Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Text Comprehension: Reading and Understanding Multiple Texts - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

exto para a questão.

KEFER, M. Disponível em: www.nj.com. Acesso em: 3 dez. 2018

Use as estratégias cognitivas: ATIVAR e INFERIR. Use seu conhecimento prévio sobre o verbo turn on.

No cartum, o estudante faz uma pergunta usando “turn this thing on” por



( a )

suspeitar que o colega está com seu material por engano.

( b )

duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.

( c )

desconfiar que o livro levado é de outra matéria.

( d )

entender como desligada a postura do colega.

( e )

desconhecer como usar um livro impresso.

Resposta:

Resposta Correta E.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 3 - Dinâmica dos ecossistemas e representações gráficas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que

• A representa a energia captada pelos produtores; • B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos; • C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos. 

A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:



( a )

A<B<C. 

( b )

A<C<B. 

( c )

A = B = C. 

( d )

A = B + C.

( e )

A + B = C.

Resposta:

d

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 6 - Ligação covalente - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(ENEM PPL) A radiação na região do infravermelho interage com a oscilação do campo elétrico gerada pelo movimento vibracional de átomo de uma ligação química. Quanto mais fortes forem as ligações e mais leves os átomos envolvidos, maior será a energia e, portanto, maior a frequência da radiação no infravermelho associada à vibração da ligação química. A estrutura da molécula 2-amino-6-cianopiridina é mostrada.

A ligação química dessa molécula, envolvendo átomos diferentes do hidrogênio, que absorve a radiação no infravermelho com maior frequência é:

Dica dos autores: a fórmula estrutural não condensada da molécula de 2-amino-6-cianopiridina é



( a )

C — C

( b )

C — N

( c )

C — C

( d )

C N 

( e )

C N

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 3 - Progressão textual: a coerência - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o fragmento para responder à questão.

Ao contrário de outras correntes artísticas, o dadaísmo apresenta-se como um movimento de crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações dos grupos dada são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral. A criação do Cabaré Voltaire, 1916, em Zurique, inaugura oficialmente o dadaísmo. Fundado pelos escritores alemães H. Ball e R. Ruelsenbeck, e pelo pintor e escultor alsaciano Hans Arp, o clube literário – ao mesmo tempo galeria de exposições e sala de teatro – promove encontros dedicados a música, dança, poesia, artes russa e francesa. O termo dada é encontrado por acaso numa consulta a um dicionário francês. “Cavalo de brinquedo”, sentido original da palavra, não guarda relação direta, nem necessária, com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória (princípio central da criação para os dadaístas), contrariando qualquer sentido de eleição racional. “O termo nada significa”, afirma o poeta romeno Tristan Tzara, integrante do núcleo primeiro.

DADAÍSMO. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia. itaucultural.org.br/termo3651/dadaismo. Acesso em: 12 de mar. 2020.

Dadaísmo: reação à Primeira Guerra Mundial

A cidade de Zurique, onde nasce o movimento dadaísta, havia se tornado refúgio de artistas do restante da Europa durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A busca por uma estética baseada no absurdo era também uma forma de protesto diante dos horrores do conflito bélico.

Pelo princípio da coerência interna, as passagens do texto remetem semanticamente umas às outras, estabelecendo a progressão textual e a unidade de sentido. Tendo isso em mente:

a) indique conectores que poderiam ser usados para introduzir os trechos sublinhados, explicitando a relação de sentido entre eles e a informação antecedente.

b) cite um trecho que retome a ideia de que o Dadaísmo é um “um movimento radical de contestação de valores”.

Resposta:

a) No primeiro trecho, podem ser indicados conectores que expressem exemplificação: como, tais como. No segundo, podem ser apontados conectores que explicitem relação de explicação: pois, já que, entre outros.

Este item tem a função de relacionar coesão e coerência, explicitando que elementos formais promovem a unidade semântica, portanto a coerência. Cabe reforçar que a coesão é marcada na superfície do texto, enquanto a coerência se dá em um nível mais abstrato, da construção do significado.

b) Pode-se mencionar uma destas passagens: “As manifestações dos grupos dada intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo”.

“O termo dada é encontrado por acaso numa consulta a um dicionário francês. ‘Cavalo de brinquedo’, sentido original da palavra, não guarda relação direta, nem necessária, com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória (princípio central da criação para os dadaístas), contrariando qualquer sentido de eleição racional”

Com este item, exemplifica-se que a “unidade semântica” não se constrói apenas com os mecanismos de coesão. Fica claro, portanto, que os dois fenômenos podem somar-se, mas são diferentes.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 2 - Progressão textual: a coesão - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão 1

Freud, Sigmund (1856-1939): médico e psiquiatra austríaco, criador da psicanálise e autor da teoria do inconsciente, 1que transformou fundamentalmente nossas ideias sobre a personalidade e a sexualidade humanas. Embora 2suas teorias ainda sejam controvertidas (3ele vem sendo aplaudido como gênio visionário e denunciado como impostor), muitas de 4suas ideias tornaram-se intrínsecas à nossa visão do nosso íntimo. À 5sua obra principal, A Interpretação dos Sonhos (1900), seguiram-se muitas 6outras, entre 7elas: Totem e Tabu (1913), O Ego e o Id (1923) e Das Unbehagen in der Kultur (1930).

Na teoria freudiana, a personalidade é estruturada por três elementos – o id, o ego e o superego – que definem o comportamento por meio de interações, não raro conflituosas. O id é primal e instintivo, movido pelo princípio do prazer para evitar a ansiedade e a dor. Contém dois instintos adversários: a força vital, que inclui o impulso sexual, e o instinto letal, a morada da agressão. Freud chamava esses dois instintos de Eros e Thanatos, nomes dos deuses gregos do amor e da morte; sua noção de libido, ou energia sexual, foi se desenvolvendo com o passar dos anos, até finalmente conter tanto o impulso vital quanto o letal. O ego é o impulso racional, que opera segundo o princípio da realidade, que modifica os impulsos instintivos, transformando-os em conduta socialmente aceitável. O ego é o mediador entre o id irracional e o autoritário superego, a voz interior da socialização, da consciência e da moralidade.

No adulto saudável e totalmente integrado, os três elementos estão em equilíbrio harmonioso. Não obstante, quando os desejos do id entram em choque violento com as restrições do superego, o ego pode censurar, ou reprimir, o teor desse conflito, retirando-o da memória; oculto no inconsciente, o conflito pode continuar a exercer influência sutil sobre a consciência e o comportamento.

ROHMANN, Chris. O livro das ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 170.

Na composição de um texto, vários recursos são empregados a fim de estabelecer coesão textual, ou seja, criar relações entre expressões, orações, frases e parágrafos. Nas alternativas a seguir, foram feitos comentários acerca de alguns marcadores de coesão e seus respectivos referentes no texto.

I. No primeiro parágrafo, pronomes como suas (ref. 2), ele (ref. 3), suas (ref. 4) e sua (ref. 5) têm como referente “Sigmund Freud”; trata-se, portanto, de elementos anafóricos, uma vez que retomam um termo anteriormente mencionado.

II. Termos como outras (ref. 6) e elas (ref. 7) fazem menção às três obras freudianas que vêm depois dos dois pontos: Totem e Tabu, O Ego e o Id e Das Unbehagen in der Kultur; trata-se, pois, de elementos catafóricos, já que os referentes estão pospostos.

III. Considerando o sentido do primeiro período do texto, o pronome que (ref. 1) tem dois possíveis referentes anafóricos: ele pode estar se referindo tanto a “teoria do inconsciente” quanto a “Sigmund Freud”.

IV. Se o pronome que (ref. 1) fosse substituído por a qual ou o qual, a ambiguidade seria eliminada, já que o mecanismo de concordância permitiria identificar o referente de cada uma dessas opções.

Estão corretos:



( a )

apenas I e II. 

( b )

apenas II e III. 

( c )

apenas III e IV. 

( d )

apenas I, II e III. 

( e )

I, II, III e IV

Resposta:

Para responder à questão, sugerimos que os alunos sejam encorajados a localizar, por si sós, os referentes dos termos que serão investigados em cada uma das afirmações. Pretendemos, com isso, valorizar a experiência de leitura que acumularam e propor a reflexão metalinguística depois, a fim de explicitar o que, muitas vezes, a competência leitora epilinguista por si mesma dá conta. Projetar o texto no quadro para esquadrinhá-lo nos parece uma prática muito útil para promover a reflexão sobre os pontos de conexão das partes do texto.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 1 - Potências de expoente inteiro - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Uma das principais provas de velocidade do atletismo é a prova dos 400 metros rasos. No Campeonato Mundial de Sevilha, em 1999, o atleta Michael Johnson venceu essa prova, com a marca de 43,18 segundos.

Esse tempo, em segundo, escrito em notação científica é



( a )

0,4318 · 102.

( b )

4,318 · 101.

( c )

43,18 · 100.

( d )

431,8 · 10-1.

( e )

4 318 · 10-2.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 5 - Ciclo do nitrogênio - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Indique a soma das alternativas corretas

(UEPG) - O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias inorgânicas do meio físico para moléculas orgânicas constituintes dos seres vivos e vice-versa. Assinale o que for correto sobre o ciclo do nitrogênio.

01) As bactérias desnitrificantes absorvem o gás nitrogênio Nda atmosfera e o oxidam em nitrato. Este pode ser facilmente absorvido pelas plantas, fazendo parte então das moléculas orgânicas vegetais, como as proteínas e ácidos nucleicos. 02) Bactérias do gênero Nitrosomonas realizam a oxidação da amônia, produzindo nitrito, tóxico para a planta. Bactérias do gênero Nitrobacter oxidam o nitrito em nitrato, o qual é solúvel em água, facilitando a assimilação pelas raízes da planta. 04) O maior reservatório de nitrogênio N2 do planeta é o solo, onde se encontra disperso, proveniente tanto de bactérias fixadoras de nitrogênio quanto de bactérias decompositoras de matéria orgânica. 08) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de leguminosas, fixam nitrogênio da atmosfera, permitindo a sobrevivência da planta em solos pobres em compostos nitrogenados. 16) Ao morrer e se decompor, as plantas leguminosas liberam no solo o nitrogênio na forma de ureia, fertilizando o solo. As bactérias nitrificantes então degradam estes compostos nitrogenados e liberam gás nitrogênio N para a atmosfera.

Resposta:

02 + 08 = 10

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 6 - Dinâmica de populações e de comunidades - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Leia atentamente os três textos e analise o gráfico.

I. Pela primeira vez na história, os empresários deparam- -se com limites reais de crescimento econômico e de consumo, impostos por questões relacionadas à natureza. Todo produto que chega ao consumidor, seja um carro, um tênis ou uma xícara de café, tem origem na extração ou colheita de bens da natureza. Esses bens, a água, as terras cultiváveis, as florestas, são finitos.

(Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

II. A população mundial era de cerca de 250 milhões de habitantes no ano 1 da era cristã. Em 1999, chegou a 6 bilhões, e poderá alcançar 9 bilhões em 2050. Alguns autores consideram que a racionalidade humana e os avanços tecnológicos são capazes de resolver os problemas ambientais em uma situação de crescimento populacional. Afirmam que as taxas de mortalidade vão continuar caindo, o bem-estar vai continuar aumentando e que o crescimento populacional contribui para o desenvolvimento humano a longo prazo.

(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

III. Alguns autores consideram que a espécie humana expandiu-se a tal ponto que ameaça a existência dos outros seres. Tornou-se uma praga que destrói e ameaça o equilíbrio do planeta. E a Terra reagiu. O processo de eliminação da humanidade já está em curso e vai se dar pela combinação do agravamento do efeito estufa com desastres climáticos e a escassez de recursos. “Bilhões de nós morrerão e os poucos casais férteis de pessoas que sobreviverão estarão no Ártico, onde o clima continuará tolerável”, afirmam.

(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

Cada um dos textos I e II relaciona-se a uma das letras do gráfico, A, B ou C. Indique a que letras correspondem os textos I e II e justifique essa correlação. Para fazer jus à conclusão do texto III, uma das linhas do gráfico deveria ser modificada. Faça na figura acima a modificação sugerida pelo texto III e justifique o porquê dessa modificação.

Resposta:

Texto I – Área B.

Os limites reais de crescimento econômico e de consumo têm origem na extração ou na colheita de bens da natureza, que são finitos, assim como os recursos ambientais disponíveis para os seres vivos; portanto, esses recursos proporcionam uma resistência ambiental.

Texto II – Curva A.

A população humana apresenta crescimento exponencial, e o texto menciona a capacidade de superação dos limites ambientais ao crescimento populacional humano, bem como a redução da taxa de mortalidade.

Segundo o texto III, o processo de eliminação da humanidade já está em curso, e bilhões de seres humanos morrerão; além disso, poucos casais férteis sobreviverão, causando, assim, drástica redução da população humana.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 1 - Introdução ao método científico e à origem da vida - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:

Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph Von Mering e Oscar Minkowski, removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I)

Curiosos sobre porque as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II)

Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III)

O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, na Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães. (IV)

Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar.

A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 2 - Estrutura e tipos básicos de célula - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UPE) Em uma gincana de Biologia, você concorre a uma vaga para representar Pernambuco na etapa nacional. O ponto sorteado foi Origem da vida. Você e seu adversário receberam cartas de um jogo, relacionadas às hipóteses: (1) autotrófica e (2) heterotrófica. Observe as cartas a seguir:

Vence aquele que inter-relacionar as cartas, montando uma sequência coerente com uma dessas duas hipóteses, associando as afirmações das colunas 1 e 2.

Estão corretas as associações



( a )

I e A.

( b )

I e B.

( c )

II e A

( d )

III e A.

( e )

III e B.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - Um pouco mais acerca do movimento uniforme - Desafio - BY NC 3.0BR

(Udesc) Um automóvel de passeio, em uma reta longa de uma rodovia, viaja em velocidade constante de 100 km/h e à sua frente, à distância de 1,00 km, está um caminhão que viaja em velocidade constante de 80 km/h. O automóvel tem de comprimento 4,50 m, e o caminhão, 30,0 m. A distância percorrida pelo carro até ultrapassar completamente o caminhão é, aproximadamente, igual a: 



( a )

517 km 

( b )

20,7 km 

( c )

515 km 

( d )

5,15 km 

( e )

5,17 km

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 2 - Gêneros literários clássicos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Essa lua enlutada, esse desassossego A convulsão de dentro, ilharga Dentro da solidão, corpo morrendo Tudo isso te devo. E eram tão vastas As coisas planejadas, navios, Muralhas de marfim, palavras largas Consentimento sempre. E seria dezembro.

Um cavalo de jade sob as águas Dupla transparência, fio suspenso Todas essas coisas na ponta dos teus dedos E tudo se desfez no pórtico do tempo Em lívido silêncio. Umas manhãs de vidro Vento, a alma esvaziada, um sol que não vejo

Também isso te devo.

HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.

No poema, o eu lírico faz um inventário de estados passados espelhados no presente. Nesse processo, aflora o:



( a )

cuidado em apagar da memória os restos do amor.

( b )

amadurecimento revestido de ironia e desapego.

( c )

mosaico de alegrias formado seletivamente.

( d )

desejo reprimido convertido em delírio.

( e )

arrependimento dos erros cometidos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 1 - Arte como linguagem - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

O Palácio Nereu Ramos, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, foi projetado por Oscar Niemeyer. Uma recorrente interpretação de sua simbologia vincula o Senado (menor, abaixo da Câmara e com a circunferência virada para baixo) à reflexão, à ponderação, ao peso da experiência, ao mesmo tempo em que vincula a Câmara (maior, acima do Senado, com a circunferência virada para cima) ao poder e à representação do povo brasileiro.

Considerando essa interpretação e a imagem acima, é possível dizer que:



( a )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer une a dimensão estética à dimensão política, à medida que as formas da arquitetura são mobilizadas para construir uma simbologia de intervenção social e de beleza. 

( b )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer une a dimensão estética à dimensão ritualística, à medida que as formas da arquitetura são mobilizadas para construir monumentos religiosos das mais diversas matrizes na capital federal. 

( c )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer segue padrões artísticos obsoletos em que não podem ser identificadas dimensões da arte. 

( d )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer hoje ocupa uma função diversa daquela para a qual foi projetada, de modo que as dimensões artísticas já não fazem mais sentido para a obra. 

( e )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer, embora se trate de uma obra política, não apresenta a dimensão política da arte, apenas a ritualística em função da organização atual do Congresso Nacional.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 1480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de



( a )

demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea. 

( b )

defender a participação da mulher na sociedade atual.

( c )

comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”. 

( d )

criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva. 

( e )

distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 2 - Velocidade escalar média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Beatriz vai prestar a prova do Enem na cidade de Belo Horizonte. Os portões fecham às 13 h. Entretanto, por um imprevisto, no dia da prova, ela se encontrava com os pais na cidade de Varginha, distante 320 km do local da prova. Seu pai decidiu que a levaria de carro até Belo Horizonte. Partiram de Varginha às 9 h da manhã, no dia da prova. Devido ao trânsito na estrada, os primeiros 100 km do percurso foram percorridos com velocidade média de 50 km/h. Qual deve ser a velocidade média mínima que o pai precisa desenvolver no trecho restante da viagem para que Beatriz não perca a prova? 



( a )

80 km/h 

( b )

90 km/h 

( c )

100 km/h 

( d )

110 km/h 

( e )

120 km/h

Resposta:

Veja, no Caderno do Professor, um esquema que indica os trechos do percurso e os dados pertinentes que facilitam a compreensão do problema. Das 9 h até o fechamento do portão às 13 h, Beatriz tem 4 h.

Os primeiros 100 km foram percorridos com velocidade média de 50 km/h. Logo, foram gastas 2 h de viagem, restando apenas mais 2 h. Portanto, o trecho final da viagem, 220 km, deve ser percorrido nessas 2 h restantes. Assim 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 2 - Gêneros textuais - Exercícios - Proposta de vestibular - BY NC 3.0BR

Texto para responder a questão. 

Você está participando de um curso sobre o livro O sentimento de si: corpo, emoção e consciência, de autoria do neurocientista António Damásio. Uma das avaliações do curso consiste na produção de um texto de divulgação científica a ser publicado em um blog do curso. O objetivo do seu texto será o de divulgar as ideias do autor para um público mais amplo, especialmente para alunos do Ensino Médio. Você deverá escrever o seu texto sobre o tema da indução das emoções, baseado no excerto abaixo, incluindo:

a) uma explicação sobre indutores de emoção com exemplos do próprio texto; b) uma breve narrativa que exemplifique processos de indução de emoções; c) uma finalização baseada no fechamento do texto original.

Lembre-se de que o texto de divulgação científica deverá ter um título adequado aos conteúdos tratados.

O induzir das emoções

As emoções acontecem em dois tipos de circunstâncias. O primeiro tipo de circunstâncias tem lugar quando o organismo processa determinados objetos ou situações através de um dos seus dispositivos sensoriais, por exemplo, quando o organismo avista um rosto ou um local familiar. O segundo tipo de circunstâncias tem lugar quando a mente de um organismo recorda certos objetos e situações e os representa, como imagens, no processo do pensamento, por exemplo, a recordação do rosto de uma amiga ou o fato de esta ter acabado de falecer.

Um fato que se torna óbvio ao considerarmos as emoções é que certas espécies de objetos ou acontecimentos tendem a estar mais sistematicamente ligadas a determinado tipo de emoção que a outros. As classes de estímulos que provocam alegria, medo ou tristeza tendem a fazê-lo de forma consistente no mesmo indivíduo e em indivíduos que compartilham os mesmos antecedentes culturais. Apesar de todas as possíveis variações na expressão de uma emoção, e apesar do fato de podermos ter emoções mistas, existe uma correspondência aproximada entre classes de indutores de emoção e o resultante estado emocional. Ao longo da evolução, os organismos adquiriram os meios para responder a determinados estímulos – sobretudo aos que são potencialmente úteis ou perigosos sob o ponto de vista da sobrevivência – através de um conjunto de respostas a que chamamos emoção.

Também é importante notar que enquanto o mecanismo biológico das emoções é largamente predeterminado, os indutores de emoção são externos e não fazem parte desse mecanismo. Os estímulos que causam a emoção não se encontram, de modo algum, confinados aos que ajudaram a formar nosso cérebro emocional ao longo da evolução e que podem induzir emoção desde os primeiros dias de vida. À medida que se desenvolvem e interagem, os organismos ganham experiência factual e emocional com diversos objetos e situações do ambiente, tendo assim uma oportunidade de associar muitos objetos e situações que poderiam ter permanecido emocionalmente neutros, com os objetos e as situações que causam emoções naturalmente. A forma de aprendizagem conhecida por condicionamento é uma das maneiras de obter esta associação. Uma casa parecida com a que o leitor viveu uma infância feliz pode fazê-lo sentir-se feliz, embora nada de especialmente bom ainda se tenha passado na casa. Do mesmo modo, o rosto de uma belíssima desconhecida, que se assemelha ao de uma pessoa ligada a um acontecimento terrível, pode causar-lhe desconforto ou irritação. Pode até nunca chegar a perceber por quê.

A consequência de concedermos um valor emocional aos objetos que não estavam biologicamente destinados a receber essa carga emocional é tornar infinita a lista de estímulos que, potencialmente, podem induzir emoções. De uma forma ou de outra, a maior parte dos objetos e das situações conduzem a alguma reação emocional, embora uns em maior escala que outros. A reação emocional pode ser fraca ou forte – e, felizmente para nós, é fraca na maior parte das vezes – mas mesmo assim está sempre presente. A emoção e o mecanismo biológico que lhe é subjacente são os companheiros obrigatórios do comportamento, consciente ou não. Um certo grau de emoção acompanha, forçosamente, o pensamento sobre nós mesmos ou sobre o que nos rodeia.

(Adaptado de António Damásio, O sentimento de si: corpo, emoção e consciência. Lisboa: Círculo de Leitores, 2013, p.79-81.)

As emoções humanas nascem de fatores internos ou externos? Explique seu ponto de vista.

Resposta:

Resposta Pessoal.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 3 - Separação de misturas de sistemas heterogêneos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O chimarrão é uma bebida típica do sul da América do Sul. Beber chimarrão é um hábito legado pelas culturas guarani, aimará e quíchua.

A preparação do chimarrão é feita em um recipiente chamado cuia, em que se adiciona água quente à erva mate. A ingestão da infusão formada é feita por meio de um canudo metálico, que contém um filtro em uma das extremidades, conhecido por bomba.

A respeito do chimarrão, responda:

a) A infusão ingerida é uma substância pura ou uma mistura? Justifique.

b) Quais são os processos de separação de misturas utilizados na preparação e no consumo da bebida? Explique.

c) A bebida seria preparada com a mesma rapidez se usássemos água fria? Explique.

d) Cite outro exemplo em que esses métodos de separação são usados no nosso dia a dia.

Resposta:

a) Mistura, pois a infusão é composta por diversas substâncias que foram extraídas das folhas do mate.

b) Extração e filtração. Ao adicionar água quente à erva ocorre a extração, já que parte das substâncias presentes na erva solubiliza na água.

A filtração ocorre ao sugar a bomba em que são retidas as folhas, e o chá (solução) pode ser ingerido.

c) Não, porque a maioria das substâncias apresentam maior solubilidade em água quente.

d) Preparação de café e de chás.

Questão 01 - História - Módulo 5 - Cultura medieval - Desafio - BY NC 3.0BR

Enem

Sou uma pobre e velha mulher,

Muito ignorante, que nem sabe ler.

Mostraram-me na igreja da minha terra

Um Paraíso com harpas pintado

E o Inferno onde fervem almas danadas,

Um enche-me de júbilo, o outro me aterra

VILLON. F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de



( a )

refinar o gosto dos cristãos. 

( b )

incorporar ideais heréticos. 

( c )

educar os fiéis através do olhar. 

( d )

divulgar a genialidade dos artistas católicos. 

( e )

valorizar esteticamente os templos religiosos

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 1 - Fatores de textualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Com o enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca foi coroada no Carnaval 2012.

A penúltima escola a entrar na Sapucaí, na segunda noite de desfiles, mergulhou no universo do cantor e compositor brasileiro e trouxe a cultura nordestina com criatividade para a Avenida, com o enredo O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão.

Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2012 (adaptado).​

A notícia relata um evento cultural que marca a:



( a )

primazia do samba sobre a música nordestina. 

( b )

inter-relação entre dois gêneros musicais brasileiros. 

( c )

valorização das origens oligárquicas da cultura nordestina. 

( d )

proposta de resgate de antigos gêneros musicais brasileiros. 

( e )

criatividade em compor um samba-enredo em homenagem a uma pessoa

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 1 - Potências de expoente inteiro - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em cada um dos itens a seguir, reduza as expressões numéricas a uma só potência:

a) de base 7.

b) de base não inteira.

c) de base 3.

Resposta:

a)

b)

c)

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 4 - Text Comprehension – Global Warming - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

In the fragment from paragraph 1 (Text I), “... an ongoing dispute…”, the word ongoing means



( a )

aware.

( b )

worthy.

( c )

obsolete.

( d )

that has been happening.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 6 - Dinâmica de populações e de comunidades - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950.

Esse gráfico mostra que



( a )

desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. 

( b )

a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. 

( c )

no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. 

( d )

no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. 

( e )

no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.

Resposta:

d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 1 - Introdução ao método científico e à origem da vida - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Ao voltar de suas férias, na manhã de 28 de setembro de 1928, o médico e pesquisador escocês Alexander Fleming notou que uma placa de cultura de bactérias que ele estudava havia sido contaminada por um fungo. Ele verificou que as bactérias não cresciam no local onde estava o fungo, como pode ser observado a seguir.

Fleming ficou intrigado com o fato e desenvolveu uma pesquisa que levou à descoberta do primeiro antibiótico de uso médico, a penicilina. Aplicando o método científico, descreva as etapas pelas quais essa pesquisa passou até chegar à penicilina.

Resposta:

Observação: As bactérias morrem na presença do fungo.

Pergunta: Por que está ocorrendo a morte das bactérias?

Hipótese: O fungo produz uma substância química que mata as bactérias. Testes de hipótese: Colocar o fungo em contato com outras colônias bacterianas para verificar se o fenômeno se repete. Isolar as substâncias químicas presentes nos fungos que estão em contato com as bactérias. Testar separadamente cada uma das substâncias isoladas em colônias bacterianas. Identificar qual das substâncias tem efeito antibiótico.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 2 - Estrutura e tipos básicos de célula - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicentro-PR)

Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir do cruzamento entre si, mas também a partir da matéria bruta, de uma forma espontânea. Essa ideia, proposta há mais de 2.000 anos por Aristóteles, era conhecida por geração espontânea ou abiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um “princípio ativo”, isto é, uma “força” capaz de comandar uma série de reações que culminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos. Desmoralizada a teoria da abiogênese, confirmou-se a ideia de Prayer: Omne vivium ex vivo, que se traduz por “todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo”. Isso criou a seguinte pergunta: se é preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiro ser vivo? Tentou-se, então, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozoários, que seriam microrganismos flutuantes no espaço cósmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruídos pelos raios cósmicos e ultravioletas que varrem continuamente o espaço sideral. Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida a partir de uma grande evolução molecular.

(BIOLOGIA origem…, 2016).

Segundo o texto e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar:



( a )

A partir de reações constantes, as moléculas orgânicas simples foram imediatamente formadas.

( b )

Os primeiros seres vivos apresentavam reprodução, que é caracterizada pela presença de gametas.

( c )

Uma organização interna no citoplasma, desde a gênese do primeiro ser vivo, possibilitou uma maior divisão de trabalho.

( d )

O surgimento de uma membrana lipoproteica viabilizou a origem de uma estrutura celular com uma composição interna específica.

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - O método científico e a origem da vida - Desafio - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “Quando há deficiência de sais de magnésio no solo, folhas amareladas aparecem”. Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?



( a )

Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

( b )

Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

( c )

Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.

( d )

Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e, à outra metade, apenas sais de magnésio.

( e )

Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e, à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.

Questão 01 - Química - Módulo 1 - Análise de informações - Desafio - BY NC 3.0BR

Todas as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos são mediadas por enzimas. As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores, ou seja, elas aumentam a rapidez das reações químicas. A atividade enzimática, que está relacionada à eficiência da enzima, pode ser alterada por diferentes fatores, como temperatura, pH (escala relacionada à acidez do meio) e salinidade.

Os gráficos a seguir mostram a eficiência da atividade enzimática da lisozima, enzima encontrada nas lágrimas e nos mucos dos seres humanos, em função do pH e da temperatura.

Fonte: MONTEIRO, V; SILVA, R. N. Aplicações industriais da biotecnologia enzimática. Revista Processos Químicos, Goiânia, ano 3, n. 5, jan./jun. 2009.

Analise os gráficos e indique aproximadamente o valor de pH e de temperatura em que a enzima apresenta maior atividade enzimática. Justifique sua resposta.

Resposta:

A enzima está em condição ideal quando sua atividade enzimática atinge 100%. Essa situação acontece com pH por volta de 5,5 e temperatura por volta de 36 °C.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 1 - Fala e escrita - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal.

A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:



( a )

dificuldade de conexão entre as pessoas

( b )

aceleração da vida na contemporaneidade

( c )

desconhecimento das possibilidade de diálogo

( d )

desencontro de pensamentos sobre um assunto

Resposta:

Resposta Correta C.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 1 - Fala e escrita - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Texto I

As eleições são momento oportuno para tomarmos posição diante da situação que vive o povo. O Brasil, apesar de ser uma das maiores economias do mundo, está numa das piores colocações nos índices de desenvolvimento humano, com grandes populações vivendo na miséria. A existência de milhões de empobrecidos é a negação radical da ordem democrática. A situação em que vivem os pobres é critério para medir a bondade, a justiça, a moralidade, enfim, a efetivação da ordem democrática. Os pobres são os juízes da vida democrática de uma nação.

AGNELO, Geraldo Majella. Fragmento de Tarefa do eleitor. In: Tendências/ Debates, Folha de S. Paulo, São Paulo, 3 out. 2004.

Texto II

Primoroso o artigo de dom Geraldo Majella Agnelo de ontem (“Tarefa do eleitor”, Tendências/Debates, p. A3). Sua afirmação impecável de que “os pobres são os juízes da vida democrática de uma nação” assinala, como contrapartida, o dever evangélico que incumbe a todo governante de agir como servo dos mais desvalidos dentre os cidadãos (Lucas, 6;20 e Mateus, 20; 25 a 28).

A Campanha Nacional em Defesa da República e da Democracia, lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil, buscará inspirar-se nessa grande verdade ética e espiritual.

Fábio Konder Comparato, presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB federal, em Painel do leitor, Folha de S. Paulo, 4 out. 2004.

Na ilustração acima, que retoma e comenta o Texto I, o gesto das personagens contribui para a expressão da seguinte ideia:



( a )

O Brasil está numa das piores colocações nos índices de desenvolvimento humano, com grandes populações vivendo na miséria.

( b )

A existência de milhões de empobrecidos é a negação radical da ordem democrática.

( c )

Os pobres são os juízes da vida democrática de uma nação

( d )

Primoroso o artigo de dom Geraldo Majella Agnelo de ontem.

( e )

... a todo governante (cumpre o dever evangélico) de agir como servo dos mais desvalidos dentre os cidadãos.

Resposta:

Resposta Correta C.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 1 - Conceitos iniciais de Cinemática - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os termos utilizados em Ciências da Natureza devem assumir significados precisos, a fim de evitar interpretações equivocadas e confusões com a linguagem cotidiana. Em Ciências da Natureza, uma grandeza pode ter significado distinto do seu uso coloquial. Grandeza, na Física, pode ser do tipo vetorial ou escalar. Nos itens a seguir, julgue se a grandeza relacionada é escalar ou vetorial, justificando sua escolha.

a) Força

b) Massa de um corpo

c) Energia

Resposta:

a) Vetorial, pois, para dar informações que a caracterizem por completo, é necessário indicar, além de sua intensidade, a direção e o sentido.

b) Escalar, pois, para caracterizá-la, é suficiente informar sua intensidade, ou seja, um número acompanhado de uma unidade de medida.

c) Escalar. Não faz sentido dizer energia apontada para cima ou para a esquerda. É suficiente indicar apenas sua intensidade.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 3 - O conceito de resultante e como obtê-la - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

Como visto em aula, uma atração famosa em parques de diversões é o chapéu mexicano, que já ganhou diversas versões repaginadas. No esquema a seguir, que é o mesmo visto em aula, o corpo executa movimento em trajetória circular com velocidade escalar constante.

Desprezando a resistência do ar e admitindo que a resultante apresenta apenas componente na direção horizontal, qual das alternativas a seguir representa a resultante das forças aplicadas no corpo?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas