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Questão 105 - ENEM 2019 - 2º dia - Rosa

A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veiculo aéreo não tripulado (vant). Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias. A figura ilustra como uma seqüência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais.

O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m s-1. A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1.

Natural Resources Canada. Concepts of Aerial Photography. Disponível em: www.nrcan. gc.ca. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado)

Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?



( a )

40 segundos.

( b )

32 segundos.

( c )

28 segundos.

( d )

16 segundos.

( e )

8 segundos.

Resposta:

Representando as medidas de comprimento e ângulo pertinentes ao estado pedido: No triângulo ABC: A partir do segmento BC Observando o segmento BE Como o avião executa movimento uniforme:

Questão 105 - ENEM 2020 - 2° dia - Azul

Os manuais de refrigerador apresentam a recomendação de que o equipamento não deve ser instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol. A instalação em local inadequado prejudica o funcionamento do refrigerador e aumenta o consumo de energia.

O não atendimento dessa recomendação resulta em aumento do consumo de energia porque



( a )

o fluxo de calor por condução no condensador sofre considerável redução.

( b )

a temperatura da substância refrigerante no condensador diminui mais rapidamente.

( c )

o fluxo de calor promove significativa elevação da temperatura no interior do refrigerador.

( d )

a liquefação da substância refrigerante no condensador exige mais trabalho do compressor.

( e )

as correntes de convecção nas proximidades do condensador ocorrem com maior dificuldade.

Resposta:

Um refrigerador tem por função retirar calor da fonte fria (parte interna do dispositivo) e liberar calor para a fonte quente (ambiente externo), através do condensador.

Se o refrigerador for instalado próximo a uma fonte de calor, a diferença de temperatura entre o condensador e o ambiente se reduz, dificultando o fluxo de calor para o ambiente, tanto por irradiação (fator preponderante), assim como condução (mas, não “considerável”, como propõe a opção A). Isso tenderia a baixar a eficiência do refrigerador.

Assim, para manter a eficiência, o refrigerador deve aumentar a diferença de temperatura entre o condensador e o ambiente. Isso é possível aumentando-se ainda mais a temperatura do fluido operante, que ocorre durante a compressão adiabática,

Dessa forma, exige-se um trabalho maior do compressor sobre o fluido, obrigando um consumo maior de energia elétrica.

Questão 14 - UNICAMP 2011 1ª fase - Provas Q e Z

Acidentes de trânsito causam milhares de mortes todos os anos nas estradas do país. Pneus desgastados (“carecas”), freios em péssimas condições e excesso de velocidade são fatores que contribuem para elevar o número de acidentes de trânsito.

Para trocar os pneus de um carro, é preciso ficar atento ao código de três números que eles têm gravado na lateral. O primeiro desses números fornece a largura (L) do pneu, em milímetros. O segundo corresponde à razão entre a altura (H) e a largura (L) do pneu, multiplicada por 100. Já o terceiro indica o diâmetro interno (A) do pneu, em polegadas. A figura abaixo mostra um corte vertical de uma roda, para que seja possível a identificação de suas dimensões principais.

Suponha que os pneus de um carro têm o código 195/60R15. Sabendo que uma polegada corresponde a 25,4 mm, pode-se concluir que o diâmetro externo (D) desses pneus mede 



( a )

1031 mm.

( b )

498 mm.

( c )

615 mm.

( d )

249 mm.

Resposta:

Como o código é 195/60R15, a partir do enunciado tem-se:

e

Pela fi gura, conclui-se que:

D = 2H + A D = 2 · 117 + 381 D = 651 mm

Questão 15 - FGV-SP 2012 Economia - 1ª fase - Prova 001 - Caderno 1

Um cubo de aresta 12 cm é seccionado duas vezes, formando três prismas de bases triangulares, sendo dois deles congruentes, como mostra a figura 1. Em seguida, o cubo é novamente seccionado, como indicam as linhas tracejadas na figura 2, de modo que os dois cortes feitos dividem o cubo original em três prismas de bases triangulares, sendo dois deles congruentes, como no primeiro caso. Ao final de todas as secções, o cubo foi dividido em nove peças.

O volume da peça final que contém o vértice P, em cm³, é igual a



( a )

144.

( b )

152. 

( c )

288. 

( d )

432.

( e )

466.

Resposta:

A peça final é uma pirâmide de base quadrada, como mostra a figura.

O volume V pedido é:

Resposta: A

Questão 15 - ENEM 2016 1° dia - Caderno 3 - Branco - 2ª Aplicação

O processo ambiental ao qual a charge faz referência tende a se agravar em função do(a)



( a )

expansão gradual das áreas de desertificação. 

( b )

aumento acelerado do nível médio dos oceanos. 

( c )

controle eficaz da emissão antrópica de gases poluentes.

( d )

 crescimento paulatino do uso de fontes energéticas alternativas.

( e )

dissenso político entre países componentes de acordos climáticos internacionais. 

Resposta:

A charge faz referência ao processo ambiental conhecido como aquecimento global, que pode ser agravado pelo aumento das emissões antrópicas dos gases de efeito estufa (GEEs). Na comunidade internacional, acordos multilaterais são fundamentais para controlar as emissões provocadas, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis. No entanto, divergências políticas entre os Estados dificultam o estabelecimento de metas eficazes que podem conter o aumento da temperatura média do planeta.

Questão 15 - UNICAMP 2018 2ª Fase - 3º dia - Ciências da natureza

Apesar de ser um combustível alternativo em relação aos combustíveis fósseis, o gás hidrogênio apresenta alguns problemas em seu uso direto. Uma alternativa é produzir o gás hidrogênio por eletrólise da água, para depois utilizá-lo na síntese do ácido fórmico, a partir da hidrogenação catalítica de gás carbônico. A possibilidade de utilizar o ácido fórmico como combustível tem feito crescer a demanda mundial por esse produto. A figura abaixo ilustra como seria o ciclo de produção e consumo do ácido fórmico, conforme indica o texto.

a) Considerando as informações do texto e a figura ao lado, cite duas vantagens em se adotar a alternativa descrita.

b) A reação de síntese do ácido fórmico a partir da hidrogenação catalítica de gás carbônico, em fase gasosa, apresenta um valor muito pequeno de constante de equilíbrio. Visando a aumentar o seu rendimento, imagine que sejam promovidos, separadamente, um aumento do volume e um aumento da temperatura da mistura reacional em equilíbrio. Preencha a tabela abaixo de modo a informar o que ocorre com a quantidade de ácido fórmico. Use as palavras aumenta ou diminui e justifique cada escolha no espaço correspondente.

Na temperatura da síntese, considere que as entalpias de formação do gás carbônico, do ácido fórmico e do hidrogênio são (em kJ∙mol-1) -394, -363 e 0, respectivamente.

Resposta:

a) Baseando-se no enunciado e na figura, as duas vantagens em adotar esse processo seriam o uso de fontes não poluentes (eletricidade obtida a partir da energia eólica e solar) para a eletrólise da água; além disso, o CO2 produzido na combustão é usado no processo de hidrogenação catalítica do ácido fórmico, não acarretando um aumento de CO2 atmosférico.

b) Reação de síntese do ácido fórmico (HCOOH).

  Aumento de volume Aumento da temperatura

Quantidade de  ácido fórmico

Diminui Aumenta Justificativa O aumento do volume faz com que a pressão do sistema diminua. Assim, o equilíbrio se desloca para o lado com maior número de mols de componentes gasosos (formação de CO2 e H2). Como a reação é endotérmica (ΔH = +31 kJ), o equilíbrio é deslocado para a direita (formação de HCOOH).

 

Questão 15 - UNESP 2018 1ª Fase

A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vicio de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que ma tara sede, e aí ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.

O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado. 

Ha meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parle era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o senti mento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve. ainda que raros. em que o escravo de contrabando. apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raro. apenas ladinos, pediam ao senhor que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora, quitandando.

Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse. Punha anúncios nas folhas públicas. com os sinais do fugido, o nome. a roupa. o defeito flsico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia de gratificação. Quando não vinha a quantia, vinha promessa: 'gratificar-se-á generosamente" - ou "receberá uma boa gratificação. Muita vez o anúncio trazia em cima ou ao lado uma vinheta. figura de preto, descalço, correndo. vara ao ombro, e na ponta uma trouxa. Protestava-se com todo o rigor da lei contra quem o acoitasse. Ora. pegar escravos fugidios era um oficio do tempo. Não seria nobre, mas por ser instrumento da força com que se mantém a lei e a propriedade, trazia esta outra nobreza implícita das ações reivindicadoras. Ninguém se metia em tal oficio por desfastio ou estudo; a pobreza, a necessidade de uma achega. a inaptidão para outros trabalhos, o acaso, e alguma vez o gosto de servir também, ainda que por outra via, davam o impulso ao homem que se sentia bastante rijo para pôr ordem á desordem. .1998

(Contos. uma antologia )

Em "Protestava-se com todo o rigor da lei contra quem o acoitasse." (4° parágrafo), o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o texto, por: 



( a )

 escondesse.

( b )

denunciasse. 

( c )

agredisse. 

( d )

incentivasse.

( e )

ignorasse. 

Resposta:

Como se pode perceber pelo contexto, "acoitar" significa "esconder". O autor discorre sobre como se construíam os anúncios que buscavam recuperar escravos fugidos. Formulava-se, assim, um protesto contra quem os escondesse.

Questão 15 - Albert Einstein 2018 Vestibular de Verão - Graduação Medicina

Um parque tem 3 pistas para caminhada, X, Y e Z. Ana deu 2 voltas na pista X, 3 voltas na pista Y e 1 volta na pista Z, tendo caminhado um total de 8420 metros. João deu 1 volta na pista X, 2 voltas na pista Y e 2 voltas na pista Z, num total de 7940 metros. Marcela deu 4 voltas na pista X e 3 voltas na pista Y, num total de 8110 metros. O comprimento da maior dessas pistas, excede o comprimento da menor pista em 



( a )

1130 metros. 

( b )

1350 metros. 

( c )

1570 metros. 

( d )

1790 metros. 

Resposta:

Sejam x, y e z os comprimentos das pistas X, Y e Z, respectivamente.

Do enunciado, tem-se o sistema:

Multiplicando a equação (II) por 4 e adicionando ao triplo da equação (III), obtem-se y = 1610.

Substituindo y = 1610 em (II), obtem-se x = 820.

Substituindo x = 820 e y = 1610 em (I), obtem-se z = 1950.

Portanto, o comprimento da maior dessas pistas excede o comprimento da menor pista em 1130 metros.

Questão 15 - UNICAMP 2017 2ª fase - 2º dia - Matemática e Ciências Humanas

A figura abaixo exibe três círculos no plano, tangentes dois a dois, com centros em A, B, e C e raios de comprimentos a, b e c, respectivamente.

a) Determine os valores de a, b e c, sabendo que a distância entre A e B é de 5 cm, a distância entre A e C é de 6 cm e a distância entre B e C é de 9 cm.

b) Para a = 2 cm e b = 3 cm, determine o valor de c > b de modo que o triângulo de vértices em A, B e C seja retângulo.

Resposta:

a) Do enunciado tem-se a figura abaixo:

   

Somando as três equações: 2a + 2b + 2c = 20

Logo 

Resposta: a = 1 cm, b = 4 cm e c = 5 cm.

b) Com a = 2 e b = 3, tem-se a figura abaixo:

Com c>3, a hipotenusa é o lado BC. Assim:

Resposta: c = 10 cm.

Questão 15 - FCMSCSP 2019 - Prova de conhecimentos específicos e redação

Em um canteiro de obras, um tubo cilíndrico oco de massa 54 kg e comprimento 1,5 m, aberto em suas duas extremidades, é mantido suspenso na horizontal, em repouso, por um guindaste. O tubo é preso ao gancho do guindaste por duas cordas ideais, A e B, de mesmo comprimento, como representado na figura.

Devido ao vento que sopra próximo à extremidade do tubo, ocorre ressonância em seu interior e é possível ouvir o som emitido nesse fenômeno. Considerando a velocidade de propagação do som na região igual a 345 m/s e adotando g = 10 m/s2, calcule, enquanto o tubo permanece em repouso:

a) a frequência do som emitido por ele, em Hz, sabendo que a ressonância dentro do tubo ocorre de acordo com o modo fundamental de vibração.

b) a intensidade da força de tração, em N, em cada uma das cordas A e B.

Resposta:

a) Como o tubo é aberto nas duas extremidades, pode-se identificar que o som fundamental tem dois ventres nas extremidades, como ilustrado a seguir.

Como a distância entre dois ventres consecutivos corresponde à metade do comprimento de onda, tem-se:

De acordo com a equação fundamental da ondulatória, tem-se:

b) Por simetria, pode-se concluir que as trações nas cordas A e B possuem mesma intensidade. Assim, tem-se o seguinte esquema de forças:

Questão 15 - FUVEST 2019 1ª Fase - Prova V

Em uma fábrica, um técnico deve medir a velocidade angular de uma polia girando. Ele apaga as luzes do ambiente e ilumina a peça somente com a luz de uma lâmpada estroboscópica, cuja frequência pode ser continuamente variada e precisamente conhecida. A polia tem uma mancha branca na lateral. Ele observa que, quando a frequência de flashes é 9 Hz, a mancha na polia parece estar parada. Então aumenta vagarosamente a frequência do piscar da lâmpada e só quando esta atinge 12 Hz é que, novamente, a mancha na polia parece estar parada. Com base nessas observações, ele determina que a velocidade angular da polia, em rpm, é



( a )

2.160 

( b )

1.260 

( c )

309 

( d )

180 

( e )

36

Resposta:

Quando a frequência do flash é 9 Hz, a polia executa n voltas a cada disparo do flash. Como essa frequência corresponde a um intervalo de tempo de :   A mancha volta a ficar parada (admitindo na mesma posição) quando a frequência do flash é 12 Hz. Nessa situação, a polia realiza (n-1) voltas, a cada disparo do flash. Como a frequência de 12 Hz corresponde a um intervalo de tempo de :  

Dessa forma:

Assim, o período da polia é definido por:

Já a velocidade angular  é dada por:

 

Questão 15 - UNICAMP 2010 2ª fase - Física e Geografia

Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda às questões:

“Sobre a cabeça os aviões Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões Meu nariz. Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no planalto central do país.”

a) O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traça um retrato “cantado” do Brasil. Segundo algumas interpretações, na música Tropicália o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil, principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?

b) Brasília, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construção no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Império. Aponte duas justificativas para a construção de Brasília.

Resposta:

a) No segundo verso, a canção se refere ao rodoviarismo como opção de transporte (após a chegada das montadoras de automóveis) e integração do território. O sétimo verso se refere à inauguração de Brasília, ocorrida em 1960.

b) Justificativas simbólicas: construir uma nova capital seria como construir um novo Brasil; ela seria o símbolo irradiador de um suposto progresso e legitimaria o poder central em todo o território (segurança nacional). Justificativas políticas: a construção de Brasília buscou isolar o poder central das pressões políticas das massas urbanas do eixo RJ-SP; representa uma tentativa de diminuir o risco da tomada da capital do país por revoltas sociais e em suposto ataque ou invasão estrangeira do território brasileiro pelo litoral.

Justificativas econômicas: Brasília favoreceria o contato entre a faixa litorânea e o interior do país, criando um elo entre áreas dinâmicas e estagnadas, o que possibilitaria maior integração do território e o rompimento com o padrão espacial dos “arquipélagos”. Ou seja, a construção de Brasília visava à ocupação efetiva da porção central do território, à interiorização do povoamento e à integração regional; alavancaria a industrialização em curso no país, com a abertura e consolidação de mercados; constituiria um polo para absorver excedentes demográficos de áreas rurais mais valorizadas; seria um “nó” da rede viária em construção e ponto de partida para a abertura de novas frentes de expansão do capital e para a geração de empregos.

Questão 15 - UNICAMP 2011 2ª fase - Língua Portuguesa e Matemática

O perfil lipídico é um exame médico que avalia a dosagem dos quatro tipos principais de gorduras (lipídios) no sangue: colesterol total (CT), colesterol HDL (conhecido como “bom colesterol”), colesterol LDL (o “mau colesterol”) e triglicérides (TG). Os valores desses quatro indicadores estão relacionados pela fórmula de Friedewald: CT = LDL + HDL + TG/5. A tabela abaixo mostra os valores normais dos lipídios sanguíneos para um adulto, segundo o laboratório SangueBom.

a) O perfil lipídico de Pedro revelou que sua dosagem de colesterol total era igual a 198 mg/dl, e que a de triglicérides era igual a 130 mg/dl. Sabendo que todos os seus indicadores estavam normais, qual o intervalo possível para o seu nível de LDL?

b) Acidentalmente, o laboratório SangueBom deixou de etiquetar as amostras de sangue de cinco pessoas. Determine de quantos modos diferentes seria possível relacionar essas amostras às pessoas, sem qualquer informação adicional. Na tentativa de evitar que todos os exames fossem refeitos, o laboratório analisou o tipo sanguíneo das amostras, e detectou que três delas eram de sangue O+ e as duas restantes eram de sangue A+. Nesse caso, supondo que cada pessoa indicasse seu tipo sanguíneo, de quantas maneiras diferentes seria possível relacionar as amostras de sangue às pessoas?

Resposta:

a) Se CT = 198 e TG = 130, então 198 = LDL + HDL +130/5, de modo que HDL = 172 – LDL. Como Pedro tem indicadores normais, seu HDL satisfaz as inequações 40 ≤ HDL ≤ 60. Assim, temos 40 ≤ 172 – LDL ≤ 60, ou seja, –132 ≤ –LDL ≤ –112, ou ainda, 112 ≤ LDL ≤ 132. Entretanto, como o valor do LDL não deve ultrapassar 130, concluímos que 112 mg/dl ≤ LDL ≤ 130 mg/dl.

Resposta: O nível de LDL de Pedro, em mg/dl, pertence ao intervalo [112, 130].

b) O número de maneiras de relacionar as amostras às pessoas é igual a P5 = 5! = 120. Se 3 pessoas possuem sangue O+, então há P3 = 3! = 6 maneiras de relacioná-las às amostras desse tipo sanguíneo. Além disso, há P2 = 2! = 2 maneiras de relacionar as pessoas com sangue A+ às amostras correspondentes. Logo, existem P3.P2 = 6.2 = 12 modos de relacionar as pessoas às amostras de sangue.

Resposta: Sem informações adicionais, há 120 modos de relacionar as pessoas às amostras de sangue. Conhecendo o tipo sanguíneo, o número de maneiras diferentes cai para 12.

Questão 15 - UNICAMP 2012 2ª fase - Ciências da natureza

A malária é a principal parasitose dos países tropicais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há mais de 200 milhões de casos de malária a cada ano e 500 mil deles ocorrem no Brasil. Até hoje, a principal forma de combate à malária consiste no controle do vetor de seu agente etiológico. No entanto, em estudo publicado na revista Science em setembro de 2011, cientistas anunciaram que vacinas produzidas a partir de células inteiras do agente causador da malária, depois de submetidas a uma dose letal de radiação y, deram bons resultados em estudos preliminares realizados inclusive com humanos.

 

a) Qual é o agente causador da malária? E qual é o seu vetor?

b) Qual é a importância do tratamento das células dos agentes causadores da malária com dosagem letal de radiação? Como células mortas podem agir como vacina?

 

Resposta:

a)

O agente causador da malária é o protozoário do gênero Plasmodium, e o vetor é o mosquito Anopheles.

 

b)

A importância da radiação com dose letal é impedir que o protozoário permaneça vivo e cumpra seu ciclo de vida. As células mortas podem agir como vacina porque componentes das células mortas, ao serem administrados a um organismo, podem ser reconhecidos como antígenos e estimular a produção de anticorpos.

 

Comentários

A questão foi considerada entre média e difícil (IF 0,41), com índice de discriminação moderado para forte (ID 0,58). O item a da questão abrangia um conteúdo clássico para o ensino médio, exigindo conhecimento específico sobre uma doença parasitária, porém muitos candidatos erraram esse item. O item b exigia conhecimento sobre vacinas, e aqui os candidatos tiveram muita dificuldade em expressar o seu conhecimento sobre o assunto. Os textos das respostas normalmente eram longos e confusos.

Questão 15 - UNICAMP 2021 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Exatas e Tecnológicas / Humanas e Artes - E e G

Em uma entrevista, a escritora nigeriana Ayobami Adebayo refletiu sobre os personagens principais (Yejide e Akin) e o contexto sociopolítico de seu romance Stay With Me.

While writing, I also started thinking about the middle class in Nigeria. When Yejide visits her mother-in-law, there’s a very low fence in front of their house. It’s barely a fence. When Yejide and Akin build their own house in the early nineties, they erect a fence that’s higher than the house. You can’t see inside. That was something I observed about architecture in Nigeria—that at some point, probably in the eighties and nineties, when things became quite turbulent and there was all of this insecurity, one of the ways the people who could afford to insulate themselves against what was going on did was to build higher fences, to use money as a shield in a sense. I wanted that political turbulence to play in the background.

(Adaptado de https://www.theparisreview.org/blog/2017/08/08/great-expectations -interview-ayobami-adebayo/. Acessado em 21/07/2020.)

Segundo a autora, as casas e as cercas na Nigéria representam



( a )

o poder aquisitivo da classe média e sua tentativa de se distanciar da realidade política.

( b )

a desigualdade social e seus impactos para a turbulência política enfatizada no romance.

( c )

a tentativa da classe média de exercer um impacto na realidade política nos anos 1980 e 1990.

( d )

a violência e a corrupção dos anos 1980 e 1990 e seus impactos nos personagens do romance.

Resposta:

Lê-se em: “ (...) when things became quite turbulent and there was all of this insecurity, one of the ways the people who could afford to insulate themselves against what was going on did was to build higher fences, to use money as a shield in a sense. I wanted that political turbulence to play in the background.”

Questão 105 - ENEM 2022 2º Dia - Rosa

O quadro mostra valores de corrente elétrica e seus efeitos sobre o corpo humano.

A corrente elétrica que percorrerá o corpo de um indivíduo depende da tensão aplicada e da resistência elétrica média do corpo humano. Esse último fator está intimamente relacionado com a umidade da pele, que seca apresenta resistência elétrica da ordem de 500 kΩ, mas, se molhada, pode chegar a apenas 1 kΩ.

Apesar de incomum, é possível sofrer um acidente utilizando baterias de 12 V. Considere que um indivíduo com a pele molhada sofreu uma parada respiratória ao tocar simultaneamente nos pontos A e B de uma associação de duas dessas baterias.

DURAN, J. E. R. Biofísica: fundamentos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003 (adaptado).

Qual associação de baterias foi responsável pelo acidente?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Observando que, para a pele molhada, a resistência elétrica do corpo humano é igual a 1 kΩ, e que para que a pessoa sofra uma parada respiratória, as intensidades de corrente elétrica nela estabelecida devem variar entre 20 mA e 100 mA, pode-se aplicar a definição de resistência elétrica para esses valores limítrofes.

Para i = 20 mA:

 

Para i = 100 mA:

 

Dessa forma, para que uma pessoa sofra uma parada respiratória ao sofrer um acidente elétrico, deve ser submetida a ddp's entre 20 V e 100 V. Como cada bateria fornece 12 V, uma possibilidade seria associar duas delas em série, de modo que essa associação fornece uma ddp igual a 24 V. Essa associação está corretamente representada na alternativa A.

Questão 105 - ENEM 2023 2º Dia - Azul

Barbatimão é o nome popular de uma árvore cuja casca é utilizada para fins medicinais. Essa casca é constituída principalmente de dois tecidos vegetais: periderme e floema. A extração da casca tem levado à morte muitos indivíduos dessa espécie, quando o corte retira um anel completo ao longo da circunferência do tronco. Aqueles que têm parte da casca retirada sem completar essa circunferência podem sobreviver.

A morte desses indivíduos, decorrente da retirada do anel completo da casca, é provocada pela interrupção da



( a )

fotossíntese.

( b )

transpiração.

( c )

troca de gases.

( d )

formação de brotos.

( e )

nutrição das raízes.

Resposta:

A retirada do anel completo da casca interrompe o fluxo de seiva elaborada (orgânica) para as raízes, realizado pelo floema, impedindo a chegada de nutrientes orgânicos a elas.

Questão 15 - FGV-SP 2015 Administração - 1º semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Uma prova consta de 6 testes de múltipla escolha, com 3 alternativas cada um e apenas uma correta.

Se um aluno “chutar” as respostas de cada teste, isto é, escolher como correta uma alternativa ao acaso em cada teste, a probabilidade de que acerte ao menos um teste é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

A probabilidade de um aluno errar todos os testes é dada por 

Logo, a probabilidade de ele acertar pelo menos um teste é 

Resposta: A

Questão 15 - Albert Einstein 2017 Vestibular de Inverno - Graduação em Medicina

• A classificação do território brasileiro em diferentes domínios morfoclimáticos foi elaborada pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber (1924-2012). Ele identificou seis grandes domínios: o amazônico, o do cerrado, o dos mares de morros, o da caatinga, o das araucárias e o das pradarias. Assinale a alternativa que identifica corretamente os domínios abaixo e suas características

Imagens: http://escolaeducacao.com.br/dominios-morfoclimaticos-do-brasil/, Acesso em 05/05/2017



( a )

O Domínio I é o Domínio Morfoclimático dos Mares de Morros. Tal denominação se deve às suas feições geomorfológicas, com formas de relevo em aparência convexa, no estilo chamado de “mamelonar”, como se fossem pequenos morros no formato de meias laranjas.

( b )

O Domínio II é o Domínio Cerrado. Essa área se caracteriza por chuvas bem distribuídas ao longo do ano e com vegetação savânica. Abrange predominantemente a Região Nordeste e é pouco explorada economicamente.

( c )

O Domínio I é o Domínio Morfoclimático dos Mares de Morros. É marcado por vegetação composta por herbáceas, que são plantas com caules não lenhosos ou flexíveis, nunca maiores do que dois metros. Possui grandes riscos de desertificação.

( d )

O Domínio II é o Domínio Cerrado. O Cerrado brasileiro não possui diferenças em relação às savanas africanas. As chuvas concentram-se entre os meses de maio, junho e julho. É marcada por relevo de planície e rede hidrográfica pobre.

Resposta:

Os Mares de Morros correspondem um tipo de domínio morfoclimático brasileiro seguindo a classificação elaborada pelo geógrafo Aziz Ab'Saber. Esse domínio estende-se por toda a faixa litorânea oriental do país, desde a região Nordeste até o estado de Santa Catarina, e é basicamente constituído pela Mata Atlântica e por algumas outras formações vegetais.  O nome “Mares de Morro” decorre da forma de relevo em aparência convexa, no estilo chamado de “mamelonar” com destaque especial para a Serra do Mar. Essa forma é fruto de sua formação geológica antiga, profundamente desgastada pelos agentes naturais.  Vale destacar que o Cerrado localiza-se na região de clima tropical típico, com chuvas concentradas no verão do hemisfério sul – de dezembro à março.

Questão 15 - UNIFESP 2018 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos

Uma espira metálica circular homogênea e de espessura constante é ligada com fios ideais, pelos pontos A e B, a um gerador ideal que mantém uma ddp constante de 12 V entre esses pontos. Nessas condições, o trecho AB da espira é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade iAB = 6 A e o trecho ACB é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade iACB, conforme a figura.

Calcule:

a) as resistências elétricas RAB e RACB, em ohms, dos trechos AB e ACB da espira.

b) a potência elétrica, em W, dissipada pela espira.

Resposta:

a)  O resistor AB está submetido a uma diferença de potencial UAB = 12 V, sendo percorrido por uma corrente elétrica iAB = 6 A. Logo, sua resistência pode ser calculada como segue:

  De acordo com a figura, o comprimento do arco é cinco vezes maior que o comprimento do arco . Logo, a sua resistência também é, de acordo com a 2ª Lei de Ohm, cinco vezes maior:

b) A potência elétrica dissipada pela espira é a soma das potências dissipadas pelos resistores RAB e RACB:

Sendo U = 12 V, RAB = 2 Ω e RACB = 10 Ω, tem-se:

Questão 15 - UNICAMP 2018 2ª Fase - 2º dia - Matemática e Ciências Humanas

Considere a sequência de números reais (a1, a2, a3,a4,, a5) tal que (a1, a2, a3) é uma progressão geométrica e (a3, a4, a3) é uma progressão aritmética, ambas com a mesma razão w. 

a) Determine a sequência no caso em que a3 = 3 e w = 2. 

b) Determine todas as sequências tais que a1 = 1 e a5 = 8. 

Resposta:

a)

 

b)

Questão 15 - UNICAMP 2018 1ª Fase - Prova Q e X

O poema abaixo é de autoria do poeta Augusto de Campos, integrante do movimento concretista.

Nesse poema, nota-se uma técnica de composição que consiste



( a )

na disposição arbitrária de anagramas, sem produzir uma relação de sentido com o título do poema. 

( b )

na disposição exaustiva de anagramas, sem produzir uma relação de sentido com o título do poema. 

( c )

na disposição arbitrária de anagramas, para produzir uma relação de sentido com o título do poema. 

( d )

na disposição exaustiva de anagramas, para produzir uma relação de sentido com o título do poema.

Resposta:

No poema de Augusto de Campos, a palavra acaso é disposta em dez blocos, com seis anagramas cada um. Esse conjunto forma os sessenta anagramas possíveis da palavra, o que configura um levantamento exaustivo. Além disso, o poeta dispõe as palavras com uma organização definida: em cada bloco, a última letra da palavra é sempre a mesma. Portanto, a própria noção de acaso é ironizada – procedimento que se repete no título do poema, que apresenta a palavra de forma invertida.

Questão 15 - FUVEST 2018 1ª fase - Prova V

Um dos parâmetros que determina a qualidade do azeite de oliva é sua acidez, normalmente expressa na embalagem na forma de porcentagem, e que pode ser associada diretamente ao teor de ácido oleico em sua composição.

Uma amostra de 20,00 g de um azeite comercial foi adicionada a 100 mL de uma solução contendo etanol e etoxietano (dietiléter), 1:1 em volume, com o indicador fenolftaleína. Sob constante agitação, titulou-se com uma solução etanólica contendo KOH 0,020 mol/L até a ________________ total. Para essa amostra, usaram-se 35,0 mL de base, o que permite concluir que se trata de um azeite tipo ________________.

As palavras que completam corretamente as lacunas são:

Note e adote:

Classificação de azeites por acidez (em %, massa do ácido oleico por 100 g de azeite):

Ácido oleico (ácido octadec-9-enoico)

Fórmula: C18H34O2

Massa molar = 282,5 g mol-1



( a )

oxidação; semifino. 

( b )

neutralização; virgem fino. 

( c )

oxidação, virgem fino. 

( d )

neutralização; extra virgem. 

( e )

neutralização, semifino

Resposta:

O ácido oleico reage com o hidróxido de potássio (uma base) em uma reação de neutralização.

Quantidade de KOH consumido:

Quantidade de ácido oleico que reagiu:

Massa de ácido oleico:

Porcentagem de ácido oleico do azeite:

Questão 15 - UNICAMP 2019 1ª Fase - Prova Q e X

Na opinião de Klaus R. Mecke, professor no Instituto de Física Teórica da Universidade de Stuttgart, Alemanha, o uso da linguagem da física na literatura obedeceria ao seguinte propósito:

Uma função literária central da fórmula seria simbolizar a violência. A fórmula torna-se metáfora para a violência, para o calculismo desumano, para a morte e para a fria mecânica - para o golpe de força. Recorde-se também O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, em que a fórmula do pêndulo caracteriza o estrangulamento de um ser humano. Passo a citar: “O período de oscilação, T, é independente da massa do corpo suspenso (igualdade de todos os homens perante Deus)...”. Também aqui a fórmula constitui uma referência irônica à marginalização do sujeito, reduzido à “massa inerte” suspensa.

(Adaptado de Klaus R. Mecke, A imagem da Física na Literatura. Gazeta de Física, 2004, p. 6-7.)

Segundo Mecke, a função literária de algumas noções da Física, presentes em determinados romances, expressa



( a )

a falta de liberdade do sujeito nas relações sociais, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto. 

( b )

a revogação parcial das leis da natureza, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto. 

( c )

a concordância quanto ao modo como representamos a natureza, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto. 

( d )

a privação da liberdade do ser humano, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto.

Resposta:

Segundo o autor, o emprego de fórmulas da Física na literatura tem a função de simbolizar a violência, o "calculismo desumano". Em casos como o do romance O Pêndulo de Foucault, a fórmula se refere à redução do ser humano a uma massa inerte, ou seja, um corpo privado de liberdade. O uso da fórmula do período do pêndulo simples está correto, pois, de fato, a massa do corpo é desconsiderada nesse caso, conforme se vê em: 

Questão 15 - FCMSCSP 2019 - Prova de conhecimentos gerais

Leia o texto para responder à questão.

Plenty of opportunities exist to study and work abroad. But some early-career scientists might face challenges adjusting to different communication styles and different workplace and academic hierarchies.

It is important both to be sensitive to cultural differences and to avoid inadvertently stereotyping; also, assumptions should not be made about students solely on the basis of their culture. A wealthy Chinese student from Hong Kong, for example, could see things differently from one who comes from a rural area on the mainland. And individual perceptions can vary too: one student may personally encounter directness more often in the United Kingdom than in the United States, but others might not have experienced this. The relationship between researcher and supervisor is influenced by many factors including personality, previous experiences and the workplace culture.

One point of difference that can arise is the appropriate level of deference to supervisors. Some Nigerian, Egyptian and Chinese international students report that, in their home nations, a large power differential between students and teachers is common, and that students generally follow instructions without arguing. But a supervisor from a country where debate is expected might sometimes incorrectly interpret a lack of questioning from the student as a lack of interest in the work. The absence of a strictly defined hierarchy can encourage freer communication, says Salim Reza, a radiation-detector scientist. When he moved from his native Bangladesh to Sweden for graduate studies, he learnt that he did not need to address faculty members as ‘sir’ or ‘professor’ or remain standing in their offices. This informality made it easier for him to approach professors to clarify a topic or to propose a new research angle.

Sometimes, though, misunderstandings can stem from differences in communication style. In some countries, the ‘feedback sandwich’ is common: start with praise, suggest improvements and end with encouragement. Students from countries where this format is less common might think that, because comments were mostly positive, the suggestions are optional and can be ignored. Conversely, a student who is accustomed to gentler feedback might be ‘traumatized’ by cultural tendencies in other countries, such as Germany or the Netherlands, to give more direct criticism. Senior researchers could smooth over differences by freely discussing how the student prefers to receive comments. Students could also talk to lab mates about the feedback; hearing others’ stories could help them overcome discouragement.

Whether they are welcoming international students or starting work in new countries, scientists can ease the transition by remaining non-judgemental. People sometimes brush off a student from another country as ‘rude’, but “in their culture, they’re not”. Researchers should also remember that their nation’s customs aren’t necessarily best. “When you come from a small country, you don’t assume everybody should be doing things your way,” says a Croatian student. “I never cared if somebody was different than me as long as it didn’t seriously affect the rest of the lab.”

(Roberta Kwok. www.nature.com, 23.05.2018. Adaptado.)

“The feedback sandwich”, mentioned in the fourth paragraph,



( a )

has proved to be a very efficient evaluation model.

( b )

is particularly popular in European countries.

( c )

has been routinely applied worldwide, with mixed levels of success.

( d )

can be misinterpreted by students not used to its format.

( e )

has had its best results in situations in which students need encouragement.

Resposta:

Alternativa D “o pacote de devolutivas” (os comentários do orientador/supervisor sobre o trabalho apresentado), mencionado no 4º parágrafo:

d) pode ser mal interpretado por alunos não acostumados a seu formato.

Destacam-se os seguintes trechos:

“In some countries, the feedback sandwich is common: start with praise, suggest improvements and end with encouragement. ”

“Conversely, a student who is accostumed to gentler feedback might be ‘traumatized’ by cultural tendencies in other countries...”

Questão 15 - UNIFESP 2019 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos

Algumas espécies de aranha tecem teias com fios de seda seca revestidos com uma solução que os deixa higroscópicos, ou seja, capazes de absorver a umidade do ar, tornando-os bons condutores elétricos. Para estudar as propriedades elétricas desses fios, um pesquisador tinha disponíveis dois deles (fio A e fio B), idênticos, e ambos originalmente com 5 mm de comprimento. Um desses fios (fio A) foi lentamente esticado até que dobrasse de comprimento, tendo sua espessura diminuída. A resistência elétrica desses dois fios, em função de seu comprimento, está registrada na tabela.

a) Considerando que a condutividade desses fios se deva apenas ao revestimento aquoso de espessura uniforme ao longo de seus comprimentos e que a resistividade desses revestimentos seja constante, qual o valor da relação , sendo S1 E S2 as áreas das secções transversais desse revestimento quando o fio A mede 5 mm e 10 mm, respectivamente?

b) Em seguida, o fio A esticado e com 10 mm de comprimento foi associado em série com o fio B, com seu comprimento original de 5 mm. Essa associação foi submetida a uma diferença de potencial constante de 9 V, conforme a figura.

Calcule a potência dissipada, em watts, por essa associação.

Resposta:

a) Aplicando-se a 2° lei de Ohm para os dois comprimentos:

 

Dividindo-se as duas expressões e substituindo os valores de l1 e l2: Observação: o volume do fio de seda não se mantém, provavelmente devido ao seu comportamento higroscópico. Caso o volume se mantivesse constante, a razão  seria igual a 2. b) como os fios estão associados em série, a resistência equivalente é dada por:

Assim, como a potência dissipada pela associação é igual à potência dissipada pelo resistor equivalente:  

 

Questão 15 - UNICAMP 2011 2ª fase - Ciências da natureza

A questão do aquecimento global está intimamente ligada à atividade humana e também ao funcionamento da natureza. A emissão de metano na produção de carnes e a emissão de dióxido de carbono em processos de combustão de carvão e derivados do petróleo são as mais importantes fontes de gases de origem antrópica. O aquecimento global tem vários efeitos, sendo um deles o aquecimento da água dos oceanos, o que, consequentemente, altera a solubilidade do CO2 nela dissolvido. Este processo torna-se cíclico e, por isso mesmo, preocupante. A figura abaixo, preenchida de forma adequada, dá informações quantitativas da dependência da solubilidade do CO na água do mar, em relação à pressão e à temperatura.

a) De acordo com o conhecimento químico, escolha adequadamente e escreva em cada quadrado da figura o valor correto, de modo que a figura fique completa e correta: solubilidade em gramas de CO2 /100 g água: 2, 3, 4, 5, 6, 7; temperatura /°C: 20, 40, 60, 80, 100 e 120; pressão/atm: 50, 100, 150, 200, 300, 400. Justifique sua resposta.

b) Determine a solubilidade molar do CO2 na água (em gramas/100 g de água) a 40 °C e 100 atm. Mostre na figura como ela foi determinada.

Resposta:

a)

A escolha se justifica pelo fato de que a solubilidade dos gases em água aumenta com o aumento da pressão e com a diminuição da temperatura.

b) Para encontrar o valor de solubilidade, deve-se traçar uma reta vertical passando pela temperatura de 40 °C. O ponto em que essa reta cruza com a curva para a pressão de 100 atm (segunda curva de baixo para cima) corresponde à solubilidade no eixo das ordenadas à esquerda. Isso corresponde a 5,5 g / 100 g de água.

Concentração do CO2 em mol L-1: 5,5 g de CO2 → 100 g de água X g → 1000 g de água                 X = 55 g /1000 g de água do mar Considerando-se a densidade da água do mar, na condição de 40 °C e 110 atm, a concentração de CO2 se torna igual a 55 L-1. Assim, a concentração de CO2 em mol L-1 será = 55 / 44 = 1,25 mol L-1.

Observação: Como o item b da questão 15 pede a concentração em duas unidades diferentes, a banca corretora considerou válido qualquer um dos dois valores.

Questão 15 - UNICAMP 2011 2ª fase - Ciências humanas; Artes e Inglês

Em 1869, o deputado Bento de Paula Souza discursou na Assembleia Legislativa da Província de São Paulo em defesa da imigração: “Nós queremos os americanos como paulistas novos, como paulistas adotivos, homens prestimosos, que escolham a província como sua nova pátria, e queremos os alemães como trabalhadores, como homens produtivos, que venham aqui habitar. Tanto uns como outros, os receberemos com o mesmo entusiasmo”.

(Adaptado de Célia Maria Marinho de Azevedo, Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites – século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 145.)

a) Caracterize o contexto internacional que permitia ao deputado paulista esperar uma imigração de norte-americanos.

b) Aponte duas características da imigração para o sul do Brasil que a diferenciem da imigração para a província de São Paulo.

Resposta:

a) O contexto internacional que explica a fala desse deputado era caracterizado pela ocorrência, poucos anos antes, de uma Guerra Civil, na qual se enfrentaram os Estados do norte e os do sul dos Estados Unidos; a derrota do sul teve como consequência a abolição da escravidão e a aquisição de direitos civis pelos ex-escravos no período da Reconstrução. Com isso, muitos sulistas derrotados, insatisfeitos com a nova situação, poderiam emigrar para o Brasil, onde ainda havia a escravidão.

b) Poderia ser mencionado que, na imigração para o sul do Brasil, o objetivo era a formação de colônias, povoando e expandindo a ocupação de regiões menos habitadas, enquanto em São Paulo a imigração visava a garantir a mão de obra das fazendas cafeeiras; além disso, no modelo de imigração empregado nas províncias do sul, era muito mais fácil o acesso à propriedade por parte dos imigrantes, que desenvolveram uma economia voltada para o mercado interno.

Questão 15 - UNESP 2021 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

7092415

Para responder a questão, leia o trecho do romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

Sei que estou contando errado, pelos altos. Desemendo. Mas não é por disfarçar, não pense. De grave, na lei do comum, disse ao senhor quase tudo. Não crio receio. O senhor é homem de pensar o dos outros como sendo o seu, não é criatura de pôr denúncia. E meus feitos já revogaram, prescrição dita. Tenho meu respeito firmado. Agora, sou anta empoçada, ninguém me caça. Da vida pouco me resta — só o deo-gratias; e o troco. Bobeia. Na feira de São João Branco, um homem andava falando: — “A pátria não pode nada com a velhice...” Discordo. A pátria é dos velhos, mais. Era um homem maluco, os dedos cheios de anéis velhos sem valor, as pedras retiradas — ele dizia: aqueles todos anéis davam até choque elétrico... Não. Eu estou contando assim, porque é o meu jeito de contar. Guerras e batalhas? Isso é como jogo de baralho, verte, reverte. Os revoltosos depois passaram por aqui, soldados de Prestes, vinham de Goiás, reclamavam posse de todos os animais de sela. Sei que deram fogo, na barra do Urucuia, em São Romão, aonde aportou um vapor do Governo, cheio de tropas da Bahia. Muitos anos adiante, um roceiro vai lavrar um pau, encontra balas cravadas. O que vale, são outras coisas. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido desgovernado. Assim eu acho, assim é que eu conto. [...] Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe.

(Grande sertão: veredas, 2015.)

Para a formação do neologismo “vivimento”, o narrador recorreu ao mesmo processo de formação de palavras observado em



( a )

“desemendo”. 

( b )

“velhice”. 

( c )

“denúncia”. 

( d )

“reverte”. 

( e )

“adiante”.

Resposta:

“Vivimento” é formado por derivação sufixal. Trata-se do acréscimo do sufixo “-mento” à base “viver”. A palavra “velhice” tem o mesmo tipo de formação, a qual se apresenta a partir do acréscimo do sufixo “-ice” à base “velho”.

Questão 15 - UNIFESP 2020 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos

A figura representa uma balança eletromagnética utilizada para determinar a massa M do objeto preso a ela. Essa balança é constituída por um gerador ideal cuja tensão U pode ser ajustada, por um resistor ôhmico de resistência R = 40 Ω e por uma barra condutora AC, de massa e resistência elétrica desprezíveis, conectada ao gerador por fios ideais. A barra AC mede 50 cm e está totalmente imersa em um campo magnético uniforme de intensidade B = 1,6 T, perpendicular à barra e ao plano desta folha e apontado para dentro dela. O objeto, cuja massa pretende-se determinar, está preso por um fio isolante e de massa desprezível no centro da barra AC.

Adotando g = 10 m/s2 e considerando que, para manter o objeto preso à balança em repouso, será necessário ajustar a tensão do gerador para U = 200 V, calcule, quando a balança estiver em funcionamento,

a) a diferença de potencial, em V, nos terminais do resistor de 40 Ω e a potência dissipada por ele, em W.

b) a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que atravessa a barra AC e a massa M, em kg, do objeto preso a balança.

Resposta:

a) Como a barra condutora AC tem resistência elétrica desprezível, a ddp de 200V está aplicada sobre o resistor R. Portanto, A potência elétrica dissipada pelo resistor é dada por:

b) A intensidade da corrente elétrica que atravessa a barra é a mesma que atravessa o resistor R, ligado em 200V, dessa forma, para o resistor:

O fio de massa desprezível apenas “transmite” a força de tração entre barra e corpo, por isso ambas possuem a mesma intensidade. Representando as forças sobre a barra e o corpo, tem-se:

Como todo o sistema está em equilíbrio,

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