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Considere uma situação em que um helicóptero carrega um recipiente preso em seu exterior. Para que a resistência do ar possa ser desprezada, é necessário que o recipiente fique da maneira que a imagem a seguir indica. Uma possibilidade para obter tal configuração é o helicóptero se mover horizontalmente, para a direita e em movimento acelerado.
Nessa situação podemos afirmar que:
a velocidade é para a direita e a aceleração é para a direita.
a velocidade é para a esquerda e a aceleração é nula.
a velocidade é para a direita e a aceleração é para a esquerda.
a velocidade é para a esquerda e a aceleração é para a direita.
a velocidade é para a esquerda e a aceleração é para a esquerda.
Indique a geometria de cada molécula:
a) CF4 ( ) Linear
b) SO3 ( ) Angular
c) H2O ( ) Trigonal
d) N2 ( ) Tetraédrica
d – c – b – a
(UPE) Num Relatório de Pesquisas, em relação a uma área investigada, um grupo de alunos, encarregado de realizar uma análise geográfica de uma dada região brasileira, iniciou o texto, descrevendo-a assim:
A área investigada na presente pesquisa é um espaço geográfico topograficamente baixo, sujeito a inundações periódicas, cujo máximo se dá exatamente na estação mais quente e chuvosa, o verão. O substrato da região é representado por rochas sedimentares que abrangem várias dezenas de metros de espessura. Na região, existem feições de relevo residuais, por exemplo, o Maciço de Urucum, onde estão presentes jazidas minerais de considerável valor econômico. A vegetação da área apresenta um verdadeiro mosaico formado por comunidades vegetais diversificadas, sobretudo nas porções inundáveis. Observamos que essa área tem como continuação natural desse espaço geográfico a Planície do Grã Chaco.
Pelas características referidas no texto dos alunos, é CORRETO afirmar que a área investigada foi a(o)
Planície Inundável do Tocantins.
Chapadão do Brasil Central.
Planície de Inundação do Amazonas.
Bacia Sedimentar do Meio Norte.
Pantanal Mato-Grossense.
A descrição corresponde ao Pantanal Mato-Grossense. Os elementos do texto que tornam possível essa identificação são: inundações periódicas, clima tropical semiúmido, presença do Maciço de Urucum, continuação natural da Planície do Grã Chaco.
(PUC-RS) Adenina, guanina e citosina são bases presentes tanto na estrutura de DNA como na de RNA. Qual das moléculas abaixo também está presente em ambas?
Uracil.
Timina.
Ribose.
Fosfato.
Desoxirribose.
(UFRN) Duas crianças foram levadas a um posto de saúde: uma delas para se prevenir contra poliomielite; a outra, para atendimento, em virtude de uma picada de serpente peçonhenta.
Indique o que deve ser aplicado em cada criança, RESPECTIVAMENTE.
vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos)
soro (porque contém antígenos) e vacina (porque contém anticorpos)
vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos)
soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém antígenos)
vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém anticorpos)
(Fuvest‑SP) O código genético é o conjunto de todas as trincas possíveis de bases nitrogenadas (códons). A sequência de códons do RNA mensageiro determina a se quência de aminoácidos da proteína. É correto afirmar que o código genético
Varia entre os tecidos do corpo de um indivíduo.
É o mesmo em todas as células de um indivíduo, mas varia de indivíduo para indivíduo.
É o mesmo nos indivíduos de uma mesma espécie, mas varia de espécie para espécie.
Permite distinguir procariotos de eucariotos.
É praticamente o mesmo em todas as formas de vida.
(Udesc) Nos noticiários há muita ênfase às doenças: zika, febre amarela, chikungunya e mais recentemente a gripe H1N1.
Analise as proposições com relação à transmissão dos vírus.
I. Alguns tipos de vírus podem ser transmitidos pelo simples toque entre as pessoas.
II. Alguns vírus são transmitidos pelas secreções corporais.
III. Alguns vírus necessitam de insetos como vetores.
IV. Os vírus retêm sua capacidade infectante por pouco tempo, quando fora do organismo hospedeiro.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
(Uece) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâ- mico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.
Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que:
moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídios.
o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.
os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.
externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias – o ácido glicol.
(Cefet-MG) O dióxido de carbono, ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 ºC, solidifica-se transformando-se em “gelo-seco”. Exposto à temperatura ambiente, sob a pressão atmosférica, o gelo-seco sublima. Essa mudança de estado envolve o rompimento de
interações dipolo induzido entre moléculas lineares.
ligações de hidrogênio presentes na estrutura do gelo.
interações dipolo permanente entre moléculas angulares.
interações iônicas entre os átomos de oxigênio e carbono.
ligações covalentes entre os átomos de carbono e oxigênio.
(Uerj – Adaptada) Em fins do século XVI, foi feita uma das primeiras aplicações práticas de uma pilha: a decomposição da água em oxigênio e hidrogênio, processo denominado eletrólise. Já naquela época, com base nesse experimento, sugeriu-se que as forças responsáveis pelas ligações químicas apresentam a seguinte natureza:
nuclear
elétrica
magnética
gravitacional
elástica
(PUC-RJ) Um objeto real que se encontra a uma distância de 25 cm de uma lente esférica delgada divergente, cuja distância focal é, em valor absoluto, também de 25 cm, terá uma imagem:
virtual, direita e reduzida, a 12,5 cm do objeto
real, invertida e do mesmo tamanho do objeto, a 25 cm da lente
real, invertida e ampliada, a 12,5 cm da lente
virtual, direita e reduzida, a 25 cm do objeto
Não fornecerá imagem.
Na seringa a seguir é realizada uma experiência que mostra a dependência entre pressão e volume numa transformação isotérmica.
No início do experimento o êmbolo se encontra na posição em que o volume da seringa é igual a 10 mL e ela contém ar atmosférico ao nível do mar. Tampando -se a extremidade da seringa e pressionando o êmbolo até que seu volume se reduza a 4 mL, pode -se afirmar que a pressão do ar em seu interior será igual a
0,4 atm.
1,5 atm.
2,0 atm.
2,5 atm.
4,0 atm.
Pi · Vi = Pf · Vf
1 atm · 10 mL = Pf · 4 mL
Pf = 2,5 atm
A OBRA DE LUÍS DE CAMÕES
Texto para a questão
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades, diferentes em tudo da esperança; do mal ficam as mágoas na lembrança, e do bem (se algum houve), as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto, que já coberto foi de neve fria, e em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia, outra mudança faz de mor espanto, que não se muda já como soía.
CAMÕES, Luís de. In: . Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2016.
A temática da mudança das coisas atravessa toda a poesia ocidental. Nos versos transcritos, essa temática é abordada:
de forma crítica, na medida em que se evidencia o descontentamento humano com o mundo em que vive.
para fazer o elogio da maturidade, estágio da vida que permite ao ser humano perceber e superar a instabilidade.
de forma crítica, já que o soneto afirma que as mudanças do mundo são superficiais, não chegando a exercer nenhuma influência decisiva sobre a existência.
com pessimismo, já que o eu lírico registra mudanças que trazem consequências nefastas para ele, levando-o ao sofrimento.
ironicamente, na medida em que o eu lírico constata que o mundo permanece sempre o mesmo, e as mudanças são apenas fantasias da mente humana.
Para cada um dos itens a seguir, determine a medida x do segmento indicado.
a)
b) 6,4
c) 13
Observe as imagens a seguir:
Essa obra foi elaborada por Brancusi enquanto ele trabalhava como aprendiz no atelier de Auguste Rodin, um dos mais importantes escultores da época, em Paris. Rodin, vinte anos antes, tinha provocado muita polêmica com outra escultura a respeito do mesmo tema.
A interpretação de uma mensagem visual muitas vezes se faz por meio do código verbal. Compare as duas obras e descreva-as, destacando os seguintes elementos:
a) A técnica empregada na obra, a forma como ela apresenta as suas personagens.
Brancusi ______
Rodin
b) A relação com o material empregado na obra e o acabamento adotado.
Brancusi _____
Rodin ____
c) A posição dos amantes.
Brancusi ____
Rodin _____
a) Brancusi: Os amantes são representados de modo bastante simples, sem detalhamento e sem movimento.
Rodin: Os amantes são representados com riqueza de detalhes, em uma postura que evoca uma movimentação delicada, elegante e harmoniosa.
b) Brancusi: O material empregado é a pedra, que foi mantida rústica, sem polimento, para sugerir solidez.
Rodin: O material empregado é o mármore, pedra nobre, trabalhado para sugerir leveza.
c) Brancusi: Os amantes estão completamente colados um ao outro, formando um único bloco de rocha. Além disso, há uma evidente reciprocidade: olhos, braços e lábios estão em contato direto e equilibrado. Não se consegue saber com certeza o sexo das personagens.
Rodin: Os amantes estão se enlaçando elegantemente, mantendo sua autonomia e singularidade, numa movimentação mútua, que sugere uma gestualidade dinâmica, carregada de sensualidade.
(PUCC-SP) O quartzo é um mineral cuja composição química é dióxido de silício (SiO2). Considerando os valores de eletronegatividade para o silício e oxigênio, 1,8 e 3,5 respectivamente, e seus grupos da tabela periódica (o silício pertence ao grupo 14 e o oxigênio ao grupo 16), prevê-se que a ligação entre esses átomos seja:
covalente apolar.
covalente coordenada.
covalente polar.
iônica.
metálica.
(Ifsul-RS) O nitrogênio gasoso, N2 , é o gás mais abundante no ar atmosférico, já o nitrogênio líquido é utilizado em cirurgias a baixas temperaturas. Qual alternativa corresponde à geometria e ao tipo de força intermolecular nas moléculas do nitrogênio líquido?
Linear e dipolo induzido.
Angular e dipolo induzido.
Linear e dipolo permanente.
Angular e dipolo permanente.
(UFRGS-RS) Observe o gráfico abaixo.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo climático representado e suas características.
Clima temperado, com temperaturas acima de 30 °C no verão e abaixo de 10 °C no inverno, com chuvas regulares durante o ano.
Clima semiárido, com chuvas abaixo de 20 mm durante todo o ano.
Clima tropical, com verão chuvoso e temperaturas acima de 20 °C, inverno seco com temperaturas mais amenas.
Clima equatorial, com temperaturas elevadas durante todo o ano e precipitações regulares.
Clima subtropical com inverno chuvoso e temperaturas amenas, verão seco com temperaturas acima de 20 °C.
As temperaturas médias com baixa amplitude, associadas às chuvas concentradas no verão, caracterizam o clima tropical semiúmido.
(Unimontes‑MG) Os anticorpos são proteínas utilizadas para defender o organismo humano. A figura abaixo ilustrações dos anticorpos. Analise ‑a.
Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Os vilões, alvos dos anticorpos na figura, podem ser partículas virais.
A ação dos anticorpos, indicada na figura, pode ser denominada de neutralização.
Os vilões, uma vez descobertos pelos anticorpos, não conseguem escapar.
Por causa do número menor de anticorpos, comparado com o de indivíduos a serem combatidos, estes têm vantagem nessa batalha.
(UFRGS‑RS – Adaptada) Sabe‑se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, analise as afirmações a seguir e assinale a única correta:
O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui duas fitas novas idênticas.
Os quatro ribonucleotídeos trifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes.
O DNA deve ser desnaturado (desenrolado) para tornar‑se acessível ao pareamento das novas bases.
A enzima DNA polimerase produz nucleotídeos novos de acordo com o molde de DNA.
O processo conserva apenas uma fita do DNA e a outra é perdida do processo.
(UFJF-MG) Em 2010 e início de 2011, a imprensa noticiou a existência de uma superbactéria, a Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), como responsável pela morte de várias pessoas. A KPC está restrita a ambientes hospitalares e os pacientes imunologicamente debilitados são os mais suscetíveis a ela. Nos últimos anos, algumas bactérias têm se revelado resistentes à maioria de antibióticos, como a KPC, com capacidade de transmitir a resistência aos seus descendentes, além de enviarem através de seu material genético essa informação para bactérias vizinhas, as quais “aprendem” a se defender dos ataques dos antibióticos. Com relação às bactérias:
a) Em qual dos reinos, segundo Whittaker ou Margulis e Schwartz, as bactérias se encontram?
b) Qual das figuras abaixo (A e B) corresponde a uma célula de bactéria? Cite DUAS características morfológicas que definam esse tipo de célula.
c) Como as bactérias resistentes a antibióticos podem transmitir a resistência a antibióticos a outras bactérias?
a) Reino Monera.
b) Figura B. Entre as características morfológicas que diferenciam a célula B da célula A, podem ser citadas: parede celular glicopeptídica; DNA circular disperso pelo citosol, não envolto por carioteca; plasmídeos; cápsula bacteriana; ausência de organelas citoplasmáticas envolvidas por membrana, como mitocôndrias e retículo endoplasmático.
c) Algumas bactérias possuem, além do DNA circular, plasmídios que podem conter genes que conferem à bactéria resistência a antibióticos, os quais são passados a outras bactérias por meio do mecanismo de conjugação.
(Uerj) No gráfico, está indicada a concentração de um metal pesado no corpo de vários habitantes de um lago, bem como a concentração do isótopo de nitrogênio 15N, cujos valores mais elevados estão associados a níveis crescentes na cadeia alimentar.
A curva de concentração de metal, nesses seres vivos, pode ser explicada pelo processo de:
magnificação trófica
eutrofização do lago
interrupção do fluxo de energia
retenção de matéria orgânica em consumidores maiores
(Cesgranrio-RJ) Um estudante deseja queimar uma folha de papel, concentrando, com apenas uma lente, um feixe de luz solar na superfície da folha.
Para tal, ele dispõe de 4 lentes de vidro, cujos perfis são mostrados a seguir:
Para conseguir seu intento, o estudante poderá usar as lentes:
I ou II somente
I ou III somente
I ou IV somente
II ou III somente
II ou IV somente
Dois líquidos não miscíveis 1 e 2 foram colocados no interior de um recipiente, conforme mostra a figura a seguir.
A seguir, usando os mesmos líquidos, em um laboratório de óptica, um feixe de luz, se propagando no interior do meio 1, ao atingir a interface com o meio 2, foi submetido à reflexão total.
A tabela abaixo relaciona os valores de índices de refração (n) e de densidade (d) de certos líquidos imiscíveis entre si.
Com base nesses dados, pode-se concluir que os líquidos 1 e 2 podem ser, respectivamente:
A e B
B e A
D e C
A e C
D e B
Classifique as ligações dos compostos abaixo em iônica, covalente apolar, covalente polar ou metálica.
a) Br2 ___________________
b) PCℓ3 __________________
c) LiCℓ ___________________
d) CℓF ___________________
e) Fe ____________________
f) MgCℓ2 _________________
a) Covalente apolar
b) Covalente polar
c) Iônica
d) Covalente polar
e) Metálica
e) Iônica
Em um recipiente com capacidade de 50 L são introduzidos 8 gramas de gás hidrogênio e 16 gramas de metano. O frasco é aquecido numa temperatura tal que a pressão total seja igual a 20 atm.
Analisando esse sistema, um estudante fez as seguintes afirmações.
I. Como a massa de metano é o dobro da do hidrogênio, conclui -se que a pressão parcial do metano será o dobro da do hidrogênio.
II. Embora a massa de gás hidrogênio seja menor que a do metano, há maior quantidade de moléculas de hidrogênio do que de metano nessa mistura.
III. A pressão parcial do hidrogênio será quatro vezes maior que a do metano.
Sabendo que H = 1 e C = 12, quais afirmações são corretas?
São corretas as afirmações II e III.
Em mol, teremos:
Assim, temos que a pressão parcial do hidrogênio é quatro vezes maior que a do metano, pois há quatro vezes maior quantidade em mol de H2 .
Um cilindro metálico possui capacidade de 10 m3 e contém oxigênio puro. Esse cilindro é conectado diretamente nas tubulações de fornecimento de O2 para os diversos quartos de um hospital. Numa temperatura de 27 °C, o manômetro desse cilindro registra pressão de 150 atm quando ele está com 100% de sua capacidade.
Nessas condições, pode -se afirmar que a massa de gás presente em seu interior é aproximadamente
1 950 kg
975 kg
487 kg
243 kg
121 kg
Em cada uma das figuras a seguir, calcule o valor do seno e do cosseno do ângulo a indicado.
Chuva, de Oswaldo Goeldi, c. 1955 (xilogravura em cores, 22 cm x 29,5 cm). Esta xilogravura é considerada uma obra-prima por sua originalidade e expressividade.
Qual foi o detalhe dessa imagem que chamou sua atenção? Por quê?
Mais que um simples marcador visual do início do Módulo, a gravura de Oswaldo Goeldi, considerada uma obra-prima da xilogravura brasileira, foi escolhida por sua importância e qualidade estética e pela relação temática que os alunos poderão estabelecer entre ela e alguns dos poemas destas aulas.
Esse momento inaugural deve imprimir tom de descontração, necessário à consecução dos objetivos do Módulo. Dê um tempo para que os alunos observem a gravura e proponha as questões do Caderno do Aluno.
Nessa questão, espera-se que eles mencionem o guarda-chuva, devido à cor vermelha, única cor viva, colocada quase no centro como uma grande mancha, em contraste com as massas pretas e cinza (casas, chão e árvores), com o céu ao fundo e o muro à direita, em cinza-esverdeado.
A fotografia a seguir foi tirada pelo fotógrafo turco Osman Sagirli e publicada em dezembro de 2014 no jornal de seu país, Türkiye. Sagirli interpreta que a menina síria de 4 anos o confundiu com um soldado. Recorda o momento exato no qual tirou a foto: “Estava usando uma teleobjetiva e ela pensou que era uma arma. Normalmente, as crianças fogem, escondem o rosto ou sorriem quando veem uma câmera”.
Disponível em: . Acesso em: 8 dez. 2016.
Faça uma leitura interpretativa da imagem e explique, por meio de elementos concretos, o que levou o fotógrafo a acreditar que a menina síria estivesse com medo.
A menina está com as mãos ao alto, como se estivesse se rendendo, com os punhos e os lábios cerrados, os olhos arregalados, assustada.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas