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Questão 01 - Geografia - GG - Exercícios - Capítulo 2 - Cartografia - BY NC 3.0BR

(Ueg 2017) Observe a figura a seguir.

Fonte: . Acesso em: 17 ago. 2016.

Os tipos de projeções cartográficas representados na figura são, respectivamente: 



( a )

cilíndrica, azimutal e cônica 

( b )

azimutal, cilíndrica e cônica

( c )

cônica, azimutal e cilíndrica

( d )

azimutal, cônica e cilíndrica

( e )

cilíndrica, cônica e azimutal

Resposta:

B

As projeções indicadas são respectivamente: azimutal ou plana, cuja superfície terrestre se projeta sobre um plano em determinado ponto deformando as áreas que se distanciam do ponto central; cilíndrica, onde os paralelos e meridianos são projetados sobre um cilindro; cônica, que projeta a esfera terrestre por meio de um cone resultando em uma configuração afunilada.

Questão 01 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 1 - Text Comprehension; Personal Pronouns; Reflexive & Emphasizing Pronouns - BY NC 3.0BR

https://www.chathamhouse.org/publications/twt/archive/view/198545# 

O anúncio acima foi publicado pela Chatham House do the Royal Institute of International Affairs, que é um instituto independente baseado em Londres. A missão do Chatham House, segundo seu próprio site, é a de ajudar a construir um mundo sustentável, próspero e seguro. Pode-se inferir do anúncio acima que seu objetivo principal é o de:



( a )

despertar no usuário da internet o sentido de respeito á propriedade alheia. 

( b )

lembrar a população da necessidade de manter as ruas limpas.

( c )

proteger usuários de mensagens eletrônicas que possam trazer vírus. 

( d )

incentivar usuários da internet a criar senhas mais fortes para melhor proteção. 

( e )

convidar usuários da internet a visitar o site cujo endereço é sugerido no anúncio.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - Introdução à porcentagem - BY NC 3.0BR

O lote onde a casa de Sofia foi construída tem 840 m². A casa ocupa 25,5% desse espaço, a garagem 6,5% e o restante é o jardim. A quantidade de metros quadrados ocupado pelo jardim é 



( a )

571,2 m² 

( b )

211,2 m² 

( c )

54,6 m² 

( d )

453 m² 

( e )

276,97 m²

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - Variações percentuais - BY NC 3.0BR

(UEFS) Em uma mesma semana, a cotação do dólar, em relação ao real, sofreu grande variação: na quarta-feira, o valor do dólar subiu 10% em relação ao de segunda-feira e, na sexta-feira, baixou 5% em relação ao de quarta-feira.

Nessas condições, o aumento da cotação do dó- lar, na sexta-feira, em relação à segunda-feira, correspondeu a:



( a )

3,2%

( b )

3,7%

( c )

4,0%

( d )

4,2%

( e )

4,5%

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - Conhecimentos geométricos: introdução às figuras geométricas planas - BY NC 3.0BR

As medidas x nas figuras I e II a seguir são, respectivamente



( a )

18° e 30°  

( b )

30° e 18°  

( c )

30° e 25° 

( d )

25° e 30°  

( e )

15° e 20°

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - O triângulo retângulo - BY NC 3.0BR

(IFSP) Ao ligar, por segmentos de retas, os pontos médios dos lados de um quadrado de lado 60 cm, obtém-se um quadrilátero, cujo perímetro é, em centímetros: 



( a )

30  

( b )

60  

( c )

90  

( d )

120  

( e )

150

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - Aceleração escalar média - BY NC 3.0BR

“Pesquisadores testam velocidade de animais em campo aberto”

Quando um jovem antílope se afasta demais do rebanho, o guepardo, antes deitado sobre vegetação, salta – e, com uma explosão de velocidade sem igual no mundo natural, abate sua próxima refeição.

Ou era isso que pensávamos. Mas o primeiro estudo a coletar dados sobre os movimentos do animal na natureza revela que, ao contrário da opinião popular, a velocidade do guepardo não é sua única arma na caçada. Seu sucesso como predador também depende de seus reflexos quase instantâneos e de sua capacidade de acelerar mais rápido que uma Ferrari.

Determinar a velocidade com que animais correm não é nada fácil. Em zoológicos, guepardos cativos correndo em linha reta podem atingir velocidades de até 29 metros por segundo – quase 105 km/h, mais que o dobro da velocidade máxima conseguida por um corredor humano. Mas ninguém foi capaz de determinar se os animais de fato atingem essas velocidades na natureza.”

Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/pesquisadores_desenvolvem_teste_de_velocidade_para_guepardos_selvagens. html. Acessado em 14/08/2017 às 20:52

O texto mostra os resultados de pesquisas feitas com guepardos que cresceram em cativeiros. Suponha que os guepardos partiram do repouso e atingiram as velocidades apresentadas no textos em apenas 2,5 s. Nessa situação, a aceleração escalar média do guepardo, em m/s² é de:



( a )

9,5. 

( b )

11,6. 

( c )

14,5. 

( d )

29. 

( e )

42.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 1 - Texto Literário x Texto Não Literário - BY NC 3.0BR

(UERJ – 2012)

Sobre a origem da poesia 

A origem da poesia se confunde com a origem da própria linguagem. 

Talvez fizesse mais sentido perguntar quando a linguagem verbal deixou de ser poesia. Ou: qual a origem do discurso não poético, já que, restituindo laços mais íntimos entre os signos e as coisas por eles designadas, a poesia aponta para um uso muito primário da linguagem, que parece anterior ao perfil de sua ocorrência nas conversas, nos jornais, nas aulas, conferências, discussões, discursos, ensaios ou telefonemas [...] 

No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam nossa relação com as coisas, impedindo nosso contato direto com elas. A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo [...] 

Já perdemos a inocência de uma linguagem plena assim. As palavras se desapegaram das coisas, assim como os olhos se desapegaram dos ouvidos, ou como a criação se dasapegou da vida. Mas temos esses pequenos oásis — os poemas — contaminando o deserto de referencialidade.

ARNALDO ANTUNES

No último parágrafo, o autor se refere à plenitude da linguagem poética, fazendo, em seguida, uma descrição que corresponde à linguagem não poética, ou seja, à linguagem referencial.

Pela descrição apresentada, a linguagem referencial teria, em sua origem, o seguinte traço fundamental: 



( a )

O desgaste da intuição 

( b )

A dissolução da memória 

( c )

A fragmentação da experiência 

( d )

O enfraquecimento da percepção

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - Aceleração: Tangencial; Centrípeta e Vetorial - BY NC 3.0BR

Um motorista imprudente trafega em uma pista retilínea e horizontal quando avista um sinal amarelo e decide tentar passar antes que mude para o vermelho, para tanto pisa no acelerador. Dentre as alternativas, a que melhor representa o vetor velocidade () e o vetor aceleração () no instante em que o acelerador é acionado é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulos 2 e 3 - Leis da reflexão da luz e estudo do espelho plano - BY NC 3.0BR

(IFSC - Adaptada) Observe a figura abaixo, na qual, três espelhos planos estão dispostos. Um raio luminoso incide sobre um dos espelhos (E1 ), formando um ângulo de 15° com a sua superfície. Esse raio, depois de sucessivas reflexões emerge do espelho E3 com um ângulo de 35° com a sua superfície. Fazendo uso de seus conhecimentos sobre as leis da reflexão, analise as afirmações abaixo e as classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O ângulo α vale 110°.

( ) A reflexão da luz pode ser difusa ou especular, mas as leis da reflexão só valem para a reflexão especular.

( ) Uma das leis da reflexão coloca que o raio de luz incidente, a reta normal e o raio de luz refletido são concêntricos, ou seja, pertencem ao mesmo plano.

( ) No fenômeno de reflexão, o ângulo de incidência (entre o raio incidente e a reta normal) é sempre igual ao ângulo de reflexão (entre a reta normal e o raio refletido).

( ) O espelho é qualquer superfície plana onde ocorre a reflexão especular.

( ) As leis da reflexão também se aplicam à reflexão de objetos.

Resposta:

V – F – F – V – F – V.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - Chuva de ideias - BY NC 3.0BR

O QUE A VITÓRIA ESTÁ FAZENDO? QUAL HISTÓRIA ELA ESTÁ LENDO?

ESSA HISTÓRIA TEM PORQUINHOS? E LOBO?

VOCÊ GOSTA DE OUVIR HISTÓRIAS? CONHECE ALGUMA HISTÓRIA DE PORQUINHOS?

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Os dedos das mãos - BY NC 3.0BR

QUANTOS DEDOS TEM CADA MÃO?

VAMOS DAR NOMES AOS DEDOS?

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Eu tenho pés - BY NC 3.0BR

COLE AQUI AS MARCAS DOS PÉS QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS FIZERAM.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Registrar (pg. 11) - BY NC 3.0BR

PINTE A FOLHA COM TINTAS COLORIDAS.

SEU PROFESSOR COLARÁ A FOTOGRAFIA DA TURMA BRINCANDO COM A COBRA DE PANO.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Sou gente - Exercício - Abre e fecha: Onde está sua foto - BY NC 3.0BR

ABRE E FECHA: ONDE ESTÁ A SUA FOTO?

PINTE A FOLHA COM TINTA.

MOSTRE ONDE ESTÁ A SUA FOTO E FALE O SEU NOME.

Questão 01 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 2 - Text Comprehension - BY NC 3.0BR

Brazil: Yellow fever

Brazil: Disease Outbreak News, 24 February 2017

WHO*: risk assessment

The growing number of reported cases, the detection of yellow fever circulation in new states, and the occurrence of epizootics in areas that were previously not considered at risk of yellow fever transmission indicate that the geographic extent of the outbreak is increasing. Although Brazilian health authorities have swiftly implemented a series of public health measures to control the outbreak, including mass vaccination campaigns, it may take some time to reach optimal coverage in some of populations are dispersed and live in remote locations.

The areas at risk as a large portion of the affected It is, therefore, expected that in the near term additional cases will continue to be detected.

To date, in the three states with laboratory-confirmed yellow fever human cases, there has been no evidence of transmission by Aedes aegypti; nevertheless, entomological indices in urban centers of these three states are sufciently high for sustaining arbovirus transmission, as evidenced by documented outbreaks of dengue, chikungunya and Zika outbreak in late 2016.

The reports of suspected epizootics in the rural areas of states bordering Argentina, Paraguay, and Bolivia are a cause of concern as the outbreak may potentially spread to one or more of these countries due to favourable conditions for yellow fever transmission and suboptimal levels of vaccination coverage. The introduction of the virus in these countries could potentially trigger large epidemics of yellow fever.

The risk of international spread cannot be formally ruled out but this risk is currently considered to be very low and limited to unvaccinated travellers returning from affected areas. Viraemic returning travelers may pose a risk for the establishment of local cycles of yellow fever transmission predominantly in areas where the competent vector is present.

WHO advice

Advice to travellers planning to visit areas at risk for yellow fever transmission in Brazil include vaccination against yellow fever at least 10 days prior to the travel; observation of measures to avoid mosquito bites, awareness of symptoms and signs of yellow fever, promotion of health care seeking behavior while traveling and upon return from an area at risk for yellow fever transmission.

As per Annex 7 of the IHR ** a single dose of yellow fever vaccine is sufcient to confer sustained immunity and life-long protection against yellow fever disease. If, on medical ground, a traveller cannot be vaccinated against yellow fever, this must be certied by the relevant authorities as per Annex 6 and Annex 7 of the IHR.

The WHO Secretariat does not recommend restriction of travel and trade with Brazil on the basis of the information currently available.

Adapted from who.int, 24/02/2017

*WHO: World Health Organization **IHR: International Health Report

(USS-Vassouras) This text about yellow fever in Brazil was published on February 24th, 2017. By the date the article was published, the spread of the disease had been confirmed in:



( a )

less than four Brazilian states. 

( b )

many important urban centres. 

( c )

three bordering countries’ rural areas. 

( d )

some international travellers’ countries.

Questão 01 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 3 - Text Comprehension; Simple Present & Ppresent Continuous - BY NC 3.0BR

Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains* or complex nervous systems.

Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable* levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufciently poor. In a set* of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split* their roots* between two pots. Both pots had the same amount* of nutrients on average*, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched* the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer? When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.

The New York Times, June 30, 2016. Adaptado.

Glossary * brains: cérebros * unpredictable: imprevisíveis * set: conjunto * split: dividiu * roots: raízes * on average: em media * switched: trocaram *  amount: montante; quantidade

(Fuvest) Segundo uma das conclusões dos experimentos relatados no texto, as plantas de ervilha demonstraram: 



( a )

sensibilidade aos gestos humanos agressivos. 

( b )

ter sistemas nervosos complexos. 

( c )

graus distintos de tolerância à umidade do solo. 

( d )

capacidade de escolhas adaptativas conforme o meio. 

( e )

comportamento previsível no processo de florescimento.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - Introdução às funções - BY NC 3.0BR

A lei de uma função é dada por f(x) = 2x³ + ax + b. Determine os valores de a e b, sabendo que f(1) = 0 e f(–1) = 2.

Resposta:

a = – 3 e b = 1.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 2 - Conhecimentos de estatística e probabilidade: tabelas e matrizes - BY NC 3.0BR

(ENEM) O Ministério da Saúde e as unidades federadas promovem frequentemente campanhas nacionais e locais de incentivo à doação voluntária de sangue, em regiões com menor número de doadores por habitante, com o intuito de manter a regularidade de estoques nos serviços hemoterápicos. Em 2010, foram recolhidos dados sobre o número de doadores e o número de habitantes de cada região conforme o quadro a seguir.

Os resultados obtidos permitiram que estados, municípios e o governo federal estabelecessem as regiões prioritárias do país para a intensificação das campanhas de doação de sangue.

A campanha deveria ser intensificada nas regiões em que o percentual de doadores por habitantes fosse menor ou igual ao do país.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2013 (adaptado)

As regiões brasileiras onde foram intensificadas as campanhas na época são:



( a )

Norte, Centro-Oeste e Sul. 

( b )

Norte, Nordeste e Sudeste. 

( c )

Nordeste, Norte e Sul. 

( d )

Nordeste, Sudeste e Sul. 

( e )

Centro-Oeste, Sul e Sudeste.​

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 6 - Simetrias e congruências - BY NC 3.0BR



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 2 - Velocidade escalar média - BY NC 3.0BR

(ENEM PPL) Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis. A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e o tempo é medido por um circuito eletrônico. O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de 40 km/h, sem receber uma multa, é de:



( a )

0,05 

( b )

11,1 

( c )

0,18 

( d )

22,2 

( e )

0,50

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 5 - Movimento uniformemente variado (MUV) - BY NC 3.0BR

(UFJF)

Uma pequena aeronave não tripulada, de aproximadamente dois metros de comprimento, chamada x-43a, foi a primeira aeronave hipersônica que utilizou com sucesso um sistema de propulsão por foguete chamado scramjet. Ao contrário de foguetes, que devem carregar tanto o combustível quanto o comburente, os scramjets transportam apenas combustível e utilizam como comburente o oxigênio da atmosfera. Isso reduz o peso, aumentando sua eficiência. assim, durante os testes, o x-43a, partindo do repouso, conseguiu atingir incríveis 12.150 km/h (3.375 m/s) durante os dez primeiros segundos de voo.

Fonte: adaptado de: . Acesso em: 01/09/2016.

Com base nessa noticia, e considerando que a aceleração da aeronave permaneceu constante durante todo o teste, podemos dizer que o x-43a percorreu uma distância de : 



( a )

16, 875 km. 

( b )

33,730 km. 

( c )

242, 850 km. 

( d )

3. 337, 0 km. 

( e )

12. 446, 0 km.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 3 - Renascimento Artístico e Cultural - BY NC 3.0BR

(Espcex (Aman) 2017) Leia o soneto a seguir e marque a alternativa correta quanto à proposição apresentada.

Se amor não é qual é este sentimento? Mas se é amor, por Deus, que cousa é a tal? Se boa por que tem ação mortal? Se má por que é tão doce o seu tormento?

Se eu ardo por querer por que o lamento Se sem querer o lamentar que val? Ó viva morte, ó deleitoso mal, Tanto podes sem meu consentimento.

E se eu consinto sem razão pranteio. A tão contrário vento em frágil barca, Eu vou por alto-mar e sem governo.

É tão grave de error, de ciência é parca Que eu mesmo não sei bem o que eu anseio E tremo em pleno estio e ardo no inverno.

O artista do Classicismo, para revelar o que está no universo, adota uma visão:



( a )

subjetiva. 

( b )

idealista. 

( c )

racionalista. 

( d )

platônica. 

( e )

negativa.

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 10 - Resultante das Forças - BY NC 3.0BR

Sabendo que e A = 6N e B = 8 N, determine a intensidade da resultante nos seguintes casos:

a) 

b) 

c)

Resposta:

a) R = 14 N

b) R = 2 N

c) R = 10 N

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Os artistas - BY NC 3.0BR

A DANÇA DOS DEDINHOS

PASSE OS DEDOS NA TINTA. DEPOIS, FAÇA-OS DANÇAR NA FOLHA ATÉ ELA FICAR BEM COLORIDA.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Quantos anos você tem? - BY NC 3.0BR

NAS IMAGENS AS CRIANÇAS ESTÃO MOSTRANDO QUANTOS ANOS TÊM.

MARQUE A IMAGEM DA CRIANÇA QUE TEM A MESMA IDADE QUE VOCÊ.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - Os porquinhos e seus instrumentos musicais - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DO NOME DOS TRÊS PORQUINHOS? FALE O NOME DELES.

COLE AS FIGURAS DOS PORQUINHOS TOCANDO OS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Chuva de ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ CONHECE ESTE BICHO NA IMAGEM?

ELE TEM MÃOS?

TEM PÉS?

TEM CABEÇA?

SERÁ QUE ELE ANDA? 

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Sou gente - Exercício - Registrar - BY NC 3.0BR

VOCÊ BRINCOU DE VER SEU ROSTO NO ESPELHO.

APONTE AS PARTES DO SEU ROSTO E FALE O NOME DELAS.

DEPOIS, DESENHE O SEU ROSTO.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - O Corpo - Exercício - Lá vem cantoria (pg. 12) - BY NC 3.0BR

CANTE, DANCE, BATA PALMAS, BATA OS PÉS E ESTIQUE OS BRAÇOS AO SOM DA MÚSICA “A COBRA NÃO TEM PÉ".

A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO. COMO É QUE A COBRA SOBE NO PEZINHO DE LIMÃO?

ELA VAI SUBINDO, VAI, VAI, VAI. VAI SE ENROLANDO, VAI, VAI, VAI.

A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO. COMO É QUE A COBRA DESCE DO PEZINHO DE LIMÃO?

ELA VAI DESCENDO, VAI, VAI, VAI. VAI SE DESENROLANDO, VAI, VAI, VAI.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas