Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Um objeto real que se encontra a uma distância de 25 cm de uma lente esférica delgada divergente, cuja distância focal é, em valor absoluto, também de 25 cm, terá uma imagem:



( a )

virtual, direita e reduzida, a 12,5 cm do objeto 

( b )

real, invertida e do mesmo tamanho do objeto, a 25 cm da lente 

( c )

real, invertida e ampliada, a 12,5 cm da lente

( d )

virtual, direita e reduzida, a 25 cm do objeto 

( e )

Não fornecerá imagem.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 9 e 10 - O estado gasoso: a equação geral dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na seringa a seguir é realizada uma experiência que mostra a dependência entre pressão e volume numa transformação isotérmica.

No início do experimento o êmbolo se encontra na posição em que o volume da seringa é igual a 10 mL e ela contém ar atmosférico ao nível do mar. Tampando -se a extremidade da seringa e pressionando o êmbolo até que seu volume se reduza a 4 mL, pode -se afirmar que a pressão do ar em seu interior será igual a 



( a )

0,4 atm. 

( b )

1,5 atm. 

( c )

2,0 atm. 

( d )

2,5 atm. 

( e )

4,0 atm.

Resposta:

Pi · Vi = Pf · Vf

1 atm · 10 mL = Pf · 4 mL

Pf = 2,5 atm

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

A OBRA DE LUÍS DE CAMÕES

Texto para a questão

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades, diferentes em tudo da esperança; do mal ficam as mágoas na lembrança, e do bem (se algum houve), as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto, que já coberto foi de neve fria, e em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia, outra mudança faz de mor espanto, que não se muda já como soía.

CAMÕES, Luís de. In:            . Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2016.

A temática da mudança das coisas atravessa toda a poesia ocidental. Nos versos transcritos, essa temática é abordada:



( a )

de forma crítica, na medida em que se evidencia o descontentamento humano com o mundo em que vive. 

( b )

para fazer o elogio da maturidade, estágio da vida que permite ao ser humano perceber e superar a instabilidade. 

( c )

de forma crítica, já que o soneto afirma que as mudanças do mundo são superficiais, não chegando a exercer nenhuma influência decisiva sobre a existência. 

( d )

com pessimismo, já que o eu lírico registra mudanças que trazem consequências nefastas para ele, levando-o ao sofrimento. 

( e )

ironicamente, na medida em que o eu lírico constata que o mundo permanece sempre o mesmo, e as mudanças são apenas fantasias da mente humana.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Para cada um dos itens a seguir, determine a medida x do segmento indicado.

Resposta:

a)

b) 6,4

c) 13

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 1 - Articulando ideias: coesão referencial (pronomes e nomes) - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Que exemplo de desigualdade em termos raciais observou-se ao longo da pandemia do coronavírus?

Resposta:

Que, em diversos países, as taxas de mortalidade são mais altas para minorias, como as pessoas afrodescendentes.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 2 - Articulando ideias: coesão sequencial (causa, consequência e conclusão) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

No primeiro parágrafo, o autor apresenta dados sobre a expectativa de vida no mundo.

Resposta:

a) O autor apresenta dados que evidenciam um aumento significativo na expectativa de vida da população mundial de 1950 para 2020. Tinha-se uma média de 45 anos de expectativa de vida em 1950; e, em 2020, de 72-75 anos (Brasil), 79 (Estados Unidos) e 83 anos (Coreia do Sul).

b) O autor apresenta dados sobre a expectativa de vida em alguns países do mundo para evidenciar a importância dos sistemas de saúde em termos globais. Eles são, de acordo com o texto, a causa desse aumento na expectativa de vida.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 1 - Tensões sociais - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Os enunciadores dos textos representam parcelas sociais de diferentes regiões do país. Identifique-as.

Resposta:

Em Morte e vida severina, o enunciador é um típico retirante do Sertão nordestino, expulso de sua terra natal por causa da miséria ocasionada pela seca. Já o enunciador do rap é um típico morador periférico de grande cidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 4 - Técnicas de sustentação: elaborando paráfrases - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

O texto I, não verbal, fornece uma das representações de Pinóquio, personagem criado pelo escritor italiano Carlo Collodi (1826-1890).

Qual é, na sua opinião, a contribuição que esse texto não verbal dá para a coletânea? Caso não conheça o personagem, faça uma pesquisa sobre ele e o que ele representa.

Resposta:

Pinóquio era um boneco de madeira que sonhava ser um menino de verdade. O personagem tinha a peculiaridade de ter um nariz que crescia um pouco cada vez que ele contava uma mentira. Pode-se dizer que o nome do boneco de madeira, cuja história é bastante conhecida, é uma metonímia do hábito de contar mentiras. Para a coletânea, é possível afirmar que contribui como uma ilustração bastante conhecida do assunto central da proposta: a mentira.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 4 - Utopias e distopias - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Além de escrever Dom Quixote das crianças, Monteiro Lobato também leva o “cavaleiro errante” para o Sítio do Picapau Amarelo.

Lá na varanda Dom Quixote conversava com Dona Benta sobre as aventuras, e muito admirado ficou de saber que sua história andava a correr mundo; escrita por um tal de Cervantes. Nem quis acreditar; foi preciso que Narizinho lhe trouxesse a edição de luxo ilustrada por Gustavo Doré. O fidalgo folheou o livro muito atento às gravuras, que achou ótimas, porém falsas.

— Isso não passa duma mistificação! — protestou ele. — Esta cena aqui, por exemplo. Está errada. Eu não espetei este frade, como o desenhista pintou — espetei aquele lá.

— Isto é inevitável — disse Dona Benta. — Os historiadores costumam arranjar os fatos do modo mais cômodo para eles; por isto a História não passa de histórias.

Adaptado de Monteiro Lobato, O Picapau Amarelo. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 18.

Na cena narrada,



( a )

Dona Benta mostra a Dom Quixote que a história dele não é, de forma alguma, uma mistificação. 

( b )

Dona Benta convence Dom Quixote de que as gravuras não refletem a História dos fatos. 

( c )

Dona Benta concorda com Dom Quixote e critica o fato de a História ser fruto de interesses. 

( d )

Dona Benta opõe-se a Dom Quixote e critica a forma como a história dele é narrada nos livros.

Questão 01 - História - HB - Exercícios - Capítulo 1 - O Início do Brasil Português - BY NC 3.0BR

(UNESP) Entre os motivos do pioneirismo português nas navegações oceânicas dos séculos XV e XVI, podem-se citar: 



( a )

a influência árabe na Península Ibérica e a parceria com os comerciantes genoveses e venezianos. 

( b )

a centralização monárquica e o desenvolvimento de conhecimentos cartográficos e astronômicos. 

( c )

a superação do mito do abismo do mar e o apoio financeiro e tecnológico britânico. 

( d )

o avanço das ideias iluministas e a defesa do livre-comércio entre as nações. 

( e )

o fim do interesse europeu pelas especiarias e a busca de formas de conservação dos alimentos.

Questão 01 - História - HB - Exercícios - Capítulo 7 - O Brasil Joanino e a Independência do Brasil - BY NC 3.0BR

(PUCRJ) Analise as afirmativas abaixo que apresentam acontecimentos referidos à política da Corte portuguesa durante sua permanência no Brasil entre 1808 e 1821.

I. Como expressão da relação de poder assimétrica entre os soberanos britânico e português, os tratados de 1810 impunham ao governo de D. João no Rio de Janeiro, entre outras decisões, a limitação do tráfico negreiro intercontinental às colônias de Portugal na África e o compromisso de abolir gradualmente o trabalho escravo na América portuguesa.

II. A criação do primeiro Banco do Brasil, da Impressão Régia, da Escola de Medicina, das Academias Militar e de Marinha, do Real Horto, da Real Biblioteca e inúmeras outras medidas, assim como a conquista da Guiana Francesa e a ocupação da Banda Oriental, revelavam o projeto político da Corte joanina de “criar um novo império” na América, tendo como sede a cidade do Rio de Janeiro.

III. Ao revogar o alvará de 1785 que proibia qualquer atividade manufatureira na colônia americana, com exceção da fabricação de panos grossos para a vestimenta dos escravos, o Príncipe-Regente D. João propiciou o surgimento de inúmeros estabelecimentos fabris em diferentes pontos do Reino do Brasil, deflagrando o primeiro grande surto industrial do país, apesar da permanência do trabalho escravo.

IV. A Revolução Pernambucana de 1817 teve como uma de suas motivações a reação aos privilégios concedidos por D. João aos comerciantes, burocratas e proprietários de escravos e terras do Rio de Janeiro e áreas próximas, o que lhes possibilitara prosperar, acumular poder e ganhar prestígio. Para os revolucionários de 1817, o Rio de Janeiro se transformara em uma “nova Lisboa”, dominada por “portugueses” que oprimiam os “brasileiros” de outras partes do Reino do Brasil.

Assinale: 



( a )

se somente a afirmativa I estiver correta. 

( b )

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 

( c )

se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.

( d )

se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. 

( e )

se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

Questão 01 - História - HG - Exercícios - Capítulo 6 - Renascimento Cultural - BY NC 3.0BR

(FUVEST) Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.

Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que:



( a )

o mecenato de príncipes, de instituições e de famílias ricas e poderosas evitou os constrangimentos, prisão e tortura de artistas e de cientistas. 

( b )

a presença majoritária de temáticas religiosas nas artes plásticas demonstrava as dificuldades de assimilar as conquistas científicas produzidas naquele momento. 

( c )

a observação da natureza, os experimentos e a pesquisa empírica contribuíram para o rompimento de alguns dos dogmas fundamentais da Igreja.

( d )

a reflexão dedutiva e o cálculo matemático limitaram-se à pesquisa teórica e somente seriam aplicados na chamada Revolução Científica do século XVII. 

( e )

a avidez de conhecimento e de poder favoreceu a renovação das universidades e a valorização dos saberes transmitidos pela cultura letrada.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 8 - Realismo Machadiano - BY NC 3.0BR

(Unicamp 2017) O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão.

 



( a )

Rejeição dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais.

( b )

Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais.

( c )

Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.

( d )

Crítica do realismo literário, narração iniciada com a morte do narrador-personagem, tematização de conflitos sociais.

Questão 01 - História - HB - Exercícios - Capítulo 3 - Economia e Sociedade Açucareira - BY NC 3.0BR

(UNESP)

O Brasil colonial foi organizado como uma empresa comercial resultante de uma aliança entre a burguesia mercantil, a Coroa e a nobreza. Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis.

(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1987.)

A constatação de que “Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis” justifica-se, pois a política de terras desenvolvida por Portugal durante a colonização brasileira:



( a )

permitiu tanto o surgimento de uma ampla camada de pequenos proprietários, cuja produção se voltava para o mercado interno, quanto a implementação de sólidas parcerias comerciais com o restante da América. 

( b )

determinou tanto uma rigorosa hierarquia nobiliárquica nas terras coloniais, quanto o confisco total e imediato das terras comunais cultivadas por grupos indígenas ao longo do litoral brasileiro. 

( c )

envolveu tanto a cessão vitalícia do usufruto de terras que continuavam a ser propriedades da Coroa, quanto a orientação principal do uso da terra para a monocultura exportadora. 

( d )

garantiu tanto a prevalência da agricultura de subsistência, quanto a difusão, na região amazônica e nas áreas centrais da colônia, das práticas da pecuária e da agricultura de exportação. 

( e )

assegurou tanto o predomínio do minifúndio no Nordeste brasileiro, quanto uma regular distribuição de terras entre camponeses no Centro-Sul, com o objetivo de estimular a agricultura de exportação.

Questão 01 - Geografia - GG - Exercícios - Capítulo 4 - Mundo Contemporâneo - BY NC 3.0BR

(Ufjf-pism - 2017) Observe a figura:

O conceito que melhor caracteriza o fenômeno econômico representado na figura é:



( a )

cartel. 

( b )

monopólio. 

( c )

truste. 

( d )

holding. 

( e )

 dumping.

Resposta:

A atual fase do capitalismo é financeira, caracterizada por ser monopolista e globalizada. Nesse cenário, surgem corporações que atuam no mundo todo e para controlar todas as empresas pertencentes ao grupo criam as holdings. No exemplo da figura, são corporações que possuem indústrias de alimentos em sua maioria, cosméticos e produtos de limpeza. As matrizes destas corporações transnacionais localizam-se em países desenvolvidos.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 13 e 14 - O estado gasoso: as misturas gasosas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um recipiente com capacidade de 50 L são introduzidos 8 gramas de gás hidrogênio e 16 gramas de metano. O frasco é aquecido numa temperatura tal que a pressão total seja igual a 20 atm.

Analisando esse sistema, um estudante fez as seguintes afirmações.

I. Como a massa de metano é o dobro da do hidrogênio, conclui -se que a pressão parcial do metano será o dobro da do hidrogênio.

II. Embora a massa de gás hidrogênio seja menor que a do metano, há maior quantidade de moléculas de hidrogênio do que de metano nessa mistura.

III. A pressão parcial do hidrogênio será quatro vezes maior que a do metano.

Sabendo que H = 1 e C = 12, quais afirmações são corretas?

Resposta:

São corretas as afirmações II e III.

Em mol, teremos:

Assim, temos que a pressão parcial do hidrogênio é quatro vezes maior que a do metano, pois há quatro vezes maior quantidade em mol de H2 .

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 11 e 12 - O estado gasoso: a equação de estado dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um cilindro metálico possui capacidade de 10 m3 e contém oxigênio puro. Esse cilindro é conectado diretamente nas tubulações de fornecimento de O2 para os diversos quartos de um hospital. Numa temperatura de 27 °C, o manômetro desse cilindro registra pressão de 150 atm quando ele está com 100% de sua capacidade.

Nessas condições, pode -se afirmar que a massa de gás presente em seu interior é aproximadamente 



( a )

1 950 kg 

( b )

975 kg 

( c )

487 kg 

( d )

243 kg 

( e )

121 kg

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Em cada uma das figuras a seguir, calcule o valor do seno e do cosseno do ângulo a indicado.

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 1 - Articulando ideias: coesão referencial (pronomes e nomes) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Ao longo do texto, há personagens e eventos que são, naturalmente, retomados por recursos coesivos como a elipse e o emprego de pronomes. Acerca disso, responda às questões.

Resposta:

a) Pedro Bala, João Grande, Barandão a Sem-Pernas, membros do grupo capitães da areia.

b) O pronome “o” se refere a Sem-Pernas. Já “este” se refere ao pensamento antes apresentado, que pode ser identificado no trecho “E acima de tudo não queria que o pegassem. Lembrava-se da vez que fora à polícia. Dos sonhos das suas noites más”.

c) Quais recursos de coesão são usados no trecho (3)?

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 2 - Articulando ideias: coesão sequencial (causa, consequência e conclusão) - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Na introdução, o autor apresenta seu projeto de texto mencionando (sem entrar em pormenores) uma causa e uma consequência da falta de democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nesse sentido, aponte a causa do problema.

Resposta:

Segundo o texto, o obstáculo que gera a falta da democratização do acesso ao cinema no Brasil é a elitização do espaço público.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 3 - Técnicas de sustentação: estabelecendo analogias - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

As duas produções jornalísticas reportam a suspensão da venda, por uma marca esportiva, do hijab esportivo em 49 países. A empresa em questão foi acusada de “promover a violência contra as mulheres muçulmanas pelo fato de o hijab ser visto por várias pessoas como um elemento opressivo”.

Resposta:

a) Espera-se que os alunos cheguem à informação de que o hijab, em muitos contextos, é uma imposição masculina às mulheres, ou ao menos assim surgiu na cultura muçulmana. Então, não seria expressão da vontade feminina, e sim da ingerência masculina sobre o corpo feminino.

b) Essas mulheres entendem que a empresa francesa, ao disponibilizar o produto, incentiva a opressão masculina sobre as mulheres.

c) Essa parte do conflito interpreta a venda do hijab como uma forma de inclusão das mulheres muçulmanas no esporte, e não de submissão a um símbolo de opressão.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 2 - Figurações do escravo na literatura brasileira - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Leia o excerto da obra Til, de José de Alencar, para responder ao que se pede.

À direita do terreiro, adumbra-se a escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.

Do centro dessa mole negra surge um longo penacho de fumaça, cujo cabo se tinge de escarlate com as línguas da chama quando se ala. Escapa-se também um burburinho formado não só pelos ressolhos da labareda e crepitações da lenha, como por vozeio e vivas d’envolta com os retumbos soturnos do jongo.

É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.

Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina, esse desesperado saracoteio, no qual todo corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar-se.

Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam nos cangotes das mães ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta a jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco.

ALENCAR, José de. Til. São Paulo: Martim Claret, 2012. p. 175-176.

Resposta:

a) A descrição dos escravos no excerto de Til, de José de Alencar, aproxima os personagens negros de animais. A utilização desse tipo de descrição corrobora uma concepção social em que os negros eram tidos como inferiores em relação aos brancos, o que, do ponto de vista ideológico, funcionava também como justificativa para a manutenção da escravidão.

b) Uma das principais questões em torno da escravidão no momento da publicação de Til foi a Lei do Ventre Livre, aprovada um ano antes, em 1871.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 4 - Utopias e distopias - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir.

Texto I

utopia

u·to·pi·a s.f. 

1. Qualquer descrição ou conceito imaginário de uma sociedade com um sistema social, político e econômico ideal, com leis justas e dirigentes e políticos verdadeiramente empenhados no bem-estar de seus membros.

2. POR EXTENSÃO Plano ou sonho irrealizável; ideia generosa, porém impossível; fantasia, quimera: [...].

UTOPIA. In: MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/ moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/utopia. Acesso em: 28 set. 2020.

Texto II

Quando, como dizia, reflito sobre essas coisas, sinto-me atraído pela concepção de Platão e não me surpreende tanto que ele declinasse legislar para aqueles que rejeitavam leis de igual distribuição dos bens entre todos. De fato, o mais sapiente dos homens viu com clareza que o único e exclusivo caminho para o bem-estar social é a igualdade de posses; e duvido que isso possa ser praticado ali onde cada indivíduo tem sua propriedade particular. Pois, quando todos podem, a algum título, agarrar para si o máximo que conseguem, então, por maiores que sejam os recursos disponíveis, um pequeno número acaba repartindo tudo entre si e os demais ficam presos na pobreza, e assim é que cada grupo mereceria o quinhão do outro, visto que aqueles são estúpidos, desonestos e improdutivos, enquanto estes, ao contrário, são homens modestos e simples, cujo trabalho cotidiano traz mais proveito à comunidade do que a si mesmos.

MORE, Thomas. Utopia. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Penguin Companhia, 2018.

Thomas More foi um dos grandes expoentes do pensamento humanista do século XVI, tendo o ser humano e a valorização de suas potencialidades como interesse principal em seu trabalho. Seu livro Utopia foi um dos principais responsáveis por popularizar o uso político-ideológico do termo utopia nos séculos posteriores. Nessa obra, More descreve uma sociedade harmoniosa que vive numa ilha em formato de lua crescente na qual não existe pobreza e todos trabalham igualmente pelo bem-estar da comunidade.

Considerando os dois textos apresentados, responda:

Resposta:

Esta questão tem como finalidade principal reforçar a origem da palavra utopia e confrontar sua definição de dicionário com a exemplificação contida no trecho retirado de Thomas More. Além disso, é uma oportunidade para discutir com os alunos a presença marcante da fantasia tanto nas representações utópicas quanto nas distópicas.

a) O Humanismo coloca o bem-estar do ser humano no centro das preocupações filosóficas e morais. Sendo assim, o sentido comunitário da sociedade imaginada por More (na qual a ausência de propriedade privada é uma forma de garantir a igualdade) reflete essa preocupação humanista de bem-estar coletivo.

b) Tanto as narrativas utópicas quanto as distópicas fazem uso da fantasia e da imaginação em seu desenvolvimento. Nas utopias, a realidade é idealizada e a convivência social é harmônica e perfeita, o que, em geral, contrasta profundamente com o mundo regido por comportamentos individualistas que colocam o lucro em primeiro lugar. Nas distopias, o caráter fantástico é ainda mais importante na composição de uma realidade marcada pelo desenvolvimento extremo da tecnologia e pelos mecanismos de controle social e perda da privacidade do indivíduo comum.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 3 - Liberdade estética - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A poesia visual representou uma inovação na forma poética, na medida em que tratou a disposição das letras no papel como parte do sentido do texto. Ana Aly (1959-) é uma artista que representa esse tipo de poesia, como se vê a seguir.

ALY, Ana. Cidade (1981). In: MENESES, Philadelpho de. Poética e visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas: Ed. da Unicamp, 1991. p. 139.

Como a disposição gráfica das letras da palavra contribui para atribuir sentido ao poema?

Resposta:

O exemplo que fornecemos aqui pode servir apenas como acionador de experiências de leitura de outros poemas visuais, como as produções da Poesia Concreta dos anos 1950. Você pode utilizar seu repertório pessoal para instigar os alunos a arriscar as próprias leituras.

As letras que compõem a palavra “cidade” – que dá título ao texto e aparece em destaque – são organizadas de modo a figurar edifícios, sugerindo a verticalização do espaço, característica dos centros urbanos dos séculos XX e XXI.

Questão 01 - História - HG - Exercícios - Capítulo 1 - A Antiguidade Clássica (I) - Grécia - BY NC 3.0BR

(ALBERT EINSTEIN)

Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.C., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local. Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, a ‘chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam’.

Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. Adaptado.

Segundo o texto, a formação da Grécia antiga ocorreu:



( a )

de forma negociada, por meio de alianças e acordos políticos entre os líderes das principais tribos nativas da península balcânica. 

( b )

de forma gradual, a partir da integração de povos provenientes de outras regiões com habitantes da parte sul da península balcânica. 

( c )

de forma planejada, pela expansão militar dos povos nativos da península balcânica sobre territórios controlados por grupos bárbaros.

( d )

de forma violenta, com a submissão dos habitantes originais da península balcânica a conquistadores recém-chegados do norte.

Questão 01 - História - HG - Exercícios - Capítulo 5 - Baixa Idade Média II - BY NC 3.0BR

(FGV)

[A crise] do feudalismo deriva não propriamente do renascimento do comércio em si mesmo, mas da maneira pela qual a estrutura feudal reage ao impacto da economia de mercado. O revivescimento do comércio (isto é, a instauração de um setor mercantil na economia e o desenvolvimento de um setor urbano na sociedade) pode promover, de um lado, a lenta dissolução dos laços servis, e de outro lado, o enrijecimento da servidão. (...) Nos dois setores, abre-se pois a crise social.

(Fernando A. Novais, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. p. 63-4)

Segundo o autor:



( a )

a crise foi provocada pelo impacto do desenvolvimento comercial e urbano na sociedade, pois, na medida em que reforça a servidão, origina as insurreições camponesas e, quando fragiliza os vínculos servis, provoca as insurreições urbanas. 

( b )

a crise do feudalismo nada mais é do que o marasmo econômico provocado pela queda da produção, uma vez que há um número menor de camponeses livres, o que leva à crise social do campo, prejudicando também a nobreza. 

( c )

a crise foi motivada por fatores externos ao feudalismo, isto é, o alargamento do mercado pressiona o aumento da produção no campo e na cidade, o que leva à queda dos preços e às insurreições camponesas e urbanas. 

( d )

o desenvolvimento comercial e urbano em si não leva à crise, pois o que deve ser levado em consideração é a crise social provocada pelo enfraquecimento dos laços servis, tanto no campo como na cidade.

( e )

as insurreições camponesas e urbanas são as respostas para a crise feudal, pois a servidão foi reforçada tanto no campo como na cidade, garantindo a sobrevivência da nobreza por meio do pagamento de impostos.

Questão 01 - Geografia - GB - Exercícios - Capítulo 3 - Geomorfologia - BY NC 3.0BR

(FGV-RJ 2013) Os terremotos, os vulcões e a formação de montanhas são atividades geológicas de enorme importância que ocorrem na Terra. Observe no mapa a localização das zonas sísmicas e dos principais vulcões.

IBGE, Atlas Geográfico Escolar. IBGE: Rio de Janeiro, 2010. pág. 103.

Com base nesse mapa e em seus conhecimentos, é correto afirmar: 



( a )

Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa terremotos. 

( b )

Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa vulcanismo. 

( c )

Em sua maioria, as zonas sísmicas e os vulcões localizam-se no centro das placas tectônicas. 

( d )

Em sua maioria, as zonas de intensa atividade sísmica e os vulcões localizam-se nas bordas das placas tectônicas. 

( e )

As zonas de intensa atividade sísmica se distribuem de forma aleatória, sem relação evidente com o movimento das placas tectônicas.​

Resposta:

Como mencionado corretamente na alternativa [D], o movimento nas bordas das placas tectônicas resulta na ascensão do magma à superfície e na propagação de ondas sísmicas, fenômenos denominados respectivamente de vulcanismo e abalos sísmicos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 7 - Prosa Romântica Brasileira - BY NC 3.0BR

(Ita 2017) Na ficção romântica, em geral, o destino das personagens femininas é a felicidade pelo casamento ou a morte trágica. Nesse aspecto, Til, de José de Alencar, traz um final inovador, resultante do amadurecimento de Berta após conhecer a história de Besita, sua mãe. Podemos afirmar isso acerca do romance em questão, pois Berta



( a )

recusa-se a se casar com Miguel quando descobre ser filha incógnita de Luís Galvão. 

( b )

abre mão do casamento, ainda que com algum sofrimento, optando por cuidar de Zana e Brás.

( c )

aceita ser reconhecida legalmente como filha por Luís Galvão, mostrando-se mais flexível que a mãe. 

( d )

enfrenta o assédio de Jão Fera, que violentou Besita. 

( e )

assassina Ribeiro, como vingança pela morte da mãe.

Questão 01 - História - HB - Exercícios - Capítulo 4 - Invasões Holandesas e Expansão Territorial - BY NC 3.0BR

(FUVEST)

Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.

Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.

O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra: 



( a )

a persistência dos ataques franceses contra a América, que Portugal vinha tentando colonizar de modo efetivo desde a adoção do sistema de capitanias hereditárias. 

( b )

os primórdios da aliança que logo se estabeleceria entre as Coroas de Portugal e da França e que visava a combater as pretensões expansionistas da Espanha na América. 

( c )

a preocupação dos jesuítas portugueses com a expansão de jesuítas franceses, que, no Brasil, vinham exercendo grande influência sobre as populações nativas.​

( d )

o projeto de expansão territorial português na Europa, o qual, na época da carta, visava à dominação de territórios franceses tanto na Europa quanto na América. 

( e )

a manifestação de um conflito entre a recém-criada ordem jesuíta e a Coroa portuguesa em torno do combate à pirataria francesa.

Questão 01 - Geografia - GG - Exercícios - Capítulo 3 - Mundo Bipolar - BY NC 3.0BR

(FAMECA) Leia o texto a seguir.

A queda do muro de Berlim, um daqueles raros eventos da história que separam duas eras, tirou muito da névoa ideológica que tanto conturbou o debate intelectual no Brasil e no mundo. A derrubada física dos tijolos trouxe abaixo também um esquema mental que via o mundo partido em três, no qual capitalistas e socialistas buscavam capturar aliados no que então se chamava Terceiro Mundo.

Revista Exame, Ed. 1000, 21/09/2011. p. 62. (Adaptado).

A era a que o texto se refere e que teve fim com a queda do Muro de Berlim era caracterizada:



( a )

por uma divisão territorial do trabalho bastante nítida: de um lado, os países industrializados e de outro, os países produtores de matérias-primas. 

( b )

pela multipolarização, com diversas potências lutando entre si por áreas de influência comercial, conformando blocos comerciais.

( c )

pela organização dos países produtores de matérias-primas em um bloco político denominado terceiro mundo, que se opunha aos países ricos. 

( d )

pela divisão do mundo em três grandes regiões culturais: o mundo desenvolvido ocidental, o socialista oriental e o subdesenvolvido do sul.

( e )

pela divisão do mundo em dois grandes blocos: capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela União Soviética.​

Resposta:

O texto se refere à Era ou período conhecido como Ordem da Guerra Fria, na qual se opunham dois blocos com sistemas políticos, econômicos e ideológicos diferentes, o capitalista e o socialista, ambos interessados em estender suas áreas de influência sobre o mundo pobre, formado pela África, Ásia e América Latina, genericamente denominado na época de Terceiro Mundo.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas