Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
A humanidade vai sendo descolada desse organismo que é a terra. Os únicos núcleos que ainda consideram que precisam ficar agarrados nessa terra são aqueles que ficaram meio esquecidos pelas bordas do planeta, nas margens dos rios, nas beiras dos oceanos, na África, na Ásia, ou na América Latina. São caiçaras, índios, quilombolas, aborígenes. Formam uma camada de gente que fica agarrada na terra. A ideia de nós, os humanos, nos descolarmos da terra, vivendo uma abstração civilizatória, é absurda. Ela suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos.
(Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 21-22.)
O texto acima foi escrito pelo intelectual indígena Ailton Krenak. A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos, responda às questões.
a) Identifique uma condição econômica e outra sociocultural do tempo presente no Brasil que causaram impacto no pensamento de Krenak.
b) De acordo com o autor, de que modo a pluralidade das formas de vidas é importante para a proposição de um novo paradigma para a humanidade?
a) Entre as condições econômicas do tempo presente que causaram impacto no pensamento de Aílton Krenak podemos destacar a expansão da fronteira agrícola, a extração madeireira, a mineração e o garimpo que avançam sobre os biomas brasileiros, em especial a Amazônia. Essas atividades ocorrem como se a natureza fosse simplesmente um recurso natural, completamente separada da humanidade e que estaria à disposição dos homens, única e exclusivamente, para ser explorada. Em relação às condições socioculturais, podemos identificar comportamentos como o consumismo e a padronização cultural, ligados aos interesses do mercado, mas também o individualismo, o racismo e a xenofobia que negam a pluralidade cultural.
b) Para Aílton Krenak, a pluralidade é um dos possíveis caminhos para “adiar o fim do mundo”, pois permitiria a troca de experiência entre os chamados “povos civilizados” e aqueles grupos que vivem à “margem da civilização” (como indígenas e quilombolas). Muitos desses grupos estabelecem uma relação de harmonia e integração com a natureza, como se ela fosse um ente querido, um membro da família. Essa perspectiva, por si só, representaria um novo paradigma para a humanidade.
A figura mostra o gráfico da função definida nos números reais. Em vermelho indicam-se as variações de y devidas a variações de uma unidade em x, estas indicadas em azul.
Sejam x1 e x2 números naturais consecutivos, tais que Nestas condições, x1 é igual a
2 011.
2 010.
1 011.
1 010.
1 009.
Note inicialmente que, em ℕ (o conjunto dos números naturais), a função f é crescente.
Como , tem-se que e, consequentemente, . Sendo estes números naturais consecutivos, conclui-se que .
Assim,
Uma onda eletromagnética de 60 Hz, frequência da rede doméstica, se propaga no ar. Seu comprimento de onda tem a ordem de grandeza
Dado: Velocidade de propagação da luz no ar = 3 x 108 m/s.
da distância do Sol à Terra.
da altura de um prédio de oito andares.
do raio do planeta Terra.
do raio de uma bola de vôlei.
do raio de uma bolinha de gude.
O comprimento de onda λ da onda eletromagnética que se propaga no ar, com uma velocidade e cuja frequência é f = 60 Hz, pode ser determinado utilizando a equação fundamental da Ondulatória, como segue:
Essa medida é da ordem de grandeza do raio do planeta Terra, que é de aproximadamente 6 400 km.
No cultivo hidropônico, a composição da solução nutritiva deve ser adequada ao tipo de vegetal que se pretende cultivar. Uma solução específica para o cultivo do tomate, por exemplo, apresenta as seguintes concentrações de macronutrientes:
Durante o desenvolvimento das plantas, é necessário um rígido controle da condutividade elétrica da solução nutritiva, cuja queda indica diminuição da concentração de nutrientes. É também necessário o controle do pH dessa solução que, para a maioria dos vegetais, deve estar na faixa de 5,0 a 6,5.
a) Por que a solução nutritiva para o cultivo hidropônico de tomate é condutora de eletricidade? Calcule a quantidade, em mmol, do elemento nitrogênio presente em 1,0 L dessa solução.
b) Considere que 1,0 L de uma solução nutritiva a 25 ºC, inicialmente com pH = 6,0, tenha, em um controle posterior, apresentado o valor mínimo tolerável de pH = 4,0. Nessa situação, quantas vezes variou a concentração de íons H+ (aq)? Sabendo que o produto iônico da água, Kw, a 25 ºC, é igual a 1,0 × 10–14, calcule as quantidades, em mol, de íons OH– (aq) presentes, respectivamente, na solução inicial e na solução final.
a) Porque a solução nutritiva é salina, logo, contém íons livres.
Para 1 L de solução:
A quantidade do elemento N em um litro de solução é:
b) Quando o pH da solução varia de 6 para 4, a concentração de íons H+ varia em 100 vezes, pois:
Na solução inicial:
Na solução final:
Para 1 L de solução, haverá 10–8 mol de OH– na solução inicial e 10–10 mol de OH– na solução final.
De quem é esta língua?
Uma pequena editora brasileira, a Urutau, acaba de lançar em Lisboa uma "antologia antirracista de poetas estrangeiros em Portugal", com o título Volta para a tua terra.
O livro denuncia as diversas formas de racismo a que os imigrantes estão sujeitos. Alguns dos poetas brasi leiros antologiados queixam-se do desdém com que um grande número de portugueses acolhe o português bra sileiro. É uma queixa frequente.
"Aqui em Portugal eles dizem /– eles dizem – / que nosso português é errado, que nós não falamos portu - guês", escreve a poetisa paulista Maria Giulia Pinheiro, para concluir: "Se a sua linguagem, a lusitana, / ainda conserva a palavra da opressão / ela não é a mais bonita do mundo./ Ela é uma das mais violentas".
AGUALUSA, J. E. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).
O texto de Agualusa tematiza o preconceito em relação ao português brasileiro. Com base no trecho citado pelo autor, infere-se que esse preconceito se deve
.à dificuldade de consolidação da literatura brasileira em outros países.
aos diferentes graus de instrução formal entre os falantes de língua portuguesa.
à existência de uma língua ideal que alguns falantes lusitanos creem ser a falada em Portugal.
ao intercâmbio cultural que ocorre entre os povos dos diferentes países de língua portuguesa.
à distância territorial entre os falantes do português que vivem em Portugal e no Brasil.
No excerto, o escritor e jornalista angolano José Eduardo Agualusa menciona a queixa de poetas brasileiros, que denunciam o preconceito sofrido pela variedade brasileira do idioma em Portugal. Em trecho por ele citado, a poetisa paulista Maria Giulia Pinheiro condena certa visão lusitana, segundo a qual nós brasileiros “não falamos Português”.
Considerando ainda certas visões estereotipadas sobre a norma-padrão, pode-se inferir que tal preconceito se deve à crença de que, existindo uma variedade linguística ideal, ela seria a portuguesa, falada pela “metrópole colonizadora”.
Se a soma dos inversos das raízes reais da equação polinomial x2 – 2kx + 36 = 0, em que k é uma constante real, é igual a , então a maior das raízes dessa equação é igual a
14
Do enunciado
Das relações de Girard, temos:
Aplicando II e III em I, obtemos:
Assim a equação é:
x2 – 16x + 36 = 0
Resolvendo, temos:
Resposta: B
O relógio da figura tem três ponteiros; o ponteiro dos segundos é o vermelho (mais fino).
A hora certa, segundo a norma de leitura de instrumentos de medida, é
10h15min18s.
10h15min19s.
10h16min18,0s.
10h16min18,7s.
10h16min18,70s.
Para efeito de análise dimensional das grandezas físicas, são consideradas como fundamentais, no Sistema Internacional de unidades (SI), a massa [M], o comprimento [L] e o tempo [T].
Ao se estudar o comportamento dos elétrons no efeito fotoelétrico, a expressão Ec = h.f – Uo é a que relaciona a energia cinética máxima de emissão (Ec) com a função trabalho (Uo), com a frequência da radiação incidente (f) e a constante de Planck (h).
Com base nas informações dadas, é correto afirmar que a constante de Planck tem as dimensões
MLT-2
MLT-1
ML2T-1
ML2T-2
ML2T-3
O gráfico horário da posição (S), em função do tempo (t), descreve, qualitativamente, o deslocamento de um veículo sobre uma trajetória. As curvas, nos trechos A, B e D, são arcos de parábola cujos vértices estão presentes no gráfico.
Analisando o gráfico, é correto concluir que
a trajetória por onde o veículo se move é sinuosa nos trechos A, B e D e retilínea no trecho C.
a trajetória por onde o veículo se move é toda retilínea, mas com lombada em B e valetas em A e D.
o trecho B é percorrido em movimento uniformemente desacelerado e retrógrado.
nos trechos A e D, o veículo se desloca em movimentos uniformemente acelerados com velocidade inicial nula.
a velocidade escalar do veículo no trecho C é constante e não nula, sendo variável nos outros trechos.
A imagem integra uma adaptação em quadrinhos da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Na representação gráfica, a inter-relação de diferentes linguagens caracteriza-se por
romper com a linearidade das ações da narrativa literária.
ilustrar de modo fidedigno passagens representativas da história.
articular a tensão do romance à desproporcionalidade das formas.
potencializar a dramaticidade do episódio com recursos das artes visuais.
desconstruir a diagramação do texto literário pelo desequilíbrio da composição.
O sincretismo, a inter-relação dos elementos verbais e não verbais, tem por efeito de sentido primordial ressaltar a dramaticidade do episódio narrado. Dessa maneira, possibilita ao leitor visualizar, por meio de imagens, a passagem retratada no texto.
A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.
MARTELLI, A, Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas e saúde, v. 10, n, 3, 2013 (adaptado).
Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de
lípidios, para aumento do gasto calórico.
ATP, para aumento da síntese hormonal.
oxigênio, para aumento da produção de ATP.
proteínas, para aumento da massa muscular.
vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.
O uso de eritropoietinas recombinantes resultará em um aumento do número de eritrócitos, aumentando o transporte de oxigênio para os tecidos. Com isso, haverá uma elevação da taxa de respiração celular e da produção de ATP.
Um mergulhador fica preso ao explorar uma caverna no oceano. Dentro da caverna formou-se um bolsão de ar, como mostrado na figura, onde o mergulhador se abrigou.
Durante o resgate, para evitar danos a seu organismo, foi necessário que o mergulhador passasse por um processo de descompressão antes de retornar à superfície para que seu corpo ficasse novamente sob pressão atmosférica. O gráfico mostra a relação entre os tempos de descompressão recomendados para indivíduos nessa situação e a variação de pressão.
Considere que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m s−2 e que a densidade da água seja de ρ = 1 000 kg m−3.
Em minutos, qual é o tempo de descompressão a que o mergulhador deverá ser submetido?
100
80
60
40
20
Admitindo que a água do oceano esteja em repouso, as pressões nos pontos “A” e “B” são iguais pois estão no mesmo nível:
Assim, o acréscimo de pressão a que o mergulhador fica submetido no interior da caverna deve-se unicamente à profundidade “h”. Logo, aplicando o teorema de Stevin, temos:
Analisando o gráfico, temos que, para esse aumento, o tempo de descompressão é de 60 minutos.
O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineral deve ser refinado, convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235. Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 e de urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas por telas com grande número de pequenos orifícios. No entanto, devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).
Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?
Peneiração.
Centrifugação.
Extração por solvente.
Destilação fracionada.
Separação magnética.
Para separar os isótopos utilizando a diferença de massa como fator determinante, deve-se utilizar a centrifugação, pois os isótopos terão densidades diferentes.
Considerando-se a função social dos posts, essa imagem evidencia a apropriação de outro gênero com o objetivo de
promover o uso adequado de campanhas publicitárias do governo.
divulgar o projeto sobre transparência da administração pública.
responsabilizar o cidadão pelo controle dos gastos públicos.
delegar a gestão de projetos de lei ao contribuinte.
assegurar a fiscalização dos gastos públicos.
Uma das funções sociais do post é a de “divulgar”, “tornar público”. Essa é justamente a função dessa postagem que visa a divulgar o projeto em questão, o que é reforçado pela apropriação do gênero outdoor, que também tem a finalidade disseminar uma informação.
No anúncio sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, a linguagem formal interage com a linguagem informal quando o autor
desrespeita a regência padrão para ampliar o alcance da publicidade.
elabora um jogo de significados ao utilizar a palavra “legal”.
apoia-se no emprego de gírias para se fazer entender.
utiliza-se de metalinguagem ao jogar com as palavras “legal” e “lei”.
esclarece que se trata de uma lei ao compará-la a uma proibição.
No anúncio sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, a polissemia da palavra “legal” permite o jogo de significados. Na expressão “não é legal”, o termo “legal” tanto pode ser compreendido como gíria – no contexto, com a negação, significa aquilo que não é visto de maneira positiva – quanto em seu sentido mais formal – no contexto, algo não legalizado, ilícito, não permitido por lei.
Pode parecer inconcebível que um crime de proporções gigantescas como o Holocausto, que também é um dos crimes mais bem documentados, estudados e testemunhados da história, possa ser negado, especialmente hoje, quando são numerosos os meios de informação sobre o tema.
(Adaptado de Bruno Leal Pastor de Carvalho, “O negacionismo do Holocausto na internet”. Faces da História, Assis, v. 3, n.1, jan.- jun. 2016, p. 6.)
A partir do excerto e de seus conhecimentos,
a) apresente dois aspectos do negacionismo histórico;
b) analise o impacto da internet nos debates sobre o Holocausto no mundo contemporâneo.
a) O negacionismo histórico é uma forma de revisionismo em que se procura negar um dado comprovável por análises e documentos aceitos no meio acadêmico. A origem do negacionismo pode ser política, econômica ou religiosa, e sua finalidade é lutar contra ideias “perturbadoras”, para substituí-las por outras mais próximas da ideologia que se quer defender. b) A internet, de um lado, permitiu que as fontes de informação se multiplicassem, o que poderia gerar um processo de democratização do conhecimento, mas, de outro, trouxe uma dificuldade para os usuários: como reconhecer se um dado, se uma notícia, se uma reflexão é confiável? A proliferação de fake news, a aproximação entre pessoas com as mesmas crenças, o uso dos algoritmos para manipular visões de mundo, a polarização ideológica – fenômenos bastante comuns no mundo digital – serviram de combustível para uma crise de credibilidade da ciência e da imprensa profissional, o que explica o surgimento de teorias negacionistas, como a de que o Holocausto não ocorreu ou, no mínimo, não foi tão cruel como os livros de História ensinam. O problema desse negacionismo é relativizar as atrocidades do nazismo e, por extensão, estimular o antissemitismo, o racismo e a xenofobia.
Examine a tirinha.
Associados, o texto e a imagem que compõem a tirinha produzem um efeito de humor que se baseia na
personificação.
conotação.
paródia.
metalinguagem.
contradição.
O efeito de humor da tira reside no diálogo com a célebre teoria da queda da maçã de Isaac Newton. Ao substituir a maçã pelo coco, maior e mais pesado que ela, a tira quebra a expectativa, parodiando a história original.
Nas salinas, o cloreto de sódio é obtido pela evaporação da água do mar em uma série de tanques. No primeiro tanque, ocorre o aumento da concentração de sais na água, cristalizando-se sais de cálcio. Em outro tanque ocorre a cristalização de 90% do cloreto de sódio presente na água. O líquido sobrenadante desse tanque, conhecido como salmoura amarga, é drenado para outro tanque. É nessa salmoura que se encontra a maior concentração de íons Mg2+(aq), razão pela qual ela é utilizada como ponto de partida para a produção de magnésio metálico.
(www2.uol.com.br/Sciam. Salina da região de Cabo Frio.)
A obtenção de magnésio metálico a partir da salmoura amarga envolve uma série de etapas: os íons Mg2+ presentes nessa salmoura são precipitados sob a forma de hidróxido de magnésio por adição de íons OH–. Por aquecimento, esse hidróxido transforma-se em óxido de magnésio que, por sua vez, reage com ácido clorídrico, formando cloreto de magnésio que, após cristalizado e fundido, é submetido a eletrólise ígnea, produzindo magnésio metálico no cátodo e cloro gasoso no ânodo.
Dê o nome do processo de separação de misturas empregado para obter o cloreto de sódio nas salinas e informe qual é a propriedade específica dos materiais na qual se baseia esse processo. Escreva a equação da reação que ocorre na primeira etapa da obtenção de magnésio metálico a partir da salmoura amarga e a equação que representa a reação global que ocorre na última etapa, ou seja, na eletrólise ígnea do cloreto de magnésio.
O processo de separação empregado para obter o cloreto de sódio é chamado cristalização fracionada. Nele as substâncias são separadas por diferença de solubilidade.
A partir da salmoura amarga, tem-se:
Na eletrólise ígnea do cloreto de magnésio, tem-se:
A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vicio de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que ma tara sede, e aí ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.
O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado.
Ha meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parle era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o senti mento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve. ainda que raros. em que o escravo de contrabando. apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raro. apenas ladinos, pediam ao senhor que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora, quitandando. Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse. Punha anúncios nas folhas públicas. com os sinais do fugido, o nome. a roupa. o defeito flsico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia de gratificação. Quando não vinha a quantia, vinha promessa: 'gratificar-se-á generosamente" - ou "receberá uma boa gratificação. Muita vez o anúncio trazia em cima ou ao lado uma vinheta. figura de preto, descalço, correndo. vara ao ombro, e na ponta uma trouxa. Protestava-se com todo o rigor da lei contra quem o acoitasse. Ora. pegar escravos fugidios era um oficio do tempo. Não seria nobre, mas por ser instrumento da força com que se mantém a lei e a propriedade, trazia esta outra nobreza implícita das ações reivindicadoras. Ninguém se metia em tal oficio por desfastio ou estudo; a pobreza, a necessidade de uma achega. a inaptidão para outros trabalhos, o acaso, e alguma vez o gosto de servir também, ainda que por outra via, davam o impulso ao homem que se sentia bastante rijo para pôr ordem á desordem. .1998
(Contos. uma antologia )
Em "Protestava-se com todo o rigor da lei contra quem o acoitasse." (42 parágrafo), o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o texto, por:
escondesse.
denunciasse.
agredisse.
incentivasse.
ignorasse.
O último parágrafo do texto refere-se ao ofício de "pegar escravos fugidios". Desse modo, a desordem a que se refere o autor era a fuga dos escravos. Aqueles que se dedicavam a restituí-los a seus proprietários, nesse contexto, tinham a incumbência de "pôr ordem à desordem";
O paralelogramo ABCD, indicado na figura, é tal que , e G é a intersecção de com .
A área do triângulo GCE supera a do triângulo GAF em, aproximadamente:
27%
25%
21%
11%
6%
Dados os pontos A(0,0), B(5,0), C(8,5) e D(11,8) no plano cartesiano ortogonal, P é um ponto do 1.º quadrante tal que as áreas dos triângulos APB e CPD são, respectivamente, iguais a e 6. Em tais condições, o produto da abscissa pela ordenada de P pode ser igual a
18.
20.
21.
24.
25.
Do enunciado temos a seguinte figura:
Logo, P(xP, 5)
Assim, P(4, 5) ou P(12, 5).
Logo, o valor de xPyP pode ser 60 ou 20.
Resposta: B
Um veículo desloca-se por uma pista horizontal, retilínea nos trechos AB, CD e DE, e curvilínea no trecho BC, este em forma de quarto de circunferência, como ilustra a figura.
Partindo do repouso no ponto A, o referido veículo aumenta sua velocidade uniformemente até o ponto B; a partir de B, ele mantém constante a velocidade adquirida até o ponto D; de D até E, ele reduz uniformemente a velocidade até parar em E. O valor absoluto de sua aceleração vetorial está qualitativa e corretamente representado na alternativa:
Analise as afirmações.
I. Massa, carga elétrica, temperatura e densidade são algumas das várias grandezas físicas escalares que dispensam as noções de direção e sentido.
II. Campos gravitacional, elétrico e magnético são grandezas vetoriais que caracterizam determinada propriedade física dos pontos de uma região.
III. O estudo das ondas em Física pode ser feito dispensando a aplicação de grandezas vetoriais.
É correto apenas o que se afirma em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
I. Correta
De fato, grandezas escalares dispensam as noções de direção e sentido, fi cando completamente caracterizadas através das suas intensidades. É o caso de massa, carga elétrica, temperatura e densidade.
II. Correta
Os campos gravitacional, elétrico e magnético são grandezas vetoriais. Portanto, um ponto destes campos só fi ca caracterizado quando se conhece, neste ponto, sua intensidade, direção e sentido.
III. Incorreta
No caso das ondas eletromagnéticas, por exemplo, não é possível dispensar a abordagem vetorial, uma vez que seu estudo envolve os campos elétrico e magnético, que são grandezas vetoriais.
Resposta: C
TEXTO I
A língua ticuna é o idioma mais falado entre os indígenas brasileiros. De acordo com o pesquisador Aryon Rodrigues, há 40 mil índios que falam o idioma. A maioria mora ao longo do Rio Solimões, no Alto Amazonas. É a maior nação indígena do Brasil, sendo também encontrada no Peru e na Colômbia. Os ticunas falam uma língua considerada isolada, que não mantém semelhança com nenhuma outra língua indígena e apresenta complexidades em sua fonologia e sintaxe. Sua característica principal é o uso de diferentes alturas na voz.
O uso intensivo da língua não chega a ser ameaçado pela proximidade de cidades ou mesmo pela convivência com falantes de outras línguas no interior da própria área ticuna: nas aldeias, esses outros falantes são minoritários e acabam por se submeter à realidade ticuna, razão pela qual, talvez, não representem uma ameaça linguística.
Língua Portuguesa, n. 52, fev. 2010 (adaptado).
TEXTO II
Riqueza da língua
“O inglês está destinado a ser uma língua mundial em sentido mais amplo do que o latim foi na era passada e o francês é na presente", dizia o presidente americano John Adams no século XVIII. A profecia se cumpriu: o inglês é hoje a língua franca da globalização. No extremo oposto da economia linguística mundial, estão as línguas de pequenas comunidades declinantes. Calcula-se que hoje se falem de 6 000 a 7 000 línguas no mundo todo. Quase metade delas deve desaparecer nos próximos 100 anos. A última edição do Ethnologue — o mais abrangente estudo sobre as línguas mundiais —, de 2005, listava 516 línguas em risco de extinção.
Veja, n. 36, set. 2007 (adaptado).
Os textos tratam de línguas de culturas completamente diferentes, cujas realidades se aproximam em função do(a)
semelhança no modo de expansão.
preferência de uso na modalidade falada.
modo de organização das regras sintáticas.
predomínio em relação às outras línguas de contato.
fato de motivarem o desaparecimento de línguas minoritárias.
Apesar de os textos tratarem de culturas completamente diferentes, em ambos há prevalência em relação às outras línguas com as quais entram em contato. Eliminam-se as demais alternativas, seguindo o seguinte raciocínio: o texto I não trata de expansão de uma língua, mas de dominação, o que invalida a alternativa a; não há preferência da modalidade falada descrita nos textos, como afirmado em b; não há informações sobre as organizações sintáticas das línguas em questão, como dito em c; o desaparecimento das línguas minoritárias somente é relatado no texto I, invalidando a alternativa e.
Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida — cerca de 30 anos — na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.
MARCOLINO. B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque
são animais herbívoros.
são animais detritívoros.
são animais de grande pode.
digerem o alimento lentamente.
estão no topo da cadeia alimentar.
Os animais que acumulam mais contaminantes em seus organismos são os que ocupam o topo das cadeias alimentares.
A tecnologia de vacinas de RNA mensageiro (RNAm) é investigada há anos. Avanços científicos em genética molecular permitiram desenvolver uma vacina para controle da pandemia da covid-19 causada pelo vírus de RNA SARS-CoV-2. A vacina de RNAm tem sequências de genes do vírus. Entretanto, por ser muito instável, o RNAm deve ser recoberto por uma capa de lipídios que evita sua degradação e favorece sua ação. Dessa forma, o RNAm desempenhará sua função específica atuando no mesmo compartimento celular de sempre.
Disponível em: https://sbim.org.br. Acesso em: 29 nov. 2021 (adaptado).
A imunização produzida por esse tipo de vacina é alcançada por meio da
estimulação de leucócitos induzida pela capa lipídica contendo RNAm.
atuação do RNAm como sequestrador do vírus para o meio extracelular.
tradução do RNAm em proteína viral, desencadeando a resposta antigênica.
competição entre o RNAm vacinal e o RNA viral pelos sítios dos ribossomos.
incorporação do RNAm viral ao genoma do hospedeiro, gerando novo fenótipo.
O RNA mensageiro é utilizado nos ribossomos para a síntese da proteína viral, que é exposta ao sistema imunológico, ativando a produção de anticorpos.
A rotação de culturas, juntamente com a cobertura permanente e o mínimo revolvimento do solo, compõem os princípios básicos do sistema de plantio direto. O aumento da diversidade biológica do solo contribui para a estabilidade da produção agrícola por causa de diversos fatores, entre eles o processo de fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias.
FRANCHINI, J. C. et al. Importância da rotação de culturas para a produção agrícola sustentável no Paraná. Londrina: Embrapa Soja, 2011 (adaptado).
Nesse processo biológico, ocorre a transformação de
N2 em NH3.
NO3− em N2.
NH3 em NH4+
NO2- em NO3-.
NH4+ em NO2-.
A rotação de culturas, utilizando plantas que contêm bactérias Rhizobium em suas raízes, realiza o enriquecimento do solo em nitrogênio pela fixação, que consiste na transformação de em .
Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos.
Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts aproveitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; daí o supervisor falou que, se era falta de mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional.
PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo. In: Melhores contos. São Paulo: Global, 2005.
As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador, das quais a mais forte é o(a)
sequência de atribuição de responsabilidades e de poder decisório a terceiros.
solicitação em nome dos prejuízos e compromissos para entrega da obra.
intimidação pela discreta presença de um agente de segurança na cena.
promessa de imediato atendimento da carência sexual dos operários.
apelo pela identificação com a empresa extensiva ao amor patriótico.
A tentativa de neutralização mais forte das reinvindicações dos operários está baseada na identificação dos funcionários com os compromissos assumidos pela empresa, o que fica claro na utilização do pronome possessivo em primeira pessoa no plural (“nossa companhia”), pelo representante do empregador. Há ainda no texto a referência ao amor patriótico, indicado como razão relevante para que os trabalhadores mantenham-se na ativa, uma vez que o fato de terem participado da obra, segundo o patrão, será um exemplo de “orgulho nacional” para todos os envolvidos.
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas
Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição.
ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n. 1, jan.-abr. 2010 (adaptado).
A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a
padronização de pinturas e adornos corporais.
sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.
individuação das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.
legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.
preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.
Os elementos tradicionais são o arco e flecha e os elementos modernos como as regras, a fiscalização e a padronização possibilitam inserir essa prática cultural de matriz indígena enquanto modalidade esportiva.
O que assegura o reconhecimento desse texto em quadrinhos como prefácio é o(a)
função de apresentação do livro.
apelo emocional apoiado nas imagens.
descrição do processo criativo da autora.
referência à mescla dos trabalhos manual e digital.
uso de elementos gráficos voltados para o público-alvo.
Os dois últimos quadrinhos explicitam que o propósito comunicativo do texto é estimular a leitura do livro, o que é esperado de um prefácio, um gênero cuja função é justamente a de apresentar uma obra.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas