Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
O que são excretas?
Excretas são substâncias produzidas pelas células que precisam ser eliminadas do organismo.
Explique a diferença entre adolescência e puberdade.
A puberdade é um conjunto de transformações estruturais e fisiológicas que tornam um ser humano capaz de gerar descendentes e que marcam o início da adolescência, a fase entre a infância e a vida adulta.
Os esteroides anabolizantes são substâncias que estimulam o crescimento e as divisões celulares, promovendo o desenvolvimento de tecidos, principalmente o muscular e o ósseo. Eles são utilizados por pessoas que desejam melhorar sua performance atlética ou modificar sua aparência. Porém, como essas substâncias são, em geral, derivadas da testosterona, o uso indiscriminado de anabolizantes por mulheres pode resultar no surgimento de características tipicamente masculinas. Como são chamadas as características que diferenciam os sexos e que se manifestam após o aumento da produção de hormônios sexuais na puberdade? Quais características tipicamente masculinas podem surgir em mulheres que utilizam esteroides anabolizantes?
Caracteres sexuais secundários; mulheres que fazem uso de esteroides anabolizantes podem apresentar crescimento acentuado de pelos no rosto e no corpo, engrossamento da voz, desenvolvimento exagerado da musculatura, além de problemas no controle do ciclo menstrual.
Comente que essas características se manifestam em função da testosterona utilizada na produção de anabolizantes, que promove o desenvolvimento de características tipicamente associadas ao sexo masculino. Muitos praticantes de musculação e fisiculturismo fazem uso de esteroides anabolizantes para aumentar o ganho de massa muscular e o desempenho atlético. Os efeitos colaterais na mulher são mais visíveis, uma vez que esse hormônio é naturalmente encontrado apenas em pequenas quantidades do organismo feminino.
Em um acidente, Maria sofreu um corte profundo que levou à ruptura de uma veia de sua perna. Ela teve hemorragia, mas ficou bem após algum tempo. O médico lhe disse que, se a lesão tivesse ocorrido em uma artéria, as consequências teriam sido muito mais graves. Como se explica essa diferença?
Ao passar pelas artérias, o sangue está com a pressão muito mais alta do que quando passa pelas veias. Assim, uma lesão em artéria ocasiona maior perda de sangue.
Pelo fato de que as artérias conduzem o sangue que acabou de ser bombeado pelo coração, a pressão e o fluxo de sangue são maiores e há risco maior de hemorragia intensa quando elas sofrem alguma lesão.
A faringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório. Por ela passam os alimentos e o ar. Contudo, a comida não entra na laringe. Por que isso acontece?
Porque a traqueia impede que isso ocorra.
Porque a epiglote fecha a laringe e obriga o bolo alimentar a ir para o esôfago.
Porque a glote fecha o esôfago e impede a entrada de alimento.
Porque o diafragma contrai.
Porque não há ligação entre a faringe e a laringe.
O objetivo da questão é rever algumas estruturas anatômicas que constituem o sistema respiratório. É importante que os alunos compreendam que a epiglote é uma estrutura cartilaginosa que fecha a laringe durante a deglutição, obrigando o bolo alimentar a ir para o esôfago. Quando essa estrutura não funciona adequadamente, nós engasgamos.
Observe a imagem a seguir (Figura 12), que mostra um ovócito cercado de espermatozoides, e responda às questões.
a) Em que local do sistema genital feminino o evento mostrado na imagem acontece? Como ele é chamado?
b) Para que o encontro entre espermatozoides e o ovócito aconteça, os líquidos que compõem o sêmen juntamente com os espermatozoides são fundamentais. Qual é a função do líquido prostático?
a) A fecundação ocorre na tuba uterina.
Esta questão é importante para enfatizar o local da fecundação. É comum os alunos acharem que o encontro dos gametas ocorre no útero. Aproveite para comentar sobre a gravidez ectópica.
b) O líquido prostático ajuda a neutralizar a acidez da uretra e da vagina e facilita a movimentação dos espermatozoides dentro do sistema genital feminino.
Relembre com os alunos que o líquido prostático altera as condições da vagina, neutralizando sua acidez e facilitando a movimentação dos espermatozoides.
Microeconomia
QUESTÃO 1 Tema: Fatores de Produção Nível: Fácil
A “Café das Montanhas” tem se destacado no mercado de cafés especiais, utilizando métodos de cultivo inovadores para garantir um produto de alta qualidade. Com o objetivo de otimizar ainda mais a produção e a sustentabilidade, a fazenda está avaliando diferentes formas de aplicar um recente aporte de capital.
Considerando as metas de eficiência e sustentabilidade da “Café das Montanhas”, qual das seguintes alternativas de investimento do capital adicional maximizaria o retorno sobre o investimento (ROI), mantendo o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis?
Implementar uma tecnologia de colheita assistida por drones que reduz o tempo de colheita e minimiza a perda de grãos.
Adotar um sistema avançado de biofertilização que melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade do café sem o uso de químicos.
Introduzir um programa de treinamento para os agricultores locais em técnicas de cultivo e processamento de café de alta qualidade.
Instalar painéis solares para fornecer energia renovável para todas as operações da fazenda.
Desenvolver um aplicativo móvel para rastrear em tempo real as condições de cultivo e a saúde das plantações de café.
Resposta B
Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q40 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2019 – Fase 1 – Q34
A) INCORRETA – O aluno não entende que, embora inovadora, a tecnologia de drones pode não oferecer o melhor ROI em comparação com outras opções.
B) CORRETA – A adoção de um sistema avançado de biofertilização é a opção que se alinha com as metas de sustentabilidade e pode ter um impacto significativo na qualidade e quantidade da produção.
C) INCORRETA – O aluno não entende que o ROI pode ser menos imediato e mensurável em comparação com investimentos diretos em tecnologia ou infraestrutura.
D) INCORRETA – O aluno não entende que os painéis solares são uma excelente opção sustentável, mas o ROI depende de vários fatores, como o custo inicial e a economia de energia a longo prazo.
E) INCORRETA – O aluno não entente que o aplicativo pode ser útil, mas não necessariamente resulta em um aumento direto da produtividade ou qualidade do café.
Economia Financeira
QUESTÃO 1 Tema: Mercados Financeiros Nível: Médio
“O mercado financeiro é o conjunto de interações e transações que envolvem recursos financeiros. Ele inclui instituições como bancos, corretoras, fundos de investimento e bolsas de valores, bem como uma ampla gama de ativos negociados, como ações, títulos, moedas estrangeiras e commodities. A principal função do mercado financeiro é promover a alocação eficiente de recursos, permitindo que poupadores invistam seus recursos em busca de retornos, enquanto os tomadores de recursos financiam seus projetos e atividades.”
Fonte: V10 Investimentos. Mercado Financeiro: Uma introdução sobre seus segmentos e funcionamento. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2024.
Avalie as seguintes afirmações sobre os diferentes segmentos do Mercado Financeiro e assinale a opção que apresenta a sequência correta de verdadeiras (V) e falsas (F).
1. O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de curto prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades.
2. No mercado monetário, são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é onde o governo atua frequentemente para realizar sua política monetária.
3. Derivativos são instrumentos financeiros utilizados exclusivamente para especulação no mercado financeiro.
4. O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras, e é influenciado por fatores como balança comercial e políticas econômicas.
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
V, V, F, F
F, V, V, F
Resposta A
Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q26 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q28 / OBECON 2021 – Fase 2 – QObj 03
A) CORRETA – Julgando cada uma das afirmações:
1. Falsa (F). O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de longo prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades de longa duração, como ações e debêntures.
2. Verdadeira (V). No mercado monetário, realmente são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é um dos principais meios pelos quais o governo realiza sua política monetária, influenciando a oferta de moeda e as taxas de juros.
3. Falsa (F). Derivativos são instrumentos financeiros que podem ser utilizados para especulação, mas também têm importantes funções de proteção contra riscos (hedge) e de arbitragem. Eles não são usados exclusivamente para especulação.
4. Verdadeira (V). O mercado de câmbio é de fato o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. Ele é influenciado por diversos fatores econômicos, incluindo a balança comercial e políticas econômicas dos países.
B) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e derivativos.
C) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado monetário e derivativos.
D) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e de câmbio.
E) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de derivativos e mercado de câmbio.
Economia Financeira
QUESTÃO 1 Tema: Mercados Financeiros Nível: Médio
“O mercado financeiro é o conjunto de interações e transações que envolvem recursos financeiros. Ele inclui instituições como bancos, corretoras, fundos de investimento e bolsas de valores, bem como uma ampla gama de ativos negociados, como ações, títulos, moedas estrangeiras e commodities. A principal função do mercado financeiro é promover a alocação eficiente de recursos, permitindo que poupadores invistam seus recursos em busca de retornos, enquanto os tomadores de recursos financiam seus projetos e atividades.”
Fonte: V10 Investimentos. Mercado Financeiro: Uma introdução sobre seus segmentos e funcionamento. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2024.
Avalie as seguintes afirmações sobre os diferentes segmentos do Mercado Financeiro e assinale a opção que apresenta a sequência correta de verdadeiras (V) e falsas (F).
1. O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de curto prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades.
2. No mercado monetário, são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é onde o governo atua frequentemente para realizar sua política monetária.
3. Derivativos são instrumentos financeiros utilizados exclusivamente para especulação no mercado financeiro.
4. O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras, e é influenciado por fatores como balança comercial e políticas econômicas.
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
V, V, F, F
F, V, V, F
Resposta A
Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q26 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q28 / OBECON 2021 – Fase 2 – QObj 03
A) CORRETA – Julgando cada uma das afirmações:
1. Falsa (F). O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de longo prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades de longa duração, como ações e debêntures.
2. Verdadeira (V). No mercado monetário, realmente são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é um dos principais meios pelos quais o governo realiza sua política monetária, influenciando a oferta de moeda e as taxas de juros.
3. Falsa (F). Derivativos são instrumentos financeiros que podem ser utilizados para especulação, mas também têm importantes funções de proteção contra riscos (hedge) e de arbitragem. Eles não são usados exclusivamente para especulação.
4. Verdadeira (V). O mercado de câmbio é de fato o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. Ele é influenciado por diversos fatores econômicos, incluindo a balança comercial e políticas econômicas dos países.
B) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e derivativos.
C) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado monetário e derivativos.
D) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e de câmbio.
E) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de derivativos e mercado de câmbio.
Em 1929, os historiadores Marc Bloch e Lucien Febvre lançaram a revista Anais de História Econômica e Social, Annales d’histoire économique et sociale. As ideias apresentadas contribuíram para a formação da chamada Escola dos Annales. Leia o trecho a seguir, de Lucien Febvre.
A história faz-se com documentos escritos, sem dúvida. Quando estes existem. Mas pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos, quando não existem. [...] Numa palavra, com tudo o que, pertencendo ao homem, depende do homem, serve o homem, exprime o homem, demonstra a presença, a atividade, os gostos e as maneiras de ser do homem
Febvre, Lucien. In: Le Goff, Jacques. Enciclopédia Einaudi. 1. Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984. p. 98.
Com base no trecho, é possível afirmar que a Escola dos Annales:
considera que o historiador deve ater-se fundamentalmente aos documentos escritos como fonte de pesquisa do passado.
valoriza aquilo que pertence aos seres humanos em suas atividades cotidianas, por isso desconsidera as atividades econômicas.
considera que a pesquisa histórica pode ser efetuada no estudo de hábitos cotidianos, rituais religiosos, construções etc.
se utiliza da metáfora do mel para enfatizar que a pesquisa habitual do historiador depende do estudo das atividades artísticas.
materializou seus estudos históricos nas maneiras do homem em lidar com os documentos escritos a respeito do cotidiano
(Fuvest-SP)
Ao primeiro brilho da alvorada chegou do horizonte uma nuvem negra, que era conduzida [pelo] senhor da tempestade (...). Surgiram então os deuses do abismo; Nergal destruiu as barragens que represavam as águas do inferno; Ninurta, o deus da guerra, pôs abaixo os diques (...). Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra. Na alvorada do sétimo dia o temporal (...) amainou (...) o dilúvio serenou (...) toda a humanidade havia virado argila (...). Na montanha de Nisir o barco ficou preso (...). Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe, mas, não encontrando um lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, (...) grasnou e não mais voltou para o barco. Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses (...).
A Epopeia de Gilgamesh, São Paulo: Martins Fontes, 2001
Com base no texto, registrado aproximadamente no século VII a.C. e que se refere a um antigo mito da Mesopotâmia, bem como em seus conhecimentos, é possível dizer que a sociedade descrita era
mercantil, pacífica, politeísta e centralizada.
agrária, militarizada, monoteísta e democrática.
manufatureira, naval, monoteísta e federalizada.
mercantil, guerreira, monoteísta e federalizada.
agrária, guerreira, politeísta e centralizada.
Neste trecho, o historiador Marcelo Rede demonstra como era diferente o papel das leis na Mesopotâmia em comparação a esse papel nos dias atuais.
O nascimento da lei?
É muito comum dizer que a Mesopotâmia conheceu as primeiras leis da história do homem. Na verdade, os “códigos” mesopotâmicos eram muito diferentes das legislações atuais: eles não tinham leis que estabelecessem as características de um crime nem a pena que deveria ser aplicada. Diferentemente, em geral, [os códigos] parecem ser coletâneas de sentenças reais, que descreviam uma situação concreta e particular e diziam o que deveria acontecer com o acusado. Nesta passagem do famoso “código” de Hamurabi, por exemplo, lê-se: “Se um pedreiro construiu uma casa para um homem livre, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que ele construiu caiu e matou o dono da casa, então esse pedreiro será morto”.
REDE, M. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 38.
a) Qual a intenção do autor ao usar uma pergunta como título?
b) Que diferença o autor estabelece entre as leis atuais e as da Mesopotâmia?
a) O autor pretende questionar a ideia de que a lei, como a entendemos hoje, tenha nascido na Mesopotâmia. Por isso, ele fez uma pergunta, em vez de uma afirmação.
b) As leis mesopotâmicas, diferentemente das leis atuais, não buscavam caracterizar o crime e a pena cabível; só tratavam de casos particulares.
O princípio fundamental da Dinâmica, conhecido como segunda lei de Newton, é uma das leis fundamentais da Mecânica. Essa lei explicita a relação entre a soma vetorial das forças aplicadas a um corpo (resultante das forças, indicada por ) e a aceleração vetorial adquirida pelo corpo (simbolizada por , letra grega gama). A relação entre essas grandezas é dada por , em que m é a massa do corpo.
Neste momento, não se preocupe com o total entendimento dessa lei. Por ora, desconsidere que e possam ser vetores nulos.
Comparando os vetores representativos da resultante das forças e da aceleração, pode-se concluir que:
e têm a mesma direção, mas podem apresentar sentidos contrários.
e têm a mesma direção e mesmo sentido.
e podem ter direções distintas entre si.
e podem ter a mesma intensidade.
e devem ser perpendiculares entre si.
a) Incorreta. Como a massa m de um corpo é sempre positiva, e têm a mesma direção e o mesmo sentido.
b) Correta (pela mesma justificativa do item a).
c) Incorreta (pela mesma justificativa do item a).
d) Incorreta. A intensidade de uma grandeza vetorial não é apenas o número, mas sim o número acompanhado de uma unidade. A unidade de força não é a mesma unidade da aceleração. Logo, e não podem ter a mesma intensidade.
e) Incorreta (pela mesma justificativa do item a).
Qual dos números é maior: ou ?
Há diferentes explicações quanto à origem do Universo. Há a explicação hindu, a egípcia, a chinesa, a judaico-cristã, o Big Bang, etc. A partir do Caderno de Estudos ou de outra referência confiável, escreva em seu caderno um resumo sobre uma dessas explicações. A explicação que você vai pesquisar e resumir será definida pelo seu professor segundo critérios que ele escolher.
O resumo deve conter:
• título;
• origem da explicação (hindu, egípcia, etc.);
• descrição da explicação sobre a origem do Universo;
• referência bibliográfica (livro, revista, site, etc.).
Professor, sugerimos que você escolha quais explicações sobre a origem do Universo os alunos deverão resumir e atribua um tema diferente a cada um. Peça aos alunos que façam o resumo a partir de referências confiáveis. A orientação é que seja utilizado o Caderno de Estudos, pois, por ser esta a primeira atividade do Ensino Médio, consideramos que ainda é cedo para iniciar o trabalho com pesquisas na internet. Você pode utilizar como temas dos resumos as cinco explicações citadas no enunciado ou procurar outras, desde que não ultrapassem cinco explicações e que a teoria do Big Bang seja uma delas.
Fique atento, pois estamos propondo uma atividade individual de pesquisa. As respostas serão pessoais. Sugerimos que acompanhe a produção dos textos, circulando pela sala, e atente-se aos alunos que estiverem resumindo a teoria do Big Bang, verificando se estão destacando as evidências experimentais dessa teoria.
Leia a notícia a seguir.
Organização Mundial da Saúde: 1 em cada 5 adolescentes enfrenta problemas de saúde mental
[...]
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um em cada cinco adolescentes enfrenta desafios de saúde mental. A instituição estima que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos.
“A falta de saúde mental durante a adolescência tem impacto no desempenho educacional e aumenta o risco de uso de álcool e outras substâncias e (também) de comportamento violento”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas [António Guterres].
Segundo a OMS, a maioria dos transtornos mentais entre adolescentes não é diagnosticada nem tratada. A depressão é uma das principais causas de adoecimento e deficiência entre os jovens. O organismo mundial aponta que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos de idade.
O uso nocivo de álcool e drogas ilícitas entre os adolescentes é um problema grave em muitos países e pode levar a comportamentos autodestrutivos, como sexo desprotegido ou condução perigosa de carros. Transtornos alimentares também são fonte de preocupação, de acordo com a OMS.
[...]
A Organização também aponta que cada vez mais evidências científicas indicam que o investimento na saúde mental dos adolescentes beneficia economias e sociedades como um todo, pois permite aos jovens tornarem-se adultos mais produtivos.
ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde: 1 em cada 5 adolescentes enfrenta problemas de saúde mental. Organização das Nações Unidas. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2019.
Com base nas informações contidas no texto, discuta com os colegas e o professor as possíveis causas para o número elevado de problemas de saúde mental na adolescência. Elaborem um plano de ação que poderia minimizar a ocorrência e as consequências desses distúrbios. Se necessário, pesquise um pouco mais sobre o assunto em sites e livros especializados.
Professor, com esta atividade, procure desenvolver com os alunos competências gerais da BNCC, como as que abordam a utilização de tecnologias digitais para a disseminação de informações e soluções de problemas individuais e coletivos (Competência geral 5) e o posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo e dos outros (Competência geral 7). Em relação às competências específicas de Ciências da Natureza, destaque a importância de conhecer e apreciar o próprio corpo e do autocuidado (Competência específica 7) e de ações individuais e coletivas para tomar decisões relacionadas à saúde (Competência específica 8). Comente que a OMS recomenda a inclusão de serviços de saúde mental, além da capacitação de cuidadores e profissionais de educação. O oferecimento de atendimento psicossocial em espaços comunitários e escolas também é recomendado, principalmente em contextos emergenciais.
Em alguns homens, a infecção pelo vírus da caxumba (ou parotidite) pode alcançar o epidídimo e os testículos e levar à esterilidade. Esses elementos do sistema genital masculino têm como função, respectivamente:
produção do líquido seminal e ereção peniana.
armazenamento dos espermatozoides e produção do líquido seminal.
produção de espermatozoides e produção do líquido prostático.
ejaculação e armazenamento dos espermatozoides.
armazenamento e maturação dos espermatozoides e produção de espermatozoides e de testosterona.
Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e são glândulas endócrinas produtoras de testosterona, hormônio relacionado ao desenvolvimento das caracteres sexuais secundários masculinos. Após sua produção nos testículos, os espermatozoides ficam armazenados no epidídimo até completarem sua maturação.
Leia o texto a seguir.
Anemia
Anemia é a doença decorrente do baixo número de hemácias e, consequentemente, da baixa quantidade de hemoglobina no sangue. A principal causa da anemia é uma dieta pobre em ferro e, nesse caso, é chamada de anemia ferropriva. Com a falta de ferro, a produção de hemácias na medula óssea vermelha é prejudicada, e sua quantidade no sangue é reduzida. A falta de hemoglobina dificulta o transporte de gás oxigênio, deixando o paciente anêmico cansado, indisposto e pálido. Para ser diagnosticada, a pessoa deve realizar exames de sangue que confirmarão ou não a suspeita de anemia (Figura 22).
Há outras causas para a anemia, como a falta de vitamina B12, a desnutrição proteica ou, ainda, doenças genéticas e parasitárias. A medida mais indicada para evitar a anemia é manter uma alimentação rica em ferro, com ingestão de alimentos como feijão, brócolis, couve e fígado.
No Brasil, embora os níveis nacionais de desnutrição infantil estejam em declínio nas últimas décadas, ainda há muitos casos de anemia em todas as regiões.
Com base nessas informações, discuta com os colegas e o professor os motivos pelos quais, mesmo com a redução nos índices de desnutrição, os casos de anemia continuam mostrando tendência de aumento entre as crianças brasileiras.
Professor, é importante destacar aos alunos que, para evitar a anemia, é preciso ter hábitos alimentares saudáveis, pois o consumo de alimentos considerados pouco nutritivos e com alto teor calórico, como hambúrgueres, pizzas, refrigerantes, etc., não fornece os nutrientes necessários a uma vida saudável e, consequentemente, favorece que a pessoa se torne anêmica. Aproveite para reforçar a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para a promoção e a manutenção da saúde da população, incentivando o autoconhecimento e os cuidados com a saúde física e emocional (Competência geral 8 da BNCC).
Leia o texto a seguir.
Saiba como cuidar dos rins e ficar longe de doenças renais
“Saúde dos Rins para Todos” é o tema do Dia Mundial do Rim 2019 [13 de março]. Mas, você sabe qual a importância desse órgão para o bom funcionamento do corpo? [...] A principal função dele é filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas.
É exatamente por suas inúmeras funções que os rins precisam estar saudáveis. Rins doentes ocasionam as chamadas doenças renais, motivo de preocupação em todo o mundo, por conta do crescente aumento de casos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 850 milhões de pessoas têm doença renal em todo o mundo. A Doença Renal Crônica causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. [...]
De acordo com a diretora de Políticas Associativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Cinthia Vieira, os principais fatores de risco para doenças renais são a hipertensão arterial, o diabetes e o histórico familiar de doenças renais. Mas obesidade, fumo e uso de medicações tóxicas também podem afetar a saúde dos rins.
“No Brasil, um em cada 10 brasileiros vai ter algum tipo de doença renal. Ele tem e não sabe, porque a doença renal é silenciosa. Ela não apresenta sintomas maiores. E como diabetes e hipertensão são doenças prevalentes no Brasil, e lembrando também da obesidade, essas doenças levam à doença renal crônica. E se a pessoa tiver uma função renal muito prejudicada, abaixo de 10%, vai entrar em hemodiálise, em diálise peritoneal ou vai precisar de transplante”, explica a nefrologista.
[...]
Cuidar dos rins significa ficar longe de doenças renais. Para prevenção, uma das principais dicas é adotar uma dieta menos salgada. “Nós aqui no Brasil comemos em torno de 12 gramas de sal por dia, quando o adequado seria em torno de 2 gramas de sal/dia. O sal tem um efeito de reter mais água. Isso faz os rins trabalharem com uma pressão mais alta, levando a uma doença renal ou uma doença renal crônica. E para quem é diabético, a dieta também deve ser controlada, especialmente em relação ao açúcar”, chama a atenção a médica Cinthia Vieira.
A hidratação é indispensável. “Não devemos esperar a sede para beber água. A sede já significa a desidratação. [...] Tem que tomar muito mais água, sempre tentando evitar que os cristais [de sais de cálcio e ácido úrico] fiquem muito tempo na urina, aumentando a formação das pedras”.
Idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue. “São exames simples, disponíveis no SUS, que trazem informações valiosas para dizer como os rins estão funcionando. A recomendação é fazer o exame uma vez por ano. E quem já tem uma história familiar, hipertensão ou diabetes, é de no mínimo de seis em seis meses”.
BRAZ, Erika. Saiba como cuidar dos rins e ficar longe de doenças renais. Blog da Saúde – Ministério da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2019.
Como vimos, nossos rins desempenham um papel muito importante para o funcionamento do organismo. Com base na leitura do texto, converse com os colegas e o professor: Devemos deixar para cuidar dos rins apenas na fase adulta? Você tem o hábito de beber água ao longo do dia?
Professor, converse com os alunos sobre a importância de desenvolver hábitos saudáveis desde a infância para evitar problemas de saúde, reforçando o trabalho com as competências gerais e específicas da BNCC relacionadas ao autoconhecimento e ao autocuidado. Contudo, explique que, mesmo depois de adulto, é importante ter hábitos saudáveis e que também existem outros fatores além da alimentação que podem fazer com que a pessoa desenvolva problemas de saúde, como a predisposição genética. Caso existam alunos que não tenham costume de beber muita água ao longo do dia, ajude-os a refletir sobre os motivos e sobre o que pode ser feito para desenvolver esse hábito. Se julgar pertinente, mencione também a importância dos exames de sangue e de urina para detectar possíveis problemas nos rins, além de outras condições, como o diabetes.
Relacione a respiração pulmonar à respiração celular.
Por meio da respiração pulmonar obtemos o gás oxigênio necessário à respiração celular.
Os exames de qualificação realizados pelas pessoas que desejam ingressar nas universidades são responsáveis por uma mistura de sensações como medo, prazer e emoção. Para muitas pessoas, é como se estivessem passando por um perigo real, o que pode ocasionar o aumento da quantidade de adrenalina presente na corrente sanguínea. Quais são os efeitos imediatos provocados por esse hormônio em nossos sistemas circulatório e respiratório?
Aumento da frequência cardíaca (taquicardia), o que possibilita um maior aporte de nutrientes e gás oxigênio aos músculos dos braços e das pernas; aumento da frequência respiratória, fornecendo mais gás oxigênio para a respiração celular.
A adrenalina atua de forma semelhante ao cortisol. Entre os efeitos de sua ação estão o aumento da frequência cardíaca (taquicardia), que possibilita maior aporte de nutrientes para os músculos dos braços e das pernas, e aumento da frequência respiratória, fornecendo mais gás oxigênio para a respiração celular.
Economia Financeira
QUESTÃO 1 Tema: Ativos de Renda Fixa e de Renda Variável Nível: Médio
Jorge e Mônica querem economizar para a educação de sua filha Ana, que, em 2024, tem 8 anos de idade, a fim de garantir que terão os recursos necessários quando ela for para a faculdade aos 18 anos.
Após procurarem um consultor financeiro, aprenderam sobre a importância de escolher investimentos de renda fixa com prazos que coincidam com o momento de uso dos fundos, além de considerar a isenção fiscal e a segurança do capital.
Nesse sentido, o consultor recomendou algumas opções, destacando que esses investimentos podem ser alinhados ao horizonte de 10 anos que Jorge e Mônica têm, para que o dinheiro esteja disponível quando Ana precisar.
Considerando os princípios citados acima e o objetivo do casal, assinale qual das seguintes opções de investimentos é uma possível recomendação do consultor.
Contratos futuros
Caderneta de poupança
Tesouro Direto IPCA+ 2045
Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
Fundos de investimento em ações
Resposta D
Apontador: OBECON 2023 - Fase 1 - Q24 / OBECON 2023 - Fase 2 - QDis 05 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q29 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q30 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q32 / OBECON 2021 - Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 - Fase 2 - QObj 04 / OBECON 2021 - Fase 2 - QObj 05
A) INCORRETA – O aluno não compreende que os contratos futuros são investimentos de renda variável e com maior risco.
B) INCORRETA – O aluno não percebe que a poupança, apesar de segura, tem um rendimento baixo. Para um horizonte de 10 anos, existem várias alternativas mais vantajosas.
C) INCORRETA – O aluno se confunde, pois, apesar do IPCA+ ser título público de renda fixa que oferece proteção contra a inflação, 2045 é cerca de 11 anos depois do ingresso de Ana na faculdade.
D) CORRETA – As LCIs são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras para financiar o setor imobiliário. Elas oferecem isenção fiscal e segurança do capital, sendo uma escolha adequada para o objetivo de Jorge e Mônica.
E) INCORRETA – O aluno não compreende que fundos de investimento em ações têm maior volatilidade e não se enquadram na categoria de renda fixa.
Macroeconomia
QUESTÃO 1 Tema: Indicadores Econômicos Diversos Nível: Médio
Os índices econômicos são medidas estatísticas que sintetizam informações sobre aspectos relevantes da economia de um país ou de um setor, sendo utilizados para analisar o desempenho, a situação e as tendências da economia, bem como para comparar diferentes países e períodos. Nessa lógica, é bastante útil conhecer as diferentes siglas e compreender seus respectivos significados.
Considere a tabela a seguir, que está organizada aleatoriamente.
Assinale a alternativa que mostre a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.
1 – 5 – 3 – 2 – 4
1 – 3 – 5 – 2 – 4
2 – 5 – 3 – 1 – 4
2 – 5 – 3 – 4 – 1
2 – 3 – 5 – 1 – 4
Resposta C
Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q35 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q06 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 08 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q27 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q19 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q20 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q30
A) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IPC.
B) INCORRETA – O aluno confunde as definições tanto das siglas PIB e IPC, quanto das siglas IBC-Br e IPEA.
C) CORRETA – Para solucionar a questão, é necessário conhecer o significado de cada uma das siglas.
1.PIB: Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores econômicos e representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia durante um período específico. Ele costuma ser usado para medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região.
2.IPC: Índice de Preços ao Consumidor é um indicador que mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias. É frequentemente utilizado para avaliar o poder de compra e a inflação ao nível do consumidor.
3.IBC-Br: Índice de Atividade Econômica do Banco Central é um indicador mensal que reflete o ritmo de crescimento da economia brasileira. Serve como uma prévia do PIB, oferecendo uma visão mais frequente sobre a atividade econômica do país.
4.IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado é um índice de inflação que abrange desde matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços finais. É amplamente conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é comumente usado para reajustar contratos de locação.
5.IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal que realiza pesquisas e estudos socioeconômicos. O IPEA fornece apoio técnico e institucional ao governo brasileiro na formulação, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento.
Portanto, a sequência correta é 2 – 5 – 3 – 1 – 4.
D) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IGP-M.
E) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas IBC-Br e IPEA.
(UFBA) A quantidade de água nas células e nos tecidos:
tende a diminuir com o aumento da idade
tende a aumentar com o aumento da idade
permanece constante com o aumento da idade
não tem qualquer relação com a idade
tem relação com a idade mas é a mesma em qualquer espécie.
Leia o trecho a seguir e responda às perguntas.
Escravidão e democracia: aparentemente, não há duas palavras mais incomparáveis. Entretanto, não é exagero dizer que a democracia ateniense dependia da existência da escravidão.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. Contexto: São Paulo, 2007. p. 30.
a) Explique a frase: “Escravidão e democracia: aparentemente, não há duas palavras mais incomparáveis”.
b) Por que a “democracia ateniense dependia da existência da escravidão”?
a) Com base em valores contemporâneos sobre a democracia, associados à ideia de que “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos“ – artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos do Homem adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1948 –, a escravidão é incompatível com a cidadania.
b) A existência de escravos, empregados nas mais variadas atividades, liberava aos cidadãos tempo para se dedicar às atividades políticas.
Enem
Analise os documentos a seguir.
Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza
científica no primeiro e mágica no segundo.
social no primeiro e política no segundo.
religiosa no primeiro e científica no segundo.
religiosa no primeiro e econômica no segundo.
matemática no primeiro e algébrica no segundo
c
Enquanto o primeiro texto realça aspectos relacionados à Bíblia, destacando a interpretação religiosa, o segundo texto traz elementos de uma interpretação científica, com base na análise dos isótopos de urânio.
Leia o trecho do historiador Alberto da Costa e Silva e responda às questões.
Eis que chega um grupo banto. Algumas famílias. Ou toda uma linhagem. Limpa o terreno. Corta árvores para fazer as casas. Arma-lhes as paredes como uma gaiola de varas e preenche os vazios com barro socado. Compõem-lhes o teto de sapé. E nessa nova aldeota, instalam-se. Abre, ali perto, por derruba e queimada, as suas roças. Faz os cercados para os animais domésticos: ovelhas, cabras, algumas vezes a vaca. Vai pescar no rio, no riacho, no lago, na lagoa. Com anzóis e arpões de ferro. Com armadilhas, redes e puçás. Volta muitas vezes da caça com grandes animais antílopes, búfalos, porcos selvagens que matam, graças à lança e à flecha de ponta de ferro, com menor dificuldade do que os vizinhos nômades, que mal pressentem.
[...] Quando o solo começa a mostrar-se menos fértil ou a caça se torna mais difícil nas redondezas, o grupo segue adiante. [...] Ao mudar de paisagem e ao entrar em contato com culturas diferentes daquelas que seus pais, avós ou bisavós haviam cruzado, alteram a alimentação, modificam hábitos, enriquecem o vocabulário e a sintaxe, trocam a forma de alguns de seus objetos e assimilam novos símbolos de fé e poder.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. p 226-227
a) De acordo com o trecho, de que forma ocorreu a expansão dos povos falantes da língua banto?
b) Como era a relação com grupos de outra cultura?
a) A expansão ocorreu graças à iniciativa de grupos familiares de se deslocarem em busca de novas terras férteis e áreas de caça.
b) A relação com outros grupos era marcada por intensa interação cultural.
(Uern)
Os refrigerantes são formados por uma mistura de água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto da bebida. Mas essas três coisas não são combinadas de uma vez – primeiro, os fabricantes juntam a água e o gás, em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2, dando origem a uma terceira substância, o ácido carbônico, que tem forma líquida. Depois, acrescenta-se o xarope a esse ácido. O último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida.
(Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-coloca-o-gas-nos-refrigerantes.)
Com relação ao gás dos refrigerantes, é correto afirmar que
diminui, se aumentar a pressão.
está completamente dissolvido no líquido.
escapa mais facilmente do refrigerante quente.
escapa mais facilmente do refrigerante gelado.
(UFRGS-RS) Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos.
Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2.
3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1.
1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3.
2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1.
1 - 3 - 1 - 3 - 2 - 2.
Uma atração famosa em parques de diversões ganhou uma versão maior e mais atualizada, que é o SkyScreamer, nos Estados Unidos.
As pessoas são colocadas a uma altura de 70 m, executando movimento circular em um plano horizontal e desenvolvendo velocidade de cerca de 70 km/h.
Podemos representar esse contexto por meio do seguinte esquema:
Desprezando a resistência do ar, assinale as forças aplicadas no conjunto banco/pessoa.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas