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A TURMA DO LUAN
O LOBO TAMBÉM FEZ UMA CASA PARA MORAR? ELE CONSEGUIU PEGAR OS PORQUINHOS?
COLE OS PORQUINHOS FUGINDO DO LOBO.
VOCÊ E SEUS COLEGAS FIZERAM OS BISCOITOS DOS PORQUINHOS.
DESENHE OS BISCOITOS QUE VOCÊ FEZ.
(Cftmg 2017) Até que esteja própria para o consumo, a água é submetida a vários processos de tratamento. Após a captação, a primeira etapa consiste na adição de uma substância química denominada sulfato de alumínio, Aℓ2 (SO4 )3 . O esquema a seguir representa a ação desse composto sobre as impurezas presentes na água.
Nesse esquema, os processos verificados nos recipientes II e III são denominados, respectivamente,
filtração e flotação.
decantação e filtração.
floculação e decantação.
flotação e sedimentação.
(Cftce) 3,0 × 1024 moléculas de oxigênio (O2) correspondem a uma massa, em gramas, de oxigênio molecular igual a:
Dado: Massa molar: O2 = 32 g/mol.
32
64
96
128
160
Os compostos inorgânicos encontram amplo emprego nas mais diversas aplicações, por exemplo, na fabricação de explosivos, fertilizantes e presente na bateria de automóveis. Na Coluna 1, a seguir, estão listados sete ácidos; na coluna 2, os seus nomes.
Coluna 1
1. H2SO4
2. HCℓO
3. H3PO4
4. HF
5. H2CO3
6. HCℓ
7. HNO3
Coluna 2
( ) ácido fluorídrico
( ) ácido fosfórico
( ) ácido nítrico
( ) ácido sulfúrico
( ) ácido hipocloroso
( ) ácido carbônico
( ) ácido clorídrico
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
5 – 1 – 3 – 4 – 6 – 7 – 2
4 – 3 – 7 – 1 – 2 – 5 – 6
5 – 1 – 3 – 7 – 2 – 6 – 4
4 – 3 – 7 – 2 – 1 – 5 – 2
5 – 3 – 6 – 1 – 4 – 2 – 7
(Ufjf) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford
I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton
I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson
I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford
I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton
COLE FIGURAS QUE REPRESENTAM COISAS DE QUE VOCÊ GOSTA.
CONTE PARA O PROFESSOR O QUE VOCÊ COLOU. ELE REGISTRARÁ NO VERSO DA FOLHA.
VOCÊ APRENDEU A MÚSICA “EU SOU COELHINHO”. CANTE E DANCE NOVAMENTE.
DEPOIS COLE, AO LADO DA LETRA DA MÚSICA, AS CENOURAS QUE VOCÊ FEZ. FAIXA 4
DE OLHOS VERMELHOS DE PELO BRANQUINHO DOU SALTOS BEM ALTOS EU SOU COELHINHO.
COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO AI QUE ELA ERA TÃO GRANDE QUE EU FIQUEI BARRIGUDO.
DOU SALTOS PRA FRENTE DOU SALTOS PRA TRÁS EU SOU COELHINHO E DE TUDO SOU CAPAZ.
OS TRÊS COELHINHOS MORAM COM A MAMÃE COELHA NO TRONCO DE UMA MACIEIRA.
BRINQUE DE ABRIR E FECHAR A PORTA DA CASA DOS COELHINHOS. DEPOIS COLE NA ÁRVORE BOLINHAS DE PAPEL AMASSADO PARA IMITAR AS MAÇÃS.
FALE O NOME DOS COELHINHOS DA HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU.
COLE PEDAÇOS DE PAPEL NA COR CORRESPONDENTE AO NOME DE CADA COELHINHO.
Os elementos A, B e C têm as seguintes configurações eletrônicas em suas camadas de valência:
A: 3s2 3p3
B: 4s2 4p5
C: 3s2
Com base nestas informações, é correto dizer-se que
o elemento “A” é um metal.
o elemento “B” é um calcogênio.
o elemento “C” é um metal alcalino.
os elementos “A” e “C” pertencem ao terceiro período da Tabela Periódica.
os elementos “A”, “B” e “C” pertencem ao mesmo grupo da Tabela Periódica.
EM QUE LUGAR DA ESCOLA ESSAS CRIANÇAS ESTÃO? O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO?
NO VERSO DA FOLHA, DESENHE O LUGAR DA ESCOLA ONDE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR.
O ARTISTA IVAN CRUZ PINTOU MUITOS QUADROS COM BRINCADEIRAS DE CRIANÇA. VEJA UM DELES.
VOCÊ E SEUS COLEGAS BRINCARAM COMO AS CRIANÇAS DO QUADRO? CONTE COMO FOI.
NO VERSO DA FOLHA, DESENHE OU PINTE VOCÊ E SEUS COLEGAS NESSA BRINCADEIRA.
(Unemat) Considere uma ligação química entre os elementos A e B, de números atômicos 9 e 12, respectivamente, e assinale a afirmativa correta.
O elemento B possui 1 elétron na camada de valência.
A ligação entre eles produzirá o composto B2A
O último elétron do elemento A tem configuração 3s2
O elemento B é um halogênio.
A ligação entre eles será do tipo iônica.
(utfpr 2017) O aumento populacional frequentemente é associado ao estudo do ciclo do nitrogênio, o qual está associado com o aumento da produtividade agrícola. Algumas etapas do ciclo do nitrogênio são representadas abaixo:
Assinale a alternativa correta a respeito das etapas.
Na etapa 1 os reagentes são representados por substâncias simples, e o produto por uma substância composta.
Na etapa 2 ocorre a formação de duas substâncias simples.
Na etapa 3, considerando reagentes e produtos, estão representadas 4 moléculas diferentes.
Na etapa 4 é formada apenas uma substância encontrada naturalmente no estado gasoso no ambiente.
Considerando todas as etapas, são apresentadas as fórmulas de 15 substâncias diferentes.
QUEM ESTÁ CONSTRUINDO ESTA CASA?
DO QUE ELA É FEITA?
JÁ ESTÁ PRONTA? O QUE FALTA NELA?
COLE OS PEDAÇOS DE PAPEL QUE VOCÊ RASGOU.
DEPOIS, ASSOPRE OS PAPÉIS QUE VOCÊ COLOU. ELES SAEM DO LUGAR?
(Acafe) Consultando a tabela periódica verificamos que a massa atômica do oxigênio é 16 u. Com base nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.
I. A massa de um átomo de oxigênio é 16 g
II. A massa de um átomo de oxigênio é 16 vezes maior que um átomo de 12C.
III. O átomo de oxigênio possui 8 elétrons em sua eletrosfera.
IV. A massa de um átomo de bromo é 5 vezes maior que a massa de um átomo de oxigênio.
Todas as afirmações corretas estão em:
I – II – III
III – IV
II – III
II – III – IV
(Uem 2016) Os gases são substâncias presentes em nosso cotidiano em fatos como: a subida de um balão; o murchar, com o tempo, de uma bexiga de aniversário; o aumento da pressão interna de um pneu em dias quentes; a respiração do ser humano; entre outros. Sobre os gases, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Em um gás, as moléculas estão em contínuo movimento e separadas entre si por grandes espaços vazios em relação ao tamanho delas. Além disso, o movimento das moléculas se dá em todas as direções e em todos os sentidos.
02) Um gás não possui forma própria. A forma adquirida é a do recipiente que o contém. Quando um gás é confinado em um recipiente, as moléculas do gás colidem continuamente contra as paredes do recipiente. Dessas colisões resulta o que se chama de pressão do gás.
04) Em um gás ideal ou perfeito a pressão é diretamente proporcional ao volume quando a temperatura é constante.
08) Um mol de um gás possui aproximadamente 6,023 x 1023 moléculas do mesmo.
16) As moléculas constituintes de um gás possuem movimento desordenado. Esse movimento é denominado agitação térmica. Quanto mais intensa é a agitação térmica maior é a energia cinética de cada molécula e, em consequência, maior é a temperatura do gás.
01 + 02 + 08 + 16 = 27.
Um caminho para a sustentabilidade é intensificar a reciclagem de materiais como o plástico. Os plásticos, sejam sobras de processos industriais ou mesmo recuperados do lixo, passam por uma triagem, que separa os diferentes tipos para, em seguida, serem lavados e transformados em pequenos grãos. Esses grãos podem, então, ser usados na confecção de novos materiais.
Em sua fase final de reciclagem, os grãos sofrem muita agitação e podem ser eletrizados com carga positiva.
Nessas condições, é correto afirmar que eles passaram por um processo de:
adição de prótons.
adição de nêutrons.
remoção de prótons.
remoção de elétrons.
remoção de nêutrons.
DISTRIBUA ENTRE OS COELHINHOS OS ALIMENTOS QUE ESTÃO NO ENVELOPE QUE VOCÊ RECEBEU DO PROFESSOR.
TODOS OS COELHOS GANHARAM ALIMENTOS? ALGUM COELHO FICOU SEM?
NA HISTÓRIA, QUANDO OS TRÊS COELHINHOS VOLTARAM PARA A TOCA COM MEDO DO LOBO, ELES FORAM SE ESCONDER NO QUARTO.
COLE AS COBERTAS QUE VOCÊ FEZ PARA CADA UM DOS COELHINHOS.
VOCÊ SE LEMBRA DA HISTÓRIA DOS TRÊS COELHINHOS?
O QUE OS COELHINHOS ESTÃO FAZENDO NESTA CENA?
QUEM ESTÁ COM ELES?
ELES MORAM EM UM TRONCO DE ÁRVORE. VOCÊ GOSTARIA DE ENTRAR NESTA CASA?
COMO SERÁ A CASA DOS COELHINHOS?
AS FOTOGRAFIAS MOSTRAM LOBOS DE VERDADE. ELES USAM ROUPAS COMO OS LOBOS DAS HISTÓRIAS? QUANTAS PATAS ELES TÊM? E ORELHAS?
VOCÊ CONHECE ALGUM ANIMAL QUE SE PARECE COM O LOBO? QUAL?
NO VERSO DA FOLHA, DESENHE UM LOBO.
DECORE A FOLHA E COLE A LISTA COM OS COMBINADOS DA SUA TURMA.
VOCÊ E SEUS COLEGAS JÁ OUVIRAM VÁRIAS HISTÓRIAS LIDAS PELO SEU PROFESSOR. DESENHE UMA CENA DA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
CONTE PARA O PROFESSOR QUE HISTÓRIA VOCÊ DESENHOU. ELE ESCREVERÁ O NOME DELA NO VERSO DA FOLHA.
AMANHÃ TEM MAIS!
O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI FAZER AMANHÃ NA ESCOLA? PINTE, DESENHE, CARIMBE PARA MOSTRAR COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERÁ O SEU DIA. DEPOIS CONTE AOS SEUS COLEGAS E OUÇA O QUE ELES PENSARAM. TODOS JUNTOS PODERÃO CRIAR UMA ROTINA BEM DIVERTIDA E DIFERENTE!
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas