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A pintura a seguir é um importante exemplo da arte do Renascimento.
Alegoria com Vênus e Cupido, de Bronzino, cerca de 1545, óleo sobre madeira. National Gallery, Londres.
Disponível em: .Acesso em: 4 nov. 2016.
Há dois contrastes bastante evidentes na obra, um envolvendo as duas figuras mitológicas que compõem o par amoroso, outro a respeito das diversas reações das personagens coadjuvantes. Exponha esses contrastes em um parágrafo descritivo da obra.
Resposta pessoal. É importante que a resposta mencione o contraste entre a passividade de Vênus e a impulsividade de Cupido e o contraste das reações dos coadjuvantes, que vão do desespero à celebração. Eis um exemplo: O primeiro contraste envolve a maturidade e a postura dos dois amantes: Vênus é representada como uma mulher madura, mas de postura passiva, enquanto Cupido é representado como um menino ainda impúbere, mas que é dotado de impulsividade. O segundo contraste se dá entre as testemunhas da cena: enquanto algumas mostram desespero e apreensão, outras mostram alegria e ingenuidade.
Desrespeito às minas
Pela primeira vez, o Carnaval foi marcado por campanhas que se popularizaram nas redes sociais pedindo respeito às mulheres, esclarecendo a diferença entre paquera e assédio e até ensinando passo a passo aos homens como “não ser um canalha”. Durante a festa, porém, surgiram relatos de agressões no Rio, São Paulo e Salvador, onde 461 casos de violência contra mulheres foram registrados.
Folha de S.Paulo, 11 fev. 2016. p. B4.
A respeito dos termos em destaque no texto, assinale a alternativa que contenha um comentário INCORRETO:
Ao diferenciar paquera de assédio, as campanhas põem em evidência duas interpretações diferentes a respeito das abordagens masculinas.
Quando alguém nomeia uma aproximação masculina de paquera, está fazendo uma interpretação tolerante e até favorável a esse fato social.
Por ter origem em redes sociais, os diferentes termos usados para nomear as abordagens masculinas revelam imprecisão e descuido com a língua.
Termos como assédio, agressões e violência interpretam certas abordagens masculinas como desaprováveis e desautorizáveis.
Haver diferentes nomes para tipos de abordagem masculina é indício de que a língua é crucial para que se distingam diferentes realidades.
Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...
QUINTANA, Mário. Antologia poética. Porto Alegre: LePM Pocket, 2001. p. 104.
(Enem) O poema sugere que o leitor é parte fundamental no processo de construção de sentido da poesia. O verso que melhor expressa essa ideia é:
“Os poemas são pássaros que chegam”.
“Quando fechas o livro, eles alçam voo”.
“Eles não têm pouso”.
“E olhas, então, essas tuas mãos vazias”.
“que o alimento deles já estava em ti...”.
Texto para a questão
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas, a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?
Mas, no Sol e na Luz falte a firmeza. Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.
MATOS, Gregório de. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.
Nesse soneto, Gregório de Matos:
defende o uso da racionalidade humana para superar a angústia existencial.
estabelece uma oposição entre a natureza e a vida humana.
mostra a vitória da formosura sobre as sombras, na natureza e na vida humana.
demonstra que a efemeridade atinge tanto a vida humana quanto a natureza.
expressa a falta de fé religiosa que caracterizava o Barroco.
J. K. Rowling to pen first novel for adults
Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.
The book will be published worldwide although* no date or title has yet been released*. “The freedom to explore new territory is a gift* that Harry’s success has brought me,” Rowling said.
All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut* into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much*, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”
Disponível em: . Acesso em: 24 fev.2012 (adaptado).
*although: embora; apesar de *to be released: ser divulgado *gift: presente; dádiva *debut: estreia *every bit as much: tanto quanto
(Enem) J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo:
informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.
divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos.
promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling.
informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.
anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.
BOSTON – After a visit to Harvard University, dozens in a group of high school students and their adult chaperones* were injured* when their charter bus hit a bridge after police say the driver failed to heed low-clearance warning* signs.
One person was hospitalized with life-threatening* injuries and three with serious injuries, the Boston Emergency Medical Services said. Thirty-four people were injured in all, EMS said.
The Calvary Coach bus was carrying 42 people and was heading back to the Philadelphia area when it struck an overpass* on Soldier’s Field Road in Boston, a major crosstown road, at around 7.30 p.m. Saturday, Massachusetts State Police said. Some passengers were trapped* for more than an hour as rescue crews* worked to free them.
Available at: . Accessed on: Dec. 2016.
*chaperone: acompanhante; *to injure (ed): ferir; *to heed (ed): observar; considerar; *low-clearance: vão livre baixo; *warning: advertência; *to threaten (ed): ameaçar; *overpass: passagem elevada, pontilhão; *to trap (ped): prender; *rescue: resgate; salvamento; *crew: equipe; grupo
(FASM-SP) The accident described in the text:
took place in consequence of another accident with a truck parked on the road.
was provoked by lacking of warning signs before the bridge.
happened because the bus driver did not obey the road signs.
caused serious injuries to the students who were not helped by the rescue crews.
prevented the high school students from visiting Harvard University.
(Uern)
Apesar da ênfase dada ao açúcar, a economia colonial não se esgotava nas plantações desse produto [...]. Havia os pequenos produtores de alimentos que abasteciam os engenhos e as cidades [...]. Nunca, desde o início da instalação da agroindústria, houve a diminuição do volume de açúcar produzido nas áreas a eles destinadas. [...] As mais ricas regiões produtoras de açúcar da Bahia tinham muitos braços para o trabalho.
Disponível em: .
O texto se relaciona à economia colonial. Nesse contexto, o plantation, utilizado não só na América Portuguesa, mas também nas outras colônias americanas, foi caracterizado basicamente pelos seguintes elementos:
policultura, importação, latifúndio e colonato.
monocultura, balança comercial, parceria e escambo.
monocultura, latifúndio, exportação e trabalho escravo.
policultura, minifúndio, subsistência e trabalho compulsório.
On That Note
One year when I ________ second grade, a new child entered our class mid-year. His name was Daniel, and he brought a special light to our class.
Daniel came over to me one afternoon at the end of the school day. He said, “Ms. Johnson, I have a note to you from my old teacher. It’s not on paper though*, it’s in my head.” Daniel leaned over* and said, “She wanted me to tell you how lucky you are to have me in your class!”
Krista Lyn Johnson. CANFIELD, Jack et alii. A 4th Course of Chicken Soup for the Soul Deerfield Beach.
*though: porém; *lean(ed) over: inclinar-se; debruçar-se
Escolha a forma verbal que completa a primeira linha do texto adequadamente:
teached
had teaching
used to teaching
was teaching
teach
(Enem) A fotografia mostra uma turista aparentemente beijando a esfinge de Gizé, no Egito. A figura a seguir mostra como, na verdade, foram posicionadas a câmera fotográfica, a turista e a esfinge.
Medindo-se com uma régua diretamente na fotografia, verifica-se que a medida do queixo até o alto da cabeça da turista é igual a da medida do queixo da esfinge até o alto da sua cabeça. Considere que essas medidas na realidade são representadas por d e d', respectivamente, que a distância da esfinge à lente da câmera fotográfica, localizada no plano horizontal do queixo da turista e da esfinge, é representada por b, e que a distância da turista à mesma lente, por a.
A razão entre b e a será dada por
(UNESP) Entre os motivos do pioneirismo português nas navegações oceânicas dos séculos XV e XVI, podem-se citar:
a influência árabe na Península Ibérica e a parceria com os comerciantes genoveses e venezianos.
a centralização monárquica e o desenvolvimento de conhecimentos cartográficos e astronômicos.
a superação do mito do abismo do mar e o apoio financeiro e tecnológico britânico.
o avanço das ideias iluministas e a defesa do livre-comércio entre as nações.
o fim do interesse europeu pelas especiarias e a busca de formas de conservação dos alimentos.
(PUCRJ) Analise as afirmativas abaixo que apresentam acontecimentos referidos à política da Corte portuguesa durante sua permanência no Brasil entre 1808 e 1821.
I. Como expressão da relação de poder assimétrica entre os soberanos britânico e português, os tratados de 1810 impunham ao governo de D. João no Rio de Janeiro, entre outras decisões, a limitação do tráfico negreiro intercontinental às colônias de Portugal na África e o compromisso de abolir gradualmente o trabalho escravo na América portuguesa.
II. A criação do primeiro Banco do Brasil, da Impressão Régia, da Escola de Medicina, das Academias Militar e de Marinha, do Real Horto, da Real Biblioteca e inúmeras outras medidas, assim como a conquista da Guiana Francesa e a ocupação da Banda Oriental, revelavam o projeto político da Corte joanina de “criar um novo império” na América, tendo como sede a cidade do Rio de Janeiro.
III. Ao revogar o alvará de 1785 que proibia qualquer atividade manufatureira na colônia americana, com exceção da fabricação de panos grossos para a vestimenta dos escravos, o Príncipe-Regente D. João propiciou o surgimento de inúmeros estabelecimentos fabris em diferentes pontos do Reino do Brasil, deflagrando o primeiro grande surto industrial do país, apesar da permanência do trabalho escravo.
IV. A Revolução Pernambucana de 1817 teve como uma de suas motivações a reação aos privilégios concedidos por D. João aos comerciantes, burocratas e proprietários de escravos e terras do Rio de Janeiro e áreas próximas, o que lhes possibilitara prosperar, acumular poder e ganhar prestígio. Para os revolucionários de 1817, o Rio de Janeiro se transformara em uma “nova Lisboa”, dominada por “portugueses” que oprimiam os “brasileiros” de outras partes do Reino do Brasil.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
(FUVEST) Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que:
o mecenato de príncipes, de instituições e de famílias ricas e poderosas evitou os constrangimentos, prisão e tortura de artistas e de cientistas.
a presença majoritária de temáticas religiosas nas artes plásticas demonstrava as dificuldades de assimilar as conquistas científicas produzidas naquele momento.
a observação da natureza, os experimentos e a pesquisa empírica contribuíram para o rompimento de alguns dos dogmas fundamentais da Igreja.
a reflexão dedutiva e o cálculo matemático limitaram-se à pesquisa teórica e somente seriam aplicados na chamada Revolução Científica do século XVII.
a avidez de conhecimento e de poder favoreceu a renovação das universidades e a valorização dos saberes transmitidos pela cultura letrada.
(Unicamp 2017) O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão.
Rejeição dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais.
Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais.
Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.
Crítica do realismo literário, narração iniciada com a morte do narrador-personagem, tematização de conflitos sociais.
(UNESP)
O Brasil colonial foi organizado como uma empresa comercial resultante de uma aliança entre a burguesia mercantil, a Coroa e a nobreza. Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis.
(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1987.)
A constatação de que “Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis” justifica-se, pois a política de terras desenvolvida por Portugal durante a colonização brasileira:
permitiu tanto o surgimento de uma ampla camada de pequenos proprietários, cuja produção se voltava para o mercado interno, quanto a implementação de sólidas parcerias comerciais com o restante da América.
determinou tanto uma rigorosa hierarquia nobiliárquica nas terras coloniais, quanto o confisco total e imediato das terras comunais cultivadas por grupos indígenas ao longo do litoral brasileiro.
envolveu tanto a cessão vitalícia do usufruto de terras que continuavam a ser propriedades da Coroa, quanto a orientação principal do uso da terra para a monocultura exportadora.
garantiu tanto a prevalência da agricultura de subsistência, quanto a difusão, na região amazônica e nas áreas centrais da colônia, das práticas da pecuária e da agricultura de exportação.
assegurou tanto o predomínio do minifúndio no Nordeste brasileiro, quanto uma regular distribuição de terras entre camponeses no Centro-Sul, com o objetivo de estimular a agricultura de exportação.
(Ufjf-pism - 2017) Observe a figura:
O conceito que melhor caracteriza o fenômeno econômico representado na figura é:
cartel.
monopólio.
truste.
holding.
dumping.
A atual fase do capitalismo é financeira, caracterizada por ser monopolista e globalizada. Nesse cenário, surgem corporações que atuam no mundo todo e para controlar todas as empresas pertencentes ao grupo criam as holdings. No exemplo da figura, são corporações que possuem indústrias de alimentos em sua maioria, cosméticos e produtos de limpeza. As matrizes destas corporações transnacionais localizam-se em países desenvolvidos.
Congresso Nacional, uma charge atemporal
Além da rima, o título desse texto traz um paradoxo, pois o tempo de duração de uma charge é curto, muito curto. Às vezes dura um pouco mais quando há um acontecimento de grande repercussão, mas geralmente o prazo não passa de um ou dois dias. Quando o desenho é atemporal – isto é, sem qualquer ligação com fatos jornalísticos do dia – ele é um cartum: a linha divisória que separa as duas coisas é a linha do tempo. É sempre muito difícil fazer um desenho que sirva tanto como charge quanto como cartum. Mas teve um dia em que consegui fazer essa junção. Em fevereiro de 2008, o congresso empacava como sempre nas reformas e fiz essa charge que você vê aí. Só depois me dei conta de que ela era atemporal e poderia funcionar para qualquer dia e situação.
Disponível em: .Acesso em: 14 dez. 2016.
A figura das tartarugas no lugar das cúpulas invertidas, características do prédio do Congresso Nacional, tem a finalidade de representar:
as contradições que marcam o comportamento de inúmeros políticos.
os dois grandes polos políticos nacionais que se enfrentam no Congresso.
as regalias que têm os parlamentares, pouco comprometidos com a nação.
a lentidão com que são discutidos e votados os complexos problemas sociais.
a dificuldade de conciliação entre os políticos, personalidades de “casca dura”.
(Enem)
O cartum ao lado faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a:
CAULOS. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2011.
opressão das minorias sociais.
carência de recursos tecnológicos.
falta de liberdade de expressão.
defesa da qualificação profissional.
reação ao controle do pensamento coletivo.
(Unicamp-SP) A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos geométricos e matemáticos na representação artística produzida na época. A figura a seguir ilustra o estudo da perspectiva em uma obra desse arquiteto. É correto afirmar que, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva:
foi aplicada nas artes e na arquitetura, com o uso de proporções harmônicas, o que privilegiou o domínio técnico e restringiu a capacidade criativa dos artistas.
evidencia, em sua aplicação nas artes e na arquitetura, que as regras geométricas e de proporcionalidade auxiliam a percepção tridimensional e podem ser ensinadas, aprendidas e difundidas.
fez com que a matemática fosse considerada uma arte em que apenas pessoas excepcionais poderiam usar geometria e proporções em seus ofícios.
separou arte e ciência, tornando a matemática uma ferramenta apenas instrumental, porque essa teoria não reconhece as proporções humanas como base de medida universal.
Alma minha gentil, que te partiste tão cedo desta vida, descontente, repousa lá no Céu eternamente, e viva eu cá na terra sempre triste
Se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente, não te esqueças daquele amor ardente, que já nos olhos meus tão puro viste.
E se vires que pode merecer-te alguma cousa a dor que me ficou, da mágoa, sem remédio, de perder-te,
roga a Deus, que teus anos encurtou, que tão cedo de cá me leve a ver-te, quão cedo de meus olhos te levou.
CAMÕES, Luís de. In: Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.
No soneto, o eu lírico propõe:
a separação definitiva dos amantes, para a qual não encontra solução.
que a memória humana é superada pela morte.
a possibilidade de um amor que sobreviva ao sofrimento.
a ressurreição da amada.
a união espiritual com a amada.
Textos para a questão
Texto I
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis” ou “gente Brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000. Adaptado.
Texto II
Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambás e os astecas.
SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
(Enem) Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da:
concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval.
visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.
(Udesc) Analise as proposições sobre as populações indígenas na História do Brasil.
I. A escravidão indígena não vigorou porque as populações indígenas não possuíam vocação para a agricultura de grande escala, tal como a implementada pela metrópole portuguesa.
II. A contribuição indígena foi marcante em elementos do folclore, da culinária e da língua, e também no que diz respeito à organização social e econômica do Brasil.
III. Em Santa Catarina, a concentração de populações indígenas foi maior no litoral, em especial com a população Guarani, Xokleng e Kaingang. No interior do Estado houve um grande vazio populacional, o que motivou as políticas de incentivo à imigração europeia na região.
IV. O assassinato de lideranças indígenas, na contemporaneidade, possui vínculos com as lutas pela demarcação de terras indígenas.
V. No período da chegada dos europeus, no Brasil, as populações indígenas organizaram diversas expedições de luta e de resistência à invasão europeia, chegando a organizar uma grande confederação de povos indígenas do litoral do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba para expulsar os portugueses. Essa revolta ficou conhecida como Confederação dos Tamoios e contou com a aliança de lideranças indígenas com invasores franceses estabelecidos no Rio de Janeiro.
Assinale as alternativa corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
(Vunesp) Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar
a nomeação de funcionários e a representação diplomática.
a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico.
a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo.
a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas.
a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.
The Paradox of Our Times
by Jeff Dickson
The paradox of our times in history is that We have taller buildings, but shorter tempers*; Wider freeways, but narrower viewpoints*.
We spend more, but have less; We buy more, but enjoy it less.
We have bigger houses and smaller families; More conveniences, but less time.
We have more degrees, but less sense; More knowledge, but less judgment; More experts, but more problems; More medicine, but less wellness*.
We drink too much, smoke too much, spend too recklessly; Laugh too little, drive too fast, get too angry too quickly,
Stay up too late, get too tired, Read too seldom, watch TV too much, And pray* too seldom.
We have multiplied our possessions, but reduced our values. We talk too much, love too seldom, and hate* too often.
We’ve learned how to make a living, but not a life; We’ve added years to life, not life to years.
We’ve been all the way to the moon and back, But have trouble crossing the street to meet a new neighbor.
We’ve conquered outer space, but not inner space; We’ve cleaned up the air, but polluted the soul;
We’ve split* the atom, but not our prejudice*. We have higher incomes*, but lower morals; We’ve become long on quantity, but short on quality
These are the times of tall men, and short character;
Steep profits*, and shallow* relationships. These are the times of world peace, but domestic warfare*;
More leisure*, but less fun; More kinds of food, but less nutrition. These are days of two incomes, but more divorce; Of fancier* houses, but broken homes. It is a time when there is much in the show window*
And nothing in the stockroom*; A time when technology can bring this letter to you,
And a time when you can choose either to make a difference
Or just hit delete.
Available at: . Accessed on: Dec. 20th, 2016.
*shorter tempers: pavios curtos; *viewpoints: pontos de vista; *wellness: saúde; bem-estar; *to pray: orar; rezar; *to hate: odiar; *to split: dividir; *prejudice: preconceito; *incomes: rendas; *profits: lucros; *shallow: rasos; *warfare: guerra; *leisure: lazer; *fancier: mais chiques; *show window: vitrine; *stockroom: depósito.
(UEMG) Which of the alternatives below can be considered one of the main ideas of Jeff Dickson’s poem?
Nowadays we are working less and having more leisure time.
If you are rich, you can have all the time-saving devices at home.
We do not know how to manage our time to enjoy life.
We have plenty of years to live.
(UFRGS-RS) Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o número de subnutridos no mundo está em declínio. No ano de 2012, o número de subnutridos foi estimado em 842 milhões de pessoas; em 1992, esse número era de 1,03 bilhão de pessoas.
Percentualmente, o declínio de subnutridos de 2012, em relação a 1992, está entre
5% e 10%.
10% e 15%.
15% e 20%.
20% e 25%.
25% e 30%.
(ALBERT EINSTEIN)
Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.C., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local. Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, a ‘chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam’.
Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. Adaptado.
Segundo o texto, a formação da Grécia antiga ocorreu:
de forma negociada, por meio de alianças e acordos políticos entre os líderes das principais tribos nativas da península balcânica.
de forma gradual, a partir da integração de povos provenientes de outras regiões com habitantes da parte sul da península balcânica.
de forma planejada, pela expansão militar dos povos nativos da península balcânica sobre territórios controlados por grupos bárbaros.
de forma violenta, com a submissão dos habitantes originais da península balcânica a conquistadores recém-chegados do norte.
(FGV)
[A crise] do feudalismo deriva não propriamente do renascimento do comércio em si mesmo, mas da maneira pela qual a estrutura feudal reage ao impacto da economia de mercado. O revivescimento do comércio (isto é, a instauração de um setor mercantil na economia e o desenvolvimento de um setor urbano na sociedade) pode promover, de um lado, a lenta dissolução dos laços servis, e de outro lado, o enrijecimento da servidão. (...) Nos dois setores, abre-se pois a crise social.
(Fernando A. Novais, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. p. 63-4)
Segundo o autor:
a crise foi provocada pelo impacto do desenvolvimento comercial e urbano na sociedade, pois, na medida em que reforça a servidão, origina as insurreições camponesas e, quando fragiliza os vínculos servis, provoca as insurreições urbanas.
a crise do feudalismo nada mais é do que o marasmo econômico provocado pela queda da produção, uma vez que há um número menor de camponeses livres, o que leva à crise social do campo, prejudicando também a nobreza.
a crise foi motivada por fatores externos ao feudalismo, isto é, o alargamento do mercado pressiona o aumento da produção no campo e na cidade, o que leva à queda dos preços e às insurreições camponesas e urbanas.
o desenvolvimento comercial e urbano em si não leva à crise, pois o que deve ser levado em consideração é a crise social provocada pelo enfraquecimento dos laços servis, tanto no campo como na cidade.
as insurreições camponesas e urbanas são as respostas para a crise feudal, pois a servidão foi reforçada tanto no campo como na cidade, garantindo a sobrevivência da nobreza por meio do pagamento de impostos.
(FGV-RJ 2013) Os terremotos, os vulcões e a formação de montanhas são atividades geológicas de enorme importância que ocorrem na Terra. Observe no mapa a localização das zonas sísmicas e dos principais vulcões.
IBGE, Atlas Geográfico Escolar. IBGE: Rio de Janeiro, 2010. pág. 103.
Com base nesse mapa e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa terremotos.
Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa vulcanismo.
Em sua maioria, as zonas sísmicas e os vulcões localizam-se no centro das placas tectônicas.
Em sua maioria, as zonas de intensa atividade sísmica e os vulcões localizam-se nas bordas das placas tectônicas.
As zonas de intensa atividade sísmica se distribuem de forma aleatória, sem relação evidente com o movimento das placas tectônicas.
Como mencionado corretamente na alternativa [D], o movimento nas bordas das placas tectônicas resulta na ascensão do magma à superfície e na propagação de ondas sísmicas, fenômenos denominados respectivamente de vulcanismo e abalos sísmicos.
(Ita 2017) Na ficção romântica, em geral, o destino das personagens femininas é a felicidade pelo casamento ou a morte trágica. Nesse aspecto, Til, de José de Alencar, traz um final inovador, resultante do amadurecimento de Berta após conhecer a história de Besita, sua mãe. Podemos afirmar isso acerca do romance em questão, pois Berta
recusa-se a se casar com Miguel quando descobre ser filha incógnita de Luís Galvão.
abre mão do casamento, ainda que com algum sofrimento, optando por cuidar de Zana e Brás.
aceita ser reconhecida legalmente como filha por Luís Galvão, mostrando-se mais flexível que a mãe.
enfrenta o assédio de Jão Fera, que violentou Besita.
assassina Ribeiro, como vingança pela morte da mãe.
(FUVEST)
Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.
Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.
O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra:
a persistência dos ataques franceses contra a América, que Portugal vinha tentando colonizar de modo efetivo desde a adoção do sistema de capitanias hereditárias.
os primórdios da aliança que logo se estabeleceria entre as Coroas de Portugal e da França e que visava a combater as pretensões expansionistas da Espanha na América.
a preocupação dos jesuítas portugueses com a expansão de jesuítas franceses, que, no Brasil, vinham exercendo grande influência sobre as populações nativas.
o projeto de expansão territorial português na Europa, o qual, na época da carta, visava à dominação de territórios franceses tanto na Europa quanto na América.
a manifestação de um conflito entre a recém-criada ordem jesuíta e a Coroa portuguesa em torno do combate à pirataria francesa.
(FAMECA) Leia o texto a seguir.
A queda do muro de Berlim, um daqueles raros eventos da história que separam duas eras, tirou muito da névoa ideológica que tanto conturbou o debate intelectual no Brasil e no mundo. A derrubada física dos tijolos trouxe abaixo também um esquema mental que via o mundo partido em três, no qual capitalistas e socialistas buscavam capturar aliados no que então se chamava Terceiro Mundo.
Revista Exame, Ed. 1000, 21/09/2011. p. 62. (Adaptado).
A era a que o texto se refere e que teve fim com a queda do Muro de Berlim era caracterizada:
por uma divisão territorial do trabalho bastante nítida: de um lado, os países industrializados e de outro, os países produtores de matérias-primas.
pela multipolarização, com diversas potências lutando entre si por áreas de influência comercial, conformando blocos comerciais.
pela organização dos países produtores de matérias-primas em um bloco político denominado terceiro mundo, que se opunha aos países ricos.
pela divisão do mundo em três grandes regiões culturais: o mundo desenvolvido ocidental, o socialista oriental e o subdesenvolvido do sul.
pela divisão do mundo em dois grandes blocos: capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela União Soviética.
O texto se refere à Era ou período conhecido como Ordem da Guerra Fria, na qual se opunham dois blocos com sistemas políticos, econômicos e ideológicos diferentes, o capitalista e o socialista, ambos interessados em estender suas áreas de influência sobre o mundo pobre, formado pela África, Ásia e América Latina, genericamente denominado na época de Terceiro Mundo.
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