Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 15 - FGV-SP 2019 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

No plano cartesiano, considere o ponto P do primeiro quadrante que pertence à reta de equação 3x + 2y = 12.

Considere também o retângulo OAPB em que O é a origem e A e B são as projeções ortogonais de P nos eixos das abscissas e das ordenadas, respectivamente.

A área máxima do retângulo OAPB é:



( a )

7

( b )

5,5

( c )

6

( d )

5

( e )

6,5

Questão 15 - Albert Einstein 2024 - Vestibular de Verão - Prova I

Read the text to answer the question.

Rescuers spotted debris from the tourist submarine Titan on the ocean floor near the wreck of the Titanic on June 22, 2023, indicating that the vessel suffered a catastrophic failure and the five people aboard were killed. Below, Purdue University professor Nina Mahmoudian talks about vehicles for deep ocean research.

Nina Mahmoudian: When we talk about water studies, we’re talking about vast areas. And covering vast areas requires tools that can work for extended periods of time, sometimes months. Having people aboard underwater vehicles, especially for such long periods, is expensive and dangerous.

One of the tools researchers use is remotely operated vehicles, or ROVs. Basically, there is a cable between the vehicle and operator that allows the operator to command and move the vehicle, and the vehicle can transmit data in real time. ROVs can reach deep ocean — up to a depth of 6,000 meters. It’s also better able to provide the mobility necessary for observing the sea bed and gathering data.

Autonomous underwater vehicles provide another opportunity for underwater exploration. They are usually not tied to a ship. They are typically programmed ahead of time to do a specific mission. And while they are underwater they usually don’t have constant communication. At some interval, they surface, relay the data that they have gathered, change the battery or recharge and receive renewed instructions before again submerging.

Crewed1 submersibles will be exciting for the public and those involved. However, they will be much more expensive compared with uncrewed explorations because of the required size of the platforms and the need for life-support systems. So, uncrewed vehicles provide better opportunities for exploration at less cost and risk in operating in inhospitable locations. Using remotely operated and autonomous underwater vehicles gives operators the opportunity to perform tasks that are unsafe for humans, like observing under ice and detecting underwater mines.

(https://theconversation.com, 23.06.2023. Adapted.)

1crewed: carrying or operated by a person or people on board.

Read the ad which Sir Ernest Shackleton, the famed explorer of the Antarctica, supposedly printed in the London newspaper The Times.

Both the ad and the text mention the following aspect of exploratory expeditions: 



( a )

continuing fear. 

( b )

severe temperature. 

( c )

prolonged trip time. 

( d )

possibility of personal success. 

( e )

uncomfortable human conditions.

Resposta:

Tanto o anúncio quanto o texto mencionam o seguinte aspecto das expedições exploratórias: C) tempo prolongado de viagem. Texto: “And covering vast areas requires tools that can work for extended periods of time, sometimes months. “ Anúncio: “...long months of complete darkness.” 

Questão 15 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 001 - Prova de Matemática, Biologia, História e Geografia

Sendo k um número real, o conjunto de todos os valores reais de k para os quais o sistema de equações  tem soluções reais é dado por



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 15 - UNICAMP 2024 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e Y

No processo de Independência, várias tropas indígenas foram recrutadas para proteger o território contra uma possível invasão portuguesa no litoral cearense entre setembro e novembro de 1822. Já os índios da vila de Cimbres, em Pernambuco, se posicionaram em 1824 a favor de Dom João VI, opondo-se à Independência e à Constituição. No entanto, o que parecia ser mais comum era o engajamento dos índios no projeto de Brasil independente, identificando-se como “brasileiros”. Nas revoltas, buscavam muito menos se contrapor aos europeus e, assim, lutar por uma nova posição social que não mais os obrigasse ao trabalho forçado.

(Adaptado de: COSTA, J. P. P. “Povos indígenas e a Independência”. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/textos/. Acesso em 21/05/2023.)

Tendo em vista seus conhecimentos sobre a participação dos povos indígenas no processo de Independência, e considerando o texto do blog citado, assinale a alternativa correta.



( a )

As disputas dos ameríndios em torno do “ser brasileiro” visavam à manutenção da ordem social vigente. 

( b )

As populações indígenas participaram, com projetos políticos específicos, dos processos da Independência. 

( c )

A independência era entendida pelos indígenas como uma ameaça a Dom João VI, símbolo da nação brasileira. 

( d )

A diversidade da ação indígena se relacionava à distribuição de terras e títulos estabelecidos pela Corte portuguesa.

Resposta:

O texto da questão apresenta o processo da independência a partir da participação diversa dos povos indígenas. Ainda assim, fica ressaltado que, para os povos indígenas, a busca por uma nova posição na sociedade era mais relevante do que se contrapor ao europeu (colonizador). Com isso, fica claro que a participação dos povos indígenas contou com projetos específicos dentro dos processos da independência, para além daquele proposto em torno da luta contra a dominação metropolitana.

Questão 15 - UNICAMP 2024 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas e Artes

Desde sua independência, em 1956, o Sudão tem sido assolado por guerras civis. Com a criação do Sudão do Sul, em 2011, o Sudão perde parte de seu território, passando a enfrentar conflitos por delimitação de fronteira com o novo país vizinho. Soma-se a isso uma grave crise política interna, iniciada em 2023, cujos confrontos armados levam a um deslocamento interno massivo da população do país.

A partir de seus conhecimentos e do mapa ao lado, responda às questões a seguir.

a) Qual potência europeia colonizou o Sudão a partir do final do século XIX? Aponte ao menos três fatores responsáveis pela recorrência de guerras civis no Sudão após a independência.

b) Indique o recurso natural que tem sido disputado entre Sudão e Sudão do Sul. Explique como a configuração territorial relacionada à exploração desse recurso acirrou o conflito entre esses países.

Resposta:

a) A potência europeia que colonizou o Sudão a partir do final do século XIX foi o Reino Unido. Entre os fatores responsáveis pela recorrência de guerras civis no Sudão após a independência, podemos elencar, entre outros: rivalidades étnico-religiosas de populações não árabes ou não muçulmanas contra o governo central, árabe e pró-muçulmanos; disputas por recursos naturais, devido à presença de petróleo no território; e conflitos pela tomada do poder em momentos de fragilidade econômica, como no caso das guerras civis que ocorrem no país desde a crise de 2018 e que se intensificaram em 2023.

b) O recurso natural que tem sido disputado pelo Sudão e pelo Sudão do Sul é o petróleo. Como apontado no mapa, a fronteira dos países foi traçada em áreas de exploração de petróleo. Tal fato instiga o Sudão a defender que as fronteiras sejam delimitadas mais ao Sul. Além disso, o Sudão do Sul depende, para as suas exportações, de oleodutos que atravessam o território sudanês, o que também gera tensões entre os países.

 

Química Questão 03 - FUVEST 2017 2ª fase - 3º dia

O Brasil produziu, em 2014, 14 milhões de toneladas de minério de níquel. Apenas uma parte desse minério é processada para a obtenção de níquel puro.

Uma das etapas do processo de obtenção do níquel puro consiste no aquecimento, em presença de ar, do sulfeto de níquel (Ni2S3), contido no minério, formando óxido de níquel (NiO) e dióxido de enxofre (SO2). O óxido de níquel é, então, aquecido com carvão, em um forno, obtendo-se o níquel metálico. Nessa última etapa, forma se, também, dióxido de carbono (CO2).

a) Considere que apenas 30 % de todo o minério produzido em 2014 foram destinados ao processo de obtenção de níquel puro e que, nesse processo, a massa de níquel puro obtida correspondeu a 1,4 % da massa de minério utilizada. Calcule a massa mínima de carvão, em quilogramas, que foi necessária para a obtenção dessa quantidade de níquel puro.

b) Cada um dos gases produzidos nessas etapas de obtenção do níquel puro causa um tipo de dano ambiental. Explique esse fato para cada um desses gases.

Note e adote:

Massa molar (g/mol):

Ni ...... 58,8

C ....... 12,0

O ....... 16,0

Resposta:

a)

m = 0,6 · 104 ton = 6 · 106 kg

Resposta: 6 milhões de kg de carvão.

b) Os gases produzidos são SO2 e CO2, que causam chuva ácida e agravamento do efeito estufa, respectivamente. Isso ocorre porque o SO2 é um óxido ácido que, em contato com o gás oxigênio e a água, leva à formação do ácido sulfúrico, e o CO2 absorve a radiação infravermelha, causando aquecimento.

Química Questão 03 - FUVEST 2019 2ª fase - 2º Dia

O tricloreto de nitrogênio (NCℓ3), ou tricloramina, é um composto de aparência oleosa muito perigoso quando puro, pois se decompõe explosivamente formando N2 e Cℓ2. Ele era utilizado, até sua proibição na década de 1940, para o branqueamento de farinhas comerciais, no chamado Processo Agene®. Atualmente, é conhecido como um dos subprodutos tóxicos indesejáveis formados no processo de desinfecção de piscinas. Ele se forma, por exemplo, pela reação do cloro usado nas piscinas com ureia proveniente da urina de nadadores que as utilizam.

Pede-se:

a) Represente a molécula do NCℓ3 utilizando fórmula de Lewis.

b) Escreva a equação balanceada para a decomposição do NCℓ3 em N2 e Cℓ2. Qual é o número de oxidação do nitrogênio no reagente e no produto?

c) Calcule a entalpia da reação de decomposição do NCℓ3, considerando os valores de energia de ligação fornecidos. A reação é endotérmica ou exotérmica? Demonstre seus cálculos e justifique sua resposta.

Resposta:

A energia liberada é maior do que a absorvida, portanto a reação é exotérmica.  Como 1660 – 1200 = 460 kJ ΔH = –460 kJ Para cada mol de NCℓ3 decomposto ​ΔH = –230 kJ/mol Cℓ3

Química Questão 03 - FUVEST 2022 - 2ª Fase - 2º dia

As afirmações a seguir baseiam-se na descrição da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo):

Afirmação 1: “O dióxido de enxofre (SO2) é liberado para a atmosfera por gases vulcânicos e fontes antropogênicas, principalmente atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como termelétricas, fabricação de fertilizantes, fundição de alumínio e aço, produção de ácido sulfúrico e papel.”

Afirmação 2: “O dióxido de enxofre é um gás incolor com forte odor pungente. É muito irritante quando em contato com superfícies úmidas, pois se transforma em trióxido de enxofre (SO3) e passa rapidamente a ácido sulfúrico (H2SO4).”

a) Represente a estrutura de Lewis do dióxido de enxofre.

b) A afirmação 2 refere-se à formação da chuva ácida. Represente a reação balanceada da formação da chuva ácida a partir de SO3 e a reação balanceada da chuva ácida com o carbonato de cálcio (CaCO3), que é um dos componentes de construções que são danificadas por ela.

c) Considere uma determinada amostra de carvão que contém 1% em massa de enxofre. Quando esse carvão é queimado, o enxofre é convertido em dióxido de enxofre pela reação S(s) + O2(g)→ SO2(g). Para evitar a poluição do ar, este dióxido de enxofre pode ser tratado com óxido de cálcio para formar sulfito de cálcio, como representado pela reação SO2(g) + CaO(s) → CaSO3(s). Calcule a massa diária, em quilogramas, de CaO necessária para tratar o SO2 em uma usina que consome 3,2 × 106 kg de carvão por dia.

Note e adote: Distribuição eletrônica: O = 1s2, 2s2, 2p4 ; S = 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p4. Massas molares (g/mol): O = 16; S = 32; Ca = 40.

Resposta:

a) 

b) 

c) Cálculo da massa de enxofre (1%) presente na amostra de carvão.

Construção da equação global para relacionar o enxofre e o CaO.

A partir da equação global, temos a seguinte relação:

BLOCO 2 Questão 15 - FGV-SP 2023 - Direito - 1º Dia

Considere o plano cartesiano com coordenadas em metros. Duas partículas, A e B, começam a se mover simultaneamente. A partícula A está inicialmente no ponto (−200, 0) e move-se com velocidade constante igual a 10 m/s ao longo do eixo X no sentido do eixo (sua abcissa cresce com o tempo). A partícula B está inicialmente no ponto (0, 200) e move-se com velocidade constante igual a 5 m/s ao longo do eixo Y, no sentido oposto ao eixo (sua ordenada decresce com o tempo).

O momento, em segundos, após o instante inicial, em que as duas partículas estão mais próximas é



( a )

10

( b )

12

( c )

18

( d )

24

( e )

28

Resposta:

A equação horária do movimento da partícula A, na direção do eixo X no sentido do eixo, é dada por - 200 + 10t, sendo t o tempo em segundos, de modo que a posição desta partícula, em um instante t, é (10t - 200; 0).

Da mesma forma, a equação horária do movimento da partícula B, na direção do eixo Y no sentido contrário ao do eixo, é dada por 200 - 5t, sendo t o tempo em segundos, de modo que a posição desta partícula, em um instante t, é (0; 200 - 5t).

A distância d entre esses dois pontos é tal que

Note que essa distância será a menor possível quando .

Biologia Questão 16 - UNICAMP 2021 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Biológicas / Saúde

A endogamia promove o aumento de homozigose nos descendentes. Os primeiros estudos sobre os efeitos da endogamia em plantas foram realizados por Charles Darwin. O estudo da endogamia teve seu interesse inicial em sistemas reprodutivos de plantas, para explicar por que as numerosas espécies de plantas têm sistemas que impedem a autofecundação, e por que a reprodução por cruzamento prevalece na natureza. 

(Adaptado de G. Álvarez, F. C. Ceballos e T. M. Berra. Biological Journal of the Linnean Society, Londres, v. 114, p. 474-83, fev. 2015.)

a) Defina homozigose. A partir de uma planta com genótipo Aa (geração S0), representada ao lado, qual é a porcentagem de homozigose na terceira geração (geração S3) de autofecundação? Considere que as plantas de genótipo AA, Aa e aa apresentam igual probabilidade de sobrevivência, a ocorrência exclusiva de autofecundação, e que os tamanhos das progênies das gerações S1, S2 e S3 são infinitos.

b) Plantas autógamas autofecundam-se e plantas alógamas dependem da polinização cruzada para o sucesso do processo reprodutivo. A cleistogamia, principal mecanismo de autofecundação, é um fenômeno observado em flores hermafroditas, em que a polinização ocorre antes mesmo da abertura floral. Como as flores e a polinização devem ser manipuladas pelo pesquisador em um programa de melhoramento genético que visa a aumentar a heterozigose em plantas com cleistogamia?

Resposta:

a) Homozigose é a ocorrência de dois alelos iguais (AA ou aa) de um gene no genótipo.

Analisando os cruzamentos:

S0 – Aa

S1 – 50% Homozigotos (AA e aa) e 50% Heterozigotos (Aa)

S2 – 75% Homozigotos (AA e aa) e 25% Heterozigotos (Aa)

S3 – 87,5% Homozigotos (AA e aa) e 12,5% Heterozigotos (Aa)

A porcentagem de homozigose em S3 é 87,5%

b) Nas flores, deve ser realizado o corte das anteras, para impedir a autofecundação. A polinização deve ser feita manualmente pelo pesquisador, transferindo o pólen entre plantas homozigotas dominantes e plantas recessivas.

Biologia Questão 16 - UNICAMP 2022 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Biológicas / Saúde

Na cidade de Yogyakarta (Indonésia), foi aplicado um método que usa bactérias Wolbachia em mosquitos. Com isso, reduziram em 77% os casos de dengue. Estudos preliminares com o mesmo método, realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstraram resultados promissores com “redução de até 77% dos casos de dengue [...] nas áreas que receberam os Aedes aegypti com Wolbachia, quando comparado com áreas que não receberam”. Os resultados sugerem que a bactéria Wolbachia compete por recursos e dificulta a replicação do vírus da dengue, sendo, então, menos provável que o mosquito cause a infecção quando pica alguém.

(Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/06/11/infeccao-por-dengue-cai-77percent-em-teste-com-bacteria-em-mosquito-aedes-aegypti.ghtml. Acessado em 13/09/2021.)

a) Considerando as informações apresentadas no enunciado, qual é o nome do método de controle de vetores utilizado em Yogyakarta para redução dos casos de dengue? Cite duas vantagens desse método.

b) A malária é transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles e sabe-se que 99% dos casos são registrados na região amazônica*. Explique um fator ambiental que favoreça a manutenção do ciclo de transmissão nessa região. Assim como muitos outros insetos, os mosquitos dos gêneros Anopheles e Aedes possuem uma característica morfológica que lhes permitiu a colonização e a ampla distribuição geográfica. Qual é essa característica morfológica? Justifique a sua resposta.

(*Fonte: http://portal.fiocruz.br/noticia/malaria-regiao-amazonica-concentra-99-dos-casos-no-brasil. Acessado em 17/09/2021.)

Resposta:

a) O método apresentado no enunciado é o controle biológico. Esse método não utiliza substâncias inseticidas e não se acumula nos organismos.

b) O fator ambiental que favorece a manutenção do ciclo desse vetor é a alta pluviosidade, que facilita a formação dos criadouros dos mosquitos. A característica morfológica presente em muitos insetos é a presença de asas, que favorece o deslocamento e a dispersão desses animais, permitindo sua ampla distribuição geográfica e a colonização de diferentes regiões.

Bloco 1 Questão 16 - FGV-SP 2021 - Economia - 1ª Fase

Dadas as funções f(x) = x2 + 1 e g(x) = |x| + 1, ambas definidas para todos os números reais, o gráfico da função composta f(g(x)), em linha cheia, será



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Com , tem-se :

Note-se que  é uma função par, ou seja,

Logo, o gráfico da função dada por  é simétrica em relação ao eixo y.

Física Questão 16 - UNICAMP 2021 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Exatas / Tecnológicas

O Aconcágua é uma montanha na Cordilheira dos Andes com aproximadamente 7000 m de altitude, a mais alta fora da Ásia.

a) O gráfico abaixo mostra curvas padronizadas da pressão e da temperatura do ar atmosférico em função da altitude. O ar comporta-se como um gás ideal e pode-se usar R = 8 J/mol.K para a constante universal dos gases perfeitos. Calcule o volume molar do ar no pico do Aconcágua, que é dado pela razão (V/n), ou seja, pelo volume de ar, V, dividido pelo correspondente número de moles, n.

b) A radiação solar que atinge a superfície da Terra é, em parte, absorvida pelas moléculas e partículas da atmosfera, sendo que a fração transmitida que chega ao nível do mar é menor do que aquela que atinge as altitudes elevadas. A figura abaixo mostra a curva de transmitância em função do comprimento de onda da radiação eletromagnética solar, para um ponto ao nível do mar, nas regiões do visível e do infravermelho. Nessa curva, podem-se ver duas largas janelas de alta transmitância no infravermelho. Sabendo que a energia de um fóton é dada por E = hf, sendo h = 4 × 10-15 eV.s a constante de Planck e f a frequência da onda eletromagnética, encontre a menor energia dos fótons transmitidos por essas janelas no infravermelho.

Velocidade da luz: c = 3,0 × 108 m/s.

Resposta:

a) A pressão e a temperatura do ar a uma altitude de 7000 m podem ser obtidas a partir do gráfico (a), da seguinte maneira:

Logo, o volume molar do ar nessa altitude pode ser determinado utilizando a equação de Clapeyron:

 

b) Quanto maior for o comprimento de uma onda eletromagnética, menor será a sua frequência e, de acordo com a equação de Planck, menor será a energia do fóton. Logo, observando o gráfico (b), o comprimento de onda do fóton solicitado pelo enunciado é λ =14 μm. 

Aplicando a equação fundamental da ondulatória para ondas eletromagnéticas (c = λ⋅f) se propagando com velocidade c = 3∙108 m/s e a equação de Planck, pode-se obter a energia desse fóton infravermelho, como segue:

Substituindo-se os dados numéricos:

Física Questão 16 - UNICAMP 2022 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Exatas / Tecnológicas

Uma nova forma de geração de energia elétrica eólica que vem sendo testada usa a vibração de uma haste vertical de carbono produzida pela força do vento. A energia da oscilação da haste é transformada em energia elétrica por meio de alternadores. Esse sistema apresenta vantagens para o meio ambiente, uma vez que não utiliza as turbinas eólicas convencionais por serem muito barulhentas e perturbarem as comunidades vizinhas e a migração de pássaros.

a) Uma haste vertical rígida, usada num experimento de laboratório, oscila com pequena amplitude de forma que a sua extremidade superior descreve um movimento aproximadamente horizontal. A posição horizontal da extremidade, x(t), varia com o tempo t conforme o gráfico da figura A. Calcule a velocidade escalar média vem e o módulo vm da velocidade média da extremidade superior da haste durante um período completo de oscilação.

b) O movimento da extremidade superior da haste do item (a) é similar ao de um pêndulo. Um pêndulo simples, de comprimento L = 2,0 m e massa m em sua extremidade inferior (a massa da haste em si é desprezível), é solto a partir do repouso do ângulo θ0 = 26° (veja a figura B). Despreze perdas por atrito e calcule a velocidade da massa m quando ela passa pelo ponto mais baixo da trajetória.

Dados:   o oo sen 26 0,44; cos 26 0,90; tan 26 0,49.

Resposta:

a) O deslocamento escalar ao longo de um período (T = 0,2 s) é igual a zero. Dessa maneira, a velocidade escalar média Vem é dada por:

É preciso fazer duas considerações a respeito do “módulo Vm da velocidade média” da extremidade superior da haste durante um período de oscilação:

I) Se a velocidade média Vm pedida for considerada a velocidade vetorial média, observamos que o deslocamento vetorial ao longo de um período também é nulo. Assim, seu módulo será dado por:

II) Se a velocidade média Vm pedida for, na realidade, a rapidez média desenvolvida pela ponta da haste ao longo de um período, seu módulo será:

Em que “d” é a distância efetivamente percorrida pela ponta. Dessa forma:

b) A figura a seguir ilustra a posição inicial do corpo e o corpo no ponto mais baixo da trajetória.

Da figura:

Como o sistema é conservativo:

História Questão 16 - UNICAMP 2022 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas / Artes

“E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo diante da chacina 111 presos indefesos Mas presos são quase todos pretos Ou quase pretos Ou quase brancos quase pretos de tão pobres E pobres são como podres E todos sabem como se tratam os pretos” 

(Em: Caetano Veloso e Gilberto Gil. “Haiti”. Tropicália 2, 1993).

A música denuncia o massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, na cidade de São Paulo.

A partir da letra e dos seus conhecimentos,

a) explique por que, historicamente, a chacina do Carandiru é um crime contra os direitos humanos, identificando o perfil das vítimas.

b) cite e explique duas mudanças políticas, entre as décadas de 1960 e 1990, em relação aos direitos humanos no Brasil.

Resposta:

a) A chacina do Carandiru é um crime contra os direitos humanos, uma vez que o massacre executou detentos que estavam em poder e sob tutela do Estado, sem julgamento e sem lhes dar qualquer direito de defesa, como exemplificado no verso “111 presos indefesos”. Vale acrescentar ainda o perfil racial e social desses 111 presos, apresentado no excerto como “Quase todos pretos Ou quase pretos Ou quase brancos quase pretos de tão pobres”

b) Entre 1964 e 1985, o Brasil passou por uma ditadura militar, com participação de alguns setores civis. Durante esse regime, vigorou constantemente um Estado de exceção, onde arbitrariedades e violações de direitos humanos foram utilizadas por agentes de Estado para assegurar seus interesses e os interesses do regime. Em 1985, o regime militar terminou e o Brasil passou por um processo de redemocratização, nesse cenário, vale destacar a constituição de 1988, que, além de restabelecer o regime democrático constitucional, comprometeu-se também a assegurar os direitos humanos. 

 

Questão 15 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 002 - Prova de Língua Inglesa, Física, Química e Língua Portuguesa

Read the text to answer the question.

There’s something faintly embarrassing about the 50th anniversary of the first moonwalk. It was just so long ago. It’s no longer “we” who put a man on the moon, it’s “they” who put a man on the moon. So why can’t “we” do it? It’s hard not to feel that for all the technological advances of the last halfcentury, America has lost something — the ability to unite and overcome long odds to achieve greatness.

At one level, this is silly. The U.S. stopped going to the moon because Americans stopped seeing the point of it, not because they stopped being capable of it. Still, the historic Mercury, Gemini, and Apollo programs do have something to teach us. Months before the moon landing, the journal Science wrote that the space program’s “most valuable spin-off of all will be human rather than technological: better knowledge of how to plan, coordinate and monitor the multitudinous and varied activities of the organizations required to accomplish great social undertakings.” So, here, lessons the Apollo has left behind.

1._________ President John Kennedy simplified NASA’s job with his 1961 address to Congress committing to “the goal, before this decade is out, of landing a man on the moon and returning him safely to Earth.” From then on, any decision was made by whether it would aid or impede the agency in meeting that deadline. Experiments that were too heavy were shelved, however valuable they might have been. Technologies that were superior but not ready for deployment were set aside. Having a North Star to pursue was essential, because skeptics and critics abounded. Amid protests over the Vietnam war and race riots, NASA engineers kept their heads down and their slide rules busy.

2. Harness incongruence. In any large organization there is pressure to suppress dissent. That can be deadly, as it was for NASA in the two space shuttle failures — Challenger and Columbia — each of which killed all seven crew members. Leading up to both tragedies, the fact that engineers grew concerned about a technical problem they did not fully understand, but they could not make a quantitative case; and were consequently ignored.

After the bad years of the shuttle disasters, the practice of harnessing incongruence, and learning from mistakes, has staged something of a revival at NASA, which has since successfully sent unmanned craft to Mars, Jupiter and Saturn. Says Adam Stelzner, a NASA engineer, “Listen to all that the problem has to say, do not make assumptions or commit to a plan of action based on them until the deepest truth presents itself”.

3. Delegate but decide. NASA realized early on that it needed help. About 90% of Apollo’s budget was spent on contractors from the most varied places. NASA itself was, therefore, more of a confederation than a single agency. With so many players involved, turf wars were unavoidable. NASA Administrator James Webb coined the phrase Space Age Management to describe how he tried to manage conflicts and ensure final decisions were made by headquarters. Unfortunately, Webb’s mastery of the complex network was not as thorough as he believed. The death of three astronauts during a routine test in 1967 was traced to deficiencies Webb had been unaware of. Failure, in this case, was as instructive as success.

4. Effectiveness and elegance. Aesthetically, the Apollo mission was poor. The module that touched down on the moon looked like an oversize version of a kid’s cardboard science project, all right angles and skinny legs. Apollo’s return to Earth was equally unglamorous. The spaceship that left the launch pad was awesome; what was, by plan, to be rescued from the Pacific Ocean was a stubby cone weighing just 0.2% of the majestic original. But what looks clunky and awkward to an outsider may appear elegant to an engineer. Engineering inelegance, by contrast, would be redesigning a machine without fully anticipating the consequences.

Most of the people alive today had not yet arrived on the planet when Armstrong, Aldrin and Commander Michael Collins returned to it after their historic voyage. Never mind, though. The moon landing was a victory for all of the human race, past, present, and future.

(Peter Coy. Bloomberg Businessweek, 22.07.2019. Adapted.)

According to the fourth subitem “Effectiveness and elegance”, as far as spaceships are concerned, 



( a )

appearances are positively irrelevant. 

( b )

form follows efficiency. 

( c )

elegance and effectiveness should come together. 

( d )

engineering inelegance ought to be inadmissible. 

( e )

“clunky” and “awkward” are synonymous to “glamour”.

Questão 15 - FUVEST 2024 - 1ª Fase - V

Em Dois irmãos, de Milton Hatoum, os gêmeos Yaqub e Omar representam duas personalidades antagônicas que se enfrentam ao longo da narrativa. A rivalidade entre eles tem como resultado:



( a )

A prosperidade econômica de ambos.

( b )

A reconstrução dos laços entre eles.

( c )

A ida de Nael a São Paulo para viver com Yaqub.

( d )

A morte de Rânia, a irmã dos gêmeos.

( e )

A desagregação e a ruína da família.

Resposta:

A relação de rivalidade entre Yaqub e Omar – comparada literalmente à dos irmãos Caim e Abel, por ser problemática – destrói a família de Zana e Halim, seus pais. As agressões intempestivas de Omar se somam ao calculismo de Yaqub, terminando em ruína: a casa é vendida e demolida, Halim e Zana morrem sem ver a reconciliação dos irmãos, Rânia tenta saldar as dívidas de Omar, que ao fim do romance foge da máquina repressiva posta em movimento por Yaqub como forma de vingança. Assim, os versos de Drummond na epígrafe do romance, sobre uma casa desfeita, ganham uma conotação literal e figurada, representando tanto o espaço físico da moradia quanto as relações familiares, todos eles desfeitos.

Questão 15 - FCMSCSP 2024 - 1º dia

Leia o texto para responder a questão.

Some of the world’s leading artificial intelligence (AI) researchers are calling for a pause on research into AI, claiming that safety issues must first be urgently addressed. If not, the outcomes could be devastating for humanity. Others say any pause in development would not only be impractical to enforce on a global scale, but could also stand in the way of advances that could both improve and save lives.

The AI that is currently available already has the power to radically alter society, in new ways that we are seeing every day. So how might it progress over the coming years? Are we on the brink of an artificial intelligence-powered utopia or dystopia?

Firstly, technology has been automating jobs since the Industrial Revolution, though never before has it happened on this scale. Everyone from truck drivers to voice over artists are at risk of being replaced by AI. A recent study found that just over 30 jobs are considered safe from automation in the near future. They range from mechanics to athletes, though they represent just a sliver of the current labour market. While new jobs will be created, there is a significant chance that the majority of the population will be left jobless. This could either lead to:

Utopia: A new leisure class emerges, living off a universal basic income funded by taxes on robots and the companies that operate them.

Dystopia: Mass unemployment results in social unrest, similar to the way laid off factory workers trashed the machines that replaced them. With so many jobs at risk and the potential for huge wealth inequality, some fear it could ultimately result in societal collapse.

Secondly, artificial intelligence is already contributing to major scientific advances, dramatically accelerating the time it takes to make discoveries. It has been used to invent millions of materials that did not previously exist, find potential drug molecules 1,000 times faster than previous methods, and improve our understanding of the universe. This could either lead to:

Utopia: Cancer and all other life-threatening diseases are cured, leading to a new age of health and prosperity. Scientists are already using AI tools to make breakthroughs in longevity medicine, which aims to end or even reverse ageing.

Dystopia: The same AI-enabled technology could be used for malevolent purposes, creating entirely new diseases and viruses. These could be used as bioweapons, capable of devastating populations that don’t have access to cures or the tech needed to develop them.

(Anthony Cuthbertson. www.independent.co.uk, 03.05.2023. Adaptado.)

O termo “while”, no trecho do terceiro parágrafo “While new jobs will be created, there is a significant chance that the majority of the population will be left jobless”, é empregado com o mesmo sentido em:



( a )

While respected, he is not liked. 

( b )

While I was eating my lunch, my phone rang. 

( c )

While he was taking a shower, I cleaned up the kitchen. 

( d )

While we were in Las Vegas, he was in Japan for work. 

( e )

While there’s life, there is hope.

Resposta:

While, no contexto, indica um contraste, uma oposição. A oração em que utiliza o termo na mesma forma é:

A) Embora seja respeitado, ele não é querido.

Questão 15 - UNICAMP 2024 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Biológicas e Saúde

O garimpo artesanal de ouro é responsável por 37% da emissão global antropogênica de mercúrio, mercúrio este proveniente do processo de recuperação do ouro a partir do aquecimento da amálgama (liga metálica entre o Hg e o Au) usada para separar o ouro do solo. Conforme representado na figura ao lado, em um dos processos de contaminação do meio ambiente, o mercúrio metálico reage com o gás ozônio, formando gás oxigênio e óxido de mercúrio (processo 1). Esse óxido formado reage com a água, gerando hidróxido de mercúrio (processo 2), o qual se deposita em ambientes aquáticos e no solo, atingindo o ser humano.

a) Nomeie o tipo de reação que ocorre nos processos 1 e 2 identificados na figura acima e escreva as respectivas equações químicas balanceadas.

b) A política, a ciência e a sociedade civil têm seu papel na preservação ambiental. Oportunidades de pesquisa química para reduzir os impactos da mineração artesanal de ouro passam pelo desenvolvimento de: (1) filtros de ar e máscaras para prevenção de inalação de vapores de mercúrio; (2) ajustes do solo para evitar a absorção de mercúrio nas culturas; (3) processos químicos específicos para extrair ouro de rejeitos e (4) diagnósticos pontuais para exposição e envenenamento por mercúrio. Preencha a tabela no campo de resposta, associando o número de cada desenvolvimento à correspondente oportunidade de pesquisa. Justifique sua escolha para o desenvolvimento atribuído somente à oportunidade “Mitigação de riscos”.

Resposta:

a) Processo 1: Reação de oxirredução –

Processo 2: Reação de hidrólise –

b)

 

A utilização de filtros e máscaras para a prevenção de inalação de vapores de mercúrio tem como meta reduzir os riscos e minimizar os efeitos negativos de um determinado evento, ou seja, é um processo preventivo que corresponde ao principal objetivo da mitigação de riscos.

Questão 16 - FUVEST 2011 1a Fase - Prova V

Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e oscila no tempo, como mostra o gráfico abaixo, que representa sua projeção E nessa direção fixa; E é positivo ou negativo conforme o sentido do campo. 

Consultando a tabela acima, que fornece os valores típicos de frequência f para diferentes regiões do espectro eletromagnético, e analisando o gráfico de E em função do tempo, é possível classificar essa radiação como 



( a )

infravermelha. 

( b )

visível.

( c )

ultravioleta.

( d )

raio X. 

( e )

raio

Resposta:

Do gráfico ao lado, T = 1 ⋅ 10–16 s. Da relação entre o período (T) e a frequência (f):

Portanto, comparando com a tabela dada no enunciado, trata-se da radiação eletromagnética ultravioleta.

Química Questão 03 - FUVEST 2024 - 2ª Fase - 2º dia

A quantificação de compostos químicos, em geral, é feita de maneira experimental, empregando instrumentos, como balões volumétricos, que estão sujeitos a erros intrínsecos. A figura mostra um balão de 250 mL ao nível do menisco, com um desvio de 0,15 mL para mais ou para menos, em uma temperatura de 20 °C.

Com base nessa informação, responda:

a) A 20°C, qual o desvio porcentual do volume desse balão?

b) Considere que o balão está em equilíbrio térmico a 20 °C em um laboratório com temperatura controlada e foi preenchido com 250 mL de uma solução 0,1 mol/L de NaCl a 10 °C. Após o conjunto balão e solução atingirem novamente o equilíbrio térmico com o laboratório, a concentração da solução presente no balão será menor, maior ou igual a 0,1 mol/L? Justifique a sua resposta.

c) Em outro balão volumétrico, com as mesmas especificações do balão mostrado na figura, foram adicionados 25 mL de uma solução de NaOH de concentração 0,1 mol/L. O balão foi completado com água até atingir o menisco. Qual a diferença de pH entre a solução inicial e a solução final? Justifique a sua resposta mostrando os cálculos.

Resposta:

a) Cálculo do desvio percentual:

b) Apesar de a variação da densidade da solução não ter sido fornecida, pode-se esperar que, com o aumento da temperatura, ocorra um pequeno aumento no volume da solução, resultando em uma pequena diminuição em sua concentração, uma vez que o número de mol de soluto permanece constante.

c) Considerando, nas condições dadas, que o produto iônico da água seja equivalente a Kw = 10-14, temos válido que:

Solução inicial:

Solução final:

Logo, há uma variação de uma unidade no pH.

Observação: consideramos que a FUVEST, para resolução desta questão, deveria ter fornecido aos estudantes a variação da densidade da solução (ou da água) no intervalo de temperatura considerado (item b) e o valor do produto iônico da água a 20°C (item c).

Química Questão 03 - FUVEST 2020 - 2ª fase - 2º Dia

O médico Hans Krebs e o químico Feodor Lynen foram laureados com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1953 e 1964, respectivamente, por suas contribuições ao esclarecimento do mecanismo do catabolismo de açúcares e lipídios, que foi essencial à compreensão da obesidade. Ambos lançaram mão de reações clássicas da Química Orgânica, representadas de forma simplificada pelo esquema que mostra a conversão de uma cadeia saturada em uma cetona, em que cada etapa é catalisada por uma enzima (E) específica:

a) Complete, no espaço determinado na folha de respostas, a fórmula estrutural do produto (IV) formado pela oxidação do álcool representado na estrutura (III).

b) Identifique pelo número qual das espécies (I, II ou III) possui isomeria geométrica (cis ‐ trans) e desenhe os isômeros.

c) Se R1 e R2 forem cadeias carbônicas curtas, os compostosrepresentados por(III)serão bastante solúveis em água, enquanto que, se R1 e/ou R2 forem cadeias carbônicaslongas, os compostosrepresentados por (III)serão pouco solúveis ou insolúveis em água. Por outro lado, os compostos representados por (I) e (II) serão pouco solúveis ou insolúveis em água independentemente do tamanho das cadeias. Explique a diferença do comportamento observado entre as espécies(I) e (II) e a espécie (III).

Note e adote:

Considere R1 e R2 como cadeias carbônicas saturadas diferentes, contendo apenas átomos de carbono e hidrogênio.

Resposta:

a) O produto (IV) formado pela oxidação do álcool (III) é:

b) A espécie II possui isomeria geométrica (cis-trans). Os isômeros espaciais cis e trans são:

c) A espécie III possui um grupo hidroxila (-OH) que é polar, assim, ela é mais solúvel em H2O quando comparada com as espécies I e II (apolares), independentemente do tamanho das cadeias R1 e R2.

Química Questão 03 - FUVEST 2023 - 2ª Fase - 2º dia

Em laboratório, os peptídeos podem ser sintetizados com reagentes que promovem a ligação entre diferentes aminoácidos. O EDC é um composto que pode ser utilizado em solução aquosa com essa finalidade, como representado a seguir:

Um reagente similar chamado de DCC, representado acima, também pode ser utilizado para promover o mesmo tipo de reação, mas não é indicado para o uso em meios polares, como soluções aquosas.

a) Escreva, no quadro da folha de respostas, a estrutura do subproduto formado quando DCC é utilizado em substituição ao EDC.

b) O DCC é menos adequado para ser utilizado em solução aquosa do que o EDC por ser menos solúvel. Indique, no quadro da folha de respostas, quais tipos de interações intermoleculares justificam a diferença de solubilidade de cada uma dessas espécies em água.

Um dos métodos utilizados para quantificar proteínas é o método de Kjeldahl, no qual é realizada a determinação da quantidade de matéria nitrogenada total em uma amostra. Esse método consiste em degradar toda a proteína de forma que todos os átomos de nitrogênio da amostra sejam convertidos em sulfato de amônio.

c) Considere uma amostra de 550,2 mg de um peptídeo de fórmula molecular C123H193N35O37 que foi submetida ao método de Kjeldahl. Calcule a quantidade total máxima de mols de sulfato de amônio ((NH4)2SO4) que seria produzida pela análise dessa amostra utilizando esse método.

Note e adote: Massa molar do C123H193N35O37: 2751 g/mol.

Resposta:

a) Seguindo o modelo de reação apresentado, a estrutura do subproduto, quando se substitui o EDC por DCC, é:

b) O EDC realiza interações do tipo íon-dipolo com água, sendo mais solúvel em água.

O DCC realiza interações do tipo ligações de hidrogênio com a água e também, por possuir uma cadeia carbônica (apolar) maior, apresenta menor solubilidade em água.

c) Segundo o método Kjeldahl, todos os átomos de nitrogênio presentes na proteína são convertidos em sulfato de amônio, conforme a seguinte reação:

Cálculo do número de mol presente em 550,2 mg do peptídeo:

Com base na reação apresentada, a conversão de todos os átomos de nitrogênio presente em 1 mol do peptídeo produz 17,5 mol de sulfato de amônio.

Assim, como na amostra há 2 · 10-4 mol de peptídeo, seguindo a proporção, tem-se 3,5 · 10-3 mol.

BLOCO 4 Questão 16 - FGV-SP 2023 - Direito - 2º Dia

Examine a tirinha de Caco Galhardo.

Considerando-se o efeito de humor pretendido na tirinha, a segunda fala constitui, em relação à primeira, uma quebra de expectativa, que se caracteriza



( a )

pela redundância. 

( b )

pela ambiguidade. 

( c )

pela metalinguagem. 

( d )

pelo contraste. 

( e )

pelo paradoxo.

Resposta:

Na tirinha, a quebra de expectativa, responsável pela produção de comicidade, ocorre com o estabelecimento de um contraste: diante da fala “a pandemia traz tantos questionamentos...”, pronunciada pela primeira personagem, seria de se esperar que a segunda considerasse esse conjunto de questionamentos como algo profundo, que diria respeito a aspectos complexos suscitados pela pandemia, como, por exemplo, os limites da liberdade individual frente ao interesse coletivo. Ao contrário, a sua interrogação (“tipo como usar máscara sem embaçar os óculos?”) considera esses “questionamentos” num nível mais corriqueiro, superficial, imediato – o que acaba por estabelecer o surpreendente contraste.

Biologia Questão 16 - UNICAMP 2019 2ª Fase - 3º dia - Ciências da natureza

Plantas são capazes de absorver nutrientes do solo pelas raízes. Em muitas espécies vegetais, as raízes são infectadas por fungos, estabelecendo uma interação entre organismos denominada micorriza.

(Fonte: D. S. Hayman e outros, Plant Growth Responses to Vesicular-Arbuscular Mycorrhiza. VI. Effect of Light and Temperature. The New Phytologist, Lancaster, v. 73, p. 71-80, jan. 1974.) 

a) Os efeitos das micorrizas sobre o crescimento vegetal podem ser avaliados a partir da figura A. Utilizando os dados fornecidos na figura, explique as consequências da micorriza para a planta. Que tipo de interação ecológica caracteriza a micorriza? Justifique, informando em sua resposta se a interação é positiva, negativa ou neutra para cada organismo envolvido.

b) O Brasil é um dos países que mais consomem fertilizantes sintéticos no mundo. Com base nas figuras A, B e C, explique por que a bioinoculação de fungos no solo pode ser uma alternativa ao uso de fertilizantes. Indique em sua explicação ao menos um efeito para as plantas e um efeito para o ambiente.

Resposta:

a) De acordo com a figura A, a micorriza favorece o aumento mais rápido da altura da planta. A interação ecológica entre fungos e plantas na micorriza é o mutualismo. A interação é positiva, uma vez que ambos os seres vivos dela participantes são favorecidos, e é obrigatória.

b) A bioinoculação de fungos pode favorecer a rápida ocorrência de decomposição de matéria orgânica, com liberação de nutrientes minerais para o solo. Graças a essa atividade metabólica dos fungos, nutrientes minerais são prontamente absorvidos pela vegetação, o que acarreta o seu rápido crescimento e o aumento de produtividade.

Biologia Questão 16 - UNICAMP 2020 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Biológicas / Saúde

Um estudo associou o nível de desmatamento com a biodiversidade de organismos em duas regiões próximas, com mesma extensão territorial e flora similar. As quantidades de áreas com florestas tropicais conservadas (florestas com estrutura vertical bem definida e sem sinais de perturbação ambiental) e com pastos limpos (pastos com baixa densidade de espécies lenhosas, com uma forrageira dominante) foram avaliadas e estão representadas no gráfico A. O gráfico B apresenta o número de espécies de plantas encontradas nos estratos inferior (espécies de baixo porte) e superior (espécies de alto porte) da vegetação em cada região.

a) Considerando a cobertura vegetal e a biodiversidade, associe as regiões 1 e 2 mostradas no gráfico A com as regiões X e Y mostradas no gráfico B. Justifique sua resposta.

b) Serviços ecossistêmicos são os benefícios da natureza para as pessoas, os quais são vitais para o bem-estar humano e para as atividades econômicas. Entre tais serviços, há os classificados como serviços ecossistêmicos de regulação do ambiente, tais como os que afetam o ciclo biogeoquímico. Cite e explique dois serviços ecossistêmicos de regulação afetados pelo desmatamento e por queimadas.

Resposta:

a) A região 1 corresponde à região x e a região 2 corresponde à região y, uma vez que a região 2 apresenta maior número de espécies vegetais,e portanto, maior biodiversidade por ter maior área com florestas conservadas.

b) A regulação da temperatura média global e dos índices pluviométricos. O desmatamento e as queimadas reduzem as populações vegetais, as quais captam dióxido de carbono para a realização de fotossíntese e também liberam grandes quantidades de vapor de água para a atmosfera por meio da transpiração, participando ativamente na formação de nuvens.

Bloco 1 Questão 16 - FGV-SP 2021 Administração - 2º Semestre

Luís Bonaparte, principal dirigente do Segundo Império francês (1852- 1870) foi responsável pela grande reforma urbana de Paris. Em suas palavras: “abrir novas ruas, desobstruir bairros populares que carecem de ar e iluminação para que a luz do sol possa penetrar em toda parte entre os muros da cidade, assim como a luz da verdade ilumina nosso coração”.

Apud HARVEY, D. Paris: capital da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015, p. 147.

O governo de Luís Bonaparte e a reforma foram, respectivamente:



( a )

democrático e inclusiva.

( b )

autoritário e excludente.

( c )

socialista e comunitária.

( d )

autogestionário e popular.

( e )

iluminista e tradicionalista.

Física Questão 16 - UNICAMP 2020 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Exatas / Tecnológicas

Julho de 2019 marcou o cinquentenário da chegada do homem à Lua com a missão Apollo 11. As caminhadas dos astronautas em solo lunar, com seus demorados saltos, são imagens emblemáticas dessa aventura humana.

a) A aceleração da gravidade na superfície da Lua é gL = 1,6 m/s2. Calcule o tempo de queda de um corpo solto a partir do repouso de uma altura de 1,8 m com relação à superfície lunar.

b) A espectrometria de massas é uma técnica que pode ser usada na identificação de moléculas da atmosfera e do solo lunar. A figura abaixo mostra a trajetória (no plano do papel) de uma determinada molécula ionizada (carga q = 1,6 × 10-19 C) que entra na região de campo magnético do espectrômetro, sombreada na figura, com velocidade de módulo V = 3,2 × 105 m/s. O campo magnético é uniforme e perpendicular ao plano do papel, dirigido de baixo para cima, e tem módulo B = 0,4T. Como ilustra a figura, na região de campo magnético a trajetória é circular de raio R = 36 cm, e a força centrípeta é dada pela força magnética de Lorentz, cujo módulo vale F = qVB. Qual é a massa m da molécula?

Resposta:

a) A queda de um corpo na Lua, onde não há atmosfera, ocorre sob ação exclusiva da força gravitacional (peso). Logo, a aceleração do corpo é .

Adotando-se a origem da trajetória no ponto onde o corpo foi abandonado e orientando-se a trajetória para baixo:

Como ,  e :

b) Conforme o enunciado, a resultante centrípeta é a Força de Lorentz:

Logo, aplicando-se o Princípio Fundamental da Dinâmica para movimentos circulares:

Substituindo-se os dados do enunciado:

       

Geografia Questão 04 - FUVEST 2018 2ª fase - 3º Dia

Estudos sobre os megaeventos esportivos têm demonstrado seu caráter indutor de significativas transformações urbanas nas cidades que sediam os Jogos Olímpicos. Tais intervenções urbanas são realizadas a partir de investimentos financeiros na melhoria de infraestruturas e imagem dessas cidades. De modo geral, esses megaeventos articulam interesses governamentais, Industriais e empresariais. 

Considerando o exemplo dos Jogos Olímpicos realizados em 2016 na cidade do Rio de Janeiro, atenda ao que se pede.

a) Explique dois impactos dos Jogos Olímpicos na capital fluminense no que se refere à mercantilização da cidade.

b) Cite dois exemplos de estratégias urbanas relacionadas aos interesses governamentais e empresariais. 

Resposta:

a) Como impactos dos Jogos Olímpicos na mercantilização da cidade, pode-se apontar a grande especulação imobiliária, devido à construção de diversas infraestruturas de transportes, ginásios, parques e acomodações de atletas que valorizaram algumas áreas da capital fluminense. Outro ponto relevante foi o aumento do fluxo de turistas recebidos por um número maior de empreendimentos hoteleiros que foram construídos em decorrência dos jogos, mas que ficaram de legado para o Rio de Janeiro.

b) Como estratégias urbanas relacionadas aos interesses governamentais e empresariais pode-se exemplificar: a associação do governo com empreiteiras para a construção da infraestrutura e ampliação da rede hoteleira e dos meios de transporte; divulgação e promoção da imagem da cidade para o mundo, com o intuito de atrair investimentos e turistas.

História Questão 16 - UNICAMP 2019 2ª Fase - 2º dia - Matemática e Ciências Humanas

Desde a publicação do livro Casa-grande e senzala, em 1933, até o início da década de 1960, Gilberto Freyre gozou de um prestígio que poucos autores alcançaram em toda a história das letras brasileiras. A “questão racial” se constituiu em um dos capítulos essenciais da intervenção do autor, contribuindo na maneira como o país pensou a sua diversidade, que o sociólogo chamou de “democracia étnica e social”.

(Adaptado de Alberto Luiz Schneider, Iberismo e luso-tropicalismo na obra de Gilberto Freyre. Revista de História da historiografia, v.1, n.1, dez. 2012, p. 75-93.)

a) Identifique o pressuposto da tese da democracia racial e explique por que ela tem sido questionada no Brasil atual.

b) Considerando o contexto internacional entre 1960 e 1990, identifique e descreva um movimento social cujas reivindicações políticas centraram-se em questões raciais.

Resposta:

a) Em sua obra, Gilberto Freyre identificou na miscigenação entre os grupos étnicos formadores da sociedade colonial o fundamento da tese da democracia racial no Brasil. A partir da mestiçagem, em maior escala que nas colônias não lusitanas, Gilberto Freyre ressalta a presença do negro escravizado na intimidade da Casa-Grande, ou seja, no espaço do branco colonizador visto, então, como elemento “mais democrático”. A tese passou a ser questionada e combatida com a ascensão dos movimentos negros no Brasil que denunciam as discriminações e a segregação da população negra, ainda submetida à exploração e despojada, em ampla escala, de direitos de cidadania.

b) Em relação ao período 1960-1990, a resposta pode se basear nos movimentos negros nos EUA ou na luta contra o Apartheid na África do Sul. No primeiro caso, cabe identificar a organização e a mobilização da população negra pela conquista dos direitos civis básicos da cidadania. Para tanto, a luta por meios pacíficos e a opção por vias alternativas mais radicais marcaram os movimentos mais expressivos de Martin Luther King e dos Panteras Negras. No caso sul-africano, as lutas pela igualdade de direitos caracterizaram a convergência do movimento antiapartheid com os outros, como os dos EUA.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas