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Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG)

O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: . Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo:



( a )

diluir substâncias tóxicas.

( b )

ser um solvente universal.

( c )

possuir um alto calor específico.

( d )

participar de reações de hidrólise.

( e )

apresentar elevado valor nutricional.

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - As características dos carboidratos e dos lipídios - Desafio - BY NC 3.0BR

ENEM

A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.

(FERREIRA, T.)

O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:



( a )

padrão estético, pois o modelo de beleza dominante na sociedade requer corpos magros.

( b )

equilíbrio psíquico da população, pois esse quadro interfere na autoestima das pessoas.

( c )

quadro clínico da população, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas.

( d )

preconceito contra a pessoa obesa, pois ela sofre discriminação em diversos espaços sociais.

( e )

desempenho na realização das atividades cotidianas, pois a obesidade interfere na performance.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

O chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.

O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.

Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento)

Texto II

Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que:



( a )

a quantidade de cigarros consumidos por pessoa, diariamente, excede o máximo de nicotina recomendado para os indivíduos, inclusive para os não fumantes. 

( b )

para garantir o prazer que o indivíduo tem ao fumar, será necessário aumentar as estatísticas de fumo passivo. 

( c )

a conscientização dos fumantes passivos é uma maneira de manter a privacidade de cada indivíduo e garantir a saúde de todos. 

( d )

os não fumantes precisam ser respeitados e poupados, pois estes também estão sujeitos às doenças causadas pelo tabagismo. 

( e )

o fumante passivo não é obrigado a inalar as mesmas toxinas que um fumante, portanto depende dele evitar ou não a contaminação proveniente da exposição ao fumo.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a):



( a )

Albedo dos corpos físicos.

( b )

Profundidade do lençol freático.

( c )

Campo de magnetismo terrestre.

( d )

Qualidade dos recursos minerais.

( e )

Movimento de translação planetária.

Resposta:

Caso considere necessário, comente que albedo é a capacidade que uma superfície tem de refletir a energia do Sol. Uma superfície com albedo elevado tem um alto percentual de reflexão. Geralmente, as coberturas da superfície terrestre com cores mais claras possuem maior albedo.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã



( a )

tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos.

( b )

limitou suas atividades à esfera cultural e evitou participar das lutas políticas durante o Feudalismo.

( c )

manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média.

( d )

reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial.

( e )

combateu o universo religioso do Feudalismo e propagou, em meio aos povos sem escrita, o paganismo greco-romano.

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Fusos horários (aprofundamento) - Desafio - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Dois amigos planejaram assistir à abertura da Copa do Mundo em Moscou. Eles partiram no dia 10 de junho de 2018 do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília), situado a 45° de longitude oeste, às 16 horas, com destino ao Aeroporto de Heathrow (Londres), situado a 0° de longitude. O voo teve duração de 10 horas. Os dois amigos esperaram por três horas para partirem em direção ao Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou), situado a 60° de longitude leste, e o segundo voo durou quatro horas.

Com base nessas informações e considerando que o continente europeu adota, neste período do ano, o horário de verão, que adianta os relógios em uma hora, indique o dia e a hora em que os dois amigos chegaram ao Aeroporto Internacional Domodedovo em Moscou.



( a )

11 de junho, às 13 horas.

( b )

11 de junho, às 16 horas.

( c )

11 de junho, às 17 horas.

( d )

10 de junho, às 16 horas.

Resposta:

Voo Brasília–Moscou

Saída do voo – 16 horas

Chegada do voo – 5 horas (horário de Londres sem horário de verão)                               6 horas (horário de Londres com horário de verão)

Os amigos esperaram 3 horas para pegar o próximo voo.

Saída do voo – 9 horas (horário de Londres com horário  de verão)

Chegada do voo – 13 horas (horário de Londres com horário verão)                               17 horas (horário de Moscou com horário de verão)

Resposta: 17 horas do dia 11 de junho.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Geografia - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) A questão deve ser respondida com base nos elementos apresentados no desenho a seguir, que representa uma área urbana situada na região da Campanha Gaúcha e considera sua posição em relação à rosa dos ventos.

Em relação à prefeitura, o foro está situado a __________, já em relação ao mercado central, ele situa-se a __________.

A alternativa que completa corretamente essas lacunas é:



( a )

norte – sudeste

( b )

sudoeste – nordeste

( c )

noroeste – sudoeste

( d )

noroeste – nordeste

( e )

sudoeste – noroeste

Resposta:

A alternativa que completa as lacunas da frase é a que contém os pontos colaterais noroeste e sudoeste.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Para a compra de um repelente eletrônico, uma pessoa fez uma pesquisa nos mercados de seu bairro. Cada tipo de repelente pesquisado traz escrito no rótulo da embalagem as informações quanto à duração, em dia, associada à quantidade de horas de utilização por dia. Essas informações e o preço por unidade foram representados no quadro.

A pessoa comprará aquele que apresentar o menor custo diário, quando ligado durante 8 horas por dia. Nessas condições, o repelente eletrônico que essa pessoa comprará é do tipo



( a )

I.

( b )

II.

( c )

III.

( d )

IV.

( e )

V.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Uma imobiliária exige dos novos locatários de imóveis o pagamento, ao final do primeiro mês no imóvel, de uma taxa, junto com a primeira mensalidade de aluguel. Rafael alugou um imóvel nessa imobiliária e pagou R$ 900,00 ao final do primeiro mês. No período de um ano de ocupação do imóvel, ele contabilizou gastos totais de R$ 6.950,00 com a locação do imóvel.

Na situação descrita, a taxa paga foi de



( a )

R$ 450,00.

( b )

R$ 250,00.

( c )

R$ 300,00.

( d )

R$ 350,00.

( e )

R$ 550,00.

Resposta:

Sendo m o valor do aluguel e t a taxa paga ao final do 1° mês, temos m + t = 900 e 900 + 11 · m = 6 950. Logo m = 550 e t = 350.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir sobre as tensões entre patrícios e plebeus no início da República romana.

Somente depois de mais de dois séculos de luta entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos, é que os plebeus conseguiram progressivamente obter direitos políticos iguais aos nobres.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. p. 82.

As lutas sociais mencionadas no texto estavam relacionadas:



( a )

à concentração de poderes nas mãos de senadores patrícios.

( b )

ao aumento da militarização e diminuição da produção.

( c )

à escassez de mercadorias e aumento da escravidão.

( d )

ao processo de urbanização e falta de mão de obra.

( e )

ao fortalecimento dos generais que controlavam a cidade.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uerj) Em 2010, a ONU reconheceu o direito humano de acesso à água e ao esgoto sanitário tratados; ainda hoje, porém, tal direito não foi universalizado. Observe na tabela dados de 2013 referentes a três municípios da Baixada Fluminense.

Com base nos dados, identifique o município cuja população sem acesso à coleta e ao tratamento de esgoto sanitário é quantitativamente maior.

Resposta:

Calculando os valores absolutos, obtemos:

Portanto, o município cuja população sem acesso à coleta e ao tratamento de esgoto sanitário é quantitativamente maior é o município de Belford Roxo.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Fases da Lua - Desafio - BY NC 3.0BR

(USF-SP)

Melhor do que uma Veneza tropical, pois, assim que descia, a maré deixava as ruas limpas e brancas de sal. Em marés de sizígia, mais fortes, e normalmente perto da Páscoa, algumas vezes chegávamos navegando até a igreja Matriz, quase contornando a praça principal. A comunhão com o mar em Paraty faz parte de sua história e é evidente em sua arquitetura, no traçado urbanístico e na própria cultura local.

Klink, Amyr. Cem dias entre o céu e o mar. São Paulo, Companhia das Letras, 2005. p. 92.

Na representação a seguir visualizam-se as fases da Lua em um mês de abril. Pela leitura do texto, pode-se afirmar que os dias possíveis para a aventura descrita são



( a )

20 e 22. 

( b )

07 e 21. 

( c )

15 e 30.

( d )

06 e 08. 

( e )

05 e 23.

Resposta:

c

As marés mais elevadas, denominadas sizígia, acontecem quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Ou seja, próximo aos dias 15 e 30 de abril.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Desafio - BY NC 3.0BR

(UEA-AM)

A capital amazonense já conta com um sistema que está auxiliando outras grandes capitais como Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Campo Grande e Rio de Janeiro. O sistema foi elaborado a partir do aerolevantamento que gerou uma coleção de fotos digitais, denominadas ortofotos, criando uma base digital da cidade. Foram fotografados 430 km2 , tamanho exato da área urbana de Manaus. Tal resultado possibilitará, entre outros avanços, a desburocratização na abertura de empresas e na implantação da E-CIT (Certidão de Informações Técnicas), a reorganização de numeração predial e correção de endereçamento, bem como a melhor distribuição da iluminação pública, ordenamento da ocupação e a cobrança mais justa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

(http://semef.manaus.am.gov.br. Adaptado.)

Instalado em 2011 na área urbana de Manaus, esse sistema, que opera com base na relação entre mapas digitais, posicionamento global e banco de dados informatizado, transformou-se em importante instrumento para o planejamento da cidade. O sistema tratado pelo texto é o



( a )

Sistema de Informação Gerencial. 

( b )

Sistema de Planejamento Urbano. 

( c )

Sistema de Informação Geográfica. 

( d )

Sistema de Análise Financeira. 

( e )

Sistema de Recenseamento Local.

Resposta:

c

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) utilizam sensoriamento remoto, informações estatísticas e cartografia digital para elaborar estudos, pesquisas e documentos que podem auxiliar no planejamento dos governos nas esferas municipal, estadual e federal.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Química A - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) Trata-se de um modelo no qual os átomos de um mesmo elemento químico possuem propriedades iguais. A união desses átomos na formação de compostos ocorre em proporções numéricas fixas e a reação química dos mesmos envolve apenas combinação, separação e rearranjo.

Essa descrição refere-se ao modelo atômico de



( a )

Bohr. 

( b )

Dalton. 

( c )

Thomson.

( d )

Rutherford.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - História+ - BY NC 3.0BR

A respeito do papel da escrita no Egito Antigo, leia o texto a seguir:

O executor material das ordens reais era o escriba. Era ele o funcionário do poder central, responsável concreto pela articulação entre as ordens dadas e sua execução. [...] O escriba não era, pois, prestigiado por saber escrever e contar, mas sim pelo fato de essas atividades estarem a serviço do faraó, do poder central, fonte da autoridade e do poder.

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo, Atual, 1994 p. 76.

O prestígio do escriba estava associado:



( a )

ao fato de saber escrever e contar. 

( b )

ao monopólio da escrita perante o faraó. 

( c )

à importância da escrita para o poder central. 

( d )

à origem social daqueles que exerciam o cargo. 

( e )

ao fato de ser um funcionário do poder central.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem. Ela mostra uma pessoa aplicando uma força que foi suficiente para movimentar um carro inicialmente em repouso cuja massa é muito maior que a da própria pessoa (a massa do veículo é cerca de 50 vezes maior que a da pessoa da imagem).

Parte I

Junto com seus colegas, discuta a seguinte pergunta: Podemos dizer que um corpo possui força? Por exemplo, podemos dizer que a pessoa que puxa o veículo possui muita força? A partir da imagem, crie suas hipóteses para responder a a essa pergunta de forma a justificá-las e registre suas ideias no espaço a seguir.

Parte II

Com as hipóteses construídas, vamos partir para a segunda fase, que é validá-las. Para isso, vamos tomar algumas imagens, que descrevem situações reais. Todas as imagens são de um corpo aplicando força em outro.

As imagens anteriores nos trazem algumas evidências experimentais. Sobre elas, volte a discutir com os colegas:

a) No caso da primeira imagem, na qual o pé do jogador aplica uma força na bola, é possível que o pé aplique essa força se não houver a bola? No caso do bastão que atrai o barbante, é possível o bastão aplicar essa força se não houver barbante próximo a ele? E no caso das mãos, pode uma das mãos aplicar força (ao esfregar) se a outra não estiver junto a ela?

b) Nos casos apresentados até agora, para que haja forças aplicadas em um

Parte III

Agora que você teve contato com alguns resultados experimentais, retorne às hipóteses feitas na parte I. Independentemente de serem ou não corretas, não as apague, pois elas são um registro do que você já sabia e do que você não sabia. É importante manter esse registro, para que tenha mais clareza sobre o conhecimento que adquiriu durante o processo de aprendizagem. Veja quais hipóteses estavam corretas e quais precisavam de correções ou ajustes. Esse trabalho de confirmar suas hipóteses ou reescrevê-las faz parte da construção de suas conclusões, que ocorre a partir das hipóteses estarem validadas ou não. Apresente suas conclusões no espaço a seguir.

Resposta:

Professor, a resposta aqui é pessoal. A ideia é que o aluno construa suas hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios. Veja comentários no Caderno do Professor.

Parte II

a) Não para todas perguntas. Só há força quando um corpo interage com outro.

b) Não, em todas há dois corpos interagindo.

A partir da resposta, propomos que seja feita uma generalização, concluindo que forças são sempre interações entre dois ou mais corpos.

Parte III

Após a atividade anterior, a ideia é concluir que, para que um corpo aplique força, é necessário que ele interaja com outro corpo. Assim, um corpo não possui força. Força é resultado da ação de um corpo sobre outro. Caso os alunos tenham dificuldade em formular essa resposta, talvez seja necessário explicar o que é possuir, pois a falta de clareza sobre o significado desse verbo pode fazer com que sintam dificuldade em compreender a proposta como um todo. (Veja mais detalhes no Caderno do Professor.)

Sugerimos que as hipóteses formuladas não sejam apagadas. Além de registrar o processo de aprendizagem do aluno, isso é válido para fomentar uma cultura na qual o erro faz parte do processo de aprendizagem. (Veja mais reflexões no Caderno do Professor.)

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Os exercícios seguintes tomam como base fragmentos de uma mesma reportagem. Nas três próximas questões, os excertos apresentam uma retrospectiva histórica de diferentes gerações do movimento feminista, sintetizando as principais características de cada uma.

Leia o fragmento a seguir.

[...]

Um breve histórico das ondas ou gerações de projetos feministas

Primeira onda: igualdade

Entre fim do século 19 e começo do 20 – Neste momento, a luta era para que a mulher tivesse seu status de ser humano garantido por meio da igualdade civil, social, econômica e intelectual. As mobilizações femininas demandaram direitos políticos, como o voto, e iguais oportunidades, como de trabalho e estudos.

No Brasil – É criada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922, dirigida por Bertha Lutz. Entre suas reivindicações estavam o voto feminino, a instrução da mulher, a proteção às mães e à infância, e uma legislação reguladora do trabalho feminino. [...]

PASSOS, Úrsula. Feminismo mudou desde sua origem; entenda e faça quiz. Folha de S.Paulo, 8 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ cotidiano/2020/03/feminismo-mudou-desde-sua-origementenda-e-faca-quiz.shtml. Acesso em: 7 abr. 2020.

De acordo com o fragmento, a primeira geração do feminismo reivindicava que:



( a )

os salários de homens e mulheres fossem equiparados. 

( b )

a licença-maternidade fosse instituída para as trabalhadoras. 

( c )

as mulheres tivessem garantida sua condição de ser humano. 

( d )

os homens concedessem igualdade de direitos a suas esposas. 

( e )

mulheres pudessem participar de eleições disputando mandatos.

Resposta:

Quando comentar a questão, convém mostrar que as afirmações incorretas exploram ideias que, segundo o repertório dos leitores, poderiam ser consideradas corretas, porém nenhuma delas é referendada pelo texto. Sendo assim, assinalar qualquer das incorretas seria uma “intromissão discursiva” – algo como atribuir ao texto original ideias que são do enunciatário, não do enunciador.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.

SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?



( a )

Achatamento de suas regiões polares.

( b )

Movimento em torno de seu próprio eixo.

( c )

Arredondamento de sua forma geométrica.

( d )

Variação periódica de sua distância do Sol.

( e )

Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

Resposta:

Considerando-se a ideia de movimento apresentada no texto (“assistir ao pôr do sol”), a diferença horária observada nos dois países pode ser explicada pelo movimento de rotação da Terra, que se dá em torno de seu próprio eixo, no sentido oeste-leste. Sendo assim, o escurecer do dia ocorre primeiro na França e depois nos Estados Unidos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Na próxima aula, vamos estudar o território brasileiro em suas dimensões e particularidades geográficas. Para refletir sobre o assunto, leia o texto a seguir. Ele se refere a uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que pedia aos entrevistados que localizassem o Brasil no mapa-múndi.

Os pesquisadores abriram um mapa-múndi na frente dos entrevistados (1 000 pessoas, em setenta municípios das nove regiões metropolitanas) e lhes pediram que indicassem onde ficava o Brasil. Somente metade acertou. É isso mesmo: o levantamento mostra que 50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa. Houve os que chutaram as respostas. Vieram desse grupo disparates de corar de vergonha. Para 2%, o Brasil fica na Argentina. Um porcentual pouco maior acha que o país se localiza na África – a dúvida é se no Chade ou na República Democrática do Congo. Outros 29% nem tentaram responder. A pesquisa do Ipsos tem a força de um soco na boca do estômago nacional. Quase 10% dos entrevistados que passaram por uma faculdade (tendo completado ou não o curso) não sabem que o Brasil se localiza na América do Sul. […] Previsivelmente, o desconhecimento em relação aos outros países é ainda maior. Só 18% dos brasileiros conseguem identificar os Estados Unidos e apenas 3% localizam corretamente a França. Quanto à Argentina, tão citada em piadas futebolísticas, 84% nem sequer desconfiam de que faz fronteira com o Brasil.

VEJA. São Paulo: Abril, 7 nov. 2007.

O texto destaca que muitos brasileiros não sabem localizar o próprio país no mapa-múndi. Além disso, poucos acertaram a localização dos Estados Unidos e da França. Quais seriam as consequências desse fato para essas pessoas?

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Fusos horários (aprofundamento) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Utilize o mapa abaixo para executar as tarefas propostas.

a) Escreva as siglas dos estados brasileiros no mapa acima.

b) Aponte, nos retângulos, a diferença horária em relação a Greenwich.

Resposta:

Questão 01 - Revisão - Exercícios - História - BY NC 3.0BR

(UPF-RS)

O historiador romano Tácito escreveu sobre o tratamento dado aos cristãos em Roma:

“No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais”.

BRAICK, P. R.; MOTA, M. B. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2013, p. 102

O texto acima refere-se a Atenas, considerada o berço da Democracia no mundo antigo. Sobre aquele regime democrático, está correto afirmar que



( a )

apenas os homens livres, proprietários, nascidos em Atenas, filhos de pais e mães atenienses, eram considerados cidadãos, com direito à participação direta nas decisões tomadas. 

( b )

baseava-se na participação direta de toda a população nas Assembleias Legislativas, que uma vez por ano se reuniam em praça pública, chamada de Ágora, e deliberavam sobre os mais variados assuntos. 

( c )

os estrangeiros, bem como os escravos libertos, podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias, representando seus próprios interesses. 

( d )

é um equívoco chamá-lo de democrático, pois negava a participação dos representantes eleitos pelos proprietários de terras. 

( e )

como não havia escravos em Atenas, a quase totalidade da população tinha participação política daquela Cidade-Estado.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Uma televisão pode ser posicionada de modo que se consiga enxergar os detalhes de uma imagem em alta definição. Considere que a distância ideal, com conforto visual, para se assistir à televisão de 32 polegadas é de 1,8 metros. Suponha que haja uma relação de proporcionalidade direta entre o tamanho da tela (medido em polegada) e a distância ideal. Considere que um espectador dispõe de uma televisão de 60 polegadas e que ele deseja se posicionar em frente a ela, com conforto visual.

A distância da televisão, em metro, em que o espectador deve se posicionar para que tenha conforto visual é mais próxima dE



( a )

0,33.

( b )

0,96.

( c )

1,57.

( d )

3,37.

( e )

3,60.

Resposta:

Sendo d a distância do observador à televisão e L o tamanho da tela, então, , em que k é a constante de proporcionalidade. Assim, temos:

Para L = 60, temos:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um professor pediu aos alunos que realizassem uma pesquisa sobre o time de futebol para o qual cada aluno torcia. Na pesquisa, só era permitido indicar um time, e todos os alunos responderam. Os alunos apresentaram como resultado o gráfico a seguir.

A terceira maior torcida entre os alunos corresponde a qual fração do total?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

O número total de torcedores é 24 + 20 + 18 + 10 + 8 + 4 = 84. A terceira maior torcida é a do São Paulo, 18 torcedores; logo, a razão pedida é 

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Uma escola organizou uma corrida de revezamento 4 x 400 metros, que consiste em uma prova esportiva na qual os atletas correm 400 metros cada um deles, segurando um bastão, repassando-o de um atleta para outro da mesma equipe, realizando três trocas ao longo do percurso, até o quarto atleta, que cruzará a linha de chegada com o bastão. A equipe ganhadora realizou a prova em um tempo total de 325 segundos.

O segundo corredor da equipe ganhadora correu seus 400 metros 15 segundos mais rápido do que o primeiro; já o terceiro realizou seus 400 metros 5 segundos mais rápido que o segundo corredor, e o último realizou seu percurso em do tempo realizado pelo primeiro.

Qual foi o tempo, em segundo, em que o último atleta da equipe ganhadora realizou seu percurso de 400 metros?



( a )

58

( b )

61

( c )

69

( d )

72

( e )

96

Questão 01 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. “Mulheres de Atenas”. In: Meus caros amigos,1976. Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2011.

Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia Antiga, caracterizada, naquela época, em razão de



( a )

sua função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses.

( b )

sua importância na consolidação da democracia, pelo casamento.

( c )

seu rebaixamento de status social frente aos homens.

( d )

seu afastamento das funções domésticas em períodos de guerra.

( e )

sua igualdade política em relação aos homens. 

Questão 01 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir, que trata do mito de Aquiles, personagem central da Ilíada.

Aquiles é essencialmente um guerreiro. No início de sua vida, teve de escolher entre uma existência longa e tranquila ou a vida breve, mas gloriosa, de um herói. Não hesitou: e todo o seu ser é determinado por essa escolha voluntária. Ele sabe que morrerá jovem, mas conhece seu valor. Sabe-se destinado, por sua vida, à imortalidade. [...] Aquiles tornou-se uma fonte de inspiração através de toda a Antiguidade [...].

GRIMAL, Pierre. A mitologia grega. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 101.

O mito de Aquiles apresenta indícios do quanto a cultura da Grécia Antiga foi marcada pela:



( a )

valorização do guerreiro, considerado um herói.

( b )

depreciação de uma vida longa e voluntariosa.

( c )

busca da imortalidade através de uma vida breve.

( d )

diferenciação entre guerreiros e mortais.

( e )

importância do comércio com as colônias.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS)

A figura a seguir representa três formas de aquisição de informações a partir do sensoriamento remoto.

Com respeito a essa técnica, considere as afirmativas a seguir.

I. Supõe uma interação energética entre a Terra e o sensor, seja por reflexão de energia do Sol, seja por reflexão de um feixe energético artificial, seja por emissão de energia pela superfície da Terra.

II. Entre as suas aplicações, podem-se citar a estimativa de safras agrícolas e a determinação do local de áreas desmatadas.

III. A expansão urbana é um fenômeno que não pode ser avaliado continuamente por meio da utilização da técnica de sensoriamento remoto.

Quais estão corretas?



( a )

Apenas I 

( b )

Apenas II 

( c )

Apenas III 

( d )

Apenas I e II 

( e )

Apenas II e III

Resposta:

A proposição III está incorreta, pois as imagens fornecidas pelos satélites e as fotografias aéreas, produtos vinculados ao sensoriamento remoto, permitem o monitoramento urbano de forma contínua e constante.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Formação e expansão do território brasileiro - Desafio - BY NC 3.0BR

(UFPR)

A interiorização do povoamento [do Brasil] foi devida, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas. A exploração dos diamantes e do ouro foi responsável pela existência de inúmeros núcleos de vida urbanos no interior dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Três áreas principais de criação de gado despontavam nos albores do século XIX: os sertões do Norte e do Nordeste, que abasteciam a zona agrícola do litoral; a zona de mineração, Minas Gerais, que contava com melhores condições técnicas; e os campos do Sul, que serviram à produção de couro e charque.

SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 33

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a formação econômica do espaço nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica anteriormente descrita.

( ) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica.

( ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário.

( ) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.



( a )

a) V – F – V – V. 

( b )

V – F – V – F. 

( c )

F – V – F – V.

( d )

F – F – F – V.

( e )

V – V – F – F.

Resposta:

d

Foi o avanço das atividades econômicas e os fluxos migratórios que determinaram a expansão das fronteiras em direção ao oeste, e não o contrário. A expansão do território ocorreu de forma desintegrada devido ao baixo desenvolvimento do mercado interno e à falta de complementariedade entre as economias primárias do período. O processo de industrialização brasileiro ocorreu bem mais recentemente. Dessa forma, as três primeiras afirmações estão incorretas.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Química B - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) O café solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é congelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água passa direta e rapidamente para o estado gasoso, sendo eliminada do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o café em pó e seco. Identifique as mudanças de estado físico ocorridas neste processo: 



( a )

solidificação e fusão. 

( b )

vaporização e liquefação. 

( c )

fusão e ebulição. 

( d )

solidificação e sublimação.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Biologia+ - BY NC 3.0BR

Um experimento científico, para ser válido, deve: 



( a )

ser baseado em fatos comprovados pelo senso comum. 

( b )

produzir os mesmos resultados quando repetido. 

( c )

estabelecer a veracidade e a imutabilidade de um fenômeno. 

( d )

analisar várias características simultaneamente. 

( e )

encontrar a explicação definitiva de um fato.

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