãe.
Identificação do problema: a expressão sua mãe pode ser interpretada de mais de uma maneira; não fica claro de quem ela é mãe.
Possibilidades de reescrita sem ambiguidade:
I. Meu amigo, sua tia chegou com a mãe dela.
II. Meu amigo, sua mãe e sua tia chegaram.
III. Meu amigo, tua tia chegou com tua mãe.
IV. Meu amigo, tua tia chegou com sua mãe.
a) O professor julgou o trabalho categórico.
b) O amigo do João que mora na esquina chegou.
c) A moça deixou a banca emocionada.
d) Vendemos carne aos fregueses sem pelancas.
a) Identificação do problema: na frase, não fica claro se o trabalho já era considerado categórico antes da avaliação ou se isso só foi constatado após a avaliação do professor. Possibilidades de reescrita: O trabalho foi julgado categórico pelo professor./O trabalho categórico foi julgado pelo professor./O professor julgou categórico o trabalho.
b) Identificação do problema: a expressão que mora pode referir-se a João ou ao amigo. Não se sabe quem mora na esquina. Possibilidades de reescrita: O amigo do João, que mora na esquina, chegou./O morador da esquina, amigo do João, chegou.
c) Identificação do problema: não se pode afirmar a quem o termo emocionada se refere, se à moça ou à banca. Possibilidades de reescrita: Emocionada, a moça deixou a banca./A moça, emocionada, deixou a banca./A banca ficou emocionada com a moça.
d) Identificação do problema: o termo sem pelancas pode se referir aos clientes ou à qualidade da carne vendida. Possibilidades de reescrita: Vendemos carne sem pelancas aos fregueses./Vendemos, sem pelancas, carne aos fregueses./Aos fregueses sem pelancas, vendemos carne.
Leia as máximas reproduzidas a seguir. Sublinhe o objeto direto preposicionado de cada uma e justifique seu emprego.
a) Nunca diga dessa água não beberei.
b) Ame ao próximo.
c) Quem ama à rosa, aos espinhos suporta.
d) Cada um come do que pode.
a) Objeto direto preposicionado: dessa água. Partitivo.
b) Objeto direto preposicionado: ao próximo. Usado para obter expressividade.
c) Objetos diretos preposicionados: à rosa e aos espinhos. Usados para reforçar a expressividade.
d) Objeto direto preposicionado: do que pode. Partitivo.
A atividade trabalha a identificação de casos especiais de objeto direto preposicionado e seus variados significados, em diversos enunciados linguísticos, para expressar valores diferenciados, como partitivo e expressividade.
Leia esta crônica e faça a atividade.
A Justiça nos tempos de Franco
Acima, no alto do estrado, envergando sua toga negra, o presidente do tribunal.
À direita, o advogado.
À esquerda, o promotor.
Degraus abaixo, o banco dos réus, ainda vazio.
Um novo julgamento vai começar.
Dirigindo-se ao meirinho, o juiz, Algonso Hernández Pardo, ordena:
— Faça o condenado entrar.
GALEANO, Eduardo. De pernas para o ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: LePM, 2016.
Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Com 14 anos, vendeu sua primeira charge. Trabalhou como datilógrafo, pintor de letreiros e caixa de banco e iniciou carreira como jornalista nos anos 1960. Escreveu diversos livros, que foram traduzidos para várias línguas.
Glossário Franco: Francisco Franco (1892-1975), militar, chefe de Estado e ditador espanhol, governou seu país de 1936 a 1973. Estrado: estrutura plana, geralmente de madeira, formando uma plataforma sobre a qual alguém se destaca. Envergar: curvar-se. Toga: vestimenta de um magistrado. Meirinho: antigo funcionário do Poder Judiciário.
Releia o trecho a seguir.
Acima, no alto do estrado, envergando sua toga negra, o presidente do tribunal.
À direita, o advogado.
À esquerda, o promotor.
Degraus abaixo, o banco dos réus, ainda vazio.
Com exceção do verbo envergar, empregado na forma nominal do gerúndio, aparentemente não há verbos nessa primeira parte do texto. Entretanto, o leitor atento percebe que há verbos em elipse. Reescreva as frases, sem alterar seu sentido, adicionando a elas:
a) um mesmo verbo intransitivo.
b) um mesmo verbo transitivo direto.
a) Resposta possível: Acima, no alto do estrado, envergando sua toga negra, está o presidente do tribunal. À direita, está o advogado. À esquerda, está o promotor. Degraus abaixo, está o banco dos réus, ainda vazio.
b) Resposta possível: Acima, no alto do estrado, envergando sua toga negra, vemos o presidente do tribunal. À direita, vemos o advogado. À esquerda, vemos o promotor. Degraus abaixo, vemos o banco dos réus, ainda vazio.
Professor, é importante observar as escolhas feitas pelos alunos.
Leia os textos I e II. Em seguida, responda ao que se pede.
Texto I
Tenho andado tão atarefada! Ter um cavalo novo para montar e 9 cachorrinhos para ajudar a tratar é realmente uma grande agitação!
KAHLER, Katrina. Diário de uma miúda doida por cavalos - Livro 2 : As aventuras do pônei clube. Tradução: Elvira Sousa. E-book.
Texto II
Palavras ao vento
Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
MONTE, Marisa; MOREIRA, Moraes. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2019.
a) Os textos I e II iniciam-se com o mesmo verbo, empregado, entretanto, com forma e transitividade diferentes em cada caso. Identifique o verbo e classifique sua transitividade em cada caso.
b) Apresente os elementos do predicado que contribuem para a classificação das formas verbais feita no item anterior.
c) Considerando a análise produzida nos itens anteriores, comente: por que a classificação correta da transitividade verbal no Texto I colabora para a compreensão da mensagem?
a) Trata-se do verbo andar. No texto I, foi empregado como verbo não nocional, de ligação; na canção, Texto II, a forma verbal é empregada como nocional, intransitiva.
b) No primeiro caso, há na oração o predicativo atarefada. No segundo, há o termo de valor adverbial de lugar por aí.
Vale ressaltar que os verbos intransitivos costumam estar acompanhados de termos de valor adverbial, com os quais não estabelecem relação de obrigatoriedade. Por sua vez, os verbos de ligação podem se conectar a termos de valor nominal que qualificam o sujeito ou que indicam seu estado. Para demonstrar a diferença entre termos essenciais e satélites, passar a frase para o plural pode ser uma ferramenta interessante (lembre aos alunos que os advérbios permanecem invariáveis, ao passo que os adjetivos variam para concordar com o substantivo).
c) Porque, se a classificação não for correta, pode-se compreender, equivocadamente, que o sujeito caminha, pratica a ação de andar.
Este item apresenta mais dificuldade. Para facilitar a compreensão, demonstre a diferença entre os sentidos do verbo andar em cada caso: caminhar em um uso e “estado constante” no outro. Após o debate com os alunos, apresente o gabarito.
Leia o conto a seguir.
O médico fantasma
Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
— Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não — replicou o outro.
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. — Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. — Já passou da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois estes, apesar de misteriosos, são do bem.
PRIETO, Heloísa. Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 1997. (Texto adaptado para fins didáticos.)
Ao ler o conto, podemos afirmar que:
desde o início, os personagens não tinham medo de ir ao cemitério.
os personagens não favorecem a criação do clima de mistério.
o clima de suspense está presente logo no início do texto.
o título não tem nenhuma relação com o seu conteúdo.
o clima de terror aparece no final, com uma revelação surpreendente.
Nas primeiras linhas, já é possível perceber o tom misterioso do texto. Algumas expressões contribuem para isso, por exemplo: “noite de lua cheia”, “fantasma”, “cemitério à noite”.
A organização dos termos da oração na ordem indireta pode comprometer a compreensão de um enunciado. Assim, quando deparamos com esse tipo de construção, o melhor a fazer é procurar a ordem direta dos termos da oração. Para isso, observar a concordância entre os termos da oração pode nos dar pistas das relações entre esses termos.
Leia os versos iniciais do Hino Nacional Brasileiro, um dos símbolos da pátria, e faça o que se pede.
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante
ESTRADA, Joaquim Osório Duque. Hino nacional. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2019.
a) Esses dois versos compõem uma oração. A forma verbal ouviram tem sujeito e objeto expressos nesse trecho. Identifique-os e classifique-os.
b) Como você chegou a essa conclusão? Que elemento gramatical é fundamental para identificar sujeito e objeto?
c) Considerando sua resposta ao primeiro item da questão, discuta o sentido do trecho com seus colegas e reescreva-o em ordem direta.
a) O sujeito é “As margens plácidas do Ipiranga” e se classifica como simples. O objeto, que é direto, é “o brado retumbante de um povo heroico”.
b) O elemento fundamental é o verbo. Como ele está no plural, o sujeito também deve estar no plural, já que o verbo sempre concorda com seu sujeito.
c) As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.
A segregação racial nos Estados Unidos ainda pode ser considerada um dos maiores problemas sociais, sobretudo no sul do país. Comente essa afirmação com base no histórico do país.
A segregação racial nos Estados Unidos foi uma prática comum sobretudo nos séculos XIX e XX, com a criação de leis que visavam legitimar essa prática, principalmente no sul dos Estados Unidos. No século XX, a partir da década de 1960, houve um avanço na questão racial com a consolidação dos direitos civis de afro-americanos após constantes protestos e movimentos de lutas por esses direitos. A questão racial constantemente vem à tona nos Estados Unidos, pois ainda persistem práticas de racismo no país.
Os Estados Unidos sofrem um intenso, polêmico e histórico processo de segregação racial, principalmente nos territórios do sul. Ao longo da formação do país, no período colonial, os africanos foram usados como mão de obra; a escravidão só foi abolida após a Guerra de Secessão, conflito entre o norte, industrial e progressista, e o sul, agrário e escravocrata. A população afro-americana, que sofreu com restrições aos seus direitos civis e sociais mesmo após a abolição da escravatura, teve grandes expoentes na luta por direitos igualitários, como o pastor Martin Luther King Jr. e Malcolm X.
Os governos de países hegemônicos e mundialmente influentes, como Estados Unidos e Canadá, podem introduzir políticas públicas que afetam países em todo o mundo. A administração de líderes estadunidenses e canadenses é sempre muito comentada nos noticiários internacionais e nas redes sociais.
Pesquise quem são os atuais líderes governamentais dos Estados Unidos (o presidente) e do Canadá (o primeiro-ministro). Busque informações sobre as políticas públicas que ambos defendem e vêm implementando. Em seguida, indique as repercussões que essas medidas provocam internacionalmente.
Onde está localizada a América Anglo-Saxônica? Quais países fazem parte dela?
A América Anglo-Saxônica está inteiramente localizada nos hemisférios norte e ocidental do planeta. Estados Unidos e Canadá fazem parte da América Anglo-Saxônica.
Brasil vai exportar mais soja que o esperado por disputa EUA-China
Associação das Indústrias de Óleos Vegetais calcula exportar 72 milhões de toneladas de soja em 2019, considerando demanda adicional vinda da China
O Brasil deverá exportar 72 milhões de toneladas de soja em 2019, ante 68,1 milhões na previsão de julho, estimou [...] a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que considerou uma demanda adicional da China, diante da disputa comercial sino-americana.
O aumento da projeção se deu “em razão das complicações da guerra comercial entre Estados Unidos e China, com impacto positivo na demanda pela soja brasileira”, disse a Abiove em nota.
O país asiático anunciou […] a suspensão de compras de produtos agrícolas norte-americanos, com a escalada da guerra comercial entre os países, após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer impor tarifa adicional de 10% sobre 300 bilhões de dólares em bens chineses.
Apesar do aumento na estimativa, o Brasil, maior exportador global de soja, ainda exportará bem menos que o recorde de 2018, quando os embarques da oleaginosa somaram 83,6 milhões de toneladas.
[…]
SAMORA, Roberto. Brasil vai exportar mais soja que o esperado por disputa EUA-China. Exame.com, 9 ago. 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2019.
Com base na leitura do texto, podemos entender que as disputas comerciais entre potências econômicas como Estados Unidos e China podem ter efeitos sobre as exportações de produtos agrícolas brasileiros. Caso os Estados Unidos restrinjam o comércio de bens industriais da China, o país asiático tenderá a comprar alimentos de outros produtores, como o Brasil.
● Faça uma pesquisa de notícias atuais sobre esse assunto, buscando informações sobre como as disputas comerciais entre Estados Unidos e China podem favorecer as exportações agrícolas brasileiras.
O objetivo desta atividade é obter um valor decimal aproximado para o π (lê-se: pi).
A turma deve ser dividida em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo vai receber um objeto circular com medidas diferentes (um CD, uma lata de achocolatado, de leite em pó, de suco, etc.).
Depois, deve medir o diâmetro da circunferência e o comprimento dela. Para isso, sugere-se o uso de uma trena ou de uma fita métrica. Outra opção é usar um barbante e uma régua para medir o comprimento do barbante que contorna o objeto.
Em seguida, cada grupo deve anotar o quociente obtido pela razão entre as medidas do comprimento da circunferência e do diâmetro dela.
Por fim, os grupos devem compartilhar os resultados e refletir a respeito do número decimal obtido.
Observe os mapas a seguir.
Fonte: CIA World Factbook. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2019.
Fonte: CIA World Factbook. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2019.
a) Relacione os mapas e comente o nível de desenvolvimento dos países situados nos níveis extremos dos indicadores mostrados em cada mapa.
b) Relacione os dois mapas e responda: Por que a subnutrição é tão perigosa, principalmente para as crianças?
a) Os mapas se relacionam, pois os países com maior índice de mortalidade infantil apresentam também os maiores índices de crianças com peso abaixo do normal. Nos países com as maiores taxas de mortalidade infantil e crianças abaixo do peso, provavelmente, a qualidade de vida da população é baixa, sem acesso pleno a tratamentos médicos e a saneamento básico. Já os países que têm as menores taxas apresentam serviços de saneamento e saúde mais abrangentes, e a população tem melhor qualidade de vida.
b) A subnutrição, ou falta de determinados nutrientes por longo período de tempo, pode levar a danos graves à saúde, alguns até mesmo irreversíveis. No caso das crianças, torna-se mais grave, pois são mais vulneráveis, o que aumenta o risco de morte. Por esse motivo, ao analisar os mapas, observam-se altas taxas de mortalidade infantil em países que também apresentam altas taxas de subnutrição.
Os dois mapas apresentam como tema, respectivamente, a porcentagem de crianças abaixo do peso normal e a taxa de mortalidade infantil no mundo. É possível observar que as regiões com maiores percentuais de crianças abaixo do peso normal correspondem às que apresentam as maiores taxas de mortalidade infantil. Essa relação ocorre porque a fome é um dos principais fatores que levam a óbito em países de baixo desenvolvimento, principalmente na faixa etária infantil, de grande vulnerabilidade. O objetivo da atividade é estabelecer a relação entre o subdesenvolvimento, a fome e a mortalidade infantil.
Leia o texto a seguir.
Diabetes infantil: saiba como a doença afeta as crianças
O diabetes é uma doença crônica, que atinge 382 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que a doença atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. E para conscientizar a população sobre o Diabetes Mellitus (DM), o dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes.
Fernanda Simões, nutricionista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e Luiza Scancetti, nutricionista residente do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), explicam que a doença é causada pela ausência ou ineficiência da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. “As crianças brasileiras totalizam um milhão de registros da doença e o Diabetes Mellitus tipo 1, também denominado infantojuvenil, é mais frequentemente encontrado em crianças e adolescentes, sendo em 95% dos casos resultante da destruição autoimune das células beta do pâncreas, que leva à deficiência absoluta de insulina”, ressalta a nutricionista. Após o diagnóstico, é necessário o monitoramento da glicose [Figura 10] e o uso da insulina necessária, que será administrada via subcutânea, através de seringas, canetas aplicadoras ou bomba de infusão contínua.
[...]
XAVIER, Juliana. Diabetes infantil: saiba como a doença afeta as crianças. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2019.
Embora o diabetes do tipo 1 seja mais frequente em crianças, o diabetes tipo 2, que está relacionado à resistência à insulina, também pode ocorrer nessa fase da vida, principalmente em crianças que possuem hábitos de vida pouco saudáveis. Pensando nisso, converse com o professor e os colegas: Quais hábitos levariam ao desenvolvimento do diabetes tipo 2? Que medidas podem ser adotadas para preveni-lo?
Luísa decidiu construir dois canteiros no terreno quadrado nos fundos de sua casa, conforme mostram as partes destacadas em verde-escuro na figura.
Determine o polinômio que representa a área total dos canteiros.
A área de cada canteiro é igual a 5x. Assim: 5x + 5x = 10x
Sendo a e b números não nulos e diferentes entre si, podemos afirmar que a fração algébrica equivale a:
Leia uma sinopse do clássico filme de Alfred Hitchcock, Psicose, para responder à questão seguinte.
[...]
Em Psicose, é relatada a história de Marion, uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma vida nova. Durante sua fuga de carro, ela decide passar a noite em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por Norman, que tenta manter um contato mais próximo com a jovem, o que causa a fúria de sua mãe.
Horas depois, a secretária é assassinada misteriosamente a facadas, no banheiro de seu quarto. A missão de descobrir quem é o verdadeiro assassino de Marion fica por conta de sua irmã, Lila Crane [...], e do noivo da vítima, Sam Loomis [...].
PSYCHO – Filme de Alfred Hitchcock. Cais da Memória, 16 jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.
Nesta questão, vamos analisar a construção dos períodos do primeiro parágrafo da sinopse. Podemos observar, nesse trecho, que a escolha de classes de palavras para a construção da sinopse foi feita de modo a fornecer ao leitor informações sobre os personagens do filme e seu envolvimento.
a) Observe como a personagem Marion é descrita no primeiro período do parágrafo da sinopse.
“Em Psicose, é relatada a história de Marion, uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma vida nova.”
Que substantivo a descreve nesse trecho? E qual indica onde ela trabalha?
b) Releia o segundo período desse parágrafo. Ele foi produzido para relatar ao leitor os atos de Marion após o roubo e indicar onde ela foi parar.
“Durante sua fuga de carro, ela decide passar a noite em um velho hotel.”
Copie desse trecho:
• A locução adjetiva ligada ao substantivo que indica o ato de Marion após o roubo.
• O substantivo que indica o tempo em que ocorre essa cena.
• O substantivo que indica o local onde ela vai parar. Que palavras acompanham esse substantivo? Copie-as e classifique-as.
c) O terceiro período desse parágrafo dá ao leitor uma ideia da relação entre dois outros personagens da história: Norman e sua mãe.
O estabelecimento é administrado por Norman, que tenta manter um contato mais próximo com a jovem, o que causa a fúria de sua mãe.
Que substantivo é empregado para nomear a ação de Norman em relação a Marion?
E que substantivo nomeia a reação da mãe de Norman ao comportamento do filho em relação a Marion?
a) Secretária; imobiliária.
b) • De carro, ligado ao substantivo fuga.
• Noite.
• O substantivo é hotel. É acompanhado do artigo indefinido um e do adjetivo velho.
c) Contato./Fúria.
Nessa análise do uso das classes gramaticais na construção do primeiro parágrafo da sinopse, destacamos o papel do substantivo como nomeador dos seres e o papel da locução adjetiva na caracterização.
Leia o trecho de conto a seguir e responda à questão proposta.
Como dizia meu pai
Gosto de evocar a figura mansa de Seu Domingos, a quem chamávamos paizinho, a subir pausadamente a escada da varanda de nossa casa, todos os dias, ao cair da tarde, egresso do escritório situado no porão. Ou depois do jantar, sentado com minha mãe no sofá de palhinha da varanda, como namorados, trocando notícias do dia. Os filhos guardavam zelosa distância, até que ela ia aos seus afazeres e ele se punha à disposição de cada um, para ouvir nossos problemas e ajudar a resolvê-los.
SABINO, Fernando. Obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. v. III.
Glossário Evocar: trazer à lembrança. Egresso: que saiu de determinado lugar. Zeloso: cuidadoso.
Fernando Sabino (1923-2004) nasceu em Belo Horizonte. Foi romancista, contista, cronista e editor. Participou ativamente da vida cultural de sua cidade e do Rio de Janeiro, onde também viveu. Em 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
Qual é o objeto direto preposicionado empregado no primeiro período no texto? Por que ele foi empregado? Assinale a alternativa correta.
de evocar, empregado para dar ênfase a verbo que expressa sentimento.
a quem, empregado por exigência estrutural da natureza do complemento.
da varanda, empregado para expressar ideia partitiva.
a quem, empregado por necessidade de desfazer ambiguidade.
ao cair da tarde, empregado como marca de oralidade.
O pronome quem deve vir precedido da preposição.
Leia esta letra de canção e faça a atividade.
Com que roupa?
Agora vou mudar minha conduta Eu vou pra luta, pois eu quero me aprumar Vou tratar você com a força bruta Que é pra poder me reabilitar Pois esta vida não está sopa E eu pergunto: com que roupa, com que roupa eu vou Ao samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando feito sapo Pra ver se escapo dessa praga de urubu Já estou coberto de farrapo, eu vou acabar ficando nu Meu paletó virou estopa, e eu nem sei mais com que roupa
Seu português agora deu o fora, já foi-se embora E levou seu capital. Esqueceu quem tanto amou outrora Foi no Adamastor pra Portugal, Pra se casar com uma cachopa, e agora com que roupa?
Agora eu não ando mais fagueiro, Pois o dinheiro não é fácil de ganhar Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro Não consigo ter nem pra gastar Eu já corri de vento em popa, mas agora com que roupa...
ROSA, Noel. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019.
Noel Rosa (1910-1937) nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi compositor, cantor, instrumentista e sambista ligado à escola de samba Vila Isabel. Grande artista da música brasileira, produziu inúmeras canções, como “Conversa de botequim”, “Pierrô apaixonado” e “Pastorinhas”.
Glossário Aprumar-se: vestir-se de modo elegante. Estopa: tecido grosseiro, usado em geral para limpeza. Outrora: antigamente. Cachopa: garota. Fagueiro: agradável.
Marque a opção correta sobre a predicação dos verbos na letra da canção.
A locução verbal que compõe o primeiro verso equivale a um verbo de ligação, sendo o termo “minha conduta” predicativo do sujeito.
O trecho “Pro samba que você me convidou” apresenta verbo intransitivo.
No terceiro verso, a locução verbal equivale a um verbo intransitivo.
Não há sequer um verbo de ligação na canção.
A locução verbal que compõe o primeiro verso equivale a um verbo transitivo direto, cujo objeto é o termo “minha conduta”.
Leia o poema a seguir e faça a atividade.
Três coisas
Não consigo entender O tempo A morte Teu olhar
O tempo é muito comprido A morte não tem sentido Teu olhar me põe perdido
Não consigo medir O tempo A morte Teu olhar
O tempo, quando é que cessa? A morte, quando começa? Teu olhar, quando se expressa?
Muito medo tenho
Do tempo Da morte De teu olhar
O tempo levanta o muro. A morte será o escuro? Em teu olhar me procuro
CAMPOS, Paulo Mendes. Antologia poética. Rio de Janeiro: Fontana Expressão e Cultura, 1978.
O título do poema de Paulo Mendes Campos faz referência a três elementos (o tempo, a morte e teu olhar), cuja função, na primeira oração, é
indicar os termos essenciais da oração.
completar o sentido de um verbo transitivo direto.
associar-se a um verbo transitivo indireto.
atribuir características ao sujeito.
modificar o verbo indicando circunstâncias.
Estimula a identificação dos complementos verbais como termos que completam o sentido do verbo transitivo direto.
Leia este trecho extraído de Drácula, de Bram Stoker, para responder à questão.
Somente às duas horas conseguimos uma oportunidade para nossa tentativa. O enterro realizado ao meio-dia tinha acabado e o coveiro fechou o portão pelo lado de fora. Sabíamos que teríamos até a manhã seguinte para fazer o que quiséssemos, mas o professor me disse que não seria necessário mais de uma hora.
Voltamos ao jazigo. O lugar era menos lúgubre que à noite, mas era um espetáculo insuportável de ver-se, iluminado pelo sol. Van Helsing aproximou-se do caixão de Lucy e eu o segui. Abriu a tampa e senti-me dominado por terrível surpresa.
Lá estava Lucy, como a tínhamos visto na noite da véspera do enterro. Parecia mais bela que nunca, e eu não podia acreditar que estivesse morta. Os lábios estavam vermelhos, mais vermelhos que antes, e, nas faces, havia um rubor delicado.
— Está convencido agora? — perguntou Van Helsing, e, enquanto falava estendeu a mão e levantou os lábios da morta, provocando-me um arrepio de horror. — Veja, os dentes estão ainda mais aguçados que antes. Com estes caninos, as criancinhas são mordidas. Acredita agora, amigo John?
De novo, a revolta se apossou de mim. Eu não podia aceitar uma realidade tão horrível.
— Ela pode ter sido colocada aí depois desta madrugada — murmurei.
— Acha mesmo? — retrucou Van Helsing. — Mas ela está morta há uma semana. Depois de tanto tempo, os mortos não têm esse aspecto.
Não encontrei argumentos para refutá-lo. Van Helsing examinava atentamente o rosto. Percebemos, ao longo do módulo, que a construção do personagem nas narrativas de terror depende de uma série de fatores, que incluem contexto histórico, público-alvo e linguagem utilizada em cada caso. O mais importante é você ter aprendido que as releituras de personagens marcantes são uma maneira de eternizar um símbolo das histórias de terror. PARA CONCLUIR da morta, levantando as pálpebras e examinando de novo os dentes. Depois, observou:
— É um caso diferente de todos os outros de que se tem memória; trata-se de uma dupla vida, que não é o caso comum. Foi mordida pelo vampiro, quando estava em transe, em estado de sonambulismo. Morreu em transe e em transe, também, é não morta. É nisso que se difere de todos os outros. Habitualmente, quando um não morto dorme em casa — e fez um gesto sugestivo para mostrar o que é a “casa” de um vampiro — seu rosto mostra o que é, mas esta quando deixa de ser não morta volta dos mortos comuns. Não há maldade aqui, veja, e, por isso, será para mim uma tarefa penosa ter que matá-la em seu sono.
Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2016.
Que aspectos presentes nesse trecho possibilitam considerar que se trata de uma narrativa de terror?
O tema da morte, o mistério, seres sobrenaturais (vampiros) como personagens, o cemitério como cenário, o suspense e a tensão presentes na cena justificam o enquadramento do texto no gênero narrativa de terror.
Enfatize as características do gênero presentes no trecho dessa narrativa de terror e, se tiver lido o livro ou assistido ao filme, contextualize a cena para os alunos.
Leia este trecho do conto do escritor mineiro Luiz Ruffato e faça a atividade.
O ataque
De manhãzinha, o despertador. Minha mãe levantou, pegou uma vasilha dentro do armário, escancarou a porta da cozinha, abriu a torneira do tanque-de-lavar-roupa, encheu a leiteira de água, depositou-a na trempe, pousou açúcar no fundo, acendeu uma boca do fogão-a-gás, entrou no quarto, murmurou, “Reginaldo, ô Reginaldo, cinco horas!”, passou à sala, murmurou, “Mirtes, ô Mirtes, cinco horas”, voltou à cozinha, encheu uma lata de milho, dirigiu-se ao terreiro, convocou as galinhas, pruuuu-ti-ti-ti, pruuuu-ti-ti-ti, meu pai tossiu... depois... o cheiro de café... Mirtes resmunga qualquer coisa... meu irmão abre a gaveta da mesinha... o cheiro de pão-na-frigideira... “friagem”... “este ano”... “pra pagar no dia”... barulho dos limpa-raios coloridos no aro da bicicleta do Reginaldo... o tamanco da Mirtes... “Bença, mãe... Bença, pai...”
RUFFATO, Luiz. Inferno provisório. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Luiz Ruffato nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Graduado em Comunicação, é jornalista e escritor. Tem vários livros publicados, e sua obra já foi premiada. Em Inferno provisório – obra composta de 38 narrativas, entre elas aquela da qual se extraiu o trecho em estudo –, o autor faz referência ao proletariado brasileiro do final do século XIX até o início do século XXI, retrata a industrialização de sua cidade natal, a migração do campo para a cidade, a instabilidade nos deslocamentos espaciais e a precariedade socioeconômica.
Nesse trecho narrativo, os verbos têm diferentes transitividades.
a) Copie os verbos classificando-os como transitivos e intransitivos.
b) Classifique os complementos dos verbos transitivos.
a) Verbos intransitivos: levantou, entrou, voltou, dirigiu-se, tossiu e pagar.
Verbos transitivos: pegou, escancarou, abriu, encheu, depositou, pousou, acendeu, convocou, resmunga e abre.
b) São objetos diretos.
Essa atividade estimula a identificação de verbos transitivos e intransitivos, assim como a de objetos.
Migrações em foco
Os imigrantes foram muito importantes na história dos Estados Unidos e do Canadá, fazendo parte das matrizes étnicas desses países, juntamente com os povos originários. Entre meados do século XVI e início do XX, europeus, africanos e asiáticos contribuíram para a conquista territorial, política e econômica desses Estados. Contudo, a partir de meados do século XX, a política migratória dos Estados Unidos e do Canadá mudou. O Canadá impôs algumas restrições, mas continuou, em certa medida, receptivo à imigração. Já os Estados Unidos passaram a ter uma política menos receptiva com o decorrer dos anos e dependendo do governo. Houve certa flexibilidade durante o governo de Barack Obama (2009-2017), mas, com o início do governo Donald Trump, em 2017, ampliaram-se as restrições.
Observe a charge abaixo, que satiriza o posicionamento do governo Trump em relação aos imigrantes, especialmente àqueles provenientes da América Latina.
Com base na situação apresentada e na leitura do módulo, analise as seguintes proposições e discuta-as com os colegas:
Por que os imigrantes mexicanos, representados na charge, estariam mais protegidos daquele lado do muro?
Do lado em que estão (no México), ficariam protegidos de retaliações, perseguições ou punições, em geral defendidas por segmentos políticos ou da população (representados na charge por Donald Trump) contrários à imigração.
Observe a pintura abaixo, que faz alusão à Marcha para o Oeste, movimento que ampliou o território dos Estados Unidos ao longo do século XIX.
a) Por que a maioria dos personagens retratados está direcionada para o lado esquerdo da imagem?
b) Com base na figura feminina retratada no centro da imagem, defina o chamado Destino Manifesto e explique de que modo está relacionado à expansão territorial dos Estados Unidos.
a) Os personagens estão direcionados para a esquerda a fim de representar o fluxo de pessoas que seguiram para o oeste estadunidense.
b) A doutrina do Destino Manifesto afirmava que os estadunidenses tinham como missão divina levar a cultura de civilização a outras regiões no interior do continente. Essa ideologia serviu de estímulo para a expansão territorial dos Estados Unidos. A imagem mostra uma mulher de vestido branco, representando o dever divino, direcionando o povo explorador rumo aos territórios a oeste.
A Marcha para o Oeste foi fortemente impulsionada pelo pensamento etnocêntrico que atribuía à civilização estadunidense o “dever divino” de levar sua cultura e noção de prosperidade a outros povos. Essa doutrina, chamada Destino Manifesto, serviu (e ainda serve, de maneira implícita e levemente alterada) de base motivacional para a expansão do território dos Estados Unidos, do oceano Atlântico ao Pacífico.
Mateus fez o download de um jogo de 18 GB. Sabendo que a sua conexão é de 1 MB por segundo, quanto tempo demorou para Mateus baixar esse jogo?
1 MB → 1 s
1 GB →1 024 s
18 GB →18 (1 024 s) = 18 432 s = 307,2 min = 5,12 h = 5 h 7 min 12 s
Demorou 5 h 7 min 12 s para Mateus baixar esse jogo.
Carolina costuma ilustrar o que aprende na aula de Matemática para ajudar na fixação do que aprendeu. Depois de estudar os conjuntos numéricos, ela fez o seguinte esquema e escreveu algumas afirmações a respeito dos conceitos de conjuntos estudados.
I. Todo número inteiro é racional.
II. Todo número racional é inteiro.
III. Entre dois números racionais existe sempre outro número racional.
IV. Todo número racional é natural.
V. Todo número real é racional.
VI. Toda dízima periódica é número racional.
VII. O número zero é real, inteiro e racional.
Ao rever o que tinha feito, ela percebeu que o desenho estava certo, mas nem todas as afirmações estavam corretas. Que afirmações escritas por Carolina precisam ser corrigidas? Quais foram os erros cometidos?
A afirmação II precisa ser corrigida, pois existem números racionais que não são inteiros. Por exemplo: 0,35; , etc.
A afirmação IV precisa ser corrigida, pois existem números racionais que não são naturais. Por exemplo: 4,333; , etc.
A afirmação V precisa ser corrigida, pois existem números reais que não são racionais. Por exemplo: , , , etc.
Domingo à noite, Mateus vai preparar uma pizza para comer com seus amigos. Para fazer a massa, ele precisará de 0,35 kg de farinha, 250 ml de água e 50 g de fermento. Sabendo que da farinha será utilizado para polvilhar a forma, quantos gramas de farinha Mateus deve separar para untar a forma e quantos gramas de farinha e de fermento serão utilizados na massa da pizza?
Mateus deve separar 70 g de farinha para untar a forma e 330 g de farinha e fermento serão utilizados na massa da pizza.
Em 2012, o Pnud Brasil, o Ipea e a Fundação João Pinheiro (FJP) adaptaram a metodologia do IDH Global para calcular o IDH Municipal (IDHM) dos 5 570 municípios brasileiros.
O IDHM brasileiro considera as mesmas três dimensões do IDH Global – longevidade, educação e renda –, mas vai além: adapta a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores considerados no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento de municípios e regiões metropolitanas brasileiras.
O IDHM é um número que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de uma unidade federativa ou município.
Fonte: PNUD; Ipea; FJP. Atlas do desenvolvimento humano nos munic’pios. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2019.
Procure saber o IDHM de seu município e indique ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida local. Para auxiliá-lo nesta tarefa, acesse o Atlas do desenvolvimento humano do Brasil, disponivel em: : . Acesso em: 26 set. 2019.
José estava em seu trabalho quando começou a sentir uma forte dor na região lombar, do lado esquerdo da coluna vertebral. Ele foi levado a um hospital e diagnosticado com um cálculo renal. Após a operação para remover o cálculo, em consulta com um nefrologista, o médico recomendou a José que bebesse muita água. Justifique, nesse caso, a recomendação do médico.
O cálculo renal é uma doença recorrente. Beber bastante água é uma forma de prevenir a formação de novos cálculos porque dissolve os sais e facilita sua eliminação pela urina.
A questão tem como objetivo que os alunos reconheçam a ingestão de água como uma forma de prevenção dos cálculos renais, popularmente conhecidos como “pedras nos rins”.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas