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Texto para a questão.
Israel Travel Guide
Israel has always been a standout destination. From the days of prophets to the modern day nomad this tiny slice of land on the eastern Mediteranean has long attracted visitors. While some arrive in the ‘Holy Land’ on a spiritual quest, many others are on cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. Weeding through Israel’s convoluted history is both exhilarating and exhausting. There are crumbling temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with the Bible. And while a sense of adventure is required, most sites are safe and easily accessible. Most of all, Israel is about its incredible diverse population. Jews come from all over the world to live here, while about 20% of the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as everyone has an opinion on how to move the country forward – with a ready ear you’re sure to hear opinions from every side of the political spectrum.
Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2012.
Antes de viajar, turistas geralmente buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de viagens de Israel
descreve a história desse local para que turistas valorizem seus costumes milenares.
informa hábitos religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.
divulga os principais pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem.
recomenda medidas de segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais.
apresenta aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.
(IFCE) - Observando o mapa do Brasil a seguir e levando em consideração os pontos extremos e suas características territoriais, é correto afirmar-se que o
Brasil não pode ser considerado um país com dimensões territoriais proporcionais.
ponto extremo norte do Brasil é o Arroio Chuí, na Serra Contamana.
ponto extremo leste do Brasil é Ponta do Seixas, no estado do Ceará.
ponto extremo sul do Brasil é a nascente do rio Ailã.
Brasil é um país equidistante, pois possui distâncias territoriais proporcionais na direção norte-sul e leste-oeste.
e
(UPE) - Um grupo de estudantes do ensino médio realizou uma pesquisa para fins de trabalho escolar e encontrou a seguinte afirmação em um dos livros de Biologia “(...) houve intercâmbio de matéria e energia entre os organismos e o meio abiótico”. Partiram para uma discussão em grupo, buscando a melhor definição e chegaram à conclusão de que esse é um conceito que define
o ecossistema.
a comunidade.
a biosfera.
o biótopo.
a população.
a
(PUC-RS ) John Dalton foi o responsável por introduzir no âmbito da ciência a teoria atômica, nos primeiros anos do século XIX. Nessa época, ainda não se conseguia saber quantos átomos de cada elemento entravam na composição das moléculas simples. Hoje sabemos que a fórmula da molécula da água é H2O e que a da amônia é NH3. Dalton supôs que as moléculas mais simples eram combinações 1:1; assim, a água seria HO e a amônia, NH. Dalton introduziu uma escala de massas atômicas baseada no hidrogênio, que tinha massa 1.
Na época de Dalton, acreditava-se que, em massa, a água tinha de hidrogênio, e que a amônia tinha de hidrogênio. Com isso, foi possível concluir que as massas atômicas do oxigênio e do nitrogênio valiam, respectivamente,
7 e 5.
8 e 6.
9 e 7.
16 e 14.
32 e 28.
As estrelas atuam como verdadeiras “fornalhas” espaciais, produzindo, por meio de uma série de processos, uma grande diversidade de átomos de diferentes elementos químicos. Apesar de não podermos nos aproximar desses núcleos estelares, é possível identificar os elementos presentes em diferentes estrelas por meio da análise de sua emissão luminosa. A seguir, são apresentadas duas tabelas periódicas modificadas.
Tabela periódica 1: Origem estelar dos elementos químicos
Tabela periódica 2: Espectro de emissão atômica dos elementos químicos
Fonte: https://www.tabelaperiodica.org/tabela-periodica-com-espectros-de-emissao-atomica-dos-elementos/. Acesso em: 16 mar. 2020.
a) Utilizando o modelo de Bohr, explique como ocorre a emissão de luz pelos átomos dos diferentes elementos químicos presentes nas estrelas.
b) Analise as tabelas periódicas 1 e 2 e responda: Como seria classificada uma estrela composta de grandes quantidades de crômio (Cr) e qual seria a cor emitida por ela? Para responder à segunda parte da questão, ao analisar as cores de emissão do elemento químico, atente-se à cor predominante no espectro.
a) Os elétrons, após serem excitados para níveis mais energéticos, retornam para os níveis menos energéticos, liberando energia na forma de luz.
b) Analisando a primeira tabela, poderíamos classificá-la como uma estrela grande. A partir da análise da segunda tabela, a principal radiação (cor) emitida pela estrela poderia ser azul ou verde.
Em um teste simplificado para determinar a viscosidade de um líquido, pequenos corpos perfeitamente esféricos e de massas conhecidas são abandonados no interior de um tubo graduado que contém este líquido. A intenção é descobrir se algum deles vai cair em movimento uniforme. A partir de alguns parâmetros, é possível determinar a viscosidade do líquido.
A viscosidade de um líquido é caracterizada pela resistência ao escoamento que todo fluido apresenta e que se deve ao atrito interno originado pelas forças de atração entre moléculas próximas. Quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido escoa. É possível aferir a viscosidade de um líquido diretamente com o auxílio de um aparelho denominado viscosímetro.
Suponha que três bolinhas A, B e C sejam colocadas logo abaixo da superfície do líquido, no frasco representado acima, e abandonadas. Quando cada uma delas passa pela marca 35 cm, um cronômetro é disparado. Em seguida, anotam-se suas posições em determinados instantes. A tabela a seguir mostra a que altura (y) da escala graduada as bolinhas estavam em cada instante do movimento de descida.
A partir dos dados da tabela, construa o diagrama y (cm) x t (s) de cada uma das bolinhas, no par de eixos representados a seguir (se puder, use três canetas de cores distintas para representar os gráficos).
Responda às seguintes questões:
a) Qual das bolinhas descreveu movimento uniforme entre t = 0 e t = 12 s? Justifique sua resposta.
b) Qual a velocidade escalar da bolinha que percorreu o líquido em movimento uniforme durante todo o intervalo de tempo medido?
c) Qual a função horária da altura y da bolinha que se manteve em movimento uniforme durante todo o intervalo de tempo medido?
d) No instante t = 2,4 s, qual era a posição da bolinha que se manteve em movimento uniforme?
e) Em qual instante, aproximadamente, a bolinha em movimento uniforme atinge a posição dada por h = 0?
a) A bolinha B, porque ela percorre deslocamentos iguais (-3 cm) em intervalos de tempos iguais. (Professor, comente que a bolinha C, a partir de t = 4 s, também percorre o recipiente em movimento uniforme.)
b) Como o movimento é uniforme: . (Professor, comente que o valor da velocidade não depende do intervalo de tempo escolhido.)
c) yB = 35 − 1,5 ⋅ t (cm ⋅ s)
d) yB = 35 −1,5 ⋅ 2,4 ∴ yB = 31,4 cm
e) t = ? para yB = 0
0 = 35 − 1,5 ⋅ t ∴.t ≈ 23,3 s
(UFJF-MG) A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas às propriedades físico-químicas da água.
I. A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.
II. Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.
III. A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.
IV. O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.
I e III
II e IV
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
(Fuvest-SP) O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.
Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:
I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.
II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.
III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.
Está correto o que se afirma somente em:
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
(Insper-SP) Sendo x e y dois números reais não nulos, a expressão (x–2 + y–2)–1 é equivalente a:
(x + y)2
x2 + y2
Textos para a próxima questão
Texto I
Diz-se que a função principal da linguagem é comunicar. No entanto, há duas questões que devem ser pensadas. De um lado, comunicar não é só transmitir informações, pois as pessoas se comunicam até para não dizer nada. De outro lado, comunicar não é um ato unilateral, mas é um jogo em que um parceiro da comunicação age sobre o outro. A comunicação é, antes de qualquer coisa, relacionamento, interação. Por isso, a linguagem é um meio de ação recíproca, é um meio de interagir com os outros, é um lugar de confrontações, de acordos, de negociações.
José Luiz Fiorin, A linguagem humana
Texto II
O remetente envia uma mensagem ao destinatário. Para ser eficaz, a mensagem requer um contexto a que se refere […], apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um código total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário […]; e, finalmente, um contato, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e a permanecerem em comunicação.
Roman Jakobson, Linguística e poética
(UPM-SP) Depreende-se corretamente da leitura dos textos I e II que:
a comunicação é emissão de ideias, pois depende apenas das intenções que um destinador tem ao transmitir informações em um determinado código.
a função da linguagem é primordialmente a expressão de emoções, a partir apenas dos valores subjetivos relacionados a um remetente.
a interação verbal prescinde do uso de um código, mesmo que este seja compartilhado entre os participantes da atividade comunicativa.
a prática comunicativa é uma atividade de interação verbal, que implica a participação constante de remetente e destinatário para a emissão e a compreensão de sentidos.
toda prática comunicativa implica necessariamente, e sempre, a transmissão de informações altamente relevantes para o contexto de interação verbal.
Texto para responder a questão.
Você está participando de um curso sobre o livro O sentimento de si: corpo, emoção e consciência, de autoria do neurocientista António Damásio. Uma das avaliações do curso consiste na produção de um texto de divulgação científica a ser publicado em um blog do curso. O objetivo do seu texto será o de divulgar as ideias do autor para um público mais amplo, especialmente para alunos do Ensino Médio. Você deverá escrever o seu texto sobre o tema da indução das emoções, baseado no excerto abaixo, incluindo:
a) uma explicação sobre indutores de emoção com exemplos do próprio texto; b) uma breve narrativa que exemplifique processos de indução de emoções; c) uma finalização baseada no fechamento do texto original.
Lembre-se de que o texto de divulgação científica deverá ter um título adequado aos conteúdos tratados.
O induzir das emoções
As emoções acontecem em dois tipos de circunstâncias. O primeiro tipo de circunstâncias tem lugar quando o organismo processa determinados objetos ou situações através de um dos seus dispositivos sensoriais, por exemplo, quando o organismo avista um rosto ou um local familiar. O segundo tipo de circunstâncias tem lugar quando a mente de um organismo recorda certos objetos e situações e os representa, como imagens, no processo do pensamento, por exemplo, a recordação do rosto de uma amiga ou o fato de esta ter acabado de falecer.
Um fato que se torna óbvio ao considerarmos as emoções é que certas espécies de objetos ou acontecimentos tendem a estar mais sistematicamente ligadas a determinado tipo de emoção que a outros. As classes de estímulos que provocam alegria, medo ou tristeza tendem a fazê-lo de forma consistente no mesmo indivíduo e em indivíduos que compartilham os mesmos antecedentes culturais. Apesar de todas as possíveis variações na expressão de uma emoção, e apesar do fato de podermos ter emoções mistas, existe uma correspondência aproximada entre classes de indutores de emoção e o resultante estado emocional. Ao longo da evolução, os organismos adquiriram os meios para responder a determinados estímulos – sobretudo aos que são potencialmente úteis ou perigosos sob o ponto de vista da sobrevivência – através de um conjunto de respostas a que chamamos emoção.
Também é importante notar que enquanto o mecanismo biológico das emoções é largamente predeterminado, os indutores de emoção são externos e não fazem parte desse mecanismo. Os estímulos que causam a emoção não se encontram, de modo algum, confinados aos que ajudaram a formar nosso cérebro emocional ao longo da evolução e que podem induzir emoção desde os primeiros dias de vida. À medida que se desenvolvem e interagem, os organismos ganham experiência factual e emocional com diversos objetos e situações do ambiente, tendo assim uma oportunidade de associar muitos objetos e situações que poderiam ter permanecido emocionalmente neutros, com os objetos e as situações que causam emoções naturalmente. A forma de aprendizagem conhecida por condicionamento é uma das maneiras de obter esta associação. Uma casa parecida com a que o leitor viveu uma infância feliz pode fazê-lo sentir-se feliz, embora nada de especialmente bom ainda se tenha passado na casa. Do mesmo modo, o rosto de uma belíssima desconhecida, que se assemelha ao de uma pessoa ligada a um acontecimento terrível, pode causar-lhe desconforto ou irritação. Pode até nunca chegar a perceber por quê.
A consequência de concedermos um valor emocional aos objetos que não estavam biologicamente destinados a receber essa carga emocional é tornar infinita a lista de estímulos que, potencialmente, podem induzir emoções. De uma forma ou de outra, a maior parte dos objetos e das situações conduzem a alguma reação emocional, embora uns em maior escala que outros. A reação emocional pode ser fraca ou forte – e, felizmente para nós, é fraca na maior parte das vezes – mas mesmo assim está sempre presente. A emoção e o mecanismo biológico que lhe é subjacente são os companheiros obrigatórios do comportamento, consciente ou não. Um certo grau de emoção acompanha, forçosamente, o pensamento sobre nós mesmos ou sobre o que nos rodeia.
(Adaptado de António Damásio, O sentimento de si: corpo, emoção e consciência. Lisboa: Círculo de Leitores, 2013, p.79-81.)
As emoções humanas nascem de fatores internos ou externos? Explique seu ponto de vista.
Resposta Pessoal.
O chimarrão é uma bebida típica do sul da América do Sul. Beber chimarrão é um hábito legado pelas culturas guarani, aimará e quíchua.
A preparação do chimarrão é feita em um recipiente chamado cuia, em que se adiciona água quente à erva mate. A ingestão da infusão formada é feita por meio de um canudo metálico, que contém um filtro em uma das extremidades, conhecido por bomba.
A respeito do chimarrão, responda:
a) A infusão ingerida é uma substância pura ou uma mistura? Justifique.
b) Quais são os processos de separação de misturas utilizados na preparação e no consumo da bebida? Explique.
c) A bebida seria preparada com a mesma rapidez se usássemos água fria? Explique.
d) Cite outro exemplo em que esses métodos de separação são usados no nosso dia a dia.
a) Mistura, pois a infusão é composta por diversas substâncias que foram extraídas das folhas do mate.
b) Extração e filtração. Ao adicionar água quente à erva ocorre a extração, já que parte das substâncias presentes na erva solubiliza na água.
A filtração ocorre ao sugar a bomba em que são retidas as folhas, e o chá (solução) pode ser ingerido.
c) Não, porque a maioria das substâncias apresentam maior solubilidade em água quente.
d) Preparação de café e de chás.
Enem
Sou uma pobre e velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o Inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra
VILLON. F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.
Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
refinar o gosto dos cristãos.
incorporar ideais heréticos.
educar os fiéis através do olhar.
divulgar a genialidade dos artistas católicos.
valorizar esteticamente os templos religiosos
Enem
Com o enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca foi coroada no Carnaval 2012.
A penúltima escola a entrar na Sapucaí, na segunda noite de desfiles, mergulhou no universo do cantor e compositor brasileiro e trouxe a cultura nordestina com criatividade para a Avenida, com o enredo O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão.
Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2012 (adaptado).
A notícia relata um evento cultural que marca a:
primazia do samba sobre a música nordestina.
inter-relação entre dois gêneros musicais brasileiros.
valorização das origens oligárquicas da cultura nordestina.
proposta de resgate de antigos gêneros musicais brasileiros.
criatividade em compor um samba-enredo em homenagem a uma pessoa
Texto para a questão.
Don’t write in English, they said, English is not your mother tongue... ... The language I speak Becomes mine, its distortions, its queerness All mine, mine alone, it is half English, half Indian, funny perhaps, but it is honest, It is as human as I am human... ... It voices my joys, my longings my Hopes...
(Kamala Das, 1965:10) GARGESH, R. South Asian Englishes. In: KACHRU, B. B.; KACHRU, Y.; NELSON, C. L. (Ed.). The Handbook of World Englishes. Singapore: Blackwell.
A poetisa Kamala Das, como muitos escritores indianos, escreve suas obras em inglês, apesar de essa não ser sua primeira língua. Nesses versos, ela
usa a língua inglesa com efeito humorístico.
recorre a vozes de vários escritores ingleses.
adverte sobre o uso distorcido da língua inglesa.
demonstra consciência de sua identidade linguística.
reconhece a incompreensão na sua maneira de falar inglês.
(Uece) - No mundo dos multicelulares, há níveis de organização superiores à célula. A partir dessa informação, assinale a afirmação verdadeira.
Ecossistema é o conjunto das populações de uma região.
População é formada pelos indivíduos de distintas espécies que vivem em uma mesma região e em uma determinada época.
Tecido é um conjunto de células semelhantes que se reúnem para desempenhar determinadas funções.
Células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos que compõem os tecidos.
d) Células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos que compõem os tecidos.
Atualmente, a teoria atômica é a mais aceita para explicar a composição da matéria. Embora essa concepção exista desde a Grécia antiga, a proposta de uma teoria atômica por John Dalton, no início do século XIX, capaz de explicar submicroscopicamente aspectos quantitativos de resultados experimentais envolvendo as massas dos participantes de uma reação química, influenciou positivamente o desenvolvimento científico nos anos posteriores. Vamos considerar a formação da água:
Com base nas etapas estudadas do método científico, responda aos itens a seguir:
a) Analisando cada experimento individualmente, qual é a principal observação que pode ser registrada?
b) Comparando os dados apresentados nos diferentes experimentos, é possível identificar algum padrão ou regularidade? Em caso afirmativo, qual?
c) Caso fosse realizado um experimento no qual se desejasse obter 4,5 g de água, quais seriam as massas de gás hidrogênio e de gás oxigênio que deveria ser utilizado?
a) Nos três experimentos, observa-se a conservação das massas (lei de Lavoisier). A soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.
b) Sim, é possível observar que, ao aumentar a quantidade de uma das substâncias, as outras também devem aumentar na mesma proporção (lei de Proust).
c)
Comparando com o experimento 1, a quantidade de água foi reduzida à metade, assim as quantidades de gás hidrogênio e gás oxigênio também devem ser reduzidas à metade.
A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam- -se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir cálcio em diversos processos biológicos.
FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado).
Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio-90 será acumulado predominantemente?
Dica dos autores: consultar a tabela periódica com aplicações de alguns elementos químicos apresentada na seção Neste módulo.
Cartilaginoso.
Sanguíneo.
Muscular.
Nervoso.
Ósseo.
ENEM O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, na Grande Vitória, e a capital mineira Belo Horizonte, está utilizando uma nova tecnologia de frenagem eletrônica. Com a tecnologia anterior, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução no tempo de viagem.
Considerando uma velocidade de 72 km/h, qual o módulo da diferença entre as acelerações de frenagem depois e antes da adoção dessa tecnologia?
0,08 m/s2
0,30 m/s2
1,10 m/s2
1,60 m/s2
3,90 m/s2
Um dos argumentos que apoiam a hipótese de que as primeiras células apresentavam RNA como material genético é a verificação de que o RNA é:
formado pela quimiossíntese dos autótrofos.
trazido do espaço por cometas e meteoros.
menos complexo do que a molécula de DNA.
produzido somente na ausência de gás oxigênio.
sintetizado sempre a partir do molde de DNA.
(UFRGS-RS) Leia a tira abaixo.
Com base nos dados apresentados na tira acima e em seus conhecimentos sobre a presença de vida na Terra, considere as afirmações abaixo.
I. A presença de metano poderia ser indício de vida em Marte, uma vez que algumas espécies procariontes conhecidas produzem metano através da redução de CO2 .
II. A atmosfera de Marte apresenta os mesmos componentes da atmosfera atual da Terra, mas, em nosso planeta, o oxigênio é o componente predominante.
III. A capacidade de quebrar moléculas de água, na Terra, levou à liberação de O2 , o que abriu caminho para a evolução das reações de oxidação aeróbicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
(Unesp-SP) Os gráficos mostram o resultado de um experimento de queima de quatro velas de uso comercial, sendo duas do tipo A e duas do tipo B. Tal experimento foi feito para determinar a velocidade de queima das velas A e B em ambientes ventilado e não ventilado.
Sendo h0 a altura inicial e v a velocidade de queima de cada vela, os dados obtidos no experimento foram organizados na tabela:
(Régis C. Leal et al. Educación Química, vol. 25, n. 2, 2014. Adaptado.)
De acordo com a organização dos dados, os títulos faltantes à tabela estão apresentados em
Observando os gráficos, nota-se que a vela do tipo A inicia a queima com altura inicial de aproximadamente 7 cm, enquanto a vela do tipo B começa com altura aproximada de 12 cm. Dessa forma, os primeiros dois dados referem-se às velas do tipo B e os demais, às velas do tipo A.
Sabe-se que a velocidade da combustão depende da disponibilidade de oxigênio. Nesse sentido, nos ambientes ventilados, espera-se que a velocidade de queima seja maior. Com essas informações, pode-se ordenar os dados de acordo com a tabela a seguir.
Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.
KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponível em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).
Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente,
flotação e decantação.
decomposição e centrifugação.
floculação e separação magnética.
destilação fracionada e peneiração.
dissolução fracionada e magnetização.
exto para a questão.
KEFER, M. Disponível em: www.nj.com. Acesso em: 3 dez. 2018
Use as estratégias cognitivas: ATIVAR e INFERIR. Use seu conhecimento prévio sobre o verbo turn on.
No cartum, o estudante faz uma pergunta usando “turn this thing on” por
suspeitar que o colega está com seu material por engano.
duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.
desconfiar que o livro levado é de outra matéria.
entender como desligada a postura do colega.
desconhecer como usar um livro impresso.
Resposta Correta E.
(Fuvest-SP) - Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que
• A representa a energia captada pelos produtores; • B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos; • C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.
A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:
A<B<C.
A<C<B.
A = B = C.
A = B + C.
A + B = C.
d
(ENEM PPL) A radiação na região do infravermelho interage com a oscilação do campo elétrico gerada pelo movimento vibracional de átomo de uma ligação química. Quanto mais fortes forem as ligações e mais leves os átomos envolvidos, maior será a energia e, portanto, maior a frequência da radiação no infravermelho associada à vibração da ligação química. A estrutura da molécula 2-amino-6-cianopiridina é mostrada.
A ligação química dessa molécula, envolvendo átomos diferentes do hidrogênio, que absorve a radiação no infravermelho com maior frequência é:
Dica dos autores: a fórmula estrutural não condensada da molécula de 2-amino-6-cianopiridina é
C — C
C — N
C — C
C N
C N
Leia o fragmento para responder à questão.
Ao contrário de outras correntes artísticas, o dadaísmo apresenta-se como um movimento de crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações dos grupos dada são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral. A criação do Cabaré Voltaire, 1916, em Zurique, inaugura oficialmente o dadaísmo. Fundado pelos escritores alemães H. Ball e R. Ruelsenbeck, e pelo pintor e escultor alsaciano Hans Arp, o clube literário – ao mesmo tempo galeria de exposições e sala de teatro – promove encontros dedicados a música, dança, poesia, artes russa e francesa. O termo dada é encontrado por acaso numa consulta a um dicionário francês. “Cavalo de brinquedo”, sentido original da palavra, não guarda relação direta, nem necessária, com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória (princípio central da criação para os dadaístas), contrariando qualquer sentido de eleição racional. “O termo nada significa”, afirma o poeta romeno Tristan Tzara, integrante do núcleo primeiro.
DADAÍSMO. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia. itaucultural.org.br/termo3651/dadaismo. Acesso em: 12 de mar. 2020.
Dadaísmo: reação à Primeira Guerra Mundial
A cidade de Zurique, onde nasce o movimento dadaísta, havia se tornado refúgio de artistas do restante da Europa durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A busca por uma estética baseada no absurdo era também uma forma de protesto diante dos horrores do conflito bélico.
Pelo princípio da coerência interna, as passagens do texto remetem semanticamente umas às outras, estabelecendo a progressão textual e a unidade de sentido. Tendo isso em mente:
a) indique conectores que poderiam ser usados para introduzir os trechos sublinhados, explicitando a relação de sentido entre eles e a informação antecedente.
b) cite um trecho que retome a ideia de que o Dadaísmo é um “um movimento radical de contestação de valores”.
a) No primeiro trecho, podem ser indicados conectores que expressem exemplificação: como, tais como. No segundo, podem ser apontados conectores que explicitem relação de explicação: pois, já que, entre outros.
Este item tem a função de relacionar coesão e coerência, explicitando que elementos formais promovem a unidade semântica, portanto a coerência. Cabe reforçar que a coesão é marcada na superfície do texto, enquanto a coerência se dá em um nível mais abstrato, da construção do significado.
b) Pode-se mencionar uma destas passagens: “As manifestações dos grupos dada intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo”.
“O termo dada é encontrado por acaso numa consulta a um dicionário francês. ‘Cavalo de brinquedo’, sentido original da palavra, não guarda relação direta, nem necessária, com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória (princípio central da criação para os dadaístas), contrariando qualquer sentido de eleição racional”
Com este item, exemplifica-se que a “unidade semântica” não se constrói apenas com os mecanismos de coesão. Fica claro, portanto, que os dois fenômenos podem somar-se, mas são diferentes.
Texto para a questão 1
Freud, Sigmund (1856-1939): médico e psiquiatra austríaco, criador da psicanálise e autor da teoria do inconsciente, 1que transformou fundamentalmente nossas ideias sobre a personalidade e a sexualidade humanas. Embora 2suas teorias ainda sejam controvertidas (3ele vem sendo aplaudido como gênio visionário e denunciado como impostor), muitas de 4suas ideias tornaram-se intrínsecas à nossa visão do nosso íntimo. À 5sua obra principal, A Interpretação dos Sonhos (1900), seguiram-se muitas 6outras, entre 7elas: Totem e Tabu (1913), O Ego e o Id (1923) e Das Unbehagen in der Kultur (1930).
Na teoria freudiana, a personalidade é estruturada por três elementos – o id, o ego e o superego – que definem o comportamento por meio de interações, não raro conflituosas. O id é primal e instintivo, movido pelo princípio do prazer para evitar a ansiedade e a dor. Contém dois instintos adversários: a força vital, que inclui o impulso sexual, e o instinto letal, a morada da agressão. Freud chamava esses dois instintos de Eros e Thanatos, nomes dos deuses gregos do amor e da morte; sua noção de libido, ou energia sexual, foi se desenvolvendo com o passar dos anos, até finalmente conter tanto o impulso vital quanto o letal. O ego é o impulso racional, que opera segundo o princípio da realidade, que modifica os impulsos instintivos, transformando-os em conduta socialmente aceitável. O ego é o mediador entre o id irracional e o autoritário superego, a voz interior da socialização, da consciência e da moralidade.
No adulto saudável e totalmente integrado, os três elementos estão em equilíbrio harmonioso. Não obstante, quando os desejos do id entram em choque violento com as restrições do superego, o ego pode censurar, ou reprimir, o teor desse conflito, retirando-o da memória; oculto no inconsciente, o conflito pode continuar a exercer influência sutil sobre a consciência e o comportamento.
ROHMANN, Chris. O livro das ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 170.
Na composição de um texto, vários recursos são empregados a fim de estabelecer coesão textual, ou seja, criar relações entre expressões, orações, frases e parágrafos. Nas alternativas a seguir, foram feitos comentários acerca de alguns marcadores de coesão e seus respectivos referentes no texto.
I. No primeiro parágrafo, pronomes como suas (ref. 2), ele (ref. 3), suas (ref. 4) e sua (ref. 5) têm como referente “Sigmund Freud”; trata-se, portanto, de elementos anafóricos, uma vez que retomam um termo anteriormente mencionado.
II. Termos como outras (ref. 6) e elas (ref. 7) fazem menção às três obras freudianas que vêm depois dos dois pontos: Totem e Tabu, O Ego e o Id e Das Unbehagen in der Kultur; trata-se, pois, de elementos catafóricos, já que os referentes estão pospostos.
III. Considerando o sentido do primeiro período do texto, o pronome que (ref. 1) tem dois possíveis referentes anafóricos: ele pode estar se referindo tanto a “teoria do inconsciente” quanto a “Sigmund Freud”.
IV. Se o pronome que (ref. 1) fosse substituído por a qual ou o qual, a ambiguidade seria eliminada, já que o mecanismo de concordância permitiria identificar o referente de cada uma dessas opções.
Estão corretos:
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas III e IV.
apenas I, II e III.
I, II, III e IV
Para responder à questão, sugerimos que os alunos sejam encorajados a localizar, por si sós, os referentes dos termos que serão investigados em cada uma das afirmações. Pretendemos, com isso, valorizar a experiência de leitura que acumularam e propor a reflexão metalinguística depois, a fim de explicitar o que, muitas vezes, a competência leitora epilinguista por si mesma dá conta. Projetar o texto no quadro para esquadrinhá-lo nos parece uma prática muito útil para promover a reflexão sobre os pontos de conexão das partes do texto.
Uma das principais provas de velocidade do atletismo é a prova dos 400 metros rasos. No Campeonato Mundial de Sevilha, em 1999, o atleta Michael Johnson venceu essa prova, com a marca de 43,18 segundos.
Esse tempo, em segundo, escrito em notação científica é
0,4318 · 102.
4,318 · 101.
43,18 · 100.
431,8 · 10-1.
4 318 · 10-2.
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