Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - História - Módulo 3 - A experiência da escravidão na Antiguidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda às perguntas.

Escravidão e democracia: aparentemente, não há duas palavras mais incomparáveis. Entretanto, não é exagero dizer que a democracia ateniense dependia da existência da escravidão.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. Contexto: São Paulo, 2007. p. 30.

a) Explique a frase: “Escravidão e democracia: aparentemente, não há duas palavras mais incomparáveis”.

b) Por que a “democracia ateniense dependia da existência da escravidão”?

Resposta:

a) Com base em valores contemporâneos sobre a democracia, associados à ideia de que “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos“ – artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos do Homem adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1948 –, a escravidão é incompatível com a cidadania.

b) A existência de escravos, empregados nas mais variadas atividades, liberava aos cidadãos tempo para se dedicar às atividades políticas.

Questão 01 - História - Módulo 1 - A escrita da História - Desafio - BY NC 3.0BR

Enem

Analise os documentos a seguir.

Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza



( a )

científica no primeiro e mágica no segundo. 

( b )

social no primeiro e política no segundo. 

( c )

religiosa no primeiro e científica no segundo. 

( d )

religiosa no primeiro e econômica no segundo. 

( e )

matemática no primeiro e algébrica no segundo

Resposta:

c

Enquanto o primeiro texto realça aspectos relacionados à Bíblia, destacando a interpretação religiosa, o segundo texto traz elementos de uma interpretação científica, com base na análise dos isótopos de urânio.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Mundo extraeuropeu - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho do historiador Alberto da Costa e Silva e responda às questões.

Eis que chega um grupo banto. Algumas famílias. Ou toda uma linhagem. Limpa o terreno. Corta árvores para fazer as casas. Arma-lhes as paredes como uma gaiola de varas e preenche os vazios com barro socado. Compõem-lhes o teto de sapé. E nessa nova aldeota, instalam-se. Abre, ali perto, por derruba e queimada, as suas roças. Faz os cercados para os animais domésticos: ovelhas, cabras, algumas vezes a vaca. Vai pescar no rio, no riacho, no lago, na lagoa. Com anzóis e arpões de ferro. Com armadilhas, redes e puçás. Volta muitas vezes da caça com grandes animais antílopes, búfalos, porcos selvagens que matam, graças à lança e à flecha de ponta de ferro, com menor dificuldade do que os vizinhos nômades, que mal pressentem.

[...] Quando o solo começa a mostrar-se menos fértil ou a caça se torna mais difícil nas redondezas, o grupo segue adiante. [...] Ao mudar de paisagem e ao entrar em contato com culturas diferentes daquelas que seus pais, avós ou bisavós haviam cruzado, alteram a alimentação, modificam hábitos, enriquecem o vocabulário e a sintaxe, trocam a forma de alguns de seus objetos e assimilam novos símbolos de fé e poder.

SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. p 226-227

a) De acordo com o trecho, de que forma ocorreu a expansão dos povos falantes da língua banto?

b) Como era a relação com grupos de outra cultura?

Resposta:

a) A expansão ocorreu graças à iniciativa de grupos familiares de se deslocarem em busca de novas terras férteis e áreas de caça.

b) A relação com outros grupos era marcada por intensa interação cultural.

Questão 01 - Química - Módulo 3 - Coeficiente de solubilidade - Desafio - BY NC 3.0BR

(Uern)

Os refrigerantes são formados por uma mistura de água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto da bebida. Mas essas três coisas não são combinadas de uma vez – primeiro, os fabricantes juntam a água e o gás, em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2, dando origem a uma terceira substância, o ácido carbônico, que tem forma líquida. Depois, acrescenta-se o xarope a esse ácido. O último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida.

(Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-coloca-o-gas-nos-refrigerantes.)

Com relação ao gás dos refrigerantes, é correto afirmar que 



( a )

diminui, se aumentar a pressão. 

( b )

está completamente dissolvido no líquido. 

( c )

escapa mais facilmente do refrigerante quente. 

( d )

escapa mais facilmente do refrigerante gelado.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos.

Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



( a )

2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2.

( b )

3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1.

( c )

1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3.

( d )

2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1.

( e )

1 - 3 - 1 - 3 - 2 - 2.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Uma atração famosa em parques de diversões ganhou uma versão maior e mais atualizada, que é o SkyScreamer, nos Estados Unidos.

As pessoas são colocadas a uma altura de 70 m, executando movimento circular em um plano horizontal e desenvolvendo velocidade de cerca de 70 km/h.

Podemos representar esse contexto por meio do seguinte esquema:

Desprezando a resistência do ar, assinale as forças aplicadas no conjunto banco/pessoa.

Resposta:

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem. Ela mostra uma pessoa aplicando uma força que foi suficiente para movimentar um carro inicialmente em repouso cuja massa é muito maior que a da própria pessoa (a massa do veículo é cerca de 50 vezes maior que a da pessoa da imagem).

Parte I

Junto com seus colegas, discuta a seguinte pergunta: Podemos dizer que um corpo possui força? Por exemplo, podemos dizer que a pessoa que puxa o veículo possui muita força? A partir da imagem, crie suas hipóteses para responder a a essa pergunta de forma a justificá-las e registre suas ideias no espaço a seguir.

Parte II

Com as hipóteses construídas, vamos partir para a segunda fase, que é validá-las. Para isso, vamos tomar algumas imagens, que descrevem situações reais. Todas as imagens são de um corpo aplicando força em outro.

As imagens anteriores nos trazem algumas evidências experimentais. Sobre elas, volte a discutir com os colegas:

a) No caso da primeira imagem, na qual o pé do jogador aplica uma força na bola, é possível que o pé aplique essa força se não houver a bola? No caso do bastão que atrai o barbante, é possível o bastão aplicar essa força se não houver barbante próximo a ele? E no caso das mãos, pode uma das mãos aplicar força (ao esfregar) se a outra não estiver junto a ela?

b) Nos casos apresentados até agora, para que haja forças aplicadas em um

Parte III

Agora que você teve contato com alguns resultados experimentais, retorne às hipóteses feitas na parte I. Independentemente de serem ou não corretas, não as apague, pois elas são um registro do que você já sabia e do que você não sabia. É importante manter esse registro, para que tenha mais clareza sobre o conhecimento que adquiriu durante o processo de aprendizagem. Veja quais hipóteses estavam corretas e quais precisavam de correções ou ajustes. Esse trabalho de confirmar suas hipóteses ou reescrevê-las faz parte da construção de suas conclusões, que ocorre a partir das hipóteses estarem validadas ou não. Apresente suas conclusões no espaço a seguir.

Resposta:

Professor, a resposta aqui é pessoal. A ideia é que o aluno construa suas hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios. Veja comentários no Caderno do Professor.

Parte II

a) Não para todas perguntas. Só há força quando um corpo interage com outro.

b) Não, em todas há dois corpos interagindo.

A partir da resposta, propomos que seja feita uma generalização, concluindo que forças são sempre interações entre dois ou mais corpos.

Parte III

Após a atividade anterior, a ideia é concluir que, para que um corpo aplique força, é necessário que ele interaja com outro corpo. Assim, um corpo não possui força. Força é resultado da ação de um corpo sobre outro. Caso os alunos tenham dificuldade em formular essa resposta, talvez seja necessário explicar o que é possuir, pois a falta de clareza sobre o significado desse verbo pode fazer com que sintam dificuldade em compreender a proposta como um todo. (Veja mais detalhes no Caderno do Professor.)

Sugerimos que as hipóteses formuladas não sejam apagadas. Além de registrar o processo de aprendizagem do aluno, isso é válido para fomentar uma cultura na qual o erro faz parte do processo de aprendizagem. (Veja mais reflexões no Caderno do Professor.)

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Os exercícios seguintes tomam como base fragmentos de uma mesma reportagem. Nas três próximas questões, os excertos apresentam uma retrospectiva histórica de diferentes gerações do movimento feminista, sintetizando as principais características de cada uma.

Leia o fragmento a seguir.

[...]

Um breve histórico das ondas ou gerações de projetos feministas

Primeira onda: igualdade

Entre fim do século 19 e começo do 20 – Neste momento, a luta era para que a mulher tivesse seu status de ser humano garantido por meio da igualdade civil, social, econômica e intelectual. As mobilizações femininas demandaram direitos políticos, como o voto, e iguais oportunidades, como de trabalho e estudos.

No Brasil – É criada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922, dirigida por Bertha Lutz. Entre suas reivindicações estavam o voto feminino, a instrução da mulher, a proteção às mães e à infância, e uma legislação reguladora do trabalho feminino. [...]

PASSOS, Úrsula. Feminismo mudou desde sua origem; entenda e faça quiz. Folha de S.Paulo, 8 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ cotidiano/2020/03/feminismo-mudou-desde-sua-origementenda-e-faca-quiz.shtml. Acesso em: 7 abr. 2020.

De acordo com o fragmento, a primeira geração do feminismo reivindicava que:



( a )

os salários de homens e mulheres fossem equiparados. 

( b )

a licença-maternidade fosse instituída para as trabalhadoras. 

( c )

as mulheres tivessem garantida sua condição de ser humano. 

( d )

os homens concedessem igualdade de direitos a suas esposas. 

( e )

mulheres pudessem participar de eleições disputando mandatos.

Resposta:

Quando comentar a questão, convém mostrar que as afirmações incorretas exploram ideias que, segundo o repertório dos leitores, poderiam ser consideradas corretas, porém nenhuma delas é referendada pelo texto. Sendo assim, assinalar qualquer das incorretas seria uma “intromissão discursiva” – algo como atribuir ao texto original ideias que são do enunciatário, não do enunciador.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.

SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?



( a )

Achatamento de suas regiões polares.

( b )

Movimento em torno de seu próprio eixo.

( c )

Arredondamento de sua forma geométrica.

( d )

Variação periódica de sua distância do Sol.

( e )

Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

Resposta:

Considerando-se a ideia de movimento apresentada no texto (“assistir ao pôr do sol”), a diferença horária observada nos dois países pode ser explicada pelo movimento de rotação da Terra, que se dá em torno de seu próprio eixo, no sentido oeste-leste. Sendo assim, o escurecer do dia ocorre primeiro na França e depois nos Estados Unidos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Na próxima aula, vamos estudar o território brasileiro em suas dimensões e particularidades geográficas. Para refletir sobre o assunto, leia o texto a seguir. Ele se refere a uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que pedia aos entrevistados que localizassem o Brasil no mapa-múndi.

Os pesquisadores abriram um mapa-múndi na frente dos entrevistados (1 000 pessoas, em setenta municípios das nove regiões metropolitanas) e lhes pediram que indicassem onde ficava o Brasil. Somente metade acertou. É isso mesmo: o levantamento mostra que 50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa. Houve os que chutaram as respostas. Vieram desse grupo disparates de corar de vergonha. Para 2%, o Brasil fica na Argentina. Um porcentual pouco maior acha que o país se localiza na África – a dúvida é se no Chade ou na República Democrática do Congo. Outros 29% nem tentaram responder. A pesquisa do Ipsos tem a força de um soco na boca do estômago nacional. Quase 10% dos entrevistados que passaram por uma faculdade (tendo completado ou não o curso) não sabem que o Brasil se localiza na América do Sul. […] Previsivelmente, o desconhecimento em relação aos outros países é ainda maior. Só 18% dos brasileiros conseguem identificar os Estados Unidos e apenas 3% localizam corretamente a França. Quanto à Argentina, tão citada em piadas futebolísticas, 84% nem sequer desconfiam de que faz fronteira com o Brasil.

VEJA. São Paulo: Abril, 7 nov. 2007.

O texto destaca que muitos brasileiros não sabem localizar o próprio país no mapa-múndi. Além disso, poucos acertaram a localização dos Estados Unidos e da França. Quais seriam as consequências desse fato para essas pessoas?

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Fusos horários (aprofundamento) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Utilize o mapa abaixo para executar as tarefas propostas.

a) Escreva as siglas dos estados brasileiros no mapa acima.

b) Aponte, nos retângulos, a diferença horária em relação a Greenwich.

Resposta:

Questão 01 - Revisão - Exercícios - História - BY NC 3.0BR

(UPF-RS)

O historiador romano Tácito escreveu sobre o tratamento dado aos cristãos em Roma:

“No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais”.

BRAICK, P. R.; MOTA, M. B. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2013, p. 102

O texto acima refere-se a Atenas, considerada o berço da Democracia no mundo antigo. Sobre aquele regime democrático, está correto afirmar que



( a )

apenas os homens livres, proprietários, nascidos em Atenas, filhos de pais e mães atenienses, eram considerados cidadãos, com direito à participação direta nas decisões tomadas. 

( b )

baseava-se na participação direta de toda a população nas Assembleias Legislativas, que uma vez por ano se reuniam em praça pública, chamada de Ágora, e deliberavam sobre os mais variados assuntos. 

( c )

os estrangeiros, bem como os escravos libertos, podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias, representando seus próprios interesses. 

( d )

é um equívoco chamá-lo de democrático, pois negava a participação dos representantes eleitos pelos proprietários de terras. 

( e )

como não havia escravos em Atenas, a quase totalidade da população tinha participação política daquela Cidade-Estado.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Uma televisão pode ser posicionada de modo que se consiga enxergar os detalhes de uma imagem em alta definição. Considere que a distância ideal, com conforto visual, para se assistir à televisão de 32 polegadas é de 1,8 metros. Suponha que haja uma relação de proporcionalidade direta entre o tamanho da tela (medido em polegada) e a distância ideal. Considere que um espectador dispõe de uma televisão de 60 polegadas e que ele deseja se posicionar em frente a ela, com conforto visual.

A distância da televisão, em metro, em que o espectador deve se posicionar para que tenha conforto visual é mais próxima dE



( a )

0,33.

( b )

0,96.

( c )

1,57.

( d )

3,37.

( e )

3,60.

Resposta:

Sendo d a distância do observador à televisão e L o tamanho da tela, então, , em que k é a constante de proporcionalidade. Assim, temos:

Para L = 60, temos:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um professor pediu aos alunos que realizassem uma pesquisa sobre o time de futebol para o qual cada aluno torcia. Na pesquisa, só era permitido indicar um time, e todos os alunos responderam. Os alunos apresentaram como resultado o gráfico a seguir.

A terceira maior torcida entre os alunos corresponde a qual fração do total?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

O número total de torcedores é 24 + 20 + 18 + 10 + 8 + 4 = 84. A terceira maior torcida é a do São Paulo, 18 torcedores; logo, a razão pedida é 

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Uma escola organizou uma corrida de revezamento 4 x 400 metros, que consiste em uma prova esportiva na qual os atletas correm 400 metros cada um deles, segurando um bastão, repassando-o de um atleta para outro da mesma equipe, realizando três trocas ao longo do percurso, até o quarto atleta, que cruzará a linha de chegada com o bastão. A equipe ganhadora realizou a prova em um tempo total de 325 segundos.

O segundo corredor da equipe ganhadora correu seus 400 metros 15 segundos mais rápido do que o primeiro; já o terceiro realizou seus 400 metros 5 segundos mais rápido que o segundo corredor, e o último realizou seu percurso em do tempo realizado pelo primeiro.

Qual foi o tempo, em segundo, em que o último atleta da equipe ganhadora realizou seu percurso de 400 metros?



( a )

58

( b )

61

( c )

69

( d )

72

( e )

96

Questão 01 - História - Módulo 2 - Antiguidade oriental - Desafio - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Ao primeiro brilho da alvorada chegou do horizonte uma nuvem negra, que era conduzida [pelo] senhor da tempestade (...). Surgiram então os deuses do abismo; Nergal destruiu as barragens que represavam as águas do inferno; Ninurta, o deus da guerra, pôs abaixo os diques (...). Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra. Na alvorada do sétimo dia o temporal (...) amainou (...) o dilúvio serenou (...) toda a humanidade havia virado argila (...). Na montanha de Nisir o barco ficou preso (...). Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe, mas, não encontrando um lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, (...) grasnou e não mais voltou para o barco. Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses (...).

A Epopeia de Gilgamesh, São Paulo: Martins Fontes, 2001

Com base no texto, registrado aproximadamente no século VII a.C. e que se refere a um antigo mito da Mesopotâmia, bem como em seus conhecimentos, é possível dizer que a sociedade descrita era



( a )

mercantil, pacífica, politeísta e centralizada. 

( b )

agrária, militarizada, monoteísta e democrática. 

( c )

manufatureira, naval, monoteísta e federalizada. 

( d )

mercantil, guerreira, monoteísta e federalizada. 

( e )

agrária, guerreira, politeísta e centralizada.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Antiguidade oriental - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Neste trecho, o historiador Marcelo Rede demonstra como era diferente o papel das leis na Mesopotâmia em comparação a esse papel nos dias atuais.

O nascimento da lei?

É muito comum dizer que a Mesopotâmia conheceu as primeiras leis da história do homem. Na verdade, os “códigos” mesopotâmicos eram muito diferentes das legislações atuais: eles não tinham leis que estabelecessem as características de um crime nem a pena que deveria ser aplicada. Diferentemente, em geral, [os códigos] parecem ser coletâneas de sentenças reais, que descreviam uma situação concreta e particular e diziam o que deveria acontecer com o acusado. Nesta passagem do famoso “código” de Hamurabi, por exemplo, lê-se: “Se um pedreiro construiu uma casa para um homem livre, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que ele construiu caiu e matou o dono da casa, então esse pedreiro será morto”.

REDE, M. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 38. 

a) Qual a intenção do autor ao usar uma pergunta como título?

b) Que diferença o autor estabelece entre as leis atuais e as da Mesopotâmia?

Resposta:

a) O autor pretende questionar a ideia de que a lei, como a entendemos hoje, tenha nascido na Mesopotâmia. Por isso, ele fez uma pergunta, em vez de uma afirmação.

b) As leis mesopotâmicas, diferentemente das leis atuais, não buscavam caracterizar o crime e a pena cabível; só tratavam de casos particulares.

Questão 01 - Física - Módulo 1 - Operações vetoriais - Desafio - BY NC 3.0BR

O princípio fundamental da Dinâmica, conhecido como segunda lei de Newton, é uma das leis fundamentais da Mecânica. Essa lei explicita a relação entre a soma vetorial das forças aplicadas a um corpo (resultante das forças, indicada por ) e a aceleração vetorial adquirida pelo corpo (simbolizada por  , letra grega gama). A relação entre essas grandezas é dada por  , em que m é a massa do corpo.

Neste momento, não se preocupe com o total entendimento dessa lei. Por ora, desconsidere que  e    possam ser vetores nulos.

Comparando os vetores representativos da resultante das forças e da aceleração, pode-se concluir que:



( a )

 e  têm a mesma direção, mas podem apresentar sentidos contrários. 

( b )

 e têm a mesma direção e mesmo sentido. 

( c )

 e  podem ter direções distintas entre si. 

( d )

 e podem ter a mesma intensidade. 

( e )

 e ​ devem ser perpendiculares entre si.

Resposta:

a) Incorreta. Como a massa m de um corpo é sempre positiva, e têm a mesma direção e o mesmo sentido.

b) Correta (pela mesma justificativa do item a).

c) Incorreta (pela mesma justificativa do item a).

d) Incorreta. A intensidade de uma grandeza vetorial não é apenas o número, mas sim o número acompanhado de uma unidade. A unidade de força não é a mesma unidade da aceleração. Logo, e não podem ter a mesma intensidade.

e) Incorreta (pela mesma justificativa do item a).

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 2 - Potências de expoente racional - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Qual dos números é maior: ou ?

Resposta:

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 1 - A origem do Universo: a mitologia e o método científico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Há diferentes explicações quanto à origem do Universo. Há a explicação hindu, a egípcia, a chinesa, a judaico-cristã, o Big Bang, etc. A partir do Caderno de Estudos ou de outra referência confiável, escreva em seu caderno um resumo sobre uma dessas explicações. A explicação que você vai pesquisar e resumir será definida pelo seu professor segundo critérios que ele escolher.

O resumo deve conter:

• título;

• origem da explicação (hindu, egípcia, etc.);

• descrição da explicação sobre a origem do Universo;

• referência bibliográfica (livro, revista, site, etc.).

Resposta:

Professor, sugerimos que você escolha quais explicações sobre a origem do Universo os alunos deverão resumir e atribua um tema diferente a cada um. Peça aos alunos que façam o resumo a partir de referências confiáveis. A orientação é que seja utilizado o Caderno de Estudos, pois, por ser esta a primeira atividade do Ensino Médio, consideramos que ainda é cedo para iniciar o trabalho com pesquisas na internet. Você pode utilizar como temas dos resumos as cinco explicações citadas no enunciado ou procurar outras, desde que não ultrapassem cinco explicações e que a teoria do Big Bang seja uma delas.

Fique atento, pois estamos propondo uma atividade individual de pesquisa. As respostas serão pessoais. Sugerimos que acompanhe a produção dos textos, circulando pela sala, e atente-se aos alunos que estiverem resumindo a teoria do Big Bang, verificando se estão destacando as evidências experimentais dessa teoria.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG)

O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: . Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo:



( a )

diluir substâncias tóxicas.

( b )

ser um solvente universal.

( c )

possuir um alto calor específico.

( d )

participar de reações de hidrólise.

( e )

apresentar elevado valor nutricional.

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - As características dos carboidratos e dos lipídios - Desafio - BY NC 3.0BR

ENEM

A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.

(FERREIRA, T.)

O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:



( a )

padrão estético, pois o modelo de beleza dominante na sociedade requer corpos magros.

( b )

equilíbrio psíquico da população, pois esse quadro interfere na autoestima das pessoas.

( c )

quadro clínico da população, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas.

( d )

preconceito contra a pessoa obesa, pois ela sofre discriminação em diversos espaços sociais.

( e )

desempenho na realização das atividades cotidianas, pois a obesidade interfere na performance.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

O chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.

O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.

Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento)

Texto II

Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que:



( a )

a quantidade de cigarros consumidos por pessoa, diariamente, excede o máximo de nicotina recomendado para os indivíduos, inclusive para os não fumantes. 

( b )

para garantir o prazer que o indivíduo tem ao fumar, será necessário aumentar as estatísticas de fumo passivo. 

( c )

a conscientização dos fumantes passivos é uma maneira de manter a privacidade de cada indivíduo e garantir a saúde de todos. 

( d )

os não fumantes precisam ser respeitados e poupados, pois estes também estão sujeitos às doenças causadas pelo tabagismo. 

( e )

o fumante passivo não é obrigado a inalar as mesmas toxinas que um fumante, portanto depende dele evitar ou não a contaminação proveniente da exposição ao fumo.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a):



( a )

Albedo dos corpos físicos.

( b )

Profundidade do lençol freático.

( c )

Campo de magnetismo terrestre.

( d )

Qualidade dos recursos minerais.

( e )

Movimento de translação planetária.

Resposta:

Caso considere necessário, comente que albedo é a capacidade que uma superfície tem de refletir a energia do Sol. Uma superfície com albedo elevado tem um alto percentual de reflexão. Geralmente, as coberturas da superfície terrestre com cores mais claras possuem maior albedo.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã



( a )

tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos.

( b )

limitou suas atividades à esfera cultural e evitou participar das lutas políticas durante o Feudalismo.

( c )

manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média.

( d )

reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial.

( e )

combateu o universo religioso do Feudalismo e propagou, em meio aos povos sem escrita, o paganismo greco-romano.

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Fusos horários (aprofundamento) - Desafio - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Dois amigos planejaram assistir à abertura da Copa do Mundo em Moscou. Eles partiram no dia 10 de junho de 2018 do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília), situado a 45° de longitude oeste, às 16 horas, com destino ao Aeroporto de Heathrow (Londres), situado a 0° de longitude. O voo teve duração de 10 horas. Os dois amigos esperaram por três horas para partirem em direção ao Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou), situado a 60° de longitude leste, e o segundo voo durou quatro horas.

Com base nessas informações e considerando que o continente europeu adota, neste período do ano, o horário de verão, que adianta os relógios em uma hora, indique o dia e a hora em que os dois amigos chegaram ao Aeroporto Internacional Domodedovo em Moscou.



( a )

11 de junho, às 13 horas.

( b )

11 de junho, às 16 horas.

( c )

11 de junho, às 17 horas.

( d )

10 de junho, às 16 horas.

Resposta:

Voo Brasília–Moscou

Saída do voo – 16 horas

Chegada do voo – 5 horas (horário de Londres sem horário de verão)                               6 horas (horário de Londres com horário de verão)

Os amigos esperaram 3 horas para pegar o próximo voo.

Saída do voo – 9 horas (horário de Londres com horário  de verão)

Chegada do voo – 13 horas (horário de Londres com horário verão)                               17 horas (horário de Moscou com horário de verão)

Resposta: 17 horas do dia 11 de junho.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Geografia - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) A questão deve ser respondida com base nos elementos apresentados no desenho a seguir, que representa uma área urbana situada na região da Campanha Gaúcha e considera sua posição em relação à rosa dos ventos.

Em relação à prefeitura, o foro está situado a __________, já em relação ao mercado central, ele situa-se a __________.

A alternativa que completa corretamente essas lacunas é:



( a )

norte – sudeste

( b )

sudoeste – nordeste

( c )

noroeste – sudoeste

( d )

noroeste – nordeste

( e )

sudoeste – noroeste

Resposta:

A alternativa que completa as lacunas da frase é a que contém os pontos colaterais noroeste e sudoeste.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Para a compra de um repelente eletrônico, uma pessoa fez uma pesquisa nos mercados de seu bairro. Cada tipo de repelente pesquisado traz escrito no rótulo da embalagem as informações quanto à duração, em dia, associada à quantidade de horas de utilização por dia. Essas informações e o preço por unidade foram representados no quadro.

A pessoa comprará aquele que apresentar o menor custo diário, quando ligado durante 8 horas por dia. Nessas condições, o repelente eletrônico que essa pessoa comprará é do tipo



( a )

I.

( b )

II.

( c )

III.

( d )

IV.

( e )

V.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Uma imobiliária exige dos novos locatários de imóveis o pagamento, ao final do primeiro mês no imóvel, de uma taxa, junto com a primeira mensalidade de aluguel. Rafael alugou um imóvel nessa imobiliária e pagou R$ 900,00 ao final do primeiro mês. No período de um ano de ocupação do imóvel, ele contabilizou gastos totais de R$ 6.950,00 com a locação do imóvel.

Na situação descrita, a taxa paga foi de



( a )

R$ 450,00.

( b )

R$ 250,00.

( c )

R$ 300,00.

( d )

R$ 350,00.

( e )

R$ 550,00.

Resposta:

Sendo m o valor do aluguel e t a taxa paga ao final do 1° mês, temos m + t = 900 e 900 + 11 · m = 6 950. Logo m = 550 e t = 350.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir sobre as tensões entre patrícios e plebeus no início da República romana.

Somente depois de mais de dois séculos de luta entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos, é que os plebeus conseguiram progressivamente obter direitos políticos iguais aos nobres.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. p. 82.

As lutas sociais mencionadas no texto estavam relacionadas:



( a )

à concentração de poderes nas mãos de senadores patrícios.

( b )

ao aumento da militarização e diminuição da produção.

( c )

à escassez de mercadorias e aumento da escravidão.

( d )

ao processo de urbanização e falta de mão de obra.

( e )

ao fortalecimento dos generais que controlavam a cidade.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas