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Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 12 - Barroco - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas, a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?

Mas, no Sol e na Luz falte a firmeza. Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.

MATOS, Gregório de. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.

Nesse soneto, Gregório de Matos: 



( a )

defende o uso da racionalidade humana para superar a angústia existencial. 

( b )

estabelece uma oposição entre a natureza e a vida humana. 

( c )

mostra a vitória da formosura sobre as sombras, na natureza e na vida humana. 

( d )

demonstra que a efemeridade atinge tanto a vida humana quanto a natureza. 

( e )

expressa a falta de fé religiosa que caracterizava o Barroco.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 13 e 14 - Text Comprehension; Present Perfect - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

J. K. Rowling to pen first novel for adults

Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.

The book will be published worldwide although* no date or title has yet been released*. “The freedom to explore new territory is a gift* that Harry’s success has brought me,” Rowling said.

All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut* into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much*, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”

Disponível em: . Acesso em: 24 fev.2012 (adaptado).

*although: embora; apesar de *to be released: ser divulgado *gift: presente; dádiva *debut: estreia *every bit as much: tanto quanto

(Enem) J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo:



( a )

informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto. 

( b )

divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos. 

( c )

promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling. 

( d )

informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos. 

( e )

anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 11 e 12 - Text Comprehension; Simple Past; Past Continuous; Past Perfect - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

BOSTON – After a visit to Harvard University, dozens in a group of high school students and their adult chaperones* were injured* when their charter bus hit a bridge after police say the driver failed to heed low-clearance warning* signs.

One person was hospitalized with life-threatening* injuries and three with serious injuries, the Boston Emergency Medical Services said. Thirty-four people were injured in all, EMS said.

The Calvary Coach bus was carrying 42 people and was heading back to the Philadelphia area when it struck an overpass* on Soldier’s Field Road in Boston, a major crosstown road, at around 7.30 p.m. Saturday, Massachusetts State Police said. Some passengers were trapped* for more than an hour as rescue crews* worked to free them.

Available at: . Accessed on: Dec. 2016.

*chaperone: acompanhante; *to injure (ed): ferir; *to heed (ed): observar; considerar; *low-clearance: vão livre baixo; *warning: advertência; *to threaten (ed): ameaçar; *overpass: passagem elevada, pontilhão; *to trap (ped): prender; *rescue: resgate; salvamento; *crew: equipe; grupo

(FASM-SP) The accident described in the text: 



( a )

took place in consequence of another accident with a truck parked on the road. 

( b )

was provoked by lacking of warning signs before the bridge. 

( c )

happened because the bus driver did not obey the road signs.

( d )

caused serious injuries to the students who were not helped by the rescue crews. 

( e )

prevented the high school students from visiting Harvard University.

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

(Uern)

Apesar da ênfase dada ao açúcar, a economia colonial não se esgotava nas plantações desse produto [...]. Havia os pequenos produtores de alimentos que abasteciam os engenhos e as cidades [...]. Nunca, desde o início da instalação da agroindústria, houve a diminuição do volume de açúcar produzido nas áreas a eles destinadas. [...] As mais ricas regiões produtoras de açúcar da Bahia tinham muitos braços para o trabalho.

Disponível em: .

O texto se relaciona à economia colonial. Nesse contexto, o plantation, utilizado não só na América Portuguesa, mas também nas outras colônias americanas, foi caracterizado basicamente pelos seguintes elementos: 



( a )

policultura, importação, latifúndio e colonato. 

( b )

monocultura, balança comercial, parceria e escambo.

( c )

monocultura, latifúndio, exportação e trabalho escravo.

( d )

policultura, minifúndio, subsistência e trabalho compulsório.

Questão 01 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

On That Note

One year when I ________ second grade, a new child entered our class mid-year. His name was Daniel, and he brought a special light to our class.

Daniel came over to me one afternoon at the end of the school day. He said, “Ms. Johnson, I have a note to you from my old teacher. It’s not on paper though*, it’s in my head.” Daniel leaned over* and said, “She wanted me to tell you how lucky you are to have me in your class!”

Krista Lyn Johnson. CANFIELD, Jack et alii. A 4th Course of Chicken Soup for the Soul Deerfield Beach.

*though: porém; *lean(ed) over: inclinar-se; debruçar-se

Escolha a forma verbal que completa a primeira linha do texto adequadamente: 



( a )

teached 

( b )

had teaching 

( c )

used to teaching 

( d )

was teaching 

( e )

teach

Questão 01 - Matemática - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) A fotografia mostra uma turista aparentemente beijando a esfinge de Gizé, no Egito. A figura a seguir mostra como, na verdade, foram posicionadas a câmera fotográfica, a turista e a esfinge.

Medindo-se com uma régua diretamente na fotografia, verifica-se que a medida do queixo até o alto da cabeça da turista é igual a da medida do queixo da esfinge até o alto da sua cabeça. Considere que essas medidas na realidade são representadas por d e d', respectivamente, que a distância da esfinge à lente da câmera fotográfica, localizada no plano horizontal do queixo da turista e da esfinge, é representada por b, e que a distância da turista à mesma lente, por a.

A razão entre b e a será dada por



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - Língua Inglesa - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

The six-year molars​

The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.

Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.

The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.

Available at: . Accessed on: Jan. 2017.

(Enem) O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados



( a )

acontecem em mais de 25% das crianças entre seis e sete anos. 

( b )

ocorrem em menos de 25% das crianças entre seis e sete anos. 

( c )

surgem em uma pequena minoria das crianças. 

( d )

começam em crianças acima dos 7 anos. 

( e )

podem levar dezenas de anos para ocorrer.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 13 e 14 - Introdução às funções: a notação f(x) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Sendo, calcule o valor de:

a) f(2)

b) 

c) f(f(1))

Resposta:

a) f(2) - 22 - 3 • 2 + 2 [ f(2) = 0

b) 

c) No item anterior, calculamos f(1) = 4. Assim: f(f(1)) = f(4) = 42 — 3 • 4 + 2 = 6

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 13 e 14 - Trigonometria no triângulo retângulo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em cada uma das figuras a seguir, calcule o valor do seno e do cosseno do ângulo α indicado.

Resposta:

Sendo x a medida da hipotenusa do triângulo, temos:

Assim,

Sendo x a medida do cateto do triângulo ABC, temos:

Assim, como BÂC = α, temos:

Questão 01 - Geografia - Aulas 14 e 15 - Elementos de geomorfologia - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) A Teoria da Tectônica de Placas afirma que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera, está fracionada em um determinado número de placas tectônicas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais.

Em faixas de contato onde ocorrem choques entre as placas tectônicas, uma placa submerge sob outra placa. Esse fenômeno, conhecido como subducção, ocorre em bordas 



( a )

destrutivas, quando a pressão entre as placas tectônicas faz com que uma delas mergulhe debaixo da outra.

( b )

divergentes, em decorrência de erupções vulcânicas que colaboram com a deformação e ruptura das placas tectônicas. 

( c )

construtivas, devido à ação de forças, verticais ou inclinadas, sobre as placas tectônicas que as fraturam, gerando as falhas. 

( d )

conservativas, pois uma placa tectônica, ao deslizar ao longo de outra, provoca o desmoronamento do assoalho oceânico. 

( e )

transformantes, em função do movimento lateral da litosfera, que provoca o rebaixamento e o soerguimento das placas tectônicas.

Resposta:

O movimento de convergência das placas faz com que uma delas dobre em direção ao manto superior (astenosfera), o que chamamos de subducção, na qual a placa se funde ao magma em decorrência de elevadas temperatura e pressão.

Questão 01 - Geografia - Aulas 17 e 18 - Os elementos e os fatores climáticos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFG-GO – Adaptada) Leia o texto a seguir.

[…] A qualidade do ar da cidade não depende somente da quantidade de poluentes lançados pelas fontes emissoras, mas também da forma como a atmosfera age no sentido de concentrá-los ou dispersá-los. […] Assume-se que os fenômenos de dispersão e remoção dos poluentes sejam comandados pelas feições regionais da atmosfera […], pelos aspectos locais do clima urbano (ilhas de calor e circulação de ar) em consonância com as características da superfície urbana […].

TORRES, F. T. P.; MARTINS, L. A. Fatores que influenciam na concentração do material particulado na cidade de Juiz de Fora (MG). In: Caminhos da Geografia, Uberlândia (MG), v. 4, n. 16, p. 23-39, 2005. (Adaptado).

O fenômeno descrito é comum nas grandes áreas urbanas. Levando-se em conta a circulação da atmosfera na Região Metropolitana de São Paulo durante o inverno, contribuem para a concentração de poluentes no ar as condições do 



( a )

tempo, relacionadas a grandes turbulências do ar. 

( b )

clima, associadas ao encontro entre massas de ar. 

( c )

clima, associadas a instabilidades atmosféricas. 

( d )

tempo, favoráveis à dispersão do material particulado. 

( e )

tempo, caracterizadas por estabilidade atmosférica.

Resposta:

O tempo atmosférico caracteriza-se pelo estado momentâneo dos elementos e das propriedades da atmosfera. A Região Metropolitana de São Paulo possui dificuldades para a dispersão dos poluentes no inverno em decorrência da inversão térmica, fenômeno natural em que uma camada de ar resfriado aprisiona os poluentes e dificulta sua dispersão, piorando a qualidade do ar.

Questão 01 - Geografia - Aulas 20 e 21 - Os grandes domínios vegetais no mundo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFC-CE – Adaptada) Os biomas terrestres são influenciados em sua localização geográfica pelo efeito de zonalidade das faixas climáticas do globo terrestre. Neste sentido, a relação entre bioma e faixa climática está correta na alternativa:



( a )

Desertos – zonas temperadas. 

( b )

Estepes – zonas tropicais. 

( c )

Taigas – zonas equatoriais. 

( d )

Savanas – zonas tropicais. 

( e )

Pradarias – zonas polares.

Resposta:

As Savanas (chamadas de Cerrado no Brasil) estão localizadas principalmente nas zonas tropicais, onde se verifica alternância de períodos secos e chuvosos.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

O maior número tal que seu triplo subtraído do quadrado do seu sucessor resulte em 7 é:



( a )

-2

( b )

-1

( c )

1

( d )

2

( e )

3

Questão 01 - História - Aula 16 - Povos nativos do Novo Mundo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Fonte: Povos Indígenas do Brasil, ISA.

O mapa representa 45 línguas indígenas atualmente faladas no Brasil. Interpretando sua diversidade e sua dispersão pelo mapa, observa-se que: 



( a )

os povos indígenas brasileiros migraram para a Floresta Amazônica pela facilidade de sobrevivência que o meio ambiente permite. 

( b )

as diversas culturas indígenas assinaladas no mapa possuem elementos homogêneos, como uma única religião e uma cultura alimentar comum. 

( c )

nas principais áreas de colonização e povoamento contemporâneo, diversas línguas foram extintas e acabaram desaparecendo. 

( d )

os indígenas brasileiros não povoavam a costa da Bahia devido às dificuldades de sobrevivência pela pesca na região. 

( e )

a maior diversidade de línguas na região noroeste explica-se pela grande quantidade de missões jesuíticas que ajudaram a preservar a cultura local.​

Questão 01 - História - Aula 17 - Período pré-colonial - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O mapa ilustrado a seguir é conhecido como Atlas do Atlântico, foi produzido em torno de 1538 e atualmente encontra-se na Biblioteca Nacional da Holanda. Entre as diversas cenas retratadas na ilustração feita sobre o território brasileiro, podemos analisar corretamente que:

Atlas do Atlântico, de artista desconhecido, 1538.



( a )

os povos indígenas são retratados de maneira pacífica, exalta-se a convivência harmoniosa entre os povos locais. 

( b )

no litoral são representadas plantações de cana-de- -açúcar, recém-instaladas na época em que o mapa foi produzido. 

( c )

o autor do mapa preocupou-se com uma representação fidedigna da fauna e da flora brasileiras. 

( d )

o mapa foi produzido em escala matemática e precisa, resultado das diversas expedições que mapearam o litoral do Brasil. 

( e )

a atividade que acabou influenciando no nome do território brasileiro, a extração de pau-brasil, aparece em destaque no mapa.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 10 - Camões - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Alma minha gentil, que te partiste tão cedo desta vida, descontente, repousa lá no Céu eternamente, e viva eu cá na terra sempre triste

Se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente, não te esqueças daquele amor ardente, que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te alguma cousa a dor que me ficou, da mágoa, sem remédio, de perder-te,

roga a Deus, que teus anos encurtou, que tão cedo de cá me leve a ver-te, quão cedo de meus olhos te levou.

CAMÕES, Luís de. In: Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.

No soneto, o eu lírico propõe: 



( a )

a separação definitiva dos amantes, para a qual não encontra solução. 

( b )

que a memória humana é superada pela morte. 

( c )

a possibilidade de um amor que sobreviva ao sofrimento. 

( d )

a ressurreição da amada. 

( e )

a união espiritual com a amada.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 12 - BY NC 3.0BR

Textos para a questão

Texto I​

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis” ou “gente Brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000. Adaptado.

Texto II

Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambás e os astecas.

SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

(Enem) Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da:



( a )

concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado. 

( b )

percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.

( c )

compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados. 

( d )

transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval. 

( e )

visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

(Udesc) Analise as proposições sobre as populações indígenas na História do Brasil.

I. A escravidão indígena não vigorou porque as populações indígenas não possuíam vocação para a agricultura de grande escala, tal como a implementada pela metrópole portuguesa.

II. A contribuição indígena foi marcante em elementos do folclore, da culinária e da língua, e também no que diz respeito à organização social e econômica do Brasil.

III. Em Santa Catarina, a concentração de populações indígenas foi maior no litoral, em especial com a população Guarani, Xokleng e Kaingang. No interior do Estado houve um grande vazio populacional, o que motivou as políticas de incentivo à imigração europeia na região.

IV. O assassinato de lideranças indígenas, na contemporaneidade, possui vínculos com as lutas pela demarcação de terras indígenas.

V. No período da chegada dos europeus, no Brasil, as populações indígenas organizaram diversas expedições de luta e de resistência à invasão europeia, chegando a organizar uma grande confederação de povos indígenas do litoral do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba para expulsar os portugueses. Essa revolta ficou conhecida como Confederação dos Tamoios e contou com a aliança de lideranças indígenas com invasores franceses estabelecidos no Rio de Janeiro.

Assinale as alternativa corretas. 



( a )

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

( b )

Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

( c )

Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. 

( d )

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 11 - BY NC 3.0BR

 (Vunesp)  Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar 



( a )

a nomeação de funcionários e a representação  diplomática. 

( b )

a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico. 

( c )

a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo. 

( d )

a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas. 

( e )

a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.

Questão 01 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

The Paradox of Our Times

by Jeff Dickson​

The paradox of our times in history is that We have taller buildings, but shorter tempers*; Wider freeways, but narrower viewpoints*.

We spend more, but have less; We buy more, but enjoy it less.

We have bigger houses and smaller families; More conveniences, but less time.

We have more degrees, but less sense; More knowledge, but less judgment; More experts, but more problems; More medicine, but less wellness*.

We drink too much, smoke too much, spend too recklessly; Laugh too little, drive too fast, get too angry too quickly,

Stay up too late, get too tired, Read too seldom, watch TV too much, And pray* too seldom.

We have multiplied our possessions, but reduced our values. We talk too much, love too seldom, and hate* too often.

We’ve learned how to make a living, but not a life; We’ve added years to life, not life to years.

We’ve been all the way to the moon and back, But have trouble crossing the street to meet a new neighbor.

We’ve conquered outer space, but not inner space; We’ve cleaned up the air, but polluted the soul;

We’ve split* the atom, but not our prejudice*. We have higher incomes*, but lower morals; We’ve become long on quantity, but short on quality

These are the times of tall men, and short character;

Steep profits*, and shallow* relationships. These are the times of world peace, but domestic warfare*;

More leisure*, but less fun; More kinds of food, but less nutrition. These are days of two incomes, but more divorce; Of fancier* houses, but broken homes. It is a time when there is much in the show window*

And nothing in the stockroom*; A time when technology can bring this letter to you,

And a time when you can choose either to make a difference

Or just hit delete.

Available at: . Accessed on: Dec. 20th, 2016.

*shorter tempers: pavios curtos; *viewpoints: pontos de vista; *wellness: saúde; bem-estar; *to pray: orar; rezar; *to hate: odiar; *to split: dividir; *prejudice: preconceito; *incomes: rendas; *profits: lucros; *shallow: rasos; *warfare: guerra; *leisure: lazer; *fancier: mais chiques; *show window: vitrine; *stockroom: depósito.

(UEMG) Which of the alternatives below can be considered one of the main ideas of Jeff Dickson’s poem?



( a )

Nowadays we are working less and having more leisure time.

( b )

If you are rich, you can have all the time-saving devices at home.

( c )

We do not know how to manage our time to enjoy life. 

( d )

We have plenty of years to live.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o número de subnutridos no mundo está em declínio. No ano de 2012, o número de subnutridos foi estimado em 842 milhões de pessoas; em 1992, esse número era de 1,03 bilhão de pessoas.

Percentualmente, o declínio de subnutridos de 2012, em relação a 1992, está entre 



( a )

5% e 10%. 

( b )

10% e 15%. 

( c )

15% e 20%. 

( d )

20% e 25%. 

( e )

25% e 30%.

Questão 01 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

“Researchers and public-health officials have long understood that to maintain a given weight, energy in (calories consumed) must equal energy out (calories expended). But then they learned that genes were important, too, and that for some people this formula was tilted in a direction that led to weight gain.

Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists ___________ about 50 genes involved in obesity. Some of them determine how individuals lay down fat and metabolize energy stores. Others regulate how much people want to eat in the first place, how they know when they’ve had enough and how likely they are to use up calories through activities ranging from fidgeting to running marathons. People who can get fat on very little fuel may be genetically programmed to survive in harsher environments. When the human species got its start, it was an advantage to be efficient. Today, when food is plentiful, it is a hazard.”

Available at: . Accessed on: Jan. 2017.

Em “Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists ___________ about 50 genes involved in obesity.”, a forma verbal que melhor completa o espaço em branco é:



( a )

has found

( b )

have been found

( c )

has finding

( d )

have found

( e )

found

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 11 e 12 - Triângulo retângulo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em cada uma das figuras a seguir determine a medida , indicada na figura.

a)

b)

c) 

Resposta:

a)

b)

c) 

Questão 01 - Matemática - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Um engenheiro recebeu as seguintes informações de um cliente:

• A área de um terreno retangular é 540 m2 .

• Seu comprimento excede em 12 metros a largura.

Para cercar esse terreno, o engenheiro precisa determinar suas dimensões (largura e comprimento).

Considere as seguintes cinco equações, em que x representa a largura do terreno.

A equação que, resolvida, permite determinar corretamente a largura do terreno é a equação



( a )

( b )

II

( c )

III  

( d )

IV

( e )

V

Questão 01 - Geografia - Aula 16 - O relevo brasileiro - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFSC) Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos.

VESENTINI, José W. Geografia: o mundo em transformação Geografia geral e do Brasil: problemas e alternativas. V. 2. São Paulo: Ática, 2011. (Adaptado.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) O mapa 1 apresenta uma divisão do relevo que leva em consideração os processos erosivos sofridos pelas unidades rochosas, sobretudo pela ação climática.

02) No mapa 2, diferentemente do mapa 1, predominam as depressões. Esta classificação leva em considera- ção os movimentos tectônicos da crosta terrestre.

04) A compreensão do relevo é fundamental para que se possa avaliar o potencial energético de um país.

08) No mapa 2, a planície amazônica é representada como uma estreita faixa e deixa de ser, portanto, se comparada ao mapa 1, a maior planície do Brasil.

16) A análise mais detalhada das formações de relevo nos dois mapas permite concluir que algumas unidades que não existem no primeiro estão presentes no segundo mapa.

32) A Guerra do Contestado (1912-1919) ocorreu na área delimitada pela Planície Gaúcha, de acordo com o mapa 1.

Resposta:

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29.

Estão incorretas as afirmações: [02], pois, no mapa 2, planaltos e depressões apresentam proporções de áreas equivalentes, e a classifi cação do relevo de Jurandyr Ross leva em conta critérios do processo de formação, o embasamento geológico e a altitude; e [32], uma vez que a Guerra do Contestado ocorreu no oeste do atual estado de Santa Catarina, portanto, no Planalto Meridional (mapa 1).

 

Questão 01 - Geografia - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

(Unisc-RS) Leia o fragmento da notícia e observe o mapa abaixo.

Terremoto do Nepal desloca monte Everest em três centímetros

O forte terremoto de 7,8 graus que abalou o Nepal no dia 25 de abril de 2015 deslocou o monte Everest, a maior montanha do planeta, em três centímetros para o sudoeste, afirma a Administração chinesa de Estudos, Cartografia e Informação Geológica.

Adaptado de http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/ planeta-ciencia/noticial/2015/06/terremoto-do-nepaldesloca-monte-everest-em-tres-centimetros-4782584. html. Acesso em 02/09/2015.

Adaptado de: Atlas geográfico escolar/IBGE, Rio de Janeiro: IBGE, 2002, p. 66.​

Considere as proposições a seguir:

(   ) De acordo com o mapa as placas tectônicas que provocaram o terremoto no Nepal foram as placas Euro-Asiática e a Indo-Australiana, que apresentam um limite divergente.

(   ) O Nepal localiza-se no continente africano.

(   ) O maior número de fossas abissais ou oceânicas situa-se na Dorsal Mesoatlântica.

(   ) As placas tectônicas se deslocam sobre a Astenosfera e provocam a deriva continental.

(   ) O Nepal e o Japão, que sofrem intensamente com terremotos, estão preparados para enfrentar esse fenômeno natural. Isso decorre do nível de desenvolvimento desses países e de suas condições econômicas, que possibilitam investimentos em pesquisas no setor de construção civil, no treinamento da população, nos equipamentos para previsão de tremores, na manutenção de cientistas, entre outras precauções.

Escolha a alternativa que preenche adequadamente os parênteses, de cima para baixo, com (V) para verdadeiro e (F) para falso. 



( a )

V – V – F – F – F. 

( b )

V – V – F – F – V. 

( c )

V – F – V – V – V. 

( d )

F – F – F – V – F. 

( e )

V – F – F – V – V.

Resposta:

As afirmações falsas são: a primeira, pois o terremoto no Nepal aconteceu pela colisão das placas tectônicas Euro-Asiática e Indo-Australiana, porém, o limite entre elas é convergente; a segunda, pois o Nepal está localizado na Ásia; a terceira, pois o movimento das placas no Atlântico é divergente e origina a Dorsal Meso-Oceânica por rochas vulcânicas e falhas; a última, pois o Nepal é um país subdesenvolvido com graves problemas econômicos e sociais, e não apresenta infraestrutura preparada para suportar terremotos de alta magnitude como o Japão, país desenvolvido.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Faap-SP) Durante um mês, o número y de unidades produzidas de um determinado bem é função do número x de funcionários empregados de acordo com a lei y = . Sabendo que 121 funcionários estão empregados, o acréscimo de produção, com a admissão de 48 novos funcionários é:



( a )

550 

( b )

250 

( c )

100 

( d )

650 

( e )

200

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Leia o documento a seguir.

Carta de Duarte Coelho ao Rei de Portugal, Dom João III (Olinda, 27 de abril de 1542)

Senhor: Pelo Capitão dos navios que daqui mandei o mês de setembro passado, dei conta a Vossa Alteza de minha viagem e chegada a esta Nova Lusitânia e do que aqui era passado. Depois meti-me, Senhor, a dar ordem ao sossego e paz da terra, com dádivas a uns e apaziguando a outros, porque tudo é necessário. E assim dei ordem a se fazerem engenhos de açúcares que de lá trouxe contratados, fazendo tudo quanto me requereram e dando tudo o que me pediram, sem olhar a proveito nem interesse algum meu, mas a obra ir avante, como desejo. Temos grande soma de canas plantadas, todo o povo, com todo trabalho que foi possí- vel, e dando a todos a ajuda que a mim foi possível, e cedo acabaremos um engenho muito grande e perfeito, e ando ordenando a começar outros. [...]. Quanto, Senhor, às coisas do ouro, nunca deixo de inquirir e procurar sobre elas, e cada dia se esquentam mais as novas; mas, como sejam longe daqui pelo meu sertão adentro, e se há de passar por três nações de muito perversa e bestial gente, e todas contrárias uma das outras, há de realizar-se esta jornada com muito perigo e trabalho, para a qual me parece, e assim a toda a minha gente, que se não pode fazer senão indo eu; [...]. Isto, Senhor, tenho assentado e mandado aí buscar coisas necessárias para a jornada e alguns bons homens, porque é necessário deixar aqui tudo provido e a bom recado, por todas as vias, em especial por os franceses, os quais, se sentirem não estar eu na terra, começarão a fazer suas velhacarias, pois há quatorze dias aqui quiseram fazer o que costumavam, mas não puderam. Mando a Vossa Alteza a notícia disso para que a veja, se for necessário.

A partir das informações contidas na Carta de Duarte Coelho, torna-se possível identificar algumas das principais práticas mercantilistas portuguesas na América. Três delas foram:



( a )

a produção de gêneros tropicais de exportação, o metalismo e a manutenção do exclusivo colonial. 

( b )

a produção de gêneros tropicais de exportação, o metalismo e o livre-comércio com as nações amigas. 

( c )

a produção de gêneros tropicais para o mercado interno, o liberalismo e a manutenção do exclusivo colonial. 

( d )

a produção de gêneros tropicais para o mercado interno, a utilização do trabalho compulsório e o livre-comércio com as nações amigas. 

( e )

a produção de gêneros tropicais de exportação, o liberalismo e a manutenção do ideal cruzadista.

Questão 01 - História - Aula 18 - Brasil colônia: economia açucareira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O mapa a seguir foi produzido pelos holandeses após o governo de Maurício de Nassau, em Pernambuco, no século XVII. O engenho desenhado à direita foi ricamente colorido à mão na época da reprodução do mapa. Ao analisar os detalhes da obra, reconhecemos que:

Mapa do litoral de Pernambuco com gravura de Frans Post, 1647.



( a )

trata-se de um mapa representativo de um trecho do território brasileiro pouco ligado à atividade canavieira. 

( b )

o engenho retratado é muito pequeno e simples, pois não apresenta uma moenda e poderia ser operado sem escravos. 

( c )

as indicações geográficas são imprecisas, trata-se de um mapa que prioriza questões artísticas, e não de localização. 

( d )

a roda-d’água no canto direito assinala que se trata de um engenho real, mais complexo que os engenhos trapiches. 

( e )

não é possível concluir se é um engenho de cana ou de mandioca, que também eram muito comuns na região retratada.

Questão 01 - História - Aula 15 - Inglaterra: do absolutismo à Revolução Gloriosa - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O processo revolucionário inglês do século XVII ocorreu em duas etapas. A primeira etapa, na década de 1640, é definida como Revolução Puritana. O segundo momento, em 1688 e 1689, é chamado de Revolução Gloriosa. As duas são vistas como parte de um mesmo processo revolucionário, por isso muitos historiadores preferem a expressão Revolução Inglesa em vez de Revoluções Inglesas. Entre os fatores que explicariam a denominação Revolução Inglesa, e não Revoluções Inglesas, podemos mencionar que: 



( a )

tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa foram processos pacíficos, sem participação popular.

( b )

ambas estão inseridas em um contexto de fortalecimento do poder parlamentar e de luta contra o absolutismo.

( c )

tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa representaram o triunfo dos ideais iluministas vigentes à época. 

( d )

ambas estão inseridas em um contexto de fortalecimento do poder parlamentar e de implementação do voto universal masculino. 

( e )

tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa representaram o triunfo temporário da república e o questionamento da monarquia absolutista.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas