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Texto para a questão
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas, a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?
Mas, no Sol e na Luz falte a firmeza. Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.
MATOS, Gregório de. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.
Nesse soneto, Gregório de Matos:
defende o uso da racionalidade humana para superar a angústia existencial.
estabelece uma oposição entre a natureza e a vida humana.
mostra a vitória da formosura sobre as sombras, na natureza e na vida humana.
demonstra que a efemeridade atinge tanto a vida humana quanto a natureza.
expressa a falta de fé religiosa que caracterizava o Barroco.
J. K. Rowling to pen first novel for adults
Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.
The book will be published worldwide although* no date or title has yet been released*. “The freedom to explore new territory is a gift* that Harry’s success has brought me,” Rowling said.
All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut* into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much*, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”
Disponível em: . Acesso em: 24 fev.2012 (adaptado).
*although: embora; apesar de *to be released: ser divulgado *gift: presente; dádiva *debut: estreia *every bit as much: tanto quanto
(Enem) J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo:
informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.
divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos.
promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling.
informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.
anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.
BOSTON – After a visit to Harvard University, dozens in a group of high school students and their adult chaperones* were injured* when their charter bus hit a bridge after police say the driver failed to heed low-clearance warning* signs.
One person was hospitalized with life-threatening* injuries and three with serious injuries, the Boston Emergency Medical Services said. Thirty-four people were injured in all, EMS said.
The Calvary Coach bus was carrying 42 people and was heading back to the Philadelphia area when it struck an overpass* on Soldier’s Field Road in Boston, a major crosstown road, at around 7.30 p.m. Saturday, Massachusetts State Police said. Some passengers were trapped* for more than an hour as rescue crews* worked to free them.
Available at: . Accessed on: Dec. 2016.
*chaperone: acompanhante; *to injure (ed): ferir; *to heed (ed): observar; considerar; *low-clearance: vão livre baixo; *warning: advertência; *to threaten (ed): ameaçar; *overpass: passagem elevada, pontilhão; *to trap (ped): prender; *rescue: resgate; salvamento; *crew: equipe; grupo
(FASM-SP) The accident described in the text:
took place in consequence of another accident with a truck parked on the road.
was provoked by lacking of warning signs before the bridge.
happened because the bus driver did not obey the road signs.
caused serious injuries to the students who were not helped by the rescue crews.
prevented the high school students from visiting Harvard University.
(Uern)
Apesar da ênfase dada ao açúcar, a economia colonial não se esgotava nas plantações desse produto [...]. Havia os pequenos produtores de alimentos que abasteciam os engenhos e as cidades [...]. Nunca, desde o início da instalação da agroindústria, houve a diminuição do volume de açúcar produzido nas áreas a eles destinadas. [...] As mais ricas regiões produtoras de açúcar da Bahia tinham muitos braços para o trabalho.
Disponível em: .
O texto se relaciona à economia colonial. Nesse contexto, o plantation, utilizado não só na América Portuguesa, mas também nas outras colônias americanas, foi caracterizado basicamente pelos seguintes elementos:
policultura, importação, latifúndio e colonato.
monocultura, balança comercial, parceria e escambo.
monocultura, latifúndio, exportação e trabalho escravo.
policultura, minifúndio, subsistência e trabalho compulsório.
On That Note
One year when I ________ second grade, a new child entered our class mid-year. His name was Daniel, and he brought a special light to our class.
Daniel came over to me one afternoon at the end of the school day. He said, “Ms. Johnson, I have a note to you from my old teacher. It’s not on paper though*, it’s in my head.” Daniel leaned over* and said, “She wanted me to tell you how lucky you are to have me in your class!”
Krista Lyn Johnson. CANFIELD, Jack et alii. A 4th Course of Chicken Soup for the Soul Deerfield Beach.
*though: porém; *lean(ed) over: inclinar-se; debruçar-se
Escolha a forma verbal que completa a primeira linha do texto adequadamente:
teached
had teaching
used to teaching
was teaching
teach
(Enem) A fotografia mostra uma turista aparentemente beijando a esfinge de Gizé, no Egito. A figura a seguir mostra como, na verdade, foram posicionadas a câmera fotográfica, a turista e a esfinge.
Medindo-se com uma régua diretamente na fotografia, verifica-se que a medida do queixo até o alto da cabeça da turista é igual a da medida do queixo da esfinge até o alto da sua cabeça. Considere que essas medidas na realidade são representadas por d e d', respectivamente, que a distância da esfinge à lente da câmera fotográfica, localizada no plano horizontal do queixo da turista e da esfinge, é representada por b, e que a distância da turista à mesma lente, por a.
A razão entre b e a será dada por
Ao longo do texto, há personagens e eventos que são, naturalmente, retomados por recursos coesivos como a elipse e o emprego de pronomes. Acerca disso, responda às questões.
a) Pedro Bala, João Grande, Barandão a Sem-Pernas, membros do grupo capitães da areia.
b) O pronome “o” se refere a Sem-Pernas. Já “este” se refere ao pensamento antes apresentado, que pode ser identificado no trecho “E acima de tudo não queria que o pegassem. Lembrava-se da vez que fora à polícia. Dos sonhos das suas noites más”.
c) Quais recursos de coesão são usados no trecho (3)?
Na introdução, o autor apresenta seu projeto de texto mencionando (sem entrar em pormenores) uma causa e uma consequência da falta de democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nesse sentido, aponte a causa do problema.
Segundo o texto, o obstáculo que gera a falta da democratização do acesso ao cinema no Brasil é a elitização do espaço público.
As duas produções jornalísticas reportam a suspensão da venda, por uma marca esportiva, do hijab esportivo em 49 países. A empresa em questão foi acusada de “promover a violência contra as mulheres muçulmanas pelo fato de o hijab ser visto por várias pessoas como um elemento opressivo”.
a) Espera-se que os alunos cheguem à informação de que o hijab, em muitos contextos, é uma imposição masculina às mulheres, ou ao menos assim surgiu na cultura muçulmana. Então, não seria expressão da vontade feminina, e sim da ingerência masculina sobre o corpo feminino.
b) Essas mulheres entendem que a empresa francesa, ao disponibilizar o produto, incentiva a opressão masculina sobre as mulheres.
c) Essa parte do conflito interpreta a venda do hijab como uma forma de inclusão das mulheres muçulmanas no esporte, e não de submissão a um símbolo de opressão.
Os enunciadores dos textos representam parcelas sociais de diferentes regiões do país. Identifique-as.
Em Morte e vida severina, o enunciador é um típico retirante do Sertão nordestino, expulso de sua terra natal por causa da miséria ocasionada pela seca. Já o enunciador do rap é um típico morador periférico de grande cidade.
Leia o excerto da obra Til, de José de Alencar, para responder ao que se pede.
À direita do terreiro, adumbra-se a escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
Do centro dessa mole negra surge um longo penacho de fumaça, cujo cabo se tinge de escarlate com as línguas da chama quando se ala. Escapa-se também um burburinho formado não só pelos ressolhos da labareda e crepitações da lenha, como por vozeio e vivas d’envolta com os retumbos soturnos do jongo.
É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina, esse desesperado saracoteio, no qual todo corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar-se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam nos cangotes das mães ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta a jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco.
ALENCAR, José de. Til. São Paulo: Martim Claret, 2012. p. 175-176.
a) A descrição dos escravos no excerto de Til, de José de Alencar, aproxima os personagens negros de animais. A utilização desse tipo de descrição corrobora uma concepção social em que os negros eram tidos como inferiores em relação aos brancos, o que, do ponto de vista ideológico, funcionava também como justificativa para a manutenção da escravidão.
b) Uma das principais questões em torno da escravidão no momento da publicação de Til foi a Lei do Ventre Livre, aprovada um ano antes, em 1871.
(Unicamp-SP) Além de escrever Dom Quixote das crianças, Monteiro Lobato também leva o “cavaleiro errante” para o Sítio do Picapau Amarelo.
Lá na varanda Dom Quixote conversava com Dona Benta sobre as aventuras, e muito admirado ficou de saber que sua história andava a correr mundo; escrita por um tal de Cervantes. Nem quis acreditar; foi preciso que Narizinho lhe trouxesse a edição de luxo ilustrada por Gustavo Doré. O fidalgo folheou o livro muito atento às gravuras, que achou ótimas, porém falsas.
— Isso não passa duma mistificação! — protestou ele. — Esta cena aqui, por exemplo. Está errada. Eu não espetei este frade, como o desenhista pintou — espetei aquele lá.
— Isto é inevitável — disse Dona Benta. — Os historiadores costumam arranjar os fatos do modo mais cômodo para eles; por isto a História não passa de histórias.
Adaptado de Monteiro Lobato, O Picapau Amarelo. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 18.
Na cena narrada,
Dona Benta mostra a Dom Quixote que a história dele não é, de forma alguma, uma mistificação.
Dona Benta convence Dom Quixote de que as gravuras não refletem a História dos fatos.
Dona Benta concorda com Dom Quixote e critica o fato de a História ser fruto de interesses.
Dona Benta opõe-se a Dom Quixote e critica a forma como a história dele é narrada nos livros.
Texto para a questão
“Researchers and public-health officials have long understood that to maintain a given weight, energy in (calories consumed) must equal energy out (calories expended). But then they learned that genes were important, too, and that for some people this formula was tilted in a direction that led to weight gain.
Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists ___________ about 50 genes involved in obesity. Some of them determine how individuals lay down fat and metabolize energy stores. Others regulate how much people want to eat in the first place, how they know when they’ve had enough and how likely they are to use up calories through activities ranging from fidgeting to running marathons. People who can get fat on very little fuel may be genetically programmed to survive in harsher environments. When the human species got its start, it was an advantage to be efficient. Today, when food is plentiful, it is a hazard.”
Available at: . Accessed on: Jan. 2017.
Em “Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists ___________ about 50 genes involved in obesity.”, a forma verbal que melhor completa o espaço em branco é:
has found
have been found
has finding
have found
found
Em cada uma das figuras a seguir determine a medida , indicada na figura.
a)
b)
c)
a)
b)
c)
Um engenheiro recebeu as seguintes informações de um cliente:
• A área de um terreno retangular é 540 m2 .
• Seu comprimento excede em 12 metros a largura.
Para cercar esse terreno, o engenheiro precisa determinar suas dimensões (largura e comprimento).
Considere as seguintes cinco equações, em que x representa a largura do terreno.
A equação que, resolvida, permite determinar corretamente a largura do terreno é a equação
I
II
III
IV
V
Alma minha gentil, que te partiste tão cedo desta vida, descontente, repousa lá no Céu eternamente, e viva eu cá na terra sempre triste
Se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente, não te esqueças daquele amor ardente, que já nos olhos meus tão puro viste.
E se vires que pode merecer-te alguma cousa a dor que me ficou, da mágoa, sem remédio, de perder-te,
roga a Deus, que teus anos encurtou, que tão cedo de cá me leve a ver-te, quão cedo de meus olhos te levou.
CAMÕES, Luís de. In: Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.
No soneto, o eu lírico propõe:
a separação definitiva dos amantes, para a qual não encontra solução.
que a memória humana é superada pela morte.
a possibilidade de um amor que sobreviva ao sofrimento.
a ressurreição da amada.
a união espiritual com a amada.
Textos para a questão
Texto I
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis” ou “gente Brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000. Adaptado.
Texto II
Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambás e os astecas.
SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
(Enem) Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da:
concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval.
visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.
(Udesc) Analise as proposições sobre as populações indígenas na História do Brasil.
I. A escravidão indígena não vigorou porque as populações indígenas não possuíam vocação para a agricultura de grande escala, tal como a implementada pela metrópole portuguesa.
II. A contribuição indígena foi marcante em elementos do folclore, da culinária e da língua, e também no que diz respeito à organização social e econômica do Brasil.
III. Em Santa Catarina, a concentração de populações indígenas foi maior no litoral, em especial com a população Guarani, Xokleng e Kaingang. No interior do Estado houve um grande vazio populacional, o que motivou as políticas de incentivo à imigração europeia na região.
IV. O assassinato de lideranças indígenas, na contemporaneidade, possui vínculos com as lutas pela demarcação de terras indígenas.
V. No período da chegada dos europeus, no Brasil, as populações indígenas organizaram diversas expedições de luta e de resistência à invasão europeia, chegando a organizar uma grande confederação de povos indígenas do litoral do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba para expulsar os portugueses. Essa revolta ficou conhecida como Confederação dos Tamoios e contou com a aliança de lideranças indígenas com invasores franceses estabelecidos no Rio de Janeiro.
Assinale as alternativa corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
(Vunesp) Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar
a nomeação de funcionários e a representação diplomática.
a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico.
a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo.
a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas.
a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.
The Paradox of Our Times
by Jeff Dickson
The paradox of our times in history is that We have taller buildings, but shorter tempers*; Wider freeways, but narrower viewpoints*.
We spend more, but have less; We buy more, but enjoy it less.
We have bigger houses and smaller families; More conveniences, but less time.
We have more degrees, but less sense; More knowledge, but less judgment; More experts, but more problems; More medicine, but less wellness*.
We drink too much, smoke too much, spend too recklessly; Laugh too little, drive too fast, get too angry too quickly,
Stay up too late, get too tired, Read too seldom, watch TV too much, And pray* too seldom.
We have multiplied our possessions, but reduced our values. We talk too much, love too seldom, and hate* too often.
We’ve learned how to make a living, but not a life; We’ve added years to life, not life to years.
We’ve been all the way to the moon and back, But have trouble crossing the street to meet a new neighbor.
We’ve conquered outer space, but not inner space; We’ve cleaned up the air, but polluted the soul;
We’ve split* the atom, but not our prejudice*. We have higher incomes*, but lower morals; We’ve become long on quantity, but short on quality
These are the times of tall men, and short character;
Steep profits*, and shallow* relationships. These are the times of world peace, but domestic warfare*;
More leisure*, but less fun; More kinds of food, but less nutrition. These are days of two incomes, but more divorce; Of fancier* houses, but broken homes. It is a time when there is much in the show window*
And nothing in the stockroom*; A time when technology can bring this letter to you,
And a time when you can choose either to make a difference
Or just hit delete.
Available at: . Accessed on: Dec. 20th, 2016.
*shorter tempers: pavios curtos; *viewpoints: pontos de vista; *wellness: saúde; bem-estar; *to pray: orar; rezar; *to hate: odiar; *to split: dividir; *prejudice: preconceito; *incomes: rendas; *profits: lucros; *shallow: rasos; *warfare: guerra; *leisure: lazer; *fancier: mais chiques; *show window: vitrine; *stockroom: depósito.
(UEMG) Which of the alternatives below can be considered one of the main ideas of Jeff Dickson’s poem?
Nowadays we are working less and having more leisure time.
If you are rich, you can have all the time-saving devices at home.
We do not know how to manage our time to enjoy life.
We have plenty of years to live.
(UFRGS-RS) Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o número de subnutridos no mundo está em declínio. No ano de 2012, o número de subnutridos foi estimado em 842 milhões de pessoas; em 1992, esse número era de 1,03 bilhão de pessoas.
Percentualmente, o declínio de subnutridos de 2012, em relação a 1992, está entre
5% e 10%.
10% e 15%.
15% e 20%.
20% e 25%.
25% e 30%.
Que exemplo de desigualdade em termos raciais observou-se ao longo da pandemia do coronavírus?
Que, em diversos países, as taxas de mortalidade são mais altas para minorias, como as pessoas afrodescendentes.
No primeiro parágrafo, o autor apresenta dados sobre a expectativa de vida no mundo.
a) O autor apresenta dados que evidenciam um aumento significativo na expectativa de vida da população mundial de 1950 para 2020. Tinha-se uma média de 45 anos de expectativa de vida em 1950; e, em 2020, de 72-75 anos (Brasil), 79 (Estados Unidos) e 83 anos (Coreia do Sul).
b) O autor apresenta dados sobre a expectativa de vida em alguns países do mundo para evidenciar a importância dos sistemas de saúde em termos globais. Eles são, de acordo com o texto, a causa desse aumento na expectativa de vida.
O texto I, não verbal, fornece uma das representações de Pinóquio, personagem criado pelo escritor italiano Carlo Collodi (1826-1890).
Qual é, na sua opinião, a contribuição que esse texto não verbal dá para a coletânea? Caso não conheça o personagem, faça uma pesquisa sobre ele e o que ele representa.
Pinóquio era um boneco de madeira que sonhava ser um menino de verdade. O personagem tinha a peculiaridade de ter um nariz que crescia um pouco cada vez que ele contava uma mentira. Pode-se dizer que o nome do boneco de madeira, cuja história é bastante conhecida, é uma metonímia do hábito de contar mentiras. Para a coletânea, é possível afirmar que contribui como uma ilustração bastante conhecida do assunto central da proposta: a mentira.
A poesia visual representou uma inovação na forma poética, na medida em que tratou a disposição das letras no papel como parte do sentido do texto. Ana Aly (1959-) é uma artista que representa esse tipo de poesia, como se vê a seguir.
ALY, Ana. Cidade (1981). In: MENESES, Philadelpho de. Poética e visualidade: uma trajetória
da poesia brasileira contemporânea. Campinas: Ed. da Unicamp, 1991. p. 139.
Como a disposição gráfica das letras da palavra contribui para atribuir sentido ao poema?
O exemplo que fornecemos aqui pode servir apenas como acionador de experiências de leitura de outros poemas visuais, como as produções da Poesia Concreta dos anos 1950. Você pode utilizar seu repertório pessoal para instigar os alunos a arriscar as próprias leituras.
As letras que compõem a palavra “cidade” – que dá título ao texto e aparece em destaque – são organizadas de modo a figurar edifícios, sugerindo a verticalização do espaço, característica dos centros urbanos dos séculos XX e XXI.
Leia os textos a seguir.
Texto I
utopia
u·to·pi·a s.f.
1. Qualquer descrição ou conceito imaginário de uma sociedade com um sistema social, político e econômico ideal, com leis justas e dirigentes e políticos verdadeiramente empenhados no bem-estar de seus membros.
2. POR EXTENSÃO Plano ou sonho irrealizável; ideia generosa, porém impossível; fantasia, quimera: [...].
UTOPIA. In: MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/ moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/utopia. Acesso em: 28 set. 2020.
Texto II
Quando, como dizia, reflito sobre essas coisas, sinto-me atraído pela concepção de Platão e não me surpreende tanto que ele declinasse legislar para aqueles que rejeitavam leis de igual distribuição dos bens entre todos. De fato, o mais sapiente dos homens viu com clareza que o único e exclusivo caminho para o bem-estar social é a igualdade de posses; e duvido que isso possa ser praticado ali onde cada indivíduo tem sua propriedade particular. Pois, quando todos podem, a algum título, agarrar para si o máximo que conseguem, então, por maiores que sejam os recursos disponíveis, um pequeno número acaba repartindo tudo entre si e os demais ficam presos na pobreza, e assim é que cada grupo mereceria o quinhão do outro, visto que aqueles são estúpidos, desonestos e improdutivos, enquanto estes, ao contrário, são homens modestos e simples, cujo trabalho cotidiano traz mais proveito à comunidade do que a si mesmos.
MORE, Thomas. Utopia. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Penguin Companhia, 2018.
Thomas More foi um dos grandes expoentes do pensamento humanista do século XVI, tendo o ser humano e a valorização de suas potencialidades como interesse principal em seu trabalho. Seu livro Utopia foi um dos principais responsáveis por popularizar o uso político-ideológico do termo utopia nos séculos posteriores. Nessa obra, More descreve uma sociedade harmoniosa que vive numa ilha em formato de lua crescente na qual não existe pobreza e todos trabalham igualmente pelo bem-estar da comunidade.
Considerando os dois textos apresentados, responda:
Esta questão tem como finalidade principal reforçar a origem da palavra utopia e confrontar sua definição de dicionário com a exemplificação contida no trecho retirado de Thomas More. Além disso, é uma oportunidade para discutir com os alunos a presença marcante da fantasia tanto nas representações utópicas quanto nas distópicas.
a) O Humanismo coloca o bem-estar do ser humano no centro das preocupações filosóficas e morais. Sendo assim, o sentido comunitário da sociedade imaginada por More (na qual a ausência de propriedade privada é uma forma de garantir a igualdade) reflete essa preocupação humanista de bem-estar coletivo.
b) Tanto as narrativas utópicas quanto as distópicas fazem uso da fantasia e da imaginação em seu desenvolvimento. Nas utopias, a realidade é idealizada e a convivência social é harmônica e perfeita, o que, em geral, contrasta profundamente com o mundo regido por comportamentos individualistas que colocam o lucro em primeiro lugar. Nas distopias, o caráter fantástico é ainda mais importante na composição de uma realidade marcada pelo desenvolvimento extremo da tecnologia e pelos mecanismos de controle social e perda da privacidade do indivíduo comum.
Texto para a questão
The six-year molars
The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
Available at: . Accessed on: Jan. 2017.
(Enem) O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados
acontecem em mais de 25% das crianças entre seis e sete anos.
ocorrem em menos de 25% das crianças entre seis e sete anos.
surgem em uma pequena minoria das crianças.
começam em crianças acima dos 7 anos.
podem levar dezenas de anos para ocorrer.
Sendo, calcule o valor de:
a) f(2)
b)
c) f(f(1))
a) f(2) - 22 - 3 • 2 + 2 [ f(2) = 0
b)
c) No item anterior, calculamos f(1) = 4. Assim: f(f(1)) = f(4) = 42 — 3 • 4 + 2 = 6
Em cada uma das figuras a seguir, calcule o valor do seno e do cosseno do ângulo α indicado.
Sendo x a medida da hipotenusa do triângulo, temos:
Assim,
Sendo x a medida do cateto do triângulo ABC, temos:
Assim, como BÂC = α, temos:
(Fatec-SP) A Teoria da Tectônica de Placas afirma que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera, está fracionada em um determinado número de placas tectônicas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais.
Em faixas de contato onde ocorrem choques entre as placas tectônicas, uma placa submerge sob outra placa. Esse fenômeno, conhecido como subducção, ocorre em bordas
destrutivas, quando a pressão entre as placas tectônicas faz com que uma delas mergulhe debaixo da outra.
divergentes, em decorrência de erupções vulcânicas que colaboram com a deformação e ruptura das placas tectônicas.
construtivas, devido à ação de forças, verticais ou inclinadas, sobre as placas tectônicas que as fraturam, gerando as falhas.
conservativas, pois uma placa tectônica, ao deslizar ao longo de outra, provoca o desmoronamento do assoalho oceânico.
transformantes, em função do movimento lateral da litosfera, que provoca o rebaixamento e o soerguimento das placas tectônicas.
O movimento de convergência das placas faz com que uma delas dobre em direção ao manto superior (astenosfera), o que chamamos de subducção, na qual a placa se funde ao magma em decorrência de elevadas temperatura e pressão.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas