Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Em setembro de 2010, Júpiter atingiu a menor distância da Terra em muitos anos. As figuras abaixo ilustram a situação de maior afastamento e a de maior aproximação dos planetas, considerando que suas órbitas são circulares, que o raio da órbita terrestre (RT) mede 1,5×1011 m e que o raio da órbita de Júpiter (RJ) equivale a 7,5×1011 m.
Quando o segmento de reta que liga Júpiter ao Sol faz um ângulo de 120º com o segmento de reta que liga a Terra ao Sol, a distância entre os dois planetas é de
Na figura a seguir, indica-se por d a distância entre os dois planetas.
Pelo Teorema dos cossenos:
Uma máquina térmica funciona sob o ciclo ABCDA mostrado na figura.
a) Sabendo que o gás contido nessa máquina é ideal e que sua temperatura no ponto B é 2700 K, calcule a temperatura do gás, em o C, no ponto D.
b) Sabendo que a máquina desenvolve uma potência útil de 1,2 × 104 W, calcule o número de ciclos que ela realiza a cada segundo.
a) Para determinar a temperatura em D, é possível utilizar a equação geral dos gases:
b) Inicialmente, pode-se determinar o trabalho útil em um ciclo como sendo a área interna do gráfico:
De acordo com o valor da potência, pode-se concluir que a energia útil em um segundo é de 1,2 · 104 J. Desse modo, para se determinar o número de ciclos em um segundo, tem-se:
Portanto, a quantidade de ciclos em um segundo é de 15 ciclos.
Read the ad.
This piece of advertisement is asking people to make a difference by
stopping fishing illegally.
deciding to only consume fish obtained through responsible fishing practices.
protecting the environment by stopping eating fish.
assisting WWF financially in their campaign against destructive fishing methods.
joining www.fishforward.eu to help save the seas and their ecosystem.
“da decisão de somente consumir pescado obtido a partir de práticas responsáveis.”
Destaca-se isso na seguinte frase no final do anúncio: “Make a difference. Choose sustainable fish.”
Sou um evadido. Logo que nasci Fecharam-me em mim, Ah, mas eu fugi.
Se a gente se cansa Do mesmo lugar, Do mesmo ser Por que não se cansar?
Minha alma procura-me Mas eu ando a monte1, Oxalá que ela Nunca me encontre.
Ser um é cadeia, Ser eu é não ser. Viverei fugindo Mas vivo a valer.
(Obra poética, 1997.)
1“andar a monte” : andar fugido das autoridades
Decorre da evasão empreendida pelo eu lírico
sua cisão interna.
seu desprezo pelo mundo.
seu desejo de morrer.
sua ausência de esperança.
seu isolamento social.
O poema se estrutura na ideia de que o enunciador não se resume a uma única personalidade, descobrindo dentro de si várias facetas igualmente verdadeiras, apesar de diferentes entre si. Todo esse processo demonstra a cisão psicológica do eu lírico.
Os brinquedos de parques de diversões utilizam-se de princípios da Mecânica para criar movimentos aos quais não estamos habituados, gerando novas sensações. Por isso um parque de diversões é um ótimo local para ilustrar princípios básicos da Mecânica.
a) Considere uma montanha russa em que um carrinho desce por uma rampa de altura H = 5 m e, ao final da rampa, passa por um trecho circular de raio R = 2 m, conforme mostra a figura a) abaixo. Calcule o módulo da aceleração no ponto mais baixo do circuito, considerando que o carrinho partiu do repouso.
b) Outro brinquedo comum em parques de diversões é o chapéu mexicano, em que cadeiras são penduradas com correntes na borda de uma estrutura circular que gira com seu eixo de rotação perpendicular ao solo. Considere um chapéu mexicano com estrutura circular de raio R = 6,3 m e correntes de comprimento L = 2 m. Ao girar, as cadeiras se elevam 40 cm, afastando-se 1,2 m do eixo de rotação, conforme mostra a figura b) abaixo. Calcule a velocidade angular de rotação do brinquedo.
a) Como não há atrito, o sistema ilustrado na figura abaixo é conservativo.
Assim,
Substituindo-se os valores, tem-se:
No ponto mais baixo do circuito (ponto B), a resultante sobre o carrinho é centrípeta. Logo,
b) A figura abaixo ilustra o que ocorre com uma das cadeiras presas à estrutura circular:
Admitindo-se que, na situação da figura (1), o movimento das cadeiras é circular e uniforme, a resultante sobre elas é centrípeta. Assim,
Da figura (2), tem-se:
O raio (r) da trajetória descrita pelas cadeiras é:
Da figura (1), tem-se:
Logo,
Um atleta de peso 700 N corre 100 metros rasos em 10 segundos. Os gráficos dos módulos da sua velocidade horizontal, v, e da sua aceleração horizontal, a, ambas em função do tempo t, estão na página de respostas.
Determine
a) a distância d que o atleta percorreu durante os primeiros 7 segundos da corrida;
b) o módulo F da componente horizontal da força resultante sobre o atleta no instante t = 1 s;
c) a energia cinética E do atleta no instante t = 10 s;
d) a potência mecânica média P utilizada, durante a corrida, para acelerar o atleta na direção horizontal.
Note e adote:
Aceleração da gravidade = 10 m/s2
a) Observa-se, no gráfico v×t, que a velocidade do atleta entre os instantes 7 s e 10 s é constante e igual a 11 m/s. Dessa forma, pode-se calcular a distância d' percorrida pelo atleta nesse intervalo de tempo;
Como a distância total percorrida é igual a 100 m:
b) A massa do atleta pode ser calculada a partir da intensidade do seu peso.
c) No instante 10 s, v = 11 m/s. Dessa forma:
d) Aplicando-se a definição de potência média:
O prêmio Nobel de Física de 2017 foi conferido aos três cientistas que lideraram a colaboração LIGO (Laser Interferometer Gravitational -Wave Observatory), responsável pela primeira detecção direta de ondas gravitacionais, ocorrida em 14 de setembro de 2015. O LIGO é constituído por dois detectores na superfície da Terra, distantes 3.000 quilômetros entre si. Os sinais detectados eram compatíveis com os produzidos pela fusão de dois buracos negros de massas aproximadamente iguais a 36 e 29 massas solares. Essa fusão resultou em um único buraco negro de 62 massas solares a uma distância de 1,34 bilhão de anos-luz da Terra.
a) A detecção foi considerada legítima porque os sinais foram registrados com diferença de tempo compatível com a distância entre os detectores. Considerando que as ondas gravitacionais se propaguem com a velocidade da luz, obtenha a maior diferença de tempo, Δt, que pode ser aceita entre esses registros para que os sinais ainda sejam considerados coincidentes.
b) Foi estimado que, no último 0,2 s da fusão, uma quantidade de energia equivalente a três massas solares foi irradiada sob a forma de ondas gravitacionais. Calcule a potência, P, irradiada.
c) A emissão decorrente da fusão desses dois buracos negros deu origem a ondas gravitacionais, cuja potência irradiada foi maior do que a potência irradiada sob a forma de ondas eletromagnéticas por todas as estrelas do Universo. Para quantificar esta afirmação, calcule a potência total irradiada pelo Sol. Obtenha o número N de sóis necessários para igualar a potência obtida no item b.
Note e adote: Equivalência massa energia: E = mc2.
Velocidade da luz: c = 3,0 x 108 m/s.
Massa do Sol: 2,0 x 1030 kg.
Intensidade da luz irradiada pelo Sol, incidente na órbita da Terra: 1,4 kW/m2.
Distância Terra . Sol: 1,5 x 1011 m.
Área da superfície de uma esfera de raio R: 4π R2.
π = 3.
a) A distância entre os detectores é 3000 km, e a velocidade da luz é 300000 km/s. Dessa forma, o intervalo de tempo ∆t para que a onda eletromagnética percorra a distância entre os dois detectores é:
b) A quantidade de energia equivalente a três massas solares é dada por:
Em 0,2 s (duração do evento), a potência irradiada é:
c) A área irradiada pelo Sol na superfície que contém a Terra é:
Como a intensidade da luz irradiada pelo Sol, incidente na órbita da Terra, é 1,4 kW/m2, tem-se:
Como a potência irradiada pela fusão equivalente a 3 massas solares foi de 27 · 1047 W, o número N de sóis necessários para igualar essa potência é:
Os terminais A e B de uma espira circular estão conectados a um circuito elétrico capaz de fornecer dois valores distintos de corrente elétrica. Os resistores do circuito são ôhmicos, e o gerador, os fios de ligação, o amperímetro e a chave são ideais. A figura mostra a montagem desse circuito, com a chave aberta.
Quando a chave é mantida aberta, o amperímetro indica a passagem de uma corrente elétrica de 6 A.
a) Determine a diferença de potencial U do gerador e, em seguida, a intensidade da corrente elétrica que passa pelo amperímetro quando a chave está fechada.
b) A espira tem diâmetro de 4 × 10–2 m e a permeabilidade magnética do meio que a envolve vale 1,2 × 10–6 T ⋅ m/A. Para a circunstância em que a chave está aberta, indique, na figura presente no campo de Resolução e Resposta, a direção e o sentido do vetor campo magnético no centro da espira AB e calcule a intensidade desse campo magnético no centro dessa espira.
a) A figura a seguir ilustra o circuito quando a chave ch está aberta:
Aplicando a equação do resistor:
Quando a chave ch é fechada:
A resistência elétrica equivalente vale:
Aplicando-se a equação do resistor:
Como a corrente elétrica no amperímetro é a mesma que no resistor equivalente, esse medidor indica 18 A.
b) A figura a seguir indica o sentido da corrente elétrica estabelecida na espira:
Aplicando a regra da mão direita número 1:
Aplicando a equação da intensidade do campo magnético no centro da espira:
As figuras abaixo ilustram, respectivamente, os gráficos das funções y = f(x) e y = g(x).
Então vale:
1.
2.
3.
4.
Das figuras, temos e .
Dessa forma, o valor pedido é:
No texto do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty é estabelecida uma conexão entre as relações sociais e a racionalidade dos indivíduos:
A sociedade humana não é uma comunidade de espíritos racionais, só se pode compreendê-la assim nos países favorecidos, em que o equilíbrio vital e econômico foi obtido localmente e por certo tempo.
Maurice Merleau-Ponty, Fenomenologia da percepção, p.89.
Qual sentença, se tomada como verdadeira, reforça a posição exprimida pelo filósofo no trecho?
A racionalidade é uma potência espiritual que se impõe sobre as circunstâncias históricas.
O equilíbrio vital e econômico é uma força irracional que se contrapõe aos espíritos racionais.
Nos países favorecidos, as pessoas são naturalmente mais racionais.
A racionalidade das relações sociais depende da estabilidade de circunstâncias históricas.
Os espíritos racionais são responsáveis pelo equilíbrio vital e econômico dos países favorecidos.
De acordo com o fragmento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, entender a sociedade humana como racional (isto é, formada por uma “comunidade de espíritos racionais”) só é possível em países favorecidos, identificados como aqueles que atingiram uma certa estabilidade (inclusive econômica). Dessa forma, a racionalidade depende de um certo contexto, incluindo local e época, sendo, portanto, dotada de historicidade.
Read the advertisement.
The advertisement uses text and the image of two women astronauts in spacesuits to suggest that both the bath oil “Skin-So-Soft” and the suit
are appropriate to life in the Moon.
help protect women’s skin.
are essential to those who have them.
can take people wherever they want.
are intended to make users safe.
A propaganda do óleo de banho Skin-So-Soft diz que não se deve ir a nenhum lugar sem ele, assim como o traje espacial é essencial para as astronautas.
No plano cartesiano, considere o triângulo de vértices A(1,4), B(4,5) e C(6,2).
A reta suporte da altura relativa ao lado intercepta o eixo x no ponto de abscissa
2
2,2
2,4
2,6
2,8
Do enunciado, temos a figura:
A reta r, suporte da altura relativa ao lado , é perpendicular a ; logo mr = e sua equação é:
Para y = 0 temos que –5 = (x – 4) ∴ x = 2
Resposta: A
Certa massa de gás ideal sofreu a transformação PQ mostrada no gráfico.
a) Sabendo que no estado P a temperatura do gás era de 300 K, calcule a temperatura do gás, em graus Celsius, no estado Q.
b) Sabendo que nessa transformação a energia interna do gás aumentou em 4,5 × 104 J, calcule a quantidade de calor, em joules, absorvida pelo gás, entre os estados P e Q.
a) De P para Q, por se tratar de uma transformação isobárica, a temperatura do gás, em Kelvin, é diretamente proporcional ao volume ocupado por ele. Como o volume aumentou 20% (de 1,0 para 1,2 m3), conclui-se que a temperatura também aumentou 20%, ou seja, de 300 K para 360 K, que corresponde a 87 oC.
b) Pela primeira lei da Termodinâmica:
Em que
Assim, a quantidade de calor absorvida pelo gás é:
As notas de cem alunos em uma prova foram colocadas em ordem crescente, originando a sequência de notas (n1, n2, n3, ... n100). Sabe-se que
• n1 =0 e n100 =9,6
• podem existir notas iguais;
• n50 ≠ n51
Pode-se afirmar que
a nota média das cem notas é 4,8.
50% dos alunos tiveram nota abaixo da média.
a moda é igual à mediana.
certamente a média das notas foi menor que 5.
50% dos alunos tiveram nota acima da mediana.
As figuras mostram dois circuitos elétricos diferentes montados com dois resistores ôhmicos, R1 e R2. No circuito 1, esses resistores são associados em série e estão ligados a um gerador ideal de força eletromotriz 48 V. No circuito 2, esses resistores estão associados em paralelo e ligados ao mesmo gerador ideal.
No circuito 1, o gerador fornece aos resistores uma corrente elétrica de intensidade i e uma potência total de 48 W. No circuito 2, os resistores são percorridos por correntes elétricas i1 e i2. Desprezando a resistência dos fios de ligação e sabendo que R1 = 3R2, calcule:
a) no circuito 1, a intensidade da corrente i, em amperes; e a energia elétrica, em joules, dissipada por esse circuito, em um minuto de funcionamento.
b) o valor da razão , no circuito 2; e os valores de R1 e R2, em ohms.
a) A potência total P fornecida por um gerador é dada por:
Em que, é a força eletromotriz do gerador e i a corrente elétrica nele estabelecida. De acordo o enunciado, e P = 48 W. Substituindo esses valores na equação acima:
Portanto, a corrente elétrica no circuito 1 é de 1 A.
A energia Ed dissipada pelo circuito pode ser calculada pela expressão:
Em que Pd representa a potência dissipada pelo circuito e Δt o tempo de funcionamento. Como temos um gerador ideal, toda a potência produzida será dissipada nos resistores externos. Ou seja, Pd = P. Como 1 minuto = 60 segundos:
Portanto, a energia dissipada em um minuto de funcionamento é de 2880 J.
b) Os resistores R1 e R2 no circuito 2 estão em paralelo. Portanto estão sobre a mesma diferença de potencial. Assim, utilizando a primeira lei de Ohm (U = R · i), temos que:
Assim, a razão entre as correntes elétricas em R1 e em R2, no circuito 2, é igual a 3.
O circuito 1 apresenta os resistores conectados em série. Assim, a sua resistência equivalente pode ser obtida pela soma de suas resistências. Logo, para o circuito 1:
(em que R1 = 3R2)
Por outro lado, a resistência equivalente também pode ser obtida utilizando a primeira lei de Ohm. Assim:
Como R1 = 3R2, temos que R1 = 3 · 12 = 36 Ω.
Portanto, os valores das resistências 1 e 2, respectivamente, são 36 Ω e 12 Ω.
O produto do quadrado das potências de dois que vão, em sequência aritmética, de 2 até x é igual a y, o que se traduz por meio da igualdade 22 · 42 · 82 · 162 · 322 . ... .x2 = y, com x e y sendo números naturais. Sabendo-se que x · y = 299, então, y é igual a
289.
290.
291.
2100.
2101.
Leia o trecho do livro A dança do universo, do físico brasileiro Marcelo Gleiser, e responda.
Algumas pessoas tornam-se heróis contra sua própria vontade. Mesmo que elas tenham ideias realmente (ou potencialmente) revolucionárias, muitas vezes não as reconhecem como tais, ou não acreditam no seu próprio potencial. Divididas entre enfrentar sua insegurança expondo suas ideias à opinião dos outros, ou manter-se na defensiva, elas preferem a segunda opção. O mundo está cheio de poemas e teorias escondidos no porão.
Copérnico é, talvez, o mais famoso desses relutantes heróis da história da ciência. Ele foi o homem que colocou o Sol de volta no centro do Universo, ao mesmo tempo fazendo de tudo para que suas ideias não fossem difundidas, possivelmente com medo de críticas ou perseguição religiosa. Foi quem colocou o Sol de volta no centro do Universo, motivado por razões erradas. Insatisfeito com a falha do modelo de Ptolomeu, que aplicava o dogma platônico do movimento circular uniforme aos corpos celestes, Copérnico propôs que o equante fosse abandonado e que o Sol passasse a ocupar o centro do cosmo. Ao tentar fazer com que o Universo se adaptasse às ideias platônicas, ele retornou aos pitagóricos, ressuscitando a doutrina do fogo central, que levou ao modelo heliocêntrico de Aristarco dezoito séculos antes.
Seu pensamento reflete o desejo de reformular as ideias cosmológicas de seu tempo apenas para voltar ainda mais no passado; Copérnico era, sem dúvida, um revolucionário conservador. Ele jamais poderia ter imaginado que, ao olhar para o passado, estaria criando uma nova visão cósmica, que abriria novas portas para o futuro. Tivesse vivido o suficiente para ver os frutos de suas ideias, Copérnico decerto teria odiado a revolução que involuntariamente causou.
Entre 1510 e 1514, compôs um pequeno trabalho resumindo suas ideias, intitulado Commentariolus (Pequeno comentário). Embora na época fosse relativamente fácil publicar um manuscrito, Copérnico decidiu não publicar seu texto, enviando apenas algumas cópias para uma audiência seleta. Ele acreditava piamente no ideal pitagórico de discrição; apenas aqueles que eram iniciados nas complicações da matemática aplicada à astronomia tinham permissão para compartilhar sua sabedoria. Certamente essa posição elitista era muito peculiar, vinda de alguém que fora educado durante anos dentro da tradição humanista italiana. Será que Copérnico estava tentando sentir o clima intelectual da época, para ter uma ideia do quão “perigosas” eram suas ideias? Será que ele não acreditava muito nas suas próprias ideias e, portanto, queria evitar qualquer tipo de crítica? Ou será que ele estava tão imerso nos ideais pitagóricos que realmente não tinha o menor interesse em tornar populares suas ideias? As razões que possam justificar a atitude de Copérnico são, até hoje, um ponto de discussão entre os especialistas.
(A dança do universo, 2006. Adaptado.)
Em “Mesmo que elas tenham ideias realmente (ou potencialmente) revolucionárias, muitas vezes não as reconhecem como tais, ou não acreditam no seu próprio potencial” (1º parágrafo), a locução conjuntiva sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
À medida que.
Ainda que.
Desde que.
Visto que.
A menos que.
Em “Mesmo que elas tenham ideias realmente (ou potencialmente) revolucionárias”, a locução conjuntiva tem valor concessivo. A mesma ideia de contraste poderia ser expressa pelo conector “ainda que”.
O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais, que viveu há 50 milhões de anos. Há 23 milhões de anos, havia na Amazônia um braço de mar, o Lago Pebas, habitado por peixes- -boi de água salgada. Há 8 milhões de anos, este braço de mar fechou-se e confinou os animais em um ambiente de água doce. Ao longo da evolução, estes animais originaram o atual peixe-boi-da-amazônia.
a) Comparando-se os esqueletos do P. portelli e do peixe-boi-da-amazônia, há semelhança na organização anatômica dos membros anteriores. Como são classificados estes órgãos quanto à origem embrionária? Por que esta comparação evidencia a divergência evolutiva entre o P. portelli e as espécies de peixe-boi atuais?
b) Justifique como o fechamento do braço de mar e o novo ambiente de água doce levaram à formação da espécie de peixe-boi na bacia do Rio Amazonas.
a) Esses órgãos são chamados de homólogos. Eles permitem concluir que o Pezosiren portelli e o peixe-boi atual têm um ancestral comum que sofreu diferentes pressões seletivas, originando essas espécies.
b) Essas mudanças ambientais interromperam o fluxo gênico entre as populações geograficamente isoladas e proporcionaram diferentes pressões seletivas que levaram à formação da espécie de peixe-boi atual.
A curious item was found among Beethoven’s effects, locked away in a drawer, at the time of his death: three letters, written but apparently never sent (they may have been sent but returned to him), to the “Immortal Beloved.” The content, which varies from high-flown poetic sentiments to banal complaints about his health and discomfort, makes it clear that this is no literary exercise but was intended for a real person. The month and day of the week are given, but not the year. The periods 1801–02, 1806–07, and 1811–12 have been proposed, but the last is the most probable. The most cogent arguments regarding the identity of the person addressed, those by Maynard Solomon, point to Antonie Brentano, a native Viennese, who was the wife of a Frankfurt merchant and sister-in-law to Beethoven familiar Bettina Brentano.
(Adaptado de https://www.britannica.com/biography/Ludwig-van-Beethoven. Acessado em 29/07/20.)
A partir do conteúdo do texto, pode-se afirmar que
as cartas mencionadas foram enviadas por Beethoven, mas devolvidas a ele.
a destinatária das cartas de Beethoven seria uma cunhada do próprio compositor.
as cartas foram enviadas no período de 1801 a 1812.
a hipótese mais sólida é a de que a destinatária das cartas seria uma vienense.
Encontra-se em “The most cogent arguments regarding the identity of the person addressed, those by Maynard Solomon, point to Antonie Brentano, a native Viennese, (...)”
A reta do feixe de paralelas 3x + 4y = c (c ∈ R) que tangencia a circunferência de equação x2 + y2 = 6 em um ponto do 1º quadrante intercepta o eixo das ordenadas no ponto de ordenada:
Dado que a reta é tangente à circunferência, a distância do centro (0, 0) da circunferência até a reta 3x + 4y – c = 0 deve ser igual ao raio . Dessa maneira, tem-se que:
Como a intersecção se faz no primeiro quadrante, tem-se que . Dessa maneira, a reta em questão é
Para x = 0, tem-se que . Assim,
.
Dessa forma, o ponto de interseção é .
Nesta obra, eu quis estudar temperamentos e não caracteres. Escolhi personagens soberanamente dominadas pelos nervos e pelo sangue, desprovidas de livre-arbítrio, arrastadas a cada ato de suas vidas pelas fatalidades da própria carne. Começa-se a compreender que o meu objetivo foi acima de tudo um objetivo científico.
(Émile Zola epud Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira. 1994. Adaptado.)
Depreendem-se dessas considerações do escritor francês Émile Zola, a respeito de uma de suas obras, preceitos que orientam a corrente literária
barroca.
simbolista.
romântica.
árcade.
naturalista.
O trecho demonstra a opção em representar personagens movidas pelos instintos (e, portanto, animalizadas), como se mostra em “dominadas pelos nervos e pelo sangue” e em “arrastadas (...) pelas fatalidades da própria carne”. Mostra-se ainda o impulso de criar personagens com diminuta interioridade psicológica, já que elas são “desprovidas de livre-arbítrio”. Por fim, tem-se a objetividade científica como um pressuposto. Todos esses elementos são fundamentais para a corrente literária do Naturalismo.
Chama-se solução trivial de um sistema linear aquela em que todos os valores das incógnitas são nulos.
O sistema linear, nas incógnitas x, y e z:
é impossível para qualquer valor de m.
admite apenas a solução trivial para qualquer valor de m.
admite soluções diferentes da solução trivial para m=13.
admite soluções diferentes da solução trivial para m=10.
não admite a solução trivial para m ≠ 13.
Primeiro, observe que o sistema dado é homogêneo e, portanto, admite pelo menos a solução trivial. Assim, o sistema pode admitir apenas a solução trivial, se for possível e determinado, ou a trivial e infinitas outras, se for possível e indeterminado.
Para analisar cada caso, calcule-se o determinante formado pelos coeficientes das incógnitas:
Como D = 0 apenas para m = 13 , temos que, se m ≠ 13, então o sistema é possível e determinado e, portanto, admite apenas a solução trivial.
Logo, se m = 13, o sistema é possível e indeterminado e, portanto, admite outras soluções além da trivial.
Este movimento surge como momento de negação profunda e revolucionária, porque visava a redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade. Concebe de maneira nova o papel do artista e o sentido da obra de arte, pretendendo liquidar a convenção universalista dos herdeiros de Grécia e Roma em benefício de um sentimento novo, embebido de inspirações locais, procurando o único em lugar do perene.
(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2013. Adaptado.)
O texto refere-se ao movimento
realista.
romântico.
árcade.
naturalista.
parnasiano.
O texto crítico de Antônio Candido faz referência ao Romantismo. Esse movimento tem como principais características o ideal de originalidade na obra de arte, opondo-se à exaltação dos modelos clássicos, como preconizavam escolas artísticas anteriores, concebendo “de maneira nova o papel do artista e o sentido da obra de arte”. Além disso, é citado o caráter revolucionário, típico desse movimento, já que ele “visava redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade”.
Leia o texto para responder a questão.
An invigorating reading
His grandparents were slaves. His father painted houses. His immigrant mother washed laundry. For a poor, mixed-race boy born in Brazil in 1839, their son had done well to become an apprentice typesetter in Rio de Janeiro. But a priest taught him Latin, and a literary agent spotted the gifted lad at the Imprensa Nacional, the government press, and soon he was contributing to newspapers, writing plays and poems and starting a literary circle.
But it was as a novelist that Joaquim Maria Machado de Assis would truly shine. Machado worked as a civil servant and co-founded the Brazilian Academy of Letters; he married happily (although his Portuguese in-laws initially objected to the colour of his skin). Beneath all this outward respectability, his prose was radically ingenious. Ever since “The Posthumous Memoirs of Brás Cubas”, Machado’s fifth novel, appeared in 1881 it has astonished readers with its lordly ironies and scorn for convention. The book’s invigorating style, as much as its backdrop of racial and social injustice, makes it ideal reading for this morbid, insurgent summer.
Brás Cubas, the fictional memoirist, has just died from pneumonia. As a thwarted corpse who failed in almost everything he tried, he wants to set the record straight about his drifting life as an idle, pleasure-seeking dandy in Rio. Beneath his jaunty veneer, Cubas harbours a melancholy pessimism. He sees a freedman lash a slave he has bought — to relieve his own sufferings “by passing them on to someone else”. Yet the novel floats free of the ambient oppression on currents of mischief and urbanity.
Sprinkled with epigrams, dreams, gags and asides, the story teases, dances and delights. Across 160 short chapters (“Long chapters suit long-winded readers”), Machado mocks every rule of the 19th-century novel. A chapter of dialogue is written entirely in punctuation (“!…?…!”). In another, the narrator acknowledges (in a new translation by Margaret Jull Costa and Robin Patterson), “I have just written an utterly pointless chapter”. Dave Eggers, an American author, recently called this “one of the wittiest, most playful, and therefore most alive and ageless books ever written”.
(www.economist.com, 15.08.2020. Adaptado.)
The second paragraph states that “The Posthumous Memoirs of Brás Cubas” is a
recommended reading due to its stimulating style.
respectable and conventional novel, although it has surprised readers.
manifesto against racism and social injustice.
lordly novel no matter how unconventional it may seem.
difficult book to understand because it is too radical.
O segundo parágrafo afirma que o romance “As Memórias Póstumas de Brás Cubas” é uma leitura recomendada, devido ao seu estilo estimulante. Lê-se em: “The book’s invigorating style … makes it ideal reading …”.
Leia o soneto de Luís de Camões para responder à questão.
A fermosura desta fresca serra e a sombra dos verdes castanheiros, o manso caminhar destes ribeiros, donde toda a tristeza se desterra;
o rouco som do mar, a estranha1 terra, o esconder do sol pelos outeiros2 , o recolher dos gados derradeiros, das nuvens pelo ar a branda guerra;
enfim, tudo o que a rara natureza com tanta variedade nos of’rece, me está, se não te vejo, magoando.
Sem ti, tudo me enoja e me aborrece; sem ti, perpetuamente estou passando, nas mores alegrias, mor tristeza.
(Luís de Camões. Sonetos, 2001.)
1 estranha: rara, que não é comum, que não é vulgar.
2 outeiros: montes.
Um vocábulo também pode ser formado quando passa de uma classe gramatical a outra, sem qualquer modificação de sua forma. Tal processo de formação de palavras é denominado derivação imprópria. Observa-se um exemplo de derivação imprópria no verso:
“donde toda a tristeza se desterra;” (1ª estrofe)
“o manso caminhar destes ribeiros,” (1ª estrofe)
“o rouco som do mar, a estranha terra,” (2ª estrofe)
“das nuvens pelo ar a branda guerra;” (2ª estrofe)
“sem ti, perpetuamente estou passando,” (4ª estrofe)
A derivação imprópria, ou conversão, pode ser observada em “o manso caminhar”, pois “caminhar”, que tradicionalmente seria tomado como verbo, no contexto, está substantivado pelo artigo “o”, significando “o ato de caminhar”.
Leia o texto para responder à questão.
People who have never outgrown an aversion to broccoli, or an addiction to potato chips, can place part of the blame on their genes, preliminary research suggests. The study, of over 6,200 adults, turned up correlations between certain taste-related genes and people’s preferences for particular food groups. Those whose genes made them sensitive to bitter flavors, for example, tended to eat fewer whole grains. Meanwhile, people with a particularly acute ability to sense savory flavors were less likely to eat their veggies. Still, none of that means genes determine your food preferences, experts said.
Diet is complicated, and influenced by everything from culture to economics, said researcher Julie Gervis, a doctoral candidate at Tufts University. But, she said, the findings do highlight the role of taste-related genes in food choices. People often don’t know why they struggle with eating things they know are good for them, like green vegetables, Gervis noted. Understanding the influence of genes can shed some light on the matter.
Eventually, Gervis said, dietitians may be able to use genetic information to give people more precise diet counseling. “We’re moving away from general nutrition advice to a more personalized approach,” Gervis said. But, she added, any real-world use of genetic analysis is still a long way off. Gervis will present the findings at the annual meeting of the American Society for Nutrition. Studies released at meetings are considered preliminary until they are published in a peer-reviewed journal.
(Amy Norton. www.usnews.com, 14.06.2022. Adaptado.)
In the excerpt from the second paragraph “People often don’t know why they struggle”, the underlined word expresses
emphasis.
uncertainty.
denial.
inability.
frequency.
O termo “often” tem como sinônimo “frequently” (“frequentemente”).
A figura representa três momentos sucessivos da população adulta de uma determinada espécie de peixe em uma região na qual há atividade pesqueira. O momento I representa a composição da população adulta antes da pesca. No momento II, observam-se os sobreviventes adultos logo após a pesca. O momento III representa os indivíduos adultos após alguns ciclos de reprodução.
Baseado na figura, é correto afirmar que
o impacto causado pela atividade de pesca alterou a produtividade primária do local, o que resultou em uma população de peixes menores ao longo do tempo.
a população não conseguiu recuperar sua abundância de indivíduos após a atividade de pesca, o que a levará ao colapso a médio e longo prazos.
os indivíduos maiores não conseguem se reproduzir depois da pesca devido ao estresse fisiológico causado por essa atividade.
essa atividade de pesca é sustentável a longo prazo e não causa impacto à população de peixes daquele local.
a pesca priorizou os peixes maiores, causando uma seleção artificial que resultou em uma população de peixes menores ao longo do tempo.
A captura preferencial de indivíduos de maior tamanho favoreceu a sobrevivência dos indivíduos menores, que se reproduziram aumentando sua frequência na população.
Os pontos A(3,-2) e C(-1,4 ) do plano cartesiano são vértices de um quadrado ABCD cujas diagonais são . A reta suporte da diagonal intercepta o eixo das ordenadas no ponto de ordenada:
2/3
3/5
1/2
1/3
0
De acordo com o enunciado, podemos montar a seguinte figura:
O ponto P(0, y) pertence à reta suporte da diagonal que, por sua vez, é mediatriz de .
Logo dPA = dPC
Resposta: D
Um investidor brasileiro aplicou R$ 135.000,00 em um país europeu no momento em que o valor de 1 euro era 4,50 reais.
A aplicação em euros foi feita pelo período de 1 ano à taxa de juros de –1% ao ano.
O montante recebido em euros foi convertido para reais à taxa cambial de 1 euro por 4,70 reais.
A quantia recebida pelo investidor, em reais, foi um número cuja soma de seus algarismos é:
28
25
27
29
26
A more deliberate kind of realism in novels, stories, and plays, usually involving a view of human beings as passive victims of natural forces and social environment. As a literary movement, was initiated in France by Jules and Edmond Goncourt with their novel Germinie Lacerteux (1865), but it came to be led by Émile Zola, who claimed a “scientific” status for his studies of impoverished characters miserably subjected to hunger, sexual obsession, and hereditary defects in Thérèse Raquin (1867), Germinal (1885), and many other novels. This fiction aspired to a sociological objectivity, offering detailed and fully researched investigations into unexplored corners of modern society, while enlivening this with a new sexual sensationalism.
(Chris Baldick. The concise Oxford dictionary of literary terms, 2001. Adaptado.)
O texto trata do movimento
naturalista.
modernista.
romântico.
parnasiano.
simbolista.
O texto descreve o movimento Naturalista, explicitamente nas seguintes partes:
- "[...] usually involving a view of human beings as passive victims of natural forces and social environment". Ou seja, destaca-se que os comportamentos, desejos e vontades humanas são resultados da predisposição hereditária em associação com o meio social. Trata-se da visão determinista de Hippolyte Taine, que compreendia como motivadora do comportamento humano a tríade: meio ambiente, raça e momento histórico – ideia encampada pelos naturalistas.
- "[...] it came to be led by Émile Zola, who claimed a ‘scientific’ status for his studies of impoverished characters miserably subjected to hunger, sexual obsession, and hereditary defects". Émile Zola é o representante mais expressivo da escola literária naturalista. Além disso, a passagem também ressalta a visão que ele tinha do romance, a de ser um estudo científico do comportamento humano, destacando as influências da hereditariedade e do meio na formação da personalidade das personagens e, consequentemente, de suas ações.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas